Conectar

Ver Versão Completa : Hilux Japa com Mwm 2.8 vou fazer!

Rafael Kuzma
28/08/2012, 19:18
Olá pessoal, ja pesquisei bastante mas não achei ainda nenhuma informação relevante a respeito de tal adaptação.

Tenho uma Japa 1994, na qual eu ja gastei muito em cima do motor e não fica bom. E como eu quero usar essa Pick-up para rebocar o meu Jeep no cambão acredito mesmo que o motor 3L não vai mesmo.
Pensei em colocar os pistoes da 5L (3.0) mas quando o meu motor foi aberto tivemos uma surpresa ja tinha sido emcamisado o 3 cilindro dai eu optei por encamisar todo o bloco comprei um jogo de Pistoes originais STD mas a pick-up aquece muito ferve, ou seja o motor ja ta um lixo, ja riscou as camisas e eu desanimei. sem dizer que até conseguir fazer o motor funcinar um pouco foi gasto 2 jogos de parafusos do cabeçote e umas 5 juntas por que o motor funcionava 1 hora e queimava a junta e ninguem sabia dizer o porque!

Espero que alguem me ajude com algum contato de alguem que tem essa adptacao! como faze-la eu tenho, tenho oficina, e tem um colega meu que ja colocou esse motor em mais de 10 L-200 e Pajeros.]

Abraços!

Leonardo Dic
28/08/2012, 21:40
Rafael, sempre tive vontade de fazer isso na Hilux q tive, mais ela nunca deu problema na minha mão. Eu pensava em colocar o MWM 2.8, o pessoal da Camper já tem pronto a flange tanto pro cambio Toyota 2.8 quanto pro 3.0. Acho q é o caminho mais facil.

Renato Camargo
28/08/2012, 22:38
Rafael já ví uma japa pick-up na oficina do Joãozinho da SOLLO 4WD, só não sei dizer se foi ele ou o proprio dono que fez a adaptação. Mas ficou show de bola e otima adaptação e o dono ficou satisfeitíssimo.

herbs
28/08/2012, 23:29
Rafael, minha opinião certo?

Conheço e já andei em 3 hilux com mwm 2.8, sendo 1 japa cabine simples, 1 japa cabine dupla e outra argentina (as que não é feixe de mola na dianteira) cabine dupla. Posso afirmar que muda completamente o carro, é outra conversa, em resumo fica du kraio.

Eu tenho um Japa cabine dupla e quando perdi o meu motor estava na mesma preparação para colocar um mwm 2.8, mas desisti, acabei fazendo o meu mesmo (só que 3.0) e turbinando. Claro que não ficou 1/3 do que ficaria um MWM, fala em potencia e valor do que gastei.

Porque desisti:
- Como não sou mecânico, muito menos oficina ou conhecimento suficiente para fazer eu mesmo a adaptação, não achei ninguém disposto a encarar o trampo sem me enfiar a faca com cabo e tudo. PS: o cara que fez essas 3 que citei não faz mais essa adaptação, o cara agora só mexe com importados que dá mais $ e menos dor de cabeça
- Para ficar bom, estou falando em adaptação de primeira, tem que trocar muita coisa. Começa com sua caixa de câmbio, 2.8 original do nosso motor não aguenta o torque do mwm. O cambio do 3.0 turbo não aguenta, ele amarra o carro. A melhor combinação é mwm 2.8 mecânico + câmbio e reduzida das toyota 3.0 D4D (das novas).
- Qualquer câmbio, sem ser o original do seu carro, você terá as saidas do cardan do outro lado. Então, você vai ter que inverter a bola do diferencial. Para fazer bem feito vai uma grana e precisa achar um torneiro bom
- Por fim, você vai enfiar um caminhão de $ em um carro 94 que se você não pretende "casar" com ele, não vale a pena. Na hora de revender ninguém vai pagar o preço e ainda por cima ficam na dúvida se a adaptação está bem feita, procedência de motor, etc
- No Detran de SP para regularizar a troca do motor, com o agravante que vc está quase dobrando a cavalaria do carro, você vai ter que ter paciência e saco

O que todos os meus amigos me falaram, eu mandei eles para merda, mas hoje sei que eles estavam certos... pega a grana que você está a fim de gastar e troca por uma mais nova, mais confortável e mais potente.

Espero ter ajudado com minha experiência
Abs

PS: Renato, a que você viu na SOLLO é umas das que citei. Pergunta para ele oq acha dessa adaptação rsrssr ele foi um dos que na epóca me chamou de louco e fez eu desistir da idéia.

Rafael Kuzma
29/08/2012, 09:03
Bom dia.

Grato por todas as respostas, mas meu problema é o seguinte.

Meu motor não presta, e eu não quero trocar essa pick-up por outro carro por que não existe outro compativel (misto de pick-up e Jeep) Pelo contrario dai, vou ficar com um carro com uma mecanica moderna e confiavel em uma pick-up que não tem tanto risco de roubo igual uma SRV nova ou uma Ranger ou por ai vai..

vou montar com esse cambio mesmo, pois meu cambio é bom e no futuro se eu tiver problemas vou para um de bandeirante 5m com transferencia e tudo.

por que entre pagar 12.000 em um velho 3l acho muito mais negocio pagar 10.000 em um MWM sprint 2.8! Ja estudei bem a adaptação, não é o bicho de 7 cabeças não.

Abraços!

Leo Chagas
29/08/2012, 11:09
Rafael, este era meu sonho quando o meu motor foi pro saco, mas acabei comprando tudo novo e até hoje não tive problemas com o motor. Boa sorte na empreitada e nos deixe informado sobre a construção deste sonho! BOA SORTE!

Renato Camargo
29/08/2012, 18:34
Rafael se voce tem tempo senta que lá vem a estoria. Em abril do ano passado rodei + ou - 40 min com a minha japa sem água, era madrugada e eu estava indo trabalhar peguei o rodoanel e trafegava a 120km/h, quando olhei a temperatura o ponteiro já tinha sumido, estava pra trás do ponto vermelho. Pisei na embreagem e o motor morreu, encostei no acostamento e o motor tava travado, meia hora depois ele pegou, mas aí já era tarde saía uma fumaça azul do escapamento. Resultado coloquei ela num guincho e mandei lá pro Joãozinho. Cara azulou tudo, derretou, só se aproveitou o bloco. Mas mesmo assim preferí, retificar esse motor do que me aventurar numa adaptação. Coloquei todas as peças originais, menos o cabeçote e o virabrequim, tudo comprado na Americas. Resultado, deu pau no cabeçote que não circulava oleo e quebrou o comando de valvulas no meio. O pessoal da Americas e o Joãozinho arcaram com o prejuizo, não me deixando pagar nada. O carro ficou otimo, dois meses depois o virabrequim quebrou furando inclusive o carter, e lá vai ela de novo no Joãozinho, mas uma vez ele e o pessoal da Americas deram garantia de tudo, na Americas eu paguei apenas a diferença de preço entre as peças paralelas e as originais pois já tinha aprendido a lição, agora peças só originais. Então meu amigo o melhor a fazer e deixa-la original arrumar um bom mecanico e só usar peças originais. Desculpem o post longo.

Rafael Kuzma
29/08/2012, 19:25
Olá Renato.

Meu caso é o seguinte, meu Bloco é encamisado, ou seja teria que troca-lo pois esse bloco do 3L emcamisado não refrigera direito, eu tenho um senhor radiador de aluminio e o meu motor esquenta.
levando em consideração o valor das peças originais do 3L e das peças originais do MWM acho que é muito mais vantajoso adaptar, levando em consideração que a mesma não é o bicho, é mais fácil do que parece.
Essa ultima vez que fiz o motor só foi usado peças originais. e eu tenho que trocar tudo de volta agora! inclusive o bloco. vou partir para um motor melhor e mais moderno e vou usar o carro por mais uns 10 anos.
Como disse anteriormente eu quero uma pick-up para puxar meu JEEP no tow-bar e que não apanhe muito. com a S-10 2.8 parecia que meu jeep pesava 500kg, Ja com a Hilux dependendo da subida tem que ser na Reduzida. vou juntar a robustez da toyota com a força e giro do Sprint 2.8 que eu acredito ( sem empolgação) que vai ficar um exelente veiculo para o meu uso!

Abraços

Rafael Kuzma
29/08/2012, 19:31
Bom, Ja comecei a transformação.

Amanha se tudo der certo vou postar as fotos das peças que comprei e no decorrer do serviço vou mostrando as coisas..

vou postar uma foto da minha pick-up.

é assim que eu uso ela carregada, viajando e no corre corre do dia dia atras das peças e coisas para a minha oficina!367210

guilhermeabreu
29/08/2012, 19:52
RAFAEL KUZMA

Acabei de fazer o motor da minha SW4 93 2.8 , e quase optei pelo o que vc esta fazendo , boa sorte e conte pra gente como ficou depois .

ABRAÇO

v_jordao
29/08/2012, 20:06
Rafael, pela foto que vc postou, parece curitiba, por acaso sua oficina é das molas kusma?

Rafael Kuzma
29/08/2012, 20:13
Rafael, pela foto que vc postou, parece curitiba, por acaso sua oficina é das molas kusma?

Sim é Molas Kuzma a 52 anos nos coração do Capão Raso.

Rafael Kuzma
29/08/2012, 20:15
RAFAEL KUZMA

Acabei de fazer o motor da minha SW4 93 2.8 , e quase optei pelo o que vc esta fazendo , boa sorte e conte pra gente como ficou depois .

ABRAÇO

Guilherme, descupe ser indelicado mas quanto mais ou menos vc gastou com seu motor??

Eu vou gastar em torno de 10.000 com o mwm no lugar e funcionando ( contando com o motor )

v_jordao
29/08/2012, 20:28
Então Rafael: algum tempo atrás o Dr. guilherme trocou as molas traseiras da sw4 dele e mandou fazer molas novas (espirais) gostaria de saber se na sua oficina vcs já fizeram algo parecido. lembrando que nas sw4 as molas traseiras são em espirais.

Renato Camargo
29/08/2012, 20:34
Rafael me antecipando a pergunta que voce fez ao Dr. Guilherme gastei só de peças em abril de 2011 algo em torno de R$ 12.000,00 só de peças, então acredito que sua empreitada terá um custo beneficio muito bom. E uma atualização do seu veiculo. Boa sorte e mantenha-nos informado.

Rafael Kuzma
29/08/2012, 20:37
Então Rafael: algum tempo atrás o Dr. guilherme trocou as molas traseiras da sw4 dele e mandou fazer molas novas (espirais) gostaria de saber se na sua oficina vcs já fizeram algo parecido. lembrando que nas sw4 as molas traseiras são em espirais.

