Ver Versão Completa : Projeto Vitara Fubika - Eixos de Rural
RicardoM
02/09/2012, 20:16
Pois é galera, ja tem mais de três anos que tenho o vitara, e nesse periodo ja troquei o cambio automático pelo manual e o motor original por um AP 2.0.
Já fiz muitas trilhas boas com ele, é um excelente jipe, mas agora senti a necessidade de substituir a suspensão original por eixos rígidos, pois quanto mais a gente faz trilha, mas a gente busca novos desafios, a além da suspensão que não me atende mais, tenho muitos problemas com quebras.
Então comprei uns eixos de rural para equipar a viatura. O projeto será dividido em fases, pois para fazer de uma vez, fica muito caro, entao vou comprar as peças gradativamente pra chegar no final e gastar só com a adaptação.
Ja tenho os eixos, e ainda vou comprar uma relação 5.89, bloqueio elétrico, rodas 8", pneus 33 e freios dianteiros.
Provavelmente estou esquecendo alguma coisa, mas depois incluo na lista.
Inicialmente pensei em fazer uma suspensão com 2 links + triângulo com pivô dianteira e traseira, mas já estou tentanro fazer os cálculos para fazer 4link diânteira e traseira, mas vai ser difícil assim lá longe calcular esse trem viu.
Então se alguém puder colaborar, dar pitacos para escolha da melhor suspensão, eu agradeço muito.
Seguem algumas fotos do eixo.
RicardoM
02/09/2012, 20:20
Seguem algumas fotos
36826436827436827336827236827136827036826936826836 8267368266368265368275
achoefel
03/09/2012, 09:35
RicardoM, bom dia. Tbem tenho um vitara automatico 1,6 8v, e gostaria de saber de vc se é muito caro colocar o cambio manual. Quais peças tem que por alem do cambio? E quanto ao pedal de embreagem, de qual usou?
AlemãoRS
03/09/2012, 09:44
Parabéns pela iniciativa, como sugestão: uma t-case de samurai feixe cairia bem nesse projeto.
RicardoM
03/09/2012, 12:38
RicardoM, bom dia. Tbem tenho um vitara automatico 1,6 8v, e gostaria de saber de vc se é muito caro colocar o cambio manual. Quais peças tem que por alem do cambio? E quanto ao pedal de embreagem, de qual usou?
Opa, 9 cambio q coloquei e da tracker 2009 e a pedaleira do vita meemo, comprei aqui na lista.
Te que adaptar o cabo de embreagem, nao sei se tem q trocar o volante do motor pq coloquei um ap, e pelo menos no meu caso tive q reposicionar os. cardans
RicardoM
03/09/2012, 12:42
Parabéns pela iniciativa, como sugestão: uma t-case de samurai feixe cairia bem nesse projeto.
Fala alemao, realmente a tcase do samuca ia ficar show de bola, mas no momento o custo beneficio p mim nao compensa, pois meu motor ta muito forte e vou usarva relaca9 5.89 que empura de sobra os pneus 33, ainda mais usando x-crawler, mas futuramente posso pensar nisso
RicardoM
03/09/2012, 19:26
Conversei com o Natanael, dono do Samukong, e acho que vou seguir a mesma configuração dele.
4link traseira, e na dianteira 2 links + panhard, ou quem sabe 2 links + triângulo com pivô.
fabiano caxias
04/09/2012, 13:43
usei no meu vitara na epoca dois links mais triangulo com pivo,em eixo de rural,mais motor ap2.0,todos os jeitos funcionam,acho q mais é o tipo de isntalaçao q determina o bom funcionamento,se bem instalado funciona bem
a reduzida original do vitara com pneus 33 e ap com força ja seria bom vender enquanto é tempo,a minha nas primeiras trilhas ja começou escapar corrente,os pneus com tamanho extra,bloqueios e motor mais forte deixam ela como fusivel do sistema
Fala alemao, realmente a tcase do samuca ia ficar show de bola, mas no momento o custo beneficio p mim nao compensa, pois meu motor ta muito forte e vou usarva relaca9 5.89 que empura de sobra os pneus 33, ainda mais usando x-crawler, mas futuramente posso pensar nisso
mexe com tcase de samurai nao.. usa XCrawler BOX 1:20 ou dual Tcase de vitara.
na sua lista de peças, pode começar a garimpar tambem o seguinte:
- cilindro mestre de S10 COM FREIO ABS ( o CM sem ABS tb serve, porem os com ABS as saidas dos conduites ficam do lado oposto facilitando muito a montagem no vitara)
- Setor de direçao de OPALA/OMEGA e braço pitman o mais comprido que vc conseguir usar ( com o setor original e pitman original o carro perde muito o raio de giro, vc mal conseguirá contornar uma praça sem manobrar)
T+
RicardoM
04/09/2012, 17:43
mexe com tcase de samurai nao.. usa XCrawler BOX 1:20 ou dual Tcase de vitara.
na sua lista de peças, pode começar a garimpar tambem o seguinte:
- cilindro mestre de S10 COM FREIO ABS ( o CM sem ABS tb serve, porem os com ABS as saidas dos conduites ficam do lado oposto facilitando muito a montagem no vitara)
- Setor de direçao de OPALA/OMEGA e braço pitman o mais comprido que vc conseguir usar ( com o setor original e pitman original o carro perde muito o raio de giro, vc mal conseguirá contornar uma praça sem manobrar)
T+
Fala fabil, com pneus 33", motor ap, relacao 5.89 e X-crawler, nao vai precisar de dual t-case e nem da box. So se eu fosse usar pneus maiores.
Boa a dica do cilindro mestre e setor de direcao. Qual pitimam vc usou no cavalo branco?
RicardoM
04/09/2012, 17:51
usei no meu vitara na epoca dois links mais triangulo com pivo,em eixo de rural,mais motor ap2.0,todos os jeitos funcionam,acho q mais é o tipo de isntalaçao q determina o bom funcionamento,se bem instalado funciona bem
a reduzida original do vitara com pneus 33 e ap com força ja seria bom vender enquanto é tempo,a minha nas primeiras trilhas ja começou escapar corrente,os pneus com tamanho extra,bloqueios e motor mais forte deixam ela como fusivel do sistema
Fala fabiano, nao sei se tem diferenca, mas meu cambio e de uma tracker 2.0 16v ano 2009, e rodando c ap e pneus 31 ate hj nunca tive problemas.
E o custo de adaptar outra t-case hj deixaria meu projeto muito caro
Fala fabil, com pneus 33", motor ap, relacao 5.89 e X-crawler, nao vai precisar de dual t-case e nem da box. So se eu fosse usar pneus maiores.
Boa a dica do cilindro mestre e setor de direcao. Qual pitimam vc usou no cavalo branco?
pitman de opala mesmo, ele uns 30mm mais comprido que o de vitara, e usamos HighSteer da Ensimec refurando o furo p/ o pivo de modo que fique menos comprido o braço do HighSteer. sem fazer isso, p/ virar uma esquina ou fazer baliza é preciso "duzentas" manobradas no volante..heheh
RicardoM
04/09/2012, 18:06
pitman de opala mesmo, ele uns 30mm mais comprido que o de vitara, e usamos HighSteer da Ensimec refurando o furo p/ o pivo de modo que fique menos comprido o braço do HighSteer. sem fazer isso, p/ virar uma esquina ou fazer baliza é preciso "duzentas" manobradas no volante..heheh
O setor original do vitara não dá conta do recado?
com 33" dá.. mas o problema nao é diametro dos pneus, mas sim o raio de giro que vai ficar muito pequeno com o setup pitman curto original + high steer D44 sacou?
as "alavancas" geradas com esse setup nao serao suficiente p/ dar uma grande amplitude p/ girar completamente o munhao
RicardoM
04/09/2012, 18:27
Saquei, já to tentando negociar um setor do opala, e depois pego mais detalhes com você.
Tenho um setor com folga do vitara parado em casa, vou ver se coloco ele no jogo.
com 33" dá.. mas o problema nao é diametro dos pneus, mas sim o raio de giro que vai ficar muito pequeno com o setup pitman curto original + high steer D44 sacou?
as "alavancas" geradas com esse setup nao serao suficiente p/ dar uma grande amplitude p/ girar completamente o munhao
fabiano caxias
05/09/2012, 09:39
Fala fabiano, nao sei se tem diferenca, mas meu cambio e de uma tracker 2.0 16v ano 2009, e rodando c ap e pneus 31 ate hj nunca tive problemas.
E o custo de adaptar outra t-case hj deixaria meu projeto muito caro
certo ,realmente tudo vai grana,quanto menos gastar melhor,so digo por experiencia de uso q antes com os 31 nunca deu zebra a tc,mas com os 33 foi em seguida,tipo umas 5 trilhas e ja começou escapar
a questao do setor nao precisa trocar,nunca deu problema com o meu,so ajustar o braço de acordo que fica a mesma coisa,ja q a intençao é custo baixo
RicardoM
05/09/2012, 09:48
certo ,realmente tudo vai grana,quanto menos gastar melhor,so digo por experiencia de uso q antes com os 31 nunca deu zebra a tc,mas com os 33 foi em seguida,tipo umas 5 trilhas e ja começou escapar
a questao do setor nao precisa trocar,nunca deu problema com o meu,so ajustar o braço de acordo que fica a mesma coisa,ja q a intençao é custo baixo
Nesse caso a relacao do diferencial nao faz diferenca. Uma relacao q deixe igual a original nao forca menos? Nao sei se to falando besteira
ô xará, que relaçao de C&P vc usava nos seus eixos?
fabiano caxias
05/09/2012, 10:26
Fabil eu tinha a seguinte configuraçao
eixos rural com 8/43 e pneus 33 recapados motor ap 2.0 na tc willys/cx original,a tc nunca me encomodou,mas é uma velha willys ne,talvez ai seria bom uma mais moderninha,na trilha nao senti falta de uma reduçao,mas no deslocamento em simples com os 33 é uma tortura,a 5a daria tipo assim uns 450 km/hr
fabiano caxias
05/09/2012, 10:32
Nesse caso a relacao do diferencial nao faz diferenca. Uma relacao q deixe igual a original nao forca menos? Nao sei se to falando besteira
com um kit reduçao acho q vai ficar bacana e sofrer menos que a minha sofreu
a cp mais curta q vc vai chegar é uma 9/53,nao vai resolver o problemao q tera pra arrancar com ele numa sinaleira por exemplo
Xará... tá explicado pq vc nao tinha um bom rendimendo em 4x2 e 4x4H.. relaçao 4.88 p/ usar pneus 33" fica muuiiitttooo longo e força demais a tcase, ai nao tem corrente da tcase de vitara que aguente mesmo..hehehe
se tivesse usado 53/9 ( 5.83) ficaria outro mundo.. sao 19% mais curto, o que faria muuuiiitta diferença
T+
RicardoM
05/09/2012, 12:29
R$ 1600,00 o par 9/53.
Coroa E Pinhão 8x43/9x44/9x53/12x47/jeep/rural/f75/troller - R$ 798,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436408240-coroa-e-pinho-8x439x449x5312x47jeepruralf75troller-_JM)
com um kit reduçao acho q vai ficar bacana e sofrer menos que a minha sofreu
a cp mais curta q vc vai chegar é uma 9/53,nao vai resolver o problemao q tera pra arrancar com ele numa sinaleira por exemplo
é foda... a umas 3 semanas atras tinha um caboclo aqui no forum vendendo DOIS casais de 53x9 por R$950,00 e a "mula" aqui ficou enrolando de comprar... agora já vendeu.. :parede:
quando precisei de dois casais de 53x9 p/ montar no Cavalo Branco ficamos 2 meses com o projeto parado só procurando as malditas... é sempre assim, quando a gente quer nao acha nem fudendo ou acha caro, depois que compra aparece toda hora e barato :evil:
fabiano caxias
05/09/2012, 14:03
Xará... tá explicado pq vc nao tinha um bom rendimendo em 4x2 e 4x4H.. relaçao 4.88 p/ usar pneus 33" fica muuiiitttooo longo e força demais a tcase, ai nao tem corrente da tcase de vitara que aguente mesmo..hehehe
se tivesse usado 53/9 ( 5.83) ficaria outro mundo.. sao 19% mais curto, o que faria muuuiiitta diferença
T+
é...voce tem toda a razão,cheguei a procurar na epoca um par,achei um meio cariado e caro,ai um amigo meu quebro uma cp dessas numa pickup com motor wiilys,me assustei com isso tambem,pois é a unica que vejo falar em quebrar,no fim acabei ficando com as 8/43,mas é como vc falou ,fico complicado
:parede:
velho, pelo que vejo aqui no sul as coisas são de barbada! tem f75 e rural apodrecendo em baixo de arvores! willys não se acha mais!
tem um rapaz que tem um ferro velho, não é desmanche de carro, é ferro a kilo, e junta papelão e plastico para reciclar, ele correu meia cidade oferecendo para os jeepeiros um eixo de jeep que apareceu la, tinha sido usado para fazer um reboque, queria 300,00, ninguem se interessou, até que um amigo tava passando e chegou, era um eixo dianteiro de F75, comprou na hora, tava feio de olhar, mas em casa desmanchamos e estava até com oleo, zero por dentro e relação 9x53. Saimos a procura de um eixo traseiro no outro dia, achamos num desmanche um eixo de F1000 por 450,00, mas não servia, ja no fim da tarde achamos o eixo traseiro deslocado para direita se não me engano com a relação 9x53, o cara pediu 1200,00, ai a gente falou que tinha um eixo de F1000 pra troca e ele aceitou, disse que tinha mais procura. resultado: tínhamos um par de eixos de rural com relaçao 9x53 por 750,00 em menos de duas tardes! rsrsrsrrs esse tipo de relação não é valorizada aqui, no máximo a 8x43
outro colega comprou um motor opala para por no willys por 100,00, eu achei um AP por fazer por 200,00, tem muita barbada!
