Ver Versão Completa : to prestes a comprar meu primeiro niva, duvidas finais
Diego Fleury
07/09/2012, 23:03
o que olhar antes de comprar o que é principal? to pensando em por motor ap 1.8 ou 2.0 nele com injeção, talvez ate um 1.6, meu uso sera cidade e ir pro meu rancho puxando uma carretinha com canoa de aluminio e motor, nada de trilha, to comprando mais pra isso mesmo porque onde desço canoa carro que nao seja traçado nao sobe puxando a carretinha, aí tem que chamar alguem que tenha um 4x4 ou senao a galera juntar e subir no braço a canoa, motor e carretinha.
uma duvida com um motor desses da pra por um ar condicionado ou nao sobra espaço?
ar pra mim é tudo, aqui no goias o calor é brabo, rsrsr.
me ajuda aí galera, ja li, ja baixei as peças paralelas, to quase pegando um, to olhando no mercado livre, tem algum outro lugar bom pra se achar nivas? porque aqui em goias, catalao nao existe nenhum.
galera é isso aí.
Obrigado.
moacyr nunes
08/09/2012, 00:00
o que olhar antes de comprar o que é principal? to pensando em por motor ap 1.8 ou 2.0 nele com injeção, talvez ate um 1.6, meu uso sera cidade e ir pro meu rancho puxando uma carretinha com canoa de aluminio e motor, nada de trilha, to comprando mais pra isso mesmo porque onde desço canoa carro que nao seja traçado nao sobe puxando a carretinha, aí tem que chamar alguem que tenha um 4x4 ou senao a galera juntar e subir no braço a canoa, motor e carretinha.
uma duvida com um motor desses da pra por um ar condicionado ou nao sobra espaço?
me ajuda aí galera, ja li, ja baixei as peças paralelas, to quase pegando um, to olhando no mercado livre, tem algum outro lugar bom pra se achar nivas? porque aqui em goias, catalao nao existe nenhum.
galera é isso aí.
Obrigado.
cara nao posso te ajudar!! mais vai nessa!!!
hj acabei de comprar meu primeiro 4x4!! hahhahahaha e um niva cabriolet
http://img222.imageshack.us/img222/2933/foto1kni.jpg
By cy777 (http://profile.imageshack.us/user/cy777) at 2012-09-07
amanha vou dar uma olhada melhor ! e posto aqui!!! vlw
Flugêncio
08/09/2012, 07:28
Começa lendo isso aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/85816-faq-niva.html
Vai lhe ajudar bastante.
fabionivaguerreiro
08/09/2012, 17:44
para a sua utilização, não acho muito recomendado um motor original, pois ele é 1.6 mas é fraquinho demais para puxar uma carretinha, se estivesse em um local que tenha um bom meca em Niva, poderia comprar um original e trocar o motor, pode colocar um 1.8 AP que vai ficar excelente, agora comprar um adaptado com esse motor, pode ser uma caixinha de surpresa, se a adaptção estiver bem feita OTIMO, agora se a adaptação for mal feita, se lamentará pelo resto da vida de ter comprado um Niva, e a única forma de descobrir se a adaptação está bem feita ou não é usando o carro, ou seja, na hora da compra não da para saber.Eu particularmente não compro carro com adaptação, prefiro comprar original e eu fazer a adaptação, o meu comprei com motor original e até agora não troquei.
Diego Fleury
08/09/2012, 23:26
eu quero comprar assim mesmo, o que eu to quase fechando negocio é original aí quero por um ap com aquele kit.
é o seguinte vou usalo todo dia, alias minha esposa pra ir na facul e as vezes pagar alguma conta ou comprar alguma coisa, aqui a cidade é pequena, eu ja faço esse trajeto com ela todo dia, nao rodo 200 km por mes. entao vai ser um uso bem tranquilo e o rancho fica a apenas 38 km daqui e estrada muito boa, o problema de la é so chegando no rancho sao subidas e descidas de cascalho solto entao por isso que 4x2 nao serve pra la.
sera que serve pra mim? meu vizinho de rancho comprou uma belina 4x4 e ele sobe la com canoa facil facil e eu na montana e na silverado 4x2 nao subo, patina mas nao sobe mesmo.