Eu fabrico molas de laminas de mola para feixes, infelizmente não fabrico moles Helicoidais, mas sei que as SW4 sofrem o problema de fadiga por terem uma mola muito fina para garantir o conforto com o tempo ela fica arriada!!

eu já instalei varias vezes molas da OLD MAN EMU (By arb) em SW4 ótimo produto, não posso dizer o mesmo da Ironman pois para troller e land a mola deles não presta é muito fraca!

Mas a manutenção total dessa suspensão da SW4 agente faz aqui, tenho varios clientes. Ja fizemos calços de lift adaptamos amortecedores maiores fizemos BodyLift buchas especiais dos Links da suspensão traseira!

Abraços!

Rafael Kuzma
29/08/2012, 20:40
Rafael me antecipando a pergunta que voce fez ao Dr. Guilherme gastei só de peças em abril de 2011 algo em torno de R$ 12.000,00 só de peças, então acredito que sua empreitada terá um custo beneficio muito bom. E uma atualização do seu veiculo. Boa sorte e mantenha-nos informado.

É isso que eu quero.
Algo que tenha manutenção mais barata e peças a disposição sem ter que esperar um mes para chegar.

Só para atentar um pistão ORIGINAL MWM com anéis ORIGINAIS MWM custa em torno de 180,00 reais!! Junta do cabeçote em a partir de R$80.00 ORIGINAL MWM! ( preços da FASA em um orçamento de março)

é uma diferença muito grande!

guilhermeabreu
29/08/2012, 22:16
Guilherme, descupe ser indelicado mas quanto mais ou menos vc gastou com seu motor??

Eu vou gastar em torno de 10.000 com o mwm no lugar e funcionando ( contando com o motor )

CARO AMIGO RAFAEL KUZMA

Não vejo indelicadeza na sua pergunta , não entendo pq as pessoas ficam receosas de dizerem o que gastou em seus carros , fique a vontade .

Esta é a 3ªx que faço o motor .

1- A 1ªx foi a 9 anos atras estava com 217.000km rodados , foi por culpa da CCS TOYOTA que qdo troquei a correia dentada , NÃO TROCARAM O ESTICADOR .

2- A 2ªx foi por minha culpa pq o radiador estava vazando e ficava completando água e esqueci de completar por mais de 10x e acabou superaquecendo estava com 307.000km . Ou seja rodou 90.000km sem problema , MAS DEI BOBEIRA .

3- A 3ªx foi pq o VELHO meca que fez da 1ªx e 2ªx deu bobeira grossa , ME SACANEOU BONITO , não colocou as peças que comprei . Mas desta 3ªx fiz com outro meca que acho que ficou bom o serviço .

Na realidade qdo fiz da 1ªx e da 2ªx , eu retifiquei as camisas para 0,50 e usei pistões sob medida , só que estas peças não existem originais e comprei do paralelo , mas as juntas comprei originais TOYOTA , mas o FDP do velho meca me sacaneou e deu um monte de bobeira , como NÃO TROCOU A BOMBA DE ÓLEO QUE COMPREI , NÃO USOU OS PISTÕES COM CANALETAS DE AÇO QUE COMPREI , NÃO USOU A JUNTA DO CABEÇOTE ORIGINAL QUE COMPREI , e com isto a válvula de alívio da bomba de óleo estava emperrada e com isto a luz de óleo custava a apagar e não lubrificava direito .

Mas agora com este novo meca usei PISTÕES , ANÉIS E CASQUILHOS DA MARCA METAL LEVE NACIONAL que é de linha de montagem dos carros nacionais usei todas as juntas da marca SABÓ que tb é de linha de montagem dos carros nacionais , este novo meca tem muito serviço e faz motores díesel todos os dias , pois o nome da oficina é OFICINA DAS VANS . E me deu garantia que o serviço vai ficar bom mesmo usando as marcas METAL LEVE E SABÓ , com isto gastei :

De peças :

Kit de pistões + anéis ........................ R$800,00
Jogo de casquilhos fixos + móveis .......R$350,00
Jogo de juntas SABÓ ..........................R$180,00 juntas do motor e cabeçote
Bomba de óleo completa ORIGINAL .....R$520,00 na FERRAÇO
Frete da bomba de óleo .......................R$85,00
Retífica não sei ainda mas deve ficar ... R$650,00
Kit 4 camisas ......................................R$300,00
Mão de obra , acredito que seja ...........R$1.500,00

TOTAL DE ..........................................R$4.385, 00

Se ficar bom que acredito que sim , ficarei tranquilo e satisfeito por longos 10 anos no mínimo , ou mais 200.000 km pela frente .

ABRAÇO e esteje a vontade para perguntar o que quiser .

Rafael Kuzma
29/08/2012, 23:48
CARO AMIGO RAFAEL KUZMA

Não vejo indelicadeza na sua pergunta , não entendo pq as pessoas ficam receosas de dizerem o que gastou em seus carros , fique a vontade .

Esta é a 3ªx que faço o motor .

1- A 1ªx foi a 9 anos atras estava com 217.000km rodados , foi por culpa da CCS TOYOTA que qdo troquei a correia dentada , NÃO TROCARAM O ESTICADOR .

2- A 2ªx foi por minha culpa pq o radiador estava vazando e ficava completando água e esqueci de completar por mais de 10x e acabou superaquecendo estava com 307.000km . Ou seja rodou 90.000km sem problema , MAS DEI BOBEIRA .

3- A 3ªx foi pq o VELHO meca que fez da 1ªx e 2ªx deu bobeira grossa , ME SACANEOU BONITO , não colocou as peças que comprei . Mas desta 3ªx fiz com outro meca que acho que ficou bom o serviço .

Na realidade qdo fiz da 1ªx e da 2ªx , eu retifiquei as camisas para 0,50 e usei pistões sob medida , só que estas peças não existem originais e comprei do paralelo , mas as juntas comprei originais TOYOTA , mas o FDP do velho meca me sacaneou e deu um monte de bobeira , como NÃO TROCOU A BOMBA DE ÓLEO QUE COMPREI , NÃO USOU OS PISTÕES COM CANALETAS DE AÇO QUE COMPREI , NÃO USOU A JUNTA DO CABEÇOTE ORIGINAL QUE COMPREI , e com isto a válvula de alívio da bomba de óleo estava emperrada e com isto a luz de óleo custava a apagar e não lubrificava direito .

Mas agora com este novo meca usei PISTÕES , ANÉIS E CASQUILHOS DA MARCA METAL LEVE NACIONAL que é de linha de montagem dos carros nacionais usei todas as juntas da marca SABÓ que tb é de linha de montagem dos carros nacionais , este novo meca tem muito serviço e faz motores díesel todos os dias , pois o nome da oficina é OFICINA DAS VANS . E me deu garantia que o serviço vai ficar bom mesmo usando as marcas METAL LEVE E SABÓ , com isto gastei :

De peças :

Kit de pistões + anéis ........................ R$800,00
Jogo de casquilhos fixos + móveis .......R$350,00
Jogo de juntas SABÓ ..........................R$180,00 juntas do motor e cabeçote
Bomba de óleo completa ORIGINAL .....R$520,00 na FERRAÇO
Frete da bomba de óleo .......................R$85,00
Retífica não sei ainda mas deve ficar ... R$650,00
Kit 4 camisas ......................................R$300,00
Mão de obra , acredito que seja ...........R$1.500,00

TOTAL DE ..........................................R$4.385, 00

Se ficar bom que acredito que sim , ficarei tranquilo e satisfeito por longos 10 anos no mínimo , ou mais 200.000 km pela frente .

ABRAÇO e esteje a vontade para perguntar o que quiser .

Guilherme só uma pergunta. seu bloco é ou foi encamisado? o meu ja foi encamisado 2 vezes, ou seja ele ja não presta. aqui em curitiba eu cansei de rodar atras de um bloco bom não existe, o que tem é o motor completo por 12 pau!
Sou sincero em dizer que eu gosto do motor 3L. Conheço uma hilux que rodou mais de 1.000.000 com o motor turbo foi turbinada zero km. é um baita de um motor, mas to certo em dizer que para mim vai ser melhor custo beneficio MWM ja que tenho que comprar praticamente um motor inteiro vou comprar um melhor!

Ezahn
30/08/2012, 11:40
Rafael, qual é a diferença do MWM para o 3L? Potencia? Porque vc fala que vai ficar mais forte?

Rafael Kuzma
30/08/2012, 11:57
Bom o Sprint 2.8 tem aproximadamente 140cv e em torno de 35 m.kgf de torque.

O 3l original tem em torno de 88cv com o turbo deve atingir a marca dos 120 130.

Meus interesses em relação ao Sprint é a faixa de rotação, transmisão por conjunto de engrenagens, ser produzido no Brasil e existir casa de peças ( originais MWM International pelo pais inteiro) e outro ponto importantisimo é que esse motor é mais do que confiavel não que o 3l não seja mas digamos que o 3l já é muito defasado um motor dos anos 70 comparado com um motor da era de 2000 é uma difereça consideravel!
segue em anexo a curva de potencia torque do Sprint 2.8 pena eu não encontrar uma dessas do 3l

Abraços!367344

Renato Camargo
30/08/2012, 12:39
Eu tenho o que veio da minha367354 original e turbinada.

Rafael Kuzma
30/08/2012, 13:57
É realmente a diferença é bem grande!!!

Zani
30/08/2012, 15:18
Estamos na torcida pela sua adaptação, de repente vc vai abrir um precedente para mais gente encarar...acompanhando...
Abraço.

Ezahn
30/08/2012, 22:18
Bom o Sprint 2.8 tem aproximadamente 140cv e em torno de 35 m.kgf de torque.

O 3l original tem em torno de 88cv com o turbo deve atingir a marca dos 120 130.

Meus interesses em relação ao Sprint é a faixa de rotação, transmisão por conjunto de engrenagens, ser produzido no Brasil e existir casa de peças ( originais MWM International pelo pais inteiro) e outro ponto importantisimo é que esse motor é mais do que confiavel não que o 3l não seja mas digamos que o 3l já é muito defasado um motor dos anos 70 comparado com um motor da era de 2000 é uma difereça consideravel!
segue em anexo a curva de potencia torque do Sprint 2.8 pena eu não encontrar uma dessas do 3l

Abraços!367344

Valeu Rafael. Boas informações.

Vc fala em faixa de rotação. Qual é a faixa em ambos os motores?
E vc me diz que este motor não tem correia dentada. É isto?

Só estou querendo aumentar meu conhecimento.

Abraços

guilhermeabreu
31/08/2012, 16:09
Valeu Rafael. Boas informações.

Vc fala em faixa de rotação. Qual é a faixa em ambos os motores?
E vc me diz que este motor não tem correia dentada. É isto?

Só estou querendo aumentar meu conhecimento.

