Ver Versão Completa : Como melhorar a estabilidade do Jeep?
Rafael Albanese
13/09/2012, 15:47
Boa Tarde a todos.
Tenho um Jeep Willys 1964 todo original.
Gostaria de saber de vocês, jeepeiros mais experientes o que posso fazer para melhorar a estabilidade do Jeep?
Obrigado
Boa Tarde a todos.
Tenho um Jeep Willys 1964 todo original.
Gostaria de saber de vocês, jeepeiros mais experientes o que posso fazer para melhorar a estabilidade do Jeep?
Obrigado
Sem querer ser chato...comece utilizando a pesquisa do Fórum, tem muita coisa sobre estabilidade aqui mesmo na seção jeep willys....
[]´s
Pra resolver isso só vendendo o Jeep...desculpe mas não resisti.
xicoffck
13/09/2012, 23:27
rebaixa ele que fica top hahahahaha
brincadeiras a parte, o pessoal ta colocando ultimamente molas de toyota pra melhor isso, mas da uma pesquisada no forum que tem muito material de ótima qualidade!
abs
tpidealli
14/09/2012, 14:19
kkk rebaixar é uma solução boa, tem um cara no topico do kia sportage que tá fazendo isso rs.
Pra resolver isso só vendendo o Jeep...desculpe mas não resisti.
Mauricio Rotta
14/09/2012, 14:52
Rafael, belez?
Seguinte, sei que tem muito material no fórum sobre isso, sei também que todos os assuntos do universo já foram discutidos aqui, porém não concordo com essa resposta que todos dão qdo alguem pergunta alguma coisa: "pesquise no forum que esse assunto ja foi discutido".
Portanto vou dar minha humilde contribuição para tentar elucidar essa dúvida cruel que lhe atinge e a milhões de jipeiros iniciantes.
Em primeiro lugar: estabilidade de carro de passeio o teu jeep não vai ter é nunca. Temos que ver o quão ruim ele está.
Normalmente em condições originais e em bom estado o jeep não é tão horrível assim de estabilidade, se fosse não teria vencido infinitas guerras e exercícios militares.
Segundo lugar: se você mexer na originalidade do seu jeep, a não ser que seu projeto seja muito, mas muuuito bom, sempre vc vai piorar as coisas.
Molas de Toyota, amortecedores Rancho 9000000000, jumelos revolver, canhão ou bazuca... nada disso vai melhorar o seu jeep a ponto de deixa-lo confiável no asfalto e bom de trilha, as duas coisas ao mesmo tempo. Desculpe se pareço as vezes meio babaca, mas acho que a melhor solução pro jeepeiro comum, esse de fim de semana, com recursos pouco abundantes é manter o jeep o mais original possível.
Falo isso pq vivo os dois universos, tenho um cj3a 1951 totalmente original e te digo, ele é muito firme, muito meeeesmo.
E tive um CJ5 1966 que mexi em tudo que é coisa, gastei um monte de dinheiro e sempre foi uma merda em relação a estabilidade.
Hoje tenho um cj5 montado de restos de outros jeep's, porém feito com critério apesar do teor cômico de sua construção, e esse sim é quase um F1 (menos, menos...) pra fazer curvas. Mas se vc ler o meu tópivo, vc vai ver que ali de original não tem mais nada, tudo foi modificado visando sempre um melhor desempenho. Portanto, depois de toda essa falácia, o que quero lhe dizer é o seguinte. Se o teu jeep tá muito ruim de estabilidade a ponto de te impedir andar tranquilamente a 80/90km/h numa rodovia é sinal de que ele ta bem zoado. Sugiro assim, o seguinte, trocar TODOS os terminais de direção, verificar olhais de terminal se não estão folgados, revisar e trocar o que for necessário da caixa de direção original, verificar folga correta dos munhões, verificar e trocar possíveis rolamentos estourados de munhão e de rodas, rever amortecedores se ainda estão amortecendo alguma coisa, trocar buchas de jumelos e jumelos caso for necessário e principalmente verificar se os seus feixes de mola não estão cansados, moles, arriados, quebrados, com poucas molas e etc. Se vc efetuar todas essas coisas e o teu jeep 1964 todo original continuar ruim de estabilidade é pq vc precisa trocá-lo por um honda civic.
valter vivoda
14/09/2012, 15:05
Rafael, belez?
Seguinte, sei que tem muito material no fórum sobre isso, sei também que todos os assuntos do universo já foram discutidos aqui, porém não concordo com essa resposta que todos dão qdo alguem pergunta alguma coisa: "pesquise no forum que esse assunto ja foi discutido".
Portanto vou dar minha humilde contribuição para tentar elucidar essa dúvida cruel que lhe atinge e a milhões de jipeiros iniciantes.
