PDA

Ver Versão Completa : Como se comporta um 4X4 no asfalto?

mackjunqueira
19/08/2005, 00:25
Ola, sou novato mas faz tempo que venho namorando os 4x4 e estou quero comprar um CJs, mas não sei qual é a efetiva diferença entre um 6cc e um 4cc, principalmente com relação ao asfalto!! Qual velocidade de cruzeiro no asfalto um CJs costuma andar sem problemas?? Qual a distancia que dá para andar numa boa??

extraterreno
19/08/2005, 10:32
Cara eu tenho um CJ com motor de opala 4cc, e seu comportamento no asfalto é do jeito que eu quero, lento e cuidadoso. :lol: Uso ele no meu dia a dia para ir para o serviço e faculdade, rodo em torno de 40km por dia e nos finais de semana volto para São Paulo, 80km da cidade que trabalho e estudo. Ele vai muito bem, e sua velocidade de cruzeiro é de 70km por hora e no GNV. :palmas:
Mas tudo vai depender da manutenção que você dá no brinquedo, se não cuidar pode ser na trilha, na estrada ou no percurso até o lava rápido da esquina, ele vai parar. :putz:

mackjunqueira
19/08/2005, 12:10
Eu reconheço que a manutenção tem sempre estar em dia!!!! A minha principal dúvida com relação a velociade no asfalto é exatamente com relação a precursos longos. Pois uma coisa temos que concordar que andar a 70km/h no asfalto não é nada fácil!! Tbém não tenho a mínima intenção de andar com um CJ a 120km/h...... Mas gostaria de saber se ele anda tranquilo sem forçar o motor na média entre 90km/h a 100km/h. Eu estou dando preferencia para CJ com motor original com 3 marchas, 4x4 e reduzida tudo funcionando. E em sendo possível que tipo de CJ necessito para isso, 6cc, 4cc, ou tanto faz??? E qual a média de consumo nesta toada??
Desde já agradeço aos colegas e espero estar em breve nas trilhas!!

billj
19/08/2005, 12:25
70 km/hr num CJ5 tudo original está de bom tamanho...........

extraterreno
19/08/2005, 12:26
Cara na gasolina da para andar a 90km/h, acredito que nessa velocidade não há um esforço do motor. Vale lembrar que estou me referindo ao meu jeep, com motor de opala 4cc e cambio original. Mas o ideal é 70km/h por que assim da tempo de ver tudo ao redor, é uma velociade mais segura e mais econômica também. Me corrijam se eu estiver errado. :oops:
Tem que ter em mente que você pode atingir até 120km/h, ou como um jeep que eu vi preparado com motor AP 2.0 e 0.8 de pressão no turbo rodando no alcool, o cara me afirma que chegou a 160km/h na Rodovia dos Bandeirantes, só que você está em cima de um veículo antigo, com freio bem menos eficiente e com pouca estabilidade para manobras a essa velocidade. :putz:

cristiano
19/08/2005, 12:33
Já andou de moto ? andar mais de 120km/h num jeep original é a mesma coisa que colocar 240km/h numa moto... :stop:

extraterreno
19/08/2005, 12:54
Já andou de moto ? andar mais de 120km/h num jeep original é a mesma coisa que colocar 240km/h numa moto... :stop:

hahahahahaha Boa cara, falou tudo!

Sergio Rocha
19/08/2005, 20:08

prefiro andar de moto a 240 km. É mais seguro. :concordo:

[]'

mackjunqueira
24/08/2005, 09:22

Me desculpe..... mas acho que vc não leu as mensagens anteriores..... Pois em momento algum foi dito que eu quero andar com um Cj a 120Km por hora!!!!!!!! Primeiro vc precisa aprendera ler as mensagens antes de fazer gracinhas!!!!!! Asssim sendo sua mensagem não ajudou em nada minha dúvida. Obrigado!!!

cristiano
24/08/2005, 09:27
mackjunqueira, Que Mirim mal educado... mas essa passa... :concordo:

mackjunqueira
24/08/2005, 09:31
mackjunqueira, Rapazinho mal educado... mas essa passa... com Mirim não falo... :concordo:

Se não fosse para tirar as dúvidas nem deveria ter respondido!!!! Mesmo assim obrigado!!!!

Scacca
24/08/2005, 09:52

Cara, se for uma carena é melhor andar a 240 com ela que a 120 de jeep.

[]'s

Scacca
24/08/2005, 09:55
Eu tenho um 6 cil com cambio 3 marchas, faz cruzeiro de 80, eu sou meio xarope e ando entre 80, 90 em decidas a 100.

