PDA

Ver Versão Completa : Bloqueando a EGR da Toyota Hilux 3.0 2006...

Costalonga
03/09/2012, 19:40
Alguém aqui do fórum já fez este bem ao motor da sua Hilux?
Se sim, poderia postar como fez e o que precisa pra resolver essa encrenca.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Guizardi
14/02/2016, 19:53
Alguém aqui do fórum já fez este bem ao motor da sua Hilux?
Se sim, poderia postar como fez e o que precisa pra resolver essa encrenca.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Tenho uma SW4 2010/11 e a mesma dúvida. Já conversei com alguns mecânicos mas nenhum deles passou confiança de que sabia do que estava falando, mas disseram que iria acender a luz da injeção eletrônica no painel. É isso mesmo? Os sensores detectariam que a EGR foi fechada? Há possibilidade de bypass nesses sensores?

Abraços.

sandro_ventania
15/02/2016, 10:43
Com certeza tem! Um colega aqui do fórum comprou um troler 2015 e como ele quer viajar, ele mandou tirar a egr...só tem elogios, disse que o carro aumentou a potencia e diminuiu o consumo!
E melhora mesmo, pois voce deixa de por a fumaça de escape na admissão...o engenheiro que fez isso é um filho de uma égua! Seria melhor o uso de arla.
Vou postar o link do tópico, aí voces entram em contato e vejam o que ele fez! Eu faria também!

sandro_ventania
15/02/2016, 11:18
aqui o tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/144260-iniciando-no-mundo-das-expedicoes-9.html#post2241291

Guizardi
15/02/2016, 15:42
Com certeza tem! Um colega aqui do fórum comprou um troler 2015 e como ele quer viajar, ele mandou tirar a egr...só tem elogios, disse que o carro aumentou a potencia e diminuiu o consumo!
E melhora mesmo, pois voce deixa de por a fumaça de escape na admissão...o engenheiro que fez isso é um filho de uma égua! Seria melhor o uso de arla.
Vou postar o link do tópico, aí voces entram em contato e vejam o que ele fez! Eu faria também!

Pois é! Já tinha visto o relato do colega do Troller. E também já vi proprietários de outras camionetes (L200 e Frontier) que bloquearam o EGR de suas viaturas, mas ainda não vi nenhuma Hilux ou SW4.

E o pior é que os mecânicos que eu já conversei todos estavam mais cheios de dúvidas do que eu mesmo! Aí fica difícil confiar e, sei lá, tenho medo de fazer uma burrada e prejudicar definitivamente alguma coisa no carro.

sandro_ventania
17/02/2016, 21:32
Procure o mecânico certo. A operação é simples...a maioria dos mecânicos que não passam de toupeiras!

Emerson Höpner
18/02/2016, 12:30
http://www.toyoteros.com.ar/foro/showthread.php?tid=47024

Guizardi
26/02/2016, 12:08
Senhores,

Acabei de sair de um mecas que trabalhou muito tempo na autorizada. Fiz o procedimento de EGR KILLER.
Ele retira o tubo e as flanges originais, daí confecciona uma chapa no tamanho correspondente das duas
extremidades com espessura de uns 3 mm (no olhômetro).
Daí juntou tudo denovo, ligou e tá feito.

Acende a luz do motor na hora da chave, mas após a ignição ela apaga e não entra no modo de segurança.
Ainda é cedo pra que eu possa tecer maiores comentários, mas em breve falo mais sobre minhas percepções.

Abraço!

DinoGuimaraes
16/03/2016, 15:23
Guizardi, boa tarde....
alguma novidade sobre a ERG Killer?
to querendo pra minha srv 2013
grato

Senhores,

Acabei de sair de um mecas que trabalhou muito tempo na autorizada. Fiz o procedimento de EGR KILLER.
Ele retira o tubo e as flanges originais, daí confecciona uma chapa no tamanho correspondente das duas
extremidades com espessura de uns 3 mm (no olhômetro).
Daí juntou tudo denovo, ligou e tá feito.

Acende a luz do motor na hora da chave, mas após a ignição ela apaga e não entra no modo de segurança.
Ainda é cedo pra que eu possa tecer maiores comentários, mas em breve falo mais sobre minhas percepções.

Abraço!

Guizardi
17/03/2016, 09:18
Guizardi, boa tarde....
alguma novidade sobre a ERG Killer?
to querendo pra minha srv 2013
grato

Dino, a minha é SW4 2010/11. Eu fechei a EGR e está tudo beleza. Nenhum contra. Única coisa que notei é um roncado mais bonito entre 1,5 e 3,0 RPM.

Porém a sua é 2013, sei que houveram mudanças no motor, inclusive a sua tem DPF. Se fosse eu, fecharia o EGR e observaria. O que eu imagino que possa acontecer de pior é acender a luz de alerta mesmo sem ocasionar nenhum dano (e pode até nem acontecer!). Mas aí só testando mesmo pra saber, não vi nenhum relato de EGR Killer pra Hilux aqui no Brasil. Penso até que a minha tenha sido a primeira!

O processo é simples, basta remover o tubo e separar as flanges originais, daí faz no molde de cada flange uma chapa lisa de aço com 3/4/5 mm e monta novamente.