RicardoM
09/09/2012, 18:26
Se eu for usar suspensao com 2 links grandes + triângulo e pivo, qual a proporcao do tamanho do triâgulo em relacao ao tamanho dos links?
Ja vi q o escapamento vai atrapalhar e vou ter q reposicionar. Nao vou ter problemas com o carter e vou ter q fazer os links com uma curva por conta dos suportes da carroceria.
o triangulo deve ter 70% do comprimento dos links inferiores
RicardoM
10/09/2012, 17:19
Olha essa foto q achei.
369744
Olha essa foto q achei.
369744
bacana... mas isso ai é um 4link sem triangulo.. o cara está usando eixo original do vitara mesmo, repare que ele fez um suporte p/ os uppers aproveitando os 4 furos que existem na carcaça do focinho.. como vc vai usar D44 esses furos nao existem
T+
RicardoM
10/09/2012, 20:25
Fabil, no projeto do waltinho, se os feixes tivessem ficado por cima dos eixos, isso pioraria a estabilidade? O tamanho dos amortecedores aumentaria?
Abcs
p/ kralho... se tivesse montado SPOA o carro iria ficar da altura de um caminhao... :mrgreen:
o tamanho dos amortecedores nao necessariamente aumentaria, bastaria fazer os suportes sob medida.. mesmo SPUA usei amortecedores enormes, com 820mm aberto
RicardoM
10/09/2012, 20:47
Também estou pensando nesta configuração. É mais fácil, rápido e mais barato de fazer.
Vc ainda tem os amortecedores Doetsch Tech pra vender? quanto tá?
Os feixes de toyota custam +- R$ 1.000,00 e os jumelos uns R$ 130,00 cada.
C&P 5.89 R$ 1.600,00
Hummm, tá ficando interessante.
p/ kralho... se tivesse montado SPOA o carro iria ficar da altura de um caminhao... :mrgreen:
o tamanho dos amortecedores nao necessariamente aumentaria, bastaria fazer os suportes sob medida.. mesmo SPUA usei amortecedores enormes, com 820mm aberto
RicardoM
12/09/2012, 23:10
370186
Setor de direção do opala comprado, agora estou atrás do feixes de toyota. Alguém sabe onde encontro o melhor preço?
RicardoM
19/09/2012, 22:52
Aguardando a chegada dos amortecedores Doetsch Tech com 13,5" de curso.
E ainda tenho uma listinha de coisas p comprar
-Kit Feixes
-High Steer
-C&P 5,89
*Bloqueios selecionáveis e kit's flutuantes ficarão para uma segunda etapa.
Fabil, suas dicas estão sendo muito importantes, e é claro o plágio dos seus projetos. hehehe
nao vou cobrar Royalties nao, mas em contrapartida voce está INTIMADO a vir a BH fazer a GALOPEIRA ou TAPETE BRANCO conosco.. :mrgreen:
RicardoM
21/09/2012, 19:20
nao vou cobrar Royalties nao, mas em contrapartida voce está INTIMADO a vir a BH fazer a GALOPEIRA ou TAPETE BRANCO conosco.. :mrgreen:
Com certeza, antes mesmo de eu ter jipe, já assitia no youtube as trilhas da galopeira.
Vamos marcar sim, vai ser um bom teste pro vitara, pois as trilhas daí são bem punks. hehehe
RicardoM
25/09/2012, 15:13
Os amortecedoresbcomb13,5" de curso chegaram. Os bichos são grandes mesmo. Hehehehe
372204372203
Os High Steer já foram encomendados.
RicardoM
14/10/2012, 20:33
Olha os High Steer enviados pelo Fabil.
No próximo mês já compro os feixes e a relação do diferencial.
375212
RicardoM
08/12/2012, 03:34
Mudança no projeto, vou instalar a suspensão do JPX no vitara.
Já comprei o triângulo dianteiro e os links.
O triângulo será instalado igual no JPX e irei refazer os suportes dos calços de carroceria para colocar os links.
As molas serão da Pampa 4x4.
Para iniciar o meu projeto, ainda faltam comprar algumas coisas, mas daqui a 1 semana o Marcondes começará a instalar o eixo do samurai com triângulo e links do JPX no vitarinha dele. Vamos ver como vai ficar.
Mudança no projeto, vou instalar a suspensão do JPX no vitara.
Já comprei o triângulo dianteiro e os links.
O triângulo será instalado igual no JPX e irei refazer os suportes dos calços de carroceria para colocar os links.
As molas serão da Pampa 4x4.
Para iniciar o meu projeto, ainda faltam comprar algumas coisas, mas daqui a 1 semana o Marcondes começará a instalar o eixo do samurai com triângulo e links do JPX no vitarinha dele. Vamos ver como vai ficar.
Acompanhando aqui tb...
RicardoM
11/12/2012, 14:44
Acompanhando aqui tb...
blz, vou postando as novidades.
Amigo... essa eu tb vou acompanhar de perto! Se possível, mande bastante fotos.:concordo:
RicardoM
11/12/2012, 15:44
Fala Ary,
A idéia é a seguinte:
-Na dianteira utilizar o triângulo dianteiro do JPX no vitara, só que para isso terei que alongar o chassi em alguns centimetros por conta do triângulo.
-Usar molas da Pampa 4x4 que são grandes pra caramba
-Usar links do JPX na, só que vou ter que mudar o suporte dos calços de carroceria para os links não baterem neles.
-Amortecedores doetsch tech que dá 81,5 cm aberto
-Na traseira fabricar um triângulo com pivo com o tamanho proporcional ao da dianteira
-Molas da pampa 4x4
-Vou fazer 2 links nas mesmas medidas do JPX
Com essa configuração, a suspensão vai bem robusta e trabalhar bem pra caramba, e ainda terei o conforto do vitara.
Aqui no DF na segunda já começa o projeto do Marcondes que está colocando eixo de samurai na dianteira do vitara, tambem usando a suspensão do jpx na dianteira.
Abcs
Amigo... essa eu tb vou acompanhar de perto! Se possível, mande bastante fotos.:concordo:
Fernando L. Schiesser
12/12/2012, 09:20
Fala Ary,
A idéia é a seguinte:
-Na dianteira utilizar o triângulo dianteiro do JPX no vitara, só que para isso terei que alongar o chassi em alguns centimetros por conta do triângulo.
-Usar molas da Pampa 4x4 que são grandes pra caramba
-Usar links do JPX na, só que vou ter que mudar o suporte dos calços de carroceria para os links não baterem neles.
-Na traseira fabricar um triângulo com pivo com o tamanho proporcional ao da dianteira
-Molas da pampa 4x4
-Vou fazer 2 links nas mesmas medidas do JPX
Com essa configuração, a suspensão vai bem robusta e trabalhar bem pra caramba, e ainda terei o conforto do vitara.
Aqui no DF na segunda já começa o projeto do Marcondes que está colocando eixo de samurai na dianteira do vitara, tambem usando a suspensão do jpx na dianteira.
Abcs
Grande Ricardo, blz?
Já vi tudo, o famoso vírus do eixo rígido também pegou vc...hehehe
Esse projeto de utilizar o sistema do JPX na dianteira realmente lhe proporcionará um enorme curso e ação da suspensão, sempre ouvi falar bem desse sistema. É só ver o que um JPX faz nas trilha, né...
Na suspensão traseira vc irá fabricar um triângulo semelhante ao da foto que postasse, em azul?
Esse seu vitara promete hein...vai ficar animal...
Um abraço
Fernando
RicardoM
12/12/2012, 18:45
Hehehe. Com certeza. E na suspensão traseira será utilizado um triângulo parecido com aquele azul, só que vou tentar usar a mesma proporção de tamanho do triângulo dianteiro, mas pra isso tenho que ver o espaço que terei para fixação.
Outro ponto é que talvez terei que fazer um triângulo curvado por conta da travessa do suporte do triângulo original, mas na hora eu decido.
Ah, comprei hoje a C&P zero bala 9x53 (5,89), agora só me faltam os pneus 33" e os freios dianteiros.
Abcs,
Grande Ricardo, blz?
Já vi tudo, o famoso vírus do eixo rígido também pegou vc...hehehe
Esse projeto de utilizar o sistema do JPX na dianteira realmente lhe proporcionará um enorme curso e ação da suspensão, sempre ouvi falar bem desse sistema. É só ver o que um JPX faz nas trilha, né...
Na suspensão traseira vc irá fabricar um triângulo semelhante ao da foto que postasse, em azul?
Esse seu vitara promete hein...vai ficar animal...
Um abraço
Fernando
RicardoM
14/12/2012, 21:49
Fabil,
Não dá pra usar os freios dianteiros do vitara nos eixos de rural, mesmo com o cilindro mestre da S-10?
Saí bem mais barato só fazer uma flange.
RicardoM
14/12/2012, 22:08
Gostei desse vitara. Vou ver se o meu fica parecido na altura, e ver se minha suspensao traseira trabalha mais que a dele.
Os amortecedores de direção eu achei bacana, mas muito expostos.
http://www.youtube.com/watch?v=GD64N471I8I&list=FLn45t0JC2Ux8J48zf9SxotQ&index=3
RicardoM
15/12/2012, 15:13
Seguem as fotos do triângulo e links do JPX.
385569385572385573385570385571
Fernando L. Schiesser
19/12/2012, 15:24
Hehehe. Com certeza. E na suspensão traseira será utilizado um triângulo parecido com aquele azul, só que vou tentar usar a mesma proporção de tamanho do triângulo dianteiro, mas pra isso tenho que ver o espaço que terei para fixação.
Outro ponto é que talvez terei que fazer um triângulo curvado por conta da travessa do suporte do triângulo original, mas na hora eu decido.
Ah, comprei hoje a C&P zero bala 9x53 (5,89), agora só me faltam os pneus 33" e os freios dianteiros.
Abcs,
Cara, que legal, é bom quando as coisas começam a fluir, né!!!
Quando menos se espera, a viatura já esta rodando, lógico que para isso, se sofre um bocado com a ansiedade...hehehe
Relativo aos triângulos, deve-se verificar o tamanho correto em relação aos links e pontos de ancoragem pois, como eles estão fixados em planos diferentes e o próprio diferencial tem que fazer uma parábola afim de manter a ponta do mesmo alinhada com a saída da caixa de reduzida, resumindo, é pura trigonometria...hehehe
Só tenha cuidado com curvas nos canos pois, muitas vezes acabam fragilizando a peça (dependendo do tipo de esforço, é claro) e no caso de um triângulo ou wishbone, que tem uma importante função de manter o eixo alinhado transversalmente, todo cuidado é pouco.
Um abraço
Fernando
RicardoM
19/12/2012, 18:05
Fala Fernando, em relação ao tamanho dos triângulos, estou usando os originais do JPX junto com os links originais (casal perfeito), então acho que com isso nõ terei problemas.
Agora é que vêm os cálculos de ângulo, caster e um monte de detalhes que só se pega na hora de montar, mas estou bem otimista, ainda mais que essa configuração de links e triângulos já está sendo instalada aqui no DF no vitara do Marcondes, e vou copiar e aprimorar o que ele fizer.
Abcs,
Cara, que legal, é bom quando as coisas começam a fluir, né!!!