fabionivaguerreiro
09/09/2012, 02:02
Subir pode ter certeza que vc sobe, na pior das hipóteses coloca uma reduzida que ele sobre BRINCANDO. O único problema é na estrada, mas como vc falou que são apenas 38 km, acho que é tranquilo. O Niva original é muito fraco quando está em uma rodovia e tem uma subida, perde muita potência, mais aí também não tem muitas subidas, então fica fácil.Mas pode ficar tranquilo que puxar a canoa ele vai sim.
fabionivaguerreiro
09/09/2012, 17:59
Subir pode ter certeza que vc sobe, na pior das hipóteses coloca uma reduzida que ele sobre BRINCANDO. O único problema é na estrada, mas como vc falou que são apenas 38 km, acho que é tranquilo. O Niva original é muito fraco quando está em uma rodovia e tem uma subida, perde muita potência, mais aí também não tem muitas subidas, então fica fácil.Mas pode ficar tranquilo que puxar a canoa ele vai sim.
Boa $orte, compre um Niva e $eja Feli$$$$
mauricio_silva
09/09/2012, 19:23
Off topic total!!!:offtopic:
Fábio, dei uma passada lá no seu site e reparei que você tirou os para barros do seu Niva. PELAMORDEDEUS, não os jogue fora!!! São difícieis de encontrar e tem gente que procura para substituir depois de uma reforma. Pode lhe render um din-din...:dance:
[]s.
Diego, tive Niva entre 2001 e 2004. Comprei-o original, depois mudei o motor para álcool (1.8) e depois diesel (1.6). Sempre usando o VW AP. A melhor configuração do Niva foi com motor AP 1.8 à álcool (imagino que o gasolina seja igual). Se a instalação for bem feita e a regulagem do motor estiver boa, você terá praticamente um veículo original de fábrica. A versão que usei foi 1.8 a àlcool carburado. Acho que a melhor opção é usar um com injeção. Hoje tem as opções FLEX que devem ficar o bicho! Sugiro que pague um pouco a mais e pegue um veículo em boas condições, senão irá se arrepender até o último dia de sua vida - como já fora dito acima. E de preferência compre um Niva já transformado, pois assim você já pula a etapa de adaptação e corre menos risco. Qualquer coisa só entrar em contato por mensagem privada que estou à disposição. Saudações
Raphael
Brasilia-DF
fabionivaguerreiro
09/09/2012, 20:44
Vichi Maurício, eles foram embora já, na verdade a parte de cima onde tem o suporte que prende eles na lataria estava com uns podres, achava eles muito feio.
Valeu
fabionivaguerreiro
09/09/2012, 20:54
Diego, tive Niva entre 2001 e 2004. Comprei-o original, depois mudei o motor para álcool (1.8) e depois diesel (1.6). Sempre usando o VW AP. A melhor configuração do Niva foi com motor AP 1.8 à álcool (imagino que o gasolina seja igual). Se a instalação for bem feita e a regulagem do motor estiver boa, você terá praticamente um veículo original de fábrica. A versão que usei foi 1.8 a àlcool carburado. Acho que a melhor opção é usar um com injeção. Hoje tem as opções FLEX que devem ficar o bicho! Sugiro que pague um pouco a mais e pegue um veículo em boas condições, senão irá se arrepender até o último dia de sua vida - como já fora dito acima. E de preferência compre um Niva já transformado, pois assim você já pula a etapa de adaptação e corre menos risco. Qualquer coisa só entrar em contato por mensagem privada que estou à disposição. Saudações
Raphael
Brasilia-DF
Diego veja bem, é claro que o niva com um motor 1.8 ap fica muito, mas muito melhor, eu já andei em um original e em um com esse motor e te garanto que a melhora é de uns 70% no desempenho, porém o custo dessa adaptação é alta e para o que vc quer fazer o original te atende, mas se tiver di$$po$$to a gastar um pouco a mais vale a pena o investimento sim.
Flugêncio
09/09/2012, 21:23
Com cuidado, pode-se comprar um Niva com motor original e melhorar seu desempenho. O custo poderá ser menor.
mauricio_silva
09/09/2012, 22:06
Sei não Raphael, sei não...:pensativo:
Têm muitos Nivas cuja troca de motor não foi bem feita, pois esta adaptação exige um mecânico competente e com muita paciência (virtude também exigida do proprietário). Que o diga o Marcelo Barcelar, um dos primeiros mecânicos a projetar e construir o kit de adaptação. Segundo ele, não existem dois Nivas exatamente iguais. A regulagem e alinhamento que fica bom para um, não servirá em outro. Além disso, a procedência do (novo) motor conta muito. Tem que estar regulado e em bom estado. Será que todo mundo é tão cuidadoso?
