Conectar

Ver Versão Completa : Roda original bandeirante com 6 furos, alguém conhece?

Francisco Bicalho
02/09/2012, 17:53
Pergunta aos bem informados:

Ontem vi um velho Bandeirante conversível que rodou milhares de kms dentro do aeroporto Tom Jobim/Galeão no Rio de Janeiro puxando um trem com malas de lá pra cá e de cá pra lá entre os terminais e os aviões no tarmac. A uns meses INFRAERO vendeu um lote de uns 20 desses TB a preço de banana, todos pintados em azul marinho com a moldura do radiador (faróis redondos, ou seja pré '90) em branco.

Ora pois que nesse fim de semana me deparei com um deles que tinha uma das rodas (uma apenas) com seis furos, ao invéz dos 4 furos como nas rodas originais. Essa roda é idêntica as rodas de 16" que comportam freios à disco (não as outras) mas com 6 furos que são iguais em forma aos 4 furos de todas as outras que conheço. Quando vi essa roda pensei que alguém tivesse aberto mais furos entre um e outro, mas teriam que ser 8 furos nesse caso, ou seja, essas rodas foram prensadas desse jeito.

Anexei algumas fotos dessa estranha criatura.

Abraços;
Chico

dudu83
02/09/2012, 19:36
essas rodas sao de engesa...

dudu83
02/09/2012, 19:44
sou fa de rodas de ferro essa do engesa e uma das que mais gosto...

Francisco Bicalho
02/09/2012, 20:10
sou fa de rodas de ferro essa do engesa e uma das que mais gosto...
Valeu Dudu

Mas essas rodas são muito parecidas com as originais do Bandeirante, e ainda mais interessantes. E logo eu que estava em paz com as minhas rodas originais em ferro fui dar de cara com essas de 6 furos que agora se tornaram o meu delírio aquisitivo. Alguém tem alguma dica de onde posso adquirir essas rodas? Elas vieram em alguma fornada específica, tipo de um período de alguns anos de produção do Engesa, quais modelos? Fico surpreso de nunca ter reparado nessas rodas antes. Acho que elas ficariam muito harmoniosas no Bandeirante. Aliás, nunca vi um Bandeirante com essas rodas.

Abraço;
Chico

Francisco Bicalho
02/09/2012, 20:24
Entrei no Google e não vi nenhuma foto de Engesa com essas rodas originais em ferro e seis furos:

Engesa - Google Search (http://www.google.com/search?client=safari&rls=en&q=Engesa&oe=UTF-8&um=1&ie=UTF-8&hl=en&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=cOlDUIjoIYai8QT1uoHADg&biw=1846&bih=1068&sei=c-lDUNqFMZLm9gS3_YHIBQ)

Quer dizer, tinha essa que o Dudu postou.

O que quer dizer que possivelmente existem muitas rodas dessas em ferro encostadas em fundo de garage, e que dono de Engesa é aconchegado a uma roda de maionese (e farol de ervilha), ou seja, há de haver uma mina de rodas originais prontas para serem arrematadas.

Vou à caça. Se alguém souber, e puder fazer a caridade de me dar um toque fico imensamente agradecido.

Abraço;
Chico

Dimasi
02/09/2012, 21:23
Todas as Bands não saíram com rodas de 6 furos ?

dudu83
03/09/2012, 00:25
a maioria dos engesas saiu com rodas de c10 acho que esse modelo com 6 bolas so sairam quando tinha pneu radial como opcional...

ja vi uma roda dessa de perto realmente é identica a dos jipe bandeirante a diferença e apenas o numero de bolas

Francisco Bicalho
03/09/2012, 12:05
Todas as Bands não saíram com rodas de 6 furos ?

Não, todas as rodas originais tem 4 furos. Nenhuma teve 6 furos.

dudu83
03/09/2012, 13:43
Não, todas as rodas originais tem 4 furos. Nenhuma teve 6 furos.

sao seis furos de prisioneiro...

os jipes saiam com 4 bolas e as picapes com 4 ovais.

368426368428

Francisco Bicalho
03/09/2012, 15:04
sao seis furos de prisioneiro...

os jipes saiam com 4 bolas e as picapes com 4 ovais.

Sim, mas desde o começo eu me referia aos furos de refrigeração e não aos estojos de roda.

Além do mais todo mundo sabe que o Bandeirante tem 6 prisioneiros/estojos, e as fotos falam por si.

Abraço;
Chico

edgar
06/06/2014, 11:14
desenterrado o topico....

Minha recem comprada band tem 3 rodas com 4 furos e 1 roda com 2 furos. Ainda não consegui medir se uma é tala diferente que as outras, mas todas são aro 16.

esta com disco na frente e justo nas frente que esta uma roda de 2 e uma roda de 4 furos !

Alguem pode simplificar as coisas para mim?

abs

Norival
06/06/2014, 13:39
Olá Edgar!
Uma roda com 2 furos?? Você quer dizer só com 2 parafusos? Não entendi! Mas, acho melhor não andar com ela por enquanto, para sua segurança. Tem foto das rodas?
Se for o furo de refrigeração, o de dois furos deve ser de um modelo mais antigo.

Norival

edgar
06/06/2014, 14:13
falando dos furos de refrigeração,

reparei que algumas band com carroceria de madeira tem essa roda de 2 furos

como as duas são 16 polegadas, sera que as de 2 furos é de tala maior ? ja que pelo catalogo que tenho as band pequenas usavam pneu 6.50 e as tipo pick up usavam 7.50

alguem ja mediu os dois tipos de aro ?

Sergio c
06/06/2014, 18:18
É bonita essa roda com seis furos de refrigeração, dá outra aparência, eu acho as de quatro furos bastante fechadas.

Francisco Bicalho
06/06/2014, 19:55
falando dos furos de refrigeração, reparei que algumas band com carroceria de madeira tem essa roda de 2 furoscomo as duas são 16 polegadas, sera que as de 2 furos é de tala maior ? ja que pelo catalogo que tenho as band pequenas usavam pneu 6.50 e as tipo pick up usavam 7.50alguem ja mediu os dois tipos de aro ?Edgar, eu já vi tudo o que é tipo de roda do Bandeirante, mas as que tem a bitola de 6" eu só vi as que tem 4 aberturas e eu acho que elas são rodas do Xingú. Todas as outras que vi, inclusive as de duas aberturas tem 5" de bitola. Essas de 6 aberturas são idênticas as rodas do Bandeirante em rodos os aspectos, só que eu considero as de 6 furos do Engesa mais bonitas, e acho que ficam muito bem no Bandeirante.

Abraço,
Chico

cesar rsnh
06/06/2014, 20:57
Saindo do assunto de rodas de ferro, mas ainda falando sobre rodas, essas eu acho que ficam bem legal nas bands!466223