Conectar

Ver Versão Completa : 4x4 Hilux SW4 94 não funciona

ProjetoQuad
09/09/2012, 22:05
Bem, estou com uma Hilux SW4 94 gasolina 2.4 que está turbinada, mas o 4x4 dela não funciona, ele engata e tal mas não funciona, quando vou na terra so as rodas trazeiras rodam... Um amio me disse que a dele fez isso uma vez e que ele resolveu levando num mecanico que deu uma olhada no sistema de VACU dela e resolveu.
É bem complicado de conseguir levar o carro no mecanico..... então gostaria de saber se alguem tem uma ideia do que acontece ou se teria por ai um diagrama do sistema de vacu dela que é bem complicado.

Bom vou esperar.
Abraço
Erico

Renato Camargo
10/09/2012, 12:48
Vamos começar pelo mais simples. Voce engatou a roda livre nas rodas dianteiras? O que seria esse vacu?

ProjetoQuad
10/09/2012, 15:14
O VACU são aquele monte de mangueira que fica na caixa de motor da hilux 94.
Bom talvez eu não fui especifico....
A Hilux 94 motor 22RE 2.4 gasolina e muito bom mas é fraquinho, dai então eu turbinei ele. Com apenas 0.5 de pressão de turbina ela fica beeeemmm espertinha, bem mesmo.....
Este motor tem um monte de mangueira que é o sistema de pressurização do ar dela toda, chama VACU. E esse brother meu me disse que se as mangueiras do VACU estiverem fora da ordem o 4x4 da Hilux num funciona....

atsf
10/09/2012, 15:52
ProjetoQuad, acredito estejas te referindo ao sistema de vácuo que acopla o diferencial dianteiro:

369716

http://www.4wheeloffroad.com/techarticles/drivetrain/131_1103_toying_with_ifs_1992_toyota_4runner/photo_06.html (http://www.4wheeloffroad.com/techarticles/drivetrain/131_1103_toying_with_ifs_1992_toyota_4runner/photo_06.html)

Acredito que esse mecanismo é exclusivo das 4Runners (gasolina) que usam o A.D.D. Acho que as SW4 (motor 3L) que usam roda livre manual não usam esse sistema, mas agora não tenho como confirmar. :semideia

Toyota Tech: Defeating the ADD System - ORN (http://www.4x4wire.com/toyota/tech/add/)

Logo alguém completa o assunto.

Renato Camargo
10/09/2012, 18:39
Eu estava estranhando, porque a maioria das japinhas daqui tem roda livre, eu nem sabia que existia outro sistema.

Leonardo Dic
10/09/2012, 22:00
Erico se o sistema de vácuo dela usa o vácuo do coletor de admissão com a pressão da turbina não vai ter mais vácuo quando acelera. Pode ser aí o problema.
Uma vez me falaram q o sistema de vacuo da toyota na ausencia de vacuo acoplava o diferencial e o vacuo era pra liberar, nunca testei isso.

Ergue a dianteira dela e faz os testes com motor desligado, em marcha lenta e acelerando pra ver o q acontece.

Ezahn
10/09/2012, 23:31
Erico, a sua SW deve ser com roda livre automática, não tem a chavinha no centro da roda, certo? Nas a gasolina acho que é bem mais comum que nas diesel, digo nas até 95. Se é desta roda livre automática (ADD), então ela é acionada com vácuo. Se o vácuo é o do coletor de admissão, o que é usual em carros a gasolina, então deve ser o que o Leonardo Dic comentou, mas neste caso o freio tb deve ter ficado sem o servo-freio, ou seja, ficado bem mais duro. Se for isto vc terá que instalar a bomba de vácuo igual a das diesel, que vai acoplada no alternador. Um outro jeito de testar é soltar a mangueira do coletor e ver se funciona o 4x4.

Tadi
22/09/2012, 15:36
Bem, estou com uma Hilux SW4 94 gasolina 2.4 que está turbinada, mas o 4x4 dela não funciona, ele engata e tal mas não funciona, quando vou na terra so as rodas trazeiras rodam... Um amio me disse que a dele fez isso uma vez e que ele resolveu levando num mecanico que deu uma olhada no sistema de VACU dela e resolveu.
É bem complicado de conseguir levar o carro no mecanico..... então gostaria de saber se alguem tem uma ideia do que acontece ou se teria por ai um diagrama do sistema de vacu dela que é bem complicado.