FRanger
23/03/2016, 14:34
E os moradores do Estado do Rio que tem que passar pela inspeção anual. Alguém sabe se acusaria nos testes de controle de emissões?

Guizardi
23/03/2016, 14:45
E os moradores do Estado do Rio que tem que passar pela inspeção anual. Alguém sabe se acusaria nos testes de controle de emissões?

Eu só posso supor, mas meu palpite é que passa melhor do que antes. Porque a queima será mais completa devido a não mais existir a recirculação. A intenção do EGR não é diminuir a fumaça preta, e sim o NOX que os engenheiros alegam se formar quando a temperatura da combustão é muito alta. Então o teu carro vai soltar uma fumaça mais clara.

Guizardi
23/03/2016, 15:09

Como é o teste de controle? Apenas visual (com aquela tabelinha de escalas de cinza) ou em laboratório com análise química dos gases?

Gustavo Malpele
04/04/2016, 11:00
O que é isso? Como faz quais são os benefícios e malefícios e custo?

Guizardi
04/04/2016, 12:02
O que é isso? Como faz quais são os benefícios e malefícios e custo?

Gustavo, dá uma lida no tópico inteiro e procura mais aqui mesmo no fórum a respeito do EGR. Vou tentar te explicar um pouco mas é interessante você consultar outras fontes.
EGR = Exhaust Gas Recirculation, recirculação dos gases do escape. Ou seja, uma parte dos gases que iam para o escape é retornada para a combustão, intencionada em reduzir a temperatura da queima pois alegam os engenheiros que isso diminuiria a quantidade de gases NOx que são poluentes.
Porém, você joga sujeira no motor, resíduos sólidos da queima. E, claro, está tornando a combustão mais pobre, menos eficiente.

Ao fechar o EGR espera-se um menor consumo, melhor relação de potência, motor rodando mais limpo e sem acumular resíduos.

A desvantagem seria justamente não reduzir a poluição. Algo que eu minhas dúvidas a respeito. Inclusive, logo de cara quando fechei o EGR da minha SW4 pude notar os gases do escape mais claros.

Não pude conferir melhoria significativa no consumo nem no comportamento no motor. A maior satisfação é saber que ele roda mais limpo.

O custo é o da mão-de-obra acrescido de duas flanges cegas de aço com 2, 3 ou 4 mm. Coisa barata.

Recomendo leitura dos seguintes artigos:
Diesel, um motor de muitas peculiaridades | Best Car (http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/tecnica/diesel-um-motor-de-muitas-peculiaridades/)

O escândalo da VW: por dentro dos testes de emissões | Best Car (http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/tecnica/diesel-o-escandalo-da-volkswagen-e-os-testes-de-emissoes/)

Em especial a página 3 desse último.

Gustavo Malpele
06/04/2016, 03:16
Muito grato pelas informações e não diminui a vida útil do motor ? E teriam algum mecanico bom pra indicar no ABC ?

broadcast33
25/04/2016, 14:01
Boa tarde a todos, acabei de cadastrar, porém acompanho este fórum já faz um tempo e pesquisando bastante e já estou até testando, achei uma maneira e segundo minha pesquisa é a maneira mais correta de se desabilitar o EGR. O método descrito nos posts anteriores não é recomendado segundo o pessoal lá fora, pois reduz a vida útil da turbina. o método mais indicado, por incrível que pareça é o mais simples e mais barato, também indicado ao pessoal que faz inspeções veiculares. O acionamento da EGR no motor D-4D é feito por vácuo, então basta eliminar este vácuo, que a válvula permanecerá fechada, porém descarregando o turbo normalmente. Interronpendo quando quiser fechar e desobstruindo quando for a inspeção. As fotos explicarão o método:http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527228&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527229&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527230&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527231&stc=1
Um chumbinho de espingarda é utilizado para obstruir a mangueira de vácuo, com isso a EGR permanece fechada. não é necessário desmontar nada, nem mão de obra especializada.

sandro_ventania
25/04/2016, 23:32
Parabéns! Chegou fazendo a diferença!

broadcast33
27/04/2016, 11:24
Só para complementar, coloque de volta a mangueira no caninho, para evitar que a bomba de vácuo fique puxando poeira. Não execute fechamento da EGR por tamponamento, pois vc diminuirá bastante a vida da turbina...
Esse método é muito prático para quem vai fazer inspeção veicular, basta tirar o chumbinho e está tudo original para a inspeção, depois é só colocar de novo e fechar a EGR. A minha ficou mais esperta de 1000 a 1800rpm, faixa de rotação que mais uso, com isso espero uma melhoria no consumo, além de claro e principal não jogar sujeira dentro do motor, com certeza aumentando muito a vida útil do mesmo.

JUNIOR3032
27/04/2016, 11:28
[QUOTE=Guizardi;2361785]Ao fechar o EGR espera-se um menor consumo, melhor relação de potência, motor rodando mais limpo e sem acumular resíduos.

A desvantagem seria justamente não reduzir a poluição. Algo que eu minhas dúvidas a respeito. Inclusive, logo de cara quando fechei o EGR da minha SW4 pude notar os gases do escape mais claros.