Em primeiro lugar: estabilidade de carro de passeio o teu jeep não vai ter é nunca. Temos que ver o quão ruim ele está.
Normalmente em condições originais e em bom estado o jeep não é tão horrível assim de estabilidade, se fosse não teria vencido infinitas guerras e exercícios militares.
Segundo lugar: se você mexer na originalidade do seu jeep, a não ser que seu projeto seja muito, mas muuuito bom, sempre vc vai piorar as coisas.
Molas de Toyota, amortecedores Rancho 9000000000, jumelos revolver, canhão ou bazuca... nada disso vai melhorar o seu jeep a ponto de deixa-lo confiável no asfalto e bom de trilha, as duas coisas ao mesmo tempo. Desculpe se pareço as vezes meio babaca, mas acho que a melhor solução pro jeepeiro comum, esse de fim de semana, com recursos pouco abundantes é manter o jeep o mais original possível.
Falo isso pq vivo os dois universos, tenho um cj3a 1951 totalmente original e te digo, ele é muito firme, muito meeeesmo.
E tive um CJ5 1966 que mexi em tudo que é coisa, gastei um monte de dinheiro e sempre foi uma merda em relação a estabilidade.
Hoje tenho um cj5 montado de restos de outros jeep's, porém feito com critério apesar do teor cômico de sua construção, e esse sim é quase um F1 (menos, menos...) pra fazer curvas. Mas se vc ler o meu tópivo, vc vai ver que ali de original não tem mais nada, tudo foi modificado visando sempre um melhor desempenho. Portanto, depois de toda essa falácia, o que quero lhe dizer é o seguinte. Se o teu jeep tá muito ruim de estabilidade a ponto de te impedir andar tranquilamente a 80/90km/h numa rodovia é sinal de que ele ta bem zoado. Sugiro assim, o seguinte, trocar TODOS os terminais de direção, verificar olhais de terminal se não estão folgados, revisar e trocar o que for necessário da caixa de direção original, verificar folga correta dos munhões, verificar e trocar possíveis rolamentos estourados de munhão e de rodas, rever amortecedores se ainda estão amortecendo alguma coisa, trocar buchas de jumelos e jumelos caso for necessário e principalmente verificar se os seus feixes de mola não estão cansados, moles, arriados, quebrados, com poucas molas e etc. Se vc efetuar todas essas coisas e o teu jeep 1964 todo original continuar ruim de estabilidade é pq vc precisa trocá-lo por um honda civic.
Concordo com o Rotta.
Meu primo tem um Cj-5 1958 original no caso dele a solução foi apenas os terminais de direção.
Rafael Albanese
14/09/2012, 15:07
Rafael, belez?
Seguinte, sei que tem muito material no fórum sobre isso, sei também que todos os assuntos do universo já foram discutidos aqui, porém não concordo com essa resposta que todos dão qdo alguem pergunta alguma coisa: "pesquise no forum que esse assunto ja foi discutido".
Portanto vou dar minha humilde contribuição para tentar elucidar essa dúvida cruel que lhe atinge e a milhões de jipeiros iniciantes.
Em primeiro lugar: estabilidade de carro de passeio o teu jeep não vai ter é nunca. Temos que ver o quão ruim ele está.
Normalmente em condições originais e em bom estado o jeep não é tão horrível assim de estabilidade, se fosse não teria vencido infinitas guerras e exercícios militares.
Segundo lugar: se você mexer na originalidade do seu jeep, a não ser que seu projeto seja muito, mas muuuito bom, sempre vc vai piorar as coisas.
Molas de Toyota, amortecedores Rancho 9000000000, jumelos revolver, canhão ou bazuca... nada disso vai melhorar o seu jeep a ponto de deixa-lo confiável no asfalto e bom de trilha, as duas coisas ao mesmo tempo. Desculpe se pareço as vezes meio babaca, mas acho que a melhor solução pro jeepeiro comum, esse de fim de semana, com recursos pouco abundantes é manter o jeep o mais original possível.
Falo isso pq vivo os dois universos, tenho um cj3a 1951 totalmente original e te digo, ele é muito firme, muito meeeesmo.
E tive um CJ5 1966 que mexi em tudo que é coisa, gastei um monte de dinheiro e sempre foi uma merda em relação a estabilidade.
Hoje tenho um cj5 montado de restos de outros jeep's, porém feito com critério apesar do teor cômico de sua construção, e esse sim é quase um F1 (menos, menos...) pra fazer curvas. Mas se vc ler o meu tópivo, vc vai ver que ali de original não tem mais nada, tudo foi modificado visando sempre um melhor desempenho. Portanto, depois de toda essa falácia, o que quero lhe dizer é o seguinte. Se o teu jeep tá muito ruim de estabilidade a ponto de te impedir andar tranquilamente a 80/90km/h numa rodovia é sinal de que ele ta bem zoado. Sugiro assim, o seguinte, trocar TODOS os terminais de direção, verificar olhais de terminal se não estão folgados, revisar e trocar o que for necessário da caixa de direção original, verificar folga correta dos munhões, verificar e trocar possíveis rolamentos estourados de munhão e de rodas, rever amortecedores se ainda estão amortecendo alguma coisa, trocar buchas de jumelos e jumelos caso for necessário e principalmente verificar se os seus feixes de mola não estão cansados, moles, arriados, quebrados, com poucas molas e etc. Se vc efetuar todas essas coisas e o teu jeep 1964 todo original continuar ruim de estabilidade é pq vc precisa trocá-lo por um honda civic.
Ok.Obrigado Mauricio.
Eu tinha o desejo de deixar ele todo original, porém alguns disseram que pra ficar estavel seria apenas fazendo diversas modificações, mas agora com a sua opinião vou mudar a maneira de pensar.
Vou começar verificando todos estes item, ver oq posso fazer inicialmente e depois ir comprando os materiais necessarios.
Obrigado novamente
Willian Del Piero Rocha
14/09/2012, 20:41
Rafael,acho que o Mauricio já falou tudo,,,mas só para acrecentar,no meu jeep coloquei molas de toyota e pneus genius 1001(255/75 15),achei que ele NÃO melhorou muito a estabilidade e o conforto,só que eu não tinha parametros.Então andei em um jeep de um primo meu(molas originais e pneus mais largos que o meu),,,não vi diferença grande,ou nenhuma diferença em relação ao meu.Depois andei em outro jeep de outro primo meu(molas de toyota),é vi que estava praticamente igual ao meu.Por isso eu aconselho,após verificar o que o Mauricio falou,tente andar em outros jeeps com configurações de suspensão e pneus diferentes e compare com o seu.
Talvez o que vc acha que seu jeep é ruim de estabilidade,é apenas a caracteristica do JEEP.Quando usar um jeep,lembre-se sempre que está em um jeep e não em um carro de passeio.No mais,aproveite seu jeep e seja feliz.
maxdelta
15/09/2012, 16:54
Estabilidade hum, vai gastar! Coloque barras estabilizadora na frente e atrás! Vai ficar uma merda para trilha, mas pra quem inicia um tópico deste sabe-se q não faz trilha, pode se colocar uma barra estabilizadora removivel, só sei q tudo q tem q fazer manual no inicio fazem depois nunca mais tocam ou tiram ou deixam ativados diretos.
Pneus menores e mais largos! Uma roda com com tala 8 offset bem negativo sujestão de pneu 225/70 r16, não é muito grande e é mais largo q um 7.50r16, acho q é 28" de tamanho! Pode se pensar tb em eixos da rural ou da band, q são bem maiores q do jipe, mais as roda largas com offset negativo.
Colocar um contra-feixe na mola traseira! Usar amortecedores firmes!
É só andar!
Robertux
18/09/2012, 10:15
Concordo 100% com o Maurício. Meu Jeep é 99% original, só coloquei freio a disco na frente, com as pedaleiras originais mesmo, os amortecedores da Ford Ranger e pneus 7.50X16. Recomendo também kit flutuante no eixo traseiro (o kit flutuante e o freio a disco são para segurança e os amortecedores para estabilidade e conforto).
Meu jeep anda a 90 km/h na boa. Acima de 100 km/h da medo, mas isso é característica do projeto antigo do jeep e não tem solução. Faço trilha nos finais de semana e passo em todos os obstáculos que os Jeeps totalmente adaptados passam, as vezes eles me rebocam, as vezes eu os reboco.
Já voltei para casa rebocando vários jipes adaptados quebrados, mas nunca voltei rebocado, somente quando quebrou o eixo semi flutuante, aí voltei de plataforma.
Sandro Rogério
02/12/2012, 12:03
Rafael, belez?
Seguinte, sei que tem muito material no fórum sobre isso, sei também que todos os assuntos do universo já foram discutidos aqui, porém não concordo com essa resposta que todos dão qdo alguem pergunta alguma coisa: "pesquise no forum que esse assunto ja foi discutido".
Portanto vou dar minha humilde contribuição para tentar elucidar essa dúvida cruel que lhe atinge e a milhões de jipeiros iniciantes.
Em primeiro lugar: estabilidade de carro de passeio o teu jeep não vai ter é nunca. Temos que ver o quão ruim ele está.
Normalmente em condições originais e em bom estado o jeep não é tão horrível assim de estabilidade, se fosse não teria vencido infinitas guerras e exercícios militares.
