Ver Versão Completa : Por quê os carburados falham quando inclinam?
jeepbruno
15/08/2005, 22:52
Alguém quer responder essa ??
e outra... tem solução ??
só não vale colocar ..."coloca uma IE"...
[]'s
Bruno
Alguém quer responder essa ??
e outra... tem solução ??
só não vale colocar ..."coloca uma IE"...
[]'s
Bruno
Procure aqui mesmo no forum por desborbulhador!
[]s
Osvaldo
ramiro_eli
16/08/2005, 11:12
Mesmo c/ desborbulhador o carburador vai continuar falhando, mas ajuda e muito.
Ele falha pois o combustível dentro da cuba se desloca por gravidade e a bóia tem uma leitura errada da quantidade de combustível dentro dela, permitindo a passagem de mais combustível pela agulha, afogando o motor.
Para amenizar este problema, deve-se baixar o nével da cuba, alterando a regulagem da bóia. :wink:
Vinicius Hauagge
16/08/2005, 11:12
Simples, pq acaba o combustivel na cuba dentro do carburador... E a funcao do desborbulhador e enviar esse combustivel que esta faltando de forma mais rapida para o carburador... Mais informacoes, podem ser obtidas no topico refernte ao desborbulhador...
Beto Lacerda
16/08/2005, 13:06
e depois que vc tentar tudo isso e nada der o resultado ideal vc vai lá e gasta o mesmo valor que ja investiu em mão de obra , desborbulhadores , boias , cubas , reparos , gicles , etc , etc num motor injetado e resolve seu problema :wink: :lol:
[]'s
leopoldo
16/08/2005, 16:44
desbolhador ??????????????
:discordo: :discordo: :discordo:
não funciona nesse caso.
a função do desbolhador é evitar o percolamento - quando se desliga o motor, a refrigeração diminui, a cuba ferve, o combustível vaporizado enxarca o coletor, a boia abaixa, o combustível da bomba ao carbura entre sob pressão e piora o caso afogando o motor.
o desbolhador dá um by-pass para o tanque aliviando a pressão da linha.
Mas no seu caso a resposta é:
o carburado engasga ou porque o nível da cuba descobre os canais que conduzem o combustível à agulha da lenta ou à injeção de alta ou principalmente porque o respiro da cuba do carburador verte combustivel diretamente sobre o venturi engasopando o motor.
a menos que se coloque o kit de injeção, tem cura ? só em parte :(
você pode colocar um cano plastico no respiro da cuba e fazer com que ele saia pelo corpo do filtro de ar até quase a altura do capô.
Vinicius Hauagge
16/08/2005, 17:25
Vivendo e aprendendo... Desculpas por falar besteira! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: para o Grande Mestre Leopolodo!
Edintruder
16/08/2005, 19:15
Tira o carburador do lugar e vira o carburador até 45 Graus e dê um jato de ar no venturi com a borboleta aberta para ver se falta combustível (detalhe, testa com água na cuba que é mais barato). Se faltar em alguma posição o nível da bóia do carburador está baixo demais. Se não faltar em momento algum, pode ser que o nível esteja alto e afogando. Coloca uma bóia nova e não mexe na regulagem dela.
Para amenizar este problema, deve-se baixar o nével da cuba, alterando a regulagem da bóia.
Ameniza-se um problema temporário e cria-se outro permanente.
Cuba mais vazia pode ser sinônimo de mistura mais pobre, o que pode até se traduzir em economia mas também em diminuição de potência, e em hipótese alguma deve-se alterar o nível da bóia de qualquer jeito.
A quantidade de combustível atomizado tem muito a ver com o nível da cuba, pois é este nível que determina o volume de combustível junto ao tubo difusor, ou seja, alterando-se o nível altera-se boa parte da dinâmica de funcionamento do carburador, e o quanto isso vai se alterar depende muito do tipo de carburador, em alguns mais em outros menos, mas todos se alteram.
Imagina-se erroneamente que os giclês de combustível e de ar são os únicos responsáveis pelo perfeito funcionamento do carburador, mas na verdade tudo o que existe lá dentro tem sua influência.