Bom vou esperar.
Abraço
Erico

Faça o seguinte teste: Ligue a chave de igniçao e peça pra alguem engatar e desengatar a alavanca da 4x4. Entao verifique se as avalvulas fazem barulho de acionamento (clic). Caso uma delas nao esteja barulhando é porque está queimada. Caso todas duas estejam acoplando, verifique as mangueiras de vacuo. Pode ser que estejam vazando. Pode ser tambem o rele. Quando voce muda a posiçao da alavanca 4x4 o rele tamebem faz um clic. Verifique estes itens.

ProjetoQuad
27/09/2012, 15:22
Galerinha,

Muito obrigado pelas informações, a do rele e a dos clics eu vou testar com certeza.
Sobre o sistema de Vacuo dela do corpo de borboleta dela ser acoplado com do 4x4 não é não...... Novamente eu fui mané e não contei a historia toda dela.
Bom Ela era de um grande amigo, vi quando ele comprou ela original, turbinou e tal, no inicio deu isso nela de não funfar o 4x4 dai ele levou numa loja super cara aqui em brasilia e resolveram isso e ela continuou turbo, bão dai ele vendeu a mesma para um cara, o cara não cuidava e foi acabando com a pobrezinha.... No fim das contas comprei ela desse cara e arrumei ela toda, ela ficou parada 1 ano sem nem ligar, dai peguei arrumei levei num mecanico de confiança que botou ela para funcionar, agora ela está espertinha novamente, faltando alguns detalhes, mas ta bacana e tem esse problememinha do 4x4.
E ela não é 94 é 95, bom vou fazer esses testes do rele e tal, verificar se ela engata o 4x4..... ao que ja fiz quando coloco a reduzida ela aparenta estar engatada, chega anda mais devagar e gira mais (conta giro) como se estivesse mesmo na reduzida, mas so funciona as traseiras.
Bom vou fazer isso que falaram, o meu problema é que quase não tenho tempo, tempo mesmo para levar no mecanico e acompanhar todo o processo, digo isso, pois quando levo no mecanico eu acompanha o processo todo, pois varias vezes eu mesmo arrumo os meus carros pois vi como é feito..... isso é outra historia.... mas é por isso que ainda não levei nessa loja carissima para ver isso..... mas acho que vou acabar morrendo la mesmo, antes farei mais alguns testes.......
Valeus, valeus..... vou fazer os teste e posto aqui o que descobri.....

ProjetoQuad
27/09/2012, 15:39
ProjetoQuad, acredito estejas te referindo ao sistema de vácuo que acopla o diferencial dianteiro:

369716

http://www.4wheeloffroad.com/techarticles/drivetrain/131_1103_toying_with_ifs_1992_toyota_4runner/photo_06.html (http://www.4wheeloffroad.com/techarticles/drivetrain/131_1103_toying_with_ifs_1992_toyota_4runner/photo_06.html)

Acredito que esse mecanismo é exclusivo das 4Runners (gasolina) que usam o A.D.D. Acho que as SW4 (motor 3L) que usam roda livre manual não usam esse sistema, mas agora não tenho como confirmar. :semideia

Toyota Tech: Defeating the ADD System - ORN (http://www.4x4wire.com/toyota/tech/add/)

Logo alguém completa o assunto.

Li o artigo todo, nele ele ensina como tirar o sistema ADD que é o sistema que tem na minha hilux e deixar ele digamos normal, no artigo o cara fala que funciona perfeitamente sem o sistema ADD mas tem que fazer uma modificações que ele explica la..... Se ela não funfar de jaito nenhum eu vou partir para isso ai, tiro o sistema ADD e deixo ela funcionando como um 4x4 normal..... vou ver antes o que consigo com o ADD e se não conseguir nada ranco ele fora.....

