PDA

Ver Versão Completa : barulho reduzida quando tira o pé do acelerador

Leosapy
26/08/2012, 16:18
pessoal tenho um jeep willys com caixa clark cl 2205d e reduzida e estou com problema que quando tiro o pé do acelerador dah um barulho infernal de ferro com ferro e quando acelero denovo para. esse barulho aumenta conforme aumenta a velocidade.... e acima dos 60km/h eh muito alto.
conferi o diferencial 100%, cruzetas sem folga. nao eh as alavancas porque coloco a mao e naum para.
a reduzida jah eh com pino chorao com rolamento.
a unica coisa com folga que vi eh o eixo da engrenagem da engrenagem grande da reduzida, e essa bucha eh na carcaça. sera que da pra trocar?
e sera que eh essa bucha???
alguem jah passou por esse problema?????

segue olink com o video

YouTube - Barulho reduzida jeep willys (http://m.youtube.com/watch?v=QmNOcCZP1pY)

Dic3
27/08/2012, 15:08
Leo, tem certeza de que nao é nada apenas raspando? O barulho parece de uma chapa raspando sei la.

Lembre-se que quando voce acelera o motor se desloca prum lado e quando voce tira o pe ele se desloca pra outro. Veja se nao tem nada raspando em partes moveis.

Leosapy
28/08/2012, 08:28
Leo, tem certeza de que nao é nada apenas raspando? O barulho parece de uma chapa raspando sei la.

Lembre-se que quando voce acelera o motor se desloca prum lado e quando voce tira o pe ele se desloca pra outro. Veja se nao tem nada raspando em partes moveis.

Dic3... pior que fora da caixa não eh nada raspando!!!!! conferi tudo e não achei nada!!!
Desmontei a reduzida denovo.... acho que eh a engrenagem louca que fica dançando!!!!
Vou colocar outro conjunto para testar!!!

Dai coloco no forum a resolução!!!

LManiero
28/08/2012, 19:40
isso já aconteceu no meu jeep, era uma chapa que fica entre o diferencial e o cardã, a solda dela pode ter quebrado e a vibração dela causa esse barulho. Deite em baixo do jeep e veja se ela não esta solta, se estiver é só soldar.

juleymar73
28/08/2012, 23:22
isso já aconteceu no meu jeep, era uma chapa que fica entre o diferencial e o cardã, a solda dela pode ter quebrado e a vibração dela causa esse barulho. Deite em baixo do jeep e veja se ela não esta solta, se estiver é só soldar.

Ola amigo Maniero, vendo sua resposta lenbrei que mue CJ ta com uma chapa dessa que vc sitou souta , sera essa uma tipo arruela grande em formato de bacia que cobre o retentor do diferencial, pois meu faz barulho tambem mais e menos , não sabia que ela era soldada, me diz solda na luva do diferencial .

juleymar73
29/08/2012, 01:09
seria essa chapa 367079367080

georgevalle
29/08/2012, 07:57
Já tive esta chapa solta tanto no jeep como na rural ela é prensada na flange, uma quis fazer direito e retirei a flange rebati a chapa e coloquei novamente pouco tempo soltou daí soldei em outra soldei direto sem desmontar nada só alguns pingos para não esquentar a peça pois o retentor fica bem perto da chapa e pode danificar ele se esquentar demais, o barulho que esta chapa faz é como um sino não me parece ser o barulho do video, aconselho ao Leo desmontar a reduzida e procurar onde ficou marcado pois com este barulho tem que ter marca de onde estava raspando.

edgar
29/08/2012, 10:27
Veja só....não tenho uma caixa de transferencia aberta para olhar com mais cuidado...

as engrenagens 31, 34 e 43 são helicoidais, este tipo de engrenagem se desloca para frente ou para tras conforme o esforço.
quando voce acelera a engrenagem 34 espreme uma das arruleas 33, quando tira o pé do acelerador a outra arruela é espremida.

eu verificaria as arruleas 33, se existem, se não tem folga demais que permita a engrenagem roçar na carcaça.

como é uma adaptação, quando solta o pé pode ser que esteja empurrando a engrenagem 31 contra a carcaça da reduzida se existir alguma folga no cambio.

a bucha da engrenagem 43 poderia estar tão gasta que deixaria a engrenagem com um mal contato enorme...mas ai ela estaria com os dentes marcados e seria visivel

em ultimo caso, a folga das arruleas 33 poderia fazer a engrenagem 34 roçar na 44

tambem poderia se verificar que as alavancas da tração e da reduzida não estão mal reguladas mos itens 11, 12 e 13 com folga ou espremidas contra a carroceria.

Leosapy
29/08/2012, 20:18
bahh.. muito obrigado edgar.

Desmontei e vi que tinha um grande desgaste na bucha 42 e 41 e a engrenagem 43 quando foi montada ficou muito justa e acabou fundindo um pouco com o eixo 46 e a bucha 42 chegou a azular!!!!.

Também a engrenagem 31 estava com grande folga... vou ajustar montar tudo e depois posto novidades!!1

OBS: O carretão é com rolamento e esta 100%.
também não vi nenhuma marca na carcaça!!!

Veja só....não tenho uma caixa de transferencia aberta para olhar com mais cuidado...

as engrenagens 31, 34 e 43 são helicoidais, este tipo de engrenagem se desloca para frente ou para tras conforme o esforço.
quando voce acelera a engrenagem 34 espreme uma das arruleas 33, quando tira o pé do acelerador a outra arruela é espremida.

eu verificaria as arruleas 33, se existem, se não tem folga demais que permita a engrenagem roçar na carcaça.

como é uma adaptação, quando solta o pé pode ser que esteja empurrando a engrenagem 31 contra a carcaça da reduzida se existir alguma folga no cambio.

a bucha da engrenagem 43 poderia estar tão gasta que deixaria a engrenagem com um mal contato enorme...mas ai ela estaria com os dentes marcados e seria visivel

em ultimo caso, a folga das arruleas 33 poderia fazer a engrenagem 34 roçar na 44

tambem poderia se verificar que as alavancas da tração e da reduzida não estão mal reguladas mos itens 11, 12 e 13 com folga ou espremidas contra a carroceria.

Leosapy
29/08/2012, 20:26
Juleymar... obrigado pela informação, mas essa chapa não tenho mais na flange!!!!!!

QUOTE=juleymar73;1765631]seria essa chapa 367079367080[/QUOTE]

Leosapy
11/11/2012, 13:47
pessoal, abri a caixa e descobri... deixei a engrenagem louca um pouco justa demais... dai ela quase fundiu com a arroela que fica ao lado... dai acabou criando um excesso de material que acabava fazendo a engrenagem dar batulho!!!!
Troquei o eixo entalhado coloquei um antigo que tinha e o barulho parou!!!

tuna
12/11/2012, 12:02
Só pra saber o barulho acontecia se engatesse ponto morto, tipo uma banguela ??? no meu fazia igual, tirando o pé e "banguelando" acima de 60 por hora, um pé no saco, tinha que andar sempre arrochando :mrgreen: agora revisei tudo , vamos ver como ficou...:roll:

[]´s e vamo que vamo

Leosapy
13/11/2012, 08:30
Só pra saber o barulho acontecia se engatesse ponto morto, tipo uma banguela ??? no meu fazia igual, tirando o pé e "banguelando" acima de 60 por hora, um pé no saco, tinha que andar sempre arrochando :mrgreen: agora revisei tudo , vamos ver como ficou...:roll:

[]´s e vamo que vamo

É isso mesmo, porem o meu dava muito pouco quando estava em ponto morto!!!

tuna
13/11/2012, 14:41
É isso mesmo, porem o meu dava muito pouco quando estava em ponto morto!!!

Valeu pela resposta, vamos ver agora depois da revisão e rolamentaiada nova como é que fica...

[]´s

thiagoalberto
18/01/2024, 15:32
Devida a ajuda que este tópico me trouxe, vou deixar aqui a minha solução:

O zé ruela que meu câmbio, não apertou a porca que trava a engrenagem primária no eixo estriado. Ele simplesmente encostou a porca e trovou com um arame..

Coloquei uma arruela entre a porca (acredito que 42) e a engrenagem primária. Dei um aperto "normal" e pronto. Barulho sumiu.

Meus sintomas eram os mesmos descritos acima.

Boa sorte aos próximos a consultarem este fórum e boas trilhas!!!