Mas uma velocidade legal pra andar é a 80 km/h.

Consumo é algo entre 5 e 6 km/l.

[]'s

cristiano
24/08/2005, 09:56
Respondendo então...

Ola, sou novato mas faz tempo que venho namorando os 4x4 e estou quero comprar um CJs

Bem vindo! :concordo:

mas não sei qual é a efetiva diferença entre um 6cc e um 4cc, principalmente com relação ao asfalto!!

Além do obvio, no asfalto não se faz tanta diferença entre os dois... Se quer alguma coisa melhor para asfalto, compre um Samurai...

Qual velocidade de cruzeiro no asfalto um CJs costuma andar sem problemas??

Original, pode andar a 70km/h que já está muito bom...

Qual a distancia que dá para andar numa boa??

Depende da distância do próximo posto, além de pouco autonomia, bebe um bocado... imagine um tanque de ~35lts fazendo entre 7km/l a 8km/l... bem reguladinho...

Com o tanque cheio fica "môr barato" dentro do jeep... http://community.the-underdogs.org/smiley/misc/rock.gif

mackjunqueira
24/08/2005, 10:01
cristiano.attie, muito obrigado pelas informações.... já está dando para ter alguma idéia sobre o que pretendo adquirir!!!

Scacca
24/08/2005, 10:03
Depende da distância do próximo posto, além de pouco autonomia, bebe um bocado... imagine um tanque de ~35lts fazendo entre 7km/l a 8km/l... bem reguladinho...

Com o tanque cheio fica "môr barato" dentro do jeep... :concordo:

Na verdade o tanque tem 40 L, geralmente levamos mais um galao de 20 l.

Entre 7km/l a 8km/l ? Me passa o endereço do mecânico que regulou seu motor, pq nunca vi um jeep fazer isso não. :mrgreen:

[]'s

cristiano
24/08/2005, 10:13
Scacca, Como estamos falando de jeep original, se eu encher mais que 35lts começar a vazar pela tampa.... ao menos o meu... fora o barato que dá dentro do jeep...

Esses consumos dependem muito do carburador que se usa, o antigo dono usava meu jeep na cidade e colocou um carburador bem simples, nem ele sabia me dizer de qual carro é...

O equivoco então foi quando falei que o original fazia 7km/l a 8km/l, mas alguém tem um 100% de motor para contar ?

Scacca
24/08/2005, 10:23
fora o barato que dá dentro do jeep...
Será que é por isso que eu sou viciado em jeep? :mrgreen:

o antigo dono usava meu jeep na cidade e colocou um carburador bem simples, nem ele sabia me dizer de qual carro é...
Quanto mais simples o carbura maior o consumo (geralmente). :wink:

O equivoco então foi quando falei que o original fazia 7km/l a 8km/l, mas alguém tem um 100% de motor para contar ?

Se eu tivesse 90% do motor ele não estaria rodando. whaka whaka whaka :mrgreen:

[]'s com mecanica 100% original.

Ronaldo B.
24/08/2005, 10:34
Na verdade o tanque tem 40 L, geralmente levamos mais um galao de 20 l.

Eu sempre lí que o tanque do jeep tem 40 litros, até que um dia fiquei sem combustível em uma descida na Anhanguera... :evil: :evil: Tirei o restante do álcool que etava no tanque e deu exatos 6 litros, e completando o tanque couberam mais 30 litros, no total 36 litros enchendo até a boca, então temos dois problemas:

1)Devido a posição da saída do combustível no tanque do CJ, se tiver próximo de 5 litros somente no tanque, na descida pode dar falta de combustível, no plano ou na súbida isso desmora um pouco mais prá acontecer.

2) Acho que 40 litros de capacidade, só nos tanques originais, como o tanque do meu CJ não é mais original (Acho que é Tankauto, quando comprei já veio com ele) talvez seja por isso que só cabem 36 litros, mas se encher até a boca, dois problemas de novo, vaza pelo bocal se parar inclinado e no meu caso vaza pela junta da bóia dentro do jeep, ainda bem que é álcool, mas isso é mais fácil de consertar, o que enche o saco prá consertar isso, é que no meu caso e acredito que na maioria, tem que tirar o banco do mototista... dá-lhe preguiça !!!!

