Ver Versão Completa : Embreagem ??? ajuda, por favor
titanium
23/08/2012, 22:02
Amigos, boa noite!
Fui sair agora com minha Band. CD 88 pra um encontro semanal no Pacaembu, aqui em São Paulo.... e eis que, no meio do caminho, ela começa a fazer um barulho estranho... típico de rolamento bixado........
Parei o carro imediatamente para verificar o ocorrido...
Constatei que não era motor, nem radiador fervendo... então liguei novamente o carro e verifiquei que o barulho vinha da embreagem...
Posso estar enganado, mas o barulho só acontece quando meu o pé está na embreagem (marcha engatada ou não)... quando tiro o pé da embreagem (marcha engatada ou não) o barulho para...
Aí pergunto: isso é embreagem que foi para a casa do chapéu??? ou é rolamento??? ou outra coisaa???
Alguém tem alguma estimativa de custo para este serviço??
Conselhos, dicas, palpites, sugestões, crítcas??????
Abraços,
pamphile
23/08/2012, 22:11
Amigão infelizmente estou vendo o seu sanha ... pela foto sua band é igualzinha a minha... o detalhe é que a minha é 85 608.
O que aconteceu comigo é que o diferencial soltou... eu olhei e só tinha um parafuso os outros já haviam caído...
Tive problema com embreagem acredito por tempo de uso. Troquei uma parte de cima e outra embaixo. Mas a situação é que o pedal é que ficava duro... não "bombeava" não desengrenava... não tenho conhecimento técnico para lhe ajudar cara... boa sorte...
titanium
23/08/2012, 22:14
Boa noite Pamphile.
Valeu pela resposta ae... eu também não tenho conhecimento técnico! rsrsrs..
Também não tive maiores problemas com o carro... amanhã levarei ela no mecânico para ver o que realmente aconteceu...
Só queria perguntar se alguém aqui já passou por isso e poderia sugerir algo...
De toda forma, obrigado..
Abraços
verifica se seu disco de embreagem n está gasto,,, pois 3 semanas atras eu afundeiu minha band em um rio, (sem snokel) dai fui dar trancom com uma l200 rebocando, e graças a deus só n quebrou o bloco graças a embreagem que estava com o disco gasto, então ela patinou e engatou a marcha,,,,
ela antyes de eu enfiar, tava tudo ok, só que com o tempo andando ela vinha cheirinho de queimado, mas tipo, as vezes n entrava,,,
pode ser isso, muito provavel,,,
o disco comprei novo por 250 eu acho
Eduardo Velo
23/08/2012, 22:26
titanium , tem um rolamento no garfo da embreagem , é bem provável que seja esse rolamento pelo que vc descreve .
Pra ver se é o rolamento , tira a capa da embreagem , pede pra alguém pisar na embreagem e da uma olhada no funcionamento ...
Tem que deslocar o cambio pra trocar esse rolamento ...
abs ...
pauloalberto
23/08/2012, 23:43
Deve ser o colar de embreagem que está gasto. Aproveita e verifica platô e disco que possivelmente também já devem estarem gastos.
mecamaniaco
24/08/2012, 07:56
O bom de ser motor MB é q o conjunto de embreagem original sai por uns R$ 450 ~ 600 reais.... Se fosse 14B seria por volta de R$ 1200 !!!
o conjunto é uns 500 e pouquinho, na minha só precisei comprar o disco... 216 reais (com desconto à vista), mas tem que procurar em varias lojas, pq tinha uma lá, que estava 350 reais...
OliveiraDf
24/08/2012, 09:01
Acredito ser o colar, mas se vai retirar o cambio arrancar a capa seca, aproveita e troca o disco, colar, rolamento, e fluido da embreagem, com ajuda de outra pessoa você faz ai na garagem do seu predio, só se tiver que trocar o rolamento acho que fica um pouco complicado, pelo tipo de ferramenta, se você tiver um tempo da um pulo aqui em Brasília que eu te ajudo, e você me da uma força também. (rs)
Faz um orçamento
TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : BANDEIRANTE - Os melhores preos e promoes (http://www.tracaomania.com.br/produtos.php?cod_subcateg=241&cod_categ=48&pgi=0&pgf=12)
Boa sorte
titanium
24/08/2012, 09:10
Pois é, turma.. as dúvidas são grandes!