Abraços

EZAHN

Sim o MWM 2.8 sprint NÃO TEM CORREIA DENTADA , ele tem é corrente .

atsf
31/08/2012, 18:00
guilhermeabreu, não seriam engrenagens?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/14611-mwm-2-8-x-powerstroke-2-8-a-5.html#post1654955

DieselPower
31/08/2012, 23:10
Sim, o Sprint possui trem de engrenagens.

guilhermeabreu
01/09/2012, 00:17
Sim, o Sprint possui trem de engrenagens.

Viajei , desculpe minha falha , é por engrenagens sim .

luiz eduardosh
01/09/2012, 12:13
Também acompanhando na medida do possível, rsrsr. Boa sorte no trabalho!!!

sandro_ventania
01/09/2012, 21:24
Acompanhando com muita curiosidade, pois a troca me pareceu muito vantajosa!

fgonelli
02/09/2012, 11:21
Acompanhando com muita curiosidade, pois a troca me pareceu muito vantajosa!

Nã vejo essa vantagem toda. Fora que adaptações desse porte são caras e levam muito tempo para ficar boas.
Se gosta tanto desse motor talvez seja melhor compra uma X terra.
Agora se gosta de fazer adaptação e curte ficar mexendo e regulando o carro por diverção ai eu concordo.

guilhermeabreu
02/09/2012, 14:41
Nã vejo essa vantagem toda. Fora que adaptações desse porte são caras e levam muito tempo para ficar boas.
Agora se gosta de fazer adaptação e curte ficar mexendo e regulando o carro por diverção ai eu concordo.

FGONELLI

Eu fiz uma adaptação deste motor no meu ENGESA tive apenas que trocar a posição dos calços do motor , foi muito simples e neste caso de colocar numa HILUX , SÓ TEM QUE COMPRAR A FLANGE DE ACOPLAMENTO DA CAPA SECA PRO MOTOR , E REPOSICIONAR OS CALÇOS , não é muito complidado não e ficará bom demais .

Não acredito no que falaram que a caixa da HILUX não aguenta este motor pq a caixa da HILUX é até mais forte do que a da S-10 , X-TERRA , TROLLER com este motor .

O caso da sua sugestão é complicado pq para vender a HILUX dele e char uma X-TERRA que esteje boa , é muito difícil de tudo dar certo , alem de que vai gastar até mais grana para fazer este trampo todo , e com mais alguma grana ele faz esta adaptação pq o carro ele ja tem e GOSTA MUITO DO CARRO E COMO ELE FALOU , NENHUM OUTRO CARRO AGUENTA O QUE ESTA HILUX DELE AGUENTA , ele já tem a experiencia dele comprovada que esta HILUX dele é boa e aguenta o tranco com ele . Ele só vai dar mais gas no coração da GUERREIRA dele .

fgonelli
02/09/2012, 19:51
Eu acredito que a caixa TOYOTA aguenta bem o tranco, o problema que eu vejo é justamente o que foi facil no seu engesa.
Se eu não me engano o engesa usa caixa clark que já tem flange para o mwm. Se conseguir um flange que fique legal, qual embreagem usar platô do sprint e disco da toyota ou substituir o primario da caixa? Acho que é muito mais trabalho do que preparar o indestrutivel 3L que por sinal tem mais torque em baixa do que o sprint (perdunte aos usuarios quanto de embreagem os carros com mwm comem em saida na ladeira).

Agora se ele curte desfazer essas encrencas, vai fundo e boa sorte! Afinal tambem acho bem legal! Agora, facil e vantajoso em termos de custo beneficio só se ganhar o mwm de graça!

Mas quando agente quer fazer, que se dane o custo beneficio! E pode contar com nosso apoio!

guilhermeabreu
02/09/2012, 21:34
Eu acredito que a caixa TOYOTA aguenta bem o tranco, o problema que eu vejo é justamente o que foi facil no seu engesa.
Se eu não me engano o engesa usa caixa clark que já tem flange para o mwm. Se conseguir um flange que fique legal, qual embreagem usar platô do sprint e disco da toyota ou substituir o primario da caixa? Acho que é muito mais trabalho do que preparar o indestrutivel 3L que por sinal tem mais torque em baixa do que o sprint (perdunte aos usuarios quanto de embreagem os carros com mwm comem em saida na ladeira).

Agora se ele curte desfazer essas encrencas, vai fundo e boa sorte! Afinal tambem acho bem legal! Agora, facil e vantajoso em termos de custo beneficio só se ganhar o mwm de graça!

Mas quando agente quer fazer, que se dane o custo beneficio! E pode contar com nosso apoio!

FGONELLI

Vc tocou num ponto muitíssimo interessante , falaram aqui que o MWM sprint tem mais torque do que o TOYOTA 3L , tenho os dois , o 3L 2.8 na minha BONEQUINHA ( 77 HP mas com turbina deve estar com 115hp , não tenho como medir ) e o MWM 2.8 sprint no ENGESA ( 132HP ) .

Só que no meu uso do dia a dia que é trabalhar em cidades vizinhas a 60km daqui e nas subidas e subidonas o ENGESA MWM 2.8 132hp fica pra tras , ou seja : PERDE MAIS VELOCIDADE NAS SUBIDAS E SUBIDONAS do que qdo estou com minha velha GUERREIRA SW4 2.8 3L +- 115hp , a SW4 não perde velocidade em subidinhas e muito pouco em subidonas , NESTE ASPECTO , GOSTO MAIS DO MOTOR 3L , mas em arrancadas dentro da cidade o MWM 2.8 é mais elástico , PODE SER TB QUE ESTA DIFERENÇA TODA SEJA PELO MOTIVO DO ENGESA NÃO TER BOA AERODINAMICA E POR TER ALONGADO DEMAIS O DIFERENCIAL , como não é um carro original , não posso fazer este comparativo , MAS AO MESMO TEMPO NÃO TENHO COMO NÃO FAZER COMPRAÇÕES SE TENHO OS DOIS CARROS EM CASA .

E outra , se a relação do diferencial do ENGESA ESTIVER MUITO LONGA ? ELE ANDA A 118KM/H A 3000 RPM E NA SW4 TB A MESMA VELOCIDADE , ou seja a SW4 com 3.000 rpm tb esta a 118km/h . PQ ESTA DIFERENÇA DE DESEMPENHO EM SUBIDAS ENTÃO ???? Se tenho relações diferentes , pneus diferentes , MAS MESMA VELOCIDADE EM MESMA RPM , a relação do diferencial estão equivalentes e não teria pq do ENGESA ( MWM ) perder mais velocidade em subidas do que a SW4 ( 3L ) se ele tem mais torque , isto na minha cabeça , na minha opinião NÃO CONSIGO ENTENDER O MOTIVO DESTA DIFERENÇA DE DESEMPENHO .

Mas é isto , preciso de 2 carros para meu trabalho e carros que quebrem pouco e pouca manutenção e que nunca enguiça no meio da estrada , Logo : tem que ser a DÍESEL , ESTOU MUITO SATISFEITO COM ESTES DOIS GUERREIROS QUE TENHO EM CASA :

O ENGESA 87 - MWM 2.8 sprint turbo/intercooler : o " CORAÇÃO VALENTE " completo de tudo e

A SW4 93 - 3L 2.8 turbo : minha " BONEQUINHA "

OS DOIS SÃO PAIXÕES DE MINHA VIDA .

ABRAÇÃO

Ezahn
02/09/2012, 22:07
Guilerme, este desempenho será que não é pneu muito largo no engesa?

guilhermeabreu
03/09/2012, 10:05
Guilerme, este desempenho será que não é pneu muito largo no engesa?

EZAHN

Acredito que não , pois estava com o 33 , mas agora estou com o 265x75x16 e na SW4 estou com o 255x75x15 .

Acho que é característica do motor mesmo , ou seja : projetos diferentes , desempenhos diferentes .

Apesar do MWM ter mais torque na teoria , NÃO SABEMOS COM QTOS HP E TORQUE QUE ESTA NO 3L COM ELE TURBINADO , logo não podemos afirmar nada .

O certo é que o MWM é mais elástico qdo em baixa velocidade ( pouca força ) e em subidas/subidonas e retomadas a 80/90km/h para 110/120km/h ( mais força ) o 3L tem melhor desempenho . É nítido isto , olha que não estou falando de carros dos outros , eu falando de dois carros que possuo e gosto muito dos dois , mas cada um com sua característica própria de desempenho .

fgonelli
03/09/2012, 12:14
Galera estou pesquisando para poder ajudar e não falar besteira como já fiz.
O mwm tem bons 34mkgf a1800rpm. O que acontece é que os carros que o possuem tem a relação muito longa.
Eu ainda não consegui descobrir a faixa de rpm do mwm alguem sabe?

guilhermeabreu
03/09/2012, 14:09
O mwm tem bons 34mkgf a1800rpm. O que acontece é que os carros que o possuem tem a relação muito longa.

FGONELLI

As S-10 , TROLLER e X-TERRA que tem este motor tem relação de diferencial mais curta do que tenho no ENGESA isto pq a caixa de marca destes carros tem 5ª OVERDRIVING e o ENGESA tem 5ª marcha 1:1 , por isto tive que colocar relação de diferencial mais longa para poder andar a 120km/h na faixa dos 3.000 rpm .

Qdo coloquei o MWM no ENGESA , tinha a relação original que era 9:44 e o ENGESA era um canhão , FAZIA DE 0 A 80 KM/H EM 6 SEGUNDOS , MAS NÃO PASSAVA DE 90 KM/H de velocidade cruzeiro a 3.500 rpm , final de 103km/h a 4.000 rpm.

zelucas
03/09/2012, 16:01
Acho perda de tempo comparar os dois motores sendo que depende de como foi feita a adaptação/preparação dos mesmos, a verdade é que o MWM pode ir mais longe por ser um motor feito pra aguentar a pressão do turbo, podendo rodar tranquilo com mais de 160cv enquanto o 3L o recomendado é abaixo de 130cv como potência segura. Pra adaptar um MWM vai ter que trocar o câmbio também porque o original da hilux não vai aguentar. Eu tenho um troller 2.8 mas evito comparar com a hilux por ser 400kg mais pesado além de terem relações do diferencial diferentes.

[]s

pedro bonadio
03/09/2012, 17:38
Só que seu câmbio do Engesa a 5ª é 1:1 né...

Rafael Kuzma
03/09/2012, 17:40
Olá pessoal.

Este tópico ta mexendo com o pessoal!

