PDA

Ver Versão Completa : Como testar - Roda Livre Automática - 4x4

Magrão
16/08/2005, 15:08
Galera,

Desculpe da minha ignorância :oops: , mas desde que comprei o meu CJ5 com roda livre automática- RLA, nunca usei o 4x4.
O mecânico informou que as relações não éram originais e coloquei com muito esforço, as 8x43.
Pergunta:
Qual o jeito mais fácil para eu testar 4x4 e saber se a RLA está funcionando ok, sem eu ir para alguma trilha ? :pensativo:

Abraços,
Magrão.

leopoldo
16/08/2005, 21:04
2 ideias para você desenvolver:

1- vá num posto de gasolina, peça para o frentista subir o jeep no elevador .... coisa de 1 m, mas naquele elevador antigo em que 2 barras de aço que se apoiam nos eixos.

entre no jeep, ligue a tração, ligue o motor, engate 1º, solte o pé da embreagem, desça e veja se as 4 rodas viram.

2- Se a sua garagem é de piso plano e liso tipo ladrilho, enxarque o chão e encha de sabão........ inclusive os pneus do jeep. Com a tração ligada, encosta o parachoque do jeep na parede, engata 1º, liga o motor, solta o pe da embreagem, pode descer do jeep e ver as rodas patinando.

Sergio Rocha
16/08/2005, 21:27
Magrão

A primeira sugestão do Mestre Leopoldo é perfeita.

Já a segunda .................................................. ...............................

[]' :lol: :lol:

Alcione
16/08/2005, 21:41
Já a segunda .................................................. ...............................

Tomara que a casa não seja de madeira ou a parede seja bem resistente :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Alcione
16/08/2005, 21:47
Boa noite Magrão;

Eu tinha até o começo deste ano rodas livres automáticas, não costumavam dar problemas !!! mas........ na trilha funcionavam bem desde que não forçadas ao extremo, quando v. mais precisava delas, naquele último suspiro, no topo do aclive, claccc.... ela dava aquela escapadinha suficiente pra perder o embalinho e te deixar morrendo de raiva !!!!!!!!

Se você não as usas, tudo bem............. mas se pretende usar de verdade troque por boas AVM400 manuais !! não vai se arrepender.

Abraços,

Magrão
17/08/2005, 09:34
Graaaaannde Leopoldo,

Ótima dica.
Não vejo a hora de pegar a viatura da oficina e testar com o primeiro exemplo.

A segunda opção é bem interessante e meus filhinhos com certeza vão querer que eu faça o teste.
ha, ha, ha.
Com certeza, com o tempo vou colocar as AVM manuais.

Obrigado e abraços à todos.
Magrão

ronairy
17/08/2005, 10:08

2- Se a sua garagem é de piso plano e liso tipo ladrilho, enxarque o chão e encha de sabão........ inclusive os pneus do jeep. Com a tração ligada, encosta o parachoque do jeep na parede, engata 1º, liga o motor, solta o pe da embreagem, pode descer do jeep e ver as rodas patinando.

QUÁ QUÁ QUÁ QUÁ QUÁ QUÁ QUÁ QUÁ :palmas:
Vou fazer pra minha filha ver :dance:

Alcione
17/08/2005, 10:39
leopoldo escreveu:

QUÁ QUÁ QUÁ QUÁ QUÁ QUÁ QUÁ QUÁ
Vou fazer pra minha filha ver

Filma e manda pra nós :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Flavio Miranda
17/08/2005, 11:21
Magrão,

Deixa eu sugerir uma "adaptação" na sugestão do querido Leopoldo.... :parede: :putz:

Procure uma garagem com ladrilhos e uma rampa na entrada. :pensativo:
Peça para alguem molhar bem a garagem e ficar jogando agua nos pneus com uma mangueira.. :)
Entre DEVAGAR e de ré apenas em 4x2... :D Vai patinar e não conseguirá subir... :?

Ligue a roda livre e engate o 4x4. :D Tente novamente DEVAGAR ! :P
Se a roda livre e o diferencial dianteiro estiver em ordem, vai conseguir subir...

Aproveite e engate a reduzida e complemente o teste... :wink:

Não se esqueça das laterais do portão, pois o jipe pode escorregar para os lados... :shock:

E já que molhou a garagem mesmo... :roll: aproveita o embalo e lava o jipe !!!! :mrgreen:

[ ] s

Magrão
17/08/2005, 17:08
Beleza Flavio,

Tenho certeza que dará certo...