O mais conflitante e curioso está sendo o lance de o Conta-giros parar de funcionar enquanto faz o barulho...
Pois dizem que contagiros é no Alternador...
E o barulho acontece quando piso na embreagem...
Mas sempre que dá o tal barulho, o contador fica zerado...
estranho isso, heim!?
Pensei também em trocar logo tudo...... acho que é o melhor a ser feito.
Valeu pela ajuda, meus caros!
Abraços
DougBRSP
24/08/2012, 09:19
Fala Daniel! E o Douglas da Kaiser, vou acompanhando por aqui se precisar de algo, nem que seja apoio moral tô na área! Abs
titanium
24/08/2012, 09:26
Opaa!! Olá Douglas!! ehehehe...
Vai acompanhando a saga ae, no decorrer do dia, vou postando novidades! rsrss...
Abraços
meu conta giros nem funciona =[
Eduardo Velo
24/08/2012, 11:08
O mais conflitante e curioso está sendo o lance de o Conta-giros parar de funcionar enquanto faz o barulho... Pois dizem que contagiros é no Alternador... E o barulho acontece quando piso na embreagem... Mas sempre que dá o tal barulho, o contador fica zerado... estranho isso, heim!?
Pensei também em trocar logo tudo...... acho que é o melhor a ser feito. Valeu pela ajuda, meus caros!
Abraços
Tem conta giros mecânico , que pode ser ligado ao câmbio e talvez o seu seja um desses ...
Leva num meca de confiança , embreagem dura muito tempo , rolamento , guia e colar desgastam , mas o conjunto de embreagem dura muito , só troca se for preciso ...
titanium
24/08/2012, 16:53
É tropa.. o Meca. condenou a embreagem... e, de fato, a coisa parecia estar feia... quando fui tirar a bendita do estacionamento, a embreagem amoleceu de fez e não entrava mais marcha alguma...
Depois de sangrar o sistema, com a nobre ajuda de alguns amigos jipeiros que vieram me socorrer, consegui tocar o carro até o meca...
deixei lá e o jeito vai ser trocar logo tudo... bom que fica tudo novo!
:D
Valeu pela força, turma!
Abraços
titanium
24/08/2012, 16:54
O conta-giros vou mandar olhar depois.... voltou a funcionar direitinho...
vou primeiro consertar essa embreagem e depois vejo o conta-giros numa segunda empreitada que está por vir..
pauloalberto
24/08/2012, 18:32
No volante motor tem um rolamento guia....que também desgasta....deve ser trocado também....no meu caso, ele estava totalmente grimpado...
titanium
24/08/2012, 22:22
Paulo, será que um WD ajuda???
pauloalberto
25/08/2012, 12:42
Paulo, será que um WD ajuda???
Acho que nao.......tem que trocar mesmo...mas deve ser baratinho.....
OliveiraDf
25/08/2012, 14:15
Alguém já teve o pedal da em reagem oscilando, as vezes alto, as vezes ta lá em baixo, acho que tenho que trocar o reparo do cilindro mestre, já ajustei a aste, fiz sangria, continua igual. Alguma sugestão?
titanium
27/08/2012, 11:01
Isso está com cara de Ar no sistema........ está usando o Fluído correto??? se não estiver usando, a temperatura do sistema pode influenciar a densidade?!
Lembrando que essa afirmação é feita com 50% de dúvidas! hehehe
Deixe os Experts opinarem!
...
Bom, a minha embreagem consegui trocar ainda no sábado...
Tudo bem que tive algumas dores de cabeça, mas deu tudo certo!
Complicado foi encontrar o bendito Garfo em pleno Sábado!! Mas deu tudo certo!!
Resultado da brincadeira: Platô (LUK - chapeu chines - absurdamente mais macio) + Disco (LUK) + Rolamento (SKF) + Garfo novos.....
Eita brincadeira que saiu cara!
Agora terei que economizar nos passeios, para ver se "pago" o imprevisto!
Mas o que importa, é que ficou Bom!
Valeu a todos que ficaram na torcida e por todas orientações!
Abraços
OliveiraDf
27/08/2012, 12:53
Titanium,
vou trocar todo fluido da embreagem, acho que é o mesmo do freio DOT 4?
Quanto pagou pelo serviço e peças, o garfo não estava legal?