Só quero deixar claro o seguinte. O principal motivo da troca do motor é que o meu 3l não presta mais, meu motor era muito bom quando era bom, agora com bloco condenado sai mais caro o molho que o peixe.
Optei pelo MWM Sprint pela facilidade de encontrar suas peças de reposição. E pelo custo de manutenção ser muito baixo.

agora to cheio de serviço mais tarde coloco um post mais elaborado!

guilhermeabreu
03/09/2012, 19:40
Acho perda de tempo comparar os dois motores sendo que depende de como foi feita a adaptação/preparação dos mesmos, a verdade é que o MWM pode ir mais longe por ser um motor feito pra aguentar a pressão do turbo, podendo rodar tranquilo com mais de 160cv enquanto o 3L o recomendado é abaixo de 130cv como potência segura. Pra adaptar um MWM vai ter que trocar o câmbio também porque o original da hilux não vai aguentar. Eu tenho um troller 2.8 mas evito comparar com a hilux por ser 400kg mais pesado além de terem relações do diferencial diferentes.

[]s

ZELUCAS

Com todo respeito , não concordo com vc no aspecto de que o cambio HILUX 2.8 não aguente o MWM 2.8 original com 132hp , pois como falei o cambio da HILUX é famoso por ser resistente tão qto aos cambios das S-10 , TROLLER E FRONTIER com este mesmo motor .

ZELUCAS , sei que não devo fazer comparações destes dois motores nos dois carros que tenho pq são projetos de carros totalmente diferentes como aerodinamica e tb com motores de concepção totalmente diferentes tb , MAS SÃO DOIS CARROS COM MOTORES A DÍESEL 2.8 E QUE TEM PRATICAMENTE O MESMO PESO , LOGO NÃO POSSO DEIXAR DE COMPARAR O DESEMPENHO DOS DOIS POIS TRABALHO NOS DOIS NOS MESMOS PERCURSOS .

Por isto minha citação de comparação . Mas sei que não é a comparação correta . Pois a correta seria um mesmo carro com motores diferentes .

ABRAÇO e não me leva a mal .

zenzen 4x4
03/09/2012, 19:47
Pra adaptar um MWM vai ter que trocar o câmbio também porque o original da hilux não vai aguentar.
Duvido!
Tenho uma ZJ 97 com Motor da S10 2005 com BI, e câmbio da Toyota SW4, já foram mais de 30 mk. rodados,Bota Cãmbio nisso!

guilhermeabreu
03/09/2012, 19:50
Pra adaptar um MWM vai ter que trocar o câmbio também porque o original da hilux não vai aguentar.
Duvido!
Tenho uma ZJ 97 com Motor da S10 2005 com BI, e câmbio da Toyota SW4, já foram mais de 30 mk. rodados,Bota Cãmbio nisso!

SÓ CONFIRMANDO MINHA OPINIÃO

Este é o relato de um que tem esta configuração e vai aparecer mais ainda relatando a mesma coisa .

fgonelli
03/09/2012, 20:27
Duvido!

Como vc fez o acoplamento do motor no cambio? E de qual ano é a sw4 ex-dona do cambio?

sandro_ventania
03/09/2012, 20:54

Fgonelli, eu não sou mecânico e tenho pouca experiencia com carros a diesel...quando eu me expressei que achava a troca vantajosa, foi pensando no que foi exposto.
Potencia - MWM 132hp contra 88hp do 3L.
Valores das peças de reposição e facilidades de encontra-las para o MWM.
No MWM não há o temor da correia dentada igual tem no 3L.
Tão robusto e confiavel quanto o 3L.
Isso considerando que vá ter que comprar um motor ou gastar no 3L o mesmo que comprar e adaptar um MWM.

Será que estou equivocado nessas ponderações?

Rafael Kuzma
03/09/2012, 21:08
Olá Pessoal.

Hoje o motor da Hilux já foi tirado. (amanha eu devo fotgrafar.

Vou fazer os suportes do motor novos e fazendo com que eles cheguem até os suportes originais assim evitando a alteração no chassis do veiculo.

dimencionalmente os dois motores são bem semelhantes então acredito não ter grande trabalho para coloca-lo no cofre.

Já adiantando o trabalho estou planejando o Intercooler.

Em relação ao cambio eu acredito que ele aguente o tranco sim. Se não aguentar mais pra frente agente troca.
o que eu quero é ter um carro que seja misto de Pick-up e Jeep para uso triplo (Serviço, Lazer e apoio nas provas que eu participo com meu Willys) e não consigo ver um carro melhor e mais apropriado do que essa Hilux!

abraços!

DieselPower
03/09/2012, 22:14

No motor mecânico, pico de potência de 132 cv a 3.600 RPM.

Loras
04/09/2012, 01:36
Converse com o Rodrigo da CJ CheckUP.

Ele tem essa flange de adaptação pronta. Aliás, é a configuração que usa na Camper dele.

A caixa de Hilux dá conta do recado!!! Já tem viatura com motor 14B turbinado, S4T, entre outros rodando com ela... e até agora 100%.

Abs.

zenzen 4x4
04/09/2012, 07:43
Como vc fez o acoplamento do motor no cambio? E de qual ano é a sw4 ex-dona do cambio?

Capa Seca da C 20 modificada especial para esta configuração, embreagem da S10, só foi trocado o miolo do disco da S10 x miolo da Hilux.
O câmbio e a CT é da SW4 2001.
Qualquer dúvida é só perguntar!
abraços!

fgonelli
04/09/2012, 14:35
Fgonelli, eu não sou mecânico e tenho pouca experiencia com carros a diesel...quando eu me expressei que achava a troca vantajosa, foi pensando no que foi exposto.
Potencia - MWM 132hp contra 88hp do 3L.
Valores das peças de reposição e facilidades de encontra-las para o MWM.
No MWM não há o temor da correia dentada igual tem no 3L.
Tão robusto e confiavel quanto o 3L.
Isso considerando que vá ter que comprar um motor ou gastar no 3L o mesmo que comprar e adaptar um MWM.

Será que estou equivocado nessas ponderações?

Desculpe Sandro,
Mas no caso do Rafael que até o bloco do motor foi perdido eu concordo com vc! Apesar do transtorno dessa adaptação, pelo o que já apareceu de gente que fez e usa essa configuração, vai ficar ótimo.

Uma dúvida minha as s10 antigas e os primeiros troler que vinhan com esse motor tinham apenas 114hp o que mudou? Gerenciamento eletronico da BI?

fgonelli
04/09/2012, 14:42
Rafael, já comparou a relação de diferencial para ver se vai ficar muito presa? Sabe qual é a relação de diferencial do seu carro?

zelucas
04/09/2012, 14:52
Capa Seca da C 20 modificada especial para esta configuração, embreagem da S10, só foi trocado o miolo do disco da S10 x miolo da Hilux.
O câmbio e a CT é da SW4 2001.
Qualquer dúvida é só perguntar!
abraços!

Ia te perguntar mas nem precisou, o seu câmbio é de uma SW4 2001 que saía no motor 1kzt-e de 115cv, não tem como comparar com a hilux do criador do tópico.

[]

Loras
04/09/2012, 15:01
Até onde sei... os câmbios são equivalentes em termos de resistência.

A caixa de redução das antigas é mais resistente com certeza!!! (engrenagem ao invés de correntes como nas >98).

Abs.

zelucas
04/09/2012, 15:36
Tá bom, vamos aos fatos, quem já viu hilux com MWM e câmbio original usada ''no pau'' e aguentou? Eu já vi uma quebrá-lo ao vivo, por isso mudei de ideia a respeito. A CT, os eixos e tudo mais com certeza aguenta mas o câmbio...

[]s

Rafael Kuzma
04/09/2012, 15:50
Tá bom, vamos aos fatos, quem já viu hilux com MWM e câmbio original usada ''no pau'' e aguentou? Eu já vi uma quebrá-lo ao vivo, por isso mudei de ideia a respeito. A CT, os eixos e tudo mais com certeza aguenta mas o câmbio...

[]s

Cara eu queria muito ver uma!!!

tanto é que pra poder ver vou ter que montar uma.
o que o dono do carro tem que saber é que tem que manerar na tocada!

enquanto o cambio aguentar eu vou usar esse mesmo.
Tive uma S-10 HSD 4x4 que foi colocado pistao e virabrequim da powerstroke tinha uma puta pegada a pick-up tinha aquele cambio mazda. todo mundo falou que o cambio não ia aguentar por que é fraco ja pro 2.5 e bla bla bla. e eu viajei um monte, usei no serviço reboquei o Jeep e nunca quebrou! alias até hoje está Ok eu vejo essa pick-up todo dia. falei com o dono ele usa ela pra puxar um barco inclusive ele até instalou o Intercooler. pode ser que quebre um dia, mas até lá ja rodou bastante.

Tenho certeza que o cambio de Hilux é melhor que este cambio Mazda. meu cambio é zero ja revisei ele não tava em condição de novo não apresentou nenhum desgaste se quer.

Rafael Kuzma
04/09/2012, 16:19
Ai vai algumas fotos!

Ah só pra lembrar temos essas peças a venda!

Motor de arranque 3l ( feito a 2 meses atras )
Alternador (Revisado e trocado todos os rolamentos em março)
Bomba Injetora 3L ( na garantia ainda )
Kit de coletor pra turbo mais aerokip mais duto de pressao do turbo
Cabeçote novo com 3 semanas de uso.
Polia dianteira do motor original Toyota
Bomba hidraulica (funcionando ok)
Compressor do Ar Condicionado ( está funcionando ok )
Virabrequim STD original TOYOTA ( pode ser que tenha que retificar mas a medida atual é STD )
Volante do motor retificado e balanceado. (vai de brinde a embreagem que deve ter uns 1.500 KM)

O motor sem o cabeçote é o MWM
o outro é o 3l

Na foto que aparece a pick-up carregada ela só esta com 1.350 kgs de cimento e cal na caçamba!

368743368744368745368746368747368748368749

zelucas
04/09/2012, 16:34
Qualquer dúvida mande mensagem privada para o usuário Athos_f ele já fez essa adaptação em uma hilux.

[]s

Rafael Kuzma
04/09/2012, 16:38
Zélucas,

Sem crise estou me saindo bem nessa adaptação. quem está fazendo pra mim é um colega de profição já colocou esse motor em muitas L-200 na verdade a flange já está pronta o que está sendo confeccionado é os suportes do motor.

um abraço!

DieselPower
04/09/2012, 22:31
Uma dúvida minha as s10 antigas e os primeiros troler que vinhan com esse motor tinham apenas 114hp o que mudou? Gerenciamento eletronico da BI?

Amigão, a S-10 nunca teve 114 cv, quando saiu com o Sprint, já era declarado 132 cv.
Já sobre o Troller, nunca havia ouvido falar sobre isso...

DieselPower
04/09/2012, 22:32
Ai vai algumas fotos!

Ah só pra lembrar temos essas peças a venda!

