PDA

Ver Versão Completa : Rino 110, 120 e 130 - Garmin



julianor
17/08/2005, 10:30
Pessoal:

Alguém utiliza algum Radio/GPS da linha Rino da Garmin ?

É possível utilizar mapas do brasil neles ? Tem conexão com o pc e etc ?

Sei que o rádio sê comunica com TalkAbout e similares....mas o GPS dele como é ?

julianor
18/08/2005, 11:27
Para quem não conheçe, segue abaixo o link e uma foto.

http://www.garmin.com/products/rino120/

Acho interessante ele pois tem rádio GPRS e GPS em um único aparelho.

Wallace
18/08/2005, 16:57
Se for usar basicamente na mão até que tudo bem.
Mas se for usar no jipe fica ruim porque entre outras coisas a tela a muito pequena.
Eu também não acho interesante ter um unico aparelho com duas funções importantes de seguranção.
Se ficar sem pilha fica literalmente perdido e sem comunição.
Mas se quiser vendo sob encomenda:
Garmin Rino 110, US$ 210,00
Garmin Rino 120, US$ 280,00
Garmin Rino 130, US$ 380,00
O 110 não aceita mapas.
A comunicação é somente serial.
Outro modelos tem porta USB e muitos ambas.

julianor
19/08/2005, 08:14
Se for usar basicamente na mão até que tudo bem.
Mas se for usar no jipe fica ruim porque entre outras coisas a tela a muito pequena.
Eu também não acho interesante ter um unico aparelho com duas funções importantes de seguranção.
Se ficar sem pilha fica literalmente perdido e sem comunição.
Mas se quiser vendo sob encomenda:
Garmin Rino 110, US$ 210,00
Garmin Rino 120, US$ 280,00
Garmin Rino 130, US$ 380,00
O 110 não aceita mapas.
A comunicação é somente serial.
Outro modelos tem porta USB e muitos ambas.

Obrigado Wallace.

Uma grande preocupação é exatamente a duração da bateria/pilhas.

Wallace
19/08/2005, 20:20
E se não me engano eles usam 3 pilhas AAA o que sempre complica por não ser um numero par.

Cláudio Brasília
14/04/2006, 10:13
Realmente este tipo de equipamento consome mais, pois além de GPS pode-se transmitir para os talk-about e canais além. Existe a possibilidade de, através do set up, desligar somente o rádio, poupando assim alguma carga nas baterias. Pode-se, também, desativar somente o GPS, utilizando a carga somente para uso em transmissão de voz. Mas deve-se lembrar que, agindo assim, estaria alijando uma das melhores características destes equipamentos, que é transmitir a posição, ou esta ser requerida por outrem, para outros equipamentos da mesma família, o que forma uma rede virtual de comunicação e posicionamento, dentro do raio de alcance dos aparelhos envolvidos neste tipo de operação. Outra opção, quando embarcado é poder utilizar um cabo Y para aproveitar a alimentação 12VDC de uma tomada de isqueiro; se tiver um laptop, a outra perna deverá ser ligada na serial e/ou USB, para que com a utilização de programas de navegação em tempo real, indicar em uma carta, com imagens georeferenciadas, a posição exata e outras informações daquela e de outras unidades.

Cláudio Brasília
26/05/2006, 15:55
Para responder a pergunta inicial deste tópico; gostaria de acrescentar que tenho usado o Rino 120, com os mapas do grupo de trabalho/projeto TrackSource para municípios, instalados e visualizados via o programa MapSource da Garmin e que, uma vez instalados estes softwares no computador PC, estes mapas foram transferidos com sucesso para a unidade Rino 120, via cabo serial e apareceram coisas diferentes e mais detalhadas do que anteriormente para o município de Brasília (mas vejo não tem o mesmo nível de detalhamento do que os municípios de BH, SP e outros, por exemplo); penso que o mesmo deverá ocorrer para os demais municípios, basta que aquele desejado seja instalado, selecionado e transferido no programa Mapsource da Garmin. O mesmo ocorre para os arquivos do grupo/projeto TrackSource estadual. Um grande abraço a todos e saudações.
PS: Com relação ao consumo (Battery Life), são 28 horas para uso somente do GPS, até 20 horas de uso com o rádio e de até 15 horas com a utilização de ambos. São três baterias de 1.5vdc do tipo AA.
PS:Aqui abaixo vai a tabela de frequências.