Ver Versão Completa : Luz de ré é LEI?
dsaviett
16/08/2005, 17:39
Ae galera,
Já procurei por ai mas não achei nada sobre... Quando levei meu FI para o eletricista, ele perguntou se o Engesa tem luz de ré? Nunca reparei nisso, mas o meu não tem... :? É normal? É Lei? Ah, aproveitando a deixa... Alguem tem alguma dica onde é o melhor lugar para montar a caixa de reles e fusivel? E indicação de um bom eletricista?
Nossa quantas perguntas... Valeu!!
Paulo Antonio Fernandes
16/08/2005, 17:52
CAMARADA:
TEM UM AMIGO ELETRICISTA QUE ACABOU DE FAZER A ELETRICA E TROCAR CAIXA DE FUSÍVEIS E RELÊS DE UM ENGESA DUM AMIGO NOSSO.
QQ COISA LIGA PRA ELE TEL - 3902-4016 COM MÁRCIO.
TRABALHA BEM E BARATO.
FICA NA ZONA OESTE - PIRITUBA.
Edintruder
16/08/2005, 18:53
Velho, se o veículo não dispunha de luz de ré original, ninguém pode te multar, é que nem espelho na direita, encosto de cabeça e cinto 3 pontos. É questão de fabricantes e cumprimento de legislação, mas se puder colocar é sempre bom pois é bastante útil e auxilia na seguirança.
Eduardo Merege
16/08/2005, 19:36
dsaviett,
O Engesa fase I possuia luz de ré originalmente, dessa forma se torna obrigatória.
Caso seu cambio seja original (240v) ele possui um interruptor de ré bem proximo a saida da alavanca no cambio, é só tirar a tampa de lata da carroceria que fica em volta do cambio (tunel) que ja ira ver o interruptor, a partir dai será facil recolocar uma nova luz de ré.
Grande [] :concordo:
O Engesa fase I possuia luz de ré originalmente, dessa forma se torna obrigatória.
Grande Eduardo. No ano de seu lançamento, a luz de ré era opcional. Em outra matéria que tenho sobre o F2, idem. Só não posso dizer nada do F3 e se deixou de ser opcional algum em momento.
Resumindo, não é obrigatório instalar mas como você e o Edintruder disseram é muito fácil instalar uma e mais seguro. :mrgreen:
Eduardo Merege
16/08/2005, 19:57
Isso NeRo, o problema é explicar pros "Homi" que o negocio era opcional :roll:
Apesar que até hoje sempre que fui parado o guarda só queria dar uma olhadinha e falar a célebre frase " -- Você anda no barro com ele?" ou entao.... " -- Nossa esse ai sobe até em coqueiro!"
hehehe :D
No mais, a luz de ré quebra um galão na cidade e principalmente em trilhas noturnas (instale um farol de milha no lugar :wink: )
[]'s "Alumiados"
Na minha época de Fusca tinha um amigo meu que tinha que explicar pro guarda que Placa Preta não era irregular. :D
No mais, a única vez que um guarda me parou foi justamente pra me multar por estar com a placa cheia de barro. :mrgreen:
Luiz Claudio
17/08/2005, 02:37
Já procurei por ai mas não achei nada sobre... Quando levei meu FI para o eletricista, ele perguntou se o Engesa tem luz de ré? Nunca reparei nisso, mas o meu não tem... É normal? É Lei?
Segundo a resolução 14/98 do Contran a luz de ré NÃO é exigida em veículos fabricados antes de 1º de janeiro de 1990. Acredito que nenhum veículo saiu de fábrica depois dessa data sem a luz de ré...
[]'s...
dsaviett
22/08/2005, 16:58
Valeu pela ajuda galera... Vou colocar a luz de ré só para não ter problemas na estrada...
[]'s
Fredão ºOlllllllllllllOº
27/08/2005, 14:24
dsaviett, faça como o Eduardo eu e muitos engeseiros, fura o parachoque e instala um milha...eu uso com acionamento manual, no botão, adivinha oq eu faço quando me aparecem com um farol azul daqueles na castelo!!!
abraço,
Fredão