Ezahn
27/09/2012, 23:15
Li o artigo todo, nele ele ensina como tirar o sistema ADD que é o sistema que tem na minha hilux e deixar ele digamos normal, no artigo o cara fala que funciona perfeitamente sem o sistema ADD mas tem que fazer uma modificações que ele explica la..... Se ela não funfar de jaito nenhum eu vou partir para isso ai, tiro o sistema ADD e deixo ela funcionando como um 4x4 normal..... vou ver antes o que consigo com o ADD e se não conseguir nada ranco ele fora.....

Cara, conserte o sistem que é a melhor opção. Mas se tira-lo, vc terá que colocar roda livre manual. Simplesmente tirar vai aumentar o consumo do carro pois vai girar diferencial e cardã dianteiro direto.

ProjetoQuad
01/10/2012, 16:13
Estudei um pouco mais o 4x4 da minha Hilux.
Bom o ADD é melhor sim, conforto e tal, não vou precisar sair do carro para funcionar o 4x4. Se tirar vou ter que por um jogo de roda livre, ter que sair do carro o tempo todo para tirar o 4x4 ou por. E se não por a roda livre como foi dito ela fica com o 4x4 o tempo tod.
Bom está faltando um sensor na minha hilux, um branco que fica em cima da tampa de valvula o outro azul está no lugar, vou arrumar esse branco e testar, pois é a única coisa que está faltando no momento nela e ela continua sem funcionar o 4x4.
Fim de semana que vem vou tirar o atuador do diferencial e limpar ele, trocar o oleo do diferencial, limpar sensor e tal, me foi dito que isso pode causar "um mal contato" e dai não funfa o 4x4.
Esse fim de semana dei umas voltas com ela so no 4x2, novamente gostei, como ela ta meio fortinha ela patrola tudo.... Ta certo que ainda tenho que trocar as buchas da suspensão, vou colocar todas Energy Suspension, arrumar o cardã que ta com folga, colocar uns calços na carroceria para subir ela e poder por pneu 33 e comprar blocante ARB. Depois disso ela estara mais bacana...... hehehehhehehehehhehehe....
Bom vou postar as evoluções e o funcionamento do 4x4.

Abraço
Erico

ProjetoQuad
06/11/2012, 11:50
Aeeee. Resolvi meu problema. Bom vou explicar como fiz.
Como quase ninguem conhece esse motor nas Hilux aqui no Brasil, o motor é 22re 2.4 gasolina. Pesquisando muito e lendo muito artigo no yotatech e toyonation e procurando no google consegui ver como realmente funciona o acionamento do 4x4 da hilux com esse motor. Como mencionado por um colega é o sistema ADD, que nada mais é que engatar o 4x4 com o vacuo do motor.
Como funciona, no diferencial dianteiro da hilux saem 2 mangueiras de vacuo, 1 empurra a "garra" de acionamento para um lado assim blocando o carro em 4x4 e outra empurra pro outro lado deixando em 4x2. Simples assim, para ver isso é so dar um jato de ar bem fraquinho nas mangueiras que da para ouvir a garra se movendo.
Bom e como o carro sabe que está engatado? Bom estas mangueiras sobem do diferencial para o paralama do lado do passageiro, la tem 2 valvulas conectadas a mangueira de vacuo que vai para o coletor de admissão, assim o sistema fica sempre fechado com o vacuo do motor. Bom essas 2 valvulas obviamente verificam o que está engatado e assim acionam ou não o 4x4. Bom no meu caso as minhas valvulas estavam ruins, e como comprar elas no brasil é uma fortuna 500 conto cada, e pelo ebay demora muito eu fiz um sistema bacana, barato e simples.
1 - Comprei mangueira de pressão de plastico de 6mm e 2 valvulas tipo esfera e 1 "y" para conectar as mangueiras.
2 - liguei as mangueiras que comprei nas mangueiras que vem do diferencial e mandei elas para dentro do carro.
3 - Peguei a mangueira, digo "a" porque é 1 so que vem do coletor de admissão e mandei para dentro do carro também.
4 - nessa mangueira que vem do coletor eu coloquei a conecção em "y" e depois com as 2 pontas que vem do "y" conectei nas valvulas em esfera e na outra ponta das valvulas em esfera conectei as mangueiras que vem do diferencial, fechando assim o vacuo do motor.
5 - Para engatar o 4x4 ou o 4x2, é simples engato na marcha normal e fecho uma valvula e abro outra assim indo vacuo apenas para o que quero assim acionando o sistema.