Sinceramente, acho mais negócio comprar um Niva com motor original. Ai o proprietário poderá escolher a melhor oficina e o mecânico adequado para o serviço. No mínimo, terá para quem reclamar e pedir ajustes. E como foi dito pelo Flugêncio, há uma série de modificações que podem ser feitas no motor original que o deixam com muito mais torque e potência. Que o digam os proprietários dos carros com comando SOBE e com injeção eletrônica da GM.
[]s.
Raphael
Brasilia-DF
Diego Fleury
09/09/2012, 22:49
eu tive um opala que gastei 1,5 ano pra reforma-lo, ficou na oficina e cada semana eu mexia em uma parte, sou detalhista, tenho noções de mecânica, pouca mas da pra evitar ser passado pra traz por "mexanicos".
to empolgado com o niva, fui com a cara dele e provelmente nao mudarei de opinião.
no mais vou lendo e perguntando a vcs, quem quiser entrar em contato comigo, msn, face, e-mail . diego_fleury@hotmail.com, face eng agr diego fleury
obrigado
fabionivaguerreiro
10/09/2012, 08:35
Diego Vc é engenheiro também,notei que engenheiro tem uma certa atração por Nivas, não descobri porque ainda.
hehehe, também sou engenheiro e mais um novo apaixonado pelo russinho
Diego Fleury
11/09/2012, 15:26
todo engenheiro quando criança gosta de desmontar as coisas, ver como funciona, começa de pequeno e estende pra adulto, eu gosto de um faça vc mesmo.
kkkkkkkkk
Diego Fleury
29/09/2012, 23:02
ainda nada, fui olhar um em brasilia e nao deu em nada.
emilioleonardo
10/10/2012, 21:15
Quando eu comprei o niva também pensei em trocar por um motor AP, mas depois de pensar e analisar, optei por trocar o carburador por um original novo, não me arrependo. O niva com carburador regulado e limpo é outro carro... essa coisa de achar que o ap é melhor, é pra quem tem carro todo remendado e por isso não funciona bem.
E o motor original do niva leva uma carretinha mole, eu já coloquei 500 kg de manta asfaltica na mala e achei que o carro ia pedir arrego. Usei no GNV e ele foi molesinha, quase não senti a diferença, nem precisei usar a reduzida. Na subida com a carreta, só colocar a reduzida (marchas de força) que o carro vai muito bem. :D
rafaellouro
12/10/2012, 21:31
Boa noite.A melhor opçao e comprar um lada niva inteiro!!sei que a tarefa e dificil mas vale a pena a perigrinaçao e a espera!..Outro detalhe e que o niva com motor ap e com o kit do bacelar fica exelente!tive um com o kit e sua adptaçao foi tranquila so nao usaram o calço da caixa!(que vem no kit).vale salientar que o niva nao e um carro para uso diario caso voce queira um para uso diario lhe aconselho outro veiculo!Hoje em dia meu carro de trabalho e uma megane grand tour mas ja tive niva para uso diario e posso afirmar que e um exelente veiculo para o que se propoe mas para andar na cidade e trabalhar nao compensa nao que seja ruim mas e um veiculo lento,a gabine aqueçe demais seu consumo e elevado o sistema de freio "a seus freios"""mas sou e sempre serei um apaixonado por niva !!!va em frente e compre um mas nunca o tenha como filho unico!!
Diego Fleury
13/10/2012, 10:15
fui em brasilia e nao deu em nada, mas to de olho, quando aparecer um que seja do jeito que quero eu pego.
uma duvida, porque o niva é tao pesado? é pequeno e pesa de mais
rafaellouro
13/10/2012, 23:14
fui em brasilia e nao deu em nada, mas to de olho, quando aparecer um que seja do jeito que quero eu pego.
Boa noite camarada.O niva nao e pequeno!Mas realmente ele poderia fazer um regime!eta bichinho que pesa!Acredito que ele nao seja tao leve por ser um projeto antigo. mas o que realmente deixa o niva pesado e seu motor quem ja teve coragem e ja fez manutençao sabe do que estou falando e quase o peso de um ap diesel!verdadeiro absurdo tratando de motor a gasolina 4 cilindros.
fabionivaguerreiro
13/10/2012, 23:20
meu vizinho está vendendo um originalzinho.
mauricio_silva
14/10/2012, 20:56
Olá.
