Ver Versão Completa : Eixo flutuante Ranger.
Casa da transmissão4x4
28/08/2012, 18:50
Pessoal, eu abri esse topico pra podermos trocar ideia sobre fazer um kit flutuante para pick-up Ranger, tanto o modelo com eixo Ford 8.8 como tambem eixo dana44. Bom um tempo atras eu tinha visto em um site americano um kit já pronto, porem com o valor da importação eu me recordo que passava dos 3.000,00, então creio que seja melhor produzir um.
Alguma sugestão ? Ou alguem já conhece um kit nacional ?
Casa da transmissão4x4
16/09/2012, 20:55
Pessoal, ninguem tem um ideia ou sugestão ?
Da uma pesquisada em adaptações que o povo costuma fazer no jeeps. Se não me engano eles usam uma manga de eixo dianteiro ou um cubo de roda dianteiro, para prender a roda, assim mesmo o semi-eixo partindo a roda continua no lugar, mas sem tração...
Mas pesquisa isso direito pq acho que o eixo traseiro da Ford já é flutuante!
[]´s
Casa da transmissão4x4
17/09/2012, 17:52
Da uma pesquisada em adaptações que o povo costuma fazer no jeeps. Se não me engano eles usam uma manga de eixo dianteiro ou um cubo de roda dianteiro, para prender a roda, assim mesmo o semi-eixo partindo a roda continua no lugar, mas sem tração...
Mas pesquisa isso direito pq acho que o eixo traseiro da Ford já é flutuante!
[]´s
sim, eu mesmo faço bastante destas mudanças..rs..mas no caso da Ranger esta na furação de roda, a furação dos jipes são mais distantes os furos, já da ranger e menos distante uma das outras.. eu pensei em pegar o cubo dianteiro da S-10 ou mesmo da ranger e passar para a traseira e fazer um emi-eixo, porem vou aguardar aguem que já tenha feito algo parecido.
BRAVOECONOVEMBER
17/09/2012, 20:48
... vantagem de usar o cubo dianteiro na traseira é que dá pra levar freio a disco junto fácil... o ruim é que o rolamento da ranger não é muito barato pra ficar lidando, legal seria descobrir um mais simples, barato e versátil pra adaptar mesmo.
O eixo traseiro ford é o chamado semi-flutuante.
Casa da transmissão4x4
17/09/2012, 21:47
... vantagem de usar o cubo dianteiro na traseira é que dá pra levar freio a disco junto fácil... o ruim é que o rolamento da ranger não é muito barato pra ficar lidando, legal seria descobrir um mais simples, barato e versátil pra adaptar mesmo.
O eixo traseiro ford é o chamado semi-flutuante.
Pois é, o da S-10 e o meis em conta que achei, sei que a furação de roda e a mesma.... O unico incoveniente e que a ponta de eixo terá no maximo uns 27mm, a do willys tem 30mm....
furaçao de s10 é diferente de furaçao de ranger...
Casa da transmissão4x4
18/09/2012, 08:20
furaçao de s10 é diferente de furaçao de ranger...
Engraçado, achei que era a mesma furação, não tinha reparado que era diferente....:pensativo:
Bom pessoal, mesmo assim comprando o cubo de roda da Ranger não vai sair valor mais alto do que os tradicionais sistema flutuante do willys/f-75 porque segue o valor de 1 cubo de roda + 2 rolamentos + 1 manga de eixo + 2 porcas do willys :
cubo media de 120,00 (1 pç)
Manga de eixo media de 160,00 (1 pç)
rolamentos media de 120,00 (2 pç)
porcas : 18,00 (1 kit com 2 peças)
retentor : 12,00 (1 pç)
Prisioneiros de roda : 20,00 (5 peças)
Total : 450,00 valor medio encontrado na internet
Já o cubo de roda da Ranger custa e media de 370,00 da Hiper freios que já vam todas estas peças inclusas, pode ate usar outra marca ainda melhor, creio que deve existir da SKF que deve custar em uns 30% mais caro.