Segundo lugar: se você mexer na originalidade do seu jeep, a não ser que seu projeto seja muito, mas muuuito bom, sempre vc vai piorar as coisas.
Molas de Toyota, amortecedores Rancho 9000000000, jumelos revolver, canhão ou bazuca... nada disso vai melhorar o seu jeep a ponto de deixa-lo confiável no asfalto e bom de trilha, as duas coisas ao mesmo tempo. Desculpe se pareço as vezes meio babaca, mas acho que a melhor solução pro jeepeiro comum, esse de fim de semana, com recursos pouco abundantes é manter o jeep o mais original possível.
Falo isso pq vivo os dois universos, tenho um cj3a 1951 totalmente original e te digo, ele é muito firme, muito meeeesmo.
E tive um CJ5 1966 que mexi em tudo que é coisa, gastei um monte de dinheiro e sempre foi uma merda em relação a estabilidade.
Hoje tenho um cj5 montado de restos de outros jeep's, porém feito com critério apesar do teor cômico de sua construção, e esse sim é quase um F1 (menos, menos...) pra fazer curvas. Mas se vc ler o meu tópivo, vc vai ver que ali de original não tem mais nada, tudo foi modificado visando sempre um melhor desempenho. Portanto, depois de toda essa falácia, o que quero lhe dizer é o seguinte. Se o teu jeep tá muito ruim de estabilidade a ponto de te impedir andar tranquilamente a 80/90km/h numa rodovia é sinal de que ele ta bem zoado. Sugiro assim, o seguinte, trocar TODOS os terminais de direção, verificar olhais de terminal se não estão folgados, revisar e trocar o que for necessário da caixa de direção original, verificar folga correta dos munhões, verificar e trocar possíveis rolamentos estourados de munhão e de rodas, rever amortecedores se ainda estão amortecendo alguma coisa, trocar buchas de jumelos e jumelos caso for necessário e principalmente verificar se os seus feixes de mola não estão cansados, moles, arriados, quebrados, com poucas molas e etc. Se vc efetuar todas essas coisas e o teu jeep 1964 todo original continuar ruim de estabilidade é pq vc precisa trocá-lo por um honda civic.
Eu também suo a prova viva deste dilema!
Recentemente mandei fabricar jumelos com 230mm quando o que estava em minha Rural era de 155mm, e coloquei os 4 amortecedores traseiros da S10. Ficou muito ruim. não posso passar de 50km/h que ela se perde. A caixa de direção foi restaurada e mesmo assim continua ruim. Vou voltar os Jumelos de 155mm.
Marcio Rossetto
04/12/2012, 08:29
A instalação da Barra Panhard (na dianteira) no meu jipe resolveram os problemas, a mudança foi de água para o vinho, é algo inacreditável de bom .
A explicação é o seguinte :
80% da instabilidade do jipe e inclusive o chime se dá pelo movimento lateral do chassis , gerado por folga dos jumelos , ou altura dos jumelos. Os jumelos ficam dancando de um lado para o outro . A barra panhard simplesmente elimina essa folga lateral e tudo fica firme, como um carro comum . Se usada com uma direção hidraulica então, elimina-se totalmente as folgas laterais ,o chime é eliminado completamente .
Carlos Eugênio
04/12/2012, 19:31
As tecnologias para os componentes para suspensões realmente melhoraram muito desde o projeto dos Cj3 e Cj5. Mas nenhuma delas se ajusta ao Jeep. Concordo com os colegas de que devemos manter a originalidade ao máximo. A falta de estabilidade decorre da altura da suspensão (que, pelo amor de Deus, não deve ser mudada nunca!... nem para mais e nem para menos) e da falta de uma barra estabilizadora, que também não deve ser instalada pois nas trilhas, seus colegas jipeiros passarão pelos obstáculos e você ficará preso, com as rodas girando no ar. Ou seja, o Jeep é assim mesmo! Aproveite o que ele tem de bom e acostume-se com algumas incoveniências. Logo que terminei de restaurar meu Cj5, eu achava dirigi-lo uma tortura e achava que este desagrado era por causa da suspensão. Dois anos atrás instalei freios a disco nas 4 rodas, pedaleira suspensa e hidrovácuo. Fiquei nas nuvens... ficou tão bom que, para ir ao trabalho todos os dias, prefiro ir de Jeep ao invés de ir com minha Santa Fé. Além de um prazer, dirigi-lo todos os dias garante uma boa confiabilidade nas trilhas de fim-de-semana.
Paulo Enyo
04/05/2014, 09:24
gostei Mauricio decentemente respondeu a pergunta do parceiro jipeiro !
Esse aqui, é bem bacana, e com frete custo 71 legais..
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