Ver Versão Completa : tirar roda livre e deixar mecanismo original?
waltin willys
10/09/2012, 01:20
olá amigos jipeiros, estive pensando muito ultimamente na idéia de retirar a roda livre do meu cj5 e deixar o mecanismo original, pelo simples fato do trabalho de descer do jipe toda vez que quero ligar o 4x4. Queria saber se a roda livre tem algum efeito relevante no desempenho quando realmente precisarmos do 4x4. O que vcs acham? Muito obrigado desde já.
olá amigos jipeiros, estive pensando muito ultimamente na idéia de retirar a roda livre do meu cj5 e deixar o mecanismo original, pelo simples fato do trabalho de descer do jipe toda vez que quero ligar o 4x4. Queria saber se a roda livre tem algum efeito relevante no desempenho quando realmente precisarmos do 4x4. O que vcs acham? Muito obrigado desde já.
Bom dia prezado ! pelo visto você está com o Jeep a pouco tempo, certo ? bem, a roda livre manual ou automática serve para diminuir o consumo de combustível e reduzir o desgaste dos elementos da tração dianteira quando não estiverem em uso ( cruzetas, diferencial etc ), parece que você quer instalar uma RL automática, entretanto a RL manual é tida como mais robusta que a automática . . . e veja bem, você não precisa acionar a roda livre toda vez que for engatar o 4X4, quando chegar em um trecho em que suspeita haver necessidade do 4X4 você liga a RL e desliga no final do trajeto, nesse meio tempo você pode engatar ( pela alavanca ) o 4X4 e desengatar a hora que quiser, você vai perceber nitidamente o "peso" do diferencial quando fizer isso, boa sorte e um abraço !
Em tempo : Meu CJ64 tem roda livre automática, nunca tive problema, mas não faço trilha pesada e assim que puder vou colocar uma AVM manual . . .
georgevalle
10/09/2012, 08:27
Waltin é como o Jacimar já falou a RL automática não é tão robusta quanto a manual sendo assim que ela não é confiável, tinha no jeep a automática em por várias vezes ela falhou, revisava, testava e na hora que precisava estava 4x2 e não tinha jeito tinha que ser rebocado, coloquei uma manual e nunca mais tive problemas não que nunca estrague estou com uma manual do sportage que desengata sozinha terei que trocar mas que dura muito mais que a automática dura.
A roda livre automatica tem a desvantagem de desengatar ao descer com o 4x4 engatado por isso ela nao cumpre o papel a que se destina.
A manual uma vez engatada ela nao desengata sozinha.
waltin willys
10/09/2012, 12:50
humm, entendi, acho melhor eu deixar minha roda livre manual mesmo então, assim evito problemas shaushaushaush. Muito obrigado a todos, grande abraço.