PDA

Ver Versão Completa : Frontier MWM ajuda urgente!!



davidss6
25/08/2012, 13:41
Salve Pessoal,

estou com uma dúvida aqui que é a seguinte.

Comprei uma Frontier SE 4x4 2003. Peguei ela ontem e andando com a baita, notei que durante as trocas de marchas (principalmente 1o, 2o e 3o) o cambio dela se movimenta como se estivesse solto em baixo do carro... É mais ou menos assim, quando vc pisa na embreagem, o cambio da um tranco. Vc engata a marcha (o engate é macio) e quando solta a embreagem da tranco de novo... E nesse tranco ai, a caixa parece ate se movimentar em baixo do carro (vc até ve a alavanca se movendo dentro da cabine..)

Liguei agora a pouco pro proprietário e ele me garantiu que isso é uma caracteristica da frontier. Alguem ai sabe se isso procede??



Desde já muito obrigado aos colegas que puderem ajudar!!


David

Kim
25/08/2012, 13:53
Não conheço a essa pkp.

Mais pela característica, pode ser somente coxim de cambio quebrado!

Para fazer a verificação, aconselho a ir num mecânico, ele usará uma alavanca para afastar o cambio da travessa, se movimentar, é porque está ruim.

Abraços.

Kim.

davidss6
25/08/2012, 16:06
To desconfiado que seja coxim tb Kim.

Deitei em baixo da viatura e vi que ele tava normal aparentemente (borracha desgastada, mas num tava quebrado)

Acho que o esquema vai ser mesmo levar no mecanico pra ele conferir isso de perto.

Outro fato tb e que tem 10.000 km que foi trocada a embreagem da viatura. Inclusive ela ta alta. Com meio pedal vc ja consegue trocar as marchas.. :roll:

Lucas Nassif
25/08/2012, 16:16
Não sei se é a sua primeira picape, mas é normal a alavanca do câmbio se movimentar. O conjunto mecânico motor/cambio vibra e se movimenta diferente da carroceria, e como a alavanca é presa diretamente em cima do câmbio, os movimentos e vibrações passam por ela também.

Pra alavanca da tcase, vale o mesmo raciocínio.



[]`s

Kim
25/08/2012, 16:43
Opa Lucas!

Nem ventilei essa hipótese, pode ser sim!

Davidss6!

Se o coxim estiver quebrado, e difícil visualizar, só no meca mesmo!

davidss6
26/08/2012, 07:14
Kim e Lucas, ontem andando com o carro deu para sacar mais o problema... O que ta acontecendo é o seguinte:

Vc rodando com o carro sem nenhuma marcha engatada o cambio ta balançando fora do normal e ainda dando barulho como se tivesse solto em baixo do carro. Fiz um teste que o foi descer uma ladeira aqui perto de casa que ta com o asfalto todo irregular. Se desço com o carro engrenado, o cambio fica normal sem bater o balançar. Quando desco esse mesmo morro com o carro em ponto morto o cambio balança muito, fazendo barulho. Da até impressão que ele ta solto em baixo do carro.

Num to vendo logica nesse problema... O fato do carro estar engatado/desengatado nao influenciaria por exemplo se o problema fosse coxim... ?? :pensativo::pensativo:

Lucas, ja tive outras picapes (s10, pajero, ranger, hilux) e nessa ai to notando que o negocio ta bem anormal


abs e bom fds a todos


David

MESTRE CHICO
26/08/2012, 21:56
Comprei uma frontier 2003 4x4 2.8 com o mesmo defeito a alavanca das marchas balançava muito na troca de marchas, as bases estavam todas boas porem o suporte da base lado esquerdo estava se quebrando na solda com o chasi feito a solda o problema foi solucionado

abraços-------- mestre chico.

davidss6
27/08/2012, 12:04
Obrigado pela dica Mestre Chico!

Hoje encontrei com o ex-proprietario do carro. O cara jurou de pe junto que não é problema e que isso é uma caracterisca da frontier. Inclusive o cara me levou ao mecanico que mexia no carro. Ele tb confirmou a história...

De qualquer forma devo levar ela em breve para tirar isso a prova com meu mecanico de confiança;

Depois posto a conclusão aqui para futuros usuários que venham ter o mesmo problema...


Abs

David

Pablo RR
27/08/2012, 12:58
david, o cambio se movimenta bastante sim, mas não bate. Antes de comprar a Frontier, rodei por um bom tempo em uma L200 sport 2006, e em comparação ao da frontier, não se movimenta nadinha..

- o cambio se movimento para esquerda e direita ao se acelerar ou soltar o acelerador, ao dar partida e desligar (pisar na embreagem atenua o balanço nesses momentos). Mas NUNCA faz barulho de qualquer coisa batendo.
- por duas vezes troquei os 4 coxins (2 do motor e 2 do cambio) achando ser defeito na peça. Hoje já estou acostumado. DICA: compre os coxins originais, na concessionaria mesmo, são mais baratos que os paralelos.
- acredito ser caracteristica do veiculo, pois se olhar as Frontier americanas, vai notar que os coxins do motor e cambio de lá são parecido com os nossos. Provavelmente os engenheiros brasileiros não notaram diferença de vibração do MWM prum motor V6 a gasolina.

marcio_bispo
27/08/2012, 19:42
Davi, vc deveria tentar testar outras viaturas, Frontier ou Xterra, para checar, ou outro mecanico mais isento, meu Xterra não tem nada que chame atenção nesta descrição que vc apresenta, e olha que eu vim de um grand vitara a gasolina, que ao engatar a ré dava um soquinho.

Ao povo que manja, não seria possível neste caso um problema da própria embreagem ou mesmo o volante?


Obrigado pela dica Mestre Chico!

Hoje encontrei com o ex-proprietario do carro. O cara jurou de pe junto que não é problema e que isso é uma caracterisca da frontier. Inclusive o cara me levou ao mecanico que mexia no carro. Ele tb confirmou a história...

De qualquer forma devo levar ela em breve para tirar isso a prova com meu mecanico de confiança;

Depois posto a conclusão aqui para futuros usuários que venham ter o mesmo problema...


Abs

David

Gugu7
27/08/2012, 21:03
Davi, vc deveria tentar testar outras viaturas, Frontier ou Xterra, para checar, ou outro mecanico mais isento, meu Xterra não tem nada que chame atenção nesta descrição que vc apresenta, e olha que eu vim de um grand vitara a gasolina, que ao engatar a ré dava um soquinho.

Ao povo que manja, não seria possível neste caso um problema da própria embreagem ou mesmo o volante?
Davi dirige outra, pois a minha é uma 2004 e nunca notei nada no câmbio como vc descreveu.
Esse ex-proprietário é particular ou agência? Se for agencia vc tenta fazer ele consertar no Meca dele. Se ele continuar com essa história vc faz um BO, vai num mecânico conserta e leva a conta pra ele pagar.
No entanto, fique tranquilo, como os amigos já disseram não parece ser um grande problema, deve ser algo como base, coxins, fácil de resolver.
Dá uma olhada num tópico só sobre Frontier que tem aqui no fórum.

davidss6
11/09/2012, 20:52
E continua a via sacra...

Galera, antes de mais nada gostaria de agradecer todos que postaram nesse tópico.

Levando em consideração a opnião da galera e outros topicos parecidos que li aqui, parti para a solução do problema.

Como não tenho um mecanico de confiança, comecei a analisar o problema eu mesmo pra evitar cair na mao de picaretas e torrar $$$ atoa.

Comecei pelo mais simples... Primeiro teste que fiz, foi retirar o cardã traseiro da viatura e rodar só com a tração dianteira. Fiz isso e voilá!!! O barulho sumiu!!

Bem, depois disso comecei a analisar as peças do cardan traseiro e vi que o rolamento central estava com a borracha um pouco rachada. Troquei esse rolamento e verifiquei:
Balanceamento do cardã: OK
Cruzetas: OK

Montei tudo de volta no carro e............... A barulhada em baixo do carro continua. Barulhada vindo do cambio parace que ele ta caindo...

Ainda ganhei outra zica, agora quando arranco com o carro, principalmente em morros mais fortes, da uma vibracao infernal no carro (parecendo vibração de quando a embreagem do carro ta no final)

Ta dificil viu...


Agora acho que é partir para coxins mesmo...

Caso algum amigo aqui tenha outra sugestão ou já tenha passado por situação parecida.


Abs


David

João Carlos Fonseca
11/09/2012, 22:17
Olá David!

Também tenho uma Frontier SE 4x4 2.8 TD e a minha tb movimenta a alavanca do câmbio quando acelera com ela parada ou andando, acho que deve ser normal, mas sem barulho, na proxima semana vou fazer uma revisão e aproveito para ver isso.

Depois eu falo o resultado se é assim mesmo.

abraços

davidss6
03/10/2012, 16:18
Pessoal, depois da tentativa frustrada de trocar o rolamento do cardã, o que resultou numa nova zica (trepidação durante arrancada em subidas ingremes ou com o carro cheio de peso), dou como terminado o problema que relatei neste tópico.

Levei o carro hoje em um mecânico de confiança (que trabalhou muito tempo em concessionárias nissan, e tem experiencia neste tipo de viatura) para analisar o problema e segundo o parecer dele:

Esse problema de vibração no cambio da frontier é assim mesmo. Como o cambio é apoiado precariamente por apenas um suporte/coxim eh comum que com o tempo ele venha ter este tipo de vibração e virtude de desgaste. Por isso, segundo ele, não se anda com esse carro em ponto morto. Falou ainda que isso não é um problema com que eu deva me preocupar, a não ser que o coxim se desgaste muito e a batedeira começe a aparecer também com o carro engrenado. Nesse caso sim, é o caso de começar a pensar em trocar o coxim do cambio e motor.

Sobre a trepidação durante as arrancadas em subida, ele me falou que se tratava de um problema no cardã e me indicou um lugar especializado (carda minas). Fui nesse tal lugar e lá eles constataram que o rolamento paralelo que eu havia comprado já estava com folga. O mecânico me indicou um outro tipo de rolamento, que é menor, vem com bico para engraxar e com um tipo de suporte diferente.

Confiei nessa indicação e pedi para fazer o serviço completo (troca do rolamento/ balanceamento e alinhamento do cardã). Peguei o carro agora pouco e a vibração realmente desapareceu.

Eh isso aí, :concordo:

Agora eh curtir a viatura até a proxima zica.


Obrigado a todos!!

[Fred]
04/10/2012, 10:12
Bom amigos, após um longo tempo sem participar deste fórum, e ainda sem tempo para fazê-lo, preciso de uma ajuda sobre um "problema" que está ocorrendo com minha SERRANA.

Na verdade, são 2 problemas e acredito que os dois me darão prejuízo financeiro considerável.

O primeiro, começo a usar o carro e estranhamente ele fica sem embreagem. O pedal fica bobo, não engrena marcha, etc. Espero um pouco e tudo volta o normal, mas o nível do óleo quando isso acontece reduz algo em torno de 1cm. Este fato não ocorre todos os dias e não percebi um fato que cause este problema. Ele simplesmente acontece.

Levei o veículo no mecânico e ele já logo condenou toda a embreagem e disse que seria trocar todo o conjunto. Porém, normalmente a embreagem funciona perfeitamente bem, com encaixes precisos, etc. Não percebo trepidação e não está patinando. Alguém já teve um problema parecido e poderia me dar uma luz?

Problema 2, após ficar 2 meses sem usar o 4x4, ao voltar a usá-lo ouvi um barulho aparentemente vindo do lado direito (quando fecho o vidro do carona não consigo escutá-lo) como tivesse uma peça mal encaixada. Algo parecido com tlec tlec tlec tlec e se acelero ele fica mais rápido, mas não aumenta o som.

Em seguida eu notei que ao desencatar o 4x4 a luz apaga imediatamente, "sem a necessidade de dar a ré", o que achei estranho. Mais estranho ainda é que agora quando desengato o 4x4 o barulho passa para o lado direito e fica diferente, parece que tem alguma coisa solta, daí eu preciso parar o carro e dar a ré para ele voltar ao normal.

Levei novamente no mecânico, e ele achou uma "folga" no cardan dianteiro e já condenou a peça. Contudo, já vi aqui no fórum que esta "folga" é normal. Ainda não consegui levantar o carro para testar o 4x4 no ar, porque estava lotado. Então novo teste agendado para segunda-feira.

Porém, como este mecânico, especializado MWM, está querendo deixar meu carro 0km, alguém teria uma sugestão?

Aguardo anciosamente.

Lima5.3
04/10/2012, 11:13
Fred bom dia!
No primeiro problema observe se existe algum vazamento na tubulação que vai até o atuador, ou no burrinho. E o segundo é normal fazer o barulho, acontece quando a roda livre atua por ser automatica, mas só quando vc engata e poe em movmento. Mas se permanece retire a roda livre e observe se o rolamento esta intacto. Rolamento da roda livre.

Att. Lima.

[Fred]
04/10/2012, 12:02
Fred bom dia!
No primeiro problema observe se existe algum vazamento na tubulação que vai até o atuador, ou no burrinho. E o segundo é normal fazer o barulho, acontece quando a roda livre atua por ser automatica, mas só quando vc engata e poe em movmento. Mas se permanece retire a roda livre e observe se o rolamento esta intacto. Rolamento da roda livre.

Att. Lima.

Lima,

Numa análise superficial, pela caixa do motor, não encontrei nenhum vazamento. Vou levantar o carro e fazer uma devassa nele...

Quanto ao barulho, ele não fica apenas no momento do engate da RL, mas fica constante, daí minha dúvida ("meu medo").

Obrigado

Retorno com os detalhes em breve

[Fred]
08/10/2012, 20:20
Hoje consegui investigar minha picape e descobri um pequeno vazamento na embreagem, dentro dela. Tá "suando" na região do volante do motor.

Agora a pergunta é: Vale a pena baixar a caixa para consertar?

Ainda aguardo uma vaga no mecânico para descobrir o barulho quando uso o 4x4.

Constatei que a "folga" alegada pelo mecânico no meu diferencial é normal. Graças a deus existem carros para comparar. Ou então, todos estão com o mesmo problema.

Restam a homocinética e a RL.

mantenho informado e aguardo notícia

[Fred]
04/11/2012, 18:31
Boa amigos foristas.


"Os meus problemas 'acabaram-se'". Pois é, cheguei à solução de todos os problemas que tinha verificado em minha picape e por coincidência acabei solucionando um terceiro, que era um barulhinho que só fazia de vez em quando, em situações muito peculiares. Então, vamos aproveitar para tentar fazer uma breve contribuição para o fórum.

1. O barulho do lado direito tipo um tlec tlec (parecendo algo engatando e desengatando rapidamente conforme a velocidade) que aparecia sempre que engatava a 4X4 nada mais era do que a RL que está se despedindo deste mundo. Vale dar uma dica, o barulho não fica mais alto, apenas numa frequencia mais rápida de acordo com a velocidade, mas sempre da mesma altura e igual indepedente se estersando ou em linha reta;

2. O pedal da embreagem que ficava "bobo" e o óleo que baixava. Desta vez era o atuador da embreagem que estava todo estourado. Daí como a embreagem tinha apenas 180mil quilometros rodados, acho que estava na hora;

3. Como tive que baixar toda a transmissão, descobri que o retentor do volante também estava com folga e estava vazando um pouquinho de óleo do motor - solução preventiva antes que desse zica;

4. Aproveitei para fazer uma revisão em minha embreagem e descobri que o volante bimassa estava com uma leve folga --- com a mão ele fazia um barulho de lata batendo quando se torcia os dois lados rapidamente. Este barulho era igual a um que ouvia, as vezes, quando o veículo estava com uma rotação que gerava maior vibração do motor e/ou quebra-molas (lombada) ou subida ingrime. Então, se ouvirem um barulho tipo lata batendo debaixo do veículo pode ser o volante bimassa.


Bom, era isso.

arnaldobabilon
10/01/2013, 16:40
Pessoal, depois da tentativa frustrada de trocar o rolamento do cardã, o que resultou numa nova zica (trepidação durante arrancada em subidas ingremes ou com o carro cheio de peso), dou como terminado o problema que relatei neste tópico.

Levei o carro hoje em um mecânico de confiança (que trabalhou muito tempo em concessionárias nissan, e tem experiencia neste tipo de viatura) para analisar o problema e segundo o parecer dele:

Esse problema de vibração no cambio da frontier é assim mesmo. Como o cambio é apoiado precariamente por apenas um suporte/coxim eh comum que com o tempo ele venha ter este tipo de vibração e virtude de desgaste. Por isso, segundo ele, não se anda com esse carro em ponto morto. Falou ainda que isso não é um problema com que eu deva me preocupar, a não ser que o coxim se desgaste muito e a batedeira começe a aparecer também com o carro engrenado. Nesse caso sim, é o caso de começar a pensar em trocar o coxim do cambio e motor.

Sobre a trepidação durante as arrancadas em subida, ele me falou que se tratava de um problema no cardã e me indicou um lugar especializado (carda minas). Fui nesse tal lugar e lá eles constataram que o rolamento paralelo que eu havia comprado já estava com folga. O mecânico me indicou um outro tipo de rolamento, que é menor, vem com bico para engraxar e com um tipo de suporte diferente.

Confiei nessa indicação e pedi para fazer o serviço completo (troca do rolamento/ balanceamento e alinhamento do cardã). Peguei o carro agora pouco e a vibração realmente desapareceu.

Eh isso aí, :concordo:

Agora eh curtir a viatura até a proxima zica.


Obrigado a todos!!




Olá amigo. Estou passando pelo mesmo problema que você. Após trocar o rolamento central por um paralelo, a pkp ta tripidando durante as arrancadas e principalmente em subidas. Já troquei por 2 vezes e o problema persiste. Será que você saberia me dizer qual o tipo modelo do rolamento que você trocou ?
Sou de vitória no ES. Se estivesse próximo a loja cardã minas eu iria nela. Probleminha chato esse hein ?!?!

Obrigado

Marcelo-HPE
11/01/2013, 23:51
Esse problema de ficar eventualmente sem embreagem pode ser vazamento interno no cilindro mestre ou escravo, o fluído não chega a baixar , mas há passagem entre as câmaras internas dos cilindros ,que para troca-los não precisa retirar a caixa de marchas.
Boa sorte .

AndréAngra
12/01/2013, 13:50
No Troller com o mesmo motor de vocês, eu tive esse problema com o pedal de embreagem baixando....
Troquei o atuador e o cilindro mestre da embreagem e problema resolvido!!!

O cambio do Troller costuma balançar quando está andando.....mas pelo que já ví de relatos, é normal devido ao balanço desigual do Powertrain em relação à carroceria!!!!!

Javarotti
22/11/2013, 11:39
david, o cambio se movimenta bastante sim, mas não bate. Antes de comprar a Frontier, rodei por um bom tempo em uma L200 sport 2006, e em comparação ao da frontier, não se movimenta nadinha..

- o cambio se movimento para esquerda e direita ao se acelerar ou soltar o acelerador, ao dar partida e desligar (pisar na embreagem atenua o balanço nesses momentos). Mas NUNCA faz barulho de qualquer coisa batendo.
- por duas vezes troquei os 4 coxins (2 do motor e 2 do cambio) achando ser defeito na peça. Hoje já estou acostumado. DICA: compre os coxins originais, na concessionaria mesmo, são mais baratos que os paralelos.
- acredito ser caracteristica do veiculo, pois se olhar as Frontier americanas, vai notar que os coxins do motor e cambio de lá são parecido com os nossos. Provavelmente os engenheiros brasileiros não notaram diferença de vibração do MWM prum motor V6 a gasolina.


Amigo, lendo os seus relatos talvez eu possa ajudar.

Ando em caminhonetes ha mais de 10 anos, diariamente.

Atualmente tenho uma Land Cruiser Prado da Toyota.

Esse problema que você relata tive uma parecidíssimo com uma Ford Ranger 3.0 TDI.

Aquilo me deixava muito triste.

Há uns anos atrás tive este problema em uma F1000 que adaptei o cambio da Silverado com Over Driver.

Resumo da ópera. Tudo leva a crer que seja o kit de embreagem apenas!

Entre em contato com essa turma que eles são nota 10.

Produtos - Transmissões - Câmbios e Diferenciais (http://www.piradiesel.com.br/)

Boa sorte.

MESTRE CHICO
03/03/2015, 19:29
O problema da frontier 2003 a 2008 da trancos nas trocas de marchas é por ter um motor muito potente e de muito torque , ja me acostomei com a minha 2003 darei duas dicas
1- nos precisamos sincronizar o pé na hora de trocar de marchas é so isso
2- se você não conseguir a primeira dica resta agora uma solucão imfalivel troque por uma automatica que ela nao tem pedal de embreagem