Motor de arranque 3l ( feito a 2 meses atras )
Alternador (Revisado e trocado todos os rolamentos em março)
Bomba Injetora 3L ( na garantia ainda )
Kit de coletor pra turbo mais aerokip mais duto de pressao do turbo
Cabeçote novo com 3 semanas de uso.
Polia dianteira do motor original Toyota
Bomba hidraulica (funcionando ok)
Compressor do Ar Condicionado ( está funcionando ok )
Virabrequim STD original TOYOTA ( pode ser que tenha que retificar mas a medida atual é STD )
Volante do motor retificado e balanceado. (vai de brinde a embreagem que deve ter uns 1.500 KM)

O motor sem o cabeçote é o MWM
o outro é o 3l

Na foto que aparece a pick-up carregada ela só esta com 1.350 kgs de cimento e cal na caçamba!

Tenho interesse no compressor do AC.
Está roncando?
Em que cidade você se encontra?
Se for possível, me envia o valor por MP.
Abraço.

Renato Camargo
04/09/2012, 23:11
Rafael esqueci de perguntar, mas o motor MWM não é mas alto que o da Toyota? Me parece que voce vai ter que fazer alguma coisa no capô.

Rafael Kuzma
04/09/2012, 23:16
Renato.

Dimencionalmente os motores são muito semelhantes tirei todas as medidas com os motores fora e tal . acredito que não vai ser necessário. Só o Intercooler que não vai poder ser em cima do motor como é na frontier ou nas hilux novas.

Mas pretendo fazer um Intercooler la na frente embaixo do parachoque!

abraço!

Renato Camargo
04/09/2012, 23:24
A minha é assim368800,até a placa foi colocada mas embaixo.

guilhermeabreu
05/09/2012, 10:50
Amigão, a S-10 nunca teve 114 cv, quando saiu com o Sprint, já era declarado 132 cv.
Já sobre o Troller, nunca havia ouvido falar sobre isso...

AMIGO DIESELPOWER

Na época qdo saíram os TROLLERs com o MWM 2.8 , ACHO , DIGO ACHO que era exigencia do governo , em ter que reduzir a potencia deste motor qdo aplicado nos TROLLERs , logo : é correto que este motor nas S-10 tinha 132 HP e nos TROLLERs 114hp ou 115hp , mas era isto mesmo .

Rafael Kuzma
05/09/2012, 18:59
AMIGO DIESELPOWER

Na época qdo saíram os TROLLERs com o MWM 2.8 , ACHO , DIGO ACHO que era exigencia do governo , em ter que reduzir a potencia deste motor qdo aplicado nos TROLLERs , logo : é correto que este motor nas S-10 tinha 132 HP e nos TROLLERs 114hp ou 115hp , mas era isto mesmo .

Tem um troller 2002 2.8 aqui na oficina com 132 cv no documento!

fgonelli
05/09/2012, 19:12
Antes que eu comesse a passar por maluco. Tá aqui onde eu vi isso:
Testes: Troller T4-M 2.8 turbodiesel | QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_143120.shtml)

Pode estar errado tambem!

Ezahn
05/09/2012, 22:47
O Defender 2009 não vem com este motor tb? Ele tem 110 cv no doc.

DieselPower
05/09/2012, 22:48
Antes que eu comesse a passar por maluco. Tá aqui onde eu vi isso:
Testes: Troller T4-M 2.8 turbodiesel | QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_143120.shtml)

Pode estar errado tambem!

Sei lá,
Depois que o figura disse que o veículo é equipado com motor MWM "Sprinter", perdeu completamente a credibilidade.
Não sabe nem o nome do motor, será que está informado sobre a potência?
Além disto, cita a potência máxima a 3.200 RPM, 400 antes do motor utilizado na S-10, Nissan´s e etc...

Rafael Kuzma
06/09/2012, 10:08
Sei lá,
Depois que o figura disse que o veículo é equipado com motor MWM "Sprinter", perdeu completamente a credibilidade.
Não sabe nem o nome do motor, será que está informado sobre a potência?
Além disto, cita a potência máxima a 3.200 RPM, 400 antes do motor utilizado na S-10, Nissan´s e etc...

Acho que o MWM Sprinter é pra acabar!
quantas vezes eu já escutei isso. mwm sprinter 6 cilindros.... imagine o que anda essa Sprinter os passageiros chegam antes do horario marcado!

brincadeiras a parte o feriadao está ai e o Projeto vai descansar hoje só vai voltar a ativa segunda feira!

Rafael Kuzma
06/09/2012, 10:10
chegou um troller 2005 aqui 2.8 está constando 114cv no documento!!

isso é só lorota pra enganar a fiscalização

fgonelli
07/09/2012, 12:18
Concordo, Rafael. Deve ser algum problema burocraticos que não tem nada a ver com o motor.

Rafael Kuzma
12/09/2012, 20:29
Bom pessoal

O motor ja está no lugar, está sendo definida a altura dos suportes para que fique uma distancia boa entre o carter e o eixo dianteiro.

Com isso vou jogar todo o conjunto mecanico 70mm mas para tras do que o original, pra mim vai ser de grande valia pois a alavanca de cambio vai afastar bastante do painel e ficar mais perto do meu corpo melhorando o conforto.

quanto a os cardans ja ia ter que mecher mesmo então é só alongar o dianteiro e encurtar o traseiro.

Flange feita usando a capa seca original do cambio! assim ficou uma adaptação mais limpa pois a capa seca GM não fica legal no cofre da Hilux

embreagem foi usado um disco de Hilux 3.0 D4D que coube como uma luva no plato do MWM

segue algumas fotos de péssima qualidade mas o suficiente para matar a curiosidade!

[]'s 370153370152370154370155

Leo Chagas
13/09/2012, 10:03
Rafael, bom dia!
Com este modelo de adaptação você terá que inverter a posição das bolas do eixo rígido?
As saídas continuarão as mesmas?
Obrigado

Renato Camargo
13/09/2012, 13:10
"segue algumas fotos de péssima qualidade mas o suficiente para matar a curiosidade!"

Não seria para atiçar a curiosidade.

Rafael Kuzma
13/09/2012, 19:16
Rafael, bom dia!
Com este modelo de adaptação você terá que inverter a posição das bolas do eixo rígido?
As saídas continuarão as mesmas?
Obrigado

Olá Leo

Não vou ter que inverter as "bolas" por que vou usar o cambio original!!

cara não vejo a hora de andar nessa pick-up!

Mathias
14/09/2012, 10:42
Olá Leo

Não vou ter que inverter as "bolas" por que vou usar o cambio original!!

cara não vejo a hora de andar nessa pick-up!

Rafael,

Estou acompanhando esse tópico e também estou muito curioso em ver este carro pronto com o motor MWM e cambio original.

têm um amigo meu que tem o conjunto MWM e cambio da 3.0

O que gostaria de comentar a voçê que ele conseguiu instalar o intercooler frontal (igual troller ) com o recuo do motor, ficou muito bom !

vai ter intercooler a sua ?

abraço

Mathias
Hilux Cd 4x4
"Miúda"

Rafael Kuzma
14/09/2012, 16:57
Rafael,

Estou acompanhando esse tópico e também estou muito curioso em ver este carro pronto com o motor MWM e cambio original.

têm um amigo meu que tem o conjunto MWM e cambio da 3.0

O que gostaria de comentar a voçê que ele conseguiu instalar o intercooler frontal (igual troller ) com o recuo do motor, ficou muito bom !

vai ter intercooler a sua ?

abraço

Mathias
Hilux Cd 4x4
"Miúda"

Olá vai ter intercooler sim vai ficar na frente embaixo do parachoque. mas eu vou demorar um pouco para instalar o mesmo pois quero fazer o parachoque com o suprte pro meu guincho e tal..

depois eu posto mais detalhes!

herbs
23/09/2012, 20:47
E aí como ficou o motor com a cx original?

Zani
23/09/2012, 22:08
Os amigos poderão fazer "test drive"?
Abraço.

Rafael Kuzma
24/09/2012, 19:36
Olá pessoal

Então. o motor está montado no lugar e definitivo.

Amanha a pick-up vai ao eletricista fazer as ligações do alternador luz de oleo motor de partida, apos isso vai ao bombista para a sua 1° funcionada.

estive ausente por que me dediquei ao maximo para o serviço ficar show de bola e eu nunca mais precisar abrir o capo da Pick-up que não seja para conferir a agua e o oleo!

daqui a pouco segue as fotos da "Railuques Dabriueme"!

Leo Chagas
25/09/2012, 09:35
Não esqueça de colocar as fotos!

Rafael Kuzma
05/11/2012, 17:14
Não esqueça de colocar as fotos!

Olá Pessoal

depois de mais de um mes sem aparecer por aqui... mas enfim minha pick-up está pronta!!

Só tenho uma coisa a dizer!
FICOU SENSACIONAL!!! me arrependo um monte de não ter feito isso antes.

o torque ficou exelente ficou super elastica para usar no transito e exelente para ultrapassagens!

vou colocar uma foto depois eu falo mais sobre o brinquedo!

ps fotos de pessima qualidade, quero ver se hoje pego minha camera pra tirar fotos boas!
379110379111

Guiga Tostes
06/11/2012, 17:22
Olá Pessoal

depois de mais de um mes sem aparecer por aqui... mas enfim minha pick-up está pronta!!

Só tenho uma coisa a dizer!
FICOU SENSACIONAL!!! me arrependo um monte de não ter feito isso antes.

o torque ficou exelente ficou super elastica para usar no transito e exelente para ultrapassagens!

vou colocar uma foto depois eu falo mais sobre o brinquedo!

ps fotos de pessima qualidade, quero ver se hoje pego minha camera pra tirar fotos boas!

Show de bola Kuzma!!! :palmas:

Mande mais fotos e um belo relato com suas impressões quanto ao desempenho do novo coração da japinha!

Abrs

Renato Camargo
07/11/2012, 12:54
Rafael você conseguiu manter o ar quente e o ar condicionado?

Ricardão4x4
20/11/2012, 23:49
Pessoal, boa noite.

