PDA

Ver Versão Completa : Vazamento na bomba d'agua do 14B



Walter da Camper
14/09/2012, 12:08
Prezados,

Meu 14B começou a vazar atrás da polia da bomba d'agua.
Pesquisando na net encontrei vários sites vendendo bomba d'agua para 14B a partir de 96. O meu é 95.
Nunca tinha ouvido falar que houvesse diferença entre os anos do 14B (exceto pela potência).
Alguem sabe se realmente existe tal diferença?
Quando a bomba apresenta vazamento (pequeno) é possível trocar algum reparo, junta, anel de vedação ou significa que a bomba encerrou sua carreira?

Obs. Como o motor estava muito tempo parado e a água apresentou muita lama ferruginosa, rodei um tempo com querosene e depois óleo solúvel, por isso suspeito que pode ter estragado algum anel de borracha.

Abçs e agradeço antecipadamente pela ajuda.

dudu83
14/09/2012, 14:17
14b é tudo igual... compra logo uma nova...

mecamaniaco
14/09/2012, 14:56
Não é tudo igual não!!!!

A bomba de água dos motores 14B fabricados até 95 não usam o acoplamento viscoso, e o encaixe da hélice é diferente!

Na hora de trocar a sua veja qual é a hélice utilizada, se for de 7 pás é prq usa acoplamento viscoso e a bomba d´agua é pós 95.... Se for com 6 pás é prq a hélice é presa diretamente na bomba, ai é o modelo antes de 95!!!!

A propósito, esse acoplamento viscoso só serve p dar problema!!!

Loras
14/09/2012, 15:17
O acoplamento viscoso é muito util para atravessar rios e trechos alagados...

Evita danificar a hélice e o radiador com a água, pois depois de resfriar o gel, ele desacopla a hélice.

Eu optei por usar assim na Camper.

Abs.

Walter da Camper
14/09/2012, 17:23
Importante essa informação sobre bombas diferentes.
Provavelmente ambas devem ser intercambiáveis e no meu caso, que é sem acoplamento viscoso, se não encontrar a bomba <95 terei que trocar a hélice e comprar o cubo viscoso, que não deve ser barato.

Alguém já soube de caso em que solucionou-se vazamento na bomba com a simples troca de reparo/junta/o'ring... etc.?

mecamaniaco
14/09/2012, 17:31
Walter,

Não existe kit reparo para as bombas do 14B, só trocando a bomba toda mesmo!

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
19/09/2012, 12:46
Eu comprei a do meu 14B por 180 reais.Creio que nao haja diferença na bomba e sim na helice.

Walter da Camper
19/09/2012, 15:59
João, a sua é com ou sem acoplamento viscoso?
Pelo que andei vendo, existe diferença na ponta do eixo da bomba, uma fixa direto a hélice e outra tem a furação para o cubo viscoso.
Compraste pela internet? Qual o site?

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
20/09/2012, 14:17
A minha tem acoplamento viscoso sim,eu particularmente nunca vi sem esse acoplamento.

Walter da Camper
20/09/2012, 19:02
Agradeço a ajuda.
Por enquanto vou fazer umas pesquisas pra ver se encontro a bomba dos modelos 94 e 95, ou se vale a pena trocar tudo pelo 96 em diante..
Não tem pressa porque o vazamento é muito pequeno.