Ver Versão Completa : F75 6cc diferencial curto qual o melhor?
Ismael Montes Sousa
10/09/2012, 00:49
Amigos colokamos a F75 na rodovia eis a velha questão do diferencial curto :parede:! 50, 60, 70 de boa deu 80, 90 de 4ªmarcha esguelado o que fazer? Mecânicos me disseram para eu alongar mais o diferencial PORÉM corro o risco dela fikar boa em velocidade final mais froxa de arrancada morros e tals, outros disseram para eu adaptar cambio 5ª marcha da s10 v6 com diferencial, Lembrando que o motor dela é do maverick 6cc Ford 3.0 e não é para trilha não só carro de passeio mesmo, e é 4x2 Qual a melhor solução?
Deu uma raiva ver o fuskinha 1300 original ultrapassando nois putsss :evil:
fabiolammel
10/09/2012, 10:56
Ismael,
Qual a medida do pneu que está usando??
Levando em consideração que seu uso é passeio e estrada, cambio 4 marchas original, motor 6cc 3.0, deves trocar apenas relação do diferencial. Ainda mais por ser 4x2, é só uma relação que precisa trocar.
Se colocar usada, vai gastar entre R$500 - 700,00 já instalada.
Tem várias opções para seu carro, acho que deveria usar uma 11/43 = 3,90, usando pneus 255/75 15, a 90km/h vai das umas 2500rpm, bem tranquilo, a 3500rpm vai estar a 130km/h, ai o fuskinha terá que acelerar bastante também hehehe
Abraço
Ismael,
Levando em consideração que seu uso é passeio e estrada, cambio 4 marchas original, motor 6cc 3.0, deves trocar apenas relação do diferencial. Ainda mais por ser 4x2, é só uma relação que precisa trocar.
Tem várias opções para seu carro, acho que deveria usar uma 11/43 = 3,90, usando pneus 255/75 15, a 90km/h vai das umas 2500rpm, bem tranquilo, a 3500rpm vai estar a 130km/h, ai o fuskinha terá que acelerar bastante também hehehe
Abraço
eu possuo uma rural 4x2 com bf 161 (2600) e relação 11/43 pneus 225/75 r15 e num da isso tudo não!! sem comtar que não cabe pneus mais largos que isso na trazeira pois a minha esta com molas cansadas e estou adorando a altura ja que é para asfalto pq levantar, voltando a questão anterior poderia pensar em caixa de chevete de 5 marchas, no meu caso eu ñ estou afim de perder o cambio na coluna.
fabiolammel
11/09/2012, 10:51
cangu,
Não ta isso tudo o que?? Não tem velocidade? muito giro do motor? não tem força??
Do pneu 225/75 pro 255/75 tem bastante diferença...tanto que foi uma questão que deixei para o Ismael, qual pneu está usando, pois influencia muito.
O pneu mais legal para a Rural original é o 225/75 ou o 750-16.
Em questão de originalidade, o mais fácil é adequar a relação do diferencial do que trocar caixa de cambio.
georgevalle
11/09/2012, 11:43
Não sei quanto a 1ª marcha das 4x2, mas semana passada procurando um conj C&P para a minha rural, o Sr. Miguel (mecânico das antigas com certo estoque de peças) me ofereceu uma relação 15/sei-lá-o-quê, ele falou que saiu nas aerowillys automóvel por isso uma relação longa, se a 1ª for bem curta talvez possa usar este conjunto.
fabiolammel
11/09/2012, 12:11
georgevalle,
Aero Willys, acho que é 11/45 = 4,09.
Não vejo necessidade de alongar mais que isso, senão ganha velocidade final, mas nunca vai conseguir chegar nela rsrsrs o resto vai ficar muito fraco de andar...
A relação das marchas da 4x2 e 4x4 são iguais. Muda a relação da caixa se o motor for 4 ou 6cc, 4cc é mais reduzida.
Ismael Montes Sousa
16/09/2012, 12:38
Ismael,
Abraço
Intão amigo minha f75 está com pneus originais aro 16 só para passeio mesmo o por isso que eu quero ela com mais velocidade e não quero perder o cambio na coluna me intende?
Ismael Montes Sousa
16/09/2012, 12:42
eu possuo uma rural 4x2 com bf 161 (2600) e relação 11/43 pneus 225/75 r15 e num da isso tudo não!! sem comtar que não cabe pneus mais largos que isso na trazeira pois a minha esta com molas cansadas e estou adorando a altura ja que é para asfalto pq levantar, voltando a questão anterior poderia pensar em caixa de chevete de 5 marchas, no meu caso eu ñ estou afim de perder o cambio na coluna.
Eu tambem não quero perder meu cambio na coluna pois fika ruim para a 3ª pessoa que for no meio né? o cambio em baixo estrova um pokinho hehehehe
fabiolammel
16/09/2012, 14:10
Ismael,
Descobre qual a relação que tem na sua Rural.
Existem várias maneiras para tal, exemplificadas aqui no forum mesmo. Seu diferencial pode possuir na carcaça, uma plaqueta original que indica a relação, pode-se abrir a tampa do diferencial e contar os dentes da coroa e do pinhão ou também rodando o carro, medindo uma volta inteira da roda quantas voltas o cardã completou...
Assim, podemos saber se está original ou foi modificada. E qual poderia melhorar teu uso.
