PDA

Ver Versão Completa : kit calibre susp.



caj
23/03/2003, 21:44
OLá pessoal
Aquele kit de suspensão calibre é bom ou é como o do extreme4x4?
Grato

Giovani
23/03/2003, 22:19
8) Olá caj!

:?: Vc já comprou um jeep? :?:

ronaldo cidade
24/03/2003, 10:02
CAJ;

Antes de mexer no teu jeep, dá uma olhada no forum onde diz, suspensões com molas helicodais, do começo ao fim, mas não se apavora :D :D :D

billj
24/03/2003, 10:51
OLá pessoal
Aquele kit de suspensão calibre é bom ou é como o do extreme4x4?
Grato

Ô Cara, tentei ser gentil em minhas respostas anteriores (outros threads), mas parece que você não entendeu. Então não resta alternativa........ :P

Larga de ser burro e tira já da tua cabecinha essa idéia estúpida em meter molas heliciodais no CJ!!!!!!

É roubada!!! Não existe nenhuma empresa nacional que tenha demonstrada conhecimento suficiente para fabricar um kit que presta e pelas pergintas que está fazendo, você não tem condições para não ser enganado facilmente.......

Será que ficou claro agora?!?!?

Abraços sendo grosso para tentar salvar o amigo do pesadelo,

Guto
28/03/2003, 11:51
:shock: Olá Bill, vi em outras mensagens que vc realmente entende de suspensões.
Mas como meu colega eu não entendo nada!

Bom, tenho um CJ 65 desmontado, com eixos originais.
Comprei dois eixos de rural completos para colocar nele.
Agora te pergunto:

Qual a receita idela para uma nova suspensão? Gostaria de obter um RTI ideal para trilhas pesadas! :!:

Utilizando SPOA ou SPUA? Quais as molas? quais os amortecedores.... :?:

Por favor sugira fornecedores nacionais. Hehe

Obrigado.





OLá pessoal
Aquele kit de suspensão calibre é bom ou é como o do extreme4x4?
Grato

Ô Cara, tentei ser gentil em minhas respostas anteriores (outros threads), mas parece que você não entendeu. Então não resta alternativa........ :P

Larga de ser burro e tira já da tua cabecinha essa idéia estúpida em meter molas heliciodais no CJ!!!!!!

É roubada!!! Não existe nenhuma empresa nacional que tenha demonstrada conhecimento suficiente para fabricar um kit que presta e pelas pergintas que está fazendo, você não tem condições para não ser enganado facilmente.......

Será que ficou claro agora?!?!?

Abraços sendo grosso para tentar salvar o amigo do pesadelo,

billj
28/03/2003, 12:17
:shock: Olá Bill, vi em outras mensagens que vc realmente entende de suspensões.
Mas como meu colega eu não entendo nada!

Bom, tenho um CJ 65 desmontado, com eixos originais.
Comprei dois eixos de rural completos para colocar nele.
Agora te pergunto:

Qual a receita idela para uma nova suspensão? Gostaria de obter um RTI ideal para trilhas pesadas! :!:

Utilizando SPOA ou SPUA? Quais as molas? quais os amortecedores.... :?:

Por favor sugira fornecedores nacionais. Hehe

Obrigado.




Já está no caminho certo com os eixos da Rural. Do resto, segue a receita do Fábio Rosa. SPOA, molas nacionais do CJ (não sei de qual marca, pergunta prá ele), e Ranchos 9000. Adapte a direção com hi-steer, mete um pneu de 35" e sai rodando feliz.......

Como os feixes, começa com eles completos, com todas a lâminas. Daí, vai experimentando, retirando uma lâmina até que chega numa suspensão que gosta........

Abraços,

Guto
28/03/2003, 13:41
Ok Bill.
Mas como encontro esse kra?
Tem mail?

e oque vc quer dizer com "Adapte a direção com hi-steer"

billj
28/03/2003, 15:15
Ok Bill.
Mas como encontro esse kra?
Tem mail?

e oque vc quer dizer com "Adapte a direção com hi-steer"

O Fábio é daqui, participando neste fórum....... :wink:

Quanto o hi-steer:

http://www.4x4wire.com/jeep/tech/steer/SOA/

http://www.google.com.br/search?as_q=jeep+high+steer&num=10&hl=pt&ie=UTF-8&oe=UTF-8&btnG=Pesquisa+Google&as_epq=&as_oq=&as_eq=&lr=&as_ft=i&as_filetype=&as_qdr=all&as_occt=any&as_dt=i&as_sitesearch=

Abraços,

marco cruz
30/03/2003, 17:55
olá bill
não entendo picas de suspensão; vc poderia me indicar onde acho a explicação para essas siglas SPOA,SPUA, RTI, etc?
Mas pode ficar calmo que não caio nessas de calibre, extreme, etc...

billj
31/03/2003, 08:58
olá bill
não entendo picas de suspensão; vc poderia me indicar onde acho a explicação para essas siglas SPOA,SPUA, RTI, etc?
Mas pode ficar calmo que não caio nessas de calibre, extreme, etc...