Não pude conferir melhoria significativa no consumo nem no comportamento no motor. A maior satisfação é saber que ele roda mais limpo.

Meus caros, como disse nosso amigo por experiência própria não houve melhoria no consumo, será que vale a pena mesmo mexer na EGR?

broadcast33
27/04/2016, 12:31
Junior, estudei massivamente o funcionamento da EGR. Primeiramente devemos saber como ela funciona. Em baixas rotações (até 1800 rpm) e com cargas leves ou moderadas ao motor, porém, quando se exige potência, ela permanece fechada e a poluição é a mesma, ou seja, a idéia básica seria apenas melhorar a emissão de NO² em alguns momentos, apenas diminuindo e não resolvendo completamente o problema. Concordo com vc que a poluição aumenta, mas a maioria dos motores são destruídos pela produção de partículas que ela gera, tanto é que nos motores modernos ela não existe, sendo substituído pelo ARLA32, que resolveu melhor o problema, sem prejudicar o motor, porém gerando custo extra, enfim, não existe almoço grátis. Quanto ao consumo ainda não testei 100%, mas acredito plenamente que vai melhorar, pois como disse, a máquina fica mais esperta e a resposta do motor mais rápida, com isso se pisa menos e o consumo cai, e sem as partículas extras o motor dura muito mais. Vai de cada um.

Leonardo Dic
27/04/2016, 20:24
Pq q o fechamento da EGR por tampão diminui a vida da turbina?

broadcast33
28/04/2016, 09:49
Bom dia, a EGR funciona como uma espécie de "válvula de alívio" da pressão do turbo e tampando você perde esta capacidade. Você já leu no manual, que quando percorre uma distância grande acima de certa velocidade, é necessário descansar o motor em marcha lenta por até 2 minutos, para que a turbina desça a rotação lentamente? Muita gente não segue esse procedimento e reduz muito a vida da turbina. Medições gringas, mostram que quando se usa tampão, a pressão na admissão sobe de 1.4 para 2.3bar, esse excesso de pressão extra diminui muito a vida do turbo, uma espécie de efeito contragolpe, inclusive muitos tiveram de trocar ou recondiciona-la por causa disso.

broadcast33
28/04/2016, 10:17
Artigo original:

Asking:

I too blocked off my EGR vaccum pipe as you suggested with a pellet, I also had the cat removed at 170 000 km's...now the engine does feel somewhat more responsive and stronger. However, reading through the previous posts, the 1KD engine apparently uses the EGR as an overboost pressure valve....I am somewhat concerned that I will cause turbo damage by keeping it closed. I have never had any warning lights shine up and so I assume that everything is running ?
Does the engine deal with overboost in another way ? and is it really a good idea to block off the EGR in terms of the overboost ?

Answer:

Blocking the vacuum line is not an issue. The EGR has 2 ports, one for exhaust gasses and one for over boost release. Blocking the vacuum stops the valve from opening to allow exhaust gasses in the intake manifold.
With your CAT removed now, you will clearly hear the EGR valve dump the over boost when driving with your window down. I have driven mine like this now for 10k km, towing and working hard, no issues.
With the Navara we inserted a blanking plate and the boost climbed to 2.3Bar!(Not knowing that the EGR controls over boost also) When overtaking and boosting for longer than 25 seconds the ECU kick out the throttle every time. The turbo shaft eventually snapped in 2. Replaced the turbo - boost still 2.3 Bar, removed the blanking plate and it immediately dropped down to 1.4 Bar.
The Australians has experimented with all these issue and found that by just inserting a blanking plate you get overboost and turbo damage eventually.

bombacha
29/04/2016, 21:42
[QUOTE=broadcast33;2366829]

Caro broadcast, que ano é sua viatura?

broadcast33
01/05/2016, 16:12
Boa tarde,
SW4 2006

Carlos HC
03/05/2016, 18:42
Boa tarde,
SW4 2006

Boa tarde Broadcast33, também tenho uma sw4 06 com 200 mil rodados e vou fazer esse teste de fechar a EGR, ela faz ótimas marcas de consumo, consegui 15 em rodovias planas a 100 no piloto automático com ar ligado nos 24º

Tenho uma duvida, não tem possibilidade desse chumbinho entrar dentro da valvula e dar algum problema?

broadcast33
04/05/2016, 16:44
Boa tarde. Carlos, não tem possibilidade, pois o chumbinho tem 4,5mm e o caninho tem 4mm externo, então ele é bem maior; não se esqueça de engatar o cano de volta, para não adentrar sujeira na bomba de vácuo.

broadcast33
05/05/2016, 20:05
Boa tarde Broadcast33, também tenho uma sw4 06 com 200 mil rodados e vou fazer esse teste de fechar a EGR, ela faz ótimas marcas de consumo, consegui 15 em rodovias planas a 100 no piloto automático com ar ligado nos 24º

Tenho uma duvida, não tem possibilidade desse chumbinho entrar dentro da valvula e dar algum problema?

Outra coisa, o vácuo puxa para o lado contrário da válvula, impossibilitando que ele vá na sua direção.

