PDA

Ver Versão Completa : CJ 5, fácil de capotar nas curvas?

Samuel Junior
29/08/2012, 12:09
Pessoal nas curvas que faço tentando manter um pouco de velocidade sinto a carroceiria (ou seria todo o conjunto?) puxando bastante na curva. Claro eu sei que o jipe não é um carro que não foi feito para ser forçado na curva, mas de qualquer maneira, me dá uma sensação "estranha" que vai capotar. É real o receio ou é somente sonho meu? rsrs

Dic3
29/08/2012, 12:44
Curvas com o Jeep acima de 40Km/h tem grande probabilidade dos ocupantes encostar a cabeca no chao hahaha

é assim mesmo amigo

Jacimar
29/08/2012, 12:57
Pessoal nas curvas que faço tentando manter um pouco de velocidade sinto a carroceiria (ou seria todo o conjunto?) puxando bastante na curva. Claro eu sei que o jipe não é um carro que não foi feito para ser forçado na curva, mas de qualquer maneira, me dá uma sensação "estranha" que vai capotar. É real o receio ou é somente sonho meu? rsrs

Quando tinha 11 anos e andei a primeira vez no Jeep do meu pai, nos "bancos" sobre as caixas de rodas, lembro da sensação de que aquela p . . . ia tombar durante as curvas, era o primeiro contato que tive com meu pai desde os 2 anos de idade, mas acho que são esses detalhes que me fizeram apaixonar pelo Jeep ! mas dê uma verificada no feixe de molas, pois se na curva os pneus encostarem na caixa de roda é sinal que elas já estão pra lá de cansadas . . . boa sorte e um abraço !

pedro bonadio
29/08/2012, 13:42
Coloque molas de Toyota, esse efeito desaparece. Tenho 2 Jeeps, um com molas de Toy e outro com molas originais.

O com mola de toyota é muito mais confortável e seguro, faço curvas até 100km/h com ele. Já com molas originais, mesma curva faz à 60-70km/h...

jipeirodesdepequeno
29/08/2012, 14:37
Essa sensação de tombar em curvas é típico do willys com suspensão original.
Eu colocaria os feixes de mola pela lateral do chassis, já melhora muuuito, pode ser feito com feixes originais desde que estejam bons.
[]'s

Pablo.pinto2007
30/08/2012, 03:42
É, me parece que a turma não gosta muito da velha e "boa" barra estabilizadora... no meu é suspensão original, e coloquei uma barra estabilizadora.. melhora, tanto quanto colocar a suspensão pra fora do chassis... e dá menos trabalho e acaba saindo mais em conta. E se fosse pra colocar a suspensão original pra fora, eu colocaria logo de toyota... realmente a da toyota fica muito bem, agora lembre-se, a toyota fica bem no CJ pois só colocamos 2 ou 3 lâminas... é isso.

Forte abraço!

Pablo

Samuel Junior
30/08/2012, 12:25
Obrigado pessoal pelas respostas e sugestões. Sou ainda ignorante no mundo jipe, mas já aprendi bastante lendo diversos tópicos aqui no fórum. rsrs

Pablo me desculpa o incômodo, mas vc tem fotos de como fica essa barra estabilizadora? Como disse sou ignorante, só pra ter uma noção. rsrs

É que pelas sugestões apresentadas, a sua parece ser a melhor custo benefício, mais fácil, rápida e econômica de instalar. Não sei quanto a qualidade, mas acredito que não seja ruim já que vc e muitos outros utilizam e pelo que vejo seu jipe é usado em trilhas, o que significa que aguenta o tranco. rsrs

Sikatrizz
30/08/2012, 13:08
Curvas com o Jeep acima de 40Km/h tem grande probabilidade dos ocupantes encostar a cabeca no chao hahaha

é assim mesmo amigo

Capotar, ate carro de F1 capota agora querer fazer curva com jeep "forçando" e Caixão na certa.

pedro bonadio
30/08/2012, 14:15
Barra estabilizadora compromete muito a abertura da suspensão.

