Ver Versão Completa : Lubrificando/Engraxando Feixes de Molas
Os feixes de molas de meu CJ5 estão secos e consequentemente rígidos !
Qual a melhor forma de lubrifica-los e/ou engraxa-los sem desmonta-los é claro ...
Ou ainda : se realmente necessario desmonta-los , quais os procedimentos ? é possivel faze-lo em casa ?
[]´s
valmor
Boa noite Walmor;
Vou aproveitar o embalo do teu tópico para aprender também, possuo meu CJ-5 77 a 6 anos e numa engraxei minhas molas, apenas os jumelos :shock: :shock: !!!! nunca ouvi falar em engraxar as molas :shock: , a não ser quando mandamos pra manutenção que depois de desmontadas e na remontagem é colocado uma mistura de graxa com grafite :concordo: :concordo: !! Mas de que adianta ?? Tenho a certeza que na primeira lavada depois da trilha o SULOPAN ou INTERCAP vai tirar tudo :parede: !!!!!!
Não entendi muito bem o que v. quis dizer com rígidos ? As molas são extremamente rígidas !! e bem montadas com as algemas bem colocadas acredito não serem secessárias estas lubrificações !!!
Também vou acompanhar as respostas, pois acreditava até agora que estava fazendo o correto !!!! :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Abraços,
Também tenho interesse nisso...Mesmo com minha ignorância arrisco dizer,que é necessário sim,lubrificar as molas,se quiser durabilidade e funcionalidade,pois mesmo sem o fazer duram muuuito tempo,mas daí é um aescolha sua.Tem gente que,pra eliminar o atrito entre os feixes,coloca peças de P.U.(ou semelhante) entre eles,eliminando o atrito e fazendo com que trabalhem bem melhor... :concordo:
Em picapes mais novas tipo S-10,Ranger e tal já usam isso há tempo.Também ouvi algo sobre sanduíche com placas de raio-X :pensativo: :pensativo: Num sei não....
Acho que esse atrito(molas sem lubrificação)faz com que se aumente o amortecimento e diminua o efeito"mola".Sem contar que deve acabar aquela "sopinha de mola" :parede:
Abraços.
Acho que "mingau de mola fica melhor"...Mas que sai uma papinha de ferro velho...ah,sai...
Caio Castro Silva
16/08/2005, 07:56
Fala galera!!!! tb sou um interessado..... minha viatura tá rangendo + que carroça de papeleiro :lol: .....
Quando estou passeando com a viatura, a galera da calçada já olha pra tras pra ver o que ta vindo e fazendo tanto barulho.... :shock:
Seria muito bom tirar esse nhec nhec......
extraterreno
16/08/2005, 11:43
Então galera, que é necessário engraxar todos concordam, porém, ninguém passou uma dica de como fazer...
Vamos lá, passem a receita. :concordo:
[]´s com papel e caneta na mão para anotar tudo! :lol:
Caio Castro Silva
16/08/2005, 11:59
Eu receio que não há outro modo, a não ser jogando tudo no chão... :pensativo:
Pq se os feixes de mola já estão se "ralando", só mesmo desmontando tudo para poder dar uma "engraxada" em todas as lâminas e resolver o problema por completo....... se passar a graxa sem tirar as laminas..... acredito que aquela área que está em atrito, não consiguirá ser lubrificada, a graxa não vai chegar lá! :pensativo:
[]´s esperançosos....
Nunca ouvi falar de lubrificar feixes e se assim o fizerem não vai durar até a primeira lavada. :roll: Imaginem aquele troço todo cheio de graxa, óleo, etc passando por uma estradinha de terra. É a mesma coisa que passar silicone, pretinho ou qualquer outra coisa no carro e ir pro sítio. :shock:
Na minha opinião é só tinta que vai ali. 8)
Caio Castro Silva
16/08/2005, 13:27
Faz muito sentido..... :pensativo:
Mas eu acho que caminhoneiros utilizam dessa técnica.... acho que para diminuir o "desgaste" do conjunto. (por favor me corrijam se estiver errado)
Vc nunca ouviu falar que carros derrapam na estrada (Eu já presenciei na Rodovia Anchieta) porque caminhoneiros engraxam os feixes de mola, e o excesso vai saindo :shock: e caindo na rodovia virando uma verdadeira armadilha para quem vem atrás? :evil:
[]´s cautelosos, sem querer provocar acidentes....
Já ouvi falar até em rebater as molas pra arquear novamente, agora, se isso é correto ou não... posso dizer que o resultado é péssimo dos péssimos.
Eu até entendo o raciocinio: ferro+ferro=atrito, ferro+graxa+ferro=menos atrito
Não sou contra engraxar, só acho que o lugar onde os feixes estão e como eles trabalham não favorecem essa prática.
Sou contra do contra ! :lol:
Vamos pensar em veículos novos. As caminhonetes, caminhôes e outros saem com graxa de fabrica ?
Caio Castro Silva
16/08/2005, 14:25
Talvez....daqui a uns 10 anos quando eu comprar uma caminhonete nova..... eu possa respoder essa questão..... :lol:
Brincadeiras a parte, acho que para chegarmos a uma conclusão se é bom ou não engraxar os feixes de mola, devemos descobrir de onde vem aqueles nhec,nhec, tão tradicionais.....eu acredito que seja dos feixes em trabalho..... agora.....será que não existe uma opção melhor que simplismente meter graxa ???? :shock:
Ronairy, sua viatura range muito?????
[]´s
kiko ribeiro
16/08/2005, 14:28
ai galera e o seguinte aqui perto tem uma oficina de molas como moro em são vicente perto do mar aqui tudo enferruja o serviço feito como deve ser é trocar a lamina por nova ou o feixe todo ai os caras dão um banho de emerção em oleo não sei o que tem la no oleo alem de ser oleo queimado eu acho ai seca de um dia p/outro ai os caras montam os feixes tudo bem apertadinho e voala sai todo o rangido , esse trampo é feito +- uma vez por ano espero ter ajudado
Ahe Galera,
Tenho um CJ5 - 1964 todo original e é bem duro.
Sei que é "normal", mas......., quando ando em outros JEEPS, sinto muita diferença.
Será que os amortecedores devem ser tocados ? :?:
Uma lubrificação geral pode amenizar ? :pensativo:
Abraços,
Magrão
Beto Lacerda
16/08/2005, 14:47
dica pesquisem por raio-x
[]'s
Conversando com um amigo , ele indicou-me usar oleo 140 diluido em querosene. Pincelar por baixo e pelaos lados das molas e por gravidade escorrerá pra dentro delas. Segundo ele , o querosene evarora e deixa uma camada de oleo entre elas.
Vale a pena tentar . Uma medida facil , barata e que se não funcionar 100% , com certeza não prejudica !
:idea:
[]´s
oi Caio;
Mas pense comigo ........... se fosse assim v. acha que alguem lubrifica as laminas dos feixes de molas dos caminhões que vemos todos os dias ?? Meu pai era funcionário de uma grande estatal aqui no Paraná, eu perguntei a ele sobre esta lubrificação e ele me disse que nunca viu seu feita !!!!! Não sei não hein !!!! Jogar as lâminas no chão e repôlas não é tão fácil assim .............
E se lubrificarmos, tenho a certeza que na primeira lavada os produtos químicos retirarão facilmente toda a graxa que foi colocada !!
Abraços,
Sergio Rocha
16/08/2005, 21:47
Galera
Usando o botào pesquisa :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4474&start=0
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=515&highlight=raiox
Já ajuda
[]'
Caio,
Quando faço trilha, deixo 1 semana ou duas parado sem lavar, quando saiu parece um trator. Se lavar apos a trilha fica uma beleza. Eu sou chato e lavo mesmo !! (sem graxa, só no sabão mesmo).
André-4WD
18/08/2005, 10:35
Embora é consenso a lubrificação dos feixes de mola, encontrei no manual do mecanico Willys, na pag. 181, que fala da suspensão o item " manutenção dos feixes de mola".
Como poderão observar, fala em ".. graxa grafitada a fim d eobter um bom funcionamento.." mas nao é explicado como aplica-se!!!
Agora o jeito é descobrir como...
