PDA

Ver Versão Completa : Meu Vitara tombou de lado com minha esposa

marcelneves
10/09/2012, 11:40
Pessoal do Fórum, bom dia.
Venho aqui postar uma notícia meio triste.
Minha esposa tombou o Vitara numa rua de terra.
Graças à Deus, ninguem se arranhou, machucou, cortou ou qualquer outra coisa.
Passado o susto, estou partindo para arrumar o carro.
A lista de coisas danificadas ficou mais ou menos assim.
- Parabrisas quebrado.
- Janela lateral direita quebrada.
- Retrovisor direito esmagado.
- Coluna dianteira direita amassada.
- Lateral direita amarrotada.

Segundo o relato de minha esposa, o carro puxou repentinamente para a direita, ela tentou acertar a trajetória e depois o carro deu um cavalo-de-pau e calçou numa vala do outro lado da rua causando o tombamento. Verifiquei se havia algum furo no pneu, pivot, ponteira ou do tipo solto, nada.
Chequei a balança traseira e nada.

Estou pesquisando para saber se houve alguma falha mecânica no carro que poderia ter causado o acidente a atá agora não achei nada. Se tiverem sugestões do que poderia ser, aceito.

Outra ajuda que estou precisando é sobre onde encotrar as peças de funilaria do vitara. Acho que pelo menos a coluna dianteira, eu terei que substituir.

Marcel Neves

mauricio_silva
10/09/2012, 12:29
Humm...:pensativo:

Isso está parecendo "Shimmy"... Dê uma olhada na barra estabilizadora de direção e no amortecedor (de direção). Verifique o estado das buchas e se não houve quebra na barra estabilizadora.
Deve ser isso, creio eu...
[]s.

- Parabrisas quebrado.

Segundo o relato de minha esposa, o carro puxou repentinamente para a direita, ela tentou acertar a trajetória e depois o carro deu um cavalo-de-pau e calçou numa vala do outro lado da rua causando o tombamento. Verifiquei se havia algum furo no pneu, pivot, ponteira ou do tipo solto, nada.

Estou pesquisando para saber se houve alguma falha mecânica no carro que poderia ter causado o acidente a atá agora não achei nada. Se tiverem sugestões do que poderia ser, aceito.

Outra ajuda que estou precisando é sobre onde encotrar as peças de funilaria do vitara. Acho que pelo menos a coluna dianteira, eu terei que substituir.

Marcel Neves

nanito
11/09/2012, 11:35
- Parabrisas quebrado.

Marcel Neves

Provavelmente sua esposa estava numa velocidade incompatível com o piso irregular da estrada de chão. O Vitara, assim como muitos jipes, tem tração traseira e entre-eixos curto, o que facilita ele "perder a traseira" em qualquer chacoalhada numa velocidade acima de 60Km/h, em trechos irregulares com costeletas. Mesmo com o 4x4 hi, corre o risco disto acontecer.

Juliano Nitsch
11/09/2012, 21:52
Tem Vitara no mercado livre para retirada de pecas. Tem também o pessoal do tracado4x4... meu pai comprou algumas pecas com eles semana passada e veio tudo certo e no prazo. Sao meio enrolados no contato via e-mail, mas respondem.

Até mais.

achoefel
12/09/2012, 09:30
Tbem acredito na versão do Nanito. Quando se anda em chão batido com costeletas, o bicho fica xucro mesmo, e derepente ela se assustou pisou mais ainda no acelerador e o bicho ladeou e virou

mauricioalan32
12/09/2012, 10:33
Isso aconteceu comigo a um ano atras, andando em estrada de chao, ao fazer uma curva um pouco acentuada, junto com meu filho, o jipe do nada rabiou a traseira, ai qndo tentei corrigir ele a dianteira arrastou e fiquei de lado na estrada, o jipe inclinou no limite que dava, com as duas rodas do lado do carona no ar, fiquei só esperando o impacto, ai fiquei quietinho com o jipe apoiado nas extermidades dos pneus do lado do motorista, e com o retorno dos amortecedores o jipe voltou na posição certa, se tivesse 0,100 gramas a mais do meu lado ele rolava barranco abaixo. Foi um tremendo susto, pra mim e pro meu filho, com isso aprendi que jipe é traiçoeiro em estradas nao pavimentadas! Fica a dica de alerta pro povo jipeiro!

