PDA

Ver Versão Completa : Engesa F II - Quase Pronto



Moreira
15/08/2005, 14:18
Segue foto, quase pronto.

FernandoRisso
15/08/2005, 16:36
Belo engesa !!! Meus parabéns !!! :palmas:

Tem a fica técnica do bichinho ?

[]'s engeseiros !!!

Moreira
15/08/2005, 18:00
Ficha Técnica

F II - 1989
Motor 4 cilindros gasolina (quero trocar - aceito sugestões)
Cambio Original (Clark 5 marchas)
Transferência Toyota
Pneus BF 33 All
Relação do Diferencial - muito curta (quero trocar também)
Algumas adaptações

Solicito algumas dicas para o futuro

Guincho
Motor 6cc / diesel?
Direção Hidráulica
etc...


Abraços

Moreira

gnecchi
15/08/2005, 19:21
Ficha Técnica

F II - 1989
Motor 4 cilindros gasolina (quero trocar - aceito sugestões)
Cambio Original (Clark 5 marchas)
Transferência Toyota
Pneus BF 33 All
Relação do Diferencial - muito curta (quero trocar também)
Algumas adaptações

Solicito algumas dicas para o futuro

Guincho
Motor 6cc / diesel?
Direção Hidráulica
etc...


Abraços

Moreira

Seja bem vindo Moreira.

Para definir motor, relação, pneu, guincho, etc é necessário que você defina para qual será a utilização do seu 4x4 :pensativo:

Independente do uso on-road ou off-road a direção hidráulica é um item que vc pode investir, pois vale a pena em qualquer situação :wink: :wink:

No seu lugar eu manteria o motor 4CC e daria uma preparada nesse motor... com isso vc teria um motor forte com uma excelente relação peso/potência. Se o objetivo é uso em trilha seria uma excelente configuração :concordo:


[]'s e parabéns pela máquina

FernandoRisso
16/08/2005, 08:48
Moreira,

Sou suspeito pra dizer, mas se o uso for pra trilhas pesadas bota um 6cil que vc naum se arrepende, agora se vc tem idéia de expedições, longas viagens etc... pode pensar em um MWM 2.8, encaixa certinho no câmbio e fica perfeito.

[]'s

SmootH_
16/08/2005, 19:45
muito bonito mesmo! :palmas:
acho q se teu 4 cilindros tiver uma potencia legal, da pra tu ta uma revisada nele, prepara direitinho e ja era, dexa ele mesmo
abraço!

Moreira
17/08/2005, 12:43
Pessoal

Pretendo utilizar em trilha também, e pretendo não concorrer ao Troféu "Roda Presa".Quanto a dar uma preparada, quais as dicas dos amigos para essa melhoria.Alguem indica alguma oficina aqui em SP?


Abraços

Moreira

Pedro Rocha
14/04/2006, 01:42
Olá Moreira...

Caro engeseiro, sei exatamente o que vc quer dizer quando fala em troféu roda presa! :oops: Também tenho E4 F1 só que álcool. Recentemente o motor 4 cilindros que tava nele, (e já tava com o pé na cova desde que comprei em 2000, não sei como durou tanto... :pensativo: ) foi p/ espaço. Na hora da retífica, descobri que o comando tava bichado, o bloco já tava no último corte e tinha que encamisar, ou seja, tava uma merda! Sempre quis colocar um 6 cilindros pq sou fã desse motor, muito apto a preparações. Como a grana tava curta, e eu tb tinha o sonho de fechar o jipe com uma capota de fibra, afinal é meu único carro, desisti do 6 cilindros e resolvi colocar a capota pra dá um pouquinho mais de conforto pra minha mulher e pra minha filha, que tb curtem o jipe, e substituir o original por outro 4 cil. Como o 4 cil original é muito lerdo, resolvi botar uma pimentinha :twisted: :twisted: :twisted:

Comprei um 4 cilindros à álcool retificado por falta de opção$$$, se tivesse mais tempo eu mesmo faria o motor usando o virabrequim dos antigos opalas (abaixo de 73 que tinha o mesmo 4 cilindros só que com 153 de deslocamento 98,42 x 82,50 inves do 151 101,6 x 76,2, diamentro x curso em mm do virabrequim), com os pistões do 151, o que daria mais ou menos 2.7 de cilindrada, e tb teria que usar as bielas do opala 6 cilindros mais novo (senão me engano...) que são mais curtas para que a cabeça do pistão não bata nas válvulas. Esse veneno já seria suficiente para se chegar a uns cento e poucos hp e 22 a 23 kgfm de torque, porém em rotação mais baixa , oq não é interessante se vc tiver com as relações originais do F1 (44/9 ou 4,89) q é o meu caso.
Como eu já tinha o motor e tb as relações originas curtas, depois de pesquisar um bocado cheguei a uma receitinha básica:

- cabeçote levemente rebaixado (0,6 mm), pode rebaixar até 1,5mm caso seja primeira plaina do cabeçote. Quanto mais vc rebaixa, mais incrementa, a potência e o torque. Porém é a aconselhavel redimensionar o sistema de arrefecimento, no meu caso eu substitui o radiador original por um de alumínio, tb de opala, e uma ventoinha elétrica auxiliar na frente do radiador e sistema selado.

