Ver Versão Completa : freelander
sredfxbox360
27/08/2012, 20:09
estou pensando em comprar uma free 2004 , e gostaria de saber informações sobre os maiores problemas que posso vir a ter com um carro deste, cambio etc,
dodezaine
29/08/2012, 09:13
estou pensando em comprar uma free 2004 , e gostaria de saber informações sobre os maiores problemas que posso vir a ter com um carro deste, cambio etc,
Cara, o carro é uma maravilha pelo preço que se paga, não tem nada igual.
Bom problemas, todos os carros vão ter, os proporcionados pela land rover assustam pq normalmente são caros para resolver.
Mas também, normalmente, ocorrem em carros sem manutenção preventiva.
Vou fazer uma comparação grosseira e tosca mas de fácil entendimento. Se você tem familiares que tiveram câncer, a chance de vc ter a doença é grande. Dessa forma vc sempre faz check ups e exames, por que sabe que se encontra o câncer em fase inicial a chance de cura é altíssima.
Pensa que a freelander tem irmão com cancer, ou seja, faça revisões e manutenções periodicas. Assim não tem dor de cabeça.
Leia tudo que puder a respeito do carro. Por exemplo, oleo da caixa é vitalício, assim como lonas de freio.
Escolha bem o carro que vc quer, leve em uma autorizada ou concessionária, pague os 220,00 ou mais a hora técnica. Escute um profissional. Busque pelo histórico do carro, isso vale ouro.
Se o carro for bom seja feliz.
Att,
Fábio
LeandroDelSanto
30/08/2012, 12:59
Dodezaine,
Não entendi a parte "óleo da caixa e lonas de freio são vitalícias..." (?)
sredfxbox360,
É um carro importado e usado, sempre vai ter coisa para fazer como qualquer outro, para uma aquisição tem que estar ciente disso!
De problemas crônicos que pude perceber desde que tenho a minha e lendo no fórum, são:
- Bobinas que fazem o carro perder a força quando você mais precisa: custa quase 200 reais cada uma das 6.
- Câmbio que não "entra" no tiptronic: No fórum tem um macete para consertar isso (nem li direito pq não precisei).
- Válvula Termostática deixando vazar água (também não tenho ideia de $$$).
- HGF (head gasket failure), quando as juntas deixam passar água, evaporando tudo e fazendo o carro ferver do nada!
Fora isso, não lembro de mais nada assim "crônico"...
A minha quando peguei era toda perfeita, de lata interior e anda tudo normal!
Aí do nada começou a ferver e sumir toda água, resultado: troca de todas as juntas o que deu uns 3.000 reais (cobertos pela garantia).
Aí começou a novela das bobinas, do nada o carro virava 1.0 sem avisar! Certa vez, durante uma ultrapassagem!
Esse problema foi amenizado por um especialista em injeção que corrigiu uns erros e tal...
Nas últimas semanas (tem até um tópico meu falando sobre isso), uma bronzina quebrou e tive que fazer toda a parte de baixo do motor!
Essa última "brincadeira" deu um pouco mais de 4.000 reais, incluindo as bobinas (aproveitei pra deixar tudo ok!).
Aparentemente agora eu tenho um Land Rover linda e confiável, mas veja que somando as surpresinhas até agora, foram-se quase 10mil reais!
Se me arrependo?
Na hora que os problemas ocorreram dava vontade de capotar ela de propósito! kkk
Mas agora, sei lá...
Com o valor dela + manutenções, eu poderia estar andando de............. (?) Renault Duster talvez? (um Sandero alto, nada mais que isso...)
Prioridades, né...
Se não depende do carro para trabalhar, não liga de esquentar a cabeça as vezes, importados usados (já desvalorizados) são uma excelente opção, é o que sempre digo!
Do contrário, pega um nacional novo e "confiável"...
dodezaine
30/08/2012, 13:11
Dodezaine,
Não entendi a parte "óleo da caixa e lonas de freio são vitalícias..." (?)
Segundo o dono da the specialist nao se troca o oleo da caixa nunca. Lona de freio, se nao pega agua e barro, gasta muito pouco. Fiz a bobagem de trocar a lona de freio com 100k, estavam novas.
Abraço
LeandroDelSanto
30/08/2012, 15:18
Valew!
Não sabia desses detalhes!
Até planejava importar as peças para reposição dos freios e ter guardado, já posso riscar as lonas, então! =D
Segundo o dono da the specialist nao se troca o oleo da caixa nunca. Lona de freio, se nao pega agua e barro, gasta muito pouco. Fiz a bobagem de trocar a lona de freio com 100k, estavam novas.
Abraço
X2 com relação às lonas! Fiz exatamente a mesma coisa: carro com 100 mil km, achei melhor trocar logo antes que desse em m... Ao retirar as velhas, vi que estavam com 30 ou 35% de desgaste, não mais que isso. Joguei $$ fora.
Quanto ao óleo, há divergências. Longe de mim questionar uma afirmação da The Specialist. Eles falam, a gente aceita. Mas há outros especialistas (em LR e em câmbio automático) que pensam diferente e recomendam seguir o manual e trocar o óleo com 100 mil km. Na verdade tem muitos debates na internet sobre essa coisa de óleo "lifetime" para a transmissão, para vários tipos de carro, não é só para a FL. Uns acreditam, outros não. Eu optei por seguir o manual e trocar o óleo, por prudência. Talvez tenha jogado $$ fora novamente, mas como ainda pretendo rodar muito com essa viatura, às vezes prefiro pecar por excesso na manutenção.