Quando menos se espera, a viatura já esta rodando, lógico que para isso, se sofre um bocado com a ansiedade...hehehe
Relativo aos triângulos, deve-se verificar o tamanho correto em relação aos links e pontos de ancoragem pois, como eles estão fixados em planos diferentes e o próprio diferencial tem que fazer uma parábola afim de manter a ponta do mesmo alinhada com a saída da caixa de reduzida, resumindo, é pura trigonometria...hehehe
Só tenha cuidado com curvas nos canos pois, muitas vezes acabam fragilizando a peça (dependendo do tipo de esforço, é claro) e no caso de um triângulo ou wishbone, que tem uma importante função de manter o eixo alinhado transversalmente, todo cuidado é pouco.
Um abraço
Fernando
RicardoM
19/12/2012, 18:07
Chegaram as relações 5.89 a Motive Gear. Show de bola.
386193
RicardoM
22/12/2012, 18:51
Molas da Pampa 4x4. Elas medem 50 cm de altura por 13,5
386521
Molas da Pampa 4x4. Elas medem 50 cm de altura por 13,5
386521
Muito bacana.... Só observando a idéia inovadora hehehe...
Nos feixes é mais simplista mas no meu caso pula bem hehehe
RicardoM
22/12/2012, 23:25
Muito bacana.... Só observando a idéia inovadora hehehe...
Nos feixes é mais simplista mas no meu caso pula bem hehehe
Cicero, aproveitando, que distancia ficou do pneu para o paralama dianteiro?
Viu as fotos do vitara do Marcondes?
Abcs,
Ricardo
Walter Carlos Brossel
26/12/2012, 11:00
Boa Ricardo, estou gostando de ver...
Estava viajando e quase não acessei o forum, e para minha surpresa vejo que seu projeto já está bem adiantado.
A ansiedade nesses casos é grande, aliás, se pudesse dar um conselho seria: compra todas as peças primeiro e depois parte p/ a montagem...hehehehehe...como disse o Fabil, só para achar um casal de relação C&P 53/9 em boas condições ficamos mais de 60 dias parados...essa eu tenho que agradecer ao Jãoponeiz de Sampa que me salvou e deu a dica certa!
Abs! E ficando pronto venha conhecer as trilhas mineiras, melhor test drive impossível...kkk
Cicero, aproveitando, que distancia ficou do pneu para o paralama dianteiro?
Viu as fotos do vitara do Marcondes?
Abcs,
Ricardo
Preciso medir a distancia com uma trena, mas no "zoio" hehehe deu um palmo....
vi as fotos está ficando bacana, pena que eu qdo pensei nessa supensao descartei por custo e por achar os triangulos muito grandes
RicardoM
26/12/2012, 11:09
Fala Waltinho blz. Tú me mandou uma MP mas não chegou pq minha caixa tava cheia.
Agora só estão faltando os freios, pneus e o vitara do Marcondes sair da oficina. hehehe.
Minha C&P já chegou, inclusive com um preço muito bom. R$ 650,00 cada jg zero, e o resto já tenho tudo.
Acho que o vitara do Marcondes sai lá pro dia 05-01 e o meu deve entrar provavelmente no dia 07-01 pra começar a bagaceira.
Já conversei com o Marcondes e ele topa ir ai sim pra gente fazer umas trilhas, daí a gente chama também o cicero e faz uma trilha com 5 vitara SAS. o que acha?
Abcs,
Boa Ricardo, estou gostando de ver...
Estava viajando e quase não acessei o forum, e para minha surpresa vejo que seu projeto já está bem adiantado.
A ansiedade nesses casos é grande, aliás, se pudesse dar um conselho seria: compra todas as peças primeiro e depois parte p/ a montagem...hehehehehe...como disse o Fabil, só no par de redução dos diferenciais ficamos mais de 60 dias parados até encontrar...
Abs! E ficando pronto venha conhecer as trilhas mineiras, melhor test drive impossível...kkk
Fala Waltinho blz. Tú me mandou uma MP mas não chegou pq minha caixa tava cheia.
Agora só estão faltando os freios, pneus e o vitara do Marcondes sair da oficina. hehehe.
Minha C&P já chegou, inclusive com um preço muito bom. R$ 650,00 cada jg zero, e o resto já tenho tudo.
Acho que o vitara do Marcondes sai lá pro dia 05-01 e o meu deve entrar provavelmente no dia 07-01 pra começar a bagaceira.
Já conversei com o Marcondes e ele topa ir ai sim pra gente fazer umas trilhas, daí a gente chama também o cicero e faz uma trilha com 5 vitara SAS. o que acha?
Abcs,
eu to dentro, estou devendo uma trilha em BH para o Fabiano também....aí juntar os 5 vitara SAS seria show de bola...
Walter Carlos Brossel
26/12/2012, 14:55
Abcs,
Show de bola! Mas vamos marcar isso p/ fevereiro, saio de férias 10/01 e só volto no dia 31/01.
Abs!
RicardoM
26/12/2012, 18:30
Pelo visto o vitara do Marcondes ainda leva umas 3 semanas para ficar pronto, e provavelmente o meu só ficará pronto no final de ferereiro.
Mas vamos conversando.
Show de bola! Mas vamos marcar isso p/ fevereiro, saio de férias 10/01 e só volto no dia 31/01.
Abs!
Walter Carlos Brossel
27/12/2012, 15:48
Pelo visto o vitara do Marcondes ainda leva umas 3 semanas para ficar pronto, e provavelmente o meu só ficará pronto no final de ferereiro.
Mas vamos conversando.
Fechado...
RicardoM
04/01/2013, 22:37
Fotos dos suportes dos links cortados no plasma
388114388115388116388117388118
bacana! qual a espessura dessas chapas?
RicardoM
05/01/2013, 13:40
bacana! qual a espessura dessas chapas?
Seguem as medidas:
Chapas do eixo: 1/4
Chapa cantoneira q vai no U: 1/4
Chapa do U: 5mm
Arruelas 3/16
RicardoM
05/01/2013, 13:52
Meu projeto acabou de ser obrigado a dar uma pausa. Minha esposa bateu agora a pouco o vitara numa hilux e estragou bastante. Ate o radiador ta pegando nas correias.
O pior e que nenhum tem seguro.
388203388204388205
RicardoM
05/01/2013, 16:40
Pô... aí enfraquece...:(
E eu já ia comprar um elocker. Agora ja era
RicardoM
05/01/2013, 22:30
Pô, minhas pinças da S10 chegaram hj.
388320
RicardoM
05/01/2013, 22:30
Pô, minhas pinças da S10 chegaram hj.
388320
desanima nao sô.. desmonta a frente a do vitara, estica a lata de volta p/o lugar e joga um primer.. termina o projeto e depois vc se preocupa com perfumaria, até porque, depois do SAS montado vc iria ter que cortar/lanternar os para-lamas de todo jeito p/ os pneus caberem.. dai faz o servico de arrumar a frente de uma vez só
T+
RicardoM
06/01/2013, 10:57
Eu to pensando em fazer isso, pois a oficina que faz a adaptação também trabalha com lanternagem, daí eu faria um pacotão só. Mas tenho que ver primeiro quanto vai ficar o conserto da hilux e do vitara.
Abcs
desanima nao sô.. desmonta a frente a do vitara, estica a lata de volta p/o lugar e joga um primer.. termina o projeto e depois vc se preocupa com perfumaria, até porque, depois do SAS montado vc iria ter que cortar/lanternar os para-lamas de todo jeito p/ os pneus caberem.. dai faz o servico de arrumar a frente de uma vez só
T+
Isso tá me cheirando a sabotagem!! Tem que fazer uns agrados pra patroa, se não, olha o que acontece!! Hehehe!!
Faz isso que o Fabil falou, é só desentortar o painel da frente ali e puxar o radiador. As avarias no radiador qualquer cara que recupera radiador faz!! Abraço!!
Ou então aproveita e dá uma estilizada na frente... troca tudo! Inventa! Cria!:)
388541
RicardoM
07/01/2013, 12:13
Isso tá me cheirando a sabotagem!! Tem que fazer uns agrados pra patroa, se não, olha o que acontece!! Hehehe!!
Faz isso que o Fabil falou, é só desentortar o painel da frente ali e puxar o radiador. As avarias no radiador qualquer cara que recupera radiador faz!! Abraço!!
Kkkkk,nao tinha pensado nisso. Hehehe
Acho que vou fazer isso mesmo, o cara instala a suspensao e depois ja entra na lanternagem na mesma oficina.
Vou ter que trocar o capo e recuperar o painel frontal e os paralamas. O radiador so chegou pra traz mas nao estragou.
Depois que o vitara do marcondes sair levo o vitara pra ver se da pra fazer o servico.
Abcs
RicardoM
12/01/2013, 20:11
O disco de freio do vitara é plug and play no cubo do eixo de rural viu
389342
sim.. a furaçao é a mesma dos willys.. 5x139,7mm
mas a questao é o diametro do disco e as pinças pequenas do vitara, será que vao frear bem o carro? lembre-se que o diametro dos pneus será maior e o peso adicionado ao carro ( eixos + rodas/pneus) será bem maior que o conjunto original.
atençao a esses detalhes... se ficar bom, será uma otima noticia, diminuindo os custos do SAS! :palmas!
RicardoM
13/01/2013, 12:17
As pinças e cilindro mestre são da S-10, vou utilizar apenas os discos do vitara, que por sinal não precisa de retrabalho no cubo do eixo de rural.
sim.. a furaçao é a mesma dos willys.. 5x139,7mm
mas a questao é o diametro do disco e as pinças pequenas do vitara, será que vao frear bem o carro? lembre-se que o diametro dos pneus será maior e o peso adicionado ao carro ( eixos + rodas/pneus) será bem maior que o conjunto original.
atençao a esses detalhes... se ficar bom, será uma otima noticia, diminuindo os custos do SAS! :palmas!
uai.. pelo que me lembre a S10 usa disco ventilado, beemmmmm mais largo que o disco solido de vitara, já conferiu se as pinças servem?
T+
RicardoM
14/01/2013, 09:14
uai.. pelo que me lembre a S10 usa disco ventilado, beemmmmm mais largo que o disco solido de vitara, já conferiu se as pinças servem?
T+
Esse disco aí é do Marcondes, e foi só pra testar se ia ter que tornear o cubo.
Os meus são ventilados, acho que vai ficar filé, pois na internet vende um kit com discos da sportage e pinças da S-10 que dá pra usar roda 15.
Comprei as pinças por R$ 250,00 e os meus discos foram trocados recentemente que ainda parecem zero. Vou economizar uma boa grana.
E no eixo traseiro, vou tentar adaptar as pinças de marea que já estão no meu vitara.
Abcs,
aahhh , havia me esquecido, o seu é sidekick 4portas.. disco ventilado.. ai vai ficar filé!
RicardoM
17/01/2013, 22:52
Olha o pneu que vai equipar o vitara comparado com o 235 75 15 que ta nele.
390280
390281
nanico... um tiquim de nada
RicardoM
18/01/2013, 11:28
Fabiano, será que fica muito ruim usar pneus 33" com rodas de 7"?
fica ruim nao.. dá p/ usar legal.
RicardoM
22/01/2013, 22:27
Pois é galera, amanhã o FUBIKA começa a se transformar no FRANKSTARA. E se tudo der certo acho que em 30 dias ja estaremos fazendo os primeiros testes
Fernando L. Schiesser
23/01/2013, 09:31
Pois é galera, amanhã o FUBIKA começa a se transformar no FRANKSTARA. E se tudo der certo acho que em 30 dias ja estaremos fazendo os primeiros testes
Grande Ricardo,
Sucesso nessa jornada, sei que a viatura ficará animal.
Pena que na minha região não tem mecânico gabaritado para fazer a adaptação de eixo rígido na dianteira senão, acho que partiria para uma brincadeira dessa...hehehe
Estava vendo os vídeos do Marcondes no youtube e realmente me convenci que o SAS melhora muitíssimo o desempenho no off road.
Um abraço
RicardoM
23/01/2013, 11:38
Valeu Fernando. A questao de mecanico é relativa, pois se vc desenhou todo o projeto e tiver tempo pra fazer junto, basta ter um mecanico bom de solda, que o projeto vai de boa.
O mecanico que fez a suspensao do marcondes nunca tinha instalado links, e mesmo assim ficou um trabalho bem feito.
Abcs
RicardoM
02/02/2013, 14:12
Galera, estou querendo usar o suporte original das molas dianteiras como já ví em vários vitaras lá fora, porém percebi q o berco da mola fia um pouco recuado em relacao ao centro do eixos.
