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Ver Versão Completa : Desengate da roda livre - L200 Triton 2009 A/T Diesel



gustavocarvalheira
14/09/2012, 12:33
Boa tarde srs,

Alguém sabe se pode causar problemas rodar normalmente com o a roda livre engatada mesmo após o retorno da alavanca de tração para a posição 4x2? Estou perguntando isso porque na minha Triton, o sistema a vácuo não desengata a roda livre na mesma hora em que se retira do modo 4x4 para o 4x2 (preciso confirmar se isso pode ser problema no sistema de roda livre, ou se isso é normal também), e como com a roda livra ainda conectada os semi-eixos giram, por consequência o diferencial e cardã também, isso poderia causar danos a todo o sistema.

Agradeço pela atenção de todos,
Gustavo Carvalheira

mitcar
15/09/2012, 08:57
Boa tarde srs,

Alguém sabe se pode causar problemas rodar normalmente com o a roda livre engatada mesmo após o retorno da alavanca de tração para a posição 4x2? Estou perguntando isso porque na minha Triton, o sistema a vácuo não desengata a roda livre na mesma hora em que se retira do modo 4x4 para o 4x2 (preciso confirmar se isso pode ser problema no sistema de roda livre, ou se isso é normal também), e como com a roda livra ainda conectada os semi-eixos giram, por consequência o diferencial e cardã também, isso poderia causar danos a todo o sistema.

Agradeço pela atenção de todos,
Gustavo Carvalheira

Bom dia Gustavo
Normalmente ela desengata imediatamente, vc pode ter um problema na válvula solenoide, este sistema, ao lado da válvula, tem uma válvula branca conectada com as mangueiras que é de uma via só se ela tiver com defeito pode ocasionar isso também, quanto a ocasionar problemas no conjunto de diferencial não se preocupe, pois é como se estivesse engatado. No 4x4 vc pode engatar até 100km e andar até quanto der, ela vai consumir mais combustível. Peça ao seu mecânico de confiança conferir o sistema todo, a embreagem da roda livre, a válvula solenoide e as mangueiras.

Espero ter ajudado, qualquer duvida estamos ai.

Vitor Balbino

Walter L. L. Casitta
15/09/2012, 09:45
Boa tarde srs,

Alguém sabe se pode causar problemas rodar normalmente com o a roda livre engatada mesmo após o retorno da alavanca de tração para a posição 4x2? Estou perguntando isso porque na minha Triton, o sistema a vácuo não desengata a roda livre na mesma hora em que se retira do modo 4x4 para o 4x2 (preciso confirmar se isso pode ser problema no sistema de roda livre, ou se isso é normal também), e como com a roda livra ainda conectada os semi-eixos giram, por consequência o diferencial e cardã também, isso poderia causar danos a todo o sistema.

Agradeço pela atenção de todos,
Gustavo Carvalheira

Isso é normal e não desgasta nada. A RL fica engatada enquanto o conjunto da tração estiver sob tensão.

gustavocarvalheira
15/09/2012, 20:05
Srs, obrigado pela pronta resposta!

Vou levar ne mecânico para verificar todo o sistema. De qualquer forma, minha maior preocupação é que eu já acabei com um diferencial porque rodei no 4x4 uns 40km subindo a serra de Petropolis-RJ (asfalto seco). O diferencial ficou incandecente e quebrou todo por dentro. Eu acho que o maior motivo foi a falta de óleo, pois por mais que não seja recomendado, rodar 40km dessa forma não faria isso. Acho.
Então, mesmo que a roda livre não esteja funcionando bem e o sistema continue girando (transimissão e diferencial dianteiros) sem potência, após o desengate do 4x4 na alavanca, não há riscos de danos ao sistema rodando em asfalto seco. Correto?

P.S.: Entendo que a Ranger por exemplo, não possui roda livre e as todas dianteiras estão sempre conectadas aos semi-eixos e por consequência o diferencial e transmissão estão sempre girando mesmo que sem poetência quanto em 4x2.

Sds,
Gustavo

vitor_grotmann
15/09/2012, 20:57
Srs, obrigado pela pronta resposta!

Vou levar ne mecânico para verificar todo o sistema. De qualquer forma, minha maior preocupação é que eu já acabei com um diferencial porque rodei no 4x4 uns 40km subindo a serra de Petropolis-RJ (asfalto seco). O diferencial ficou incandecente e quebrou todo por dentro. Eu acho que o maior motivo foi a falta de óleo, pois por mais que não seja recomendado, rodar 40km dessa forma não faria isso. Acho.
Então, mesmo que a roda livre não esteja funcionando bem e o sistema continue girando (transimissão e diferencial dianteiros) sem potência, após o desengate do 4x4 na alavanca, não há riscos de danos ao sistema rodando em asfalto seco. Correto?

P.S.: Entendo que a Ranger por exemplo, não possui roda livre e as todas dianteiras estão sempre conectadas aos semi-eixos e por consequência o diferencial e transmissão estão sempre girando mesmo que sem poetência quanto em 4x2.