Abraço
helder.dir
06/02/2014, 01:38
Isso está com cara de Ar no sistema........ está usando o Fluído correto??? se não estiver usando, a temperatura do sistema pode influenciar a densidade?!
Lembrando que essa afirmação é feita com 50% de dúvidas! hehehe
Deixe os Experts opinarem!
...
Bom, a minha embreagem consegui trocar ainda no sábado...
Tudo bem que tive algumas dores de cabeça, mas deu tudo certo!
Complicado foi encontrar o bendito Garfo em pleno Sábado!! Mas deu tudo certo!!
Resultado da brincadeira: Platô (LUK - chapeu chines - absurdamente mais macio) + Disco (LUK) + Rolamento (SKF) + Garfo novos.....
Eita brincadeira que saiu cara!
Agora terei que economizar nos passeios, para ver se "pago" o imprevisto!
Mas o que importa, é que ficou Bom!
Valeu a todos que ficaram na torcida e por todas orientações!
Abraços
REATIVANDO
Titanium e amigos...
Há uns tempos atrás, cerca de 4 meses, a minha viatura começou a fazer um barulhinho (quase imperceptível) parecido com uma molinha vibrando e qdo eu pisava na embreagem o barulho parava...., agora, há cerca de 1 mês o barulho ficou acentuado e constante, inclusive quando estava engatado (barulho da mola/metal vibrando) e, além disso começou a vez ou outra dar trabalho para engatar..., bom, não liguei pois estava em vias de adaptar um cambio 5 marchas e assim gastar de uma vez só, porém não foi possível pois hj, no semáforo eu percebi que ficou muito mais difícil de engatar, quase impossível..., engatei na marra eu já fui pro mecânico e lá chegando já não conseguimos engatar mais nada..., só desligado mesmo para engatar...
Obs: Lembrando q no domingo eu peguei muita agua ao ponto de chegar na porta da band....(relato apenas pra esclarecer...,se é q tem a ver)...
Duvidas: O que pode ser? Apenas o rolamento? Plato e disco também?
Qual marca de embreagem (platô e disco) vocês preferem e o porque?
Rolamento?
Preços e locais de compras...., enfim, palpitem, critiquem e falem a vontade, por favor!! hehe
Abraço a todos
GERALDOMS
06/02/2014, 09:21
Pode ser só o rolamento do colar mesmo.
A água não sei se influenciou muito nisso, mas pode ter sua parcela.
Eu recomendo uso de rolamentos koyo, na ausência pode ser o Timken, já a o disco e platô recomendo sachs, já pensaste na possibilidade de colocar porcelana no disco de embreagem? É mais $$$, mas não precisas te preocupar em queimar disco em trilha pesada e dura bem mais que o original.
titanium
06/02/2014, 10:03
Antes de comprar um kit novo, é bom verificar se é REALMENTE disco de embreagem gasto.
As vezes é regulagem..
Pode ter entrado AR no sistema...
Pode ser cilindro ou cilindro auxiliar....
Se for problema de cilindro, troque logo os dois (mestre e auxiliar).
Se for embreagem, troque logo o Kit. A LUK tem um kit com chapéu chinês pra Bandeirante que é uma delícia!!
Fica muito macio!!
Uso na minha e só alegria!
Quando troquei a tradicional pela chapeu chines, adorei!
Aí já troquei o kit todo...
O problema é que assim que troquei a embreagem.. .depois de uns 10 mil km apenas eu troquei o câmbio... aí tive que trocar o disco novamente! hehehe
Por que comprei um cambio de 14b.
Aí além de pagar por um novo disco, tive que pagar nova mão de obra,......
Abraços
helder.dir
06/02/2014, 15:27
Antes de comprar um kit novo, é bom verificar se é REALMENTE disco de embreagem gasto.
As vezes é regulagem..
Pode ter entrado AR no sistema...
Pode ser cilindro ou cilindro auxiliar....
Se for problema de cilindro, troque logo os dois (mestre e auxiliar).
Se for embreagem, troque logo o Kit. A LUK tem um kit com chapéu chinês pra Bandeirante que é uma delícia!!
Fica muito macio!!
Uso na minha e só alegria!
Quando troquei a tradicional pela chapeu chines, adorei!
Aí já troquei o kit todo...
O problema é que assim que troquei a embreagem.. .depois de uns 10 mil km apenas eu troquei o câmbio... aí tive que trocar o disco novamente! hehehe
Por que comprei um cambio de 14b.
Aí além de pagar por um novo disco, tive que pagar nova mão de obra,......
Abraços
Titanium, será q essa com chapéu chinês é boa pra trilha (se é que muda)?
Outra coisa, o mecânico me disse caso eu consiga o cambio 5 m do mercedes eu aproveitaria a embreagem já se for o do 14b eu teria que adaptar (igual tem no outro tópico), enfim, procede isso?
Esse da Luk com chapéu chinês é mais caro? Você comprou direto na loja?
Qual embreagem você usava antes?
Creio q não é entrada de ar no sistema, conforme os barulhos que mencionei...
Abraços
helder.dir
06/02/2014, 15:35
Pode ser só o rolamento do colar mesmo.
A água não sei se influenciou muito nisso, mas pode ter sua parcela.
Eu recomendo uso de rolamentos koyo, na ausência pode ser o Timken, já a o disco e platô recomendo sachs, já pensaste na possibilidade de colocar porcelana no disco de embreagem? É mais $$$, mas não precisas te preocupar em queimar disco em trilha pesada e dura bem mais que o original.
Amigo GERALDOMS, porque você prefere o Sachs, tem algum motivo especifico e no que diferencia do Luk? Você já usou o luk? ME explique mais sobre a porcelana no disco..., você sabe dizer + - o tanto que aumenta? O fato de ter porcelana influencia na maciez?
Obrigadooooo....
Abraços!
hercilio.neto
06/02/2014, 23:29
Outra coisa, o mecânico me disse caso eu consiga o cambio 5 m do mercedes eu aproveitaria a embreagem já se for o do 14b eu teria que adaptar (igual tem no outro tópico), enfim, procede isso?
Procede sim. O problema é que é muito difícil de achar um cambio 5 marchas proveniente do motor OM364, pois só saíram em 93 e no início de 94.
titanium
07/02/2014, 08:58
Helder,
Não tem segredo pra adaptação do câmbio 5m do 14b.
A receita já está consagrada e sacramentada no outro tópico..
Muitos mecânicos irão dizer pra trocar o eixo piloto, ou Embuchar, etc. etc. etc..
NÃO PRECISA!
Você pode trocar, mas não precisa!
Só utilizar um rolamento na ponta do eixo piloto (do proprio cambio 14b)
E o disco de embragem (NÂO É O KIT - só o disco mesmo) do 14B, por conta da estria que encaixa com o eixo do cambio.
O resto você confere lá no outro tópico, mas não tem segredo não!
Só observe bem a questão da adaptação dos Cardãns!!!
Abração!
helder.dir
07/02/2014, 10:53
Ok, quanto ao cambio eu entendi, obrigado pessoal.
Agora, em relação as marcas, qual vocês preferem?
Luk com chapéu chinês ou Sachs, e o porque? Qual a diferença de ambas? Alguem já pode comparar/usar ambas?
E o rolamento (marcas, comparações e etc)?
Abraços!
Eu tô usando a Luk na minha, turbinada. Não patina e sem queixas até o momento.
titanium
07/02/2014, 13:34
A minha também é turbinada e uso Luk.
Em termos de QUALIDADE ambas são semelhantes.
O que vi no mercado de são paulo, é que a Sachs fabrica a modelo "Garfanhoto", que é mais dura/pesada o acionamento.
A chapéu chinês é mais macia.
Em termos de resistência, durabilidade e qualidade são semelhantes.
TMHO!
Abraços
Sergio c
07/02/2014, 16:37
Essa da SACHS é mais dura de acionar, mas demora beeeeem mais p começar a patinar o disco.
MarcioNatal
09/02/2014, 14:35
Aproveitando o assunto pergunto: alguém já usou na embreagem disco com pastilhas de cerâmica/porcelana na viatura? Vale a pena? Dizem que fica muito "bruto"!
Um abraço.
Márcio Humberto
helder.dir
10/02/2014, 00:31
Pessoal, o mecânico me ligou na sexta dizendo que desmontou e foi constatado que apenas deu zica no rolamento e no garfo pois o platô e disco estão muito bom estado. Não sei bem ao certo o que fez dá problema só nisso, se é que é normal né!!!