O Niva mão é "tãaaao" pesado assim. Basta comparar com uma Band...:mrgreen:
[]s.
mauricio_silva
14/10/2012, 21:08
Olá.
O Niva usa metal onde outros carros usam plásticos. Acaba por ser mais pesado, proporcionalmente. Mas para um jipe, é ainda "peso leve" (mas não "peso pena"...). O motor é grande e tem pouca potência específica. Foi pensado para durar, mais do que para ter desempenho. E dura bastante, aguentando "desaforos" que levariam motores da Suzuki para a retífica (sei por experiência própria e amarga...:parede:), só para dar um exemplo.
Se a Lada tivesse um controle de qualidade melhor, os Nivas seriam exemplos de durabilidade. Em termos de projeto, são excelentes. Claro que se for comparar pontualmente, outros carro levam vantagem. Mas no conjunto, o Niva é difícil de ser batido. Ah, lembrando que o russinho não é o tipo de carro ideal para trilhas pesadas. Porém já vi Nivas fazendo bonito em situações extremas, deixando muitos "preparadões" com inveja.
[]s.
Boa noite camarada.O niva nao e pequeno!Mas realmente ele poderia fazer um regime!eta bichinho que pesa!Acredito que ele nao seja tao leve por ser um projeto antigo. mas o que realmente deixa o niva pesado e seu motor quem ja teve coragem e ja fez manutençao sabe do que estou falando e quase o peso de um ap diesel!verdadeiro absurdo tratando de motor a gasolina 4 cilindros.
rafaellouro
16/10/2012, 21:27
Olá.
O Niva mão é "tãaaao" pesado assim. Basta comparar com uma Band...:mrgreen:
[]s.
O mauricio a band e um "chumbo" um chassis absurdamente forte e com um mercedao 608 por cima!!!!e covardia comparar!!!! o niva esta na faixa do samurai/willys cj5/vitara/. abraço.
beto juiz de fora
09/11/2012, 08:08
Meu niva tem motor original, sempre viajei puxando uma carreta campingstar. E tranquilo, não passa dos 80 e no cascalho ou na terra joga na reduzida e vai de 3 e 5. Um abraco
Angelo Jr
09/11/2012, 18:27
amigos, tenho uma dúvida, estou querendo entrar no mundo do 4x4 e gostaria de arranjar um veículo que, mesmo eu sendo um total desconhecedor de mecanica (apenas nomes de peças que vi por aki, se me mostrassem eu não saberia oq é oq) poderia aprender a fazer a manutenção e assim ter um carro em que eu aprende-se mecanica. vcs consideram o niva um veículo para tal missão???
fabionivaguerreiro
09/11/2012, 20:41
amigos, tenho uma dúvida, estou querendo entrar no mundo do 4x4 e gostaria de arranjar um veículo que, mesmo eu sendo um total desconhecedor de mecanica (apenas nomes de peças que vi por aki, se me mostrassem eu não saberia oq é oq) poderia aprender a fazer a manutenção e assim ter um carro em que eu aprende-se mecanica. vcs consideram o niva um veículo para tal missão???
o Niva tem uma mecanica bem simples, mas para aprender é melhor fazer pelo menos um curso básico de mecânica, pois se começar a mexer no carro sem ter noção nenhuma pode se arriscado.
mauricio_silva
11/11/2012, 09:44
Olá.
O Niva tem uma mecânica simples e ainda pode ser concertado (quando necessário) por um mecânico e não por um técnico em computação. Mas... (e sempre tem um "mas").
Apesar de simples, alguns componentes mecânicos são "manhosos", necessitando de uma pessoa com experiência no modelo para uma correta manutenção. Se esse é seu primeiro encontro com mecânica automobilistica, você vai precisar de muita paciência e atenção para aprender as "manhas" do russinho. Nada ´que seja impossível, devo resaltar.
[]s.
Sergio c
11/11/2012, 10:04
galera é isso aí.
Obrigado.
Vai tranquilo amigo, o niva é bom demaissssss
Angelo Jr
11/11/2012, 12:39
Olá.