Segundo o mecânico (especialista em câmbio aut, não em LR) o óleo "velho" estava de fato degradado e deveria ser substituído. A análise que ele faz é visual: coloca uma amostra num copinho transparente e usa o bom e velho olhômetro para verificar o estado do óleo. Sei lá se isso é verdade ou não, mas fica o registro para os interessados.
Lembrando que esse mesmo câmbio (Jatco JF506E) foi usado nos A3 e Golf turbinados.
TRANSMISSO AUTOMTICA JATCO JF506-E (http://www.brasilautomatico.com.br/si/site/0307)
http://www.automaticchoice.com/Catalogue/jf506e.pdf
O site da Jatco confirma a informação da The Specialist:
Q. How often should the oil be changed in automatic transmissions?
http://www.jatco.co.jp/ENGLISH/IMAGES/spacer.gif
http://www.jatco.co.jp/ENGLISH/IMAGES/spacer.gif
A. Our products basically do not require oil changes.
There are CVTs, however, that signal the need for an oil change and you should therefore check the handling manual of your vehicle for details.
JATCO Ltd ||| Q&A ||| (http://www.jatco.co.jp/ENGLISH/INQUIRY/at_qa.html)
dodezaine
30/08/2012, 18:24
X2 com relação às lonas! Fiz exatamente a mesma coisa: carro com 100 mil km, achei melhor trocar logo antes que desse em m... Ao retirar as velhas, vi que estavam com 30 ou 35% de desgaste, não mais que isso. Joguei $$ fora.
Quanto ao óleo, há divergências. Longe de mim questionar uma afirmação da The Specialist. Eles falam, a gente aceita. Mas há outros especialistas (em LR e em câmbio automático) que pensam diferente e recomendam seguir o manual e trocar o óleo com 100 mil km. Na verdade tem muitos debates na internet sobre essa coisa de óleo "lifetime" para a transmissão, para vários tipos de carro, não é só para a FL. Uns acreditam, outros não. Eu optei por seguir o manual e trocar o óleo, por prudência. Talvez tenha jogado $$ fora novamente, mas como ainda pretendo rodar muito com essa viatura, às vezes prefiro pecar por excesso na manutenção.
Segundo o mecânico (especialista em câmbio aut, não em LR) o óleo "velho" estava de fato degradado e deveria ser substituído. A análise que ele faz é visual: coloca uma amostra num copinho transparente e usa o bom e velho olhômetro para verificar o estado do óleo. Sei lá se isso é verdade ou não, mas fica o registro para os interessados.
Lembrando que esse mesmo câmbio (Jatco JF506E) foi usado nos A3 e Golf turbinados.
TRANSMISSO AUTOMTICA JATCO JF506-E (http://www.brasilautomatico.com.br/si/site/0307)
http://www.automaticchoice.com/Catalogue/jf506e.pdf
O site da Jatco confirma a informação da The Specialist:
Q. How often should the oil be changed in automatic transmissions?
http://www.jatco.co.jp/ENGLISH/IMAGES/spacer.gif
http://www.jatco.co.jp/ENGLISH/IMAGES/spacer.gif
A. Our products basically do not require oil changes.
There are CVTs, however, that signal the need for an oil change and you should therefore check the handling manual of your vehicle for details.
JATCO Ltd ||| Q&A ||| (http://www.jatco.co.jp/ENGLISH/INQUIRY/at_qa.html)
Eu tb quero rodar anos com o carro e como estou longe da Eurobike e mais longe do Fraga nao vou mudar o oleo tão cedo. Time q esta ganhando nao se mexe. O carro tem varias pegadinhas, um Mecanico despreparado cai, o amigo q cai comprar a free tem q se ligar na manutenção.
att
fabio
DeaeStan
05/12/2012, 21:36
Esse papo rende aqui no forum...
Procure sua Freelander com calma. A minha comprei em dez do ano passado e antes de dar os problemas que "todas dão", já troquei tudo o que poderia me aborrecer no futuro.
Quanto ao óleo de câmbio, só se troca se o câmbio der um problema sério e tiver que esvaziar. Atenção para o radiador do óleo de câmbio, pois se vazar água/fluido pra dentro vai dar merda. Radiadores corroídos ou em mau estado precisam ser trocados imediatamente. Quanto as lonas de freio, elas só funcionam quando sua freada for muito brusca. Se frear devagar no trânsito normalmente elas duram pra sempre.
Se você aproveitar a promoção da loja ou a vontade desesperadora de vender do proprietário, ta ferrado.
Já que citei loja, fuja delas. Compre de particular, converse com o dono sobre o carro, o que ele já fez e tente um preço justo.
Pra manutenções, cuidado com as oficinas que consertam qualquer carro. Já me ferrei com meu freio. Fiz o freio logo que comprei a minha e até hoje assovia, mesmo depois de ter trocado as pastilhas 5 vezes durante o ano >>> Oficina Varga (especialista em freios).
O que tenho a dizer do carro ?
Sou apaixonado e o que gastei, gastei e não me arrependo.
Manda ver que é um baita carro!!
:)
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