PDA

Ver Versão Completa : Duvidas JPX - Novato - Ajudem por favor



rmmeira
17/08/2005, 18:35
Pessoal,

Sou novato em off-road 4x4 e afins .... to procurando uma viatura pra comprar e to com umas duvidas.
Inicialmente tava procurando um NIVA, mas até agora não achei um que eu gostasse e pudesse pagar :-(

Passei a olhar outros carros (leia-se JPX) e achei um interessante, mas pesquisando e conversando com quem já é do ramo, ouvi as mais diversas opiniões, desde quem não conhece o carro e ja detona de cara: não presta !! é uma porcaria !! esquenta e coisa e tal ....

Por outro lado eu sempre fui com a cara dos JPX e penso: não é possivel que não tenha jeito de andar numa boa com o carro (com relação ao aquecimento)....

Pois é, achei um JPX 95 capota fechada prata do qual gostei muito,mas tenho algumas duvidas e gostaria de saber :

1 - é possível resolver ou conviver com os problemas de aquecimento do carro !??? o que é preciso fazer ? quanto se gasta pra resolver ?

2 - qual é a durabilidade esperada do motor do carro ? pergunto porque o carro que vi esta com 360.000 Km rodados ... o que achei muito .... isso é normal ??

3 - o atual dono me disse que o carro esta com a turbina ruim ... isso é comum de acontecer ? quando problematica dá pra arrumar ? ou só trocando mesmo ?

4 - existe algum problema especifico com relação ao fabricante nao existir mais ? tipo falta de alguma peça especifica ou coisa do tipo ? ou todas as peças do carro tem reposição / adaptação ?

5 - quais itens devem ser avaliados no carro, pois a avaliação que eu pude fazer se resume a aparencia (lataria, estofamento, etc) ... algum item mecanico em especial a ser verificado ?

Sei que vcs ja devem ter respondido essas perguntas um monte de vezes, mas este é o unico lugar onde posso falar com quem realmente entende do carro.

Um abraço a todos.

Rogerio Meira - sem carro ainda .... mas futuro JPX !!!
rm.meira@gmail.com

Correa
17/08/2005, 19:28
Caro amigo,
Certamente pessoa mais qualificada do que eu te responderá, minha qualificação é de usuário e dono de um JPX a três anos e hoje procurando outro para comprar.
Quando procurei um jeep, tive que levar muitas coisas em consideração, e algumas que pesaram a favor do JPX foram: Autonomia, suspensão, espaço interno, conforto e preço.
Para comprar parti do príncipio do preço cheio, ou seja um JPX todo original em excelente estado.
Exemplo: um JPX 95 completo e original com 150.000 km rodados em excelente estado custaria 20.000 reais. Partindo dai vai somando as despesas, jogo de pneu = 2.500 reais, uma turbina = 800 reais, tem que se ver documentos, bomba de óleo e bicos injetores, embreagem e um monte de detalhes que fatalmente voce nunca verá todos e depois de achar que fez um ótimo negócio, ainda aparece um monte de manutenção.
360.000 Km rodado é muita coisa para um motor só, quanto ao aquecimento, sabendo usar não vai faltar, tem que se ter conciência de que JPX é Jeep e não carro esporte, a marcha de viagem de um bom JPX é entre 90 e 100 km a 3.200 rpm.
Já andei num JPX sem a turbina, só ficou mais lerdo, mas tenho certeza que chegaria lá...
Tenho meu Jota a três anos e rodo 2.500 km por mês, sendo 500 km de terra e lama, nunca cogitei em desfazer dele e hoje penso em adquirir outro.
Boa sorte.
Corrêa

AdrianoJPX
17/08/2005, 22:36
Caro Rogério,
Conforme já conversamos ao telefone ratifico o que falei, quanto ao que se sente quando se tem um JPX. (Vc fica enebriado).
Os ítens elencados pelo amigo Corrêa que ele levou em consideração ao adquirir um fora de estrada foram os mesmos que levei em conta quando optei pelo Jota.
1º) Preço - levando em conta o motor a diesel;
2º) Conforto e versatilidade - Suspensão, direção hidráulica e a possibilidade de se adaptar um ar condicionado, além de ter capota, o que possibilita sua utilização não só em trilhas como tambem no dia a dia. (o que aliás faço).
Bastou esses dois ítens para escolher o Jota....é só comparar com os outros 4x4 disponíveis no mercado (BANDs, TROLLERS, e outros).
Quando comprei o meu paguei 14000,00, porém, com o investimento que já fiz seguramente hj ele é outro carro.
Meu 1º investimento foi com o câmbio, facada boa (troquei por um clark) - 1000 e taranram;
Meu 2º investimento foi com junta de cabeçote apos aquecimento, por culpa minha, pois tentei limpar o sistema de arrefecimento em casa e acabei travando a válvula termostática - 500 e taranram;
Meu 3º investimento foi com a bomba injetora, recondicionamento que custou 900 e taranram (nesse caso o orçamento começou com 3000,00 reais, sendo que após algumas pesquisas baixou consideravelmente);
E meu 4º investimento está sendo com o intercooler.
Bem, sugiro que vc tenha um outro carro para andar enquanto seu JOTA estiver na oficina fazendo alguns reparos que sempre aparecem.
Tenha em mente o seguinte, todo 4x4 que vc pegar sempre terá um custo. Já te falei...é enebriante e vc sempre vai querer o melhor pro seu carro.
É isso aê...desejo sorte e estou a disposição.

Só mais uma coisa...prepare-se para ouvir muito de sua esposa ( se for casado). :D

gvogetta
18/08/2005, 00:52
Rogério,

Nada a acrescentar ao que os companheiros Adriano e Corrêa já falaram...
Sugiro ainda ler os artigos "A História do jipe JPX Montez" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/kb.php?mode=article&k=16)
e "Cuidados na Hora de Adquirir um veículo 4x4 usado" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/kb.php?mode=article&k=13)

Saudações,

nino-ed
18/08/2005, 01:13
Meu primo esta a procura de um jipe, encontrei um jpx 96 num reparei na quilometragem, soh na aparencia em si
eu queria sabe quais os problemas mais comuns que acontece no jpx???
sei que todo jipe sempre tem algo pra faze :D :D
Outra coisa que eu fiquei surpreso foi essa historia de aquecimento :(
Fico grato pela resposta
abraço

**DETALE
ELE FALO QUE TROCO A BOMBA INJETORA

gvogetta
18/08/2005, 01:17
Caro Edgard,

Leia os artigos acima... Ali tem várias informações que podem te ajudar a conhecer melhor o jipe.

O fato do sujeito ter trocado a bomba injetora pode significar alguma economia futura em relação aos "a fazer" no JPX que viu, mas procure se informar do resto. E não esqueça de levar um mecânico de confiança junto, para evitar surpresas...

Visite também o site Mundo JPX (http://jpx.4x4brasil.com.br)

Saudações,

rmmeira
18/08/2005, 08:31
360.000 Km rodado é muita coisa para um motor só, quanto ao aquecimento, sabendo usar não vai faltar

Caro Correa, agradeço a resposta e quanto a alta kilometragem do carro, vc diz que é muito pra um motor só, neste caso existe como identificar se o motor foi trocado ou mesmo retiifcado ? pergunto pois o dono disse que rodou 100.000 com ele e não mexeu em nada, mas dai pra tras ele não tem mais o histórico do carro. Como saberei se o motor ainda tem vida util pela frente ?

Com relação ao aquecimento, ja vi que é algo contornável ! :-)

A duvida que resta é com relação à turbina, geralmente é possivel recuperar (com bons resultados) ? ou somente a troca vai resolver o problema ? No caso de troca esta turbina é encontrada com facilidade ou pode ser substituida por algum outro modelo ?

obrigado a todos.

ricardolm
18/08/2005, 18:04
Concordo com o Getulio, va a um mecanico de sua confianca e que conheca JPX ou pelo menos conheca motores movidos a diesel para saber sobre o motor, o resto é bem mais simples, abaixo te dou algumas dicas:

1) Abra o capo (cofre do motor) e olhe nas laterais se tem marcas de pancadas, se tiver significa fim de curso dos amortecedores, possivel problemas
2) Olhe por baixo na roda trazeira onde tem a fixacao do amortecedor, se consta trincas ou soldas.
3) Verifique o disco dianteiro, quao gasto ele esta, pois o disco de freio do jota é um pouco salgado, se tiver muito arranhado vc sabera que o carro foi usado sem pastilhas ou sem manutencoes.
4) Verifique vazamentos de oleo por baixo do carro
5) se possivel, levante a roda dianteira com um macaco e veja se tem jogo (problemas nos rolamentos)
6) andando com o carro a mais de 60 Km/h desengate o mesmo e veja se faz algum ronco

Acho que isso te ajudara, nao se esqueca de ver o site citado pelo Getulio.