Casa da transmissão4x4
18/09/2012, 10:52
Pessoal, infelismente fazer um kit flutuante traseiro para a Ranger com o eixo FORD 8.8 fica inviavel, pois irá aumentar muito a bitola do eixo, teria uma opção de cortar o apoio do rolamento do semi-eixo, mas falando comercialmente niguem vi querer fazer isto, então pensei em colocar um dana44 da Rural canela grossa e colocar os cubos de roda na traseira, creio que no proximos 15 dia vou fazer isso. Eu gostaria muito de manter o eixo ford 8.8 por ser muito robusto, mas existe a desvantagem de não poder usar flutuante e ainda a questão da coroa e pinhão que são dificeis de achar, alias só acha importada com relação mais reduzida !!
Hoje eu fiz um estudo e verifiquei será mais vantajoso usar os cubo de roda da Ranger sem roda livre por conta de 2 fatores :
1- preço do cubo
2 - a ponta de eixo com o cubo sem estria poderá ser mais grossa
Para falar em ponta de eixo com o cubo de roda da Ranger sem estria poderá usar uma ponta com cerca de 29mm que ja fica muito bom !
valdir rainer
21/11/2012, 22:49
Pessoal, infelismente fazer um kit flutuante traseiro para a Ranger com o eixo FORD 8.8 fica inviavel, pois irá aumentar muito a bitola do eixo, teria uma opção de cortar o apoio do rolamento do semi-eixo, mas falando comercialmente niguem vi querer fazer isto, então pensei em colocar um dana44 da Rural canela grossa e colocar os cubos de roda na traseira, creio que no proximos 15 dia vou fazer isso. Eu gostaria muito de manter o eixo ford 8.8 por ser muito robusto, mas existe a desvantagem de não poder usar flutuante e ainda a questão da coroa e pinhão que são dificeis de achar, alias só acha importada com relação mais reduzida !!
Hoje eu fiz um estudo e verifiquei será mais vantajoso usar os cubo de roda da Ranger sem roda livre por conta de 2 fatores :
1- preço do cubo
2 - a ponta de eixo com o cubo sem estria poderá ser mais grossa
Para falar em ponta de eixo com o cubo de roda da Ranger sem estria poderá usar uma ponta com cerca de 29mm que ja fica muito bom !
Olá Casa da transmição,vc conseguiu colocar flutuante na Ranger,se sim gostaria se possivel vc me dar umas dicas aonde vc conseguiu as peças,desde ja agradeço.
Um abraço.
Casa da transmissão4x4
21/11/2012, 22:56
Valdir, por enquanto nada viu, esta faltado tempo mesmo..rs..mas já tenho em mente o que vou fazer e acho que vai da certo.
Abraço.
Casa da Transmissão 4x4 qual as vantagens da mudanças o eixo dana 44 é igual na rural e nas rangers até 2011?
O eixo da rural é antigo, 19 estrias e não tem freio a disco, já os da ranger são 30 estrias com freio a disco, vale lembrar que tem eixo de rural canela fina e canela grossa...
Me interresei no assunto e minha pesquisa me levou ao seguinte:
Minha Ranger 3.0 NGD/2005 é eixo dana 44.3 semi flutuante na trazeira, segundo especificações.
éalguma vantagem adaptar um flutuante,qual seria . anexo os tipos de eixo e fotos do semi flutuante.
o semi não é mais seguro?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/attach/doc.gif
Casa da transmissão4x4
30/11/2012, 16:15
No meu caso existe muita vantagem e porque o eixo visteon (ford8.8) que saiu nas ranger de 95 até 2001 usa peças importadas. Outra desvantagem tambem e a falta de relações de coroa e pinhão no mercado nacional, mas o eixo e bem mais robusto que o dana44, inclusive a carcaça do eixo traseiro e a coroa e pinhão. A proposta de colocar flutuante e por conta da segurança, que usa pneus originais não e tão necessario, mas quem coloca pneus acima de 31 tem que montar para não correr riscos.
amigo, teve algum progresso nesse assunto?
estou tendo muito desgaste nas ponta de eixo...
qualquer ajuda é bem vinda
abs
Múcio Luiz
16/05/2014, 12:35
Casa da transmissão, boa tarde!
Nada ainda? Por favor, me tira uma dúvida, pelo que entendi se eu usar (no meu caso, Explorer) pneus até 31 não terei necessidade de um eixo flutuante. É isso mesmo?
[]s!