M-Beltrame
30/08/2012, 16:45

A estabilizadora compromete a abertura da susp mas pode ser desconectada, colocar a mola pra fora do chassis compromete mais e é definitivo... eu não faria.
Curva a 40km é brabo em, nem com a susp original meu jeep era assim...

T+

Pablo.pinto2007
30/08/2012, 17:14

Bem realmente ela limita, mas nada que soltando um dos lados não resolva... e no meu caso, eu estou fazendo o seguinte... me parece uma combinação perfeita... recentemente bloqueei o diferencial dianteiro por solda (coisa de liso mesmo)... e quase todas as vezes que fiquei encalhado a traseira obedece o nível do carro, justamente por causa da barra estabilizadora que tenta manter o jeep sob o nível, e como só tenho estabilizadora na traseira, o nível que vai "mandar" é o traseiro, então a suspensão dianteira esterça, enquanto a traseira fica sentada, a dianteira "flutua" normalmente com uma roda no ar... o que vai acabar com esse problema, pois bloqueado a outra roda tentará alavancar o carro do buraco... não sei se me diz entender... mas só saberei se estou falando besteira quando for testar... o que vai demorar um pouco pois estou reformando-o...

E como ele está desmontado... bati as fotos separadas com exceção da bieleta... que seria nela que soltamos a barra para usar em trilhas...

367411 A barra, nesse caso é de opala, o mecânico dá fogo nela e deixa ela nesse formato (custo da barra aprox 50,00, mais uns 20 para o soldador dar o esquente...
367410 Bases soldadas na capa do diferencial... muito cuidado onde soldar para não comprometer outras coisas.
367412 No chassis somente furação conforme a bucha da barra estabilizadora (na foto elas ainda estão lá), que não sei de carro é, pelo menos tem que ser do diametro da barra do opala... a mais barata... e tá feito, agora as bieletas eu acho que é de corcel... tenho que confirmar depois se te interessar, ou então, procura uma que mais se adeque a sua adaptação, mas basicamente é isso.

Se tiver alguma dúvida... pode perguntar...

Forte abraço!

Pablo.pinto2007
30/08/2012, 17:26
Um exemplo do que falei em relação à suspensão traseira mandar na dianteira... nessa foto, meu jeep com o pneu de estepe (que é menor), a traseira permanece horizontal e a dianteira somente a suspensão inclina, mas o chassis fica reto (ou quase)...

367413 Notem que a dianteira permanece quase reta, mas o eixo está inclinado... o que sem o bloqueio, se uma das rodas da dianteira flutuar, vc não consegue sair, mas com o bloqueio há alguma chance.
367414 A traseira continua normal também... alinhada!

Isso está com a estabilizadora ligada, e somente na traseira, não tenho na dianteira.

Forte abraço!

valdir rainer
30/08/2012, 19:13

é assim mesmo amigo
Pô Dic3,agora vc chutou o balde em?acima de 40Km/h,kkkkkkkkkkkkk

Samuel Junior
31/08/2012, 11:55
Quando se fala das molas da Toyota, é Toyota Bandeirante ou serve molas da Hilux por exemplo?

Dic3
31/08/2012, 12:04
Pô Dic3,agora vc chutou o balde em?acima de 40Km/h,kkkkkkkkkkkkk

uahuahuauahuauah

pedro bonadio
31/08/2012, 16:12
Toyota Bandeirantes.

Samuel Junior
31/08/2012, 20:44
Obrigado Pedro, vou dar uma "estudada" nos tópicos antigos sobre o assunto.

Robertux
18/09/2012, 21:37
Amortecedores de dupla ação ajudam um pouquinho. Os amortecedores originais do Jeep são de ação simples, só funcionam para fechar, para abrir eles não têm ação, então o lado de dentro da curva é livre para subir. Amortecedores de dupla ação amenizam esse efeito.