Sds,
Gustavo


cara não seise é verdade, mas me disseram que se não consegue desengatar a traçãodo carro , mesmo mudando a alavanca ela não muda é só tirar uma das rodas o chão que ela desengata, não sei se é verdade pq nunca precisei.

abraços

Walter L. L. Casitta
17/09/2012, 11:58
Srs, obrigado pela pronta resposta!

Vou levar ne mecânico para verificar todo o sistema. De qualquer forma, minha maior preocupação é que eu já acabei com um diferencial porque rodei no 4x4 uns 40km subindo a serra de Petropolis-RJ (asfalto seco). O diferencial ficou incandecente e quebrou todo por dentro. Eu acho que o maior motivo foi a falta de óleo, pois por mais que não seja recomendado, rodar 40km dessa forma não faria isso. Acho.
Então, mesmo que a roda livre não esteja funcionando bem e o sistema continue girando (transimissão e diferencial dianteiros) sem potência, após o desengate do 4x4 na alavanca, não há riscos de danos ao sistema rodando em asfalto seco. Correto?

P.S.: Entendo que a Ranger por exemplo, não possui roda livre e as todas dianteiras estão sempre conectadas aos semi-eixos e por consequência o diferencial e transmissão estão sempre girando mesmo que sem poetência quanto em 4x2.

Sds,
Gustavo

Sempre subi a serra de Petrópolis com 4x4 ligado, tanto com a Triton quanto a Ranger que tive mesmo com a pista seca. Nunca tive problema nenhum.
É muito mais seguro em 4x4 e só subo me 4x2 se for em velocidade abaixo de 40km/h.

gustavocarvalheira
17/09/2012, 16:26
Ótima notícia Walter, e quando você chega no alto da serra, e desengata a alavanca para 4x2, a luz verde (4x4) do painel apaga na hora, ou demora um pouco?

Sds,
Gustavo Carvalheira

gustavocarvalheira
18/09/2012, 11:01
Bom srs,

resolvi fazer um teste bem trivial para saber se existe de fato problemas com minha Triton, peguei uma do mesmo ano em uma agência para fazer test drive.

Bom, o que verifiquei é que o comportamento da luz de 4x4 é o mesmo, e verifiquei ainda que quando desengato a alavanca de 4x4 ela continua acesa, e só apaga após um tempo, talvez após aliviar todo o vácuo da válvula, ou entáo quando faço uma curva fechada (dobro uma esquina, um retorno, entro na garagem). Desta forma ela apaga na hora talvez pelo fato de esterçar o volante force o desacoplamento da roda livre.

Porém, ainda continuo com a dúvida se rodar com os semi-eixos acoplados à roda, pode danificar o sistema, mesmo que com a alavanca em 4x2. Rodar em asfalto seco, claro.

Sds,
G Carvalheira

D.Rabelo
18/09/2012, 12:47
Para ela desengatar, as vezes ela fica meio que presa e demora, tenta dar uma ré de leve e depois pra frente novamente, com a alavanca no 4x2, ela deve desengatar.
Quanto rodar no asfalto seco, se o carro não tiver bloqueio central, como as tr4 e full, ela acarreta num desgaste prematuro e força todo o conjunto pois não alivía as rodas numa curva por exemplo, trabalhando assim com o sistema forçado.

att,

gustavocarvalheira
19/09/2012, 13:44
Bom dia srs,

Hoje pela manhã fiz um novo teste, com o objetivo de identificar se o sensorque ativa a luz do 4x4 está no engate da tração (transmissão + cardan) ou se está na roda livre.

Levantei o carro no elevador e coloquei no D, as duas rodas traseiras iniciaram o giro e as dianteiras permaneceram paradas. Então engatei o 4x4 na alavanca, e a roda dianteira iniciou o giro e a luz verde acendeu. Com os rodas girando, desengatei a alavanca e a roda da frente parou de girar. Porém, para minha decepção, a luz verde apagou na mesma hora. Isso pode significar duas coisas: Ou o sensor fica no engate da tração (transmissão + cardã), e nesse caso mesmo com a alavanca no 4x2, enquanto a luz verde não apagar eu não posso sentar o pau no asfalto seco pois a tração ainda está engatada. Ou o sensor fica realmente no sistema de roda livre e pelo fato do carro estar levantado e sem carga, a roda desconecta na mesma hora que se coloca a alavanca no 4x2. O que não acontece quando o carro está rodando normalmente, mesmo que devagar e em linha reta.

Na verdade meu objetivo com estes testes é ter certeza que quando ponho a alavanca no 4x2, mesmo que a luz não apague, eu posso sentar o pau porque a tração já desconectou e somente a roda livre ficou, o que não me impede de rodar no asfalto seco.

Será que alguém pode me dizer se estou certo ou errado?