Pergunta, existe algum problema em fazer o berco da mola inferior um pouco recuado do centro do eixo, é claro fazendo um bom reforço.
Ah, medindo os eixos traseiros, a diferenca de tamanho entre o do meu vitara 5d e o da rural é devapenas 1,5 cm.
Ricardo Madureira
Vitara Fubika AP 2.0 - Instalando os eixos de rural
Picasa Web Albums - Ricardo Madureira... (http://picasaweb.google.com/ricmadu/)
|¯¯l,[___],
l---L--OllllllO¬
()_) ()_)-----()_)
bao..
se vc for montar 3link ou 4link nao terá problemas, uma vez que a rotaçao do eixo ao abrir/fechar da suspensao será quase nulo.
porem se for montar 2link ( radius arm) o uso de prato de mola decentralizado vai fazer com que a mola crie "barrigas" quando a suspensoa abrir/fechar
outro ponto negativo de usar prato de mola decentralizado em relaçao ao eixo é que as buchas/links da suspensao sofrerao uma carga maior, uma vez que o peso do carro vai sempre tentar "rotacionar" o eixo.
T+
RicardoM
02/02/2013, 20:12
bao..
se vc for montar 3link ou 4link nao terá problemas, uma vez que a rotaçao do eixo ao abrir/fechar da suspensao será quase nulo.
porem se for montar 2link ( radius arm) o uso de prato de mola decentralizado vai fazer com que a mola crie "barrigas" quando a suspensoa abrir/fechar
outro ponto negativo de usar prato de mola decentralizado em relaçao ao eixo é que as buchas/links da suspensao sofrerao uma carga maior, uma vez que o peso do carro vai sempre tentar "rotacionar" o eixo.
T+
Valeu fabiano, entao neste caso vai dar certo
RicardoM
02/02/2013, 21:13
O eixo traseiro já está posicionado no lugar, os links certinho e falta fixar o triângulo traseiro que já está pronto.
Seguem algumas fotos
39329439329539329639329739329839329939330039330139 3301393302393303
RicardoM
02/02/2013, 22:21
Triângulo
393314
Marc Moraes
03/02/2013, 14:21
Agora sim, o serviço começou a andar. Tá ficando muito bom. Arrocha pra gente fazer trilhas no lenhador daqui a três semanas.
Ainda estou na faze dos ajustes e esta semana vou colocar um Kaiser na dianteira do meu vitara SAS (eixo de samurai e triângulo na dianteira - pneus 33). Imagina esses dois vitaras na trilha.....
Marcondes
Fernando L. Schiesser
04/02/2013, 14:09
Agora sim, o serviço começou a andar. Tá ficando muito bom. Arrocha pra gente fazer trilhas no lenhador daqui a três semanas.
Ainda estou na faze dos ajustes e esta semana vou colocar um Kaiser na dianteira do meu vitara SAS (eixo de samurai e triângulo na dianteira - pneus 33). Imagina esses dois vitaras na trilha.....
Marcondes
Pena que moro tão longe, adoraria ver essas máquinas torcendo as suspensões nas erosões...hehehe
Abs
RicardoM
04/02/2013, 14:35
Vai ser intessante ver esses vitaras na trilha viu. Acho q em 3 semanas devo fazer os primeiros testes.
Marc Moraes
04/02/2013, 20:18
Ricardo,
Você havia dito que a diferença do eixo da rural para o do vitara é muito pequena. Então acho que vc também vai ter que usar espaçadores de roda, para os pneus não pegarem nas molas quando a suspa trabalhar.
Hoje comprei os batentes para por na suspa dianteira do vitara e evitar que as molas caiam. Comprei os da Ducatto, que são bem grandes e afunilados, com o material muito bom (35,00 cada). Agora é só montar o bloqueio dianteiro (esperando retentor de roda chegar), os batentes e partir para a trilha... Vai querer seu meu ZEQUINHA? Ahh... ainda tenho que abrir um pouco os para-lamas para os pneuzões não pegar. To achando que eu mesmo vou fazer isso a base do martelinho e mais na frente faço acabamentos.
Fernando, vem de viatura que faremos a trilha juntos.
Abraços
Marcondes - Vitara Calangão
RicardoM
04/02/2013, 20:44
Ricardo,
Você havia dito que a diferença do eixo da rural para o do vitara é muito pequena. Então acho que vc também vai ter que usar espaçadores de roda, para os pneus não pegarem nas molas quando a suspa trabalhar.
Hoje comprei os batentes para por na suspa dianteira do vitara e evitar que as molas caiam. Comprei os da Ducatto, que são bem grandes e afunilados, com o material muito bom (35,00 cada). Agora é só montar o bloqueio dianteiro (esperando retentor de roda chegar), os batentes e partir para a trilha... Vai querer seu meu ZEQUINHA? Ahh... ainda tenho que abrir um pouco os para-lamas para os pneuzões não pegar. To achando que eu mesmo vou fazer isso a base do martelinho e mais na frente faço acabamentos.
Fernando, vem de viatura que faremos a trilha juntos.
Abraços
Marcondes - Vitara Calangão
Marcondes, pelo q a gente mediu nao vai pegar nao. Olha a foto tirada por tras di vitara, as rodas estao mais pra fora que os alargadores, isso pq ta montado em rodas de 7".
Eu medi o tamanho dos eixos, mas nao sei se a tulipa do semi eixo fica mais pra fora, ou se o eixo do meu vitara por ser 5d e maior que o 3d. Incognitas. Hehehe
Seu vitara agora chama calangao é. Hehehe. Legal.
Marc Moraes
04/02/2013, 21:36
Será que ele irá fazer jus a esse apelido? kkkk
E o Jerri, fez alguma coisa hoje no seu carro ??? (daqui uns dias FRANKMONSTER)
RicardoM
04/02/2013, 21:41
Será que ele irá fazer jus a esse apelido? kkkk
E o Jerri, fez alguma coisa hoje no seu carro ??? (daqui uns dias FRANKMONSTER)
Hj nao deu pra ligar pra ele, mas amanha cedo viu perturbar um pouco.
Qdo der, da uma passada la pra supervisionar pra mim. Hehehe
Marc Moraes
07/02/2013, 14:10
Ricardinho,
ontem, ao passar no Jerri, constatei que a distância entre o seu pneuzão traseiro e a mola é de cerca de dois dedos (isso após centralizar o eixo, uma vez que ainda está sem o triângulo). Essa é a mesma distância do meu. Como eu tive a impressão que o pneu raspa pouca coisa na mola, quando a suspa trabalha, vou por os alargadores amanhã ou sábado de manhã para ver como vai ficar. Acho que sábado a tarde o CALANGÃO já deve estar pronto.
Agora, com relação ao FRANKMONSTER, se eu fosse você, iria para o Jerri no sábado e também no domingo (dia todo), aí eu quero ver se esse serviço não sai.... Arrocha negão...
Abs.
Marcondes - Vitara CALANGÃO
RicardoM
07/02/2013, 19:09
Pois é, no sábado a gente vai medir o trabalho da suspensão e ver se vai pegar na mola.
Eu ainda estou usando as rodas de 7", e se pegar , provavalmente com as de 8 ou 10" este problema seja resolvido.
Sábado vou ficar o dia todo lá, e domigo com a família, senão vou ter que morar dentro do vitara. hehehe,
Mas segunda vou ficar o dia todo lá também.
Abcs,
Ricardinho,
ontem, ao passar no Jerri, constatei que a distância entre o seu pneuzão traseiro e a mola é de cerca de dois dedos (isso após centralizar o eixo, uma vez que ainda está sem o triângulo). Essa é a mesma distância do meu. Como eu tive a impressão que o pneu raspa pouca coisa na mola, quando a suspa trabalha, vou por os alargadores amanhã ou sábado de manhã para ver como vai ficar. Acho que sábado a tarde o CALANGÃO já deve estar pronto.
Agora, com relação ao FRANKMONSTER, se eu fosse você, iria para o Jerri no sábado e também no domingo (dia todo), aí eu quero ver se esse serviço não sai.... Arrocha negão...
Abs.
RicardoM
09/02/2013, 13:25
Seguem mais algumas fotos da adaptação. Ah, o bloqueio Eaton Elétrico chegou e parte dos flutuantes.
O triângulo será fixado nos canos que ficam embaixo do calco de carroceria que atravessa o chassi. Foi feita uma bucha onde passará um parafuso para fixação do triângulo.
39424539424639424739424839424939425039425139425239 4253394254394255394256
Hotclassic
09/02/2013, 13:47
ta ficando bom..
RicardoM
09/02/2013, 13:49
ta ficando bom..
Quero ver o samuleta em ação viu.
RicardoM
09/02/2013, 19:28
Mais umas fotos
39427439427539427639427739427839427939428039428139 4282394283394284394285394286
Marc Moraes
11/02/2013, 00:26
Olha, tô gostando de ver. A qualidade do serviço tá ficando melhor do que o meu. Tô torcendo que fique pronto muito em breve, pois o funcionamento já sabemos que vai ficar show de bola.
RicardoM
11/02/2013, 13:15
Pois é, o negócio tá ficando bom.
Ah, hoje conseguimos um lugar para o suporte dos amortecedores gigantes. A suspensão vai abrir muito viu.
Pelo projeto, pra caber os 33", só vou precisar cortar um pedaço do parachoque, de resto cabe até um 35".
394534394535394536
Olha, tô gostando de ver. A qualidade do serviço tá ficando melhor do que o meu. Tô torcendo que fique pronto muito em breve, pois o funcionamento já sabemos que vai ficar show de bola.
RicardoM
11/02/2013, 18:27
Hoje a tarde conseguimos colocar os amortecedores traseiros doetsch tech com 81,5 cm aberto.
Esses amortecedores me surpreenderam muito pela firmeza. Agora ele está infinitamente melhor que a suspensão antiga com os amortecedores da suprema.
Ainda falta fechar as torres dos amortecedores e muitos acabamentos e reforços.
Como o vitara ainda não ficou da altura que eu queria, vamos refazer o berço superior das molas, abaixando em torno de 7 cm, depois ajustar o ângulo do pivô do triângulo e a suspensão traseira estará concluída.
Mais fotos.
39456639456739456839456939457039457139457239457339 4574
Marc Moraes
11/02/2013, 23:46
Gostei dos suportes de amortecedor, principalmente dos inferiores.
Abs
Marcondes
RicardoM
12/02/2013, 07:01
E ae marcondes, como foi a trilha do riachinho ontem?
A suspensão ficou filé mesmo? E o bloqueio dianteiro fez muita diferença?
Abcs
Ricardo, uma coisa que notei com o meu que serve de alerta....
os pneus da frente pegaram no amortecedor quando o curso foi praticamente ao limite..
simples de resolver vou usar rodas mais negativas com alargadores se necessário, porem terei de abrir um pouco a lata nao tem jeito. Já comprou as rodas? se nao já recomendo ao menos -25 de offset.
RicardoM
14/02/2013, 11:03
Ricardo, uma coisa que notei com o meu que serve de alerta....
os pneus da frente pegaram no amortecedor quando o curso foi praticamente ao limite..
simples de resolver vou usar rodas mais negativas com alargadores se necessário, porem terei de abrir um pouco a lata nao tem jeito. Já comprou as rodas? se nao já recomendo ao menos -25 de offset.
Valeu pelas dica cicero, ainda estou com rodas 7" que tem off set -12.
Acho q no sabado ja consigo medir
mauricio_silva
14/02/2013, 11:07
Olá.
Cara, fiquei um pouco preocupado com a posição e fixação dos amortecedores traseiros do seu Vitara... Acho que vai lhe dar problemas, pois está parecendo, pelas fotos, que haverá uma força conjugada no seu sistema. Se isso ocorrer, os amortecedores não vão durar nada. Uma trilha e eles vão para o espaço...
[]s.
Hoje a tarde conseguimos colocar os amortecedores traseiros doetsch tech com 81,5 cm aberto.
Esses amortecedores me surpreenderam muito pela firmeza. Agora ele está infinitamente melhor que a suspensão antiga com os amortecedores da suprema.
Ainda falta fechar as torres dos amortecedores e muitos acabamentos e reforços.
Como o vitara ainda não ficou da altura que eu queria, vamos refazer o berço superior das molas, abaixando em torno de 7 cm, depois ajustar o ângulo do pivô do triângulo e a suspensão traseira estará concluída.
Mais fotos.