Vale lembrar que é uma Rural e que não foi projetada para grandes velocidades, logo não tem como melhorar muito deixando as configurações originais.
Um pneu com diâmetro, aumenta a relação e faz baixar o giro. Veja se o pneu é 7-00 ou 7-50 16.
Abraço
Ismael Montes Sousa
20/09/2012, 20:06
Ismael,
Existem várias maneiras para tal, exemplificadas aqui no forum mesmo. Seu diferencial pode possuir na carcaça, uma plaqueta original que indica a relação, pode-se abrir a tampa do diferencial e contar os dentes da coroa e do pinhão ou também rodando o carro, medindo uma volta inteira da roda quantas voltas o cardã completou...
Assim, podemos saber se está original ou foi modificada. E qual poderia melhorar teu uso.
Vale lembrar que é uma Rural e que não foi projetada para grandes velocidades, logo não tem como melhorar muito deixando as configurações originais.
Um pneu com diâmetro, aumenta a relação e faz baixar o giro. Veja se o pneu é 7-00 ou 7-50 16.
Abraço
Vou olhar akii depois a relação dela nessa plaquata que vcs me disseram mais posso lhe adiantar uma coisa minha F75 era original 4cc OHC e a 8 anos meu avo colokou nela o Ford 3.0 do Maverick 6cc acho que tá aí o problema a relação não foi modificada :putz: Acho que descobri o probleminha hehehehehe
Ismael Montes Sousa
20/09/2012, 20:17
Ismael,
Abraço
Achei a danadinha da plaqueta original :cool: ela fika do lado esquerdo da tampa do diferencial presa por dois parafusos a numeração que esta lá é 44/9 - 4,88 é isso que está escrito lá!
fabiolammel
21/09/2012, 08:26
Ismael, ta explicado hehehe
4,88 é bem reduzido mesmo para andar na estrada. Essa relação é bastante usada nas 4x4, para trilha.
Coloca uma relação 11/43 = 3,90, vai fazer toda diferença.
fabiolammel
21/09/2012, 11:13
Ismael, esqueci de comentar...
Com a relação 4,88 o motor a 3.000rpm a velocidade é aproximadamente 80km/h, com a relação 3,90 a 3.000rpm a velocidade vai para 100km/h.
Acho que ajuda!
Ismael Montes Sousa
21/09/2012, 19:51
Ismael, ta explicado hehehe
4,88 é bem reduzido mesmo para andar na estrada. Essa relação é bastante usada nas 4x4, para trilha.
Coloca uma relação 11/43 = 3,90, vai fazer toda diferença.
Hehehehehe tá explicado mais achei muito barato a relação mais longa no mercado livre achei até por 300 reais, mais essa 3.90 não vai fikar muito frouxa na subida e tals não? e vai dar uma boa velocidade final? até aí é só alegriaa :euforico: mes que vem to indo andar atrás disso aí, e outro problema é se essa relação vai caber na carcaça dana 44 :parede: né rsrsrs
fabiolammel
21/09/2012, 21:16
É mais barato pq a maior procura são nas relações mais curtas.
Vai perder um pouco de força em baixa, mas não vai notar, pois o motor do Maverick deve suprir sem problemas.
A relação Dana44 são todas iguais, Willys, Rural, F-75, F-85...
Ismael Montes Sousa
22/09/2012, 10:09
É mais barato pq a maior procura são nas relações mais curtas.
Vai perder um pouco de força em baixa, mas não vai notar, pois o motor do Maverick deve suprir sem problemas.
A relação Dana44 são todas iguais, Willys, Rural, F-75, F-85...
Intão essa 3.90 seria a melhor mesmo trocando umas ideias aki com os mecanicos pois ela não vai fikar tão acelerada a 100km/h tambem eu não preciso mais do que isso rsrsrsrsrs mas se possivel poderia dar mais uma alongada mais ai é akele negocio fika muito frouxa! Mes que vem eu to indo atras disso daí! aí eu vou vender a minha 4.88 :euforico:
Ismael Montes Sousa
13/10/2012, 00:32
Amigos andei dando uma olhada akii no Mercado Livre e vi essas rodas akii Roda De Ferro / Aço 15x6 15x8 15x10 - F100 Galaxie Hot Preta - R$ 245,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438951917-roda-de-ferro-aco-15x6-15x8-15x10-f100-galaxie-hot-preta-_JM) Fika muito legal na F75 fika um estilo hot e uma pergunta se eu tirar essas rodas aro 16 da minha f75 e colokar as aro 15 como essas eu vou ter um ganho em termos de velocidade ou perda? pq conforme for eu vo coloka mesmo a relação 3.90 e no meu caso eu estou optando pela que dê maior velocidade!
cangu,
Não ta isso tudo o que?? Não tem velocidade? muito giro do motor? não tem força??
Do pneu 225/75 pro 255/75 tem bastante diferença...tanto que foi uma questão que deixei para o Ismael, qual pneu está usando, pois influencia muito.
O pneu mais legal para a Rural original é o 225/75 ou o 750-16.
Em questão de originalidade, o mais fácil é adequar a relação do diferencial do que trocar caixa de cambio.
não chega nessa velocidade toda citada
fabiolammel
13/10/2012, 11:55
Ismael,
Quanto menor for o diâmetro externo, roda+pneu, menor fica a relação e perde velocidade final.