Ver Versão Completa : SW4 2001 com a frente "louca" sem estabilidade
jonhjp26
03/09/2012, 10:55
Caros amigos, a minha SW4 2001 está altamente instável na pista.
Acima de 90 km/h ela fica dando puchadinhas para um lado e para outro e adesnando.
troquei a borracha de uma bandeja superior pois aparentemente as outras estão boas.
O que ocasiona isso?
Amortecedores? Verifiquei o traseiro e está bom pelo menos puchando na mão.
O que fazer para resolver?
Pode ser alinhamento? o alinhamento da SW4 2001 tem que ficar divergente ou convergente ou zerado? se divergir ou convergir, quantos graus?
Penso em colocar 1 par de amortecedor Rancho RS 9000, mas é melhor colocar os traseiros ou dianteiros para ela ficar mais estável. Sei que o ideal são os 4 mas o $$ está curto, tendo que priorizar, qual seria a melhor opção.
Valeu, abraços
guilhermeabreu
03/09/2012, 14:19
JONHJP26
Em primeiro lugar vc tem que matar o defeito principal que a meu ver são buchas ruins na frente ,juntamente com as ponteiras das barras da direção , braço auxiliar , ponteira do PITMAN , depois passe para o alinhamento , minha SW4 93 tem manual e tem as especificações da geometria , mas se vc levar numa casa de alinhamento moderno eles tem a tabela do seu carro , mas o que costuma fazer o carro ficar PASSARINHANDO é o CÁSTER menos positivo do que o recomendado .
Faça esta inspeção tb na suspensão traseira que tb pode dar a impressão que seja na frente e por último os amortecedores .
Conferir tb os PIVÔS da suspensão , os superiores e inferiores da balança .
jonhjp26
03/09/2012, 14:42
Algumas coisas já verifiquei, por exemplo os braços da caixa de direção foram trocados, esse quesito está ok.
Quanto ao pitman a SW4 2001 não tem pois a caixa de direção é de pião e cremalheira e não de setor e sem fim.
Uma coisa você falou e que suspeito, as buchas dos tirantes do eixo traseiro estão um pouco ruins, então será que o eixo traseiro se deslocando pode fazer esse efeito como você diz "passarinhar"?
Acho que o caster deve estar normal pois o carro não sofreu impacto dianteiro para ter empenos. Vou ver no manual do proprietário se tem algo sobre os ângulos de alinhamento.
As borrachas de bandeja troquei a de um dos lados que estavam ruins mas não resolveu o problema, então tem mais problemas... os pivôs cheguei a trocar também. Como não tinha novos originais aqui para pronta entrega coloquei provisoriamente 2 originais que estão meia vida, mas justos até chegar os novos originais que estou pedindo, mas são bem salgados.
João Luis
João Luis,
Os braços tirantes da suspensão traseira são cruciais para a estabilidade das SW4 3ªGeração !!!
Os maiores inferiores vc pode comprar só as buchas originais e substituí-las, mas os menores superiores só vendem completos. Certamente eles são os maiores (senão únicos) causadores da instabilidade da viatura.
Um abraço, Delfim.
jonhjp26
03/09/2012, 18:15
Amanhã irei verificar os tirantes traseiros inicialmente e conferir se na dianteira não tem nada mais com folga para depois alinhar o carro.
Estou procurando para comprar os pivôs inferiores dianteiros novos originais, mas na America em Ponta Porã os preços estão deixando de ser competitivos, pelo menos nessa peça pois a diferença em relação a um original aqui na Toyota dividindo de 3x no cartão sem frete e sem chorar por desconto sai por 560,00 e la por 470,00 + frete a vista, antecipado...
Alguém mais sabe onde comprar isso com preço mais em conta?
fgonelli
03/09/2012, 19:04
Se voce trocou as buchas da balança superior tem que refazer o alinhamento pois acaba mexendo no caster e no canber.
guilhermeabreu
03/09/2012, 19:25
Amanhã irei verificar os tirantes traseiros inicialmente e conferir se na dianteira não tem nada mais com folga para depois alinhar o carro.
Estou procurando para comprar os pivôs inferiores dianteiros novos originais, mas na America em Ponta Porã os preços estão deixando de ser competitivos, pelo menos nessa peça pois a diferença em relação a um original aqui na Toyota dividindo de 3x no cartão sem frete e sem chorar por desconto sai por 560,00 e la por 470,00 + frete a vista, antecipado...
Alguém mais sabe onde comprar isso com preço mais em conta?