Sds,
G Carvalheira

Walter L. L. Casitta
20/09/2012, 08:58
Amigo, já falei isso lá atras. Tudo isso é normal. A Tração e a RL só desengatam quando a tensão no sistema acaba. No elevador o sistema nunca fica sob tensão e a Tração desengata imediatamente. Nas picapes e jipes mais antigos você nem conseguia mover a alavanca de 4x4 para 4x2 enquanto a tração estivesse sob tensão.

Para aliviar a tensão é só dirigir e virar para um lado ou outro que ela desengata. Ré não adianta. Em fim, não tem que fazer nada é só andar pra frente que assim que der, a luz vai se apaga sozinha. As vezes demora, as vezes apaga imediatamente. É normal.

gustavocarvalheira
21/09/2012, 15:45
Amigo, já falei isso lá atras. Tudo isso é normal. A Tração e a RL só desengatam quando a tensão no sistema acaba. No elevador o sistema nunca fica sob tensão e a Tração desengata imediatamente. Nas picapes e jipes mais antigos você nem conseguia mover a alavanca de 4x4 para 4x2 enquanto a tração estivesse sob tensão.

Para aliviar a tensão é só dirigir e virar para um lado ou outro que ela desengata. Ré não adianta. Em fim, não tem que fazer nada é só andar pra frente que assim que der, a luz vai se apaga sozinha. As vezes demora, as vezes apaga imediatamente. É normal.

Pois é Walter, mas o fato da luz verde ainda estar acesa após a mudança na alavanca para o 4x2, significa que ainda está no 4x4? Ou só significa que a roda livre ainda não desconectou? Entendo que o engate do 4x4 é mecânico na alavanca, a roda livre que pode ficar engatada um pouco mais de tempo até aliviar todo o vácuo ou aliviar a pressão no sistema.

Correto?

Walter L. L. Casitta
22/09/2012, 15:04
Pois é Walter, mas o fato da luz verde ainda estar acesa após a mudança na alavanca para o 4x2, significa que ainda está no 4x4? Ou só significa que a roda livre ainda não desconectou? Entendo que o engate do 4x4 é mecânico na alavanca, a roda livre que pode ficar engatada um pouco mais de tempo até aliviar todo o vácuo ou aliviar a pressão no sistema.

Correto?

Você mesmo disse que no elevador isso não acontece. Então não tem nada a ver com vácuo...

ALEXANDRE-CBT
02/05/2014, 00:40
Boa noite, tenho uma l200 sport hpe. Troquei a válvula solenoide da tração a algum tempo e o sistema estava perfeito. Agora, engato o 4x4, ascende a luz do painel, o cardã dianteiro traciona mas as rodas não. Será que deu pau na roda livre? Como posso ter certeza. Minha caminhonete é câmbio automático

SAPO-BOMBA
02/05/2014, 06:18
Já testou a solenoide novamente?

Junior-L200Power
02/05/2014, 13:18
Com certeza então o problema é na válvula atuadora do diferencial dianteiro desta vez, pode ter travado!!
Se a válvula estiver funcionando normal, daí já é no vácuo o problema, consequentemente no solenóide que controle o vácuo da tração!!

Robson Reis
22/08/2019, 16:15
Olá amigos me chamo Robson e sou novo aqui no 4x4 Brasil... Acabei de adquirir uma L200 Gl 2009 porém estou com algumas dúvidas
1 Qualdo eu coloco a lavanca da tração em 4h ou 4l sem mudar a chaveta da roda livre para ativada o que eu estou realmente ativando do no meu carro
2 posso andar com a roda livre travada e ir acionando só na lavanca da tração quando necessário (meu carro a roda livre é manual)
3 qual o melhor condição para usar a 4l e 4h sem travar a roda livre

Edmarcio
22/08/2019, 18:12
Olá amigos me chamo Robson e sou novo aqui no 4x4 Brasil... Acabei de adquirir uma L200 Gl 2009 porém estou com algumas dúvidas
1 Qualdo eu coloco a lavanca da tração em 4h ou 4l sem mudar a chaveta da roda livre para ativada o que eu estou realmente ativando do no meu carro
2 posso andar com a roda livre travada e ir acionando só na lavanca da tração quando necessário (meu carro a roda livre é manual)
3 qual o melhor condição para usar a 4l e 4h sem travar a roda livre

Bem vindo

1-A alavanca ativa as engrenagens da caixa de transferência e ativa o cardã que vai para o eixo dianteiro. O eixo traseiro está constantemente ativado.

2- quando você ativa a roda livre, você conecta as rodas ao eixo dianteiro. Andar com ela ativada no dia a dia fará o eixo e diferencial dianteiro estar sempre em movimento. Você deve utilizar a roda livre ativada quando estiver em um passeio ou trilha e sabe que vai usar o 4x4, fora dessas condições terá um maior arrasto do sistema, aumentando o consumo. Não sei se causa problemas mecânicos, além de talvez um desgaste prematuro.

3- sem travar ou ativar a roda livre, não há motivo ou necessidade de acionar o 4L ou 4H. Caso acione o 4x4 sem a roda livre ativada, não terá tração nas rodas dianteiras.