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Ver Versão Completa : Ranger XLT CD 4x4 2.8 02/03 Vazamentos,Trancos e Estralos



Pedro Eduardo Patussi
09/09/2012, 13:43
Galera...comprei uma ranger xlt cd 2.8 2002/2003...comprei já sabendo os problemas dela...por isso paguei bem barato....

os problemas q identifiquei foram os seguintes....

-Vazamento na “ponta de eixo” do eixo dianteiro do lado do passageiro...
-Vazamento na junta do cárter do motor...
-Vazamento na Caixa de Transferência
-Vazamento ainda não identificado... ou de óleo diesel... ou de óleo de direção hidráulica (a cor do óleo é vermelho e os 2 são vermelho ¬¬(não to com muito animo de colocar a mão pra cheirar não ta td melado até chegar lá...)

Andando em 4x4 high e low...ela da tranco e estralos....ergui ela no macaco...e “andei” parado com ela....e não deu tranco nem estralo....somente um ruído de rolamento...e tbm a folga continuou...

Girando o cardan dianteiro com a mão...ele tem bastante folga(não parece ser na cruzeta parece ser folga dentro do diferencial msm...idem no diferencial traseiro..porem o traseiro tem menos folga...)....girando pra frente não ouve nada....girando pra trás ouve um barulho de rolamento...será q o bolachão é q está com problema??
Os trancos e estralos...eu achei q era a corrente da caixa de transferência....e a cruzeta do cardan dianteiro e traseiro...

OBS.: se fosse o bolachão não iria fazer ruído 100% do tempo??? já q a ranger é 2003 e não tem roda livre....

Segue os vídeos dos ruídos,trancos...e folgas....

e as fotos dos vazamentos....

havia postado no tópico q criei para a pickup no frota4x4...mas como poucos acessam lá....resolvi postar novamente aqui...

http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tQuQzsYiVhOQSck1E19FWHh4 wffqczADXOYU6piINdzESO0rnh9cggdC1XcaGHrrpWIpm7UFPI uxOPG2O9ZVgiAJtU9VCZylDVkockqdT_y7wEMH9Wl9PJeg.jpg http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vYRI41baKgmgiNLyrT29Dgg4 qZYZnqXOy2qo0GOgkRfq9JriIUkmYAKVsul1Sb9yRXdjfi0akq K3eakrIMw5VRAJtU9VAHdUKQhcodKuhUquC_2LJkTW5pPA.jpg http://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82t4tg0kv9XqYnASJfe2rbZ9WB qgt5AVhYVWS7sFZbgDYs00HQtVur9ZNZCY6CZ6Jm_invg4fi7_ fi3HhHaz1aHmAJtU9VCkWlN43Z4MCbUz-gfxJQ_mOXdxZQ.jpghttp://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82v8QOq9gGYtpCedvysmSzbQXk P4s6wKmm0ebOwCAhTOyDpA19Wu8p8LjASsM9Vg7aDEMlE2xvAL-sskLgsdQUb5AJtU9VDvbVobA5LktrnAlbptjMhXUNMHUw.jpgh ttp://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vnAXf45Gen9wDbtno7xIZLGB AiIjCL6Nq3Q4CDBv-sblznIoIIVYKSq5iQLuNGDqnN5Pc4gvFenmEvqKYPFt9-AJtU9VC4LEwiS-oC53MB5MHl7ghY-G0urA.jpghttp://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82uzOB1zdl1vA2mhqkAGpyR8P_ 5K229xwce42zTEpBgtzDq0ghhtoNwGxibeWhWqu7_4KLpG-E_-vS_r6FaN2xdpAJtU9VDiHw_jwAjwPsJMVppmZa-vQnW1FQ.jpghttp://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82stctlLkFjyeSHNM2CHjxZlCE SySVROwuh383RFhTHdhBE1yo3X5_167a43JybjNXn-H_OV5Gm3h-SnbqGlCjxgAJtU9VABbTfQEOWAZ60m3PVUX-QkxvQv1A.jpghttp://images.orkut.com/orkut/photos/RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82s79Ez5JF1g3F0InPmgPv-_6bg4sPXLooPV7hOp-fp_oOVW41JCW6_h-1Zqvb7kgJ1w2_5kfgvgww9BUUj2a8geAJtU9VD7snSFCBaXeif zwjHGZk3RRmTWrQ.jpg
1 vazamento parece vir da bomba injetora....acima dela ta td limpo....nela e abaixo dela ta td melado


http://www.youtube.com/watch?v=HH8-53j9hIA


http://www.youtube.com/watch?v=jDfEqgFenZk
<font size="2">
http://www.youtube.com/watch?v=TskDHU1xAN4

http://www.youtube.com/watch?v=z9kWtJKnTFA

Pedro Eduardo Patussi
09/09/2012, 15:45
http://www.youtube.com/watch?v=C2HiSq_YzqM


falta fazer o video dos estralo e trancos dela andando em contato com o solo....

gmilani
09/09/2012, 16:24
amigo... 1.a coisa que deve fazer é ver todos os niveis de oleo/fuido que existem TODOS!!!! (incluindo CT, diferencial tras e diant.

depois manda dar aquela lavada, sem dó da viatura, pode ser que existam mais vazamentos e vc nao consegue saber de onde eles vem!!

depois disto vc tera mais clareza ao visualizar os vazamentos, o mais importante é nao deixar faltar o fuido que esta vazando!!! depois de consertas, troque todos os fluidos da viatura... Nao parece ser nada muito serio, algumas juntas, ou um tubao de silicone de alta temperatura e vc resolve!!!
Qto ao barulho.. sera que esta com oleo???

abraço e boa sorte

eduardo1968
09/09/2012, 18:56
http://www.youtube.com/watch?v=C2HiSq_YzqM


falta fazer o video dos estralo e trancos dela andando em contato com o solo....


Pedro

Vazamento na “ponta de eixo” do eixo dianteiro do lado do passageiro...
Aí é o retentor do eixo, só desmontar e trocar.

Vazamento na junta do cárter do motor...
Nesse tem que lavar com desengraxante e identificar o foco do vazamento, se for na tampa, só vedar por fora com silicone de alta pressão (cinza) que resolve.

Vazamento na Caixa de Transferência
Esse parece que não é no retentor da CT, possivelmente vem de cima dela.

Eixos cardãs traseiro e dianteiro parecem normais, essa folga não é alteração.

Para descobrir de onde vem os ruídos do eixo dianteiro, melhor abri-lo.

Tem um vazamento que parece vir da BI, verifica os dutos que acoplam nela, se tem algum com a porca frouxa. Dá pra ver o filtro de diesel pingando, pode ser que também esteja sem vedação ou frouxo.

No mais é só lavar bem, rodar e ir vedando esses vazamentos, nada parece muito grave na tua ranger.

Abs

Eduardo

Pedro Eduardo Patussi
10/09/2012, 22:42
http://www.youtube.com/watch?v=ErWPg0dPafE

ai o video dos trancos e estralos....só aparecem bem em 4x4high e 4x4low...e em linha reta aonde o 4x4 não esforça muito...só da tranco algumas vezes....agora em subida e descidas onde força o 4x4 ou pra tracionar...ou segurando a caminhonete....ele estrala varias vezes...


Eu consegui agendar de lavar a caminhonete por baixo e o motor amanha cedo....semana q vem levo ela pra oficina pra uma geral....

Pedro Eduardo Patussi
11/09/2012, 14:00
Pedro

Vazamento na “ponta de eixo” do eixo dianteiro do lado do passageiro...
Aí é o retentor do eixo, só desmontar e trocar.

Vazamento na junta do cárter do motor...
Nesse tem que lavar com desengraxante e identificar o foco do vazamento, se for na tampa, só vedar por fora com silicone de alta pressão (cinza) que resolve.

Vazamento na Caixa de Transferência
Esse parece que não é no retentor da CT, possivelmente vem de cima dela.

Eixos cardãs traseiro e dianteiro parecem normais, essa folga não é alteração.

Para descobrir de onde vem os ruídos do eixo dianteiro, melhor abri-lo.

Tem um vazamento que parece vir da BI, verifica os dutos que acoplam nela, se tem algum com a porca frouxa. Dá pra ver o filtro de diesel pingando, pode ser que também esteja sem vedação ou frouxo.

No mais é só lavar bem, rodar e ir vedando esses vazamentos, nada parece muito grave na tua ranger.

Abs

Eduardo



Eduardo...
Lavei a ranger hj no posto....e os vazamentos q apareceram novamente...foi
na CT... vem ali daonde entra o cardan traseiro....por cima não ta vazando não....
e a B.I parece estar lavando td a dianteira....apos lavar...fui em outra cidade...chegei aqui em casa....olhei agora...e ta td lavado de diesel ....

eduardo1968
11/09/2012, 20:14
Eduardo...
Lavei a ranger hj no posto....e os vazamentos q apareceram novamente...foi
na CT... vem ali daonde entra o cardan traseiro....por cima não ta vazando não....
e a B.I parece estar lavando td a dianteira....apos lavar...fui em outra cidade...chegei aqui em casa....olhei agora...e ta td lavado de diesel ....