Abs

TFelipe
12/09/2012, 15:53
a única experiencia que tive com o carro se jogando pros lados foi por causa de uma bucha...
da uma verificada se as buchas dos 2 braços que seguram o eixo traseiro estão inteiras, pra mim aconteceu que uma dessas buchas tava podre e caiu fora, o eixo continua aparentemente normal, porem com folga, e como a tração é traseira, essa folga deixa o carro extremamente instável, tu pisa no acelerador ele joga pra um lado, solta o acelerador e deixa o carro correr sozinho ele joga pro outro lado, e assim vai (isso no asfalto!), em estrada de chão, a 60km/h deve ser bem pior!

carlos muller
12/09/2012, 19:12
TRAADO 4X4 - ESPECIALIZADA EM PEAS SEMI-NOVAS DE VEICULOS 4X4 (http://www.tracado4x4.com.br/produtos.php?cod_linha=3)

aki tem!!!

marcelneves
13/09/2012, 08:58
TRAADO 4X4 - ESPECIALIZADA EM PEAS SEMI-NOVAS DE VEICULOS 4X4 (http://www.tracado4x4.com.br/produtos.php?cod_linha=3)

aki tem!!!

Carlos, muito obrigado pela ajuda. Tem tudo mesmo!!
Já estou providenciando a lateral e o vidro lateral quebrado.

Marcel

Edemar
13/09/2012, 23:19
Boa dica ! já está nos favoritos.

aryrj
14/09/2012, 17:10
Carlos, também acabei de comprar lá! Tomara que tudo corra bem!

TFelipe
14/09/2012, 18:06
báá onde tava escondido esse site o tempo todo!?!?!?

quando chegar as coisas digam como foi, se correu tudo bem! to de olho numas peças também!

aryrj
18/09/2012, 17:49
As peças chegaram. Um dia após a compra! Vou montar e ver se está tudo ok.

aryrj
19/09/2012, 15:59
Tudo perfeito. Pelo menos nessa 1ª experiência, aprovado.

marcelneves
17/01/2013, 20:30
Comprei as peças com o pessoal da traçado 4x4 e gostei muito. As partes chegaram inteiras e o carro já está rodando de novo. Agradeço ao pessoal do forum pelas dicas.

thejpedros
18/01/2013, 16:38
Uma coisa que percebi no Vita é que na areia ele derrapa muito fácil principalmente se entrar acelerando ou em alta velocidade nas curvas. Estou com o meu em uma cidade sem qualquer asfalto e levei alguns sustos com isso no inicio... agora é só diversão haha.

Daniel Engelbrecht
19/01/2013, 22:59
Recentemente vi uma F250 cabine simples que tombou também. A pessoa estava dirigindo em estrada asfaltada, a uns 50km/h apenas, e, por um breve instante, colocou a cabeça para fora da janela e virou um pouco para trás para falar com um carona que estava na caçamba. Nisso o carro começou a sair da pista para a direita. Assim que as rodas da direita entraram na grama, outro carona (que estava dentro da picape) deu um grito. O motorista se assustou e puxou o volante para a esquerda de forma brusca. A picape simplesmente tombou. Detonou toda a lateral, quebrou o vidro traseiro, espelho retrovisor, estribo... E o cara que estava na caçamba se machucou bem.

marcelneves
20/01/2013, 11:24
Com a minha esposa foi a pura "lei de Murphy".
Ela saiu de casa sem fazer a inspeção externa no carro.
O pneu dianteiro direito estava com a pressão baixa. Ela foi trocar a música no player e encaixou a roda num sulco que um caminhão deixou quando a estrada de barro estava molhada. Este sulco tinha exatamente a altura e largura do pneu do carro e ia em direção a um poste. Ela se assustou, deu uma guinada muito forte no carro, o pneu saiu do aro e o carro deu um "cavalo-de-pau", indo calçar as duas rodas do lado do carona num ressalto do outro lado da rua. Depois de calçado, segundo ela o carro ainda demorou um pouco para tombar. .

cezarsantiago
21/01/2013, 22:41
Estradinha de chão....engata o 4x4! sempre!

Guicerqueira
21/01/2013, 23:47
Provavelmente sua esposa estava numa velocidade incompatível com o piso irregular da estrada de chão. O Vitara, assim como muitos jipes, tem tração traseira e entre-eixos curto, o que facilita ele "perder a traseira" em qualquer chacoalhada numa velocidade acima de 60Km/h, em trechos irregulares com costeletas. Mesmo com o 4x4 hi, corre o risco disto acontecer.

90% de chances de ter sido isso mesmo. Fui com o meu Tracker para a Bahia e sempre que estava em estradas de terra com costeletas ou alta frequencia de pequenos buracos o carro perdia a traseira. Chegava a ser divertido, porque o bicho ficava quase que fazendo drift em média velocidade. Ligando a 4x4 Hi o efeito era praticamente anulado. Mas, imaginando que a sua esposa não deve ter muita experiência com jipes e carros altos, para ela tudo deve ter acontecido rapido demais. Mulheres quando estão com jipes costumam dirigir habitualmente como em um carro de passeio. Só que elas raramente percebem pneus descalibrados, problemas de alinhamento ou balanceamento. Então, me parece natural ela ter percebido a traseira passando a frente quando já era tarde demais... é o que acho.