PDA

Ver Versão Completa : Nova Hilux SW4 Preparação



AndersonMelo
16/09/2012, 23:57
Olá amigos!

Há muito venho lendo e acompanhando o forum em vários momentos diferentes. Eu e meu pai já tivemos um Lada Niva, uma Bandeirante longa 84 e agora estamos com uma recém adquirida Hilux SW4 2008 prata de 5 lugares que só dá alegrias!

Pegamos com 83mil kilometros rodados em estado muito bom, bastante nova e cuidada, sem detalhes e o principal que procurávamos um interior impecável. Está com pneus Toyo Open Country e possui ainda uma central multimídia que cumpre bem o papel. Não vou postar fotos pois não há nada de novidade nela por enquanto, está completamente original...

Inicia-se aqui a preparação de uma nova viatura para expedições e alguns passeios mais curtos também. A ideia é ter um carro que entregue o máximo de conveniência para a estadia em campings e em outros locais menos estruturados também.

Então, espero poder compartilhar bastante coisa interessante para os amigos, da mesma forma como aprendo muito aqui com os mestres e que aqui comece mais um projeto que dê certo hehe :D

Grande abraço! :concordo:

AndersonMelo
17/09/2012, 00:15
Pessoal, só para já alimentar o tópico com alguma coisa, aqui vão as primeiras aquisições:


370687


Na foto temos dois pares de trilhos telescópicos de 650mm que serão adaptados para 900mm para o nosso sistema de "drawers", uma corrediça de 300mm que será de uma pequena gaveta, dois puxadores (tava lá na Leroy Merlin mesmo, resolvi pegar logo) e ainda a cuba que será a nossa pia da cozinha (a cuba tem 400x340x150mm) e ainda estou pensando no funcionamento da torneira, tanto no encaixe dela (algo retrátil para entrar na gaveta) e também no fornecimento de água, por gravidade ou por pressão... não sei ainda.. Estou fazendo o projeto em 3D ainda, assim que tiver algo concreto posto aqui!

Conto com vocês! :concordo:

jeisonk
17/09/2012, 08:33
Opa, mais uma toyota estradeira.
Vamos acompanhando a saga.

Sucesso

Abraços

AndersonMelo
17/09/2012, 20:59
@jeisonk

Que honra te ver por aqui! Acompanho seus tópicos e gosto demais do seu trabalho, valeu pelo apoio!


@atualização

Pessoal, segue abaixo uma imagem do projeto... é meio complicado de explicar por aqui mas a imagem já é bem clara... Preciso da ajuda de vocês com ideias de todo tipo! :concordo:

370944

370945

Então, a primeira imagem é como o móvel ficará na mala do carro quando estiver aberto e em posição de uso. A parte onde está a pia é como uma gaveta, que sai por corrediças. A outra mesa que aparece na ponta dessa "gaveta" da pia será carregada por baixo do móvel e eu vou pesquisar um mecanismo seguro de "clipar" ela alí naquela posição de modo que fique bem firme... será a mesa do fogareiro e também mais um espaço para preparação de alimentos e talvez para servir.

As as superfícies dessa gaveta serão cobertas com uma folha da mais fina (1mm) de inox, de modo que fique bem durável e até esteticamente aprovado.

A segunda gaveta que fica à esquerda na verdade é um gavetão, mede 890x290x250mm e ainda não sei se será apenas uma despensa que acomodará todo tipo de alimento ou também um local para armazenar a parte de talheres e panelas... caso a pensa...

Vamos lá pessoal, conto com a ajuda de vocês! :D

jeisonk
18/09/2012, 11:06
Anderson, será que não precisará de um apoio intermediário?
Os trilhos sempre tem um pequeno jogo e o outro apoio é lá na ponta.

Talvez uma mesa simples, separada, dobrável, seja uma opção.
Ainda teria a liberdade de colocar onde fosse conveniente, independente de abrir a gaveta ou não.

Abraços

AndersonMelo
18/09/2012, 23:11
Hoje conversando com meu pai ele também me alertou sobre o apoio intermediário, vou fazer algo bem simples para ser "plugado" ali logo na ponta... talvez um cano PVC ou de outro material, não sei ainda..