Estive na oficina do Rafel vendo a adaptação da Japa com MWM. Ficou de fato muito legal.
Atualizando o povo:
* o MWM tem praticamente as mesmas dimensões do original japa e com 27 kg a menos! E 42 CV a mais, assim como quase o dobro do torque, que passam dos 17 aos 32 kgf.m
* consegue viajar, inclusive subindo a serra vindo da praia em 5a marcha
* velocidade de fato continua limitada, aliás como deve ser. Em algum lugar do fórum, acho que naquele sobre a troca dos 2.8 pelo 3.0 turbodiesel, a dica era trocar também o câmbio caso quisesse velocidade de cruzeiro mais alta. Na minha Japinha vermelha SW 95 sem turbina, não consigo passar dos 115 km/h. Com MWM conseguiria e sem riscos de esquentar o cabeçote, no caso da minha, de alumínio com batentes de válvula de aço!
* O câmbio Toyota original está aguentando bem o tranco com o torque mais alto do MWM.
* cortou por dentro a grade dianteira para adaptar a ventoinha do ar condicionado. Aliás, Renato, te respondendo, faltam as mangueiras mais longas (no MWM, o compressor fica do lado esquerdo do motor, lado oposto do original japa).
* modificou o suporte do próprio motor MWM, mantendo assim a posição original dos suportes e coxins da viatura.
* um amigo dele fez em torno CNC o flange para adaptar o motor ao câmbio, item importante e que tem de manter bem o alinhamento para não "detonar" a embreagem.
* Outra dica do Rafael é, em se podendo escolher, comprar um de MWM de S10 por ser o mais próximo e fácil de adaptar. Sobre o disco de embreagem, adaptou o miolo do disco original e que encaixa no eixo piloto, num da S10 (Rafael, por favor, me corrija se estou errado!)
* um motor desses já revisado e garantido não sai por menos de 10 latas. Rafael calcula mais umas 3 a 3,5 latas de adaptação, incluíndo aí o flange. Então a brincadeira não sai barata mas de fato a viatura é menos visada ao roubo (seguro mais barato ou mesmo arrisca-se ficar sem ele) e tem um misto de veículo e jipe com muito torque e agilidade tanto na cidade, trilhas quanto estrada, bem legal. Concordo com os argumentos.

Então, show de bola. E antes de encerrar vale o outro argumento forte. Nós, amantes das japas, sejam elas pick ups ou SWs, podemos continuar fiéis sem gastar uma grana para manter o caro em peças e fraco motor original, que aliás faz tanta fumaça que por onde passo, não há dengue !!!! Rafael comenta que gastou frouxo praticamente o equivalente a essa adaptação tentanto ressuscitar o original. Se tivesse ido antes ao MWM, teria tido enorme satisfação mais cedo!!!!!

Mais outro detalhe, li em algum lugar que a legislação permite adaptação de motores com diferença para mais ou para menos de até 10% do original, o que não é o caso. Mas aqui o problema pode vir a ser a documentação de transferência (mantenham o motor original!!!!). Problema com a polícia não creio, desde que o proprietário da viatura esteja devidamente documentado e portando a nota fiscal de compra do motor adaptado. Também vale a argumentação da falta de peças de reposição e/ou o elevado custo para a obtenção.

É isso aí. Bacana mesmo a adaptação. Parabéns, Rafael, muito obrigado pelas dicas e um abraço!!!!

Leo Chagas
21/11/2012, 09:28
Pessoal, boa noite.

Estive na oficina do Rafel vendo a adaptação da Japa com MWM. Ficou de fato muito legal.
Atualizando o povo:
(...)
É isso aí. Bacana mesmo a adaptação. Parabéns, Rafael, muito obrigado pelas dicas e um abraço!!!!

Tem 01 ano que fiz o meu motor por completo, se soubesse dessa possibilidade de adaptação não pensaria duas vezes em colocar o MWM na Japa. Gastei aproximadamente 13/14 latinhas!
Ricardo obrigado pelo relato, pois o mesmo certamente influenciará na decisão de troca ou retífica do motor original das Japas!

EvandroSTM
12/04/2013, 22:20
Olá, vc tem um mel com bi da Toyota? Eh isso mesmo, conte mais.

EvandroSTM
12/04/2013, 22:39
Olá, vc tem um mwmu com bi da Toyota? Eh isso mesmo, conte mais.

Duvido!
O post correto eh este.

zenzen 4x4
13/04/2013, 12:18
O que
quiz dizer é que tenho uma Grand Cherokee Limited 97, onde coloquei um motor MWM 2.8 com Bomba Injetora ano 2005,portanto dos ultimos fabricados com BI,e, Câmbio da SW 4 2002.
Tá Perfeito, já rodei mais de 40 Mk.e é só alegria.

Ezahn
14/04/2013, 14:52
Rafael, show de bola hem. Agora dá para considerar trocar as coroas e pinhão pela da V6. Vai ficar muito boa de estrada e de trilha tb.

EvandroSTM
15/04/2013, 00:19
O que
quiz dizer é que tenho uma Grand Cherokee Limited 97, onde coloquei um motor MWM 2.8 com Bomba Injetora ano 2005,portanto dos ultimos fabricados com BI,e, Câmbio da SW 4 2002.
Tá Perfeito, já rodei mais de 40 Mk.e é só alegria.

Blz, obrigado pelo esclarecimento, sou novo no mundo 4x4 e no mundo diesel.

F. Oliveira
15/04/2013, 19:52
Blz, obrigado pelo esclarecimento, sou novo no mundo 4x4 e no mundo diesel.

Evandro, vc q estava em Imperatriz-MA atras de uma SW4 pra cortar o parazão?

EvandroSTM
18/04/2013, 21:30
Não era eu, a minha comprei emSantarém mesmo, mas todo mês rodo de Santarém a Altamira,1050 km
Ida e volta, acho então que cruzo o Pará, rsrsrs.

F. Oliveira
19/04/2013, 12:31
Pqp...isso sim eh trecho!!! Kkkkkkkkk

zelucas
28/05/2013, 17:43
Em breve mais uma hilux vai ter o MWM 2.8, já foi tirado o motor original e só falta a flange para adaptar ao câmbio original. O MWM é o eletronico que saiu na frontier attack e s-10, que vem com injeção common rail e uns cavalinhos a mais (10cv), mas dizem ser mais econômico, pelo menos os sem chip. Quanto ao peso do motor acho que irá aumentar ao contrário do que foi dito antes, pelo menos é o que parece por ter uma embreagem bem maior e todo o sistema do turbo...

[]s

Renato Camargo
28/05/2013, 19:24
Por favor, depois de pronto coloque aqui pra gente sua impressões, não faça como nosso amigo que nos deixou na saudade. Acho que pra quem gosta da Hilux, esse é o melhor investimento pra quem perdeu o motor.

HERICK
28/05/2013, 20:09
Zelucas vou acompanhar essa mudança, Parabéns pela empreitada! Com certeza vai ficar animal!!!

hugo.morais
29/05/2013, 08:30
Zé Lucas,

Quem tem esse flange é o Rodrigo Cibotto, da CJ Checkup (CJ CHECK-UP Centro Automotivo no KM 18, oficina mecânica no jardim das flores em Osasco (http://www.cjcheckup.com.br)) ele tem essa configuração na camper dele, motor MWM 2.8 + cambio da Hilux.

Abraços e boa sorte!

Hugo

LucasCarenhato
29/05/2013, 16:18
Em primeiro lugar parabéns pela adaptação e pela coragem de fazê-la.

Tenho uma Hilux CD 1994 Turbinada há um ano, rodando com Pneu 35, uso no dia a dia e em trilhas leves.

A bomba está "um pouco" aberta pra dar conta do recado e ai fui alertado quanto a durabilidade do motor que, segundo o proprietário anterior, já foi feito mas ele não sabe como.

Então pintou um negócio em uma mecanica completa de Troller 2004 (completo mesmo, rodando, só que com docs baixados). O motor ta um canhão, 180cv e a idéia era jogar ele pra Toy sem medo.

Mas quando o Troller chegou, me deu pena de desmanchar pois da pra fazer ele rodar tranquilo (só tem o pequeno problema dos docs).

Quero a opinião de vcs:
Opção 1. Faço a troca de motor na Toy e monto o conjunto do troller com algum outro (a gasolina provavelmente, Vortec V6 talvez) pra fazer trilha sem documento (mas tudo legal, com nota)

Opção 2. Deixo tudo como está e tento legalizar esse Troller (ai a pergunta é "como?") e confio no 2.8 Toyota

Me ajudem a decidir. Enquanto isso vou andando com a azulona da foto e deixo o "resto" guardado.414379

zelucas
29/05/2013, 21:35
Segue a foto comparando os dois motores

EvandroSTM
01/06/2013, 13:52
Mais um que nos deixa com agua na boca, nao esqueça de postar tudo, ateh o fim, passando pelo detran, abraço.

Mantiqueira
01/06/2013, 14:40
Segue a foto comparando os dois motores
Zelucas, se possível, caso haja possibilidade e oportunidade, tente pesar os dois motores. Estamos :drool:.

elmestizo
02/06/2013, 11:08
assinado... parabéns pelos trabalhados!!!

guilhermeabreu
02/06/2013, 12:44
Em primeiro lugar parabéns pela adaptação e pela coragem de fazê-la.

Tenho uma Hilux CD 1994 Turbinada há um ano, rodando com Pneu 35, uso no dia a dia e em trilhas leves.

A bomba está "um pouco" aberta pra dar conta do recado e ai fui alertado quanto a durabilidade do motor que, segundo o proprietário anterior, já foi feito mas ele não sabe como.

Então pintou um negócio em uma mecanica completa de Troller 2004 (completo mesmo, rodando, só que com docs baixados). O motor ta um canhão, 180cv e a idéia era jogar ele pra Toy sem medo.

Mas quando o Troller chegou, me deu pena de desmanchar pois da pra fazer ele rodar tranquilo (só tem o pequeno problema dos docs).

Quero a opinião de vcs:
Opção 1. Faço a troca de motor na Toy e monto o conjunto do troller com algum outro (a gasolina provavelmente, Vortec V6 talvez) pra fazer trilha sem documento (mas tudo legal, com nota)

Opção 2. Deixo tudo como está e tento legalizar esse Troller (ai a pergunta é "como?") e confio no 2.8 Toyota

Me ajudem a decidir. Enquanto isso vou andando com a azulona da foto e deixo o "resto" guardado.414379

LUCAS

Qdo vc fala :

" pra fazer trilha sem documento (mas tudo legal, com nota) "

Não da pra entender se o TROLLER só pode andar sem documento , MAS TUDO LEGAL COM NOTA , não entendo , se ele esta todo legalizado para MAS NÃO TEM DOCUMENTO , é pq o carro foi baixado e com isto NÃO PODE VC LEGALIZÁ-LO DE FORMA ALGUMA .

Se vc tem nota da compra em um leilão de um carro zerado mas baixado sem documento , sem número de chassi , VC SÓ PODERÁ RETIRAR AS PEÇAS DELE PARA USAR EM OUTRO CARRO , e o que sobrar dele e como vc diz que esta tudo bom , mas vc PODE ANDAR COM ELE NAS TRILHAS , MAS SE TE PEGAREM ELES VÃO LEVAR O SEU TROLLER SEM DOCUMENTOS PARA SER LEILOADO DE NOVO E VC PERDERÁ TUDO O QUE GASTOU PARA QUE ELE FUNCIONASSE , é muito arriscado , eu não faria isto , procuraria vender o que vc não vai usar como carroceria e outras coisas que vc não for usar na sua TOYOTA .

Minha opinião que fique bem claro .

