Ver Versão Completa : Ranger, uma das barras de torção não da regulagem!!!!
Olá pessoal, sou novo por aqui e gostaria de saber a respeito da frente da ranger que tá com o lado direito arriado. Verifiquei a barra de torção e não tem regulagem, esta no maximo. gostaria de saber se:
1- posso retirar a barra e dar uma volta contraria nela?; verifiquei que tem um sextavado e pode dar certo.
Imperador!
31/08/2012, 07:30
Quando para de dar regulagem, é a hora de dar uma geral na suspensão dianteira...
eduardo1968
01/09/2012, 13:37
Olá pessoal, sou novo por aqui e gostaria de saber a respeito da frente da ranger que tá com o lado direito arriado. Verifiquei a barra de torção e não tem regulagem, esta no maximo. gostaria de saber se:
1- posso retirar a barra e dar uma volta contraria nela?; verifiquei que tem um sextavado e pode dar certo.
Essa barra de torção no máximo da regulagem pode forçar a suspensão e dar um desgaste precoce, se é que já não está com esse desgaste.
Essa barra de torção no máximo da regulagem pode forçar a suspensão e dar um desgaste precoce, se é que já não está com esse desgaste.
X2,
Mas se nao for o caso, dá, pra virar a barra, ou seja, vc remove ela, e coloca ela de volta, dando um "sextavado" a mais, é dificil explicar , mas se vc olhar por baixo , da pra entender.... eu espero...
porem nao é normal precisar deste recurso... ao inves de erguer a que nao da mais regulagem, nao seria melhor abaixar a outra???
abraço
Pessoal tem aproximadamente oito meses que troquei amortecedor, bieletas, bandeja superior e pivo dos dois lados. Sera que o mecânico do autocenter montou errado. Me lembro que o parafuso que gira a "castanha" da barra de torção estava trincado e foi substituido por outro.
Vou dar uma volta contrária no sextavado e apertar o parafuso de regulagem para ver se da certo. Como esta baixa pode ser que não quebre.
BRAVOECONOVEMBER
02/09/2012, 19:26
junkes, dê uma pesquisada e meça a altura da tua suspa. A altura máxima da dianteira (nominal com peças novas) é 116mm entre o ponto mais baixo do pitmann e o centro do parafuso da bandeja inferior, a altura mínima (regulagem com peças usadas) é de 90 mm. Dê uma olhada no fórum tem cópias das páginas do manual que explica como medir.
Alessandro,
03/09/2012, 00:38
Trocou o parafuso por outro exatamente do mesmo tamanho e aço?
Se não, providencie a correção, pois 1 mm de diferença no parafuso já dá efeito visual no carro.
Se sua barra já cansou o suficiente para dar um giro no sextravado, é sinal de venceu a vida útil.
galera, levei no mecânico e apareceu vazamento no resfriador do óleo, no cabeçote do filtro de óleo, mangueira da dh com folga na conexão, e regulagem de válvulas. E claro, já mandei ver essa suspensão. Se for necessário já troco a barra de torção. Se alguém tiver uma ai sobrando já poste com o valor, claro que em bom estado. Vou trocar o batente das bandejas pelo da RANGER 2005!!! Ahhhhh a minha viatura é uma RANGER 03/04 XLT CD toda original..... só que já sofri com ela; sincronizado 1ª e 2ª; cardan da tração; cabeçote; bicos; polia do vira externa; correias; bomba injetora; amortecedores; pivos; bandeja superior; buchas e calços do feixe de molas e algumas coisa de menor valor que nem calculei.
Só não troquei as buchas da bandeja inferior
Agora tá quase 000KM,
FernandoCBS
11/09/2012, 22:46
Pessoal a minha tambem esta assim, lado do motorista não da mais regulagem.
Andei dando uma olhada, e parece que a barra de torção não esta ficando centralizada na bandeja inferior, dando a entender que a bucha da bandeja infeior esta rui.
Isto procede ?
Tem como verificar sem desmontar ?
Alessandro,
12/09/2012, 08:01
A bandeja inferior se encaixa com a ponta sextravada da barra, deixando uma folga que não chega a 3mm.
Se tiver superior a isso, terá que trocar a bandeja.
Se tiver com folga de 5mm, ao trocar já perceberá uma elevação da viatura.
Daniel.Shimomoto
13/09/2012, 11:44
Pessoal a minha tambem esta assim, lado do motorista não da mais regulagem.
Andei dando uma olhada, e parece que a barra de torção não esta ficando centralizada na bandeja inferior, dando a entender que a bucha da bandeja infeior esta rui.
Isto procede ?
Tem como verificar sem desmontar ?
Fernando;
A informação procede e não tem como verificar sem demontar. Infelizmente. A minha quando aconteceu isso, as buchas da bandeja inferior estavam comprometidas.
Uma regrinha na Ranger que dificilmente falha.
1-) Frente arriada, parafuso de regulagem da barra apertado ao máximo e ainda assim a Ranger continuar com a frente arriada ou quando muito na altura normal = Embuchamento das bandejas inferiores.
2-) Perda de cambagem em uso normal, problemas de cáster e batidas secas na suspensão dianteira = Problemas com bandeja superior (embuchamento e/ou pivôs). Mas no caso da Bandeja superior dificilmente compensa trocar apenas o embuchamento. Eu pelo menos nunca vi isso.
Abraços
FernandoCBS
13/09/2012, 19:06
Alessandro e Daniel muito obrigado
Shimomoto, vc ta andando de X10 ??????????
Lembro quando disse aqui que eu tinha vontade de ter uma ranger estendida e um f 1000 4x4 e vc disse que tambem tinha.
A ranger ja achei, vamos fazer assim, daqui uns 2 anos nos trocamos, te levo a minha e volto com a sua ??? kkkkkk
A minha achei com 136.000KM hj tem 146.000Km
Tem selo em tudo tudo original foi achado mesmo.
Abraço
jacson.1
22/08/2018, 21:13
Será que alguém já conseguiu resolver?
a minha esta assim e já troquei as buchas e bandeja superior
Arthur Bellei
08/01/2024, 21:03
Boa noite, sou novo no fórum. Gostaria de saber se a barra de torção da ranger 2000 tem lado ou serve um qualquer um dos lados?
Desde já agradeço.
RicardoFLN
08/01/2024, 21:12
Boa noite, sou novo no fórum. Gostaria de saber se a barra de torção da ranger 2000 tem lado ou serve um qualquer um dos lados?
Desde já agradeço.
Não tem lado.
Sds.