SPOA = SPring Over Axle = Eixo Sobre o Feixe

SPUA = Spring Under Axle = Eixo Sob o Feixe

RTI = Ramp Travel Index = http://www.offroaders.com/info/tech-corner/rti.htm

Abraços,

marco cruz
01/04/2003, 08:21
:)
Bill, sei que estou forçando, mas vc pode me explicar a diferença prática entre SPUA e SPOA?
:lol: Nem perca seu tempo tentando explicar do ponto de vista técnico, pois não vou entender nada... :roll:

Fábio
01/04/2003, 09:19
Marco...

Na prática o SPOA deixa o carro MUITO mais alto. Alto o suficiente para montar pneus de até umas 38".

Além de alto a suspensão do Jipe trabalha muito melhor.

[]´s

marco cruz
01/04/2003, 09:31
Fábio, obrigado.
Só para entender, o original é SPUA?
O SPOA compromete o uso on-road?

Luis Assis
01/04/2003, 09:40
Sim, o original é SPUA...
O Uso de SPOA, ajuda o uso em Off-Road, pois a suspensão ganta bastante curso.
[]'s
Gustavo

marco cruz
01/04/2003, 09:45
Obrigado Gustavo.
Me diga mais uma coisa: é fácil a adaptação? Caro? Sugestões?

Sandro Tannuri
01/04/2003, 13:16
Me diga mais uma coisa: é fácil a adaptação? Caro? Sugestões?

A adaptaçao e facil, dificil e fazer bem feito, principalmente o ajuste de caster e angulos das barras de direçao.
Eu particularmente não aconselho a fazer mantendo os eixos(bitola) originais.

Abraço,

Giovani
02/04/2003, 01:54
:D Olá turma!

:D No meu jeep tenho os feixes sobre o eixo e além da mudança das barras de direção tive que corrigir o ângulo do diferencial, para não quebrar o cardã. Vcs também fazem isso? O que fazem para não quebrarem o cardã, quando levantam o jeep nesse sistema? :D

billj
02/04/2003, 08:11
:D Olá turma!

:D No meu jeep tenho os feixes sobre o eixo e além da mudança das barras de direção tive que corrigir o ângulo do diferencial, para não quebrar o cardã. Vcs também fazem isso? O que fazem para não quebrarem o cardã, quando levantam o jeep nesse sistema? :D

A melhor maneira é de virar a bolota para cima para que a fucinha fica apontada diretamente para a saída da t-case e bota um cadran duplo (tipo CV). Sem vibração, sem enforço nos componentes........

O meu já está preparado para isso, mas até agora não arrumei os carans CV......

Fábio
02/04/2003, 10:01
Bill,

No Eugênio eu simplesmente girei a bola do diferencial: Não precisei do cadan com junta CV, e não ficou com vibração alguma.

Um detalhe: Já vi um CJ usando apenas o cardân com as 03 cruzetas (sem girar a bola) e a vibração do carro, quando era ligada a tração dianteira, era absurda!

Vai entender...

[]´s

billj
02/04/2003, 13:53
Bill,

No Eugênio eu simplesmente girei a bola do diferencial: Não precisei do cadan com junta CV, e não ficou com vibração alguma.

Um detalhe: Já vi um CJ usando apenas o cardân com as 03 cruzetas (sem girar a bola) e a vibração do carro, quando era ligada a tração dianteira, era absurda!

Vai entender...

[]´s

Fábio,

Se você girou a bolota para que o ângulo do pinhão ficou menos de uns 3 graus fora de paralelo com a saída da t-case, então a vibração realmente é mínima. Mais angulação que isso e o trem vibra prá K7, só que você não deveria ter percebido isso por ter mais umas trilões de outras coisas vibrando no CJ. Ou vai me falar que o seu CJ não vibra?!?!?..... :D

Agora, porque dessa vibração?? Porque cruzetas girando em ângulo tem por naturaza uma pequena variação de velocidade que pode ser cancelado somente pela rotação sincronizada de uma outra cruzeta, trabalhando no mesmo ângulo.

Alias, esse é exatamente a função do cardan CV, que tem 03 cruzetas, 01 lá na bolota do diferencial e as outras 02, na t-case lado ao lado. O que acontece é o seguinte:

Com a fucinha do diferencial apontado diretemante para a t-case, a cruzeta não tem angulação, portanto não vibra nada. E as outras duas, por trabalharam com a mesma angulação, se cancelem.....

Abraços,

Rubens
02/04/2003, 17:08
Alias, esse é exatamente a função do cardan CV, que tem 03 cruzetas, 01 lá na bolota do diferencial e as outras 02, na t-case lado ao lado. O que acontece é o seguinte:

Com a fucinha do diferencial apontado diretemante para a t-case, a cruzeta não tem angulação, portanto não vibra nada. E as outras duas, por trabalharam com a mesma angulação, se cancelem.....

Abraços,[/quote]

Bill,

teria alguma foto deste tipo de cardã para que eu possa dar uma espiada e entender melhor o que você explicou acima?

Grato,

Rubens
"E´-Turuga"

billj
02/04/2003, 17:25
teria alguma foto deste tipo de cardã para que eu possa dar uma espiada e entender melhor o que você explicou acima?

Grato,

Rubens
"E´-Turuga"

Sandro Tannuri
02/04/2003, 18:57
...O meu já está preparado para isso, mas até agora não arrumei os carans CV......


Bill e demais,

Acabei ontem de montar um CJ SPOA com eixos de Rural e babem, 1274 de RTI com pneus 31" ,molas e jumelos originais. Acho que vou desbancar minha propria marca de 1357 do Wrangler depois dos pneus 35", jumelos revolver e molas mais macias.

Com relação aos cardans virei as bolas dos diferenciais direto para a T-case e estou aturando uma razoavel vibração ate achar os CV.

Vale lembrar que no dianteiro virei tambem as pontas de eixo para não ter caster negativo.

Uma dica e procurar por Wranglers e Cherokees nos desmanches da vida e comprar os cardans dianteiros destes Jeeps que vem com CV de fabrica ou procurar nas empresas que mexem com cardan se eles vendem CVs.

Abraços,

naldo.ap
29/01/2004, 15:04
Bill e demais,

Acabei ontem de montar um CJ SPOA com eixos de Rural e babem, 1274 de RTI com pneus 31" ,molas e jumelos originais. Acho que vou desbancar minha propria marca de 1357 do Wrangler depois dos pneus 35", jumelos revolver e molas mais macias.

Com relação aos cardans virei as bolas dos diferenciais direto para a T-case e estou aturando uma razoavel vibração ate achar os CV.

Vale lembrar que no dianteiro virei tambem as pontas de eixo para não ter caster negativo.

Uma dica e procurar por Wranglers e Cherokees nos desmanches da vida e comprar os cardans dianteiros destes Jeeps que vem com CV de fabrica ou procurar nas empresas que mexem com cardan se eles vendem CVs.

Abraços,


Sandro,

Sei que já faz quase um ano que vc postou esta mensagem, mas por acaso você não teria umas fotos da suspensão desse seu CJ? pra dar umas idéias para o meu mecânico, é que não existe ninguém especializado no assunto por aqui, a distância e o isolamento do meu estado me deixa um tanto sem opções de como fazer a suspensão do "Sete Léguas" (visto que não quero o jipe apenas com a aparência robusto, mas sim robusto de fato).
Conto com umas dicas suas.

Até mais.

leopoldo
29/01/2004, 17:41
Sorry babies,

só que a SOA (SPOA) não dá mais curso, só mais altura, afinal é a mesma mola, o mesmo grampo, o mesmo jumelo, o mesmo amortecedor, o mesmo batente, ........, desde de que o amortecedor esteja fixado na mesma posição que estava antes. Só que aí, tem que aumentar o batente.

Agora, se a posição do mesmo mudar, pode-se ganhar também a altura referente ao diâmetro do eixo+sapata.

Colocando-se amortecedores masi comrpidos, jumelos com maooir flexibilidade.....o céu é o limite.

Ou não?

billj
30/01/2004, 07:31
Sorry babies,

só que a SOA (SPOA) não dá mais curso, só mais altura,

<major snippage>

Ou não?


A resposta correta é...................
.
.
.
.
.
.
.
.
Ou não!!!!!

<clap, clap, clap>

:P :D




SPOA proporciona mais curso por si só, mesmo com todos os mesmos componentes. Quando se joga os eixos por cima dos feixes, você aumenta a distância entre o ponto de contato da banda de rodagen até o berço da mola. Adivinhe que aconteça com a força alavanca que atua sobre as molas........... :wink:

Sacou?!?


Abraços,

monge
01/02/2004, 15:42
Fala Gente.... :D

Bill o que aconteceu com vc? :shock: :D :shock: :D :D

Fez algum retiro espiritual? Foi pro Tibet conviver com os monges??? hehehehehee

Pela primeira vez vejo o Bill responder o que é SPOA sem ter um ataque... heheeh to morrendo de rir até agora. :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Será que é pq ele descarregou no primeiro post dele... em vermelho?

hehehehehehe

O pessoal que conhece o bill a mais tempo sabe o que to falando... hehehehehhehhee :D :D :D :D :D :D :D :D
[]'s rachando de rir aqui....

Markito Amato
01/02/2004, 20:07
Olá, pessoal!

Aproveitando o assunto...

Bill, o que é SPOA mesmo, hein?! :twisted: :D :D :D

POAMNPAP :D


Abraços,

Sandro Tannuri
05/02/2004, 11:44
All,

Estava viajando mas vi que o Bill estava presente defendendo a boa tecnica.
So para atualizar os dados sobre este CJ hoje ele usa pneus TSL 36" e tem 1350 de RTI, acontece que o dono vai para os EUA em março e vai trazer dois pares de Teraflex Revolver Shackles, os originais. Acho que algo na casa de 1500 de RTI pode ser esperado depois deste upgrade.


Naldo,

Não tenho boas fotos da suspensão do CJ mas basta voce ler as msg sobre SPOA que tem todas as informações necessarias, se ainda restar duvidas pergunte.

Abraços,