Conectar

Ver Versão Completa : Instalação de chip de potencia mwm eletrônico.

sergiopincelli
22/08/2012, 14:16
Amigos, instalei um chip de potencia na minha Frontier da Strike Performance Chips e a bixa ficou um foguete. Estou usando a configuração básica econômica B1, podendo ainda usar a intermediária D1 e a máxima E2, que de acordo com o vendedor, na máxima o motor atinge 185HP com 44,0kmf de torque. Iniciamente usarei a mínima para verificar o consumo e depois vou aumentando e comparando para escolher a melhor. Postarei todas comparações para a avaliação de todos.Em tempo, comprei atraves do mercado livre ao preço de R$ 1.590,00.Abraços.

DieselPower
23/08/2012, 21:07
Sérgio,
Temos vários colegas aqui do fórum utilizando a configuração de 192cv feita pelo Maurício, e estão bem satisfeitos.
Na verdade, diferentemente do que a maioria pensa, os motores "chipados" costumam ficar mais econômicos que os originais.

Pablo RR
24/08/2012, 10:22
Cara. coloca umas fotos desse chip que voce instalou! voce mesmo colocou ou levou na loja?

sergiopincelli
24/08/2012, 11:37
Pablo, a instalação é muito simples, bastando desconectar o cabo que entra no CR e conectar o cabo do chip.Leva 3 minutos.Não tenho como tirar fotos hoje mas é do tamanho de um mouse.Entre no site STRIKE PERFORMANCE, que terá todas as fotos e informações técnicas. Estou ainda em teste e o rendimento do motor está ótimo e devo fazer uma viagem de 1300km na segunda feira e farei medições de consumo.

sergiopincelli
31/08/2012, 12:14
Fiz hoje a primeira medição do consumo, 60% em estrada e 40% em cidade com a configuração com maior potencia de 9,01 kml, adando na estrada entre 100 a 130 kmh e na cidade tocada suave, e é claro que as vezes aquela pisadinha numa arrancada só para sentir os outros carros ficando para traz.A grande diferença foi na cidade que com uma casquinha de acelerador a pkp ficou gostosa para dirigir, pois o torque chega e mais baixos giros. Bom conforme o uso vou postando outros parâmetros de consumo.

notec
31/08/2012, 13:07
sERGIO, sou RJ, me tira uma duvida:

vc mexeu na pressao da turbina?

ganhar cerca de 50 hps só com Chip...to achando muita coisa...

Abraço!

Amigos, instalei um chip de potencia na minha Frontier da Strike Performance Chips e a bixa ficou um foguete. Estou usando a configuração básica econômica B1, podendo ainda usar a intermediária D1 e a máxima E2, que de acordo com o vendedor, na máxima o motor atinge 185HP com 44,0kmf de torque. Iniciamente usarei a mínima para verificar o consumo e depois vou aumentando e comparando para escolher a melhor. Postarei todas comparações para a avaliação de todos.Em tempo, comprei atraves do mercado livre ao preço de R$ 1.590,00.Abraços.

sergiopincelli
31/08/2012, 15:17
Cesar, o gerenciamento do motor eletrônico, inclusive a turbina é feito pela ECU, portanto ao instalar o chip ele altera os parâmetros de ajuste, portanto não mexi em nada, apenas conectei os cabos que leva 3 minutos.

DinoGuimaraes
21/11/2012, 00:57
estou de olho nesta marca, para uma amarok 180cv.
depois de algum tempo como esta o funcionamento? tudo redondo? qual opcao de regulagem escolheu?
alguma ressalva? abracos

sergiopincelli
21/11/2012, 12:41
Dino, até agora funcionando perfeitamente, consumo depende do pé entre 8,0 a 10,0 kml.

DinoGuimaraes
21/11/2012, 15:37
Dino, até agora funcionando perfeitamente, consumo depende do pé entre 8,0 a 10,0 kml.
legal sergio,
o consumo acabou permanecendo o mesmo do original? abracos

gas21
08/02/2013, 09:09

Então Sergio. Com relação ao consumo X desempenho como está nas três configurações que o chip permite. Tenho interesse nos dados para poder sabatinar a compra do produto. Obrigado.

