Ver Versão Completa : Chipar ou trocar R&P
Estou numa dúvida quanto ao q fazer no meu troller. Uso a vtr no dia a dia e trilhas e tenho intenção de colocar uns 35", vejo nos tópicos que tem quem troca as relações e outros com o vtr chipada sem reclamar. Ah claro, tem quem adota as duas práticas, mas aí é demais pra mim
Então? Pra qual solução devo partir?
jaime_sandim
24/08/2012, 14:20
Beetle não sou especialista
só questão de gostou pessoal, eu mandaria ver num chip primeiramente
o meu troller esta chipado e com pneus original mas por pouco tempo
vou usar assim se achar que ficou muito fraco ai irei trocar a relação mas tenho quase certeza que não sera necessário
detalhe o chip terá custo menor que trocar as relações
abraços
A princípio me parece mais lógico chipar, mesmo pq enquanto não coloco os sapatinhos maiores já vou aproveitando a vtr com "mais vontade". mas inda não faço idéia se é o melhor a fazer? Na trilha como fica a vontade de baixar o pé?????
pedro bonadio
24/08/2012, 16:34
Troque a relação primeiro. Isso vai te deixar o carro mais próximo do original.
O chip irá "mascarar" o tamanho do seu pneu maior. Com maior potência, mais torque, mais pneu, todo o conjunto vai se comprometer, desde embreagem que sofre muito com a combinação chip + pneuzão, os eixos e câmbio. E todas as peças que sofreriam com relação e pneu maior vão sofrer aqui, sendo que haverá a condenação de mais partes.
Agora com a troca da relação, você está corrigindo matematicamente aquilo que foi alterado segundo cálculos dos engenheiros que projetaram o carro. Com a alteração da Coroa e Pinhão, a embreagem trabalha sem forçar, câmbio não sente o aumento de potência e etc...
No seu caso, trocaria a relação. Ou trocaria a relação e "chipava".
luiz albano
24/08/2012, 19:10
Concordo com Pedro,já ví troller chipado com pneu 35'' com relação original partir o eixo da reduzida e o entalhado do câmbio,pois o dono foi desatolar outro carro,puxou com vontade e foi.......
Concordo com Pedro,já ví troller chipado com pneu 35'' com relação original partir o eixo da reduzida e o entalhado do câmbio,pois o dono foi desatolar outro carro,puxou com vontade e foi.......
Luiz, quando andei numa ranger original, que tem pneu 245/70R16, menor que o original do troller, percebi que a 100 por hora, ela estava a uns 1700 - 1800 rpm... Meu troller com 31" ficava a 100 por hora a 2100 rpm, com 33" fica a 2000 rpm. Imagino que com 35" ele ainda esteja mais reduzido que uma ranger original, porém claro, com pneus muito maiores.
Então a razão de se reduzir seria para compensar o peso dos pneus, e não o diâmetro, certo?
Tenho dúvidas, quanto a essa quebra que você relatou.
Será que não foi peça fadigada?
Será que estando com C&P reduzidas e com 35" ela também não aconteceria?
luiz albano
24/08/2012, 19:58
Realmente é para compensar o peso,qo a quebra acho que foi esforço excessivo pois foi em 2010 e o troller era 2009.
luiz albano
24/08/2012, 20:03
No meu (2004) qdo uso os pneus genius lodo 265x75x16 já sinto ele mais amarrado,comprei wangler kevlar MT33x12,5x15 montei e ainda não usei para ver como ficou(peso),estou com os genius pois aqui está chovendo e vai dar trilha nofinal de semana.
Agora com a troca da relação, você está corrigindo matematicamente aquilo que foi alterado segundo cálculos dos engenheiros que projetaram o carro. Com a alteração da Coroa e Pinhão, a embreagem trabalha sem forçar, câmbio não sente o aumento de potência e etc..