Quanto à mesa, a ideia é que essa mesa que vai conectada na pia seja ainda parte da cozinha como mesa de preparação, onde também ficará alojado o fogareiro e ainda teremos uma outra mesa (essa sim dobrável, daquelas compradas mesmo) que seria para jantar/escritório/etc... será que é muito?

Estou fazendo os últimos cálculos e acho que vou deixar o plano de corte na madeireira amanhã mesmo!

Jeison, você tem alguma ideia para me dar para o fornecimento de água na torneira? Tamanho do reservatório, boa vazão/pressão...

Valeu! :concordo:

jeisonk
18/09/2012, 23:25
e ainda teremos uma outra mesa (essa sim dobrável, daquelas compradas mesmo) que seria para jantar/escritório/etc... será que é muito?

Acho que vai ficar legal sim :concordo:


Jeison, você tem alguma ideia para me dar para o fornecimento de água na torneira? Tamanho do reservatório, boa vazão/pressão...


Cara, não tenho nem idéia, nunca montei um sistema desses.
Daqui a pouco aparece alguém com alguma ajuda.

Sorte aí

Abraços

AlfredoB
19/09/2012, 08:36
para ter vazão na torneira há duas maneiras, ou gravidade ou bomba.
A maneira mais facil e barata é por gravidade, ou seja, algum reservatório no teto do carro, porém, isto muda toda a dinamica do veiculo. Se sua intenção é apenas agua para cozinha, acredito que 40 litros seja o suficiente para um final de semana acampando. Este reservatorio pode ser construído com diversos tubos de pvc de 100mm, dispostos no bagageiro do veículo, MAS CUIDADO COM O PESO DO SISTEMA. SE NAO ME ENGANO A RECOMENDAÇÃO DE CARGA EM BAGAGEIRO É DE NO MÁX 50KG.
outra opção é sistema com bomba marca shuflo, a mesma utilizada em trailer e barcos, que mantem a linha pressurizada. assim que a bomba detecta baixa de pressão na rede ela aciona. A bomba custa aprox R$350,00, e neste caso, o reservatorio pode ficar em área mais baixa, levar mais água e afins.

não sei qual será sua aventura, mas acredito que quando vc tem apenas o porta malas do carro, e não utiliza uma carretinha, o melhor seria montar sua cozinha modular, ou seja, fora do porta malas, assim pode montá-la em qualquer lugar, em uma sobra, sob uma barraca, ou até mesmo no porta malas.

abraço!

AndersonMelo
19/09/2012, 12:37
Alfredo,

Fiquei de olhar no manual do carro a capacidade de carga do bagageiro mas esqueci, vou certificar hoje! Mas 50kg não é muito pouco não? Pelas imagens que vejo de alguns 4x4 geralmente o pessoal está carregando muita coisa. Mesmo sendo o bagageiro original, se ele for preparado com barras longitudinais será que ele não aceita mais carga?

A ideia é ter uma barraca de teto e ter um setup de cozinha "plug&play" não gostamos de ficar muito tempo montando coisas, a ideia é chegar no local, abrir a mala, puxar a gaveta e imediatamente estar preparado para uso, por isso o sistema montado na traseira do carro...

O negócio da água, estou considerando seriamente carregar um galão daqueles tipo de combustível, só que com água e pela gravidade alimentar a torneira...

Valeu!

AndersonMelo
19/09/2012, 12:40
Achei informações sobre um setup que usa uma bomba de ar para pressurizar o reservatório, forçando a saída da água, será que presta ou é chato demais de usar?

GMC
28/12/2012, 13:14
Achei informações sobre um setup que usa uma bomba de ar para pressurizar o reservatório, forçando a saída da água, será que presta ou é chato demais de usar?

Passando para assinar o tópico, e pitacando ,dá uma olhada no site mxv.com (http://www.mxv.com) lá tem uma Sw4 antiga com um bagageiro , que talvez suporte o peso das suas adaptações , acho que se utilizar também uns tubos fazendo uma espécie de gaiola liga aos parachoques tubulares talvez distrua o peso , nao sobrecarregando tanto o teto.