Sei que não é o original que é so engatar que está pronto, mas ao menos resolve facil, facil e tira a opção de falhar outro sensor e ter que me desdobrar em mil para arrumar.
E dessa forma não preciso de por roda livre e ter a comodidade de acionar o 4x4 de dentro do carro facilmente.

Depois tiro foto de como ficou tudo, mas vou fazer um esqueminha e ponho aqui agora. Ficou feio mas da para endenter.379349

r0d
06/11/2012, 14:05
Aeeee. Resolvi meu problema. Bom vou explicar como fiz.
Como quase ninguem conhece esse motor nas Hilux aqui no Brasil, o motor é 22re 2.4 gasolina. Pesquisando muito e lendo muito artigo no yotatech e toyonation e procurando no google consegui ver como realmente funciona o acionamento do 4x4 da hilux com esse motor. Como mencionado por um colega é o sistema ADD, que nada mais é que engatar o 4x4 com o vacuo do motor.
Como funciona, no diferencial dianteiro da hilux saem 2 mangueiras de vacuo, 1 empurra a "garra" de acionamento para um lado assim blocando o carro em 4x4 e outra empurra pro outro lado deixando em 4x2. Simples assim, para ver isso é so dar um jato de ar bem fraquinho nas mangueiras que da para ouvir a garra se movendo.
Bom e como o carro sabe que está engatado? Bom estas mangueiras sobem do diferencial para o paralama do lado do passageiro, la tem 2 valvulas conectadas a mangueira de vacuo que vai para o coletor de admissão, assim o sistema fica sempre fechado com o vacuo do motor. Bom essas 2 valvulas obviamente verificam o que está engatado e assim acionam ou não o 4x4. Bom no meu caso as minhas valvulas estavam ruins, e como comprar elas no brasil é uma fortuna 500 conto cada, e pelo ebay demora muito eu fiz um sistema bacana, barato e simples.
1 - Comprei mangueira de pressão de plastico de 6mm e 2 valvulas tipo esfera e 1 "y" para conectar as mangueiras.
2 - liguei as mangueiras que comprei nas mangueiras que vem do diferencial e mandei elas para dentro do carro.
3 - Peguei a mangueira, digo "a" porque é 1 so que vem do coletor de admissão e mandei para dentro do carro também.
4 - nessa mangueira que vem do coletor eu coloquei a conecção em "y" e depois com as 2 pontas que vem do "y" conectei nas valvulas em esfera e na outra ponta das valvulas em esfera conectei as mangueiras que vem do diferencial, fechando assim o vacuo do motor.
5 - Para engatar o 4x4 ou o 4x2, é simples engato na marcha normal e fecho uma valvula e abro outra assim indo vacuo apenas para o que quero assim acionando o sistema.

Sei que não é o original que é so engatar que está pronto, mas ao menos resolve facil, facil e tira a opção de falhar outro sensor e ter que me desdobrar em mil para arrumar.
E dessa forma não preciso de por roda livre e ter a comodidade de acionar o 4x4 de dentro do carro facilmente.

Depois tiro foto de como ficou tudo, mas vou fazer um esqueminha e ponho aqui agora. Ficou feio mas da para endenter.379349

Somente complementando, outra solução seria instalar roda livre manual e ligar o vacuo no add de modo que ele fique sempre acionado. Dessa forma ele fica igual a um 4x4 qualquer, o que melhora a vida util dos componentes dianteiros da tração, que só irão girar quando o 4x4 for acionado na alavanca.

atsf
06/11/2012, 22:57
(...)
(...)