39456639456739456839456939457039457139457239457339 4574
Imagino que como vc também deve usar a posiçao de fixação do original, com certeza vai pegar com esta roda de -12, a minha era de -15. Quando medimos na oficina nao conseguimos força pra fazer o eixo chegar até em cima. Mas em umas erosoes ferozes que pegamos estes dias de carnaval, o pneu tirou até a tinta do amortecedor hehehehe.
mauricio_silva
14/02/2013, 11:08
Eu vou desenhar e explicar melhor o problema.
[]s.
mauricio_silva
14/02/2013, 11:31
Vamos ver se a imagem carregou...
[]s.
mauricio_silva
14/02/2013, 11:46
É, ficou um pouco pequena, mas vamos lá.
Neste desenho eu (tento) representar um amortecedor e a composição das forças a que ele é submetido (quando da movimentação da suspensão). Se as forças resultantes o uso da suspensão forem do tipo de F1, tudo bem. Agora, se houver uma componente significativa de F2 (força conjugada), ai o amortecedor terá problemas de operação (vai ser danificado).
Como garantir que as forças resultantes sejam do tipo de F1 e não de F2? Isso é dado pelo movimento da suspensão quando em funcionamento. Em outras palavras, se a suspensão se movimentar de forma paralela a F1, não haverá problemas. Mas se o movimento não for paralelo, haverá uma componete em F2, que será tanto maior quanto maior for a diferença entre a direção do movimento da suspensão e a direção de F1 (quanto menos paralelo forem a força F1 e o movimento da suspensão).
Pelo que vi nas foto, me parece que a suspensão não vai ter um movimento exclusivo na direção do eixo do amortecedor (F1), o que deve gerar as forças conjugadas (F2).
Assim, para resolver este problema, é necessário que os pontos de fixação do amortecedor sejam articulados. Estas articulações vão modificar a direção do eixo do amortecedor, reduzindo (quase eliminando) os efeitos das forças conjugadas.
Se você já tem no projeto estas articulações, então não haverá problemas. Mas me pareceu pelas fotos que os amortecedores serão fixados de forma rígida, sem as articulações, o que certamente lhe trará problemas.
[]s.
RicardoM
14/02/2013, 12:04
É, ficou um pouco pequena, mas vamos lá.
Neste desenho eu (tento) representar um amortecedor e a composição das forças a que ele é submetido (quando da movimentação da suspensão). Se as forças resultantes o uso da suspensão forem do tipo de F1, tudo bem. Agora, se houver uma componente significativa de F2 (força conjugada), ai o amortecedor terá problemas de operação (vai ser danificado).
Como garantir que as forças resultantes sejam do tipo de F1 e não de F2? Isso é dado pelo movimento da suspensão quando em funcionamento. Em outras palavras, se a suspensão se movimentar de forma paralela a F1, não haverá problemas. Mas se o movimento não for paralelo, haverá uma componete em F2, que será tanto maior quanto maior for a diferença entre a direção do movimento da suspensão e a direção de F1 (quanto menos paralelo forem a força F1 e o movimento da suspensão).
Pelo que vi nas foto, me parece que a suspensão não vai ter um movimento exclusivo na direção do eixo do amortecedor (F1), o que deve gerar as forças conjugadas (F2).
Assim, para resolver este problema, é necessário que os pontos de fixação do amortecedor sejam articulados. Estas articulações vão modificar a direção do eixo do amortecedor, reduzindo (quase eliminando) os efeitos das forças conjugadas.
Se você já tem no projeto estas articulações, então não haverá problemas. Mas me pareceu pelas fotos que os amortecedores serão fixados de forma rígida, sem as articulações, o que certamente lhe trará problemas.
[]s.
Blz mauricio, qdo definimos a posicao dos amortecedores traseiros, avaliamos todo o curso da suspensao, e vimos que com a abertura a tendencia é que o amortecedor tenha um deslocamento grande lateral, e um deslocamento pequeno para frente.
Dai colocamos a parte inferior do olhal para acompanhar esse deslocamento lateral, e a parte superior agulha, o tamanho do furo permite o amortecedor trabalhar sem forcar em todas as direcoes em alguns graus.
Pelo menos nos testes usando o macaco, nao vimos sobrecarga no amortecedor, mas vou ficar de olho na hora que a suspensao trabalhar na trilha.
Valeu pela dica.
O que o cicero estava falando era dos amortecedores dianteiros, que usarao a fixacao original di vitara, na hora q a suspe fechar toda, a parte interna do pneu ta raspando no amortecedor, dai vou ter a opcao de usar rodas mais negativas ou espacadores.
Mas na dianteira vou me ligar no q vc falou.
Abcao.
394973
mauricio_silva
14/02/2013, 12:24
Olá.
É o tipo de coisa que pode comprometer o resultado de um projeto. Tente projetar algum modelo de articulação (mesmo que seja, como na suspensão dos fuscas, somente pelo olhal do amortecedor). Um sistema simples utiliza amortecedores com olhais nas extremidades. Estes olhais tem buchas de polímero de alta (e bota alta nisso...) densidade, que permite a movimentação (no caso, giro) dos mesmos. Ou usam rolamentos, nos casos mais extremos. Vale tanto para traseira quanto para dianteira. É a solução adotada pelos praticantes de Rock Crawling.
Veja neste link: OFFROAD PROJECTS - KING 2.0" AIR SHOCKS (http://www.offroadprojects.com/loja/product.php?id_product=19)
[]s.
Blz mauricio, qdo definimos a posicao dos amortecedores traseiros, avaliamos todo o curso da suspensao, e vimos que com a abertura a tendencia é que o amortecedor tenha um deslocamento grande lateral, e um deslocamento pequeno para frente.
Dai colocamos a parte inferior do olhal para acompanhar esse deslocamento lateral, e a parte superior agulha, o tamanho do furo permite o amortecedor trabalhar sem forcar em todas as direcoes em alguns graus.
Pelo menos nos testes usando o macaco, nao vimos sobrecarga no amortecedor, mas vou ficar de olho na hora que a suspensao trabalhar na trilha.
Valeu pela dica.
O que o cicero estava falando era dos amortecedores dianteiros, que usarao a fixacao original di vitara, na hora q a suspe fechar toda, a parte interna do pneu ta raspando no amortecedor, dai vou ter a opcao de usar rodas mais negativas ou espacadores.
Mas na dianteira vou me ligar no q vc falou.
Abcao.
394973
mauricio_silva
14/02/2013, 12:31
Ah, os olhais tem de estar nas duas extremidades dos amortecedores...
[]s.
RicardoM
14/02/2013, 14:00
Ah, os olhais tem de estar nas duas extremidades dos amortecedores...
[]s.
Vi o link dos projetos rock crawling, mas minha suspensão nao vai chegar nem perto do trabalho daquelas.
Por enquanto vou manter os amortecedores pino olhal, e depois avalio se vai ser necessario colocar olhal na ponta superior.
Abcs
Mauricio
nos amortecedores pino-olhal as buchas que vao na ponta no pino exercem a mesma funçao das buchas dos modelos olhal-olhal. a menos que o deslocamento lateral ( F2 do seu desenho) seja muito, mas muito grande, creio que nao haverá danos ao amortecedore. até pq se o eixo tiver esse deslocamente tao grande vai influenciar tb em outras partes da suspensao, como molas que saltarao p/ fora do prato, cruzetas estranguladas, axle steer, etc..
mauricio_silva
14/02/2013, 16:05
Olá Fabil e Ricardo.
Aquela velha história: "prevenção e canja de galinha não fazem mal a ninguém". O deslocamento lateral não precisa ser tão grande assim para gerar uma componente de torque (devido a força conjugada) suficiente para quebrar a ponta do amortecedor. E isso ocorre exatemente no fim de curso, quando há a maior abertura da suspensão. É como uma alavanca: quanto maior a haste, maior o torque (mesmo processo que serve para desapertar os parfusos de roda).
Sei lá, como é um projeto em andamento, de repente um olhal pode dar uma segurança extra que a bucha do pino do amortecedor não daria. É uma mudança simples que não deve sair cara nem resultar em grandes alterações de projeto para ser implementado. E robustez numa trilha é sempre bom, né?
[]s.
Mauricio
nos amortecedores pino-olhal as buchas que vao na ponta no pino exercem a mesma funçao das buchas dos modelos olhal-olhal. a menos que o deslocamento lateral ( F2 do seu desenho) seja muito, mas muito grande, creio que nao haverá danos ao amortecedore. até pq se o eixo tiver esse deslocamente tao grande vai influenciar tb em outras partes da suspensao, como molas que saltarao p/ fora do prato, cruzetas estranguladas, axle steer, etc..
o fato é que se a força for tao grande o amortecedor de olhal tambem quebra, quando nao quebra a solda do proprio olhal, quebra a haste do amortecedor ou quebra tambem o parafuso que segura o amortecedor pelo olhal.
em resumo, o que quero dizer é que se a posiçao de montagem do amortecedor nao for bem calculada/dimensionada tanto faz o tipo de fixacaçao ( olhal, pino, contra-pino), todas quebrarao:concordo:
Olá Fabil e Ricardo.
Aquela velha história: "prevenção e canja de galinha não fazem mal a ninguém". O deslocamento lateral não precisa ser tão grande assim para gerar uma componente de torque (devido a força conjugada) suficiente para quebrar a ponta do amortecedor. E isso ocorre exatemente no fim de curso, quando há a maior abertura da suspensão. É como uma alavanca: quanto maior a haste, maior o torque (mesmo processo que serve para desapertar os parfusos de roda).
Sei lá, como é um projeto em andamento, de repente um olhal pode dar uma segurança extra que a bucha do pino do amortecedor não daria. É uma mudança simples que não deve sair cara nem resultar em grandes alterações de projeto para ser implementado. E robustez numa trilha é sempre bom, né?
[]s.
No VIRAL usamos olhal-olhal, ambos os suportes traseiro e dianteiro permitem este movimento pra nao gerar a f2, o que houve no meu foi que o pneu devida a roda ter apenas -12 de offset quando chegou ao fim do curso de recuo do amortecedor ralou nele mesmo.
RicardoM
14/02/2013, 19:24
No VIRAL usamos olhal-olhal, ambos os suportes traseiro e dianteiro permitem este movimento pra nao gerar a f2, o que houve no meu foi que o pneu devida a roda ter apenas -12 de offset quando chegou ao fim do curso de recuo do amortecedor ralou nele mesmo.
Na suspensão traseira eu tive que mudar a posição do amortecedor justamente por conta do pneu pegar quando a susp fechava.
RicardoM
16/02/2013, 13:15
A suspensão traseira está quase 100% concluída, vou ter que reposicionar os amortecedores para ganhar mais curso, e hoje já começamos a trabalhar na suspensão dianteira.
Fotos
395286395292395293395287395288395289395290395291
A suspensão traseira está quase 100% concluída, vou ter que reposicionar os amortecedores para ganhar mais curso, e hoje já começamos a trabalhar na suspensão dianteira.
Fotos
395286395292395293395287395288395289395290395291
Sow ein!!!
Ainda vou arrumar um vitara 5p pra fazer isso tb....hehehehe
RicardoM
16/02/2013, 13:34
Só pra ter uma idéia da altura, com o carro nivelado, a distância entre o Chão e o chassi está em 55 cm, e a distância entre o pneu e o paralama traseiro, está em 35 cm.
Ainda vou avaliar esta questão da altura, e se for o caso eu baixo ele um pouquinho.
Rapaz, é um trabalho cansativo viu, isso porque praticamente só estamos trabalhando aos sábados todo o dia.
Abcs,
Ricardo
Sow ein!!!
Ainda vou arrumar um vitara 5p pra fazer isso tb....hehehehe
Só pra ter uma idéia da altura, com o carro nivelado, a distância entre o Chão e o chassi está em 55 cm, e a distância entre o pneu e o paralama traseiro, está em 35 cm.
Ainda vou avaliar esta questão da altura, e se for o caso eu baixo ele um pouquinho.
Rapaz, é um trabalho cansativo viu, isso porque praticamente só estamos trabalhando aos sábados todo o dia.
Abcs,
Ricardo
é, eu sei...apesar de nao ter colocado a mao na massa, eu acompanhei bastante o trabalho do mecanico que segundo ele passou noites em claro pensando em como resolver os problemas que foram aparecendo hehehehehe...
no final o resultado vale a pena....
RicardoM
16/02/2013, 13:40
Falei com o mecânico o problema dos amortecedores dianteiros, expliquei que qdo a susp fecha, o pneu pega nele, e ele deu uma idéia que acho que vai resolver sem ter que trocar as rodas ou usar espaçadores.