Janderson costa
05/07/2016, 15:48
otor a diesel o consumo e melhor com a egr fucionando ou ela fexada .. agr fucionado ela recicla os gases sao queimado novamente esses gases tem ganho em queima ou e so pela poluicao..desativei minha egr ficou otimo o carro mais vez em quanto acente a luz injecao perde a força desligo e ligo fica so file hilux 3.0 163cv

Jean Lima
08/08/2016, 14:40
Boa tarde.

Alguém já fez esse procedimento há um bom tempo para saber se não apresenta alguma falha ou acende alguma luz de anomalia? Andei conversando aqui com meu meca e o mesmo disse que não seria aconselhável "isolar" a EGR na hilux. Disse que já fez, com sucesso, o procedimento utilizando aquela chapa de ferro em algumas tritons e pajeros, mas que fez em umas duas hilux e teve problemas com o acendimento de luzes de anomalia e falhas no funcionamento. Recentemente tivemos de fazer uma descarbonização completa no motor de uma SW4 2007 aqui da família e o negócio tava feio demais, até retífica deu. Adquiri recentemente uma SW4 2011 e estou bastante inclinado à testar o procedimento obstruindo apenas o vácuo.

Janderson costa
11/08/2016, 21:59
Boa tarde.

Alguém já fez esse procedimento há um bom tempo para saber se não apresenta alguma falha ou acende alguma luz de anomalia? Andei conversando aqui com meu meca e o mesmo disse que não seria aconselhável "isolar" a EGR na hilux. Disse que já fez, com sucesso, o procedimento utilizando aquela chapa de ferro em algumas tritons e pajeros, mas que fez em umas duas hilux e teve problemas com o acendimento de luzes de anomalia e falhas no funcionamento. Recentemente tivemos de fazer uma descarbonização completa no motor de uma SW4 2007 aqui da família e o negócio tava feio demais, até retífica deu. Adquiri recentemente uma SW4 2011 e estou bastante inclinado à testar o procedimento obstruindo apenas o vácuo.

Ja fis varios teste com a chapa no vaco acendeu a luz cologuei o aparelho deu erro sesor de temperatura admiçao e geometria da turbo e porque a valvula agr serve como uma valvula de alivio da turbo quando ela esta fucionando ela tira apreçao de escape da parte quente do turbo.. ai os gases escape volta pra admiçao.. na marcha lenta a egr fica ligada os gases do escape fica circulando na adimiçao quando acelera ela fexa escape e a aciona o turbo quando vc fexa agr o turbo fica mandado mais ar pra admiçao tirando a vida ultio do turbo com isso q no aparelho acusa sesor da adimiçao pq o turbo ta mandando muito ar

Rhubenfer
24/09/2016, 05:20
Tenho uma Hilux 2.5 2011. Dá certo este procedimento nela?

GUAPOMUTUM
25/09/2016, 11:38
Caro colega Broadcast33:boa tarde!Sou fã da SW4,tenho uma 2005-2006.Vi suas orientações sobre a EGR e achei um espetáculo!Vc pode me fornecer teu email para contatá-lo?Muito obrigado!

Robertorcv
27/09/2016, 09:58
Boa tarde,
SW4 2006

Estou negociando uma SW4 2006, alguma queixa do carro? Essa esta com 140.000 km e com todas revisoes realizadas na css Toyota. Obrigado!

Sergio c
27/09/2016, 13:11
Estou negociando uma SW4 2006, alguma queixa do carro? Essa esta com 140.000 km e com todas revisoes realizadas na css Toyota. Obrigado!

Se o trem não passou por cima da SW4 e o preço for razoável, pode comprar sem medo.

Firefish
27/09/2016, 17:35
Boa tarde Srs! poderiam me informar se a Hilux 2017 tem vávula EGR?

sandro_ventania
27/09/2016, 18:01
Certeza eu não tenho, por que não tenho uma...mas é 99,9% de chance de ter...pois as duas tecnologias atuais para controle de emissões é usando a EGR ou a SCR (arla32), como o uso do arla ficou com os caminhões, deixaram para os carros pequenos a bosta da EGR.

Sergio c
28/09/2016, 17:45
Certeza eu não tenho, por que não tenho uma...mas é 99,9% de chance de ter...pois as duas tecnologias atuais para controle de emissões é usando a EGR ou a SCR (arla32), como o uso do arla ficou com os caminhões, deixaram para os carros pequenos a bosta da EGR.
Acharia melhor mesmo terem posto um tanquinho p abastecer com arla as camionetes também do que essa válvula problemática.

sandro_ventania
29/09/2016, 20:23
Sem falar que tira potencia e faz gastar mais combustivel.
Se meu carro tivesse eu já teria tirado a muito tempo!

zaz45
29/03/2017, 21:35
Tenho uma hilux 3.0 ano 2007 que atualmente esta com 292k e eliminei a egr conforme as instruçoes das fotos. Para ser franco, nao notei muita diferença tanto de performance como de economia, ela continua com o consumo entre 10,5 a 11,5 km/l na estrada (faz 1 mes que tampei o tubo de vacuo da egr). A unica diferença que notei é que o cheiro de diesel em marcha lenta, quando parada, esta mais acentuado, chegando a incomodar. Nao tive nenhum problema com relaçao a acender luz no painel, indicando irregularidade no funcionamento da egr. A vantagem que vejo é que com a egr bloqueada, evita-se o acumulo de residuos no sistema de admissao do motor .

