Ver Versão Completa : Pajero Sport 2007 A/T superaquecendo
AndreyPK
31/08/2012, 11:31
Bom Dia !
Venho com um problema que a dias está me atormentando e ate agora nao vi solucão , superaquecimento no motor do meu carro .
É uma Pajero 2007 , 2.5 diesel , automatica.
Ja levei em varios mecanicos e até hj nao conseguimos resolver , ja foi trocado bomba d'agua , valvula termostatica , radiador , tampa do radiador , ja foi verificado se esta vazando compressão ou seja junta esta ok . O mais estranho é que nao ocorre vazamento de fluido do radiador , oleo ok (nao baixa nem tem mistura com agua ) .
Gostaria de saber se pode haver mais algum item que posso verificar antes de ter que abrir o motor , ouvi falar que pode ser uma embreagem da ventoinha , mas pelo que parece esta boa, porque a ventoinha esta girando ok !
Agradeço desde ja .
Andrey
davidfarhat
31/08/2012, 11:38
Já verificaram se ela ta de fato superaquecendo? Se o sensor de temperatura apresenta algum problema a leitura no painel pode estar errada. Já aconteceu comigo em um Omega uma vez.
Verifique também se o fluido esta circulando pelo sistema, veja se a temperatura da mangueira de entrada e retorno do radiador estão próximas em temperatura... Se o carro estiver aquecido e a magueira de retorno estiver fria provavelmente tem alguma obstrução no caminho.
Qualquer coisa relata aí
Abs
AndreyPK
31/08/2012, 11:53
Obrigado pela ajuda davidfarhat ! Tinha me esquecido de citar que o sensor de temperatura tambem ja foi checado e esta ok .
Fiz esta verificacao nos tubos de entrada e saida do radiador , o que sai do cabecote sentido radiador fica a uma alta temperatura , e a que sai do radiador depois do arrefecimento esta um pouco mais fria , o que leva a entender que foi refrigerada corretamente.
Abraço
Andrey
davidfarhat
31/08/2012, 12:41
Entendi amigo,
Bom, acho que antes de abrir o motor só resta verificar os bicos injetores, se não estiverem pulverizando direito, podem estar causando excesso no motor o que também pode provocar superaquecimento.
Se nada disso resolver, o correto é desmontar o cabeçote, verificar se existem trincas, obstruções nas galerias, etc
Fico na torcida para sanar o defeito
Abs
Marcelo-HPE
31/08/2012, 13:54
[QUOTE=AndreyPK;1767355]Obrigado pela ajuda davidfarhat ! Tinha me esquecido de citar que o sensor de temperatura tambem ja foi checado e esta ok .
Fiz esta verificacao nos tubos de entrada e saida do radiador , o que sai do cabecote sentido radiador fica a uma alta temperatura , e a que sai do radiador depois do arrefecimento esta um pouco mais fria , o que leva a entender que foi refrigerada corretamente.
Amigo, a ventoinha pode até estar girando, mas se a mesma não estiver acoplada girando na mesma velocidade do eixo da bomba dágua , aí superaquece mesmo.
Com motor parado tente girar a ventoinha com a mão,ela deve estar pesada , oferencendo alguma resistência se a mesma estiver leve , o viscoso foi pro saco .
Outra , quando o motor for desligado , a ventoinha tem que parar de girar junto com o motor , se a mesma continuar girando , é porque o viscoso (acoplamento) foi pro saco.
abs
SergioMedeiros
31/08/2012, 14:56
Reiterando o que o Marcelo-HPE escreveu, boas chances do problema ser no acoplamento viscoso da helice. Se voce já trocou ou varetou o radiador, e não baixa óleo nem fluído de arrefecimento, o acoplamento viscoso deve ter ido pro saco mesmo. A minha l200 foi exatamente esse o problema, onde a hélice gira, mas não na velocidade necessária. Ela vazou um gel que faz esse acoplamento e juntou um monte de sujeira nele.
AndreyPK
05/09/2012, 11:15
Hoje resolvi dar mais uma checada no carro , pois tenho quase certeza q nao e junta queimada,o carro nao esta frouxo nem nada ,e quando superaquece mesmo com o carro ligado com menos de 5 min a temperatura volta ao normal, entao vou pelos sintomas menores primeiro , reparei que no teste que o amigo tinha citado , a temperatura da. mangueira de saida do radiador esta quase igual a da de entrada :shock: .
Eu fiz a troca do radiador ,ele e usado sera q o defeito pode ser ai mesmo ? O que posso fazer para melhorar este radiador ?
AndreyPK
13/09/2012, 10:52
Primeiramente gostaria de agradecer a todos pela ajuda !
Ficou resolvido o problema de superaquecimento da minha Pajero Sport , o problema estava no ACOPLAMENTO VISCOSO DA VENTOINHA . Meu mecânico soldou uma pequena chapa de ferro entre o eixo da ventoinha e a helice para podermos fazer o teste , agora a temperatura nao chega nem ao meio do marcador :shock: ! A lição que levo disso tudo é NAO CONFIAR em todas as oficinas , procure fazer orcamento em pelo menos mais de uma ,mesmo que tenham nome, pois levei em outras , e se nao fosse as dicas do forum eles teriam aberto o motor , pois segundo eles o problema era no cabecote , entao fiquem atentos !
E uma pequena questao , alguem sabe onde posso comprar esse acoplamento em Belo Horizonte , que nao seja na concessionária Mit ?
Obrigado
Andrey
D.Rabelo
13/09/2012, 15:29
Amigo,
tive o memo problema na minha ex l-200, como não encontrei somente na concessionária a preço abusivo resolvi o problema retirando a minha e deixando ela acoplada direto, mto fácil de fazer, ela ficara girando conforme o giro do motor.
pra faze risto eu desmontei o acoplamento a onde fica a parte exta que acopla e desacopla eu coloquei uma borracha no meio e apertei novamente.
No meu caso resolveu o problema, apenas tem que ter cuidado ao entrar em alagados, pois a mesma não mais desacopla-ra.
espero ter ajudado
SergioMedeiros
17/09/2012, 20:59
O ideal mesmo é colocar outra, pois ela funcionando direto faz o motor demorar mais pra chegar na temperatura ideal, e as vezes nem chega. Eu paguei R$350 na minha.
Tem aqui.. de confiança...
Miltfort - Sua opção para peças e serviços Mitsubishi - Miltfort, especializada em Mitsubishi 4x4. (http://www.miltfort.com.br/pajero/embreagem-viscosa-l200-sport-pajero-sport-diesel-motor-2-5.html)