Pedro
Vai ter que trocar o retentor do eixo da tração na CT também.
Esse vazamento da BI é fácil de descobrir, só lavar e ligar o motor, acelerar pela BI e observar.
Cuidado com esses Mexânicos ou Merdânicos, eles gostam de dar uma facada, principalmente nessas revisões gerais. Faça o orçamento "por partes", como dizia Jack, e acompanhe o serviço pra não ter surpresas no bolso.
Abs
Eduardo

marciomeurer
13/09/2012, 11:40
Pedro que mal lhe pergunte mais quanto você pagou nesta Ranger? menos de 25 mil?

Pedro Eduardo Patussi
13/09/2012, 13:56
pedro que mal lhe pergunte mais quanto você pagou nesta ranger? Menos de 25 mil?

r$32.500,00

avenger
20/10/2012, 04:17
r$32.500,00

pelo que eu tou vendo (e tenho acompanhado seus progressos no seu carrão) nós estamos mais ou menos no mesmo pé; ambos compraram a viatura a uns 6 mil abaixo da tabela. Por um lado a minha eu vi menos vazamentos que a sua (é só um de fato), mas minha experiência com ranger é beeeeeeeeemmmmmmmm menor que a sua, logo muita coisa pode ter passado também.

No meu caso, acho que o meu carro tem maior quilometragem (187mil), e bastante detalhes "cosmético-visuais", como apliques com pintura queimada e lanterna traseiras "embaralhadas". Os 600km que eu andei nela achei muito bons, inclusive com consumo; mas eu realmente notei alguns trancos na hora de engatar as marchas (embora puxando o cardã traseiro eu não consegui notar uma folga como vi nos seus videos). O 4x4 deu um estalo, único, que foi na hora de desarmar quando fui dar uma ré, traçado e curvando, no estacionamento da revenda (de certo modo levei o 4x4 no limite, deixei ele "tensionado" enquanto desativei o 4x4 e então movimentei o carro, o que faz o estalo que, segundo o próprio manual, é normal).

Semana que vem eu vou saber o que deu o orçamento de serviço no motor/diferencial. Se ficar muito abaixo do que espero, vou sem perguntar nada, já trocar o óleo do diferencial e da CT. Senão, vou ter que ir fazendo aos poucos. :P

Gostei muito do roncado dela com o escape orignal. rsrs

Tive muitas surpresas. Eu quase não comprei o carro porque nao tinha a chave reserva. Liguei pra eles, fiz pressão pra arrumarem essa chave. Nada. Resolvi comprar mesmo assim (levantando a hipótese de gastar até 800 reais nisso), e quando cheguei em casa, achei a danada junto com os manuais, bem escondido lá no fundo!.. O controle adicional, do alarme do carro, não funcionava a função destravar; abri o controle, tirei o limo que estava no switch (abri ele mesmo até as entranhas!), e voila, controle novo! Por outro lado, o sensor de água no diesel espanou no filtro de combustível e eu vou ter que arrumar outro. Por ser um sensor (eletrônico), estou considerando tirar de desmanche mesmo (se fosse parte mecânica era mais complicado pelo desgaste natural inerente).

Então estou num sumário neutro de lucro ou prejuízo até agora:
- os 800 previstos de chave se foram
- pinga óleo pelo carter (mas o motor não está todo babado de óleo)
- pode ter folga no diferencial! :/
- sensor de combustível
- fazer alguma coisa com a pintura
- lanternas traseiras
- decalque do 4x4
- quebra-mato (chega de destruirem os para-choques de carro meu nos estacionamentos da rua!) %&#(*)%&#!(*)%#&

Pedro Eduardo Patussi
20/10/2012, 08:50
tinha esquecido de atualizar aqui...hehe

segue oq foi arrumado na Ranger....