JONHJP26
Estes valores dos PIVÔS são do par correto ??? Pois qdo comprei na AMERICA me cobraram R$260,00 em cada , R$520,00 o par , fora o frete e aqui estava por R$250,00 , só que já tinha comprado na AMÉRICA , por isto ANTES DE COMPRARMOS QUALQUER PEÇA ORIGINAL , PRIMEIRO COTAMOS NA NOSSA CIDADE E DEPOIS NA AMERICA E FERRAÇO , hoje mesmo comprei a VÁLVULA TERMOSTÁTICA aqui mesmo , mesmo não sabendo o preço da AMERICA , aqui me cobraram R$115,00 , achei caro pois a uns 3 meses atras estava em R$65,00 .
Mas qto a estabilidade um amigo que iria viajar pra Bahia pescar 1.000 km daqui e o carro dele estava ainda sem documento e foi com outro amigo com uma SW4 98 mas antes de viajar me ligou dizendo que o carro não tinha condições de viajar pq ele foi experimentar o carro na estrada e falou que antes de chegar a 100km/h o carro parecia que iria tombar de tanto que ficava balançando a traseira e sem estabilidade nenhuma e me pergutou o que poderia ser , isto foi na 4ªf passada e na 5ªf a tarde me ligou para agradecer , pq falei com ele pra verificar e caso fosse preciso , trocar as BUCHAS DAS BARRAS LONGITUDINAIS TRASEIRAS QUE SÃO 4 BARRAS . Ele me ligou dizendo que estavam todas muito ruins e que como não tinha tempo pra procurar fez adaptação com buchas de caminhão que achou num posto de molas , achou buchas com as mesmas medidas de diametro , porem mais compridas , ele cortou no comprimento e colocou na prensa e falou que o carro mudou da água para o vinho e que agora viajaria tranquilo com ela rebocando ainda um barco com todas as tralhas de acampamento e pescaria .
Olá Guillerme,
Parece bem interessante.
Seria bom saber quais buchas foram adaptadas.
Grande abraço
Fabrizio
Amigo Dr. estou precisando dessas buchas veja se consegue saber quais foram essas que o seu amigo comprou
Forte abraço
JONHJP26
Estes valores dos PIVÔS são do par correto ??? Pois qdo comprei na AMERICA me cobraram R$260,00 em cada , R$520,00 o par , fora o frete e aqui estava por R$250,00 , só que já tinha comprado na AMÉRICA , por isto ANTES DE COMPRARMOS QUALQUER PEÇA ORIGINAL , PRIMEIRO COTAMOS NA NOSSA CIDADE E DEPOIS NA AMERICA E FERRAÇO , hoje mesmo comprei a VÁLVULA TERMOSTÁTICA aqui mesmo , mesmo não sabendo o preço da AMERICA , aqui me cobraram R$115,00 , achei caro pois a uns 3 meses atras estava em R$65,00 .
Mas qto a estabilidade um amigo que iria viajar pra Bahia pescar 1.000 km daqui e o carro dele estava ainda sem documento e foi com outro amigo com uma SW4 98 mas antes de viajar me ligou dizendo que o carro não tinha condições de viajar pq ele foi experimentar o carro na estrada e falou que antes de chegar a 100km/h o carro parecia que iria tombar de tanto que ficava balançando a traseira e sem estabilidade nenhuma e me pergutou o que poderia ser , isto foi na 4ªf passada e na 5ªf a tarde me ligou para agradecer , pq falei com ele pra verificar e caso fosse preciso , trocar as BUCHAS DAS BARRAS LONGITUDINAIS TRASEIRAS QUE SÃO 4 BARRAS . Ele me ligou dizendo que estavam todas muito ruins e que como não tinha tempo pra procurar fez adaptação com buchas de caminhão que achou num posto de molas , achou buchas com as mesmas medidas de diametro , porem mais compridas , ele cortou no comprimento e colocou na prensa e falou que o carro mudou da água para o vinho e que agora viajaria tranquilo com ela rebocando ainda um barco com todas as tralhas de acampamento e pescaria .
guilhermeabreu
03/09/2012, 23:54
AMIGOS FGIBIN E INNER
Amanha estarei de plantao de 24 hs em outro município como sabem , e lá é interior e nao tem sinal de celular , mas na 4ªf pela manha vou lá e vejo pra vcs e posto aqui . Mas tenho certeza que deve ter ficado muito barato .
Desculpe o teclado esta com defeito , esta sem til .
ABRAÇAO ,
Amanhã irei verificar os tirantes traseiros inicialmente e conferir se na dianteira não tem nada mais com folga para depois alinhar o carro.
Estou procurando para comprar os pivôs inferiores dianteiros novos originais, mas na America em Ponta Porã os preços estão deixando de ser competitivos, pelo menos nessa peça pois a diferença em relação a um original aqui na Toyota dividindo de 3x no cartão sem frete e sem chorar por desconto sai por 560,00 e la por 470,00 + frete a vista, antecipado...
Alguém mais sabe onde comprar isso com preço mais em conta?
