Ver Versão Completa : Pode misturar oleo 15w40 e oleo 20w50?
garbage!!!
15/08/2005, 18:44
Ola pessoal, Hoje fui trocar o oleo do meu carro e o cara do posto colocou 4l de oleo 15w40 e meio litro de oleo 20w50, quando percebi oque ele havia feito questionei e ele me disse que o oleo 14w40 só é vendido em embalagens de um litro e que era normal completar esse meio litro que falta com o oleo 20w50. Ambos os oleos sao lubrax tecno de base sintetica. Eu fiquei com a duvida, isso é realmente normal? Pode fazer isso?
Gui
samukanvas
15/08/2005, 19:04
Realmente normal....... :pensativo: nessa situação? :pensativo: Seria meter um murro na boca do cara do posto e trocar o óleo de novo.... só que dessa vez, por 4,5l de óleo 15w40 :!:
Sergio Rocha
15/08/2005, 21:01
Realmente normal....... :pensativo: nessa situação? :pensativo: Seria meter um murro na boca do cara do posto e trocar o óleo de novo.... só que dessa vez, por 4,5l de óleo 15w40 :!:
x2
Pq? Se eles são da mesma base e tudo, acho que o unico problema seria que essa meleca teria as caracteristicas do óleo de pior qualidade, ou não?
Edintruder
16/08/2005, 20:25
Problema nenhum, porém é bom fazer isso SOMENTE quando o motor estiver queimando óleo e baixando muito o nível e quando não tiver nehuma outra alternativa. O problema é que não terás nenhum desses dois óleos especificados no motor.
Não rode a km que estás acostumado a rodar entre trocas, pois dessa maneira é provável que o óleo perca as suas características prematuramente.
No seu lugar volte até o posto e fale com o gerente dizendo que o teu mecânico disse que isso é furada e peça para fazer a troca como se deve por conta deles (o que é mais plausível).
Sergio Rocha
16/08/2005, 20:35
Pq? Se eles são da mesma base e tudo, acho que o unico problema seria que essa meleca teria as caracteristicas do óleo de pior qualidade, ou não?
E vc concorda em fazer isso ?
[]'
Sergio Rocha
16/08/2005, 20:36
Problema nenhum, porém é bom fazer isso SOMENTE quando o motor estiver queimando óleo e baixando muito o nível e quando não tiver nehuma outra alternativa. O problema é que não terás nenhum desses dois óleos especificados no motor.
Não rode a km que estás acostumado a rodar entre trocas, pois dessa maneira é provável que o óleo perca as suas características prematuramente.
No seu lugar volte até o posto e fale com o gerente dizendo que o teu mecânico disse que isso é furada e peça para fazer a troca como se deve por conta deles (o que é mais plausível).
se não tem problema nenhum, por que todas essas providencias ?
[]'
Sergio Rocha
16/08/2005, 20:41
galera
A minha vida toda aprendi que não se deve ficar mudando de oleo.Deve-se sempre. ao trocar o oleo manter sempre a mesma marca especificação e etc.E quando for nescessário completar usar sempre o mesmo oleo.
Imagina misturar dois oleos diferentes numa mesma troca.No mínimo é um contracenso.
Não sou espert em oleo, aki no forum tem alguns, vamos esperar que alguem com mais conhecimentos possa esclarecer.
[]'
samukanvas
16/08/2005, 21:00
galera
A minha vida toda aprendi que não se deve ficar mudando de oleo.Deve-se sempre. ao trocar o oleo manter sempre a mesma marca especificação e etc.E quando for nescessário completar usar sempre o mesmo oleo.
Imagina misturar dois oleos diferentes numa mesma troca.No mínimo é um contracenso.
Não sou espert em oleo, aki no forum tem alguns, vamos esperar que alguem com mais conhecimentos possa esclarecer.
[]'
X2
Mais uma coisa.... Motores requerem óleos específicos.... misturas já são erradas, porque cada óleo tem uma função, mesmo sendo de base sintética e de mesma marca. Óleo mais grosso e óleo mais fino misturados era coisa do passado quando se colocava b12 no motor pra parar de "bater". Hoje o motor é feito pra durar uma km muito grande.... tem maior potência específica.... portanto deve-se respeitar sempre todas as especificações expostas no manual
Povareu... depende do motor em questao néh???
se vc pegar um motor ultra modernos ( tipo os 5cc do Marea, ou do gol 1000 turbo) e colocar oleo fora da especificacao/coquetel, obvio vai dar problemas, pois motores de tecnologia mais atual requerem muito dos oleos.. se colocar oleo com propriedades abaixo do especificado se fudeu!!!!
agora, motores de tecnologia antiga ( BF161, Suzuki G13, G16, VW AP, GM OHC, ford CHT, Fiat FIASA, GM 151/250, etc) sao motores que exigem muito poucodos oleos( geralmente exigem no minimo um API SF 20w40), coisa que qualquer porcaria de oleo MINERAL ( pq usar oleo SINTETICOS nesse motores é jogar grana no lixo) que vc coloca, lubrifica bem... OBVIO que devemo sempre colocar oleo BOM ( especificaco atual API SL ou SJ e p/ nos no Brasil de clima tropical, um 20w50 é ideal, por pessoal do sul, um 5w40 ou 15w40) e com isso garantir a vida longa do motor...
e misturar oleo de propiedades diferentes nao é recomendavel, mas numa situacao de emergencia ( o carter furou numa trilha, vc esqueceu de conferir o nivel antes e nas inclinacoes na trilha a luza de oleo acende) nao tem problema algum... o que NAO pode em hipotese nenhuma é rodar SEM oleo... mistura qualquer oleo e quando chegar em casa troca... simples...
T+
_portela
17/08/2005, 09:26
:parede: :parede: :parede:
Mete a porrada no cara do posto. Baixa o óleo, troca o filtro junto e faz ele colocar tudo direitinho e de graça :putz:
Não se mistura óleo de forma alguma...São aditivos, viscosidades, composições diferentes, etc., etc. e etc.
Abraço,
Aproveitando o gancho, tive a oportunidade de conhecer de perto um centro de desenvolvimento de lubrificantes na Alemanha e o que me ensinaram foi que:
Cada óleo é único
Os lubrificantes sào desenvolvidos para cada aplicação
JAMAIS USE ADITIVOS !!! Usando aditivos você desestabiliza completamente a química envolvida no óleo.
Troque conforme a especificação
Ao mudar de marca, custa mais, claro, ponha o óleo novo, troque o filtro também...O ideal seria "lavar o motor" com o óleo novo (fazer duas trocas consecutivas) mas claro que ninguém faz isso !!
Nunca aceite explicações de um tiozinho que trampa num posto de gasolina (essa é minha..)
_portela
17/08/2005, 09:55
É isso aí Stephan!
Por isto eu faço todas as trocas em casa, eu mesmo...E com uma paciência que nenhum posto tem :concordo:
Abraço
samukanvas
17/08/2005, 13:27
:parede: :parede: :parede:
Mete a porrada no cara do posto. Baixa o óleo, troca o filtro junto e faz ele colocar tudo direitinho e de graça :putz:
Não se mistura óleo de forma alguma...São aditivos, viscosidades, composições diferentes, etc., etc. e etc.
Abraço,
Heheheheheheheheheheheh 8)
Garbage, qual o carro q vc pôs o óleo? :pensativo:
garbage!!!
17/08/2005, 18:12
O oleo está no meu Vitara 1.6 8v 94.
Bem eu liguei para a petrobras e o engenheiro que falou comigo disse que nao tem problema nenhum, mas que eu vou ter uma viscosidade hibrida, no caso algo entre o 20w50 e o 15w40. Como ambos estao nas especificaçoes da suzuki acho que nao terei problemas.
leovalle
17/08/2005, 18:47
Concordo com o com o que o ADI viu na Alemanha.
Seria como usar óleo de cozinha em siubstituição ao KY Gel.
Funcionar funciona, mas o KY não dá cheiro de churrasco. :mrgreen:
[]'s
_portela
18/08/2005, 08:17
O oleo está no meu Vitara 1.6 8v 94.
Bem eu liguei para a petrobras e o engenheiro que falou comigo disse que nao tem problema nenhum, mas que eu vou ter uma viscosidade hibrida, no caso algo entre o 20w50 e o 15w40. Como ambos estao nas especificaçoes da suzuki acho que nao terei problemas.
Garbage,
O Engenheiro que falou com você quando ligou, muito provavelmente é de um departamento de marketing e lhe deu uma informação "formatada", "padrão". Não leve isto ao pé da letra. Ele não lhe respondeu como engenheiro. Respondeu pela empresa que tem que vender...
Isto já foi discutido aqui em outros tópicos e inclusive já fizemos o teste de ligar para a BR e falar com pessoas diferentes e obter respostas iguais e erradas.
Dê uma olhada em
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3310&postdays=0&postorder=asc&start=0
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6999&postdays=0&postorder=asc&start=0
O problema não é só a viscosidade...Como já foi dito aqui, cada óleo é único, mesmo que tenha a mesma viscosidade, sejam da mesma empresa e atendam as mesmas especificações. Podem até ser substituídos, um pelo outro, mas jamais misturados. Pode até ser que nada aconteça, mas isto será pura sorte. Baixe este óleo, troque o filtro e encha com apenas um óleo.
Abraço,
_portela
18/08/2005, 08:32
Funcionar funciona, mas o KY não dá cheiro de churrasco.
:palmas: :palmas: :palmas: :lol: :lol: :lol:
Edintruder
18/08/2005, 19:36
Problema nenhum, mas se não te importas de reduzir a kilometragem das entre-trocas por conta do zequinha do posto então deixa assim. Mas como se paga por essas trocas e isso tem um custo no R$ do Km rodado, então EU trocaria por conta do posto!
Sergio Rocha
18/08/2005, 20:11
Concordo com o com o que o ADI viu na Alemanha.
Funcionar funciona, mas o KY não dá cheiro de churrasco. :mrgreen:
[]'s
Leo pra q serve o Ky gel ?
[]' :pensativo:
Sergio Rocha,
Serjão,
Já que ninguem te contou pra que serve o tal KY-Gel, vou te dar uma dica.....
O bloqueio da Ensimec que vc acabou de instalar, deve usar um pouquinho disso......
Que tal se informar com o pessoal lá da Ensimec :?:
:discordo: :discordo: :discordo: :discordo:
[]s