PEÇAS VALOR
CORRENTE DE REDUÇÃO-----------------------------------------------------------R$:785,00
RETENTORES CAIXA DE REDUÇÃO-----------------------------------------------R$:96,00
ROLAMENTOS CAIXA DE REDUÇÃO---------------------------------------------R$:98,00
RETIFICAR BOMBA DE ÓLEO REDUÇÃO----------------------------------------R$:30,00
ÓLEO REDUÇÃO----------------------------------------------------------------------R$:30,00
LIMPEZA E COLA REDUÇÃO-------------------------------------------------------R$:30,00
CORREIA DENTADA-----------------------------------------------------------------R$:58,00
RETENTOR INJETORA---------------------------------------------------------------R$:25,00
RETENTOR POLIA VIRABREQUIN-------------------------------------------------R$:35,00
TENSOR CORREIA A/C--------------------------------------------------------------R$:42,00
CORREIA A/C-------------------------------------------------------------------------R$:37,00
KIT TENSOR DENTADA--------------------------------------------------------------R$:250,00
FILTRO COMBUSTIVEL---------------------------------------------------------------R$:50,00
FILTRO DE AR---------------------------------------------------------------------------R$:55,00
ADITIVO RADIADOR------------------------------------------------------------------R$:30,00
ÓLEO DE DIREÇÃO HIDRAULICA----------------------------------------------------R$:22,00
MANGUEIRA RETORNO----------------------------------------------------------------R$:10,00
RETENTORES DIFERENCIAL DIANTEIRO--------------------------------------------R$:140,00
ÓLEO DIFERENCIAL DIANTEIRO------------------------------------------------------R$:40,00
COLA E LIMPEZA DIFERENCIAL DIANTEIRO----------------------------------------R$:25,00
KIT ROLAMENTO TRASEIRO-----------------------------------------------------------R$:386,00
ÓLEO DIFERENCIAL TRASEIRO--------------------------------------------------------R$:50,00
COLA E LIMPEZA DIFERENCIAL TRASEIRO------------------------------------------R$:18,00
BUJÃO DIFERENCIAL TRASEIRO--------------------------------------------------------R$:10,00
ÓLEO DE CAMBIO--------------------------------------------------------------------R$:60,00
ÓLEO DE MOTOR--------------------------------------------------------------------R$:84,00
FILTRO DE ÓLEO----------------------------------------------------------------------R$:35,00
TOTAL PEÇAS:-------------------------------------------------------------------------R$2.531,00
MÃO-DE-OBRA:-----------------------------------------------------------------------R$1.200,00
TOTAL GERAL: R$:3.731,00

Ela teve q voltar pra oficina +2x...pra retirar o vazamento da saida do cardan traseiro da CT...e vazamento na saida do cardan dianteiro no eixo dianteiro...
foi colocado as luvas no torno...e colocado retentores novos...e ficou belezinha...nenhuma gota de oleo mais....kkkk


porem a folga q eu sinto no acelerador(digo um leve tranco qnd solta a embreagem ou qnd para de acelerar e acelera devolta...) segundo o mecanico é desgaste natural de td a arvore de transmissão...não tem como tirar a tal folga...(a não ser tirando td..motor,cambio,diferencias e CT e colocando td novo... kkkkkk)

mas ja "aprendi" a soltar a embreagem...sem dar o tranco das folgas....(não é amadorismo não...minha silverado e a ranger v6.. eram justinhas)

avenger
20/10/2012, 16:57
Hmm, hoje eu fui fazer uma pequena trilha lá na empresa que trabalho (lá tem um campus enorme cheio de estrada de terra morros e buracos, um ótimo test drive). Essa folga que você diz, eu reparei também. Estalos com 4x4, nenhum morro acima, morro abaixo usando freio motor na reduzida, eu escutei estalar, poucas vezes, mas estalou. No 4x4 rápido, acho que notei 1 estalo só.

Aquela folga que sinto quando tou no 4x2 (aparentemente comum com a sua), diminui (ou será que some?) no 4x4. Parece que o cardã do 4x4 tá bem justinho, mas morro abaixo na low e freio motor, dá seus estalos. Eu tou querendo abrir um tópico pra a minha também, mas tenho que preparar umas fotinhas melhores antes. :)

cassiouru
20/10/2012, 17:35
Agora que vi este tópico, pelos vídeos eu até desanimei kkkk a minha ranger está com folgas muito maiores nos dois cardãs.
No traseiro chega a girar uns 45º pra mais.
No dianteiro tem o mesmo tanto de folga e ainda faz um barulho metálico de alguma coisa frouxa quando está chegando ao fim da folga.
Os trancos quando solta e acelera acontece em 4x2 mas só se for meio bruto com os pedais, já no 4x4 da tranco bem mais fácil.
Porém a minha não estrala igual a sua ao rodar.