ProjetoQuad, meus parabéns! Uma solução criativa, simples e eficiente! :palmas:

A grande vantagem das Toyotas em geral (e principalmente dessa geração) é a confiabilidade. E o teu sistema ficou com certeza mais confiável que a válvula/solenóide originais. Mas deve custado uma fortuna, hein? hehehe

TCHEIGOR
06/11/2012, 23:40
Ali que me refiro, foi só o cara estudar e idealizar uma solução e executar.
Parabéns, é isso que motiva minha participação em fóruns!

Ezahn
08/11/2012, 21:33
Projeto Quad, Muito boa a solução. Gambiarra da boa para ser copiada!! Nada de gastar milão!!!! As Diesel geração 2 acho que nunca saíram com este ADD. Ou ao menos são raras! Ou será que saíram? De qq forma gosto muito da roda livre manual pela confiabilidade. Tive uma L200 que a roda livre automática me deixou na mão, gastei uma grana!! Tá certo que o sistema da Toy é bem melhor!!! Mas é um trauma!! hahaha

ProjetoQuad
19/11/2012, 17:20
Então galera, ela fica exatamente como uma roda livre so que com a comodidade de trocar quando quiser de dentro do carro que para mim é ótimo.

Fiz uma trilha pesadona uns dias atrás e ela se saiu otima. Sobre valores galera ficou baratissimo. As valvulas de ar que foram 2 que comprei do tipo esfera custaram 18 reais cada são valvulas Aeroquip e o "y" ficou em 7 reais e as mangueiras de a Aeroquip custou 4 reais o metro... comprei 5 metros e tudo resolvido.....

Serio o sistema da Toyota é otimo, mas quando da pau nos solenoides originais é mo canseira.... isso resolve facil.......

E ficou muito confiavel o sistema do jeito que ficou..... E acho que as diesel não tem não..... so as 2.4l gasolina......

sandrord1
29/03/2013, 23:00
ola boa noite amigo(s) eu sou toyoteiro tbm rsrsrsrs tenho uma sw4 preparadissima tenho tudo baseado no original sw4 1994 motor 4cc 22RE original arb bloqueio pneumatico autorizado na fente atras guincho frente e traz resumindo completissima, mas ressaltando tudo encima do original, hj penso em colocar uma 2 caixa de redução só o q falta, bom posso ajudar vc e qualquer outro dono de 22 re, tenho um contato no canada e peças para mim chega a preço do ebay em no maximo 10 dias todos os sensores junts selos solenoides tudo se alguem precisarnão fique preocupado é simples assim, meu email sandrord@hotmail.com. abraços a todos.

felipeadunaiski
21/06/2014, 22:29
Tem como colocar umas fotos desse e dados técnicos desse motor 2.4 22re turbinado?

r0d
22/06/2014, 14:33
O motor estorou e ele colocou um vortec 4.3 v6 da blazer.

HILANDER
28/02/2016, 15:48
Olá amigo, como vai?

Temos um grupo no wats "22RE", passa teu nr para adicionarmos.

Abraço.

Luciano

lombriga
26/04/2016, 19:39
Olá amigo, como vai?

Temos um grupo no wats "22RE", passa teu nr para adicionarmos.

Abraço.

Luciano

boa noite luciano, gostaria muito de entrar nesse grupo tenho uma 95 com motor 22re e precismos muito trocar informação pois não temos muito então um ajuda o outros
35-9.99068446

r0d
26/04/2016, 22:32
boa noite luciano, gostaria muito de entrar nesse grupo tenho uma 95 com motor 22re e precismos muito trocar informação pois não temos muito então um ajuda o outros
35-9.99068446

Adicionado.

lombriga
30/04/2016, 10:47
amigo a minha estava com o mesmo problema, então me disseram sobre duas mangueiras de ar que fica acima da roda do carona, e a minha estava invertida por isso ela engatava no cambio e não engatava na tração, então como é de ar fui ate o posto mais proximo e peguei as duas mangueiras e bati um jato de ar e pedi para uma pessoa ficar embaixo ouvindo, quando dei o ar e a pessoa ouviu um barulho de "engatar" voltei as mangueiras no local e sai, porem depois não desengatava, fui lá e inverti as mangueiras e hoje funciona normalmente.

Espero ter lhe ajudado
abraço