LucasCarenhato
02/06/2013, 21:27
LUCAS

Qdo vc fala :

" pra fazer trilha sem documento (mas tudo legal, com nota) "

Não da pra entender se o TROLLER só pode andar sem documento , MAS TUDO LEGAL COM NOTA , não entendo , se ele esta todo legalizado para MAS NÃO TEM DOCUMENTO , é pq o carro foi baixado e com isto NÃO PODE VC LEGALIZÁ-LO DE FORMA ALGUMA .

Se vc tem nota da compra em um leilão de um carro zerado mas baixado sem documento , sem número de chassi , VC SÓ PODERÁ RETIRAR AS PEÇAS DELE PARA USAR EM OUTRO CARRO , e o que sobrar dele e como vc diz que esta tudo bom , mas vc PODE ANDAR COM ELE NAS TRILHAS , MAS SE TE PEGAREM ELES VÃO LEVAR O SEU TROLLER SEM DOCUMENTOS PARA SER LEILOADO DE NOVO E VC PERDERÁ TUDO O QUE GASTOU PARA QUE ELE FUNCIONASSE , é muito arriscado , eu não faria isto , procuraria vender o que vc não vai usar como carroceria e outras coisas que vc não for usar na sua TOYOTA .

Minha opinião que fique bem claro .

Oi Guilherme.

Na verdade o que eu quis dizer é que com nota das pecas, eu posso puxar o Troller ( ou gaiola, ou seja o que for sem documento) com um reboque até a trilha sem ser acusado de roubo.
Realmente nunca vou poder rodar por estradas, mas pra isso eu tenho toyota.
Mas sim, acho que tu tens razão. Vou desmanchar, usar o que der, vender o que sobrar e ser mais um feliz proprietário de uma hilux MWM.
Mas vou esperar mais um pouco, vá que alguém me de uma idéia melhor por aqui.
Valeu, abraço.

Elias_qf
03/06/2013, 07:29
Bom dia ze lucas

sei q não tem nada haver com o topico mas tentei te mandar uma mp mas sua caixa esta lotada o q o sr.vai fazer com seu motor antigo? que estou precisando da capa da correia dentada se tiver interesse em vender me manda uma mp

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
03/06/2013, 10:34
Assinando para acompanhar :)

[ ]'s

guilhermeabreu
03/06/2013, 17:42
Oi Guilherme.

Na verdade o que eu quis dizer é que com nota das pecas, eu posso puxar o Troller ( ou gaiola, ou seja o que for sem documento) com um reboque até a trilha sem ser acusado de roubo.
Mas sim, acho que tu tens razão. Vou desmanchar, usar o que der, vender o que sobrar e ser mais um feliz proprietário de uma hilux MWM.
Valeu, abraço.

LUCAS

O tal da língua portuguesa é complicada , mas vai lá de novo , o que eu quis dizer é que mesmo vc montando o TROLLER sem ser legalizado/sem documento e mesmo vc tendo a nota de compra dele NEM EM CIMA DO REBOQUE VC ESTA LIVRE DA FISCALIZAÇÃO , que ele é legal vc já falou ( sei que não é fruto de roubo ) , vc tem a nota de compra , MAS COMO VC MESMO DISSE SEM DOCUMENTO e mesmo pra trilha vc pode ter ele apreendido se tiver um guardinha querendo algum trocado a mais mesmo ele estando em cima de um reboque .

Acho muito arriscado vc gastar pouco que seja pra fazer ele andar em trilhas e vim um neguinho fardado e levar na mão grande .

Foi isto que quis dizer . Mas que é uma pena vc ter um carro praticamente inteiro e ter que desmontar , é só no Brasil que isto acontece , pq não dê condições de vc legalizar este TROLLER ???? Eis a questão . Se foi vendido se foi pago , não entendo a BURROCRACIA DESTE BRASIL .

LucasCarenhato
03/06/2013, 21:25
LUCAS

O tal da língua portuguesa é complicada , mas vai lá de novo , o que eu quis dizer é que mesmo vc montando o TROLLER sem ser legalizado/sem documento e mesmo vc tendo a nota de compra dele NEM EM CIMA DO REBOQUE VC ESTA LIVRE DA FISCALIZAÇÃO , que ele é legal vc já falou ( sei que não é fruto de roubo ) , vc tem a nota de compra , MAS COMO VC MESMO DISSE SEM DOCUMENTO e mesmo pra trilha vc pode ter ele apreendido se tiver um guardinha querendo algum trocado a mais mesmo ele estando em cima de um reboque .

Acho muito arriscado vc gastar pouco que seja pra fazer ele andar em trilhas e vim um neguinho fardado e levar na mão grande .

Foi isto que quis dizer . Mas que é uma pena vc ter um carro praticamente inteiro e ter que desmontar , é só no Brasil que isto acontece , pq não dê condições de vc legalizar este TROLLER ???? Eis a questão . Se foi vendido se foi pago , não entendo a BURROCRACIA DESTE BRASIL .

Achei que pudesse. Mas só achei mesmo, pq não fui me informar. Tua informação vai pesar muito na minha decisão.
Ainda aceito sugestões quanto ao que fazer hehe (to vendo q to ferrado).
Mas obrigado mesmo assim

guilhermeabreu
03/06/2013, 22:02
Achei que pudesse. Mas só achei mesmo, pq não fui me informar. Tua informação vai pesar muito na minha decisão.
Ainda aceito sugestões quanto ao que fazer hehe (to vendo q to ferrado).
Mas obrigado mesmo assim

LUCAS

Minha intenção foi esta mesmo , a de poupar futuros aborrecimentos e PREJUÍZOS$$$$$$$$$$$ .

Aqui em minha cidade deve ter uns 2 CJs sem documentos que só andam em trilhas , mas os caras sabem que se pegarem fica sem o jipe , eles sempre saem a noite e por caminhos escondidos , acho que não vale a pena todo este sacrifício .

Abração e boa sorte na sua HILUX com MWM .

rfdex
03/06/2013, 22:35
Oi Guilherme.

Valeu, abraço.

Amigo, está havendo equívocos nos comentários. Você tendo a nota do veículo, para provar que te pertence e não é produto de crime, o jipe não pode rodar em vias públicas, pavimentadas ou não, mas pode sim ser trasportado sobre um reboque ou caminhão sim. Ele estará nas mesmas condições de um Fórmula1 ou uma moto de trilha. Abraços

Ezahn
03/06/2013, 23:21
Amigo, está havendo equívocos nos comentários. Você tendo a nota do veículo, para provar que te pertence e não é produto de crime, o jipe não pode rodar em vias públicas, pavimentadas ou não, mas pode sim ser trasportado sobre um reboque ou caminhão sim. Ele estará nas mesmas condições de um Fórmula1 ou uma moto de trilha. Abraços

Neste ponto eu concordo. Pode transportar igual se faz com carros de corrida, e motos de trilha, pode andar na trilha e estradas particulares. Mas mesmo assim acho que não vale à pena manter ele e ter que ficar carregando ele de um lado para o outro. Assim vc não vai usar ele nunca! Vai acabar saindo na surdina e arriscando perder o carro!!!

sandro_ventania
04/06/2013, 19:10
Ezahn...só melhorando a sua frase...A trilha também tem que ser em propriedade particular.

"Pode transportar igual se faz com carros de corrida, e motos de trilha, pode andar na trilha e estradas particulares."

LucasCarenhato
05/06/2013, 09:34
Neste ponto eu concordo. Pode transportar igual se faz com carros de corrida, e motos de trilha, pode andar na trilha e estradas particulares. Mas mesmo assim acho que não vale à pena manter ele e ter que ficar carregando ele de um lado para o outro. Assim vc não vai usar ele nunca! Vai acabar saindo na surdina e arriscando perder o carro!!!

Ezahn, tenho q concordar contigo.

Em resumo dá pra fazer SIM, mas NÃO vale a pena.

Acho que da pre encerrar a conversa, até porque eu comecei ela no lugar errado.

E voltamos a falar sobre adaptação do MWM na Hilux (próximo passo).

Vi que tem bastante informação importante, vou começar a estudar por aqui também.

Alguém sabe o valor da flange da capa seca que esse pessoal da CJ Check up fabrica....

Tentei entrar em contato mas não consegui.

E se tiverem o telefone ou outro contato que possa falar com eles eu agradeço

Abraço e obrigado pela ajuda

Elias_qf
05/06/2013, 22:17
boa noite Lucas Carenhato

o telefone deles é 3682-6066 tem o jair ou o rodrigo é pai e filho... eles são bem referenciado, porem eu não dou minha opinião pois tive um desentendimento com ele por um serviço q não gostei

zelucas
20/06/2013, 15:35
A flange com ele sai mais cara que mandar fazer, coisa de 400 reais mais cara!

LucasCarenhato
21/06/2013, 14:12
A flange com ele sai mais cara que mandar fazer, coisa de 400 reais mais cara!
Zelucas

Tu fez algum projeto/gabarito pra fazer essa flange ou fez ela 'in loco' mesmo....

Se tiver alguma dica estou precisando

Abraço

Elias_qf
24/06/2013, 23:14
alguem saberia me dizer onde acho a capa da correia dentada da hilux para comprar?

zelucas
25/06/2013, 16:15
Zelucas

Tu fez algum projeto/gabarito pra fazer essa flange ou fez ela 'in loco' mesmo....

Se tiver alguma dica estou precisando

Abraço

Foi feito o desenho em autocad com as medidas pra mandar fazer de acordo

[]s

LucasCarenhato
26/06/2013, 09:57
Foi feito o desenho em autocad com as medidas pra mandar fazer de acordo

[]s

Ainda tem este desenho em cad...

Se puder me emprestar eu agradeço

Vou começar a desmontar em breve, ai já quero ter as peças na mão.

Valeu.

Abraço

zelucas
10/10/2013, 00:27
Ainda tem este desenho em cad...

Se puder me emprestar eu agradeço

Vou começar a desmontar em breve, ai já quero ter as peças na mão.

Valeu.

Abraço

não adiantou nada kkkk o cara pediu a capa seca pra fazer o molde...

zelucas
10/10/2013, 00:36
Bom o motor está sendo posicionado, teve uns probleminhas que eu não tinha lido nada sobre isso aqui, mas enfim...

1- o cambio/caixa4x4 tiveram que ser movidos um pouco para trás para caber o motor com radiadores e intercooler frontal
2- devido ao item 1 vão ter que ser feitos novos suportes de caixa de tração e coxim do motor
3- o carter do motor está muuuito próximo do diferencial dianteiro, tentaremos colocar outro carter de mwm 2.8 mesmo ou o eixo dianteiro vai ter que ser jogado pra frente

rfdex
10/10/2013, 09:26
Bom o motor está sendo posicionado, teve uns probleminhas que eu não tinha lido nada sobre isso aqui, mas enfim...