é, eu sei...apesar de nao ter colocado a mao na massa, eu acompanhei bastante o trabalho do mecanico que segundo ele passou noites em claro pensando em como resolver os problemas que foram aparecendo hehehehehe...
no final o resultado vale a pena....
RicardoM
16/02/2013, 21:31
Mais umas fotos
Eu tenho 1,76m. Olha a comparação com a altura do retrovisor.
395313395315395316395317395318395314
Marc Moraes
16/02/2013, 22:30
Ricardinho, se saiu na foto com cara de malvado. Não sei qual dos dois fará mais medo, se tu ou o jipe !!! hehehe
RicardoM
16/02/2013, 22:34
Ricardinho, se saiu na foto com cara de malvado. Não sei qual dos dois fará mais medo, se tu ou o jipe !!! hehehe
Kkkkkkkkkk, o jipe que é malvado.
Quero ver os 2 vitaras na trilha viu. Vai ser interessante.
acho que vai ter que rebaixar :mrgreen:
Mais umas fotos
Apoisentão, estive lá no sábado conferindo os detalhes... o trem tá alto mesmo, e considerando os 1,60 mts do Ricardo, acho que ele vai precisar de uma escada pra subir.
Mais umas fotos
O meu tem do chão ao teto 1,96, lembrando não tenho bagageiro ainda... Se quiser um pouco menos de risco de tombar é melhor diminuir um pouco hehehe...
fabiano caxias
18/02/2013, 11:22
um 4 portas casa bacana com eixos,vai fica lindo de ver
parabens
RicardoM
18/02/2013, 11:28
Apoisentão, estive lá no sábado conferindo os detalhes... o trem tá alto mesmo, e considerando os 1,60 mts do Ricardo, acho que ele vai precisar de uma escada pra subir.
1,60 mts é. Hehehehe.
RicardoM
18/02/2013, 11:34
O meu tem do chão ao teto 1,96, lembrando não tenho bagageiro ainda... Se quiser um pouco menos de risco de tombar é melhor diminuir um pouco hehehe...
Ainda nao medi a distancia ate i teto, mas tambem tem q levar em consideracao q meu entre eixos e bem maior.
Mas depois q o eixo dianteiro tiver no lugar vou dar uns roles para as molas assentarem e provavelmente ainda devo baixar um pouquinho.
Se ficar muito alto minha muié vai me chingar. Hehehe
RicardoM
18/02/2013, 11:37
um 4 portas casa bacana com eixos,vai fica lindo de ver
parabens
Valeu, ele ta ficando c um visual bem animal. Hehehe
RicardoM
21/02/2013, 22:34
Meus flutuantes 30 estrias.
396340396341
RicardoM
22/02/2013, 08:44
Yes. E um bloqueio 30 estrias.
kit Enfer...
RicardoM
24/02/2013, 23:41
O trabalho não rendeu muito esses dias, já era pra dianteira tá fechada, mas só os links estão no lugar. Um dia isso acaba. hehehe
RicardoM
25/02/2013, 11:36
Seguem algumas fotos.
Ainda tenho q ajustar o caster e fechar o suporte das molas traseiras.
397041397042397043397044397045397046397047397048
ricardo, to pensando em colocar eixo de samurai no meu vitara, então estou pesquisando uma suspensão para fazer, não preciso de grande curso pq aqui as trilhas são em banhados e barros!
me diz uma coisa, os link's dianteiros são presos em um único lugar no diferencial como os originais traseiros do vitara? não vai girar o eixo? vai ser com triangulo como na traseira?
grato e parabéns!
RicardoM
27/02/2013, 07:50
ricardo, to pensando em colocar eixo de samurai no meu vitara, então estou pesquisando uma suspensão para fazer, não preciso de grande curso pq aqui as trilhas são em banhados e barros!
me diz uma coisa, os link's dianteiros são presos em um único lugar no diferencial como os originais traseiros do vitara? não vai girar o eixo? vai ser com triangulo como na traseira?
grato e parabéns!
Mairo, no meu caso e o do Marcondes, a gente usou o sistema parecido com a suspensao traseira do vitara, só q com links e triangula (ou bandeija) dimensionados. Na parte do eixo o link é olhal igual ao do vitara, e na parte do chassi é igual ao do jpx e o troller. A vantagem deste sistema e q a suspensao pode trabalhar mais sem forcar os links.
Em relacao ao eixo girar, os links vao segurar os eixos para deslocamentos para frente e para traz, e o triângulo vai segurar o eixo para os lados evitando deslocamento lateral.
Vc tem tambem a opcao do Carlos TA q colocou eixo de samurai no vitara dele usando panhard. O projeto ficou muito bom. Basta vc analisar e ver q suspensão vai atender melhor ao q vc precisa.
Abcs
Ricardo
show de bola!
no caso do carlos TA, os link's são tipo um Y com dois olhais na parte do diferencial, mesmo com a panhard que é mais simples de fazer que triangulo, acho mais complicado de fazer a dele que a sua devido aos link's! a principio se sair o projeto vou fazer como a sua, não pode ser muito complicado, pretendo fazer em casa com a ajuda de amigos!
fico acompanhando! abraço e boa sorte!
ahhh, ainda tenho que achar um eixo dianteiro de samurai!!!!!!
quero usar com a relação 6x35 que tenho no vitara com 3º membro do samurai!
Leonardo Truccolo
05/03/2013, 10:53
E aí Ricardo, como anda o projeto???
Abs
RicardoM
06/03/2013, 00:39
E aí Ricardo, como anda o projeto???
Abs
Blz Leo, tem quase 2 semanas que não vou na oficina, mas eu acho que não deve ter rendido muito não, pois o mecanico dá um gás legal só quando estou lá pra ajudar.
Mas sábado vou lá tentar fechar a suspensão dianteira, adaptar a barra estabilizadora com engate rápido e montar os diferenciais.
Daí depois fecho os freios, adapto a caixa de direção e faço os ajustes.
Vamos ver se agora anda mais rápido. hehehe
Abcs,
Ricardo
RicardoM
09/03/2013, 12:58
O projeto andou mais um pouco, o triangulo dianteiro do JPX ja está instalado, o berço das molas também está pronto, mas ainda falta a torre dos amortecedores e montar o diferencial.
Ah a bola do munhão já está marcada para girar e acertar o caster por conta do angulo do pinhão.
Seguem algumas fotos.
399496399497399498399499399500
RicardoM
09/03/2013, 13:02
Em relação ao setor de direção eu ia usar o do opala, mas por conta da idéia do Cícero, vou usar o pitman do willys em substituição ao drop pitman pro vitara, basta mudar a fresa, e em conjunto com o high steer vai deixar a barra mais reta para evitar o efeito bump steer.
Marc Moraes
10/03/2013, 19:17
Legal, agora o serviço sai. E aí Ricardo, passou as coordenadas para o Jerri ir trabalhando na sua suspensão durante a semana ?
Abs.
Marcondes
RicardoM
10/03/2013, 19:46
Legal, agora o serviço sai. E aí Ricardo, passou as coordenadas para o Jerri ir trabalhando na sua suspensão durante a semana ?
Abs.
Marcondes
Eu vou ter que reposicionar as molas pra baixo do chassi, igual vc fez. Isso p poder usar os amortecedores na fixação original, pois o amortecedor é muito grande e não vai caber em outro suporte.
Na terça vou ficar lá na parte da manhã pra passar as coordenadas, pois sábado ele estava mexendo num carro lá e não trabalhou no vitara
RicardoM
12/03/2013, 22:02
O projeto andou bem do final de semana pra cá. Hoje concluímos o ajuste do caster da bola do munhão, reposicionamos as molas, montamos o diferencial dianteiro e colocamos o eixo no lugar.
Amanhã serão instalados o High steer junto com os munhões e cubo já testar os ângulos com os pneus no lugar.
Acho que as barras da direção e os cardans também ficam prontos amanhã, e na quinta já defino a posição do amortecedor pra concluir a dianteira.
Voltaremos para o eixo traseiro para instalar o bloqueio e os flutuantes, reposicionar o amortecedor e fechar todas as soldas.
Estou otimista para fazer o primeiro teste no final de semana.
Mais umas fotos.
400215400216400218400219400220400221400222400223
o meca ai é ligeiro hein? :palmas:
o amortecedor dianteiro vai ficar na "frente" do eixo como aparece nas fotos? se for tenho uma má noticia p/ vc. a barra de direçao vai bater neles...
T+
RicardoM
13/03/2013, 08:29
o meca ai é ligeiro hein? :palmas:
o amortecedor dianteiro vai ficar na "frente" do eixo como aparece nas fotos? se for tenho uma má noticia p/ vc. a barra de direçao vai bater neles...
T+
Ele so tava ali p medir, ainda temos q montar os munhoes e colocar o pneus p definir o local, mas agora o meca agora tá correndo viu. Hehehe
RicardoM
13/03/2013, 08:42
Fabiano, aproveitando a oportunidade, você sabe me dizer se o Watim teve algum problema no rolamento do pinhão por conta de falta de lubrificação devido a inclinação do fucinho?
Tem gente falando que o rolamento não vai aguentar, mas nunca ví ninguém falando nisso.
RicardoM
14/03/2013, 12:55
Munhão, high steer e rodas montadas. Já estamos trabalhando nas barras da direção e nos freios.
A altura definitiva entre o chão e o chassi ficou em 54 cm. E devido ao tamanho do carro (4 portas), ficou muito bom.
Depois do amortecedor no lugar, iremos completar a montagem do munhão.
400501400502400504400505
Fabiano, aproveitando a oportunidade, você sabe me dizer se o Watim teve algum problema no rolamento do pinhão por conta de falta de lubrificação devido a inclinação do fucinho?
Tem gente falando que o rolamento não vai aguentar, mas nunca ví ninguém falando nisso.
bao... quando ví as suas fotos tive a impressao de que o pinhao ficou muito inclinado mesmo, no vitara do Waltin nao está tao inclinado assim nao.
caso o seu realmente o seu precise ficar nessa inclinaçao toda, a alternativa p/ nao ter problemas com lubrificaçao do rolamento do pinhao é vc usar uma tampa de oleo com bujao deslocado p/ cima e dessa forma aumentar a capacidade de oleo dentro do diff.
RicardoM
14/03/2013, 13:25
bao... quando ví as suas fotos tive a impressao de que o pinhao ficou muito inclinado mesmo, no vitara do Waltin nao está tao inclinado assim nao.
caso o seu realmente o seu precise ficar nessa inclinaçao toda, a alternativa p/ nao ter problemas com lubrificaçao do rolamento do pinhao é vc usar uma tampa de oleo com bujao deslocado p/ cima e dessa forma aumentar a capacidade de oleo dentro do diff.
Saquei, a tampa tem p vender ja com o bujao deslocado, ou tenho q mandar no torneiro?
sim.. tem a tampa com bujao deslocado, inclusive a tampa é feita em chapa de aço mais grossa, super reforçada.
RicardoM
16/03/2013, 22:21
Mais umas fotos
40094140094240094340094440094540094640094740094840 0949400950400951400952
essa será a altura final do vitara certo? veja na 5ª foto que com o carro em repouso a bucha do link já está bem algulada, dê uma corrigida ai pq provavelmente quando a suspa abrir ao maximo vai moer a bucha em pouco tempo. o ideal seria vc angular o suporte, ou pode tambem curvar link para que a bucha trabalhe reta.
RicardoM
17/03/2013, 09:10
essa será a altura final do vitara certo? veja na 5ª foto que com o carro em repouso a bucha do link já está bem algulada, dê uma corrigida ai pq provavelmente quando a suspa abrir ao maximo vai moer a bucha em pouco tempo. o ideal seria vc angular o suporte, ou pode tambem curvar link para que a bucha trabalhe reta.
Nao, ainda vai baixar 5 cm, e depois que fizermos o teste vou decidir se mantenho nessa posicao ou abaixo mais.
E se a bucha ainda assim estiver forçando ajusto no suporte do link.
Valeu pela dica, eu não tinha prestado atenção nesse detalhe.
Abcs
RicardoM
28/03/2013, 14:09
Diferencial traseiro montado já com o bloqueio e os flutuantes; amortecedores já posicionados e não encostam no pneu com a suspensão fechada; os cardans ficaram prontos, comprei o cilindro mestre da S-10 com abs, e agora só falta montar as barras da direção e acabar o freio. Tá ficando bom o negócio viu.
403021403022403023403024403025403026
RicardoM
05/04/2013, 18:17
Amanhã vou pegar o vitara na oficina, porém sem os freios dianteiros instalados. Já encomendei as flanges e até o próximo fds eu mesmo instalo os freios.
Amanhã posto as fotos dele 99% terminado. hehehehe
RicardoM
06/04/2013, 22:46
umas fotos de hoje
404614404615404616404617
RicardoM
10/04/2013, 11:09
Não gostei do hi-steer, te que dar umas 20 voltas no volante pra poder virar, mais conversei com o Cicero e ele me deu umas dicas legais.
40519740519840519940520040520140520240520540520640 5207405208405209405210
passei por isso ao montar o Cavalo Branco.. existem duas alternativas ou voce arruma um braço pitman mais comprido ou recua a furaçao do HighSteer ao maximo que vc puder ( diminui a alavanca)
optei pela segunda e ficou muito bom.
RicardoM
10/04/2013, 12:09
passei por isso ao montar o Cavalo Branco.. existem duas alternativas ou voce arruma um braço pitman mais comprido ou recua a furaçao do HighSteer ao maximo que vc puder ( diminui a alavanca)
optei pela segunda e ficou muito bom.
Tb vou optar pela segunda. hehehehe
Alessandro.SC
10/04/2013, 21:59
Não gostei do hi-steer, te que dar umas 20 voltas no volante pra poder virar, mais conversei com o Cicero e ele me deu umas dicas legais.
40519740519840519940520040520140520240520540520640 5207405208405209405210
A máquina ficou grandona hem!!!
Parabéns!!
AlemãoRS
11/04/2013, 08:31
Parabéns!!
Só falta os 35" agora..hehehe
RicardoM
11/04/2013, 08:44
A máquina ficou grandona hem!!!
Parabéns!!
Valeu alessandro, agora é só testar na trilha.
RicardoM
11/04/2013, 08:47
Parabéns!!
Só falta os 35" agora..hehehe
Blz Alemão, já estou programando para o ano que vem a troca.
Pelo meu motor e relação de diferencial, os 35 tocam de boa.
Ficou gigante Ricardo,
depois posta uns vídeos da suspa trabalhando...
RicardoM
11/04/2013, 15:43
Ficou gigante Ricardo,
depois posta uns vídeos da suspa trabalhando...
Pode deixar, vou postar sim. Só falta eu terminar de montar os freios que vou fazer um teste legal.
ô Ricardo... a longarina do chassis ficou a quantos cm do chao?
RicardoM
11/04/2013, 18:30
ô Ricardo... a longarina do chassis ficou a quantos cm do chao?
A dianteira ficou com 54 cm e a traseira com 56. só que vou tirar os calços de carroceria, daí vai ficar filé.
fabiano caxias
12/04/2013, 10:30
dai tche,ficou monstrinho em,o 4 portas é o mais bala pra isso
no meu,na epoca fiz um triangulo assim pra dianteira e traseira,e na onde o pivo é parafuzado no eixo criou uma baita folga em um ano ou nem,tive q refazer a aquela chapa duas ou tres vezes,ali força muito,nao tem material q aguente,hj eu faria igual ao um q o fabiano carraro fez num chassis,acho q força menos pra usar o triangulo
mas so alegria,testar,e ir corrigindo se aparecer algo
parabens
RicardoM
12/04/2013, 22:36
Flange pra pinça da S-10
405611405612
RicardoM
29/04/2013, 17:09
Fabiano/cicero,
Estou com um pequeno problema no cilindro mestre da S-10, e como vocês já instalaram esse sistema no vitara, podem ter passado por isso.
Quando piso até o fundo no pedal do freio, o curso do pino do hidrovácuo não está sendo suficiente para empurrar o pistao do cilindro mestre até o final. Daí pensei em 2 alternativas: a primeira em aumentar o parafuso que estou usando no pistaozinho, porém calculei o tamanho dele medindo o curso interno do pistao do cilindro mestre com a saídado hidrovácuo, a outra alternativa seria regular o curso do pedal de freio, onde tem um parafuso que aumenta ou diminui esse curso.
Vocês chegaram a passar por isso ou tem uma idéia do que pode ser?
Valeu.
RicardoM
29/04/2013, 17:17
dai tche,ficou monstrinho em,o 4 portas é o mais bala pra isso
no meu,na epoca fiz um triangulo assim pra dianteira e traseira,e na onde o pivo é parafuzado no eixo criou uma baita folga em um ano ou nem,tive q refazer a aquela chapa duas ou tres vezes,ali força muito,nao tem material q aguente,hj eu faria igual ao um q o fabiano carraro fez num chassis,acho q força menos pra usar o triangulo
mas so alegria,testar,e ir corrigindo se aparecer algo
parabens
Blz fabiano, a gente ainda vai avaliar a questão do esforço x desgaste, pois realmente aquela região sofre uma carga muito grande, mas o tamanho do triangulo tambem influencia na carga.O vitara do marcondes ta rodando a uns 3 meses, é pouco tempo pra avaliar, mas até agora foram necessarios alguns ajustes em outros pontos, mas só com o uso e o tempo iremos saber se vai ter um desgaste prematuro ou nao. Vou torcer logico para que nao tenha. Hehehehe
Fabiano/cicero,
Estou com um pequeno problema no cilindro mestre da S-10, e como vocês já instalaram esse sistema no vitara, podem ter passado por isso.
Quando piso até o fundo no pedal do freio, o curso do pino do hidrovácuo não está sendo suficiente para empurrar o pistao do cilindro mestre até o final. Daí pensei em 2 alternativas: a primeira em aumentar o parafuso que estou usando no pistaozinho, porém calculei o tamanho dele medindo o curso interno do pistao do cilindro mestre com a saídado hidrovácuo, a outra alternativa seria regular o curso do pedal de freio, onde tem um parafuso que aumenta ou diminui esse curso.
Valeu.
vá esperimentando parafusos ( p/ empurrar o pistao) de comprimento diferentes até chegar numa regulagem bacana
RicardoM
29/04/2013, 18:21
vá esperimentando parafusos ( p/ empurrar o pistao) de comprimento diferentes até chegar numa regulagem bacana
Saquei.
Quarta feira continuo na labuta pra terminar o Frank.
Valeu Fabiano
RicardoM
05/05/2013, 09:22
Galera, quando esterço a direção do virara, o pivo central do triangulo nao esta segurando o movimento do eixo e o chassi ta sendo empurrado com a alalanca do pitman. Pode ser o pivo ruim(ja vou trocar), caster errado?, o que pode ser. Ricardo
Galera, quando esterço a direção do virara, o pivo central do triangulo nao esta segurando o movimento do eixo e o chassi ta sendo empurrado com a alalanca do pitman. Pode ser o pivo ruim(ja vou trocar), caster errado?, o que pode ser. Ricardo
Vc vê o pivô cedendo? Ou o triângulo inteiro torce? A princípio o caster não influenciaria não. Mas a quantos graus está? Nitidamente vc percebe eixo/chassis desalinhando quando vira o volante?
RicardoM
05/05/2013, 19:49
Vc vê o pivô cedendo? Ou o triângulo inteiro torce? A princípio o caster não influenciaria não. Mas a quantos graus está? Nitidamente vc percebe eixo/chassis desalinhando quando vira o volante?
So o pivo cede,ainda nao medi o caster, mas a principio esta fora. Sim, nitidamente o eixo/chassi desalinha. Mas amanha vou trocar o pivo, que era usado, e testar novamente.
fabiano caxias
06/05/2013, 13:29
na epoca usei de um dos tres modelos q existem pra chevette,é maior q o do vitara e da 99% p@p,nao tive problemas com o freio,deu acaso de acerta a medida provavelmente heheheh
pode ja ter cedido o material aquele onde vai o pivo,no meu tive esse problema,mas era uma folga minima em todo o conjunto,uma parte nas buchas dos braços da suspençao q tive que trocar do sistema igual aos traseiros q vai bucha de ferro com borracha para as de nailon e um pouco o triangulo,pivo e tal q cediam,ai quando resolvi todas essas folguinhas notei q o proprio chassis cedia quando tentava girar o volante com ele parado,esse chassis é de papel,tem q ver os pontos de fixaçao,é complicado mas se resolve esses minimos detalhes
RicardoM
14/05/2013, 09:24
Galera, os amortecedores doetch tech nao deram certo com as molas da pampa. Eles sao muito mais duros q as molas, e quando faco uma curva, mesmo depois da curva ter acabado, o vitara continua inclinado e volta devargazinho. A mola nao tem pressao suficiente p empurrar o amortecedor.Vou ter q usar uma mola mais firme p resolver.
Outro problema q estou tendo, é que meu hidrovacuo ta ruim e as pincas traseiras do marea q eu ja usava antes, tb estao ruins.
E se nao fosse pouco, meu motor ap q fiz ano passado comecou a derramar oleo pelos retentores da frente e o cabecote ta fazendo barulho.
Ou seja, vai levar um tempinho p ajustar tudo pq a grana ta curta. Vou fazendo aos poucos em casa e um dia ele fica pronto. Hehehe
Galera, os amortecedores doetch tech nao deram certo com as molas da pampa. Eles sao muito mais duros q as molas, e quando faco uma curva, mesmo depois da curva ter acabado, o vitara continua inclinado e volta devargazinho. A mola nao tem pressao suficiente p empurrar o amortecedor.Vou ter q usar uma mola mais firme p resolver.
Outro problema q estou tendo, é que meu hidrovacuo ta ruim e as pincas traseiras do marea q eu ja usava antes, tb estao ruins.
E se nao fosse pouco, meu motor ap q fiz ano passado comecou a derramar oleo pelos retentores da frente e o cabecote ta fazendo barulho.
Ou seja, vai levar um tempinho p ajustar tudo pq a grana ta curta. Vou fazendo aos poucos em casa e um dia ele fica pronto. Hehehe
é assim mesmo...aos poucos vai ajustando o meu ficou pronto em dezembro e até agora estou mexendo pra ir melhorando...isso nunca acaba...hehehehe
no meu caso as molas de toyota de 3 filetes ficaram tao duras no vitara que após uma trilha doi o corpo todo uhauaha...pula muuuito...
força aí e se precisar de alguma coisa que eu possa ajudar avisa....
RicardoM
14/05/2013, 09:43
é assim mesmo...aos poucos vai ajustando o meu ficou pronto em dezembro e até agora estou mexendo pra ir melhorando...isso nunca acaba...hehehehe
no meu caso as molas de toyota de 3 filetes ficaram tao duras no vitara que após uma trilha doi o corpo todo uhauaha...pula muuuito...
força aí e se precisar de alguma coisa que eu possa ajudar avisa....
Valeu cicero. O q estou achando legal é q eu mesmo estou fazendo, e conheço cada parafuso dele.
Não to fazendo trilha, mas no fds pelo menos 1 dia to trabalhando no vitara.
Abcs
Ricardo
nao creio que a culpa seja dos amortecedores/molas nao... já montei samurais aqui com essa dobradinha ( molas de pampa e Doestch tech) e esse sintoma nao aconteceu.
isso está mais ligado a parametros como instant center, anti-squat etc... esses parametros sao definidos pelo posicionamento dos links no eixo/chassis
T+
Valeu cicero. O q estou achando legal é q eu mesmo estou fazendo, e conheço cada parafuso dele.
Não to fazendo trilha, mas no fds pelo menos 1 dia to trabalhando no vitara.
Abcs
show, seu eu tivesse espaço e ferramenta tambem arriscaria umas coisas...é uma grande terapia...
RicardoM
10/06/2013, 12:27
Problema do motor diagnosticado, na conversão que fiz de 1.8 para 2.0 foi necessario raspar um pouco a parede do bloco por conta do curso do virabrequim do 2.0, porem a raspagem nao foi suficiente e o pequeno desgaste nas bronzinas foi suficiente para o parafuso da biela ficar batendo no bloco.
Resumindo, o motor será desmontado e vou aproveitar pra instalar uma Pandoo Power Inject, um kit de roda fonica no volante do motor(original dos aps flex) pra retirar o distribuidor e instalar uma turbina pequena 42/48 com 0.5 kg de pressao.
Agora na suspensao, mandei fazer umas molas pra dianteira um pouco mais firmes e depois de chegar, finalmente vou poder fazer um teste com a nova suspensão.
RicardoM
10/06/2013, 13:23
o homi invocou!!
Kkkkkkk
Ja que vou ter que gastar, vou aproveitar e fazer esse upgrade que eu ja tava pensando a muito tempo. O chicote da minha injecao ta todo remendado e o distribuidor qdo molha ja era.
Dai resolvo logo de uma vez. Vamu ver se fica bom.hehehe
Abcs
RicardoM
12/06/2013, 21:12
A nova injecao.
Na semana que vem ja arrumo o motor, instalo a injecao, a turbina e a roda fonica.
416530416532
RicardoM
14/06/2013, 12:37
416751416752
RicardoM
18/06/2013, 10:58
Vitara já na oficina para os ajustes e upgrades no motor.
RicardoM
21/06/2013, 16:53
Segue foto da suspensão dianteira aberta e do pequeno estrago no motor.
Não reparem na gazela da foto viu. hehehe
417886417887417888
Leonardo Truccolo
21/06/2013, 20:45
Como é que quebrou o virabrequim Ricardo????
RicardoM
21/06/2013, 20:57
Como é que quebrou o virabrequim Ricardo????
Blz leo, cara o problema aconteceu depois que minha esposa bateu forte com o vitara numa hilux. Ela ainda estava acelerando qdo bateu, e de acordo com pitacos e umas pesquisas que fiz na internet, o carro parou mais ainda rolou a explosao do combustivel fazendo o pistao descer, mas o motor nao conseguiu girar.
Nao sei se foi bem isso que aconteceu, mas me lasquei. O pior é que o bloco também foi afetado, mas só vai dar pra saber se vou ter que trocar o bloco na hora de montar.
Grande abraço.
RicardoM
22/06/2013, 10:45
Comprei hj um virabrequim standart e segunda o bloco será levado para alinhar.
Depois começa o trabalho de montar o motor, instalar a nova injeção e a turbina
RicardoM
29/06/2013, 19:20
O novo virabrequim já está no lugar, e hj comprei os aerokips da turbina.
Na semana que vem o motor já estará no lugar já com roda fonica e a pandoo.
Se tudo der certo, em mais 2 semanas estarei realizando os ajustes na suspensão dianteira pra poder finalmente fazer os devidos testes.
419641419640
RicardoM
10/07/2013, 19:30
O motor já está funcionando redondo, mas infelizmente a turbina não coube, pois os 2 coletores que testei, deixaram a turbina encostando na parte interna do paralamas, mas depois vou mandar fazer um coletor sob medida pra por a turbina, e por enquanto vou usar ele aspiradinho mesmo, 2.0 com cabeçote do GTS + bicos do astra 2.0 flex e injeção programável.
Semana que vêm vou dobrar as últimas chapas que faltam pra fechar a suspensão dianteira e logo consigo estrear o Frankstara num teste inicial.
Segue foto da roda fônica no lugar para eliminar o maldito distribuidor.
421125
RicardoM
10/07/2013, 19:46
Olha a comparação de quando comprei o vitara para a situação atual. Mudou um pouquinho. kkkkkk
421129421130
RicardoM
11/07/2013, 21:50
As novas molas feitas sob medida com a Rota4x4 chegaram.
A diferença delas com as da pampa é a seguinte:
-A da pampa tem o fio de 14,4mm e não pressão suficiente para empurrar os amortecedores doetch tech na dianteira.
-As que mandei fazer segue praticamente as mesmas especificações de diâmetro interno e comprimento e a diferença foi a espessura do fio que ficou em 16mm, deixando a mola mais firme.
O vitara já está rodando, e agora vou fazer o escapamento e terminar os ajustes que não terminam nunca. hehehe
421273
[QUOTE=RicardoM;1963331]O motor já está funcionando redondo, mas infelizmente a turbina não coube, pois os 2 coletores que testei, deixaram a turbina encostando na parte interna do paralamas, mas depois vou mandar fazer um coletor sob medida pra por a turbina, e por enquanto vou usar ele aspiradinho mesmo, 2.0 com cabeçote do GTS + bicos do astra 2.0 flex e injeção programável.
Semana que vêm vou dobrar as últimas chapas que faltam pra fechar a suspensão dianteira e logo consigo estrear o Frankstara num teste inicial.
Segue foto da roda fônica no lugar para eliminar o maldito distribuidor.
Realmente é uma pena, instalei motor AP no meu vitara e comprei um coletor dimensionado, não coube de jeito nenhum no vitara, infelizmente tive que vende-lo bem mais barato que comprei!
RicardoM
17/07/2013, 19:39
O escapamento ficou pronto, e por sinal que escapamento bem feito, desviou de toda suspensão e os suporte ficaram muito bem feitos.
Deixei hoje pra ajustar a direção, freios e a suspensão dianteira. Agora é só aguardar um pouco para os próximos ajustes.
Caraca, to loooouuuco pra fazer uma trilha hehehehe.
RicardoM
12/09/2013, 11:24
Foram feitas as correções da inclinação do suporte da agulha dos links, e reposicionamento do suporte do olhal do link para baixo do eixo.
As novas molas dianteiras feitas sob medida já estão instaladas.
430541430542430543
RicardoM
25/09/2013, 18:38
A parte da suspensão foi concluída, e estou aproveitando o carro na oficina para baixar o motor que estava embicado e reforçar os suportes dos calços de carroceria, pois tive que cortar uns pedaços para os links não baterem neles quando a suspensão fechar.
Quando a gente acha que está acabando, sempre aparece alguma coisa. hehehehe. Mas adaptação é isso mesmo.
RicardoM
26/09/2013, 18:39
Posição do motor ajustada, pinças traseiras no lugar. Amanhã faremos a sangria e o teste na rua.
Se tudo der certo, no domingo farei o teste da suspensão.
Seguem algumas fotos
RicardoM
04/10/2013, 18:53
Peguei o vitara ontem, e só descobri o problema do freio a noite. O hidrovacuo tá vazando.
Levei hoje para uma especializada em freios, e o cara disse que vou ter que não tem conserto, pois além dos reparos, o baquelite quebrou. Enfim, ele tem outro e amanhã vou buscar.
Se tudo der certo, no período da tarde já farei os primeiros testes na terra para ver os limites da suspensão e os ajustes necessários, pois no asfalto se comportou muito bem. Coloquei 60 km/h sem problemas, e nas curvas está bem firme.
433724433725
e ai? kde o resultado dos testes??
RicardoM
07/10/2013, 08:43
e ai? kde o resultado dos testes??
Blz Fabiano,
Infelizmente não deu tempo tive que ir p Goiânia no domingo, e sábado fui fazer a revisão do outro carro e demorou muito.
Mas agora tá fácil, vou montar o hidrovácuo hj a noite e já fica pronto p testar no sábado.
RicardoM
15/10/2013, 00:16
Pequeno teste, mas já dá pra ter uma noção.
A suspensão dianteira ainda abre uns 10 cm em relação a foto.
435090435091435092435093435094435095435096
bao demais!!! a dirigibilidade ficou bacana?
RicardoM
15/10/2013, 08:54
O que acontece, antes da adaptação minha caixa de direção já tinha muita folga e a dirigibilidade não era muito boa, inclusive a direção nem desfazia sozinha.
Hoje a direção está passarinhando um pouco na reta e estou achando que provavelmente deve ser a caixa, ainda mais que tive que enforcar um pouco a regulagem dela.
O que vc acha? será que pode ser mesmo a caixa?
Abcs,
tá com quantos graus de caster?
RicardoM
15/10/2013, 10:55
tá com quantos graus de caster?
Com uns 8 graus (girando para traz)
RicardoM
17/10/2013, 18:54
Com uns 8 graus (girando para traz)
Eu vou adaptar o setor de direção do opala, e avaliar.
Caso o problema da direção não desfazer ainda estiver ocorrendo, vou ajustar o caster para 4 graus.
RicardoM
19/10/2013, 22:41
Algumas fotos do teste de hoje. Mais tarde posto o vídeo.
435689435690435691435692435694435695
RicardoM
20/10/2013, 11:48
Segue um videozinho:
Primeiro teste do FRANKSTARA - VITARA SAS - BRASÍLIA/DF - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=AdyO5Vby2rI)
RicardoM
20/10/2013, 11:58
Muito bom hein?
Fabiano, o bixim superou minhas expectativas Pena que o bloqueio ainda não está ligado.
Juliano Nitsch
21/10/2013, 21:50
Excelente, parabéns. Pretendo fazer a mesma coisa...
RicardoM
19/01/2014, 23:09
Ainda na sessão ajustes, uma trilhazinha pra identificar as melhorias.
Trilha cascalheira 18-01-14 - Vitara SAS - FRANKSTARA - YouTube (http://youtu.be/-GK656EuTNg)
diegotmc
20/01/2014, 11:01
Ricardo, onde fica essa trilha da Cascalheira?
Seria aqui? http://goo.gl/maps/eJbQ7
RicardoM
20/01/2014, 11:27
Ricardo, onde fica essa trilha da Cascalheira?
Seria aqui? http://goo.gl/maps/eJbQ7
Não, é aqui: https://goo.gl/maps/SlmkP
diegotmc
20/01/2014, 12:17
Não, é aqui: https://goo.gl/maps/SlmkP
Legal, valeu!
RicardoM
20/01/2014, 12:25
Qualquer hora vamos marcar uma trilha lá.
Abcs,
Ricardo
Legal, valeu!
diegotmc
20/01/2014, 17:13
Vamos sim! To querendo muito fazer uma trilha com mais gente. É só dizer o dia.
RicardoM
08/08/2014, 12:55
Devido a problemas com deslocamento lateral dos eixos e deterioração prematura dos pivôs centrais do JPX, vou mudar o projeto para instalação de uma suspensão 4link dianteira e traseira.
Já realizei todas as medidas e o vitara tem espaço suficiente para os links, e já coloquei o projeto na calculadora de links 4link calculator.
O programa é difícil de mexer, mas acho que já estou com valores aceitáveis.
O tamanho dos links e local de fixação estão corretos tanto na planilha quanto no vitara, acho que assim fica mais fácil de fazer e com menos risco de problemas.
Logico que não sou expert na planilha e nem na execução, mas o interessante é que gosto de pesquisar e de fazer eu mesmo e, quero fazer um projeto bem elaborado e seguro.
Tudo será soldado na MIG, e essa parte vou terceirizar, vou apenas deixar tudo ponteado para o profissional fazer a solda pra mim.
Aceito críticas e sugestões.
:safari-rig: :safari-rig: :safari-rig:
RicardoM
20/09/2014, 17:01
A dianteira está quase pronta, só está faltando fechar as soldas, terminar o suporte das molas e amortecedores.
Na próxima semana já começo a suspensão traseira.
477975
gostei do macaco da 6ª foto..heheheh
RicardoM
22/09/2014, 09:29
gostei do macaco da 6ª foto..heheheh
O mecânico falou que levanta mais de 50t, e é leve pra caramba a alavanca.
Vou ver se acho um desses p mim.
RicardoM
01/10/2014, 19:08
Dianteira praticamente fechada, o mecânico viajou e atrasou um pouco.
Hoje deve ter sido concluído o suporte dos amortecedores.
479198479199479200479201479202
RicardoM
02/10/2014, 08:57
essa mola é de troller ?
Não, de F1000 até 93.
Muito boa essa mola, firme nas curvas e macia para deslocamento.
Para o peso do meu vitara, as molas da pampa não deram certo.
:safari-rig:
qual a altura dessa mola "na mao", ou seja, sem carga nenhuma?
RicardoM
02/10/2014, 09:16
qual a altura dessa mola "na mao", ou seja, sem carga nenhuma?
Fabiano, te confirmo mais tarde, mas ela tem entre 40 e 42 cm de altura sem carga.
RicardoM
04/10/2014, 20:50
Fabiano,
A mola sem peso tem 39cm de altura, e com o peso do meu vitara ficou com 34 cm.
RicardoM
04/10/2014, 21:09
Mais umas fotos. dianteira concluída e a traseira só faltam os suportes dos amortecedores.
Teste agendado para o próximo sábado.
479497479498479500479502479504479505479508
Kde as limits straps? :mrgreen:
RicardoM
05/10/2014, 08:09
Kde as limits straps? :mrgreen:
Ainda vou colocar. Na traseira tá mole, mas na dianteira o eixo fica embaixo do carter. Tenho que bolar um esquema.
Como vc fez com o da Fabiana?
RicardoM
20/10/2014, 12:31
Suspensão pronta, e nos primeiros testes de inclinação não identifiquei ainda nenhum ajuste.
O problema de deslocamento lateral acabou, e a traseira não levanta mais na aceleração.
As molas dianteiras da F-1000 ficaram boas tanto na traseira quanto na dianteira.
Estou muito satisfeito com o resultado, e sem as dicas do Fabiano eu iria penar muito mais para conseguir. Valeu meu brother.
Supercharger
20/10/2014, 14:57
Curiosa esta mola de F1000, ela fecha no último elo.