Concordo plenamente q só chipar acaba comprometendo a embreagem com os 35"
Tinha em mente 2 jogos de pneus, 33" para o dia a dia e 35" com recape mamute para trilhas, sendo assim a mudança da C&P (R&P) afetaria no dia a dia e chipar traria mais benifício.
Ainda na dúvida
DieselPower
24/08/2012, 20:39
Tive a oportunidade de dirigir um Trolha com 240 cv e pneus 31", e só tenho uma coisa a dizer: Put* que o Pariu!!!! X2!!!!
Primeiro: Put* que Pariu o quanto anda!
Segundo: Put* que o Pariu como é perigoso! Essa caixa de fósforo não tem estabilidade nenhuma!
Agora falando sério, esse bichinho não foi projetado para andar em velocidades elevadas, e com a reprogramação ele atinge 160, 170 km/h em um piscar de olhos!
Aconselho aqueles que vão chipar a investir no "chão" da viatura, principalmente na troca dos amortecedores originais que são muito macios. Recomento o Offshox FX5 na configuração "Performance".
Tive a oportunidade de dirigir um Trolha com 240 cv e pneus 31", e só tenho uma coisa a dizer: Put* que o Pariu!!!! X2!!!!
Primeiro: Put* que Pariu o quanto anda!
Segundo: Put* que o Pariu como é perigoso! Essa caixa de fósforo não tem estabilidade nenhuma!
Agora falando sério, esse bichinho não foi projetado para andar em velocidades elevadas, e com a reprogramação ele atinge 160, 170 km/h em um piscar de olhos!
Aconselho aqueles que vão chipar a investir no "chão" da viatura, principalmente na troca dos amortecedores originais que são muito macios. Recomento o Offshox FX5 na configuração "Performance".
Era um troller pós 2009?
Realmente é para compensar o peso,qo a quebra acho que foi esforço excessivo pois foi em 2010 e o troller era 2009.
Luiz, mas vocês chegaram a avaliar a peça pra verificar se foi por esforço mesmo?
luiz albano
25/08/2012, 07:34
Quem diagnosticou esforço excessivo foi aTroller daqui de Salvador.
Elmer_Jeep
25/08/2012, 10:59
Luiz, quando andei numa ranger original, que tem pneu 245/70R16, menor que o original do troller, percebi que a 100 por hora, ela estava a uns 1700 - 1800 rpm... Meu troller com 31" ficava a 100 por hora a 2100 rpm, com 33" fica a 2000 rpm. Imagino que com 35" ele ainda esteja mais reduzido que uma ranger original, porém claro, com pneus muito maiores.
A rotação do motor cai, é como se fosse sair numa bicicleta usando a marcha mais pesada, vai fazer muito esforço no início pra colocá-lo em movimento estando fora da faixa ideal de torque/potência do motor e isso pode comprometer algum componente como o Pedro informou.
Então a razão de se reduzir seria para compensar o peso dos pneus, e não o diâmetro, certo?
Tenho dúvidas, quanto a essa quebra que você relatou.
Será que não foi peça fadigada?
Será que estando com C&P reduzidas e com 35" ela também não aconteceria?
Reduzir a relação pra compensar o aumento no diâmetro dos pneus mantendo o mesmo torque do motor em ordem de marcha e poupar o esforço que o conjunto faz pra girar os pneus maiores.
Se tiver um iPhone baixa esse aplicativo aqui App Store - Gear Toolkit (http://itunes.apple.com/app/gear-toolkit/id377460646) e faz uns testes primeiro com a configuração original pra vc ter um parâmetro inicial e depois comparar alterando a medida dos pneus e relação de diferencial.
Um amigo aqui tem um Troller 2009 com ECU reprogramada pra 210cv, usa pneus 35 e relação 4,77. Ficou muito bom mas o dono tem o pé pesado e já moeu alguns pares de coroa e pinhão pq por mais que esteja tudo devidamente "acertado" algum ponto vai sofrer se abusar do excesso de potência.