Grélo
09/03/2014, 13:38
Acompanhando...

thiago.correia
17/03/2014, 23:06
Anderson,

Acredito que o melhor é realmente ter água pressurizada, não apenas para a cozinha mas talvez para uma ducha rápida ao sair da praia, por exemplo. O reservatório poderá ser colocado no teto, mesmo com a opção da barraca, caso você venha instalar, acredito que neste caso seria necessário um rack que fosse exatamente do tamanho do teto e outra possibilidade é verificar embaixo do carro para saber se é possível acoplar o reservatório.

Tenho uma barraca de teto e inicialmente colocaria sobre o teto, mas fiquei preocupado quanto ao peso, então, resolvi colocar sobre a caçamba. No meu caso tenho uma Ranger, mas no site do fabricante da barraca, existem muitos carros que utiliza a barraca sobre o teto. O link do fabricante é Campings (http://www.campingsworld.com.br).

Abraços,

galeaum
19/03/2014, 23:33
A solução mais simples para a torneira é uma bombinha dessas de limpador de parabrisas, acionada através de um botão/chave na altura do joelho. Somente se liga a torneira quando precisa de água, com um simples movimento do joelho para frente, e se pouca água ainda. Solução muito barata também. Sigo acompanhando. Boa sorte na empreitada!

climbr
25/03/2014, 20:11
Eu só continuo acompanhando se postar no mínimo fotos da viatura! :safari-rig: :wink:

ruckert
28/05/2014, 00:19
Acompanhando o topico e aprendendo muito.

Boa sorte na empreitada e se eu tiver alguma ideia que lhe sirva postarei aqui.

Abs

Glaicon
28/05/2014, 07:47
Legal de ver.
Pena que a última postagem do dono do tópico é de setembro de 2012...:pipoca:

F. Oliveira
28/05/2014, 09:30
será se ele nos deixou na mão? hehhehe

Rubens Linhalis
28/05/2014, 11:59
É.. acho que ou desistiu ou deu muito certo e saiu rodando por esse mundo a fora..

Meu projeto para o Pacato é parecido com esse.. vai ter pia e fogao na traseira. Daqui uns 3 meses devo começas.. vou abrir um topico só pra isso depois.

ruckert
30/05/2014, 00:09
UAI SO!!! Agora que eu vi a data da ultima postagem dele:parede:. Que pena...queria ver o resultado...mas deve estar na Estrada mesmo.

Glaicon
30/05/2014, 06:55
É.. acho que ou desistiu ou deu muito certo e saiu rodando por esse mundo a fora..

Meu projeto para o Pacato é parecido com esse.. vai ter pia e fogao na traseira. Daqui uns 3 meses devo começas.. vou abrir um topico só pra isso depois.
Rubens, há uns dois anos teve uma SW4 das antigas à venda aqui no fórum, totalmente estrutura para expedições.
A quantidade de gavetas e espaços ocupados era absurdo de tão bem feito.
E ainda ía um colchão por cima de tudo.
Se fizeres esta empreitada, abra um tópico, atualize-o e, não nos abandone como o dono deste tópico!:mrgreen:

Rubens Linhalis
30/05/2014, 12:13
Rubens, há uns dois anos teve uma SW4 das antigas à venda aqui no fórum, totalmente estrutura para expedições.
A quantidade de gavetas e espaços ocupados era absurdo de tão bem feito.
E ainda ía um colchão por cima de tudo.
Se fizeres esta empreitada, abra um tópico, atualize-o e, não nos abandone como o dono deste tópico!:mrgreen:

Glaicon,

Eu vi essa sw4.. era uma verde. Ficou legal.

Quando começar eu abro o topico e mantenho atualizado.. fica tranquilo..

abrçoas!

ruckert
06/06/2014, 11:00
Rubens Linhais,

Mais um pra acompanhar o tópico (não utópico!) que você ai criar. Que você consiga cria-lo e manter atualizado, porque dependendo da vida de cada um nem sempre eh possível. MAS ESTOU NA TORCIDA.:concordo: