Ver Versão Completa : SPOA com amortecedores originais
norberto
17/08/2005, 14:12
Moçada, quem pode ajudar...
Vou fazer SPOA no Samurai, mas pretendo manter os amortecedores originais por algum tempo ($$$).
A pergunta é: devo fixar os amortecedores nos mesmos suportes originais, sendo que eles passam para cima do eixo, o que vai diminuir a altura do amortecedor quando fechado, ou já posiciono um novo suporte, na parte inferior do eixo, deixando-os mais abertos?
Na primeira opção, tenho medo de dar fim de curso fechado... e na segunda, de dar fim de curso aberto...
[]s
Norberto
samukanvas
17/08/2005, 14:51
Fala Grande! :concordo:
Eu optaria por esperar + um pouco, juntar uma grana e comprar amortecedores.... eles nem são tão caros, se usar de carros normais. Se quiser rancho e tal.... vei ter que esperar ++++++++++++++++ um pouco :mrgreen: . Se fizer do jeito que está falando, num vai ter nem uma coisa nem outra e vai gastar de novo (MO) na troca do amortecedor :roll:
norberto
17/08/2005, 15:30
Na hora de trocar os amortecedores por maiores, eu teria que reposicionar os suportes, mais abaixo, pra ganhar mais curso...
[]s
Norberto
Norberto
Manda uma MP pro Ramiro Bin Loco, ele acabou de fazer Spoa e está com o problema dos amortecedores.
Acredito que voces vão trocar ótima idéias.
Abraços
Ramiro - Bin Lôco
17/08/2005, 18:53
Norberto, tudo bem???
Fiz SPOA na Alternativa 4X4 e ao sair de lá verifiquei que os prisioneiros inferiores dos amortecedores estavam no lugar original, ou seja, na tampa que fixa os grampos da mola, portanto pra cima do eixo.
Ao andar em rua acidentada ou estrada de terra esburacada constatei que os amortecedores estavam socando em cima (fechados), sem curso pra cima.
Voltei na oficina e eles reposicionaram os prisioneiros inferiores. Na dianteira estava batendo menos então o mecânico tirou o prisioneiro que estava soldado na parte superior da tampa e soldou na parte da baixo da tampa, aí ganhei uns 2 cm a mais de curso, segundo o mecanico, suficiente pra não socar mais.
Já na traseira o prisioneiro foi tirado da tampa e soldado no grampo na parte de baixo onde ele "abraça" o eixo. Aí meu problema passou a ser falta de curso pra baixo, quando ele é esticado totalmente, ele chega no prisioneiro, porém sem mais nenhum curso. O mecanico sugeriu que eu trocasse o amortecedor traseiro original por um 5 cm maior pra ganhar curso. Hoje rodei lojas de auto-peças, levei o amortecedor original como referência e o que melhor se adaptou foi o traseiro da F-1000 (R$81,00 cada - Nakata) que, aberto, mediu +ou- 5cm maior. Acabei de instala-los e não tive tempo de testar. Depois eu posto aqui como ficou.
Detalhe: Os amortecedores por serem mais robustos, ao coloca-los verifiquei que o corpo dele encosta nos caninhos do freio, então pra evitar isso coloquei várias ruelas no prisioneiro antes de colocar o amortecedor, aí quase não consigo rosquear a porca. consegui depois de algum esforço, mas já vi que terei que troca-los por maiores pra não correr o risco de rompimento dos caninhos do freio.
Mas é como diz o Bill, "não tem almoço gratis". Uma coisa puxa a autra e assim vamos nós em "busca da batida perfeita"!!!
[]'s :concordo: :concordo: :concordo:
norberto
17/08/2005, 19:36
É isso aí, Ramiro...
Exatamente como eu pensei que aconteceria.
Sendo assim, acho que, para evitar esse problema, já vou colocar os amortecedores novos de uma vez.
O curioso é que o Ceolin, da Suzuki-net me mandou umas fotos do Samurai dele, que tem SPOA com os amortecedores e suportes originais, como saiu o seu da oficina, e disse que nunca teve problema...
Voce tem fotos dessa fixação refeita?
[]s
Norberto
Ramiro - Bin Lôco
17/08/2005, 21:56
Norberto,
Vou tirar as fotos e posto aqui, beleza???
[]'s
Ramiro - Bin Lôco
18/08/2005, 13:49
Aí vão algumas fotos de como ficaram os prisioneiros dianteiros e traseiros inferiores dos amortecedores!!!
[]'s
Ramiro - Bin Lôco
18/08/2005, 14:03
:concordo: :concordo: :concordo:
Ramiro - Bin Lôco
18/08/2005, 14:12
:concordo: :concordo:
norberto
18/08/2005, 15:54
Valeu, Ramiro!!!
Os amortecedores de trás, voce vai ter que trocar rapidamente, por que deve estar com zero de curso...hehe.
Eles cortaram os berços originais e reposicionaram em cima, certo?
Agora, atrás, parece que cortaram o eixo e rodaram, por que a borracha do batente tá pra baixo.
Acho que vou posicionar os suportes no nível inferior do eixo, mas to pensando em fazer uma peça nova pra soldar...
[]s
Ramiro - Bin Lôco
18/08/2005, 16:42
Norberto,
Os amortecedores traseiros já são os da F-1000, maiores +ou- 6 cm que os osriginais.
Andei com ele em rua de asfalto bem acidentado, lombadas, desniveis e não deu fim de curso nem em cima e nem em baixo, ou seja, por ser maior tá com curso tranquilo.
Na dianteira, os prisioneiros continuam na "tampa" porem reposicionados um pouco mais pra baixo e ficou beleza. Agora falta só testa-los na trilha!!!
Certo, nos dois eixos eles usaram os berços originais reposicionando em cima.
Eles não cortaram o eixo traseiro não. É que o suporte que tem o batente de borracha foi tirado de cima e soldado em baixo, pois ele serve também de apoio para os grampos que prendem o feixe.
[]'s
Maurício Vitara
18/08/2005, 17:36
Ramiro - Bin Lôco, faltou apenas a foto de perfil do samuquinha....deve tá show heimmmmmm....
Ramiro - Bin Lôco
18/08/2005, 18:19
AE Mauricio, Belê???
Voce ainda não viu ele? Passa lá hoje no Ibira que voce vê ele ao vivo!!!
Por enquanto ele tá jipe de shopping. Falta alguns reforços e a redução do X pra começas a brincar!!!
acho que a estréia dele vai ser no Verde dia 27/08!
Vamos nessa cara!!!
[]'s e dê uma olhada nele!
norberto
19/08/2005, 02:33
Ramiro, teu Samurai tá do Muito Loco!!!!
O meu, logo, logo, vai tá parecido!!
[]s
dioneiemme
19/08/2005, 11:54
E aew Ramiro
Ta muito show teu samurai!!
Perguntas, porque a ultima lamina do seu feixe de mola é virada ao contrário?
Ela não enrosca muito na trilha? Qual a finalidade?
Como voce fez a direção?High Steer??
[]'s
norberto
19/08/2005, 14:31
A última lâmina do meu também é assim. Acho que é o normal...
[]s
dioneiemme
19/08/2005, 14:44
A última lâmina do meu também é assim. Acho que é o normal...
[]s
Que ano que é o seu samurai?Será que é por isso, o meu é um 95, mas comprei o meu ja assim, nao sei se o dono antigo mudou.
Mas acho que com a lamina viarada enrosca muito, não?
A outra coisa, quantas laminas tem no seu feixe?
O meu samurai é muito duro, mais que o normal, e estou querendo fazer spoa, ai aproveitarei pra mexer nos feixes.
[]'s
19/08/2005, 15:58
Meu Samurai é 91/92. Tem 4 lâminas atrás, sendo que a última é invertida.
Acredito que o seu esteja mais duro por causa disto mesmo. Na posição invertida, ela deve trabalhar bem menos...
Quanto a enroscar na trilha, nunca aconteceu.
[]s
Ramiro - Bin Lôco
19/08/2005, 17:38
Dionei,
A última lamina, segundo me informaram é assim mesmo original invertida pois ela serve de batente, ou seja, quando as de cima envergam pra baixo ela limita a envergadura "empurrando-as" pra cima.
O que o pessoal faz não é recoloca-la invertida, mas sim diminuir o tamanho dela para evitar enroscos!
Quando eu mexer nas molas deverei fazer a receita do Xis:
Molas traseiras da Towner (4 laminas) na frente do samuca
Molas dianteiras da Band (3 laminas) na traseira do samuca
[]'s e obrigado pelos elogios (estou apenas começando) :concordo:
Helio Oliveira
22/08/2005, 20:21
Pode fazer Spoa com amortecederores originais sem problema :mrgreen:
Andei assim uns 3 meses,
O Edegard tá com amortecedores originais até hoje.
Perde um pouco de curso ? Perde, mas depende do que vai fazer tá bão pra K7.... :pensativo:
norberto
22/08/2005, 20:49
Perde um pouco de curso ? Perde...
Não é que perde, mas deixa de ganhar, não é isso?
Mas eu não aguentei e já mandei começar o serviço... Amanhã vou dar uma olhada.
Se tiver que reposicionar os prisioneiros, acho que já vou correr atrás de amortecedores maiores.
Pelas minhas contas, e segundo o Ramiro já postou, devem ser cerca de 6 cm maiores que os originais.
Se alguém souber de mais opções...
[]s
Norberto..
se vc nao estiver a fim $$$$ de gastar com amortecedore HDW/RANCHO etc... colocar de carros nacionais mesmo... entre no site da monroe ( e outros fabricantes) e baixe a tabela de amortecedores com aplicacao e medidas... certamente vc vai achar um que sirva e a preco rasoavel..
T+
Ramiro - Bin Lôco
23/08/2005, 18:55
Norberto, como eu já postei aqui e muito bem frizado pelo Fabril, coloque amortecedor de veículos nacionais mesmo, só se tiver deitado na grana aí vai de Rancho ou HDS.
Eu coloquei na traseira do Samuca os da F-1000 (R$ 82,00 cada - Nakata), fiz um test drive na trilha do Pinheirinho neste FDS e ficou bom pra KCT.
Na frente mantive os originais, só reposicionando os prisioneiros inferiores (ver fotos na pag. 1).
[]'s
Luiz_akium
23/08/2005, 21:55
Norberto.
Fiz a Spoa a uns 2 meses e continuo andando com os amortecedores originais só tive q reposicionar os traseiros , uso pneus 3k new frederico q chega a 32 e naum tenho calço de carroceria e só irei mexe qdo tiver $$$ pois terei q comer alguams partes da lata pois assim com o amortecedor limitando eles já pegam na lata qdo ele torce !!!
Abraços
Luiz.
norberto
24/08/2005, 14:20
Norberto..
se vc nao estiver a fim $$$$ de gastar com amortecedore HDW/RANCHO etc... colocar de carros nacionais mesmo... entre no site da monroe ( e outros fabricantes) e baixe a tabela de amortecedores com aplicacao e medidas... certamente vc vai achar um que sirva e a preco rasoavel..
T+
Fala Fabiano!
Se tivesse HDS de pronta entrega, até que eu comprava, mas Rancho...
To fora!
Quanto à tabela, já procurei de todas as marcas, só encontrei uma da Nakata, que faz conversão de uma marca pra outra, mas tabela comas dimensões, não achei, não...
[]s
norberto
24/08/2005, 14:29
Ramiro e Luiz,
voces tiveram que aumentar o cardã?
O meu mecânico falou que talvez tenha que alongar, por que aumentou a distância em 3 cm.
[]s
Ramiro - Bin Lôco
24/08/2005, 15:09
Norberto, ainda não aloguei o cardã, mas a oficina me alertou para esse fato.
Assim que puder levarei num cardã técnico para fazer o serviço que de fato as estrias do cardã ficaram uns 3 cm pra fora da manga.
O luiz, disse que vai fazer o seguinte, passar o traseiro pra frente, alongar o dinateiro pra caber na traseira! se vai dar certo eu não sei :roll: :pensativo: :roll: :pensativo:
[]'s
pra que mexer do cardã??? sai mais facil e barato mandar um torneiro fazer um espacador de 2cm p/ que fique entre a cruzeta e a flange que sai do diferencial, dai basta comprar parafusos maiores e pronto... facil, rapido e barato..
PS; Norberto.. eu tenho um primo que é torneiro.. se quiser fazer a minha sugestao, basta levar a luva+cruzeta que ele faz.. o precinho é dos bao... hehehh
quando ao catalaago de medidas de amortecedores, no site da monroe tem (ou tinha) eu baixei de lá a muito tempo, sao 16mb, eu tentei enviar p/ seu email mas voltou..
T+
norberto
24/08/2005, 17:36
Tarde demais, Fabiano... Já mandei fazer :parede:
Manda o catálogo para nnorba@yahoo.com.br, ou então pelo yousendit.
Valeu!
Norberto
Helio Oliveira
24/08/2005, 17:51
O luiz, disse que vai fazer o seguinte, passar o traseiro pra frente, alongar o dinateiro pra caber na traseira! se vai dar certo eu não sei :roll: :pensativo: :roll: :pensativo:
Ao contrario :concordo:
O dianteiro é maior que o trazeiro então:
Corta o dianteiro e passa para a trazeira e alonga o traseiro pra por na dianteira.
Gastei 150 reias neste trampo com balanceamento .
[]´s
norberto
24/08/2005, 17:57
O meu vai sair 150,00, também.
Aumentar o dianteiro 1 cm e o traseiro 3,7 cm, balanceados.
[]s
Ramiro - Bin Lôco
24/08/2005, 18:22
Ao contrario
O dianteiro é maior que o trazeiro então:
Corta o dianteiro e passa para a trazeira e alonga o traseiro pra por na dianteira.
Gastei 150 reias neste trampo com balanceamento .
[]´s
pra que mexer do cardã??? sai mais facil e barato mandar um torneiro fazer um espacador de 2cm p/ que fique entre a cruzeta e a flange que sai do diferencial, dai basta comprar parafusos maiores e pronto... facil, rapido e barato..
E nessas horas qualquer economia é bem vinda :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]'s
Luiz_akium
24/08/2005, 18:41
Ramiro.
Eu já sabia disso !!!!! :twisted: Ainda mais q no dia q te falei isso o Marvel estava do seu lado ai vc fica toda avoada !!!!! :mrgreen: :mrgreen: . Realmente o certo é já fazer nos 2 ainda + se vc tiver amortecedores dando o curso total para a suspensao e tbm jumelos articulados ou até revolveres , ai senaum fizer e pedir para pega-lo no chao toda hora !!!
Abraços
Luiz.
norberto
24/08/2005, 22:48
quando ao catalaago de medidas de amortecedores, no site da monroe tem (ou tinha) eu baixei de lá a muito tempo
Fabiano, achei o catálogo! Beleza!
Peguei o código dos originais no próprio site, olhei as dimensões na tabela, somei com o quanto levantou, e achei na tabela várias opções pra dar o maior curso possível (considerando o prisioneiro posicionado logo abaixo do eixo).
Agora vou ver se acho os amortecedores e verificar se vou ter condições $$$
Valeu!
Pra quem quiser pesquisar: http://www.monroe.com/catalog_lookup/ocl_miscappinfo.asp
[]s
norberto
27/08/2005, 19:43
Infelizmente o catálogo do site não tem os mesmos códigos utilizados no Brasil.
Mas já peguei um catálogo (Monroe) numa loja e fiz uma seleção de possibilidades.
Os mais indicados (pelo tamanho) são o do Monza, na frente, e o da L200 atrás. Não achei o da L200, mas o da Kombi também serve.
Porém o meu mecânico acha que usar estes amortecedores (L200 ou Kombi), vai deixar o jipe muito duro. É isso mesmo?
Alguém tem outras opções?
Ramiro, como é que tá o da F1000?
[]s
norberto
27/08/2005, 19:53
Ah, o Samurai já está SPOAdo e fiz hoje uma trilha boa, deu pra testar legal.
Tá mais duro que antes, acho que por causa dos jumelos originais, e os amortecedores originais estão dando batente, reduzindo o curso pra cima. Vou trocar logo. Eles foram instalados nos suportes originais, que estão invertidos.
Tenho também que trocar os pneus (Geninho 1001 225 75R15), que ficaram minúsculos.
E aí tem que ter X-Crawler! hehe
Cadê???
Fora o curso limitado pra cima e os parafusos soltos das rodas, hehe :putz: , ficou ANIMAL!!!
Quando trocar os pneus então... :twisted:
[s]
Ramiro - Bin Lôco
29/08/2005, 19:00
Norberto escreveu:
Ramiro, como é que tá o da F1000?
Na minha avaliação, ficaram ótimos. Fiz o Pinheirinho e o Verde (Buraco do Camel) e o Samuca teve um desempenho melhor do que eu esperava!!!
Tá o Bicho! :concordo: :concordo:
[]'s :mrgreen:
norberto
29/08/2005, 20:25
Pois é, tem mais gente que usa de Kombi, F1000, acho que amortecedores maoires, nacionais, só vou encontrar de veículos mais pesados, mesmo. De qualquer maneira, dessa semana não passa. Fazer trilha dando batente é que não dá.
E eu peguei o carro na oficina e fui pra trilha. Os parafusos das rodas estavam soltos...Perigo danado!
Ô Rafa, manda as fotos por e-mail: nnorba@uai.com.br
[]s
dioneiemme
18/10/2005, 15:25
Norberto
Como você fez com o eixo dianteiro?
Você girou o eixo para o focinho do diferencial, ou não precisou?Nao ta estrangulando
as cruzaras do cardã?
Eu estou fazendo Spoa no meu, o eixo traseiro eu girei um pouco, mas o da frente
é meio complicado pra se fazer isso!!
:pensativo: :pensativo:
[]'s
Ramiro - Bin Lôco
18/10/2005, 15:39
Dioneiemme, beleza?
Fiz a SPOA do meu Samuca na Alternativa e pelo que me consta o eixo dianteiro não precisa girar, basta soldar os berços exatamente no ponto oposto do original, já na traseira de fato precisa girar um pouco o eixo!!!
[]'s :concordo:
dioneiemme
18/10/2005, 15:52
Beleza Ramiro
Vou tentar fazer assim pra ver o q da.
Eu ja fiz o eixo traseiro e ja instalei o kit x-crawler, agora falta fazer o dianteiro,
o high steer, e comprar amortecedores novos.Ah , e escolher um pneu tesão!! :dance: :dance:
[]'s
norberto
18/10/2005, 17:32
Dioneiemme,
O meu tá um pouquinho girado. Muito pouco, mesmo. Acho que não foi por querer...
Acho que é melhor não girar, senão vai ter que girar os munhões ao contrário, pra compensar.
Vou postar umas fotos da fixação, mas dá pra ver o pequeno ângulo
norberto
18/10/2005, 17:45
as fotos
norberto
18/10/2005, 17:50
Observação:
A câmera estava inclinada. Tem ver o ângulo entre os berços.
[]s
se girar demais o eixo dianteiro o CASTER vai pro saco.... dai a solucao é voltar p/ inclinacao original ou cortar os eixos e girar os munhoes p/ corrigir o caster
T+
Gigantin Samurai
25/12/2007, 17:23
Pq vc não deixa o samuca assim:
http://rallynog.com.br/fotos/varias/carro06g.jpg
Parece que o samuca ficou um "pouco" alto.
hehehehe
Brincadeiras a parte, feliz natal a todos!!!!
Mineiro do Cerrado
07/01/2008, 11:12
Pessoal
Uma pergunta.... entre spoa, amortecedores e mão de obra gasta-se na média de quanto???
Abraços