1- o cambio/caixa4x4 tiveram que ser movidos um pouco para trás para caber o motor com radiadores e intercooler frontal
2- devido ao item 1 vão ter que ser feitos novos suportes de caixa de tração e coxim do motor
3- o carter do motor está muuuito próximo do diferencial dianteiro, tentaremos colocar outro carter de mwm 2.8 mesmo ou o eixo dianteiro vai ter que ser jogado pra frente

Eu tentaria achar outra solução, de modo a deixar o veículo o mais original possível. Por exemplo, usar radiador mais fino e reposicionar condensador do ar e intercooler. Afinal, reposicionar suportes do motor e do câmbio já é uma modificação considerável. Outro aspecto é o cárter do MWM 2.8. Em São Paulo tem um cidadão chamado Rogério Bacelar. O cara criou o kit adaptação de motor AP para o Lada Niva. É um gênio em adaptação. Serviço limpo e de primeira mesmo. Se for perto ou possível, tente levar o caso até ele para achar uma solução melhor. Talvez até criar um cárter diferenciado para o Sprint 2.8 MWM, de modo a evitar reposicionar o eixo dianteiro. Bata um papo com ele por telefone, ótima pessoa. Pode falar que foi o Raphael, do Niva a diesel de Brasília, que o indicou. Abraço!

zelucas
10/10/2013, 20:51
Eu tentaria achar outra solução, de modo a deixar o veículo o mais original possível. Por exemplo, usar radiador mais fino e reposicionar condensador do ar e intercooler. Afinal, reposicionar suportes do motor e do câmbio já é uma modificação considerável. Outro aspecto é o cárter do MWM 2.8. Em São Paulo tem um cidadão chamado Rogério Bacelar. O cara criou o kit adaptação de motor AP para o Lada Niva. É um gênio em adaptação. Serviço limpo e de primeira mesmo. Se for perto ou possível, tente levar o caso até ele para achar uma solução melhor. Talvez até criar um cárter diferenciado para o Sprint 2.8 MWM, de modo a evitar reposicionar o eixo dianteiro. Bata um papo com ele por telefone, ótima pessoa. Pode falar que foi o Raphael, do Niva a diesel de Brasília, que o indicou. Abraço!

O problema principal é a falta de espaço para o intercooler que faço questão de ser frontal para ser realmente eficaz, acredito que os demais que fizeram essa adaptação usaram o intercooler encima do motor e cortaram o capô por isso não houve problema. Quanto ao jogar o cambio e caixa 4x4 pra trás, tem suas vantagens. Por exemplo o cardã dianteiro era curto para o angulo que estava, e vai ser alongado agora, principalmente se o eixo dianteiro tbm for jogado um pouco pra frente, que tbm trás a vantagem de melhorar o angulo de ataque do carro e ajuda a caber pneus maiores sem raspar na caixa de roda. O carter vai ser trocado pelo do troller 2.8 que já vi que é mais recuado.

rfdex
11/10/2013, 07:12
O problema principal é a falta de espaço para o intercooler que faço questão de ser frontal para ser realmente eficaz, acredito que os demais que fizeram essa adaptação usaram o intercooler encima do motor e cortaram o capô por isso não houve problema. Quanto ao jogar o cambio e caixa 4x4 pra trás, tem suas vantagens. Por exemplo o cardã dianteiro era curto para o angulo que estava, e vai ser alongado agora, principalmente se o eixo dianteiro tbm for jogado um pouco pra frente, que tbm trás a vantagem de melhorar o angulo de ataque do carro e ajuda a caber pneus maiores sem raspar na caixa de roda. O carter vai ser trocado pelo do troller 2.8 que já vi que é mais recuado.

Se eu trocasse o 3L um dia, seria por um 14B ou então um GM 2.4 MPFI. Acho que ficaria perfeito! Eu não tenho muita apatia por camionete a diesel. Prefiro as gasosa! Saudações

Rafael Kuzma
21/10/2013, 12:14
Ola. apesar de um bom tempo sem postar vi ultimamente que aqui ta movimentado!

Na minha Hilux puxei todo o conjunto mecanico 30mm pra tras quanto ao problema do carter uso carter de S-10 recortado na regiao proxima ao diferencial dianteiro( é bem pouco que sai)

Mandei fazer um intercooler bem "estreito" e o radiador foi feito sobre medida tambem!

abraços!

EvandroSTM
21/10/2013, 12:27
Rafael, como ficou a questao da documentação?

Rafael Kuzma
21/10/2013, 13:15
Rafael, como ficou a questao da documentação?

Não mexi com documentação.

Apenas carrego a baixa do motor junto, caso for solicitado eu mostro. o que nunca aconteceu. ja passei em muitas blitz e muitas vezes fui parado pela rodoviaria, porem só veem se está em dia e as placas e luzes das mesmas estão Ok e liberam.

Pretento conversar com meu despachante para ver qual a possivel legalização. Mas não acredito muito pois até aonde eu sei não se pode alterar o motor por um de maior potencia (10% acima do original do veiculo).

no momento estou com o cambio com a terceira marcha quebrada. estou estudando a possibilidade de adaptar a reduzida da hilux em um cambio de Frontier 2.8 que até aonde eu sei é o mais robusto do mercado.

Abraços!

Rafael Kuzma
21/10/2013, 13:20
Peço desculpas pelo desaparecimento do forum.

logo apos a modificação do motor, dediquei meu tempo a construção da minha casa e meu casamento que foi no mes de maio.

meu dia a dia é muito corrido e não tenho internet em casa e to pensando realmente em nem ter. As vezes é bom viver mais no mundo real mesmo!! rsrsr

abraços!

zelucas
11/11/2013, 16:15
logo imaginei que teria recuado a mecânica tbm porque é impossível de caber intercooler e radiadores na posição original do motor. No meu caso decidi manter o cárter e o eixo dianteiro vai ser deslocado para frente em 3'' como tinha feito na minha outra hilux apenas substituindo as molas originais de furo centrado por outras decentralizado, com isso ainda ganho angulo de ataque, aumento o comprimento do cardã e libero espaço para pneus 35'' ou até 37''

KINHO
08/12/2013, 15:21
Galera.....alguma novidades? To pensando em adaptar tbem! Quem adaptou sabe me dizer se o recuo do motor é obrigatorio ou so se for instalar o intercooler na frente? Qual flange que utilizaram (capa seca da gm?)? Qual disco e plato foi usado? Mantiveram o radiador original? Se possivel fotos! Amanha saberei se o meu motor 3L foi pro saco ou nao!
Valeu obrigado!

Pboeira
03/05/2015, 19:44
Não estou conseguindo fazer funcionar o indicador de RPM do MWM 2.8 no painel da Hilux.
Alguém tem alguma dica?

Leonardo Dic
03/05/2015, 20:59
Ja tentou ligar o W do alternador no fio do sinal q antes era ligado no sensor de rpm q ia na bomba injetora.
Pode ser q funcione, depois tem q acertar a relação da polia.

Zepi
28/08/2016, 22:37
noticias da hilux mwm?

JR Band96
16/01/2017, 16:27
Boa tarde meus amigos, tenho pensado na possibilidade de fazer a mesma adaptação do motor MWM na minha Hilux SR5 1997. Quem já instalou esse motor sabe me dizer se ele trabalha numa faixa de rotação mais alta que o 2.8 original da hilux? Ou é igual?

André 4Runner RJ
17/01/2017, 03:21
Não sei quanto ao resultado, mas com certeza foi um belo trabalho!
Sei como é pesado e csutoso todo o trabalho de adaptação, mas o que vale é o gosto!
Há um tempo, transformei, sob muitas críticas, minha 4Runner 1991 (V6 Gasolina automática) para Deisel.
Optei pela mecânica 3L (original Toyota), que me faz feliz, apesar de suas limitações, na minha opinião mantém confiabilidade inquestionável!
Não fosse o absurdo que pagamos em nossos pobres combustíveis, instalaria um Small Block V8 Chevrolet, câmbio automático, como fazem nos EUA...
Agora estou transformando uma Tacoma 1992 com a mesma mecânica original da 4Runner para a da nova Hilux (D4-D).
Por enquanto toda a parte mecânica está beleza, só faltando ligar o chicote.
É claro que não terei a robustez do 3L, mas deve ficar um canhãozinho.
Mais uma vez, parabéns ao confrade Pboeira pela iniciativa e precisando de ajuda, estamos aí!!!

r0d
17/01/2017, 08:47
Não sei quanto ao resultado, mas com certeza foi um belo trabalho!
Sei como é pesado e csutoso todo o trabalho de adaptação, mas o que vale é o gosto!
Há um tempo, transformei, sob muitas críticas, minha 4Runner 1991 (V6 Gasolina automática) para Deisel.
Optei pela mecânica 3L (original Toyota), que me faz feliz, apesar de suas limitações, na minha opinião mantém confiabilidade inquestionável!
Não fosse o absurdo que pagamos em nossos pobres combustíveis, instalaria um Small Block V8 Chevrolet, câmbio automático, como fazem nos EUA...
Agora estou transformando uma Tacoma 1992 com a mesma mecânica original da 4Runner para a da nova Hilux (D4-D).
Por enquanto toda a parte mecânica está beleza, só faltando ligar o chicote.
É claro que não terei a robustez do 3L, mas deve ficar um canhãozinho.
Mais uma vez, parabéns ao confrade Pboeira pela iniciativa e precisando de ajuda, estamos aí!!!

Rapaz, conta mais sobre essa tacoma aí. Tem fotos?

rperussi
14/10/2018, 15:59
Boa tarde!

Tentando obter maiores informações sobre a adaptação MWM na JAPA! Estou pensando em partir para esse motor!!! Zelucas poderia me passar algumas informações... . terminou seu projeto.. . o qeu vc me fala??? Eu gosto da minha japa, esta bem nova... mas o motor me desanima.. muito fraco......

titanium
15/10/2018, 06:48
Bacana a adaptação, pessoal!

Gostei!

Abre o leque de possibilidades às Japinhas!

Só é bom observar o relato do amigo sobre o câmbio ter quebrado... é bom já pensar num motor, câmbio e tração de Frontier antiga para essa adaptação toda, até evita fazer flanges!
Só teria de fazer adaptação no cardá e nos suportes.

Abraços

leanog
15/10/2018, 08:26
Boa tarde!

Tentando obter maiores informações sobre a adaptação MWM na JAPA! Estou pensando em partir para esse motor!!! Zelucas poderia me passar algumas informações... . terminou seu projeto.. . o qeu vc me fala??? Eu gosto da minha japa, esta bem nova... mas o motor me desanima.. muito fraco......

É uma adaptação muito grande e cara, pq vc só não turbina a sua japonesinha? Vai dar fôlego extra e talvez você economize uma boa grana

Se for investir mesmo no MWM eu tenho interesse na sua injetora se você for vender as partes que sobrarem