andregomes
11/07/2017, 15:23
Só para complementar, coloque de volta a mangueira no caninho, para evitar que a bomba de vácuo fique puxando poeira. Não execute fechamento da EGR por tamponamento, pois vc diminuirá bastante a vida da turbina...
Esse método é muito prático para quem vai fazer inspeção veicular, basta tirar o chumbinho e está tudo original para a inspeção, depois é só colocar de novo e fechar a EGR. A minha ficou mais esperta de 1000 a 1800rpm, faixa de rotação que mais uso, com isso espero uma melhoria no consumo, além de claro e principal não jogar sujeira dentro do motor, com certeza aumentando muito a vida útil do mesmo.

Prezado, fiz na minha e uma srv 2010, e quando desconecta a mangueira fica como se o motor baixasse a aceleração, quando conecta ele eleva um pouco a aceleração, percebeu se na sua fez o mesmo?

Stachissini
31/07/2017, 15:26
Fiz na minha srv 2014. A mangueira é bem mais difícil de acessar que no motor de 163 CV, mas o procedimento é o mesmo com o chumbinho.Sinceramente não vi diferença, ando com piggyback rapid da dimsport. Gostaria de saber se com algum aparelho de diagnóstico da p saber se ela realmente está fechada e não abre. Obrigado

broadcast33
27/01/2018, 22:19
Boa noite, muitas pessoas aqui no fórum se perguntaram se realmente fecha e que não notaram diferença no consumo ou ainda melhora no torque em baixa rotação. Primeiro temos de entender o funcionamento do processo EGR. Ela foi criada para diminuir os níveis de NO², não em caráter definitivo, mas como um paliativo, uma vez que para de atuar acima de 2000RPM, e porquê isso acontece? R: Acima de 2000RPM o motor começa desenvolver torque e potência máximos e por questão de segurança, optou-se por desabilitar nessa faixa de giro e funcionar abaixo de 2000RPM, condição de funcionamento de 85% do tempo, ou seja, o motor quase sempre está abaixo dessa faixa de giro e portanto EGR atuando.
Vamos lá, com a EGR aberta, ocorre a recirculação dos gases de escapamento, com isso parte de oxigênio novo deixa de entrar na câmara de combustão, com isso queda de potência e aumento de consumo pra relizar o mesmo serviço, pois tem de pisar mais. Com a EGR fechada, a oxigenação volta ao normal. O consumo diminui por volta de 5%, por isso muitos não conseguem aferir.
Como o acionamento funciona? R: existe uma bomba de vácuo que puxa um êmbolo dentro da válvula e retorna por mola. Quando liga o carro, o vácuo começa e puxa a válvula na condição de aberta, em aprox. 2000 rotações, um comando eletrônico aciona uma solenóide, que fecha o vácuo e a mola põe a EGR na condição fechada; abaixo disso libera o vácuo que abre a válvula. NO² é um gás irritante , por isso realmente fica mais complicado em marcha lenta, principalmente em locais fechados. Foi uma gambiarra que as montadoras utilizaram, para unir o útil ao agradável, diminuir a poluição e arregaçar com nossos motores antes do tempo.

Sergio c
28/01/2018, 09:41
Só vi agora seu post, mas se vc for isolar a EGR da Hilux 2014, só tirando a mangueira do vácuo que está na lateral da EGR não vai adiantar nada, pois como pode ver nesse vídeo, a saída dos gases tem duas borboletas, ou por um lado ou outro sempre vai ter gases passando. A fábrica fez isso justamente p pessoal não retirar a mangueira de vácuo, mas se retirar, o EGR fica ainda funcionando uns 80%. P isolar 100% o EGR, tem de tapar alguma passagem com uma junta de metal com uns 2mm de espessura. Valvula egr toyota hilux 2012-2015 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=P4RAt4tE6FA)
Fiz na minha srv 2014. A mangueira é bem mais difícil de acessar que no motor de 163 CV, mas o procedimento é o mesmo com o chumbinho.Sinceramente não vi diferença, ando com piggyback rapid da dimsport. Gostaria de saber se com algum aparelho de diagnóstico da p saber se ela realmente está fechada e não abre. Obrigado

Sergio c
28/01/2018, 09:42
Onde da p ver as duas borboletas em posições diferentes é do minuto 1,14 em diante.

Bruno cf
28/01/2018, 21:13
Estou com um problema na minha SW4 2006 com 150 mil km que até hoje não consegui resolver.
Quando estou viajando acima de 120 km/h depois de ter rodado entre 150 - 300 km a luz da injeção liga e o carro perde totalmente a potencia. Não existe algo que faço para isso acontecer, as vezes acelerando as vezes em desaceleração.
Quando isso acontece eu simplesmente tiro um polo da bateria e recoloco no mesmo instante e o carro volta ao normal.
Alguem ja viu isso acontecer?

Bruno cf
28/01/2018, 21:15
Broadcast33 você é de São Paulo?
Amigo parabéns pelas suas explicações ao grupo.
Desculpe a curiosidade mas você tem oficina ou é um bom entendedor do assunto?
Mande um salve pelo whats 11947275156

andrecaceres
05/05/2018, 19:38
Boa noite pessoal, tentei realizar o procedimento apresentado pelo usuário broadcast33.
O problema é que ao remover a mangueira provavelmente faltou delicadeza/jeito e acabei arrancando o bico onde ela é fixada, ou seja, preju. Mas de qualquer forma EGR bloqueado agora.

kenjimkm
05/05/2018, 22:10
Boa noite.
Faca limpeza do sistema de egr, corpo de borboleta e coletor de admissao, a maioria dos casos e relacionado a carbonizaçao do sistema de admissao.

Estou com um problema na minha SW4 2006 com 150 mil km que até hoje não consegui resolver.
Quando estou viajando acima de 120 km/h depois de ter rodado entre 150 - 300 km a luz da injeção liga e o carro perde totalmente a potencia. Não existe algo que faço para isso acontecer, as vezes acelerando as vezes em desaceleração.
Quando isso acontece eu simplesmente tiro um polo da bateria e recoloco no mesmo instante e o carro volta ao normal.
Alguem ja viu isso acontecer?

nilsosil
02/07/2018, 14:54
Amigo verifique se o caninho abaixo da flauta não esta solto, a minha fazia isto e apagava, descobri que ao tirar a valvula e o escape, no montar o mecanico deixou fora.

Att

RaulHILUX
07/10/2018, 19:53
Boa noite, você usou chumbo de que calibre ? 4,5 ou 5,5 ou 6,3 ? Obrigado.
Um chumbinho de espingarda é utilizado para obstruir a mangueira de vácuo, com isso a EGR permanece fechada. não é necessário desmontar nada, nem mão de obra especializada.[/QUOTE]

RaulHILUX
07/10/2018, 20:02
Desculpe mais uma vez, mas saberá se a Hilux KUN25 de 2500cm3 e 144 Hp a válvula é a mesma? Cumprimentos.

RaulHILUX
14/10/2018, 16:13
Caro broadcast33, no meu caso acendeu a luz de avaria eletrica no painel de informações. Existirá alguma maneira de apagar esta informação ou outra solução que me possa ajudar ? Abraço.
Boa tarde a todos, acabei de cadastrar, porém acompanho este fórum já faz um tempo e pesquisando bastante e já estou até testando, achei uma maneira e segundo minha pesquisa é a maneira mais correta de se desabilitar o EGR. O método descrito nos posts anteriores não é recomendado segundo o pessoal lá fora, pois reduz a vida útil da turbina. o método mais indicado, por incrível que pareça é o mais simples e mais barato, também indicado ao pessoal que faz inspeções veiculares. O acionamento da EGR no motor D-4D é feito por vácuo, então basta eliminar este vácuo, que a válvula permanecerá fechada, porém descarregando o turbo normalmente. Interronpendo quando quiser fechar e desobstruindo quando for a inspeção. As fotos explicarão o método:http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/527228-bloqueando-egr-da-toyota-hilux-3-0-2006-a-20140507_163701.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/527229-bloqueando-egr-da-toyota-hilux-3-0-2006-a-20140507_163558.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/527230-bloqueando-egr-da-toyota-hilux-3-0-2006-a-rlzvy6q.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/527231-bloqueando-egr-da-toyota-hilux-3-0-2006-a-20140507_163637.jpg
Um chumbinho de espingarda é utilizado para obstruir a mangueira de vácuo, com isso a EGR permanece fechada. não é necessário desmontar nada, nem mão de obra especializada.

Thiago Adv
01/01/2019, 14:12
Caro broadcast33, no meu caso acendeu a luz de avaria eletrica no painel de informações. Existirá alguma maneira de apagar esta informação ou outra solução que me possa ajudar ? Abraço.

E outra, pelo que me parece usando o método de bloqueio do vácuo, não aumenta a pressão da admissão como ocorreria usando a chapa de bloqueio, por isso não nota a diferença de desempenho

luiz donizeti goes maciel
17/02/2019, 14:53
opa boa tarde, minha hilux 2,5 ano 2006, ligo ela é so dar uma acelerada que acende luz avaria e corta aceleração, no scaner acusa egr fluxo ar invertido,, cod 400 e p0093, o mecanico reseta o modulo, e soliga que acontece mesma coisa, ai ele isola a egr, e reseta de novo pelo scaner, ai não acende luz avaria, MAS É SO ACELERA QUE CORTA ACELERAÇÃO, SERA QUE PODE SER COPRPO DE BORBOLETA ?

luiz donizeti goes maciel
17/02/2019, 20:55
Amigo verifique se o caninho abaixo da flauta não esta solto, a minha fazia isto e apagava, descobri que ao tirar a valvula e o escape, no montar o mecanico deixou fora.