Vendo seus preços até que não achei caro, considerando que a manutenção da Ford é uma fortuna não saiu tão caro.

avenger
20/10/2012, 20:34
Acho que ele não tá fazendo a manutenção na concessionária não, tá?.. :P

Gabrielkareca
17/03/2014, 00:03
Amigo tbm comprei uma ranger 2.8 cd 4x4 2002 e estou passando por alguns problemas parecidos com o seus e tenho algumas duvidas quem sabe alguem pode me ajudar o motor esta com algum vazamento que nao consigo identificar está todo lavado com um oleo preto que aparentemente aprece proximo a regiao do radiador na frente do motor no carnaval fiz uma viagem com ela de 400 km na ida percebi que vazou muito oleo baixou 2 lts completei o oleo para retornar e ao chegar nao havia vazado nada pra mim foi um misterio. e outra duvida é a respeito da suspensao dianteira quando passo em algum obstaculo valeta sindo uma batida seca na frente do meu carro porem me disseram que é normal eu achei estranho poi parece que o motor vai cair com a batida.

Pedro Eduardo Patussi
17/03/2014, 09:06
Amigo tbm comprei uma ranger 2.8 cd 4x4 2002 e estou passando por alguns problemas parecidos com o seus e tenho algumas duvidas quem sabe alguem pode me ajudar o motor esta com algum vazamento que nao consigo identificar está todo lavado com um oleo preto que aparentemente aprece proximo a regiao do radiador na frente do motor no carnaval fiz uma viagem com ela de 400 km na ida percebi que vazou muito oleo baixou 2 lts completei o oleo para retornar e ao chegar nao havia vazado nada pra mim foi um misterio. e outra duvida é a respeito da suspensao dianteira quando passo em algum obstaculo valeta sindo uma batida seca na frente do meu carro porem me disseram que é normal eu achei estranho poi parece que o motor vai cair com a batida.

da uma olhada no retentor do virabrequin na frente...
e ve se é dali q ta vazando oleo...

a batida seca...pode ser a suspensão inteira arriada...ou
bucha de alguma barra estabilizadora quebrada...
ou a borracha de batente da suspensão caida.. ou sem...

pode se evitar isso colocando a borracha de batente das 2005+++ q deixa a suspensão apoiada nela o tempo inteiro...

marco intheshadow
20/04/2015, 17:35
Boa tarde. Pessoal t estava com esses estalos na ct quando reduzia, abri a caixa e calcei com uma arruela que mandei faze no torneiro. Andei uns dias e tava boa. Este fim de semana fui em uma trilha aqui na city e voltou a fazer...estou desanimado pois terei que tirar a CT novamente e ver oque acontece, alguem que já passou por isso poderia me dar alguma dica, ela tbm escapava e fazia um barulho tipo um gato brigando prrrrrriiiiiiiiiii esse eu resolvi embuchado a aste do garfo da troca da reduzida e ficou bom, só os estalos voltaram.

Francisco Casal
21/04/2015, 02:56
Na minha tive problema na CT, tirei de cima e abri. Foi diagnosticado que tinha quebrado a bomba do óleo e com isso desgastado o eixo de entrada, troquei a bomba, o eixo de entrada, as buchas do garfo seletor, a correia metálica e a engrenagem do eixo de entrada. Gastei 2300 reais e está 100%

cibin
20/07/2019, 21:35
Sei que o assunto, por aqui, é sobre transmissão, mas meu problema é vazamento de óleo no diferencial traseiro da ranger - 2007. Além do vazamento, que não é grande, no entanto, parece estar aumentando com o passar do tempo, tem um toc,toc que se ouve nas trocas de marcha, e outros tocs quando em retomada, numa curva, depois de pisar fundo no acelerador, nesta ultima situação, os trancos são sinistros mesmo, perece que o cardã vai desmontar; porém muito raramente acontece. Em torcas de marcha é quase constante.

Não sei se é por causa do modo como dirijo, ou se é desgaste de algumas peças do conjunto. Se alguém puder, ou quiser, avaliar tal caso agradeço muito.

Alexandre puntel
02/10/2024, 22:54
Boa noite. Comprei uma ranger 2.8 2002 gabine dupla alguém tem manualdos fusível e da parte elétrica. A minha tá marcando o marcador de combustível sempre cheio. Desliguei a bateria e ele fica sempre cheio. Tirando o cabo da bateria ele não deveria voltar igual os outros marcador