João, no tópico abaixo eu coloquei o que deve ser a sua solução.
Apesar de "parecer" balançar a dianteira, na verdade, pode ser o jogo da traseira.
Andando a 90/100 Km/h você balança no banco de um lado para o outro?
Veja a mensagem 846, pois tem inclusive fotos das peças trocadas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/68142-procurando-primeira-hiluxsw.html
Se possível, depois de resolvido, também coloque a solução do problema.
E boa sorte.:concordo:
João Luis,
Com relação aos pivôs inferiores, faça a cotação na concessionária Toyota da sua cidade e também na América, mas peça pelo "KIT PIVO INF SUSP" - PART NUMBER: 04005-02235".
Trata-se de um kit com os dois pivôs inferiores e que não consta do catálogo, pois normalmente só é vendido para oficinas.
Comprei esse kit há dois meses atrás, na concessionária aqui no RJ e paguei R$ 825,00, ou seja, cada pivô saiu por R$ 412,50.
Um abraço, Delfim.
guilhermeabreu
05/09/2012, 13:14
FGIBIN E INNER
Como falei na 2ªf , hoje fui lá no amigo pescador que já chegou de viagem , ele me disse que o dono do carro é que comprou as buchas das barras traseiras , e liguei para ele e me informou que comprou realmente num posto de molas , ELE ACHA QUE AS BUCHAS FORAM DO FEIXE DE MOLAS DA L-200 .
O certo é o seguinte , que é da L-200 ele tem certeza , mas pode ser tb das buchas da balança , SUGIRO : Vc levar as velhas e pedir buchas da L-200 que tenha as medidas externas iguais , pois ele me confirmou que ficaram mais compridas e que só teve o trabalho de cortar no tamanho que precisava , foram e voltaram a Bahia sem nenhum problema , rodaram 2.000km puxando barco + tralahs de acampamento e pescaria , então : FOI APROVADO ESTA ADAPTAÇÃO .
OBS :
Estas buchas ele só trocou das barras maiores , poi sas buchas das barras mais curtas estavam boas .
Caros amigos Guilherme, Fabrizio e Mário,
Será que as buchas originais da L200 (Mitsubishi) tem preço menor que as originais da SW4 (Toyota)?
Comprei na América Auto Peças, há dois meses atrás, as buchas dos braços tensores longos traseiros, originais Toyota ( código: 48702 - 35070 ) e paguei R$ 75,00 cada uma.
Ainda que as buchas originais da L200 (Mitsubishi) custem um pouco menos, será uma adaptação, além do trabalho de cortá-las. Pensem nisso !!!
Um abraço, Delfim.
guilhermeabreu
05/09/2012, 21:55
Caros amigos Guilherme, Fabrizio e Mário,
Será que as buchas originais da L200 (Mitsubishi) tem preço menor que as originais da SW4 (Toyota)?
Comprei na América Auto Peças, há dois meses atrás, as buchas dos braços tensores longos traseiros, originais Toyota ( código: 48702 - 35070 ) e paguei R$ 75,00 cada uma.
Ainda que as buchas originais da L200 (Mitsubishi) custem um pouco menos, será uma adaptação, além do trabalho de cortá-las. Pensem nisso !!!
Um abraço, Delfim.
CARO AMIGO DELFIM
Esta informação foi simplesmente pq este amigo iria para a Bahia pescar e decidiu ír com a SW4 de outro amigo e ela estava muito ruim de estabilidade e já era uma 5ªf e eles iriam viajar no sábado , daí não tiveram tempo de comprar as originais e se safaram com as BUCHAS do paralelo e foi da L-200 e mesmo assim tiveram que cortar para ficar no comprimento das originais , FOI APENAS UM SAFA ONÇA , UM QUEBRA GALHO DE ÚLTIMA HORA .
Tb aconselho a colocar as ORIGINAIS TOYOTA ainda mais por este preço de R$75,00 .
Abéinnnnnn.... Agora eu entendi !!!
No sufoco, vale tudo, hehehehe....
Um abraço, Delfim.
sjferreira
26/01/2016, 08:33
Alguém conhece alguma oficina para indicar para resolver este problema em Florianópolis?
Alguém conhece alguma oficina para indicar para resolver este problema em Florianópolis?
A Picape Company, no Estreito, pode fazer esse tipo de serviço.
Só não aceite que troquem as buchas das barras estabilizadoras por PU ou nylon, porque não duram nada.
Exija a substituição por borracha.
No sentido Estreito>centro, fica uns 300 metros depois do exército, à direita.
Porém, por cautela, acompanhe bem a vistoria e o diagnóstico, para que não sugiram mais peças e serviços que o necessário.:concordo:
sjferreira
27/01/2016, 08:10
Obrigado Glaicon
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