[]s e boa sorte....

fausto_rs
27/08/2005, 21:59
olá, sou novo por aqui... e ja digo que o forum me ajuda muito...

primeiramente, procuro um JPX para venda nos arredores de Porto Alegre/RS pois estou interessado na compra... o motivo, entre outros mil questionamentos, são o diesel, o conforto e espaço, certos itens da mecanica... e uma viagem que quero fazer com ele.

Ja fiz contato com vendedores de JPX com a mecanica original e alterada (motor, caixa, etc...) pois sei das limitações mecanicas do carro, mas no momento não teria muito $$$ para fazer grandes alterações, mas queria saber da confiabilidade da sua mecanica original para a viagem que não seria coisa pouca.

por isso escrevo para fazer uma pergunta sobre qual as possibilidades reais (ou grau de loucura :) ) de fazer esta viagem para o Sul do Chile com mais 3 pessoas, mais ou menos 12.000 km, asfalto e boas estrada de chão usando a mecanica original (claro que bem revisada...) do JPX?

Desde ja, muito obrigado
Fausto

Correa
27/08/2005, 23:05
Caro amigo,
Possuo um JPX há cerca de três anos, quando o comprei fiz uma revisão a ponto de torná-lo confiável, após esta revisão o Jota já rodou 40.000 kilômetros sem problema algum.
Obviamente faço manutenção preventiva, o que voce pode e deve fazer ao longo da viagem, troca de óleo a cada 4.000 kilômetros, filtros de óleo e combustível a cada 8.000 km, filtro de ar conforme o uso na poeira, rodízio dos pneus a cada 5.000 km, verificação dos óleos da caixa e diferencial a cada 4.000 km, porém sempre observando se não há vazamentos ao longo do uso, manter as cruzetas dos cardins engraxados, troca do liquido de arefecimento a cada 5000 km e outros cuidados que todo veículo deve ter.
Para meu Jota, com estes cuidados, 12.000 kilômetros não são muitos e acredito que facilmente transponíveis se soubermos usar direitinho o equipamento.
Jeep não é "tanque de guerra" e tanque também quebra.
Boa sorte.

Corrêa

fausto_rs
28/08/2005, 17:07
olá... obrigado pela pronta resposta...

pois é... estou na duvida da compra de um JPX que encontrei com ma pessoa bem confiavel. O senhor usou bem o carro mas esta bem conservado. Mecanica toda original e algumas alterações quanto ao problema de aquecimento do motor. nunca fez trilhas. modelo 94 com 97.000 Km.

o viagem que citei acima seria ida pela argentina e volta pelo chile... somando +-12.000... na argentina não teria problemas com peças em uma eventual necessidade. ja no chile....

devo levar o carro para uma avaliação amanha... quem sabe me torno um novo usuario JPX.

até +
fausto

julianor
28/08/2005, 19:40
Fausto:

Semana passada vi um Jota bem legal na Brunoscar...dá uma olhada...

Boa sorte na compra e nao esquece de relatar como foi a viagem... :concordo:

gvogetta
28/08/2005, 21:50
Caro amigo,
Possuo um JPX há cerca de três anos, quando o comprei fiz uma revisão a ponto de torná-lo confiável, após esta revisão o Jota já rodou 40.000 kilômetros sem problema algum.
Obviamente faço manutenção preventiva, o que voce pode e deve fazer ao longo da viagem, troca de óleo a cada 4.000 kilômetros, filtros de óleo e combustível a cada 8.000 km, filtro de ar conforme o uso na poeira, rodízio dos pneus a cada 5.000 km, verificação dos óleos da caixa e diferencial a cada 4.000 km, porém sempre observando se não há vazamentos ao longo do uso, manter as cruzetas dos cardins engraxados, troca do liquido de arefecimento a cada 5000 km e outros cuidados que todo veículo deve ter.
Para meu Jota, com estes cuidados, 12.000 kilômetros não são muitos e acredito que facilmente transponíveis se soubermos usar direitinho o equipamento.
Jeep não é "tanque de guerra" e tanque também quebra.
Boa sorte.

Corrêa

Faço apenas uma correção antes de assinar embaixo: filtros (diesel e óleo do motor) devem ser trocados de preferência, junto com o óleo. Nosso diesel é muito ruim (muito enxofre e água) e esse negócio de trocar filtro de óleo a cada duas trocas só favorece o aparecimento de borras, que no caso do XUD são um veneno lento...

Saudações,

Adilson Mancebo
31/08/2005, 19:21
Reforçando a questão da troca de filtro, quando comprei meu J, tive que fazer bomba e o mecânico disse que o que havia causado o defeito tinha sido água no diesel. Embora o filtro do J seja barato, optei por colocar o filtro da Kia que possui separador de água.
Adilson