Att
opa amigo estou com uma hilux 2006 2,5, o mecanico desmontou motor , so que nao sabe onde e ligado esse caninho , no final flauta e abaixo dela.,sera que é ligado na egr, ela acende luz injeção e corta aceleração, e da no scaner egr flux ar invertido, se tiver uma foto desse caninho onde é ligado,, zap 11 9 97745726

weliton660
21/04/2020, 19:42
Alguém pode dá notícias ai se fez funciona??

Biraalves
25/05/2020, 11:03
Ola, eu mesmo fiz na minha hilux 3.0 2006, o procedimento é muito simples, basta retirar o tubo em inox que sai do cabeçote bem atras da valvula termostatica, as duas extremidades são iguais, eu confeccionei uma flange em chapa galvanizada de fazer calhas, ja é a segunda vez que faço em camioneta a diesel, não acendeu nenhuma luz de anomalia até hoje, sobre a potencia não notei aumento de potencia, o que realmente vai ser percebido, é que não ira carbonizar mais o coletor frio nem egr, nem admissão, vai trabalhar sem a ingestão de foliculos da queima, enfim, é uma forma de manter o carro respirando ar puro, e desta forma evitando futuras manutençoes em limpezas.

broadcast33
03/06/2020, 12:34
Alguém pode dá notícias ai se fez funciona??

Boa tarde, 4 anos com a egr bloqueada e nenhum problema até agora e isso em 2 viaturas. O sistema descrito é válido para o motor D4D de 2006 a 2011, pois daí em diante mudaram o sistema de egr, justamente pra não ser bloqueado pelo vácuo. Também nas 2.5 o sistema é diferente.

Sergio c
03/06/2020, 13:04
Verdade, nas de 2012 em diante é bem difícil de bloquear a EGR. Já nas de 2016 p cima é bem fácil, mas nessa minha optei por não bloquear pois estava na garantia até uns meses atrás, mas acho que nem vou bloquear.
Boa tarde, 4 anos com a egr bloqueada e nenhum problema até agora e isso em 2 viaturas. O sistema descrito é válido para o motor D4D de 2006 a 2011, pois daí em diante mudaram o sistema de egr, justamente pra não ser bloqueado pelo vácuo. Também nas 2.5 o sistema é diferente.

jnetto
09/11/2020, 15:45
Boa tarde broadcast33
Fiz o procedimento de bloqueio do vacuo na valvula VRV conforme seu tópico na minha SW4 2008, já ha 2 meses e está boa , antes disso limpei todo sistema de admissão e troquei a turbina por uma nova da marca nacional Altech Turbo. Está tudo perfeito.
Porém fico pensando em como saber se os parametros estão 100%. Tenho o scanner via OBDII Techstream Toyota, mas nos dados não consigo ver a pressão do turbo em 1,3 bar. Fico pensando na comparação desse sistema ao sistema de obstruir com flanges.
Analisando a valvula EGR nesse motor 1KDFTV ela está em série com a admissão e vi q ela tem um diafragma que faz ela abrir ou fechar a entrada de gases do escape no fluxo da adimissão. Pois bem, não consigo ver diferença entre ela fechada por falta de vacuo na atuação e o sistema fechado por uma flange. nas duas situações o fluxo de gases do escapamento ficam impedidos de ter contato com o sistema de admissão.

broadcast33
15/01/2021, 23:11
Boa tarde broadcast33
Fiz o procedimento de bloqueio do vacuo na valvula VRV conforme seu tópico na minha SW4 2008, já ha 2 meses e está boa , antes disso limpei todo sistema de admissão e troquei a turbina por uma nova da marca nacional Altech Turbo. Está tudo perfeito.
Porém fico pensando em como saber se os parametros estão 100%. Tenho o scanner via OBDII Techstream Toyota, mas nos dados não consigo ver a pressão do turbo em 1,3 bar. Fico pensando na comparação desse sistema ao sistema de obstruir com flanges.
Analisando a valvula EGR nesse motor 1KDFTV ela está em série com a admissão e vi q ela tem um diafragma que faz ela abrir ou fechar a entrada de gases do escape no fluxo da adimissão. Pois bem, não consigo ver diferença entre ela fechada por falta de vacuo na atuação e o sistema fechado por uma flange. nas duas situações o fluxo de gases do escapamento ficam impedidos de ter contato com o sistema de admissão.

De vez em quando eu apareço por aqui, ultimamente o tempo está escasso. Vamos lá... o método do vácuo, é o menos traumático pro motor, pois preserva alívio a turbina, que é uma função secundária dessa EGR... Acredito também que 1,3bar é a pressão máxima do motor com carga forte e alto giro. Por esses dias, descobri que aquele filtrinho que vai antes do sensor influencia na pressão do turbo, fazendo ele assobiar mais alto. Fica a critério de cada um fazer como achar melhor...A primeira que fiz vai completar 5 anos fechada no vácuo, até agora só alegria...tenho outra também fechada no vácuo com 3 anos, ambas sem maiores detalhes. Abraço!

wnfilho
16/01/2021, 17:07
De vez em quando eu apareço por aqui, ultimamente o tempo está escasso. Vamos lá... o método do vácuo, é o menos traumático pro motor, pois preserva alívio a turbina, que é uma função secundária dessa EGR... Acredito também que 1,3bar é a pressão máxima do motor com carga forte e alto giro. Por esses dias, descobri que aquele filtrinho que vai antes do sensor influencia na pressão do turbo, fazendo ele assobiar mais alto. Fica a critério de cada um fazer como achar melhor...A primeira que fiz vai completar 5 anos fechada no vácuo, até agora só alegria...tenho outra também fechada no vácuo com 3 anos, ambas sem maiores detalhes. Abraço!
Esse filtro que você diz é aquele cinza? Troquei por um paralelo (mas para Hilux 2013) esses dias para teste e senti que ela fico mais xoxa mesmo... voltei pro original antigo e voltou a mesma pegada.