Ele falha pois o combustível dentro da cuba se desloca por gravidade e a bóia tem uma leitura errada da quantidade de combustível dentro dela, permitindo a passagem de mais combustível pela agulha, afogando o motor.
Teste simples: carburador fora do motor, combustível na cuba, com o nível correto ou até abaixo do ideal. Inclinando-se o carburador, em determinado momento o combustível fluirá pelo venturi, denunciando que a inclinação foi excessiva.
Fica fácil observar neste teste que, em função do regime de giro (em função da demanda versus necessidade), o motor poderá afogar ou mesmo apagar momentaneamente por causa da inclinação, mesmo sem a entrada de combustível na cuba.
Realmente pode existir mal funcionamento por causa do deslocamento do combustível dentro da cuba, mas NEM SEMPRE por causa da bóia que deixa entrar mais combustível.
Carburador foi feito para funcionar corretamente até determinada inclinação, e passando deste ponto (que pode ser gerado artificialmente até pela aceleração/desaceleração do veículo, que tem como efeito o deslocamento do combustível dentro da cuba) o funcionamento ficará muito prejudicado.
Dica: um fator que muito contribui para a maior ou menor sensibilidade às inclinações é o formato da cuba e neste caso cubas estreitas e profundas podem ser melhores que cubas largas e rasas, e este detalhe pode até denunciar se o carburador será - ou não - mais afeito à inclinações.
Carburador não foi projetado sómente em função do motor mas também em função da forma de uso que se dá ao veículo, e um ótimo carburador para "carro de rua" pode ser péssimo para algumas práticas do Off Road.
Abraços,
ramiro_eli
17/08/2005, 11:48
Sukis,
No meu Jeep utilizo um carburador Weber 44 IDF.
Ele é muito sensível a inclinacões. A única forma que eu encontrei para minimizar isto foi baixando o nível da cuba, mas de fato foi nescessário um novo acerto de giclagem e por precaução troquei a agulha por uma de vazão um pouco maior.
Hoje ele ainda "reclama" durante algumas inclinações, mas bem menos se comparado quando o montei com o nível da cuba mais alto(regulagem original da boia). :pensativo:
Um fato curioso é que atualmente o carburador praticamente não altera o comportamento durante as inclinações, exeto quanto o carro é inclinado p/ a direita. Nessa situação ele ainda falha bastante se tentar mantê-lo em marcha lenta ou pouco acelerado(até 1/10 de aceleração, depois disto é quase imperceptível) e eu não consegui amenizar isto.
O que poderia ser feito para solucionar isto? :roll:
Beto Lacerda
17/08/2005, 12:25
gente as injeções single point antigas são quase que um carburador com bico injetor em cima , isso tocado por um his no lugar da ecu e todos sensores resolve o problema de vc's , tipo não vai ter as autoregulagens , menor consumo , menor emição , etc etc da IE mas vai funcionar em qqer posição que é o que importa p/ nós ...
[]'s
Vinicius Hauagge
17/08/2005, 15:40
Uma vez um mecanico cogitou em instalar uma injeção monoponto no meu georgia... desistiu... e o cara era persistente...
você pode colocar um cano plastico no respiro da cuba e fazer com que ele saia pelo corpo do filtro de ar até quase a altura do capô.
Como assim? :pensativo:
Isso não iria dar entrada de ar e admitir ar sujo no carbura?
valeu
leopoldo
17/08/2005, 23:57
Dero
:parede:
No respiro Dero, no respiro :pensativo:
Aquele caninho de latão que sai de dentro da cuba e fica no meio do bocal
Tira o filtro de ar e olha o bocal do carbura por cima.
lá tem um cano com corte chanfrado
é o respiro da cuba
o caninho só equaliza a cuba com a pressão da atmosfera "local".
poe um caninho de borracha, faz ele passar pelo corpo do filtro e prende ele numa posição acima do carbura.
Assim resolve em parte. Pelo menos não engasopa quando inclina. Ainda poderá faltar para algum circuito, mas não engasopa mais
:concordo:
Ramiro,
Carburadores "convencionais" atuam pelo princípio dos vasos comunicantes, e como a cuba fica no mesmo plano do venturi não tem jeito, chega um momento em que a inclinação dá o ar da graça e alguma parte do circuito fica com falta ou excesso de combustível.
Existe um outro tipo de carburador, os chamados de fluxo horizontal (semelhantes aos utilizados em moto), que funcionam muito bem mesmo em inclinações acentuadas e que são praticamente isentos de engasopamento, justamente por causa da posição da cuba, que fica abaixo do venturi.
Carburadores de fluxo horizontal foram muito utilizados em carros de competição justamente por causa do ótimo desempenho em situações limites, mas hoje em dia não deve ser muito fácil encontrar coisa do tipo.
Em todo o caso, o Dodginho 1800 usava um fluxo horizontal da marca Stromberg, vai que tem algum no ferro-velho perto da sua casa... :dance: :lol:
Abraços,
gente as injeções single point antigas são quase que um carburador com bico injetor em cima , isso tocado por um his no lugar da ecu e todos sensores...
Via de regra, problema cronico de engasopamento é sinônimo de uso radical e uso radical também - via de regra - implica em água.
Já pensou que beleza, o caboclo boiando na água, com o jipe parado, porque a luva cirurgica que protegia o HIS furou? :mrgreen:
Já não chega o distribuidor paramentado como cirurgião? :lol:
Se entrar água no distribuidor existe o incômodo de um motor parado momentaneamente, e na maioria das vezes nem dá tempo de tomar uma cerveja que o motor já está funcionando.
Por outro lado, se entrar água no módulo eletrônico da injeção é mais fácil ficar bêbado tomando guaraná do que ver o motor funcionando sem a troca do módulo.
Você já viu um HIS aberto? Já viu a forma de fixação do microprocessador? Sabia que para soquete de circuito integrado apresentar mal contato nem é necessário água, basta umidade para que o tempo se encarregue de oxidar? Sabia que um microprocessador energizado pode simplesmente pifar quando em contato direto com a água?
Não tenho absolutamente nada contra esta marca, mesmo porque a utilização típica deste equipamento nada tem a ver com Off Road, o que não podemos é determinar um uso específico para o qual o produto não foi projetado.
Funciona em jipe? Lógico que funciona, e pode funcionar por anos à fio sem o menor problema, mas também pode pifar na primeira trilha, ninguém garante.
Sou plenamente à favor do uso de injeção eletrônica de combustível DESDE QUE adequada ao meio, e injeção para Off Road tem que ter - no minimo - a eletrônica IMUNE à água e inclusive vibração, caso contrário gasta-se dinheiro para resolver um problema e ganha-se outros, a curto, médio ou longo prazo.
Assim resolve em parte. Pelo menos não engasopa quando inclina. Ainda poderá faltar para algum circuito, mas não engasopa mais
A principal fonte "natural" de engasopamento, que é o próprio tubo difusor (ou tubo de emulsão, como queiram), não conta? :wink:
Repetindo o que já escrevi:
"Teste simples: carburador fora do motor, combustível na cuba, com o nível correto ou até abaixo do ideal. Inclinando-se o carburador, em determinado momento o combustível fluirá pelo venturi, denunciando que a inclinação foi excessiva."
E faço uma complementação: o combustível fluirá pelo venturí primeiro via tubo de emulsão, que está em nível bem abaixo do respiro. Vasos comunicantes...
Abraços,
leopoldo
18/08/2005, 12:25
A principal fonte "natural" de engasopamento, que é o próprio tubo difusor (ou tubo de emulsão, como queiram), não conta?
Logico que conta, mas Sukys, como eu disse:
é uma forma de minimizar o problema e não solucionar, uma vez que para eliminar o efeito do difusor, só tampando ele, algo inviável.
Rodolfo,
Não era bem isso que havia entendido em seu texto anterior mas, tudo bem... só que voltando a ele li uma frase que antes me havia passado batido: "poe um caninho de borracha, faz ele passar pelo corpo do filtro e prende ele numa posição acima do carbura."
Respiro do carburador do lado de fora do filtro?
Esse remédio vai virar veneno...
Abraços,
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.