PDA

Ver Versão Completa : Deu pau Na Explo



hsnake
01/09/2012, 15:18
Galera eu tava andando de boa com minha explorer 4x4 automatica 4.0 97/97 ai do nada senti um tombo e a direção começou a puxar pro lado esquerdo, pensei q tivesse furado o pneu mais n, ai parei olhei n vi nada, ai continuei andando (Direção puxando ainda), ai andei uns 100m, deu um estalo bem forte na roda, ai a direção endoidou de vez um cheiro de borracha queimando e por ultimo o feio ta froxo froxo... e a roda esquerda está em brasa... alguem pode me ajudar?

Guilherme Accorsi
01/09/2012, 15:42
Ta com cara de freio hein

dudu83
01/09/2012, 18:06
pode ter entortado a bara axial ou o rolamento foi pro sal...

Alessandro,
02/09/2012, 11:50
Estou sem conseguir passar as fotos do celular para o PC e mostrar o ocorrido com minha roda.

Eu estava num congestionamento, num anda e para, não passando de 30 km/h e senti uma forte vibração no freio. Soltei o pedal, mas logo precisei freiar novamente e senti de novo uma forte vibração que passava para o volante. Agora escutei barulho de atrito de ferro com ferro.

Logo me veio em mente uma situação que lí num fórum sobre a pinça de freio que se soltava e se escorava na banda interna da roda.
Por sorte, além de baixa velocidade, estava num declive, então ainda em movimento engatei a primeira marcha e segui até um estacionamento, quando parei e retirei a roda dianteira esquerda.
Não deu outra, a pinca soltou o parafuso de baixo e ficou arrastando-se na roda. No atrito, arrancou o chumbo do balanceamento e frizou um anel raso na roda, mas nada de prejuízo a não ser o parafuso perdido.

Meu freio não ficou frouxo, como relatado, pois os pistões ainda garravam parcialmente no disco. E sinceramente, não haveria como ser diferente, desde que a roda tenha dimensões iguais as originais. Não sei se é o seu caso.

hsnake
02/09/2012, 16:03
Estou sem conseguir passar as fotos do celular para o PC e mostrar o ocorrido com minha roda.

Eu estava num congestionamento, num anda e para, não passando de 30 km/h e senti uma forte vibração no freio. Soltei o pedal, mas logo precisei freiar novamente e senti de novo uma forte vibração que passava para o volante. Agora escutei barulho de atrito de ferro com ferro.

Logo me veio em mente uma situação que lí num fórum sobre a pinça de freio que se soltava e se escorava na banda interna da roda.
Por sorte, além de baixa velocidade, estava num declive, então ainda em movimento engatei a primeira marcha e segui até um estacionamento, quando parei e retirei a roda dianteira esquerda.
Não deu outra, a pinca soltou o parafuso de baixo e ficou arrastando-se na roda. No atrito, arrancou o chumbo do balanceamento e frizou um anel raso na roda, mas nada de prejuízo a não ser o parafuso perdido.

Meu freio não ficou frouxo, como relatado, pois os pistões ainda garravam parcialmente no disco. E sinceramente, não haveria como ser diferente, desde que a roda tenha dimensões iguais as originais. Não sei se é o seu caso.

As rodas são originais do carro, hj eu removi a roda e externamente nada anormal, agora, só abrindo coisa q eu n me arrisco pois n entendo, e ele ta prendendo a roda, o meu carro eh cambio automatico, qndo vc engata a marcha normalmente ele começa a andar normalmente, hj tentei isso e nada, fica como se estivesse com o freio de mao ativo, mais não está..., tentar enviar essas fotos pra mim para mim ter uma base do q aconteceu na sua e eu da uma olhada na minha.... OBS: não precisa está em movimento para que a roda fique puxando..., msm com o carro parado ao girar o volante para a direita, ele puxa mto forte pra esquerda...

Alessandro,
02/09/2012, 17:22
Já ao tirar a roda, se fosse o mesmo caso que o meu, já daria pra vc ter certeza. Por dentro da roda havia um arranhão circulando a roda, pelo arraste da pinça.
Pegando a prinça com a mão essa pinça já se movia pra baixo e pra cima. Não deixa sombra de dúvidas. Além disso, no meu caso, não havia puxada da direção para o lado.

Melhor não andar com o carro assim, se possível, pegue opinião de mecânico em casa ou vejamos se alguém mais dá uma luz aqui no forum. Talvez a dica do Dudu esteja certa.

hsnake
02/09/2012, 23:57
Eh vou tentar trazer um mecanico até aqui, mais a dica do dudu pode tbm incluir a questão de prender a roda e do freio ficar frouxo???

Guilherme Accorsi
03/09/2012, 08:34
Falei de freio pois comigo aconteceu algo parecido, e foi o pistão do freio que quebrou e ficou girando la dentro, e travava a roda.

hsnake
03/09/2012, 19:38
Galera o meu mecânico me falou que pode ser a pinça do freio amanha pretendo resolver isso, ai posto aqui pro pessoal...

hsnake
04/09/2012, 11:23
RESOLVIDO, Galera o que aconteceu foi o seguinte, as pastilhas de freio gastou tanto q ficou presa no disco, só foi trocar as pastilhas e ficou tudo blz, obrigado a todos pela ajuda!!!

Alessandro,
05/09/2012, 17:28
Só pastilhas! Que bom.
Mas garrando desse jeito, os discos não ficaram muito ásperos?

Normalmente, a pastilha gasta garra mais e faz barulho estranho apenas enquanto pisamos no pedal.
É bom dar uma geral no freio, não somente trocando pastilhas e fluído, mas desmontando o sistema de freio e verificando o movimento dos pistons e pinça. Podem estar emperrados provocando desgaste prematuro das pastilhas.

O risco é no próximo desgaste, vc ter a roda travada em alta velocidade.

hsnake
05/09/2012, 22:56
Nem quero pensar nisso, ainda mais q costumo viajar só..., mais o mecaniico disse q está tranquilo, acho q foi só as pastilhas msm, estava no ferro puro, ai n sei como ficou preso e prendeu a roda... mais as novas tem aquele sinalizador n vai chegar a esse ponto novamente n com fé em Deus