Magrão

Sergio Rocha
17/08/2005, 20:36
Só não esqueçam que rapidinho o piso seca, aonde a roda está tracionando.E aí o jeep traciona de verdade, e com certeza o resultado vai ser interessante.Se alguem se habilitar a fazer, não deixe de filmar. :mrgreen:

[]'

leopoldo
17/08/2005, 21:22
Cansei de fazer isso em casa

a criançada rola de rir vendo o jeep patinar e às vêzes correr de lado na garagem.

mas o importante é sempre manter o pneu molhado e com sabão ! :dance:

SmootH_
17/08/2005, 21:50
uahaiuhiuahuiuahauih
q baita viagem uahuiahiu pena q nao tenho filhos pra faze gracinha

Flavio Miranda
18/08/2005, 17:47
Sergião,

Por isso que sugeri para alguem ficar jogando agua com a mangueira nos pneus que estão no ladrilho e que ele vá com CALMA!!!!! 8) :concordo:

Mas a filmagem do bixo 'possuído' sem motorista e querendo entrar na sala pela parede... deve ser D+ e eu tb quero ver .... !!! :twisted: :lol: :lol: :mrgreen:

[ ] s divertidos com o tópico do CJ Paredão !!!! :D :lol: :mrgreen:

extraterreno
18/08/2005, 18:05
Acho que poderia também ao invés de tentar empurrar a parede da sala, amarrar uma cinta no engate daquele vizinho que insiste em estacionar o carro na porta da sua garagem e a outra ponta no ponto de ancoragem do Jeep. Primeiro puxa sem ligar a tração e perceba o esforço feito pelo veículo, depois ligue a tração e faça novamente e por fim ligue a rezudiza também... :putz: :palmas: :dance:

Isso vai ser um teste e tanto!!! :lol:

ceveiga
18/08/2005, 22:06
Acho que poderia também ao invés de tentar empurrar a parede da sala, amarrar uma cinta no engate daquele vizinho que insiste em estacionar o carro na porta da sua garagem e a outra ponta no ponto de ancoragem do Jeep. Primeiro puxa sem ligar a tração e perceba o esforço feito pelo veículo, depois ligue a tração e faça novamente e por fim ligue a rezudiza também... :putz: :palmas: :dance:

Isso vai ser um teste e tanto!!! :lol:

Extra,

Gostei da sua idéia, tb tenho um vizinho folgado, mas não sei porque basta ligar o jeep e acelerar que o carro dele sai rapidinho... :twisted:

[ ]

extraterreno
19/08/2005, 10:57
Ceveiga
Por que será???? né..... :twisted:

Alcione
20/08/2005, 18:38
Extra,

Gostei da sua idéia, tb tenho um vizinho folgado, mas não sei porque basta ligar o jeep e acelerar que o carro dele sai rapidinho...

Todos tem um pelo menos um vizinho folgado.................... :putz: :putz: :putz: :putz: :putz:

ihaido
12/12/2005, 14:45
eu tenho um monte de vizinhos FDPS, moro em frente uma empresa de segurança,eles se acham os vaslentes e estacionam na minha porta e ainda por cima reclamam se pedir pra tirar...seria bom se eu tivesse um UNIMOG. :twisted:

toyotafoz
21/03/2006, 21:48
Sem sacanagem, li o tópico ontem, hoje fui buscar um outro carro na oficina, e fui de Jeep, logo na entrada da oficina, uma súbida um pouco íngreme e pintada com tinta epoxi, havia água e muito sabão, pois estavam lavando, quando tentei subir, o jeep começou a patinar, lembrei-me deste tópico na hora e engatei a tração, sem hesitar o jeep subiu sem problemas. Agradeço aos amigos.

Cássio
22/03/2006, 09:18
Roda livre automática é a campeã de te deixar na mão na hora do " vamo vê"! Sugiro que voce teste ela em um barranco bem íngreme, onde ela realmente vai ser bem exigida, para depois não ser surpreendido em uma situação difícil.
Coloca uma manual volta inteira da Enfer que voce nãovai se arrepender.

toyotafoz
22/03/2006, 09:56
Bom dia, onde acho esta da Enfer?

toyotafoz
22/03/2006, 09:56
Bom dia, onde acho esta da Enfer?

Cássio
23/03/2006, 09:33
Fala com o Luis da off road acessórios que ele tem para venda. É um excelente produto, tem um ótimo acabamento e alta resistência mecânica.
É primeira linha. Tenho no meu jeep e estou satisfeito.
O telefone é (51)3671 1914.