[]'s
Amarildo4x4
25/08/2012, 12:10
A rotação do motor cai, é como se fosse sair numa bicicleta usando a marcha mais pesada, vai fazer muito esforço no início pra colocá-lo em movimento estando fora da faixa ideal de torque/potência do motor e isso pode comprometer algum componente como o Pedro informou.
Reduzir a relação pra compensar o aumento no diâmetro dos pneus mantendo o mesmo torque do motor em ordem de marcha e poupar o esforço que o conjunto faz pra girar os pneus maiores.
Se tiver um iPhone baixa esse aplicativo aqui App Store - Gear Toolkit (http://itunes.apple.com/app/gear-toolkit/id377460646) e faz uns testes primeiro com a configuração original pra vc ter um parâmetro inicial e depois comparar alterando a medida dos pneus e relação de diferencial.
Um amigo aqui tem um Troller 2009 com ECU reprogramada pra 210cv, usa pneus 35 e relação 4,77. Ficou muito bom mas o dono tem o pé pesado e já moeu alguns pares de coroa e pinhão pq por mais que esteja tudo devidamente "acertado" algum ponto vai sofrer se abusar do excesso de potência.
[]'s
Elmer,
Eu identifiquei o conector OBD2 no meu Troller 2011 e que detectei que ele usa o protocolo CAN Bus. Vc saberia me dizer que interface eu acho no mercado para poder ler os parâmetros do carro? Esse Gear Toolkit necessita do OBD2?
Abs.
Elmer_Jeep
25/08/2012, 12:35
Elmer,
Eu identifiquei o conector OBD2 no meu Troller 2011 e que detectei que ele usa o protocolo CAN Bus. Vc saberia me dizer que interface eu acho no mercado para poder ler os parâmetros do carro? Esse Gear Toolkit necessita do OBD2?
Abs.
O GearToolkit não tem conexão com obd2, serve só pra calcular relação de marcha X rpm entre outras opções.
O problema que pra usar os apps via obd2 tem que adquirir o cabo específico, eu conheço os apps abaixo:
App Store - Rev Lite (http://itunes.apple.com/us/app/rev-lite/id288215322?mt=8)
OT-2 OBD-II WiFi Interface for PCs and Smartphones (http://www.innovatemotorsports.com/products/ot2.php)
App Store - GoPoint (http://itunes.apple.com/us/app/gopoint/id458001202?ls=1&mt=8)
[]'s
DieselPower
25/08/2012, 15:01
Era um troller pós 2009?
Sim. 2010.
Giuberto
25/08/2012, 19:19
A rotação do motor cai, é como se fosse sair numa bicicleta usando a marcha mais pesada, vai fazer muito esforço no início pra colocá-lo em movimento estando fora da faixa ideal de torque/potência do motor e isso pode comprometer algum componente como o Pedro informou.
Reduzir a relação pra compensar o aumento no diâmetro dos pneus mantendo o mesmo torque do motor em ordem de marcha e poupar o esforço que o conjunto faz pra girar os pneus maiores.
Se tiver um iPhone baixa esse aplicativo aqui App Store - Gear Toolkit (http://itunes.apple.com/app/gear-toolkit/id377460646) e faz uns testes primeiro com a configuração original pra vc ter um parâmetro inicial e depois comparar alterando a medida dos pneus e relação de diferencial.
Um amigo aqui tem um Troller 2009 com ECU reprogramada pra 210cv, usa pneus 35 e relação 4,77. Ficou muito bom mas o dono tem o pé pesado e já moeu alguns pares de coroa e pinhão pq por mais que esteja tudo devidamente "acertado" algum ponto vai sofrer se abusar do excesso de potência.
[]'s
Perfeita a aula Elmer. Parabéns! Mas já ouvi que a relação mais reduzida é mais fácil de moer C&P por terem mais dentes ou serem mais finos, não lembro, algo assim. Procede isso?
Eh, pelo jeito estava enganado. Vou partir para a troca das relações e posteriormente ver se ainda dou uma chipada.
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