PDA

Ver Versão Completa : Discovery II x Wrangler!!!!

Caiogaucho
01/09/2012, 21:59
Para os que amam disco II!!!!Jeep with open differentials vs Land Rover with traction control1 of 2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=jLBg4-dI05A&feature=fvwrel)

Rones Jr
01/09/2012, 23:00
....acho que a Disco do video não tinha os três amigos do painel piscando.....rsss

renato vieira
01/09/2012, 23:35
A DiscoII di vídeo é das últimas 03 ou 04.
Estará com diferencial central bloqueado?
As 01 e 02 sem bloqueio tem esta mesma atuação de controle de tração?

Renato Franco
02/09/2012, 09:15
Amigos,

Esse video demonstra bem o que sempre digo sobre a Disco 3: onde os outros 4x4 passam "no tranco", ela passa "com elegância"!

Os tão criticados componentes eletrônicos permitem uma performance no off-road muito superior aos 4x4 convencionais. O simples bloqueio do diferencial central não resolve essa situação, pois basta levantar uma "patinha" que o carro inteiro fica. Os eletrônicos não, isolam imediatamente a roda sem tração, e jogam o torque para onde precisa. Enfim, é uma questão de opção: melhor performance e segurança x facilidade de manutenção.

Devo destacar, também, que o sistema eletrônico PROTEGE os componentes mecânicos, na medida em que evita os trancos para passar em obstáculos, e limita as tensões sobre o sistema, o que redunda em MENOS manutenção a longo prazo. Outro dia mesmo, na Serra da Canastra, um amigo quebrou a ponta de eixo de um Troller forçando a tração em um banco de cascalho (estava com pneus 35). A Disco passou sem sequer patinar...

Abraços aos fãs das Discos, de preferência eletrônicas e com bolsas (risos).

Hugo4x4
02/09/2012, 11:27
Com diferencial central bloqueado fica se levantar "duas patinhas", com uma passa.

Renato Franco
02/09/2012, 18:18
Com diferencial central bloqueado fica se levantar "duas patinhas", com uma passa.

Oi Hugo,

Depende. Quando uma roda levanta (como no vídeo), a tendência é que a do lado e eixo oposto também fique com pouca carga. Embora o bloqueio central (nos 4x4 full-time ou quando engatada a tração nos 4x4 part-time, que não tem diferencial central) distribua o torque igualmente entre os dois eixos, a força vai sempre para a roda com menos tração, seja a levantada, seja a com menos carga, que acaba patinando e vc fica.

Em janeiro desse ano, na Canastra, tive que tirar uma Disco I de uma valeta exatamente por isso. As duas rodas apoiadas não tracionavam. Ficava uma girando no ar e a outra patinando, sem tração para empurrar as 2,5 toneladas do carro. A Disco 3 sequer patina, pois automaticamente joga a força para as roda MAIS tracionada, otimizando a capacidade de tração em qualquer circunstância.

Já passei fácil com pneu liso em locais que Troller quebrou ponta de eixo, de tanto patinar. Com pneu mud perde até a graça... Só vendo (ou fazendo) para acreditar na diferença.

Como curiosidade, veja os videos Accident @ Moegatle - Koos se Klim /Tsogwe - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ivlz6jRWmfg)
e Land Rover Discovery 3 / LR3 extreme hill climbing - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=AEd4qdvN8_U&feature=fvwrel),
que mostram uma Defender e uma Disco 3 tentando subir a mesma rampa (eles chamam de Moegatle, acho que é na Inglaterra). Dá pra ver claramente a diferença que faz o sistema eletrônico, por menos que os "tradicionalistas" gostem. O fato é que uma Disco passa onde uma Def passa, mas o contrário nem sempre é verdadeiro...

Abs.

petcho
02/09/2012, 18:50
tem um video no you tube com uma defender com bloqueio subindo tranquilamente essa rampa (se nao me engano ta no topico de videos) depois coloco aqui

Concordo q a eletronica promove um desempenho excelente no off road, mas um defender equipada com bloqueio nos eixos ou ate mesmo apenas no eixo trazeiro, faz oq uma disco 3/4 faz, se gastando infinitamente menos!!!!

Renato Franco
02/09/2012, 21:13
tem um video no you tube com uma defender com bloqueio subindo tranquilamente essa rampa (se nao me engano ta no topico de videos) depois coloco aqui

Concordo q a eletronica promove um desempenho excelente no off road, mas um defender equipada com bloqueio nos eixos ou ate mesmo apenas no eixo trazeiro, faz oq uma disco 3/4 faz, se gastando infinitamente menos!!!!

Olá amigo.

A ideia não é polemizar e muito menos "vencer" a polêmica. É só uma questão de opção (e bolso). Sem dúvida que a instalação de bloqueios nos diferenciais dos eixos (que é uma adaptação) melhora muito a performance no off-road.

O problema, que é o ponto que, a meu sentir, justifica o investimento nas Disco, é que, além do desempenho off-road, o carro é muito bom no asfalto também, como pode ver em todos os relatos aqui no forum. O conforto, desempenho e nível de ruído não é igualável nem por jipes à gasolina, como demonstrou um teste na autoesporte do anopassado, que comparou uma Disco 4 diesel com uma Grand Cherokee gasolina, e o nível de ruído a 120 km/h foi MENOR na Disco diesel. Isso, não há adaptação ou jeitinho que dê jeito...

Abraços.

Caiogaucho
02/09/2012, 22:33
Como nos últimos 4 anos a minha só teve contato com asfalto :-? ainda não coloquei a minha sob prova (!?) não sei se a Disco II teria esta performance:pensativo:

A DiscoII di vídeo é das últimas 03 ou 04.
Estará com diferencial central bloqueado?
As 01 e 02 sem bloqueio tem esta mesma atuação de controle de tração?

CGAUER
02/09/2012, 22:43
Segue minha resposta, mas dentro de um outro tópico, pois abordei outros aspectos que fugiriam do escopo deste.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/109199-eixos-rigidos-vs-suspensao-independente-uma-filosofia-e-uma-questao-de-mercado.html

Abraços

Clemente

Caiogaucho
02/09/2012, 22:50
Renato, acho que esta aqui é das nossas!

Land Rover Discovery TD5 3 Wheel Fun - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=ppCeJ9oVKgY&NR=1)

petcho
02/09/2012, 23:22
Polemizar???? de modo algum, sou grande fa das discoverys da 1 a 4 e sonho em ter a minha 6 ou 7(quando tiver $$$$$ pra ter uma) mas nunca vou deixar minha defender pois o fato e q foram projetadas pra coisas totalmente diferentes, nao da pra comparar!!!!

as discos principalmente 3 e 4 sao SUV's com capacidade off road excelente, principalmente em situaçaoes de esterçamento da suspençao pois toda essa eletronica embarcada faz coisas muito complicadas parecerem um passeio no park
mas quando vc pensa em lugares bem castigados, com muita lama, agua etc(camel trophy por exemplo) da ate medo de pensar em uma discovery la, com todos esses km de fios e circuitos eletronicos sendo castigados ,

mas a defender nao, ali e o lugar q ela foi feita para passar pois e um legitimo GP (general purpose) ou jeep, simples e facil de ser consertada e manter

por isso nao acho justo vc falar q a disco passa onde uma defender passa mas nem sempre a defender passa onde uma disco passa, acho mais justo falar q a defender passa em lugares q a disco nao passa e q o inverso tb e verdadeiro em alguns poucos casos!!!

como te falei no inicio, sonho em ter as duas, ja q a defender e um dos poucos carros hoje em dia q se dar para ter a vida toda e a discovery quando tiver condiçoes vou comprar e ir trocando de 4 em 4 anos

abraço, Pedro!!!

Hugo4x4
02/09/2012, 23:26
Renato

No vídeo vemos que o condutor do Jeep é muito ruim, esse obstáculo da para transpor facilmente sem judiar do carro.
Você falou em "levantar uma patinha", se realmente levantamos uma ele passa, com duas não passa, no vídeo ele não passa por problemas em duas rodas. Se quiser tratar o tema com outras palavras podemos sim falar de coeficiente de atrito, então, quando duas rodas estão no ar ou com coeficientes insuficientes para transmitir a forca necessária para movimentar o carro, este ficará imobilizado.
Para sua informação tem Defender de fábrica com controle de tração, ou seja não é uma adaptação, prefiro bloqueio mecânico selecionável.
Para mim Defender é um hobby, diversão, terapia, gosto de aplicar e ampliar meus conhecimentos mexendo nele, isto me faz bem e é muito simples.
Tenho carro com muita eletrônica embarcada, este sim vai para a concessionária regularmente e não penso em imortaliza-lo, eletrônica tem vida finita.

neilsonhenriques
03/09/2012, 01:32
as discos principalmente 3 e 4 sao SUV's com capacidade off road excelente, principalmente em situaçaoes de esterçamento da suspençao pois toda essa eletronica embarcada faz coisas muito complicadas parecerem um passeio no park
mas quando vc pensa em lugares bem castigados, com muita lama, agua etc(camel trophy por exemplo) da ate medo de pensar em uma discovery la, com todos esses km de fios e circuitos eletronicos sendo castigados ,

Pedro,

O Discovery é um excelente off-roader, capaz de aguentar um Camel Trophy com os pés nas costas.

No fórum Disco3.co.uk você vê muita gente fazendo expedições pra vários lugares do mundo com o HSE sem problema algum. Vão, botam pra quebrar nas trilhas e voltam da mesma forma que foram.

Depois dê uma olhada nos vídeos do Disco3Stu e seus amigos. Veja o que os D3 com somente pneus MUD e um lift de 2" como modificação podem fazer:

http://www.youtube.com/watch?v=LvGLBfQQK50&feature=BFa&list=UL9F451Tl46g0

E sim, você vai querer trocar o Discovery por um modelo mais novo sempre. As mudanças de um modelo pra outro são sempre irresistíveis. ;)

Abraço, :concordo:
Neilson

Renato Franco
03/09/2012, 14:45
Hugo,

Concordo que o cara do Wrangler é braço-duro. Sei também que as Defenders mais recentes já vem com dispositivo similar ao da Disco, mas ela é "queimada" pelos puristas mecânicos, exatamente por conta da eletronica embarcada.

Conforme poderá ver no tópico aberto pelo Clemente há pouco, entendo a curtição de mexer com as Defs, mas não é minha praia. A minha curtição é cair na estrada. Se quebrar, faço como o Neilson falou no outro tópico: pego o celular e chamo a prancha. Eu não saberia consertar nem um fusca, que dirá uma Defender.

Concordo também que a eletrônica tem vida finita. Nós também.

A propósito, só agora vi que somos conterrâneos. Acho que já vi seu carro no trânsito (há poucas Defs por aqui). Talvez essa discussão fique muito mais agradável com um vinho e um bife de chorizo na churrasqueira... Tenho uma turma grande de amigos jipeiros, mas todos de Troller, e vivem me tirando o sarro por andar de Land. Preciso de outro landeiro para contrabalançar os trolleiros...

Abraços.

Renato

No vídeo vemos que o condutor do Jeep é muito ruim, esse obstáculo da para transpor facilmente sem judiar do carro.
Você falou em "levantar uma patinha", se realmente levantamos uma ele passa, com duas não passa, no vídeo ele não passa por problemas em duas rodas. Se quiser tratar o tema com outras palavras podemos sim falar de coeficiente de atrito, então, quando duas rodas estão no ar ou com coeficientes insuficientes para transmitir a forca necessária para movimentar o carro, este ficará imobilizado.
Para sua informação tem Defender de fábrica com controle de tração, ou seja não é uma adaptação, prefiro bloqueio mecânico selecionável.
Para mim Defender é um hobby, diversão, terapia, gosto de aplicar e ampliar meus conhecimentos mexendo nele, isto me faz bem e é muito simples.
Tenho carro com muita eletrônica embarcada, este sim vai para a concessionária regularmente e não penso em imortaliza-lo, eletrônica tem vida finita.