- substituir o carburador h-34 por um dfv 446 (cod weber 446 065 02 e original94 636 792, no caso de usar álcool ou 446 054 02 no caso de usar gasolina), essa substituição foi o pulo do gato, realmente mudou drasticamente o comportamento do carro. Realmente foi sensível a diferença. P/ isso é necessário mudar o coletor de admissão ou fazer uma flange, no meu caso optei pela primeira opção, se for usar álcool é importante adquirir um coletor de admissão com aquecimento a água.

- pra deixar a exaustão menos estrangulada; coletor dimensionado 4x1(c/ aquecimento para o coletor de admissão no caso do álcool).

Essa é a configuração atual do meu 4 cilindros. Só pra ter uma idéia, calculo que esse motor tenha uns 112 hp e uns 21 kgmf de torque. Olha, levando em consideração que é um quatro cilindros, Tõ muito satisfeito. Eu viajo a 100, 110 (e já acho muito por conta dos freios originais, e dos pneus fate) com facilidade, e se pisar, crava os 120 do velocimetro, deve chegar a pouco mais de 130, mas não tem como saber.... outra melhora sensível foi nas arrancadas, carro mil de 8v come poeira!!! :twisted: :twisted: Pra quem sofria pra ultrapassar towner, kombi 1300 carregada e por aí vai.. foi uma evolução e tanto!!!! :palmas: :palmas:

Tô satisfeito, mas ainda tenho mais alguns coringas na manga, exemplo:
Troca do comando de válvulas do motor à álcool (cod 7322167) pelo do motor a gasolina (cod 7329604) ou melhor ainda o comando do motor 151-s (cod 7334965) que já tenho em mãos. Um filtro de ar esportivo a caminho, e uma bobina do gol mi 1.8 (bosch cod 000 ZSO 105, dois terminais) também é bem vinda.

Se vc tiver mais pra gastar manda trabalhar o cabeçote, ai meu amigo... quero ver quem é q vai te chamar de roda presa...quer dizer... sempre aparece alguém mais forte, mas com certeza vc já vai ter uns 130 a 150 hp pra brincar , isso sem mexer na cilindrada!!!! :mrgreen: :mrgreen:


Pra quem gosta de números o motor a gasolina tem 84hp a 4400 rpm e 17,5 kgmf a 2500 rpm, o à álcool tem 88 hp a 4000 rpm, porém tem mais torque 19,4 a 2000rpm (obs: esse comando do motor à alcool tb vinha nos primeiros opalas, motor 153) e por último o comando do 151-s que gerava 98hp a 4800 e torque de 19,8kgmf a 2600 rpm. Agora imagina esse último comando no motor à álcool :twisted: :twisted: :twisted:
Vô abri um parentese só para explicar o pq de amordaçarem o motor à álcool com esse comando. "Os opalas à alcool com (carburador duplo) e o comando do motor a gasolina passariam a ter 101 hp. Como a legislação vigente na época previa uma tributação maior p/ carros acima de 99hp e esses opalas eram largamente utilizados pelo poder público, essa foi a solução adotada p/ viabilizar a venda desses carros ao estado.


Agora o fato é que se vc tiver grana sobrando a melhor opção ainda é um mwm 2.8, mesmo pq todo esse veneno cobra o preço na bomba!! :discordo:

Em breve vou postar uma foto do motor e da caranga com a configuração atual!!! Espero ter ajudado na sua escolha. :concordo:


Pedro Rocha, Recife -PE

haundrich
23/04/2006, 21:15
hehheheh e aeh Pedro, excelente conteúdo.... Só faltou dizer para mandar polir os dutos internos da admissão do GM 151-S... 3 CVs a mais.

Moreira
Existe ainda opção de utilizar virebrequim forjado, passando de 2.5 litros para 3.0 litros, com 150CV brutos @ 27kgfm, para este mesmo GM.
Existe uma casa em São Paulo, não me recordo o nome, que trabalham com isso.
Com certeza a lista do opaleiros deverão ter na ponta da lingua.

Flávio