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Renato Storni
28/08/2012, 09:14
Olá a todos. Acabo de me registrar no Fórum. Tenho uma Sportage 97, gas. que um cara mais doido que eu quis trocar na minha velha Scenic.
Enfim o sonho de ter um 4x4, mas não tenho nem ideia de como usar o câmbio. Vou para o sítio e tenho ladeiras de terra em boas condições. Gostaria de ter algumas dicas de como começar a utilizar a tração e quais as combinações para trilhas bem leves. Outra coisa seria um bom mecânico para manutenção na zona sul.
Obrigado e sorte a todos.

sergio tozzi
28/08/2012, 11:40
Renato,
Tive uma Sportage 98, gostei tanto que fiquei c/ela durante 5 anos. Hoje tenho uma XTerra. Quanto as dúvidas: Deve ter colado no Quebra Sol, ou no Manual as instruções de uso do 4x4 e reduzida. Se sua Sportage não tiver nada disso, passo detalhes abaixo. O sistema original de acionamento do 4x4 da Sportage é por vácuo. Muitas já foram "mexidas" e não estão mais originais, pois o sisterma é muito sensivel e sujeito a falhas. Recomendo fazer um teste para ver se o 4x4 e a reduzida estão funcionando, antes de botar numa trilha, mesmo leve. Se não estiver operando, vc vai se aventurar e pode passar apertos. O modo mais mais simples de fazer o teste é levar o carro a qualquer oficina que tenha elevador de braços, levantar até as rodas sairem do chão; verificar se a alavanca da tração está na posição 2H(tração normal como qualquer outro carro), ligar o motor engatar a 1ª marcha (vão girar somente as rodas traseiras); após, acionar a alavanca do 4x4 que estava na posição 2H(tração normal 2 rodas) para 4H(tração nas 4 rodas) e ver se todas estão girando. A posição N(neutro) neutraliza o cambio e o carro fica sem tração, mesmo engatado em qualquer marcha(é usado somente para rebocar o veiculo). A posição 4L é a reduzida, que faz o motor trabalhar com mais força, para vencer, por exemplo, uma ladeira muito forte. Só deve ser acionado ou desativado com o carro parado e pisando na embreagem. Normalmente a reduzida não dá pane e pode ser testada em qualquer outra ocasião. O cambio funciona normalmente em 2H , 4H ou 4L, sendo que em 4H vc vai sentir em manobras, uma resistencia do volante de direção. Em 4L o carro vira um trator. Espero ter ajudado. Abraço

Renato Storni
28/08/2012, 14:58
Demais, Sergio! Agradeço muito seu tempo em responder. Ajuda inestimável. Parabéns ao Fórum.



Renato,
Tive uma Sportage 98, gostei tanto que fiquei c/ela durante 5 anos. Hoje tenho uma XTerra. Quanto as dúvidas: Deve ter colado no Quebra Sol, ou no Manual as instruções de uso do 4x4 e reduzida. Se sua Sportage não tiver nada disso, passo detalhes abaixo. O sistema original de acionamento do 4x4 da Sportage é por vácuo. Muitas já foram "mexidas" e não estão mais originais, pois o sisterma é muito sensivel e sujeito a falhas. Recomendo fazer um teste para ver se o 4x4 e a reduzida estão funcionando, antes de botar numa trilha, mesmo leve. Se não estiver operando, vc vai se aventurar e pode passar apertos. O modo mais mais simples de fazer o teste é levar o carro a qualquer oficina que tenha elevador de braços, levantar até as rodas sairem do chão; verificar se a alavanca da tração está na posição 2H(tração normal como qualquer outro carro), ligar o motor engatar a 1ª marcha (vão girar somente as rodas traseiras); após, acionar a alavanca do 4x4 que estava na posição 2H(tração normal 2 rodas) para 4H(tração nas 4 rodas) e ver se todas estão girando. A posição N(neutro) neutraliza o cambio e o carro fica sem tração, mesmo engatado em qualquer marcha(é usado somente para rebocar o veiculo). A posição 4L é a reduzida, que faz o motor trabalhar com mais força, para vencer, por exemplo, uma ladeira muito forte. Só deve ser acionado ou desativado com o carro parado e pisando na embreagem. Normalmente a reduzida não dá pane e pode ser testada em qualquer outra ocasião. O cambio funciona normalmente em 2H , 4H ou 4L, sendo que em 4H vc vai sentir em manobras, uma resistencia do volante de direção. Em 4L o carro vira um trator. Espero ter ajudado. Abraço

matinhense
26/01/2016, 23:28
alguem teria o manual da sportage 98/99?
obrigado

rDuran
27/01/2016, 08:07
alguem teria o manual da sportage 98/99?
obrigado


Seja bem vindo.
Entra no site da KIA, na opção de SAC/Fale conosco faz a solicitação do manual, passando o número do seu chassi, e o seu endereço.
Nisso eles te enviarão por correios o manual ou copia de graça.

francel
28/01/2016, 13:11
Ola stp amigos tenho umma sptg 2002tdi com a junta do cabeçote queimada ja li em alguns posta que vcs recomendam junta de aço e se tiver problemas o cabeçote tbm não. he por dificuldades. de localizar e por ficar com pe atras sobre peças do ml alguem ai pode me indicar um contato de peças mais em comta e com qualidadw de serviço

mfdomingues
28/01/2016, 14:04
Ola stp amigos tenho umma sptg 2002tdi com a junta do cabeçote queimada ja li em alguns posta que vcs recomendam junta de aço e se tiver problemas o cabeçote tbm não. he por dificuldades. de localizar e por ficar com pe atras sobre peças do ml alguem ai pode me indicar um contato de peças mais em comta e com qualidadw de serviço

Francel, boa tarde, as melhores juntas para sptg são da AJUSA, sem sombra de duvida.

Quanto a serviços de qualidade na sua região, creio queno Duran, o Djalma e o Nava, apesar de não ter mais SPTG podem ajudar.

Boa sorte

rDuran
29/01/2016, 08:13
Ola stp amigos tenho umma sptg 2002tdi com a junta do cabeçote queimada ja li em alguns posta que vcs recomendam junta de aço e se tiver problemas o cabeçote tbm não. he por dificuldades. de localizar e por ficar com pe atras sobre peças do ml alguem ai pode me indicar um contato de peças mais em comta e com qualidadw de serviço

Serviço e peças da uma ligada na FujiCar aqui em Curitiba 41 3332-1871
Fale com o Ednilson, nunca vi ninguém que entende mais que ele em peças de sportage e besta. Ele foi chefe de oficina da KIA antigamente...

Djalma colombo
30/01/2016, 21:27
Boa dica Duran!