Sds,
Andre
André-4WD
18/08/2005, 10:43
Olham só:
Vasculhei mais um pouco na internet e achei na pagina da ruralwillys o seguinte texto:
SUSPENSÃO
Recomendação da fábrica: "Quando for necessário lubrificar as laminas dos feixes de molas, use graxa grafitada afim de obter um bom funcionamento dos feixes"
O Manual do Mecânico Willys recomendava lubrificar com Graxa Grafitada as laminas dos feixes de molas semi elípticas sempre que necessário para obter um bom funcionamento dos feixes. ( como mostra a pag. do manual que enviei antes, mas VEJAM só o comentário a seguir:)
Esta operação normalmente só é realizado quando a suspensão é desmontada para reparos ou limpeza.
Como já foi dito aqui pelo Valmor ( ou pelo seu amigo):
Você pode lubrificar os feixes pincelando óleo grosso (ex: SAE-140) diluido com querozene para facilitar a penetração entre as laminas. O querozene depois evapora deixando o óleo entre as laminas. Uma suspensão barulhenta pode indicar falta de lubrificação. As buchas de borracha preta dos jumelos e feixes não necessitam de lubrificação. Quando fizer reparos na suspensão exija que seja montado com graxa grafitada que proporciona uma lubrificação mais duradoura. Sugiro adquirir graxa grafitada para uso proprio na sua Rural porque as oficinas e postos de molas normalmente não tem esta graxa e usam a graxa mais barata disponível. Obs: Uma suspensão bem lubrificada tem menos atrito e fica mais macio e confortável, porem exige bons amortecedores para que o carro não "pule" exageradamente.
Sds,
Andre
Parece que a solução é esta :
Engraxar quando desmontar e Oleo+querosene se não quiser desmontar.
Utilizei esta "mistura" 1 vez e melhorou um pouco. Estou passando agora mais uma vez e vou testar em seguida. Minha suspensao esta bem "presa" e o ideal seria desmonta-la e engraxa-la e colocar as famosas laminas de rx
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=515&highlight=raiox
mas enquanto isto não ocorre ...oleo + querosene nelas !
Se alguem tiver outra solução mais prática , será super bem vinda !
[]´s
valmor
p.peleje
18/08/2005, 20:25
Galera duas dicas:
Graxa nos feixes só ajuda a atrair areia / terra. Consequetemente essa mistura areia e graxa acaba virando uma lixa, e consequetemente vai corroendo as laminas. Existem outros metodos pesquisem direito.
Sulopan pra lavar jeep ñ existe. Sulopan é corrosivo e aos poucos vai acabando com todo o bate pedra do fundo da carroceria. Quer lavar o jeep bem lavado vai no posto mande levantar ele e mande lavar com água, através da famosa "VAP" e depois mande engraxar todos os pontos e bicos novamente.
[]s
Peleje
Caio Castro Silva
19/08/2005, 07:56
Então parece que as lâminas de Raio X é a melhor opção.... pois resolvem o problema, sem transportar um pedaço da trilha com a viatura... :palmas:
Agora eu só gostaria de saber duas coisas..... o tamanho das laminas devem ser cortadas levando em consideração o tamanho total de caida feixe, ou apenas em sua área de atrito?
A outra é.....quem que inventou isso? :shock: Poxa como o cara descobriu :?: será que foi o Magaiver :?: :lol:
[]´s nunca subestimando a criatividade :concordo:
Galera duas dicas:
Graxa nos feixes só ajuda a atrair areia / terra. Consequetemente essa mistura areia e graxa acaba virando uma lixa, e consequetemente vai corroendo as laminas. Existem outros metodos pesquisem direito.
Peleje
Já pesquisei bastante e nao achei outras soluçoes além das citadas acima ....
Quais outros metodos que vc indica ?
No meu caso as laminas estão completamente "secas" e consequentemente não movimentam como deveriam ...
valeu !
Caio Castro Silva
19/08/2005, 08:45
Fala Valmor!!!!
Cara, acho que engraxar os feixe não irão fazer com que eles "dobrem" mais :pensativo: , o movimento será sempre o mesmo.... engraxar as molas eu acho que traria o curto benefício de fazer com que o conjunto trabalhe com menor atrito, ajudando a melhorar no quesito maciez....porém a graxa ira carregar todo quanto é porcaria que estiver por perto.... por favor me corrijam se estiver errado :oops:
[]´s
p.peleje
19/08/2005, 10:07
Solução já foi citada no tópico antes. Dê uma olhadinha.
[]s
Peleje
Graxa entre as laminas vai fazer ele movimentar melhor, concordo totalmente, mas vc vai fazer isso a cada trilha?
Pq graxa e areia ou terra nao combinam nem um pouco, formam um pasta mega abrasiva.
Sem contar que depois do primeiro atoleiro a terra que entrar ja vai anular o efeito da graxa.
Ou seja, pode ser que no asfalto até ajude, mas tb não é por muito tempo.
Resumindo, esquece a graxa, só use ela onde ela fica protegida das açoes da chuva, sol, sujeira e outras coisinhas mais.
[]'s
Ronaldo Petri
21/08/2005, 01:55
Eu concordo, graxa nos feixes é bom para Jipes de shopping, para quem não faz trilhas é uma boa engraxar dissolvido em querosene. Mas para quem faz não. Pois eu mesmo tinha graxa nos feixes e na primeira trilha a terra grudou na graxa e secou rapidamente. Hoje meus feixes estão com uma coloração marrom que nem tive coragem de esfregar, resolvi deixar assim. Esperiência própria.
Pq graxa e areia ou terra nao combinam nem um pouco, formam um pasta mega abrasiva.
É bão pra escovar os dentes? :mrgreen:
Tava lendo o tópico e não resisti. :twisted:
É bão pra escovar os dentes? :mrgreen:
Tava lendo o tópico e não resisti. :twisted:
Hehehe, eu aconselharia pasta de dente comum misturada com bicarbonato de sódio. :concordo:
Mas se vc fizer o teste com graxa e areia, não esqueça de postar fotos. :mrgreen:
[]'s
Douglas,
Vc não recomendaria nada !!
Fica trocentos anos ausente e quando aparece já vem dando pitaco.
:concordo:
[]´s
Sou igual a máfia italiana, quando apareço é chutando a porta em pleno dia na hora do almoço e metralhando todo mundo, é aquele festival de miolos com molho bolonhesa. :twisted:
[]'s
Ronaldo B.
24/08/2005, 10:46
Sou igual a máfia italiana, quando apareço é chutando a porta em pleno dia na hora do almoço e metralhando todo mundo, é aquele festival de miolos com molho bolonhesa. :twisted:
[]'s
Essa comparação foi fod@#$..... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Também concordo que graxa não combina com terra, lama e principalmente areia, melhor mesmo seria desmontar e passar uma lixa fina de vez quando para tirar a sujeira que com o tempo vai corroendo as lâminas devido ao atrito entre elas, mas é um put@# trabalhinho du kct que eu acho que não vale a pena o esforço.
[]´s
PS: Acho que miolos não combinam com molho bolonhesa, prefiro com molho ao sugo..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Essa comparação foi fod@#$..... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
PS: Acho que miolos não combinam com molho bolonhesa, prefiro com molho ao sugo..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Não falei com molho branco pq o ronairy ia ficar excitado. :mrgreen:
[]'s
Ronaldo B.
24/08/2005, 13:36
Não falei com molho branco pq o ronairy ia ficar excitado. :mrgreen:
[]'s
Que sacanagem..... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
[]´s Sem molho.....
bacana00
24/08/2005, 17:09
Pessoal
1. A Graxa nao sai com uma simples lavagem com produto, tem que esfregar com querosene mola por mola... Ou seja funciona...
2. As molas mais modernas já saem com um tratamento em Pu para deslizarem umas sobre as outras e não fazer barulho...
A Grande desvantagem de se encher de graxa entre as molas é que fica uma meleca só... Meu Jipe veio assim e já lavei sem desmontar com tuso que se pode imaginar e a meleca não sai...
Se voc~e só está incomodado com o barulho e não tá a fim de despontar você pode pulverizar óleo nos feixes, apenas nos feixes que tudo ficará silencioso, só que isso será temporário...
bacana00
24/08/2005, 17:13
Lãminas de Raio X, nossa dessas eu tenho um monte, tava aqui tenatando achar um material de Pu que desse para fazer o trabalho, vou fazer uma experiência....
Não é o fato da graxa sair e sim da sujeira se juntar a ela e virar um abrasivo.
[]'s
William_NATAL
24/08/2005, 18:11
Como disse o Bacana da para jogar um oleo , acomselho o vegetal , tipo mamona so queum pouco mais grosso, no meu CJ funciona é temporário mas apos as trilhas eu tenho que lavar tudo mesmo e ai meto oleo vegetal nos feiches.
O carro fica uma bolinha de borracha pode acreditar.
bacana00
24/08/2005, 19:47
Xii se viarar abrasivo quando eu desmontar não va ter mais nada.... Aquilo tá uma meleca que dá gosto de ver... Mas eu ainda não fiz trilha e acho que enm o ex dono...
Luciano Pasini
01/09/2005, 15:09
E ai pessoal a dias que acompanho este topico na espectativa de uma solução para os nhec nhecs que tanto me incomodam, mas pelo geito temos que acostumar, pois ninguem tem a solução,
Um abraço.
Luciano
CJ5 1969 - MIXIRICÃO.
Caio Castro Silva
01/09/2005, 15:18
Fala Luciano :D
Eu ainda não apliquei na minha viatura as lâminas de Raio X, + acredito que essa seja a solução para diminuir os nhec, nhec, e também ajuda na maciez do conjunto.... :concordo:
O problema é arranjar tanto raio x.... :pensativo: vou ter que quebrar muitos ossos :lol:
[]´s engessados :lol:
Minha pequena experiencia:
Suspendi , UM POUCO , o CJ pelo parachoque desta forma as laminas "esticam" e forma-se pequeno espaço entre elas. Usei a mistura oleo140+querosene entre as laminas.
Melhorou bastante ( esta mais macio e não pula tanto). Realmente não dura muito se lavar com pressão. Repito a operação de tempo em tempo. Uso o jeep em estradas de terra precarias . Não ficou um Omega mas tbem já não é mais um cavalo de rodeio !
[]´s
Valmor
E ae pessoal!
Esse feixe é meio manco,eu sei,mas eu achei uma boa forma de acabar com o atrito...
O jumelo também é uma coisinha bem fraquinha... :parede:
E ae pessoal!
Esse feixe é meio manco,eu sei,mas eu achei uma boa forma de acabar com o atrito...
O jumelo também é uma coisinha bem fraquinha... :parede:
Explica melhor o funcionamento ... :idea:
Sinceramente ...não entendi ! :pensativo:
[]´s
Valmor
Amigo,atrito é inexistente pois eles não chegam a se tocar,mas como já disse somente com duas molas acho um pouco fraco pra minha rural,mas para um CJ...
araujo.cristiano
14/01/2013, 12:09
USAR GRAXA EM SPRAY APOS LAVAR A VIATURA! Essa graxa penetra e tira o atrito. Facil né?!
Marcio Martin
17/01/2013, 16:04
Nossa Araujo!!
Desenterrou do fundo do baú esse heim!!? quase 8 anos. kkk
antonio umino
18/01/2013, 10:29
Colocar graxa em feixe de molas é diminuir o tempo util das molas. como o pessoal tem falado vira um abrasivo
Nas correntes de moto costumam colocar óleo.... e ai já viu ....com o tempo vai coroa pinhão e a corrente.
Se não tiver nada apenas um lubrificante tipo WD. ou similar, acaba durando por muito tempo, pois não tem areia que acumule na corrente ou coroa e pinhão...
Minha opinião ,.... depois de desentarrem o topico....
abraços
juleymar73
19/01/2013, 00:14
Eu acho que a melhor solução e espaçadores de Nailon como nas pik ups modernas, pretendo adaptar no meu.
raphael cavaglieri
20/03/2013, 18:22
cara podem dar risada, mas ja usei aquele spray desengripante, tipo o wd, entrou no meio e ajudou 80% do nhec nhec parou, sempr que lavo o possante uso ele, pelo menos sai aquela zica toda do molejo
Sydney66
13/04/2013, 22:17
Não é mentira, sempre usei esse óleo, é altamente penetrante, e se você levantar o carro fazendo o feixe arquear fica melhor ainda. Muitos anos atrás, andando por uma cidade do interior dei carona a uma pessoa e o jeep passou por uma rua de paralepípedos, ai ele logo falou: "É o primeiro jeep que ando e não escuto nada da suspensão". Fiquei todo orgulhoso..rsrsrs.
WD40 é mais caro, mas repele umidade, não fica melequento e não causa problemas em sistemas elétricos, já borrifei diretamente dentro do distribuidor de platinado e sem problemas.
ps. Moderador, Não sou representante nem ganho comissão ok? rsrsrsrs