Kiko Castro
12/10/2023, 15:55
Reativando o tópico...
Além do confrade BROADCAST33, alguém que tenha feito o procedimento e possa relatar a experiência?

AdemirGuido
02/01/2024, 00:20
Eu tenho uma SW 2011 e fiz a tecnica do chumbinho para desligar o EGR, fazem dois meses.
-Nao acente a luz do motor
-Ficou muito rapida e melhorou muito a potencia.
- Quando frio o motor, o turbo assobia um pouco, mas acho ate bonito o barulho, quando esquenta o motir ai para o assobiu.
- consumo nao melhorou muito.
Ela esta bem mais agil, quase envenenada kkkk
Vale a pena e é muito simples.

Kiko Castro
25/10/2024, 15:37
Eu tenho uma SW 2011 e fiz a tecnica do chumbinho para desligar o EGR, fazem dois meses.
-Nao acente a luz do motor
-Ficou muito rapida e melhorou muito a potencia.
- Quando frio o motor, o turbo assobia um pouco, mas acho ate bonito o barulho, quando esquenta o motir ai para o assobiu.
- consumo nao melhorou muito.
Ela esta bem mais agil, quase envenenada kkkk
Vale a pena e é muito simples.

Complementando as informações do confrade AdemirGuido, fiz o procedimento e utilizei por 11 meses.
Percebi todas as diferenças que ele mencionou, porém no quesito potência, notei pouca diferença.
Além disso, comigo, por volta do 9º mês, aconteceu de a EGR começar a vazar, como se ao obstruir a mangueira, uma parte do diesel não fosse coletado e vazasse. Mesmo assim, continuei rodando por mais 2 meses.
Há 3 meses, fiz uma limpeza completa, retirei a obstrução e o vazamento acabou.
Assim, deixo a dica para que for testar, fiquem observando embaixo da EGR se haverá o tal vazamento, pois no meu caso, pode ter sido coincidência.
Outra coisa importante, é que os colegas possam relatar suas experiências, pois depois de todo o tempo que fiz esse teste, a EGR não apresentou nada de borras, o que me leva a crer que é uma boa opção pra resolução do problema de carbonização, mas confesso que o vazamento me deixou meio desanimado em obstruir novamente.

LuisArturoB
10/12/2024, 15:31
Olá, André!

Pelo que entendi, você está buscando dicas sobre como fazer um "bem ao motor" da sua Hilux, mas não ficou claro exatamente o que você quer dizer com isso. Se for sobre manutenção preventiva ou melhorias de performance no motor, posso te passar algumas orientações gerais que podem te ajudar:
Manutenção Preventiva

Troca de óleo e filtro: Manter o motor lubrificado é essencial para seu bom funcionamento. A troca de óleo regularmente (geralmente a cada 5.000 a 10.000 km) ajuda a reduzir o desgaste das peças internas.

Verificação do sistema de arrefecimento: A refrigeração do motor é fundamental. Verifique regularmente o nível de água do radiador e o estado das mangueiras e do termostato.

Substituição dos filtros de ar e combustível: Esses filtros são fundamentais para manter a eficiência do motor, evitando que impurezas entrem nas partes críticas.

Correia dentada e tensor: Se a sua Hilux ainda tiver a correia dentada (principalmente modelos mais antigos), fique atento ao seu desgaste. A substituição preventiva evita danos maiores no motor.

Sistema de injeção e bicos: Realizar a limpeza do sistema de injeção pode ajudar a manter o motor funcionando de maneira eficiente e com menor consumo de combustível.

Verificação do turbo (se aplicável): Para modelos com motor turbo, é importante verificar o estado do turbo, checando se há folgas excessivas ou vazamentos de óleo.

Melhoria de Performance (se for o caso)

Chip de potência: Alguns motoristas optam por instalar chips de potência para melhorar a performance, mas é importante fazer isso com cautela, pois pode afetar o consumo de combustível e a vida útil do motor.

Escapamento esportivo: Trocar o sistema de escapamento pode melhorar a performance do motor ao reduzir a resistência à exaustão, mas isso deve ser feito com cuidado para não prejudicar a legalidade do veículo.

Turbocompressor maior ou reprogramação: Para quem busca mais potência, uma reprogramação da ECU ou a instalação de um turbo de maior capacidade pode ser uma opção. No entanto, isso exige um bom investimento e cuidados para não comprometer a durabilidade do motor.

Se você tiver uma dúvida mais específica sobre o que quer melhorar ou resolver no motor da sua Hilux, me avise para que eu possa te ajudar melhor!
Abraços!