Ver Versão Completa : barulho reduzida quando tira o pé do acelerador
pessoal tenho um jeep willys com caixa clark cl 2205d e reduzida e estou com problema que quando tiro o pé do acelerador dah um barulho infernal de ferro com ferro e quando acelero denovo para. esse barulho aumenta conforme aumenta a velocidade.... e acima dos 60km/h eh muito alto.
conferi o diferencial 100%, cruzetas sem folga. nao eh as alavancas porque coloco a mao e naum para.
a reduzida jah eh com pino chorao com rolamento.
a unica coisa com folga que vi eh o eixo da engrenagem da engrenagem grande da reduzida, e essa bucha eh na carcaça. sera que da pra trocar?
e sera que eh essa bucha???
alguem jah passou por esse problema?????
segue olink com o video
YouTube - Barulho reduzida jeep willys (http://m.youtube.com/watch?v=QmNOcCZP1pY)
Leo, tem certeza de que nao é nada apenas raspando? O barulho parece de uma chapa raspando sei la.
Lembre-se que quando voce acelera o motor se desloca prum lado e quando voce tira o pe ele se desloca pra outro. Veja se nao tem nada raspando em partes moveis.
Leo, tem certeza de que nao é nada apenas raspando? O barulho parece de uma chapa raspando sei la.
Lembre-se que quando voce acelera o motor se desloca prum lado e quando voce tira o pe ele se desloca pra outro. Veja se nao tem nada raspando em partes moveis.
Dic3... pior que fora da caixa não eh nada raspando!!!!! conferi tudo e não achei nada!!!
Desmontei a reduzida denovo.... acho que eh a engrenagem louca que fica dançando!!!!
Vou colocar outro conjunto para testar!!!
Dai coloco no forum a resolução!!!
LManiero
28/08/2012, 19:40
isso já aconteceu no meu jeep, era uma chapa que fica entre o diferencial e o cardã, a solda dela pode ter quebrado e a vibração dela causa esse barulho. Deite em baixo do jeep e veja se ela não esta solta, se estiver é só soldar.
juleymar73
28/08/2012, 23:22
isso já aconteceu no meu jeep, era uma chapa que fica entre o diferencial e o cardã, a solda dela pode ter quebrado e a vibração dela causa esse barulho. Deite em baixo do jeep e veja se ela não esta solta, se estiver é só soldar.
Ola amigo Maniero, vendo sua resposta lenbrei que mue CJ ta com uma chapa dessa que vc sitou souta , sera essa uma tipo arruela grande em formato de bacia que cobre o retentor do diferencial, pois meu faz barulho tambem mais e menos , não sabia que ela era soldada, me diz solda na luva do diferencial .
juleymar73
29/08/2012, 01:09
seria essa chapa 367079367080
georgevalle
29/08/2012, 07:57
Já tive esta chapa solta tanto no jeep como na rural ela é prensada na flange, uma quis fazer direito e retirei a flange rebati a chapa e coloquei novamente pouco tempo soltou daí soldei em outra soldei direto sem desmontar nada só alguns pingos para não esquentar a peça pois o retentor fica bem perto da chapa e pode danificar ele se esquentar demais, o barulho que esta chapa faz é como um sino não me parece ser o barulho do video, aconselho ao Leo desmontar a reduzida e procurar onde ficou marcado pois com este barulho tem que ter marca de onde estava raspando.
Veja só....não tenho uma caixa de transferencia aberta para olhar com mais cuidado...
as engrenagens 31, 34 e 43 são helicoidais, este tipo de engrenagem se desloca para frente ou para tras conforme o esforço.
quando voce acelera a engrenagem 34 espreme uma das arruleas 33, quando tira o pé do acelerador a outra arruela é espremida.
eu verificaria as arruleas 33, se existem, se não tem folga demais que permita a engrenagem roçar na carcaça.
como é uma adaptação, quando solta o pé pode ser que esteja empurrando a engrenagem 31 contra a carcaça da reduzida se existir alguma folga no cambio.
a bucha da engrenagem 43 poderia estar tão gasta que deixaria a engrenagem com um mal contato enorme...mas ai ela estaria com os dentes marcados e seria visivel
em ultimo caso, a folga das arruleas 33 poderia fazer a engrenagem 34 roçar na 44
tambem poderia se verificar que as alavancas da tração e da reduzida não estão mal reguladas mos itens 11, 12 e 13 com folga ou espremidas contra a carroceria.
bahh.. muito obrigado edgar.
Desmontei e vi que tinha um grande desgaste na bucha 42 e 41 e a engrenagem 43 quando foi montada ficou muito justa e acabou fundindo um pouco com o eixo 46 e a bucha 42 chegou a azular!!!!.
Também a engrenagem 31 estava com grande folga... vou ajustar montar tudo e depois posto novidades!!1
OBS: O carretão é com rolamento e esta 100%.
também não vi nenhuma marca na carcaça!!!
Veja só....não tenho uma caixa de transferencia aberta para olhar com mais cuidado...
as engrenagens 31, 34 e 43 são helicoidais, este tipo de engrenagem se desloca para frente ou para tras conforme o esforço.
quando voce acelera a engrenagem 34 espreme uma das arruleas 33, quando tira o pé do acelerador a outra arruela é espremida.
eu verificaria as arruleas 33, se existem, se não tem folga demais que permita a engrenagem roçar na carcaça.
como é uma adaptação, quando solta o pé pode ser que esteja empurrando a engrenagem 31 contra a carcaça da reduzida se existir alguma folga no cambio.
a bucha da engrenagem 43 poderia estar tão gasta que deixaria a engrenagem com um mal contato enorme...mas ai ela estaria com os dentes marcados e seria visivel
em ultimo caso, a folga das arruleas 33 poderia fazer a engrenagem 34 roçar na 44
tambem poderia se verificar que as alavancas da tração e da reduzida não estão mal reguladas mos itens 11, 12 e 13 com folga ou espremidas contra a carroceria.
Juleymar... obrigado pela informação, mas essa chapa não tenho mais na flange!!!!!!
QUOTE=juleymar73;1765631]seria essa chapa 367079367080[/QUOTE]
pessoal, abri a caixa e descobri... deixei a engrenagem louca um pouco justa demais... dai ela quase fundiu com a arroela que fica ao lado... dai acabou criando um excesso de material que acabava fazendo a engrenagem dar batulho!!!!
Troquei o eixo entalhado coloquei um antigo que tinha e o barulho parou!!!
Só pra saber o barulho acontecia se engatesse ponto morto, tipo uma banguela ??? no meu fazia igual, tirando o pé e "banguelando" acima de 60 por hora, um pé no saco, tinha que andar sempre arrochando :mrgreen: agora revisei tudo , vamos ver como ficou...:roll:
[]´s e vamo que vamo
Só pra saber o barulho acontecia se engatesse ponto morto, tipo uma banguela ??? no meu fazia igual, tirando o pé e "banguelando" acima de 60 por hora, um pé no saco, tinha que andar sempre arrochando :mrgreen: agora revisei tudo , vamos ver como ficou...:roll:
[]´s e vamo que vamo
É isso mesmo, porem o meu dava muito pouco quando estava em ponto morto!!!
É isso mesmo, porem o meu dava muito pouco quando estava em ponto morto!!!
Valeu pela resposta, vamos ver agora depois da revisão e rolamentaiada nova como é que fica...
[]´s
thiagoalberto
18/01/2024, 15:32
Devida a ajuda que este tópico me trouxe, vou deixar aqui a minha solução:
O zé ruela que meu câmbio, não apertou a porca que trava a engrenagem primária no eixo estriado. Ele simplesmente encostou a porca e trovou com um arame..
Coloquei uma arruela entre a porca (acredito que 42) e a engrenagem primária. Dei um aperto "normal" e pronto. Barulho sumiu.
Meus sintomas eram os mesmos descritos acima.
Boa sorte aos próximos a consultarem este fórum e boas trilhas!!!