Apesar de simples, alguns componentes mecânicos são "manhosos", necessitando de uma pessoa com experiência no modelo para uma correta manutenção.
poderia me citar quais são esses componentes??
mauricio_silva
11/11/2012, 20:15
Olá.
Vamos aos mais significativos (na minha opinião):
-Acoplamento elástico entre caixa de câmbio e a de transferência;
-Alinhamento do sistema de transmissão (eixos cardã, caixa de transferência, diferenciais);
-Regulagem do carburador;
-Sensor da lâmpada espia para o bloqueio de diferencial central (fica na caixa de transferência e se ficar muito apertado impede o acionamento do bloqueio);
-Respiro do tanque de combustível (provoca vazamentos, "golfadas" de gasolina e cheiro dentro do carro);
-Falta de qualidade nas peças russas;
-Funilaria em geral (destaque para o assoalho, pontos de fixação da caixa de direção e drenos das portas, caixa frontal e traseira).
Muitos Nivas, no começo da década de 1990, foram fabricados com gabaritos e ferramentaria antigos. Assim, na inspeção final de entrega, muitos defeitos eram reparados na base do "puxa, entorta e bate", permitindo infiltrações e outros problemas crônicos.
O projeto do Niva é muito bom. Mas, infelizmente, a qualidade da montagem e das peças russas deixaram muito a desejar. Parece que os modelos mais novos não apresentam estes problemas.
[]s.
poderia me citar quais são esses componentes??
Angelo Jr
11/11/2012, 20:17
esse problema do tanque pode ser resolvido com um tanque novo??
mauricio_silva
11/11/2012, 20:43
Hummm... :pensativo:
Poder, até pode, mas você terá de mandar fazer um tanque novo, pois não há similares que possam ser colocados sem adaptações.
Mas para chegar a isso, o problema tem de ser grave e constante. Como eu escrevi, nem todos os Nivas apresentam esse problema. Verifique a necessidade. Se não, basta acostumar que motorista de Niva tem cheiro característico (mistura de gasolina, óleo e vinil velho). Não é pior que andar em Fusca.
[]s.
Angelo Jr
11/11/2012, 20:47
hsuashuahs, tenho 18 cara, não posso chegar na balada fedendo a gasolina barata ahhahahaha
brincadeiras a parte, obrigado pela ajuda. Tenho uma certa paixonite pela russia e a urss, e gostaria de ter um carro de lá, e tmb de um off-road
mauricio_silva
11/11/2012, 22:10
Ué??? Use gasolina Pódium!!!:mrgreen:
E não se preocupe: as garotas podem ficar enamoradas por "Camaros Amarelos", mas acabam saindo com "Nivas Grená" ("É tão diferente, fofo, né?":cool:).
Vai a luta que quando a mina gosta do cara, pega carona até em varão (:shock:) de bike!!! Fica "susu" que na balada o Niva não faz feio:safari-rig:!!!
[]s.
hsuashuahs, tenho 18 cara, não posso chegar na balada fedendo a gasolina barata ahhahahaha
brincadeiras a parte, obrigado pela ajuda. Tenho uma certa paixonite pela russia e a urss, e gostaria de ter um carro de lá, e tmb de um off-road
fabionivaguerreiro
23/11/2012, 22:57
Diego
Comprou o Russo.....
Diego Fleury
24/11/2012, 07:04
ainda nao, o que eu tinha olhado o cara mijou no barranco, agora o resto ta mais caro, mas to de olho
SIlveira_Jr
22/03/2013, 15:59
Dae Diego comprei um 93 agora no Domingo e te falo que não vai se arrepender! O carro é guerreiro e nem precisa mudar o motor. Motor original com reduzida tu sobe até coqueiro...Abraços
SIlveira_Jr
22/03/2013, 16:01
Angelo tu é de onde de Floripa brother? QUem sabe somos vizinhos....hehehe Abraços
Tibricio
24/03/2013, 13:38
Dae Diego comprei um 93 agora no Domingo e te falo que não vai se arrepender! O carro é guerreiro e nem precisa mudar o motor. Motor original com reduzida tu sobe até coqueiro...Abraços
Pois é também acho q QUANDO reduzido e de 1ª ele realmente ele da conta do recado, o que aumenos esta me induzindo a troca do motor é quando estou em estradas pavimentadas ou nao, o motor cai rendimento de mais pede marcha toda hora, e isso chega a irritar, no mais realmente o bichim é valente hehehehehe
Abraços.