Bom, depois que eu conversar com ele eu aviso os amigos...
Abraços
helder.dir
11/02/2014, 11:26
Serviço feito pessoal!
Ocorreu o seguinte: Provavelmente o dono anterior trocou apenas platô e disco sem trocar rolamento, com isso o rolamento gastou muito antes do conjunto...O rolamento gastou, quebrou e fez com que gastasse a ponta do garfo, com isso eu troquei:
Garfo, Rolamento e alguns parafusos e coisinhas do colar...
Tudo deu R$380,00
R$250,00 de mao de obra e o restante de peças....
Thiago-VP
10/07/2016, 22:42
Olá pessoal! Sou novo aqui no Fórum, mas já acompanho a bastante tempo. Estou querendo trocar a embreagem do meu OM314 (608) que está muito pesada por uma chapéu chinês. Queria saber se alguém poderia me passar o código da peça, tanto do platô quanto do disco!?
Em algumas pesquisas encontrei esses códigos, não sei se estão corretos:
Platô Luk - cod. 125000211
Disco Luk - cod. 325000211
É preciso algum tipo de adaptação para fazer essa troca, ou é tirar um e colocar o outro?
532277
Desde já agradeço. Um abraço!
Sergioporto
11/07/2016, 08:52
Se esta embreagem está montada no teu carro ,disco está ao contrário !Foi montado errado.
Sergio c
11/07/2016, 11:12
Thiago, dá uma revisada em todo o sistema de embregem, pois eu uso um platô com molas e com o dedão do pé eu encosto no pedal e já está debriado, super macia. E olha que eu já judiei da embreagem de minha band.
Sergioporto
11/07/2016, 12:29
Thiago, dá uma revisada em todo o sistema de embregem, pois eu uso um platô com molas e com o dedão do pé eu encosto no pedal e já está debriado, super macia. E olha que eu já judiei da embreagem de minha band.
Pode ser que tenha mais molas no platô que o normal.Uma vez mandei Empresa conceituada revisar platô ,coloquei no lugar e embreagem estava um pau de dura.Num passeio quebrou o garfo ,desmontei e retirei 3 molas ,calçei as outras e está à 4 anos assim,macia.
Thiago-VP
11/07/2016, 19:41
Sergio Porto,
Sim, a embreagem ainda está acoplada no volante do motor, mas o motor tá fora, por isso estou mexendo na embreagem. Nunca desmontei uma embreagem dessa na vida, essa é a primeira, então estou aprendendo e não tenho nem ideia de qual seria a posição correta do disco, por isso acato o que você está dizendo. Mas ela tava rodando assim, a única questão era o pedal super pesado.
Sergio C,
O sistema de embreagem não é hidráulico, somente cabo. O garfo está ruim e vai ser trocado, mas isso não influenciaria no peso absurdo da embreagem. O rolamento não tá fazendo ruído, mas vai ser trocado também.
Quando conseguir desmontar o conjunto posto umas fotos para vocês avaliarem.
Agradeço as respostas e a atenção dos amigos!
Sergio c
11/07/2016, 21:17
Thiago, a embreagem de sua band é por cabo?? Que eu saiba, todas as bands a diesel a embreagem é por acionamento hidráulico, obrigatoriamente com dois cilindros, ou foi feita uma transformação em sua band????
Thiago-VP
11/07/2016, 21:54
Sergio c,
Desculpe, esqueci de explicar um detalhe importante. :grin: caí aqui no fórum de incherido... Eu (ainda) não tenho uma Band, só uma parte dela, o motor OM314. O motor está em uma C10 já faz uns 30 anos e agora to fazendo uma reforma total nela e tirei o motor fora para reforçar o chassi e agregado que estavam bem comprometidos por causa do peso e estou aproveitando para ver a embreagem, talvez turbinar, etc.
Comecei a ler as postagens aqui do Fórum em 2013 quando um grande amigo decidiu comprar uma Band, mas não manjava nada. De brincadeira ele acabou me colocando de "conselheiro responsável técnico" pelo projeto, foi aí que comecei a pesquisar e me inteirar sobre. No fim tem sido uma experiência muito legal, pois do motor OM314 eu já sabia um pouco, mas de Band nada, agora já estou melhor depois de várias indiadas, quebras, etc.