O galão quebra bem o galho, principalmente na estrada e na trilha onde nem sempre tem um posto de gasolina próximo, mas é bom não facilitar. :concordo: :concordo:

[]´s

Scacca
24/08/2005, 10:44
Eu sempre lí que o tanque do jeep tem 40 litros, até que um dia fiquei sem combustível em uma descida na Anhanguera... :evil: :evil: Tirei o restante do álcool que etava no tanque e deu exatos 6 litros, e completando o tanque couberam mais 30 litros, no total 36 litros enchendo até a boca, então temos dois problemas:

1)Devido a posição da saída do combustível no tanque do CJ, se tiver próximo de 5 litros somente no tanque, na descida pode dar falta de combustível, no plano ou na súbida isso desmora um pouco mais prá acontecer.

2) Acho que 40 litros de capacidade, só nos tanques originais, como o tanque do meu CJ não é mais original (Acho que é Tankauto, quando comprei já veio com ele) talvez seja por isso que só cabem 36 litros, mas se encher até a boca, dois problemas de novo, vaza pelo bocal se parar inclinado e no meu caso vaza pela junta da bóia dentro do jeep, ainda bem que é álcool, mas isso é mais fácil de consertar, o que enche o saco prá consertar isso, é que no meu caso e acredito que na maioria, tem que tirar o banco do mototista... dá-lhe preguiça !!!!

O galão quebra bem o galho, principalmente na estrada e na trilha onde nem sempre tem um posto de gasolina próximo, mas é bom não facilitar. :concordo: :concordo:

[]´s

Ja tirei as medidas, deu 42 litros sem contar o tubo, mas como ele tem uma leve inclinação na lateral direita acaba ficando até a boca com 40. Isso no meu original.

O problema do vazamento da bóia é só trocar a junta.

[]'s

Ronaldo B.
24/08/2005, 10:55
Era o que eu suspeitava, 40 litros só no original mesmo, já me falaram que o tanque que chega mais próximo disso é o da Igasa, que tem capacidade real de 39 litros, mas não sei se é verdade.

Troquei a bóia faz pouco tempo e junto troquei a junta, mesmo assim vaza um pouco quando enche até a boca, antes de trocar a bóia e a junta já vazava também, acho que o jeito vai ser desmontar e passar algum eliminador de juntas e montar de novo, mas com junta.

[]´s

cristiano
24/08/2005, 10:59
no meu caso vaza pela junta da bóia dentro do jeep, ainda bem que é álcool, mas isso é mais fácil de consertar, o que enche o saco prá consertar isso, é que no meu caso e acredito que na maioria, tem que tirar o banco do mototista... dá-lhe preguiça !!!!

Eu também tinha esse problema, mas troquei a junta e coloquei uma de cortiça e resolveu... Foi nesse dia que descobri que minha bóia consistia somente na tampa, quando tirei não tinha mais nada, até pensei que poderia ter caído no tanque... :parede: burrice do antigo dono...

Scacca
24/08/2005, 11:13
Era o que eu suspeitava, 40 litros só no original mesmo, já me falaram que o tanque que chega mais próximo disso é o da Igasa, que tem capacidade real de 39 litros, mas não sei se é verdade.

[]´s

Só medir o tanque e multiplicar as medidas em cm, depois dividir por 1000.

Ex. 100 cm x 50 cm x 40 cm = 200.000 divide por 1000 = 200 litros.

[]'s

Ronaldo B.
24/08/2005, 11:31
O problema é que o tanque não é retangular, tem uma inclinação no lado que fica virado para o túnel do câmbio, tem que ir mesmo pela informação do fabricante, que nem sempre é exata.

http://www.paulista4x4.com.br/images/tanque.jpg

[]´s

Scacca
24/08/2005, 13:30
Ai tem que usar uma lógica.

A inclinação é de 45º, tu faz a conta do tanque total, depois faz a conta só daquele canto da inclinação como se fosse completo, como é 45º apenas, vc divide por dois oq der vc subtrai daquele primeiro total.

Pegou? (ui)

[]'s

Ronaldo B.
24/08/2005, 13:43
Vamos considerar como 36 litros, se tiver mais, fica como uma margem de segurança, se tiver menos, tem o galão com mais 20 litros, dá menos trabalho. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]´s Sem pegar nada...... :lol: :lol: :lol:

cristiano
24/08/2005, 15:04
imagine um tanque de ~35lts

Então não falei besteira... dessa vez :concordo:

roger_2
01/09/2005, 00:31
(...) no meu caso vaza pela junta da bóia dentro do jeep, ainda bem que é álcool (...)
fala aí ronaldo... ainda bem porque?! alcool não pega fogo por acaso?!

[ ]'s :concordo: