PDA

Ver Versão Completa : Jeep apagando!! - DESCOBRI O QUE ERA!!!!!

tavio_g
15/08/2005, 18:18
Olá pessoal!
Estou com o seguinte problema:
Antes, quando pegava água o jeep simplismente apagava.
ele desligava tudo, farol, painel, ignição... enfim, morria.
Somente ficava ligado o que estava diretamente ligado na bateria.
Fiquei pensando que poderia ser os cabos da bateria que poderiam estar isolando.
Comprei cabos novos, coloquei terminais, aterrei corretamente. e nunca mais deu problema algum.
ontem(depois de uns 6 meses), fui andar e mesmo seco(não peguei nem barro!) aconteceu novamente.
notei que sempre que aconteceu estava com o o farol + milha ligados.
Outro detalhe, sempre ando com ele à noite e dedpois da troca dos cabos da bateria nunca deu problema.
teve trilhas feitas na madrugada, viagens e td correu muito bem.
Penso que pode ser o seguinte:
Será que pode ser a caixa de fusíveis que está subdmensionada???
o fio que liga a bateria para a caixa de fusíveis não é grosso o suficiente???
e quando puxa muita energia ele acaba esquentando e isola???
Será que falei asneira???
O alternador eu troquei recentemente (90a) e mesmo no original aconteceia isso.
O chicote é aquele comprado pronto e está instalado faz uns 5 anos(ou mais), td bem que desde lá faz 1 ano que ele está andando mesmo!

Alguém tem uma idéia do que pode estar acontecendo e me dar(no sentido real) uma luz!!! hehe
Por onde devo começar procurar o problema?

Obrigado

[]'s

Otávio

leopoldo
15/08/2005, 21:28
Nada melhor que uma pane intermitente né? :twisted:

se o seu sistema elétrico é o original, existe só um fio que alimenta tudo.

Esse fio vem da conecção bateria+alternador+arranque (juntam-se no polo de alimentação do motor de arranque) num fio vermelho, que então sobe(dentro do chicote), passa pela parede de fogo e vai para a chave de ignição. Depois de passar pela chave de contato, há uma derivação para o relê da chave de luz.

é possível que a sua chave de ignição esteja velha e com mau contato interno.

seria o primeiro lugar a procurar

A segunda opção seria esse fio (+) rompido internamente (não acho muito provável, mas é possível) entre a chave e a conecção no motor de arranque.

Uma terceira opção, seria um aterramento intermitente entre o negativo da bateria e a carroceria + motor.

Cheque estes pontos e depois diga o que achou.

Mas você mencionou caixa de fusíveis. iso não é original. Mesmo se fosse, um sub-dimensionamento se traduz em fusíveis queimados.

Como não foi o que você disse, ainda voto por contatos intermitentes.

Alcione
15/08/2005, 22:42
ele desligava tudo, farol, painel, ignição... enfim, morria.
Somente ficava ligado o que estava diretamente ligado na bateria.

Boa Noite Otávio;

Já que somente ficam ligados somente os que estão ligados diretamente na bateria e todo o restante apaga verifique o NEGATIVO DA BATERIA !!!!

Cheque isto com carinho, no meu coloquei negativos; bateria-lata, arranque-lata, caixa-lata.

Nunca mais tive problemas !!

Abraços,

Alcione
15/08/2005, 22:45
Já que somente ficam ligados somente os que estão ligados

Me enrolei todo né, mas vocês entenderam :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: correto ??? :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

tavio_g
16/08/2005, 08:18
Realmente Leopoldo!! isso irrita muito!!!!! :twisted: :twisted: :lol: :lol:
Acho que a chave de ignição não seria o problema, pois os faróis ligam sem ela estar ligada, portanto a corrente passa direto por ela.
Sobre o Fio rompido??? bom, acho que vou trocá-lo de qualquer maneira. colocar um mais grosso( :shock: :shock: ).
Sobre o aterramento, qdo refiz os cabos da bateria eu tb refiz o aterramento.
coloquei um cabo novo, com terminal, estanhado e tb como manda o figurino na caixa seca. Tenho aquela malha que liga o chassis à carroceria. Será que necessida de mais algum???

Bom, vamos lá, trocarei o fio que sai do alternador-bateria-ignição(essa é a sequencia que o fio deve percorrer, correto?
E farei uma ligação do terra da caixa seca com a carroceria e com o chassis.
Vamos ver no que dá. Pode ser que eu demore para postar o resultado pois já fazem alguns meses que eu arrumei e só agora que aconteceu novamente. Farei isso, e postarei uma fotos para ilustrar e quem sabe resolver algo que fiz errado.
Aproveitando, qual bitola de fio é recomendado para este fim(ligação alt-bat-ign)???
um fio muito grosso( :shock: ) pode geral algum problema???
sobre os terminais, existe algum tipo de terminal que é melhor que outro??? algo que seja interessante trocar para solucionar de vez o problema???

Obrigado Leopoldo e Alcione pelas dicas!

Otavio

tavio_g
16/08/2005, 08:22
Ops!!! surgiu uma dúvida. a ligação do fio + deve ser assim?
Alternador-arranque-bateria-ignição??? ou
alternador-bateria-arranque-ignição??? ou
alternador-bateria-arranque e em paralelo direto na bateria ignição ou a ignição ligada no arranque????
Muda alguma coisa???? hehe

leopoldo
16/08/2005, 09:16
Acho que a chave de ignição não seria o problema, pois os faróis ligam sem ela estar ligada, portanto a corrente passa direto por ela.

Justamente por isso. A ligação da chave de LUZ é independente.
mas a chave de IGNIÇãO pode estar com os contatos internos detonados.
aí, o jeep desliga sózinho mas os farois permanecem ligados. Entendeu isso?

Tenho aquela malha que liga o chassis à carroceria. Será que necessida de mais algum???

Isso é suficiente, desde que o cabo (-) da bateria esteja atrelado ao motor de arranque.

E sobre essa ordem, não importa se você não tem um amperímetro no painel. O que existe é uma ligação comum entre (+) bateria, borne do arranque, (+) do alternador : cabos Mais grossos e uma derivação, um fio mais fino, para o painel, o que alimenta a chave de contato.

Replique a ligação como está se você pretende simplesmento colocar fios novos.

tavio_g
16/08/2005, 10:26
Então, mas os faróis se apagam também!
mesmo estando ligado diretamente, por isso a suspeita do fio da bateria.
O cabo (-) está ligado no parafuso que liga a caixa seca ao motor! ou melhor ligar no parafuso do motor de arranque??? muda algo???? O motor de arranque não usa o terra do carro??? ou tem parafuso específico??? não lembro! Ahh uso o OHC!

Não tenho amperímetro não. vou ligar deste jeito então.

Sobre a ligação atual, acho eu que o alternador não está indo direto para a bateria. vou confirmar.
pode ser que esteja errada.

Alcione
16/08/2005, 11:07
Este problema está bem semelhante ao que eu tive no meu. Tambem utilizo motor OHC 2.3 !

Continuo da mesma, verifique teu (-) no meu estava dando mau contato, pra simplificar ! eu comprei cabos e terminais novos e reinstalei, os meus não estavam "lá estas coisas", achei mehor trocar tudo, é um custo baixo, dá mais confiança !

Abraços,

tavio_g
16/08/2005, 14:25
eu fiz isso Alcione.
coloquei cabos novos terminais novos, com estanho, depois coloquei fita isolante pra dar um acabamento e proteger o contato de umidade(não onde ele pega) por cima do parafuso que aperta o cabo no conector...
O pior de tudo é que eu fiquei confiante... até domingo!!! :evil: :evil:
vou dar uma conferida nestes cabos, e conectores também. quem sabe...
o problema é que não dá para testar... só andando mesmo!
valeu pelas dicas.
postarei o resultado em breve

Valeu.
Otávio

kiko ribeiro
16/08/2005, 14:56
galera é o seguinte voce ja calculou quantos wats o seu jeep consome??por exemplo :iluminação sem farol de milha e lamternas so ai vai uns 400wats, ai vc faz as contas de quanto de corrente I= W/V VAI DAR UNS 34 AMPERES divede-se lado direito lado esquerdo da uns 17 /18 amperes para positivos use um bom fio sempre + grosso para os negativos use um fio de bitola + grossa tambem para não aqueser mas eu acho que o LEOPOLDO deu a morta ""defeito"" eu iria direto na chave de ignição eu estou fazendo a parte eletrica do meu 58 boa sorte espero ter ajudado

tavio_g
16/08/2005, 18:37
quanto a corrente, acho que 90a tá de bom tamanho para tocar o farol original,um de milha, px e rádio(sem potencia). Que é o que eu estava usando no momento do black-out!
vou verificar a chave da ignição tb, mas como disse vou começar pelo mais em conta, trocar os fios(qual bitola seria o ideal???) e terminais...
A propósito, qual chave de ignição daria para colocar lá??? a original é boa??
Se precisar trocar, alguém sugere alguma??? Não sei nem quanto custa a original. é cara?

Obrigado

Otávio

tavio_g
26/08/2005, 16:13
No fio que saia da bateria e ia para o painei, havia um tipo de dijuntor.
não sei se posso dizer assim, mas o fio da bateria era parafusado numa ponta dele e na outra saiam todos os fios para os faróis, painel, ignição e etc...
tirei o danando e o problema acabou.
porém por via das dúvidas troquei o cabo que liga o alternador à bateria, pois este qdo comecei a ver estava com uns fios escuros, como se fosse superaquecido.
Depois, conversando com um amigo meu ele estava me explicando sobre a utilização de relés em faróis de milha e etc... existe outra vantagem além da corrente puxada pelo farol(por ex) direto da chave ser trasnferida para a bateria, e a chave dando somente o start???
Tinha uns destes na minha buzina, mas pegou agua, parou de funcionar.
Sendo assim, será que vale a pena???? e se ele queimar??? fico sem o equipamento tb!
outra.. pq será que ele desligava??? muita corrente para ele??? subdimensionado??? ou o jeep tá precisando mesmo da instalação de relés????

valeu pessoal!
abraços!

Otávio

CJ 60
26/08/2005, 17:47
No fio que saia da bateria e ia para o painei, havia um tipo de dijuntor.
não sei se posso dizer assim, mas o fio da bateria era parafusado numa ponta dele e na outra saiam todos os fios para os faróis, painel, ignição e etc...
tirei o danando e o problema acabou.
porém por via das dúvidas troquei o cabo que liga o alternador à bateria, pois este qdo comecei a ver estava com uns fios escuros, como se fosse superaquecido.
Depois, conversando com um amigo meu ele estava me explicando sobre a utilização de relés em faróis de milha e etc... existe outra vantagem além da corrente puxada pelo farol(por ex) direto da chave ser trasnferida para a bateria, e a chave dando somente o start???
Tinha uns destes na minha buzina, mas pegou agua, parou de funcionar.
Sendo assim, será que vale a pena???? e se ele queimar??? fico sem o equipamento tb!
outra.. pq será que ele desligava??? muita corrente para ele??? subdimensionado??? ou o jeep tá precisando mesmo da instalação de relés????

valeu pessoal!
abraços!

Otávio

Falae vizinho.. :concordo: seguinte, praticamente qualquer equipamento que vc ligue no jeep vc DEVE colocar rele, pq? :pensativo:
bom como vc disse, vc alivia a carga em cima da chave, ou seja, supondo que 1 farol de milha consuma algo entre 20A, vc obrigatoriamente teria que ter uma chave q suportasse essa carga, com um o rele no meio do caminho vc pode acionar o farol com uma chave de menos de 1A, pq toda a carga vai ficar no rele, a chave so seve pra vc energizar a bobina interna do rele, bom praticamente é isso.....
Haaaaa. vc disse q o da buzina molhou e pifou né.. bom os relés devem ser postos todos dentro do CJ assim naum se tem esses problemas

[]´s

tavio_g
26/08/2005, 17:59
bom, acho que vou ter mesmo que colocar esses reles...
mas vai ficar um monte de fio... vixe!!!
qual relé é recomendado para este fim??? tenho um sobrando de 40a em casa...
precisa ser mais forte????
outra coisa... como fica a ligação disso na caixa de fusível???? os reles vão antes ou depois do fusível????

ooo vizinho.. aproveitando que vc apareceu por aqui... tava a fim de fazer a trilha do pinheirinho...
qdo vcs pretendem voltar lá??? dá pra pegar uma carona no comboio????
pq lá eu não conheço... ou então, uma planilha de como chegar lá...

valeu!

abraços

Otávio

CJ 60
26/08/2005, 21:22
bom, acho que vou ter mesmo que colocar esses reles...
mas vai ficar um monte de fio... vixe!!!
qual relé é recomendado para este fim??? tenho um sobrando de 40a em casa...
precisa ser mais forte????
outra coisa... como fica a ligação disso na caixa de fusível???? os reles vão antes ou depois do fusível????

ooo vizinho.. aproveitando que vc apareceu por aqui... tava a fim de fazer a trilha do pinheirinho...
qdo vcs pretendem voltar lá??? dá pra pegar uma carona no comboio????
pq lá eu não conheço... ou então, uma planilha de como chegar lá...

valeu!

abraços

Otávio

Grande vizinho.. seguinte, o relê vai ter q ser de acordo com a demanda do equipamento.. mais 40A ta de otimo tamanho normalmente se usa de 30A, bom agora qto se é pos ou antes do quadro de fusíveis vc me pegou..

Bom a trilha do pinheirinho eu naum fui.. pessoal daki já foi umas 2 vezes.. tem uma galera q conhece o lugar já andaram mto lá.. pow dá uma chegada aki de quinta feira conhecer o pessoal ai vc já troca akela ideia com quem conhece lá.. de repente marca alguma coisa !!!

:concordo: