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Ver Versão Completa : Suspensao Independente no Honda Fourtrax



sergioc
24/08/2012, 17:03
Salve pessoal!
Dei entrada no consórcio de um quadri da Honda no começo do ano e to pensando em tirar o bixo dando um lance esse mês.
A questão é que já estando mais próximo de 2013, me questiono que tipo de mudanças ocorreriam no novo modelo...

Eu aluguei um Honda desse por 2 dias na Bahia, e realmente o mono-amortecimento traseiro é o único contra na minha opinião. Nada mais nele me incomoda tanto. Prefiro o câmbio manual mesmo, e nunca liguei muito pra seletor de tração eletrônico ou diferencial com bloqueio, embora entenda a utilidade desses artifícios...

Acho que a falta de uma suspensão traseira independente é a única coisa que deprecia esse atv pra mim.

Alguém faz ideia da possibilidade da Honda incorporar essa mudança pra 2013?
Vou ficar muito p*to se isso acontecer e eu já tiver retirado ele...
Nunca pilotei um quadri com suspensão independente nas 4, mas tenho certeza que a diferença tanto em conforto, como em desempenho e aderência é gritante né? Ou não?

Abraço!!

Vessio
24/08/2012, 18:23
Salve pessoal!
Dei entrada no consórcio de um quadri da Honda no começo do ano e to pensando em tirar o bixo dando um lance esse mês.
A questão é que já estando mais próximo de 2013, me questiono que tipo de mudanças ocorreriam no novo modelo...

Eu aluguei um Honda desse por 2 dias na Bahia, e realmente o mono-amortecimento traseiro é o único contra na minha opinião. Nada mais nele me incomoda tanto. Prefiro o câmbio manual mesmo, e nunca liguei muito pra seletor de tração eletrônico ou diferencial com bloqueio, embora entenda a utilidade desses artifícios...

Acho que a falta de uma suspensão traseira independente é a única coisa que deprecia esse atv pra mim.

Alguém faz ideia da possibilidade da Honda incorporar essa mudança pra 2013?
Vou ficar muito p*to se isso acontecer e eu já tiver retirado ele...
Nunca pilotei um quadri com suspensão independente nas 4, mas tenho certeza que a diferença tanto em conforto, como em desempenho e aderência é gritante né? Ou não?

Abraço!!

Boa tarde Sergio.

Eu acabei de comprar um novo e não me preocupo muito com isto.

A Honda é uma empresa de ponta, fabricante de robôs, carros, motos e aviões, e se ela não usa o CVT é por alguma razão.

Não se esqueça que a Polaris e a Can Am foram "prostituídas", e hoje estão voltadas quase que exclusivamente ao mercado americano, que por tradição, não troca marcha nem dos próprios carros, quem dirá dos seus ATVs.

É por comodidade do usuário padrão americano, simplesmente por isto, não é melhor que a troca semi-automática em nenhum quesito, exceto conforto, mas perde em controle de torque.

Como você mesmo disse eu não vejo o cambio como um problema, mas sim como uma vantagem quando o controle de torque e marchas são necessários.

Agora a suspensão traseira sim é um ponto negativo.

Eu vi o novo 475cc nos EUA e ele tem o mesmo cambio que o nosso atual 420, mas com seleção "tiptronic" no guidão.

A suspensão lá já é independente, o que SIM é um grande benefício.

As vantagens do Fourtrax são muitas, entre elas robustez, peças, rede de concessionárias, etc.

A Can Am e a Polaris são fenomenais, mas aqui no Brasil fico com a Honda.

Se eu estivesse nos EUA, compraria um Polaris.

Se eu precisasse de um quadri mais forte aqui no Brasil, compraria um Can Am (talvez um 800cc).

Voltando a sua pergunta: eu compraria, pois não é garantia que a Honda mudará o modelo logo (pode ser que mude o mês que vem, ou somente em dois anos), mas isto não é motivo para deixar de comprar, pois ainda que melhorem a suspensão traseira, não é o fim do mundo.

Um abraço,

Eduardo.

skiter_r
24/08/2012, 18:41
Bem, a honda não colocará a suspensão independente por que o fourtrax é um modelo de entrada, com proposito de ser o mais barato possivel, e eles possuem modelos mais caros com a suspensão independente.

Quanto ao cambio, a mesma coisa- modelo feito para ser o mais barato. nos EUA, há a opção de cambio manual e automatico para os 420(não cvt ainda), mudando somente isso no quadri e mais nada. O cambio CVT é bom para o uso offroad, pois a tração continua é MUITO importante em trechos offroad como subidas ingremes, passagem por rios, por atoleiros, etc.Por isso seu uso em praticamente todos os quadris 4x4.

Discordo completamente quanto a can-am e polaris estarem voltadas somente para os EUA. Pelo contrario, eu falaria isso da honda. Só observar, o mercado de quadris cresce cada vez mais no brasil, e can-am e polaris mantem suas linhas completas no brasil. Já a honda vende somente 1 modelo de quadri e o mais simples. Sinal bem claro que não está nem ai para o quadriciclo no brasil.

é aquilo, o honda é o volks gol dos quadriciclos. Pau pra toda obra, peça em qualquer lugar. Mas ngm compra ele achando q vai ser a coisa mais confortavel do mundo, nem a coisa mais veloz, nem q vai ter a melhor performance etc.

espero ter ajudado! abraços

Vessio
24/08/2012, 20:44
Bem, a honda não colocará a suspensão independente por que o fourtrax é um modelo de entrada, com proposito de ser o mais barato possivel, e eles possuem modelos mais caros com a suspensão independente.

Quanto ao cambio, a mesma coisa- modelo feito para ser o mais barato. nos EUA, há a opção de cambio manual e automatico para os 420(não cvt ainda), mudando somente isso no quadri e mais nada. O cambio CVT é bom para o uso offroad, pois a tração continua é MUITO importante em trechos offroad como subidas ingremes, passagem por rios, por atoleiros, etc.Por isso seu uso em praticamente todos os quadris 4x4.

Discordo completamente quanto a can-am e polaris estarem voltadas somente para os EUA. Pelo contrario, eu falaria isso da honda. Só observar, o mercado de quadris cresce cada vez mais no brasil, e can-am e polaris mantem suas linhas completas no brasil. Já a honda vende somente 1 modelo de quadri e o mais simples. Sinal bem claro que não está nem ai para o quadriciclo no brasil.

é aquilo, o honda é o volks gol dos quadriciclos. Pau pra toda obra, peça em qualquer lugar. Mas ngm compra ele achando q vai ser a coisa mais confortavel do mundo, nem a coisa mais veloz, nem q vai ter a melhor performance etc.

espero ter ajudado! abraços

Skiter, desculpe, mas descordo de você.

O mercado brasileiro de quadriciclos comparado ao norte americano (México, Canadá e EUA) é pífio.

Os ATVs importados pela Polaris e pela Can Am foram desenvolvidos com o mercado americano em mente, não o brasileiro (os engenheiros da Can Am e da Polaris sequer sabem onde fica o Brasil).

A suspensão traseira do Fourtrax é sim um problema (já corrigido nas novas versões nos EUA), mas o cambio não.

A diferneça de preço final entre o semi-automático e o CVT é mínima e qualquer um que gaste R$ 22mil no quadri, R$ 6mil ou R$ 7mil em uma carretinha decente mais uns R$ 5 mil em equipamentos e guincho está "cagando e andando" para três ou quatro mil a mais.

Mesmo nos modelos maiores fora do Brasil a Honda disponibiliza o cambio semi-automático, é uma questão de purismo às origens.

Discordo completamente que o CVT seja a melhor opção para as trilhas.

Da maneira que você fala é como se o cambio CVT fosse a evolução entre carburação e injeção, mas está longe disto.

Você realmente acredita que a Honda, empresa líder mundial em tecnologia automobilística já não teria colocado cambio CVT em todos os seus modelos fora do Brasil (assim deixamos a suposta questão custo fora do tema) em todos os seus modelos?

Novamente, a suspensão faz muita falta, o cambio CVT não faz falta alguma, é só uma questão de gosto de pilotagem e conforto padrão gringolândia.

Um abraço,

Eduardo.

Vessio
24/08/2012, 20:48
Skiter, desculpe, mas descordo de você.

O mercado brasileiro de quadriciclos comparado ao norte americano (México, Canadá e EUA) é pífio.

Os ATVs importados pela Polaris e pela Can Am foram desenvolvidos com o mercado americano em mente, não o brasileiro (os engenheiros da Can Am e da Polaris sequer sabem onde fica o Brasil).

A suspensão traseira do Fourtrax é sim um problema (já corrigido nas novas versões nos EUA), mas o cambio não.

A diferneça de preço final entre o semi-automático e o CVT é mínima e qualquer um que gaste R$ 22mil no quadri, R$ 6mil ou R$ 7mil em uma carretinha decente mais uns R$ 5 mil em equipamentos e guincho está "cagando e andando" para três ou quatro mil a mais.

Mesmo nos modelos maiores fora do Brasil a Honda disponibiliza o cambio semi-automático, é uma questão de purismo às origens.

Discordo completamente que o CVT seja a melhor opção para as trilhas.

Da maneira que você fala é como se o cambio CVT fosse a evolução entre carburação e injeção, mas está longe disto.

Você realmente acredita que a Honda, empresa líder mundial em tecnologia automobilística já não teria colocado cambio CVT em todos os seus modelos fora do Brasil (assim deixamos a suposta questão custo fora do tema) em todos os seus modelos?

Novamente, a suspensão faz muita falta, o cambio CVT não faz falta alguma, é só uma questão de gosto de pilotagem e conforto padrão gringolândia.

Um abraço,

Eduardo.

Perdão, DISCORDAR e não descordar...

Vessio
24/08/2012, 20:52
Salve pessoal!
Dei entrada no consórcio de um quadri da Honda no começo do ano e to pensando em tirar o bixo dando um lance esse mês.
A questão é que já estando mais próximo de 2013, me questiono que tipo de mudanças ocorreriam no novo modelo...

Eu aluguei um Honda desse por 2 dias na Bahia, e realmente o mono-amortecimento traseiro é o único contra na minha opinião. Nada mais nele me incomoda tanto. Prefiro o câmbio manual mesmo, e nunca liguei muito pra seletor de tração eletrônico ou diferencial com bloqueio, embora entenda a utilidade desses artifícios...

Acho que a falta de uma suspensão traseira independente é a única coisa que deprecia esse atv pra mim.

Alguém faz ideia da possibilidade da Honda incorporar essa mudança pra 2013?
Vou ficar muito p*to se isso acontecer e eu já tiver retirado ele...
Nunca pilotei um quadri com suspensão independente nas 4, mas tenho certeza que a diferença tanto em conforto, como em desempenho e aderência é gritante né? Ou não?

Abraço!!


Veja este review e tire suas próprias conclusões:

2011 Honda Rancher 420 AT Test Ride - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=SYQbDj24Tzk&feature=fvsr)

Um abraço,

Eduardo.

skiter_r
24/08/2012, 23:05
Skiter, desculpe, mas descordo de você.

O mercado brasileiro de quadriciclos comparado ao norte americano (México, Canadá e EUA) é pífio.

Os ATVs importados pela Polaris e pela Can Am foram desenvolvidos com o mercado americano em mente, não o brasileiro (os engenheiros da Can Am e da Polaris sequer sabem onde fica o Brasil).

A suspensão traseira do Fourtrax é sim um problema (já corrigido nas novas versões nos EUA), mas o cambio não.

A diferneça de preço final entre o semi-automático e o CVT é mínima e qualquer um que gaste R$ 22mil no quadri, R$ 6mil ou R$ 7mil em uma carretinha decente mais uns R$ 5 mil em equipamentos e guincho está "cagando e andando" para três ou quatro mil a mais.

Mesmo nos modelos maiores fora do Brasil a Honda disponibiliza o cambio semi-automático, é uma questão de purismo às origens.

Discordo completamente que o CVT seja a melhor opção para as trilhas.

Da maneira que você fala é como se o cambio CVT fosse a evolução entre carburação e injeção, mas está longe disto.

Você realmente acredita que a Honda, empresa líder mundial em tecnologia automobilística já não teria colocado cambio CVT em todos os seus modelos fora do Brasil (assim deixamos a suposta questão custo fora do tema) em todos os seus modelos?

Novamente, a suspensão faz muita falta, o cambio CVT não faz falta alguma, é só uma questão de gosto de pilotagem e conforto padrão gringolândia.

Um abraço,

Eduardo.


Eduardo, não estou aqui para discussões, brigas tipo "istas" (hondistas, yamahistas, can-am istas etc), longe disso. Só dando minha opnião, minha experiencia! Não se ofenda por favor.Entendo seus pontos de vista, seu gosto! fique tranquilo!

Vessio
24/08/2012, 23:11
Eduardo, não estou aqui para discussões, brigas tipo "istas" (hondistas, yamahistas, can-am istas etc), longe disso. Só dando minha opnião, minha experiencia! Não se ofenda por favor.Entendo seus pontos de vista, seu gosto! fique tranquilo!


Mesma coisa comigo Skiter, não sou de nenhum lado, só curto mesmo me sujar de barro!

Como eu disse, compraria um Polaris ou um Can Am sem pensar muito, são TREMENDAS máquinas, mas aqui no Brasil (se fosse comprá-lo fora seria outra história), optei pelo Fourtrax na casa das 400cc, se fosse maior, ficaria com o Outlander sem pensar duas vezes.

Um abraço e nos vemos nas trilhas!

Eduardo.

Bruno-DF
24/08/2012, 23:30
Muito bom o vídeo!
Acredito que se outras marcas abrissem concessionárias em todas as capitais, com assistência técnica, atvs melhores e preços competitivos a Honda traria outros modelos e um 420 completo como esse. Brasileiro é muito acomodado, acostumado a pagar caro em um gol 1.0 e ficar satisfeito! Quem venham outras marcas para brigar com nossas carroças como dizia Collor.
O que custa para a Honda trazer uma versão mais completa com preço mais caro?

sergioc
26/08/2012, 19:57
É pessoal, irrefutavelmente a Honda sempre é elogiada pela robustez e durabilidade. Nesse video postado aqui em cima o cara basicamente enaltece o quão bem um Fourtrax pode aguentar regimes intensos de uso apesar de não ser tão completo e ficar meio indeciso nas trocas (versão AT).

Eu sempre gostei de passar marchas! Já senti EXATAMENTE essa sensação descrita pelo cara no vídeo em veículos com transmissão CVT (honda fit). Não parece que o motor está diretamente conectado nas rodas, quando vc aperta o acelerador o giro sobe na hora mas a potência nao é "despejada" da mesma forma nas rodas, rola um boom lag.

Eu vi os preços do Can Am 400 beirando 24 mil em alguns lugares, mas tenho certeza que vou ficar cheio de frescura pra andar num bombardier temendo alguma quebra ou manutenção onde seja difícil conseguir peças e até mesmo mão de obra... Não vai ser tão divertido, sei lá. Mesmo o Hondinha nao tendo a suspa independente e tudo mais, eu vou sentir mais confiança nele... Qualquer coisa é só virar a primeira esquina e botar ele numa honda que eles resolvem meu problema.

Outra coisa que estive pesquisando no ramo das suspensões, é que o grande ganho das independentes se resume não só em conforto, mas em aderência e estabilidade pra terrenos irregulares, pois ele "pisa" melhor com cada roda independentemente. Meu uso vai ser 99% na areia de praia (considerado um piso relativamente plano na minha opinião) o que não me onera tanto nessas versões monoshock brasileiras do Fourtrax.

negreira
27/08/2012, 16:19
Salve pessoal!


Alguém faz ideia da possibilidade da Honda incorporar essa mudança pra 2013?


Abraço!!


.....amigo....


suspensão independente para honda....
talvez em 2020 para o Brasil....

:concordo:
Canal de okanguru - YouTube (http://www.youtube.com/user/okanguru)
Negreira RC | Facebook (http://www.facebook.com/quadriciclosnegreira)

Rbizz
31/08/2012, 15:50
A HONDA lançou na Argentina em dezembro de 2011 o quadriciclo que seria a meu ver o sonho de consumo de todos nós iniciantes nessa brincadeira maravilhosa, o QUADRICICLO TRX 420 FPA. Como vcs podem ver na ficha tácnica abaixo em espanhol, ele tem tudo que necessitamos, desde suspensão independente, passando por direção assistida e chegando a câmbio automático e snorkel....tá bom?

Esse quadriciclo tb foi lançado nos EUA, New zeland, Australia, Colômbia etc.... Agora é a nossa vez...em 2013...
Eu acreditooooooooooooo!!!!!
Vamos fazer uma campanha......eu pelo menos ligo pra Honda toda semana procurando notícias e eles mandam ligar novamente a partir de setembro....

Depois de muita pesquisa na internet, achei um post e uma pessoa que visitou o stand da Honda no salão 2 rodas 2009 e foi informado que em 2010 os fourtrax não teriam modificação em relação a última de 2008, que só em 2013 que os automáticos Honda chegariam.....
SERÁ?


Estou contemplado por lance num consórcio Honda, só esperando chegar essa maravilha....

Aqui abaixo coloquei um link da página do FPA da Argentina, pra quem quiser dar uma olhada...


FICHA TÉCNICA:
Honda presenta al renovado TRX 420 FPA. Su poderoso motor de 420 cc montado longitudinalmente, refrigeración líquida e inyección electrónica de combustible, permite la alineación del eje de transmisión con las ruedas delanteras y traseras.
Ahora elegir el camino para nuevas aventuras es más fácil con la innovadora dirección eléctronica asistida. La transmisión automática Honda (ESP) de cinco velocidades, otorga un pasaje de marchas suave y sin tironeos, la suspensión trasera independiente, más el sistema TraxLok® 4x2 y 4x4 Honda y un robusto diferencial delantero sensible al torque, también se destacan en el evolucionado TRX 420 FPA.

Dentro de las novedades del TRX 420 FPA, se encuentra el sistema de entrada de aire del tipo Snorkel, diseñado especialmente para cruces de agua.

El tanque de combustible de plástico liviano, cuenta con una importante capacidad de almacenaje de 13,3 litros y un evolucionado panel de instrumentos digital multi-función de LCD, compacto, robusto y a prueba de agua.

Con la potencia que caracteriza a los Honda, más una nueva dimensión de habilidades recreacionales, simplemente no se compara con ningún otro.
TRX 420 FPA (http://motos.honda.com.ar/motos/TRX%20420%20FPA)
367577













Salve pessoal!
Dei entrada no consórcio de um quadri da Honda no começo do ano e to pensando em tirar o bixo dando um lance esse mês.
A questão é que já estando mais próximo de 2013, me questiono que tipo de mudanças ocorreriam no novo modelo...

Eu aluguei um Honda desse por 2 dias na Bahia, e realmente o mono-amortecimento traseiro é o único contra na minha opinião. Nada mais nele me incomoda tanto. Prefiro o câmbio manual mesmo, e nunca liguei muito pra seletor de tração eletrônico ou diferencial com bloqueio, embora entenda a utilidade desses artifícios...

Acho que a falta de uma suspensão traseira independente é a única coisa que deprecia esse atv pra mim.

Alguém faz ideia da possibilidade da Honda incorporar essa mudança pra 2013?
Vou ficar muito p*to se isso acontecer e eu já tiver retirado ele...
Nunca pilotei um quadri com suspensão independente nas 4, mas tenho certeza que a diferença tanto em conforto, como em desempenho e aderência é gritante né? Ou não?

Abraço!!

Flávio Cadore
02/09/2012, 01:09
Só uma curiosidade: nas transmisões CVT dos carros são usadas correias de aço ( feita de multiplas "chapinhas") e nos quadris até pouco tempo atrás ainda era usado correia de borracha, eu ví um test drive numa revista e o quadri fedeu a queimado quando submetido a esforço num atoleiro.
Nos carros o controle do CVT é eletrônico.

sergioc
05/09/2012, 01:20
CARA!

Se for aquele cambio automatico com opção de seletor manual das marchas no dedo, suspensão independente (!!), painel de lcd, mais a direção assistida (o que é bizarro) e diferencial dianteiro sensivel ao torque (bloqueio??), eu espero ate 2013 FACIL, mesmo sabendo que o valor vai aumentar!

vou deixar de pagar as parcelas do consorcio de 4 em 4 pra pagar de 3 em 3... hahaha

Fico pra dar o lance mais tarde entao, so precisava desse incentivo, caso nao mude, fico na mesma... =D

Leandrorlb
05/09/2012, 20:43
É pessoal, não custa nada sonhar, mas se a honda trouxer estas novidades que já estão no Rancher vendido nos EUA, podem esperar um aumento significativo no preço!

Conversei com um amigo que é dono de uma concessionária Honda, falou que não está sabendo de nada sobre mudanças.

sergioc
25/12/2012, 06:09
Não achei nenhum indicativo de mudanças pro ano que vem ainda (6 dias!)
Começo de janeiro to numa Honda cobrando o "modelo do ano" :euforico:

Rbizz
26/12/2012, 22:35
Hoje liguei pra Honda e o cara me falou para aguardar noticias na virada do ano, no Site ou nas próprias revendas....
Nem a data próxima de disponibilidade do 2013 em janeiro ele quis fornecer....Não sei não, mas pode ser que tenhamos novidades......vamos aguardar galera.....












Não achei nenhum indicativo de mudanças pro ano que vem ainda (6 dias!)
Começo de janeiro to numa Honda cobrando o "modelo do ano" :euforico:

Gazola
28/12/2012, 11:12
Fala galera!!!!
Deixa eu passar meu ponto de vista neste assunto q vem rendendo muito aqui no forum.
Vcs preferem aguardar todo o verão para TALVEZ chegar um novo modelo??????
Olhem quanto divertimento estaram deixando de aproveitar????
Se a suspa independente for tão crucial assim, manda colocar depois.
Meu ponto de vista é esse, se fosse ter algum lançamento eles já teriam a informação. A honda como outras marcas esta cagando para este nicho aqui no Brasil, a demanda é extremamente baixa. Qual a vantagem de trazer um produto novo e mais caro se Nao tem um número de venda interessante????
Eu particularmente, NUNCA agüentaria esperar para efetuar a compra depois de decidido pela compra de um quadriciculo.
De qualquer maneira, boa sorte a todos vcs!!!!!

Colepicola
29/12/2012, 09:21
Fala galera!!!!
Deixa eu passar meu ponto de vista neste assunto q vem rendendo muito aqui no forum.
Vcs preferem aguardar todo o verão para TALVEZ chegar um novo modelo??????
Olhem quanto divertimento estaram deixando de aproveitar????
Se a suspa independente for tão crucial assim, manda colocar depois.
Meu ponto de vista é esse, se fosse ter algum lançamento eles já teriam a informação. A honda como outras marcas esta cagando para este nicho aqui no Brasil, a demanda é extremamente baixa. Qual a vantagem de trazer um produto novo e mais caro se Nao tem um número de venda interessante????
Eu particularmente, NUNCA agüentaria esperar para efetuar a compra depois de decidido pela compra de um quadriciculo.
De qualquer maneira, boa sorte a todos vcs!!!!!
E verdade, ainda tem o risco do mundo acabar de uma hora para outra.

sergioc
24/02/2013, 17:25
Salve povo offroad!!

Hoje eu estava na net navegando por uns foruns gringos de quadriciclo e me deparei com as palavras chave pra designar exatamente o assunto desse topico, por isso achei conveniente postar alguma coisa aqui:

- SRA (Solid Rear Axle, ou suspensao traseira mono-amortecida, como no FOURTRAX)
- IRS (Independent Rear Suspension, a famosa suspensao traseira independente)

Gostaria de compartilhar aqui um pouco do que li, ate porque depois de descobrir estes dois termos "chave" fui capaz de me aprofundar no google num assunto que sempre me intrigou...

Basicamente o que eu entendi dos caras la de fora foi que entre os SRA e os IRS existem 2 mundos diferentes...
A começar pelos quads que optam pelo IRS, a maior e mais perceptivel caracteristica é o conforto e a aderencia no solo. Essa aderencia vale para terrenos com muita pedra ou desniveis mais acentuados, uma vez que cada roda sobe e desce sem afetar a outra, e com um curso de suspensao um pouco maior, mantendo-se sempre perpendicular ao chao. Em pisos como areia, lama, terra e tudo mais desse tipo plano, a aderencia é praticamente a mesma.
Os quadriciclos equipados com suspensao independente tendem a ser menos estaveis em curvas, porque sofrem do efeito "roll", que é quando numa curva em maior velocidade, o lado de fora do quadriciclo na curva mergulha e o outro dentro da curva levanta, gerando um deslocamento, um rolamento, que nao é nada bom. Os SRA conseguem manter uma pilotagem mais rapida e mais esportiva, dai os Yamaha Raptor (e outros esportivos) do mais fraco ao 700cc serem SRA). Mesmo sendo um quad de conceito utilitario, o Fourtrax leva vantagens no handling (controle) de percursos sinuosos em comparacao a um Polaris 500 IRS por exemplo.

Outro ponto é o "Towing", ou capacidade de Rebocar alguma coisa. Quads como o fourtrax que sao SRA, tendem a transferir o torque sem deixar que as rodas de tras afundem (efeito "sag"), ele reboca barcos, carretas e trailers melhor que um IRS, ja que neste ultimo, a tendencia da traseira é abaixar quando acelerado, ao contrario do SRA que levanta e empurra o eixo solido traseiro pro chao com mais "eficiencia" de tração. Resumindo, os IRS tendem a empinar (traseira abaixa na aceleracao), enquanto os SRA tendem a escalar e rebocar um pouco melhor (traseira levanta na aceleracao)

Manutenção é um ponto menos importante. Apesar do sistema SRA ser MUITO mais simples, e por isso, mais robusto que o IRS, o IRS nao costuma apresentar problemas, ele apenas perde um pouco no peso, ja que tem muito mais partes.

Eu li uma teoria interessante sobre o "ground clearance" ou vao livre do quad pro chao. Nos SRA ele é menor (o quad tende a pegar mais no chao e em pedras) e nos IRS ele é maior. Massss, no IRS, essa altura é variavel! Quando voce senta no quad, ele ja fica mais perto do chao, quando vc passa num buraco ou qualquer coisa, e os pratos da suspensao levantam, a parte mais baixa fica ainda mais perto do chao, enquanto no Fourtrax (SRA), essa altura é FIXA e nao muda nunca. Ou seja, no final das contas, apenas os quads com IRS de alto bore (curso) fazem real diferença.


No final fica assim...

Quads com IRS tendem a ser muito mais confortaveis (muito mesmo, as pessoas se impressionam quando testam), e conseguem aderir melhor ao chao em percursos mais técnicos, pisando em irregularidades sem dificuldade. Isso faz toda a diferença e talvez torne-os a melhor opçao para quads utilitarios. Atravessar rios e transpor facoes e desniveis é o que eles gostam.
Mas ei!! Nossa suspensao traseira monoamortecida ainda tem trunfos validos!! Fazer derrapagens mais controladas na areia e na terra, curvas mais rapidas com estabilidade, acelerar melhor em rampas com mais inclinação e rebocar coisas com mais facilidade é bem legal... Fora que o custo de uma susp IRS é bem altinho, pelo que eu li, o fourtrax iria pra casa dos 30 mil com ela, só por ela.