macastroz
09/02/2013, 18:48
Esse acessório aumenta tempo de injeção da ECU original. Nos motores eletronicos a injeção é controlada por um mapa com tempos de injeção como se fosse uma tabela que em determinada condição de carga e rotação do motor, o combustivel é liberado pelo bico injetor. Exemplo, se em um determinado regime, o tempo de injeção é de 235 ms (milisegundos) o acessório enriquece a mistura, aumentando o tempo de injeção para 250ms no baixo, para 270 no medio e 300 no alto. EU NUNCA vou concordar que esse acessório diminui o consumo, é fisicamente IMPOSSIVEL pois se ele extende o tempo de injeção aumenta o fluxo de combustível invariavelmente aumenta o consumo. Aumenta a potencia ? Sim, mas sem mágica tá ?

sergiopincelli
14/02/2013, 15:08
Macastroz, recentemente fiz um tente com dois tanques de combustível, andando basicamente na cidade. Aparelho desligado 7 kml e ligado 8 kml mas acho que está alto o consumo, e filtros novos. Vou passar o scanner no motor , desligando o aparelho para ver se está tudo normal.

alessandro.cf
21/02/2013, 19:46
Macastroz, recentemente fiz um tente com dois tanques de combustível, andando basicamente na cidade. Aparelho desligado 7 kml e ligado 8 kml mas acho que está alto o consumo, e filtros novos. Vou passar o scanner no motor , desligando o aparelho para ver se está tudo normal.

Amigos onde no RJ posso instalar um chipe desses e qual o valor?

Abçs Alessandro

sergiopincelli
25/02/2013, 13:04
Comprei no mercado livre.

jmtorres
25/02/2013, 19:23
Olá Sérgio, andei verificando sobre os chips, algumas Xterra não dão certo, caso da minha infelizmente rsrsrsrs , Xterra 2005 motor 4.07TCA sem o bendito " Camon Rail " rsrsrs, ( para se ter o bendito " Camon Rail " , tem que estar escrito no próximo do cabeçote modelo 4.07TCE ) e também não dá para colocar o " Speed Booster" ( mexe na aceleração eletrônica ) fica atrás do acelerador eletrônico, plug and play também, nota esse motor da minha Xterra, é cabo do acelerador rsrsrsrs, também não dá para mexer por aí , fiquei triste rsrsrsrs, pois queria uamentar um pouco a potência, pois uso ela para trabalhar, e qualquer mudança no pé ajudaria e ainda economiza um pouco no combustível, ou até mesmo iguala, mas fica mais gostosa de dirigir, o meu mecânico ( ele é autorizado motor MWM aqui em Piracicaba ) comentou poderia mexer no ajuste da turbina, mas não sei fiquei na dúvida, alguém já mexeu, se sim até quanto ajustou a turbinha, ficou melhor, a economia do combustível manteve a mesma. abraços.

DieselPower
25/02/2013, 22:02
Olá Sérgio, andei verificando sobre os chips, algumas Xterra não dão certo, caso da minha infelizmente rsrsrsrs , Xterra 2005 motor 4.07TCA sem o bendito " Camon Rail " rsrsrs, ( para se ter o bendito " Camon Rail " , tem que estar escrito no próximo do cabeçote modelo 4.07TCE ) e também não dá para colocar o " Speed Booster" ( mexe na aceleração eletrônica ) fica atrás do acelerador eletrônico, plug and play também, nota esse motor da minha Xterra, é cabo do acelerador rsrsrsrs, também não dá para mexer por aí , fiquei triste rsrsrsrs, pois queria uamentar um pouco a potência, pois uso ela para trabalhar, e qualquer mudança no pé ajudaria e ainda economiza um pouco no combustível, ou até mesmo iguala, mas fica mais gostosa de dirigir, o meu mecânico ( ele é autorizado motor MWM aqui em Piracicaba ) comentou poderia mexer no ajuste da turbina, mas não sei fiquei na dúvida, alguém já mexeu, se sim até quanto ajustou a turbinha, ficou melhor, a economia do combustível manteve a mesma. abraços.

Amigão, neste caso a sua tristeza é minha felicidade!!! :mrgreen:
Antecipadamente peço desculpas pelo conteúdo a seguir, pois sou defensor da Bomba Injetora.
AINDA BEM que minha viatura possui o MWM Sprint TCA, pois consigo ganhar vários cavalos apenas com uma chave de fenda e outra de boca! Meus bicos são mais baratos, a bomba é mais barata, o filtro de combustível é mais barato... :dance:
Não quero entrar no mérito de qual é o melhor, mas para meu perfil e utilização, o mecânico se encaixa perfeitamente.
Se quer se surpreender com o desempenho de sua viatura de maneira gratuita, gire 1/4 de volta no sentido horário o parafuso de débito da bomba injetora. Garanto que você virá ao fórum e escreverá umas 10 linhas da "mais pura felicidade".
Se quer algo mais "profissional", adquira os bicos injetores "+30%" do Rasch Motoren ou da Fratelli Bosio, R$1.500,00 e R$1.200,00 respectivamente, que fazem seu motor atingir 160 cv.
Agora como sugestão, NUNCA altere a regulagem original da turbina (parafuso da Waste Gate). :parede:

Voltando ao assunto do tópico, o eletrônico possui uma grande vantagem sobre o mecânico, "chipado" ele fica muito forte. Para atingir os 192 cv o mecânico precisaria de um investimento muito maior que o eletrônico.
Abraço a todos e sem ressentimentos, hein ?!:fight:

jmtorres
25/02/2013, 23:36
DieselPower (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/15170-dieselpower.html) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/statusicon/user-offline.png - não diga uma coisa dessa rsrsrsrs, fiquei mais feliz, poderia mostrar com uma foto esse tal de parafuso de débito da bomba injetora. girando 1/4 de volta no sentido horário, ( ela fica mais gastona ? ou mantém o mesmo consumo, se empatar é lucro ainda ) agora você me alegrou, claro que meu mecânico disse que a manutenção TCA é mais barata também rsrsrsrs, mas fiquei empolgado com a situação do CHIP, se tem uma maneira de ficar boa e barata, melhor ainda rsrsrsrs, obrigado pela dica amigão.

jmtorres
25/02/2013, 23:42
DieselPower (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/15170-dieselpower.html) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/statusicon/user-offline.png - não diga uma coisa dessa rsrsrsrs, fiquei mais feliz, poderia mostrar com uma foto esse tal de parafuso de débito da bomba injetora. girando 1/4 de volta no sentido horário, ( ela fica mais gastona ? ou mantém o mesmo consumo, se empatar é lucro ainda ) agora você me alegrou, claro que meu mecânico disse que a manutenção TCA é mais barata também rsrsrsrs, mas fiquei empolgado com a situação do CHIP, mas me contento em saber que tenho um carro que batalhei muito para ter e Deus permitiu.
Sou curioso DieselPower, poderia me mostrar algum link desses bicos injetores "+30%" do Rasch Motoren ou da Fratelli Bosio, R$1.500,00 e R$1.200,00 respectivamente, que fazem seu motor atingir 160 cv.
Esse +30% significa que gasta mais correto?
abraços a todos os contribuintes dos tópicos, e me desculpem pela falta de experiência e dúvidas, tantas perguntas rsrsrs.
obrigado pela dica amigão.

Ricardão4x4
26/02/2013, 06:12
Sérgio,
Temos vários colegas aqui do fórum utilizando a configuração de 192cv feita pelo Maurício, e estão bem satisfeitos.
Na verdade, diferentemente do que a maioria pensa, os motores "chipados" costumam ficar mais econômicos que os originais.

DieselPower, bom dia.

Você cita o Maurício, da Rasch Motoren, certo? Sabes dizer qual o torque com essa configuração de 192 CV?
A válvula de alívio da turbina certamente fecha mais cedo, ajudando a mitigar a longa relação da 1ª marcha, é isso mesmo?

Grato e um abraço,

jmtorres
26/02/2013, 19:12
Olá Diesel Power e pessoal, os mais experiêntes poderiam sanar 01 dúvida por gentileza:

Ao girar 1/4 de volta no sentido horário o parafuso de débito da bomba injetora, e se eu trocar os bicos normais pelos "+30%" do Rasch Motoren vou diminuir a vida útil do motor em qualquer uma das duas opções, claro que ou faço um ou outro, mas hoje liguei para o Mauricio da Motoren e ele me explicou que ao trocar os bicos, ela não fica mais gastona, depende apenas de meu pé rsrsrs, eu perguntei uma coisa e ele respondeu nem que sim nem que não.
No acerto em ambos os casos, o motor não sofre algum tipo de cansaço mexendo dessa maneira, obrigado a todos pelas dicas.

DieselPower
27/02/2013, 20:31
DieselPower, bom dia.Você cita o Maurício, da Rasch Motoren, certo? Sabes dizer qual o torque com essa configuração de 192 CV?A válvula de alívio da turbina certamente fecha mais cedo, ajudando a mitigar a longa relação da 1ª marcha, é isso mesmo?Grato e um abraço,Não Ricardo,O Maurício da Rasch trabalha apenas com motores mecânicos. Este Maurício que estávamos falando é a REIKO, o qual só trabalha com eletrônicos...Viu, são 2 Maurícios que são referência em performance diesel!

DieselPower
27/02/2013, 20:46
DieselPower (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/15170-dieselpower.html) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/statusicon/user-offline.png - não diga uma coisa dessa rsrsrsrs, fiquei mais feliz, poderia mostrar com uma foto esse tal de parafuso de débito da bomba injetora. girando 1/4 de volta no sentido horário, ( ela fica mais gastona ? ou mantém o mesmo consumo, se empatar é lucro ainda ) agora você me alegrou, claro que meu mecânico disse que a manutenção TCA é mais barata também rsrsrsrs, mas fiquei empolgado com a situação do CHIP, se tem uma maneira de ficar boa e barata, melhor ainda rsrsrsrs, obrigado pela dica amigão.

JM,
Na maioria das vezes o consumo não se altera, pois você precisa "pisar" menos para ter a mesma potência disponível.
Agora, em caso de empolgação e pé embaixo direto, a tendência é o consumo se elevar um pouco sim.
Sobre a foto, segue uma para que tenha uma idéia, existem 3 lacres vermelhos, 2 estão em parafusos. O da esquerda controla a marcha lenta, o da direita, o débito.
Simples assim!
Mas se por acasoestá com medo de "fuçar" sozinho, vá até uma "Bosch Truck Service" e solicite o procedimento. Provavelmente não irão cobrar nada por isso, e vai demorar 30 segundos.
Vai descer de um carro 1.6 e subir em um 2.0!

DieselPower
27/02/2013, 20:49
Esse +30% significa que gasta mais correto?

Significa que eles irão injetar 30% a mais de diesel, no mesmo momento e com a mesma pressão (se comparados aos originais).
Não necessariamente, pois com maior oferta de potência irá aliviar o acelerador em velocidades de cruzeiro.

DieselPower
27/02/2013, 20:57
Olá Diesel Power e pessoal, os mais experiêntes poderiam sanar 01 dúvida por gentileza:

Ao girar 1/4 de volta no sentido horário o parafuso de débito da bomba injetora, e se eu trocar os bicos normais pelos "+30%" do Rasch Motoren vou diminuir a vida útil do motor em qualquer uma das duas opções, claro que ou faço um ou outro, mas hoje liguei para o Mauricio da Motoren e ele me explicou que ao trocar os bicos, ela não fica mais gastona, depende apenas de meu pé rsrsrs, eu perguntei uma coisa e ele respondeu nem que sim nem que não.
No acerto em ambos os casos, o motor não sofre algum tipo de cansaço mexendo dessa maneira, obrigado a todos pelas dicas.

Sempre que exigimos mais de um motor, extraindo mais potência nas mesmas faixas de rotação, acabamos reduzindo um pouco sua vida útil.
Porém o MWM Sprint suporta bem estes ganhos de potência, a própria MWM originalmente oferecia este mesmo motor com até 200 cv, o que mais irá influenciar neste quesito é a correta manutenção preventiva.
A maior diferença entre as duas opções citadas, é que a regulagem do débito via parafuso aumenta o tempo de injeção, e a troca dos bicos aumenta a quantidade de diesel injetada no mesmo momento, sendo a segunda opção a mais indicada (e cara $$$).

jmtorres
27/02/2013, 21:48
Muito obrigado pelos esclarecimentos, vou testar o parafuso da bomba de débito primeiro e andar um tempo, depois talvez se necessário irei para os bicos.
Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento,
abraços

Ricardão4x4
27/02/2013, 23:32
Legal, DieselPower. Obrigado pelas dicas.

Falando com o Maurício da Reiko, ele sugere duas regulagens, uma de 175 CV, boas respostas, poucos efeitos colaterais como geração de fumaça e uma outra configuração e a que empolga muito a maioria, a de 192 CV que citaste, porém com efeitos colaterais mais pronunciados.

Sobre vida útil do MWM, também os entendidos comentam que de fato esse motor é bravo e que 200 CV não o prejudicam, desde que continuem as manutenções bem feitas, além de cuidados com temperatura. Digo isso porque um amigo chipou o Trollão dele, indo aos 250 CV. O efeito negativo é temperatura subindo quando em rodovia e pé em baixo. Mas é só aliviar o pé e a temperatura cai rapidamente. Pode ser que o intercooler reforçado ajude nesse quesito.

Sobre consumo, há muitos anos atrás, falando com um mecânico conhecido em adaptações em Curitiba, ele dizia que não existe jipeiro que saiba manerar o pé e que todos vão no que dá. Disse que um cábra pediu para ele adaptar um V8tão num Willys, ele alertou que o jipe ia quebrar. Dito e feito, logo no primeiro momento, ainda no teste o cábra empinou o bruto e quebrou todos os "miudo" das caixas e diferenciais, além dos cardâns, hehehe.

Bem, pelo menos no meu caso ele acertou. Deveria mas "to" preocupado não com consumo, vamos ao desempenho!!!!! Contudo vou de leve na fumaça, trauma da minha Japinha SW4 95 que não deixou criar dengue pelas redondezas.

Abs,

Ricardão4x4
04/03/2013, 22:57
Bom, pessoal, estive em Curitiba esse final de semana passado onde uns amigos indicaram a Prado Power Chips. Falaram muito bem da Reiko e disseram que a Prado era competente também. Como estava por aqui e ia para a configuração menos "animal", pedi para que o serviço fosse feito.

Houve regulagens eletrônicas no módulo, mas o que entendi de relevante foram duas coisas básicas, 300 g/cm² de pressão a mais na turbina e um tempo mais longo de injeção do diesel em cada bico.

Os dados no dinamômetro da Prado:
Original 36,6 kN.m @ 2.800rpm e 135 CV entregues nas rodas, 147 CV no motor, ambas @ 2.900 rpm
(Diz ser normal numeros maiores q o q consta nos docs)
Chipada 43,43 kN.m @ 2.900rpm e 170 CV entregues nas rodas, 183,5 CV no motor, ambas @ 3100 rpm

O resultado foi o seguinte, o que já era bawn, ficou ainda melhor, retomadas (que já estão com a turbina a plena), basicamente resultado do torque com incremento de 6,7 kN.m. E velocidade máxima, que antes eram 150 km/h e agora são 160 km/h. Ah, o ruído do motor diminuiu por trabalhar com menor rotação em velocidade. Antes 150 km/h @ 4.300 rpm, agora 160 km/h @ 3.800 rpm. Lógico que dá para chegar numa velocidade pouco maior, mas aí é esguelando e arriscando decolar com a pobre...

O que era ruim, a 1ª marcha muito longa, ficou pouco menos ruim pela maior quantidade de diesel empurrada, mas continua não emocionando pois o que faz a diferença, a turbina, ainda não entrou.... Se você desconcentra, arrisca deixar morrer na arrancada. Então usa-se um pouco mais da embreagem e o resultado é pneu cantando na troca para 2ª e para 3ª, pois aí a turbina já entrou com tudo. Nesse quesito, o que alguns fazem é trocar a turbina, mas não creio seja necessário. Sobre fumaça, praticamente não fazia nenhuma e passou a fazer um pouco só quando de um grande acelerão.

Sobre consumo, como fiz testes e objetivei verificar os limites, foi natural deixar os 8,5 km/l e baixar para os 7,8 km/l de média cidade/rodovia. Acho contudo que, pela menor rotação do motor às mesmas velocidades de antes, tem tudo para ao menos manter o consumo com mais conforto.

Fiquei satisfeito e recomendaria com certeza o investimento em sendo questionado.

Abs,

DieselPower
05/03/2013, 22:51
Ah, o ruído do motor diminuiu por trabalhar com menor rotação em velocidade. Antes 150 km/h @ 4.300 rpm, agora 160 km/h @ 3.800 rpm. Lógico que dá para chegar numa velocidade pouco maior, mas aí é esguelando e arriscando decolar com a pobre...

Ricardo,
Tem coisa errada aí... Se você não substituiu peças da transmissão, a rotação não deverá se alterar!
O que acontece, é que você precisa pisar menos para manter a velocidade, mas a rotação é EXATAMENTE a mesma de quando o módulo era original.

fassis
06/03/2013, 11:44
Pois é, se não mudou peças da transmissão ou aumentou diâmetro do conjunto roda-pneu, então fico sem entender mais nada! Não tem como ocorrer queda de rotação do motor na mesma velocidade e marcha. Bom, vai que ele instalou um câmbio CVT, aí pode :-)

Ricardo,
Tem coisa errada aí... Se você não substituiu peças da transmissão, a rotação não deverá se alterar!
O que acontece, é que você precisa pisar menos para manter a velocidade, mas a rotação é EXATAMENTE a mesma de quando o módulo era original.

Ricardão4x4
06/03/2013, 20:32
"Veríssimo", PowerDiesel.

É isso mesmo, em paralelo passei dos AT 31 para os MUD 32". Como o torque subiu 6,7 kN.m, o aumento do diâmetro do pneu não significou déficit, pelo contrário, acho que daria para colocar uns 33 ou até mais sem perceber diferença (com turbina cheia. Iria perceber com certeza na arrancada). O que noto é que está mais fácil de chegar em rotações altas, ultrapassando o limite de velocidade que antes de chipar era de 150 km/h na 5a marcha. Ainda, com o aumento do diâmetro do pneu, a velocidade máxima no teste que fiz foi ainda maior que os 160 km/h indicados, certo?

Sds,

DieselPower
06/03/2013, 22:36
Ainda, com o aumento do diâmetro do pneu, a velocidade máxima no teste que fiz foi ainda maior que os 160 km/h indicados, certo?

Correto,
Com os 32" provavelmente seu velocímetro está marcando menos que a a velocidade real.
Porém comparando a velocidade lida no velocímetro com a RPM, não deve ser alterada em relação ao conjunto original, pois como citei acima, o velocímetro passará a marcar errado com a troca dos pneus...

Ricardão4x4
10/03/2013, 19:11
Um detalhe que esqueci de comentar foi que o pessoal da Prado recomendou a troca do filtro de combustível a cada 5 mil km. Uma semana após a chipagem e depois de 600 km rodados, com um filtro com menos de 3 mil km o alerta de água no combustível (de injeção, na realidade) acionou. Por azar, a rosca do sensor abaixo do filtro, que permite que se drene a água estava espanada, então lá se foram R$ 235 latinhas para um novo filtro com sensor. Só o filtro da própria MWM, algo entre R$ 80 e 90,00. Pode ter sido coincidência mas tudo leva a crer que com a chipagem, a qualidade do combustível é ainda mais importante. Recomendação reforçada!

Outro detalhe que não mencionei sobre ruído foi que tinha muitas vezes que cambiar de 5a para 4a marcha na 1a XTerra que tive, uma mecânica 04 sem abertura na bomba, ajustes originais, quando de uma inclinação, tentando manter a velocidade de cruzeiro. Com essa chipada (e provavelmente com as mecânicas com ajustes na bomba e bicos) pode-se manter a 5a marcha sem perda sensível de velocidade em subidas, o que significa menos ruído.

Abs,

Ricardão4x4
09/05/2013, 19:32
Boa noite pessoal. Algumas atualizações:

A fumaça tinha aumentado bastante, em especial para essa XTerra que não fumaceava nada. Também o consumo baixou para os 7,3 km/l, isso porque sou pé pesado e ela está calçada com MUD 32".

Falando nisso, num desses momentos de empolgação e velocidade bem acima do limite quando original, escutei uma das pás do rotor da turbina indo pelo cano de escape abaixo. Troquei idéias com os especialistas em turbinas e foi-me dito que as turbinas Borg Warn da XTerra são ruins, demoram para encher e não aguentam. Aquela XTerra mecânica modificada pela Dr Jipe teve o conjunto turbo-compressor trocado pelo das S10, mas daquelas que vieram com uma turbina da Mitsubishi (diz que houve algumas 2.8 com essa configuração. A única adaptação foi a posição da vareta do óleo e uma curva). Mas aí o responsável pela retífica da turbina me disse que as eletrônicas não aceitam essa adaptação porque a injeção fica descontrolada... Não entendi bem porque em termos de turbo-compressor, as mecânicas são exatamente iguais às eletrônicas.

Nesse meio tempo em que pedi que não retificassem minha original, ela foi arrumada mesmo assim, então instalei e depois de 1.200 km aconteceu o mesmo problema. Acharam que eu andava com rotação acima dos 4 mil giros mas não aconteceu nenhuma vez, o limite foram 3.700 rpm. Foi arrumada novamente e as diferenças então passaram a ser duas:

1ª) pedi à Prado que baixasse a potência dos 30 CV de ganho para 20 CV de ganho (tinha ido dos originais 140 CV para 170 CV e aí pedi para baixar para os 160 CV. O torque deve ter caído um pouco também).
2ª) mesmo não tendo sido modificada por mim nem pelo dono anterior, a válvula de alívio estava na posição mínima, isto é, só aliviava no extremo. Foi colocada na posição original de fábrica, alguns fios de rosca sobrando na parte de baixo da haste. Entendi disso que, sem chipar, a posição da válvula de alívio não é importante.

O desempenho ficou semelhante (não foi medido no dinamômetro mas acho que o torque faz mais diferença e deve ter diminuido pouco, mas não a ponto de ser perceptível), a fumaça diminuiu pouca coisa mas está maior que na configuração original e eu com R$ 950 latinhas a menos no bolso...

É essa a linda história de uma turbina (duas aliás) detonadas. Se alguém souber de uma adaptação de outra turbina, agradeço os detalhes pois ainda com trauma de ter que ficar sem a viatura por período de 4 dias cada intervenção, isso sem falar que da primeira vez chamei uma plataforma.

Como ponto positivo, o trauma me fez baixar uns 10 km/h de média...

Abs,

Abs,

DieselPower
09/05/2013, 23:22
Ricardo,
A minha (mecânica) possui turbina Garret GT20.
Até onde sei, as turbinas dos Sprint eletrônicos são diferentes dos mecânico, visto que uma possui WG acionada por pressão negativa e outra positiva (respectivamente).
Quem controla a abertura desta válvula na eletrônica é a própria ECU, então ninguém deveria ter alterado o curso da WG.
Sobre a potência, como já foi citado, vários colegas utilizam a configuração de 194 cv o Reiko sem nenhum problema... Talvez fosse interessante instalar um pirômetro EGT para garantir que ela não está muito elevada.

andrelapuente
13/05/2013, 18:46
ricardão 4x4 pode passar seu email para perguntar de uma troller 2001, vi um topico seu falando dela, abraços!

Ricardão4x4
13/05/2013, 22:46
Interessante, Diesel. Vi duas mecânicas e ambas com turbinas exatamente iguais a essa BorgWarn, creio que inclusive funcionando via depressão. A tua sendo Garret, foi trocada ou a fábrica forneceu também Garret? É via depressão o acionamento do alívio? Será que Garret é melhor que essa Borg?

Outra coisa interessante é que nessa eletrônica não há nenhum sensor eletrônico na turbina, nada mesmo. Nem o pessoal da prado modificou a posição da válvula, que de fato funciona direto por vácuo, mas mecanicamente. Então não sei como a ECU aumentou a pressão. Acho que com o aumento da injeção, a geração de gases auentou e a válvula é limitada no alívio, sendo dessa forma o aumento de pessão, mas isso é um baita achismo.

Conforme o nível do vácuo, a válvula faz com que os gases desviem a turbina para o escapamento. O que aconteceu foi que o mecânico que reparou a turbina subiu uns 7 fios de rosca a levando para posição original, segundo ele que comparou com uma zero, fazendo com que a válvula alivie mais rapidamente a turbina. Como resultado, além do alívio propriamente dito, um ruído agudo surgiu e fica bem audivel sempre que acelero para retomadas ou manutenção da velocidade. Acho que o dono anterior reclamou do ruído e a concessionária tirou o que pode do alívio, não sendo isso um problema para a configuração original, mas problema sim para uma chipada.

Amanhã vou trocar outras idéias sobre adaptação de uma turbina para as eletrônicas e, se tiver novidades, volto a comentar.

Abraços e obrigado pelas informações, Diesel.

Ainda, Andre La Puente, manda uma MP (mensagem privada) que te respondo sem problemas sobre o bugão 01, se souber.

Ricardão4x4
10/09/2013, 22:37
Boa noite, pessoal.

Depois de chipar a Negona, tive algumas surpesas desagradáveis com quebras de turbina.
A original quebrou, foi retificada e quebrou logo em seguida.
Retificada novamente voltou com ruído da válvula de alívio (o retificador deixou a válvulla de alívio na posição original, onde o alívio atua mais rapidamente. Acho que a concessionária regulou no mínimo do alívio provavelmente porque o dono anterior reclamou do ruído, mas como não estava chipada, não foi um problema)
Três especialistas mencionaram problemas com um lote da Borg Warn K14 (a das eletrônicas, que é diferente das mecânicas. Há adaptação fácil para as mecânicas, não para as eletrônicas. Tentaram adaptar numa oficina e a injeção ficou completamente instável).

Aí troquei por uma turbina nova pois o "assovio" era muito alto e triste, essa também quebrou.

Depois de tanto problema, segui uma sugestão simples do Maurício da RashMotoren e pedi ao pessoal da Felipe Diesel em Curitiba que, além de retificar essa turbina, instalasse um manômetro para saber a quantas andava a pressão da turbina. Foi visto que, mesmo com ajuste da válvula de alívio na posição original, a turbina chegava fácil ao fim de escala, que eram 2 kgf/cm² (podia até ser mais!)

Bem, dois aprendizados a compartilhar com os colegas que querem chipar a viatura:
1) por algo entre R$ 100 e R$ 200,00 você instala um bom manômetro que não vai te causar ruído (tem macete para a instalação da mangueirinha até o manômetro - diâmetro e fixação dela. Bem feita como foi a instalalção na Felipe Diesel, não tive problema. O manômetro é um Lacombe Cronomac). O preço dessa instalaçao é muito baixo perto do preço de uma retífica e única maneira de medir a modificação da chipagem, além do desempenho via dinamômetro. Ele permite ver a pressão que a turbina passa a trabalhar.
Original é pico de 1,4 e logo em seguida, em cruzeiro cai para 1,2 kgf/cm².
A minha foi baixada dos 2 ou mais para o seguinte:
# pico de 1,6 e cruzeiro de 1,5 kgf/cm², ficando com desempenho bastante bom e pouco inferior a antes

2) o segundo aprendzado, com os 2 kgf/cm² (ou mais), o desempenho não estava significativamente maior que o atual. Com certeza a falta de alívio também restringia vazão dos gases do escape e o fusível eram má queima, fumaça e desempenho não compatível e com certeza alta geração de calor e a conseqüente fadiga do eixo da turbina.

Concluíndo, antes de qualquer modificação, instale um manômetro, veja como funciona a original (1,4 pico, 1,2 em cruzeiro) e se informe de um limite seguro - a opinião geral é de que 1,6 de pico e 1,5 de trabalho são valores bem seguros para a turbina. Para o motor MWM mais seguro ainda pois é bem robusto.

É isso aí, turma. Historinha longa mas espero que útil. Já rodei mais ded 500 km e a turbina parece saudável. Qualquer novidade contudo, posto aqui, esperando que seja positiva!!!!

PS: sei que não é o fórum, mas aproveito para comentar que inaugurei a Negona na lama e fiquei muito bem impressionado. Achei que seria dura, pelo contrário, mais macia que o Trolão e a SW4 Japinha que tive. Também muito firme nas saídas laterais, rebolando bem menos que a Japa e pick ups. Câmbio e eixos muito fortes. Com PC original, lógico que voltou raspadão, futuro investimento. O que notei pouco pior que o Troller e igual a Japa foi a "caixa de ovos". Pela distância entre eixos e na situação de "caixa de ovos" ela perde a tração - parece que não há bloqueio para o diferencial dianteiro e nem o DANA 46 traseior, descontinudo... Valeu!!!

HERICK
11/09/2013, 05:35
Boa noite, pessoal.

Depois de chipar a Negona, tive algumas surpesas desagradáveis com quebras de turbina.
A original quebrou, foi retificada e quebrou logo em seguida.
Retificada novamente voltou com ruído da válvula de alívio (o retificador deixou a válvulla de alívio na posição original, onde o alívio atua mais rapidamente. Acho que a concessionária regulou no mínimo do alívio provavelmente porque o dono anterior reclamou do ruído, mas como não estava chipada, não foi um problema)
Três especialistas mencionaram problemas com um lote da Borg Warn K14 (a das eletrônicas, que é diferente das mecânicas. Há adaptação fácil para as mecânicas, não para as eletrônicas. Tentaram adaptar numa oficina e a injeção ficou completamente instável).

Aí troquei por uma turbina nova pois o "assovio" era muito alto e triste, essa também quebrou.

Depois de tanto problema, segui uma sugestão simples do Maurício da RashMotoren e pedi ao pessoal da Felipe Diesel em Curitiba que, além de retificar essa turbina, instalasse um manômetro para saber a quantas andava a pressão da turbina. Foi visto que, mesmo com ajuste da válvula de alívio na posição original, a turbina chegava fácil ao fim de escala, que eram 2 kgf/cm² (podia até ser mais!)

Bem, dois aprendizados a compartilhar com os colegas que querem chipar a viatura:
1) por algo entre R$ 100 e R$ 200,00 você instala um bom manômetro que não vai te causar ruído (tem macete para a instalação da mangueirinha até o manômetro - diâmetro e fixação dela. Bem feita como foi a instalalção na Felipe Diesel, não tive problema. O manômetro é um Lacombe Cronomac). O preço dessa instalaçao é muito baixo perto do preço de uma retífica e única maneira de medir a modificação da chipagem, além do desempenho via dinamômetro. Ele permite ver a pressão que a turbina passa a trabalhar.
Original é pico de 1,4 e logo em seguida, em cruzeiro cai para 1,2 kgf/cm².
A minha foi baixada dos 2 ou mais para o seguinte:
# pico de 1,6 e cruzeiro de 1,5 kgf/cm², ficando com desempenho bastante bom e pouco inferior a antes

2) o segundo aprendzado, com os 2 kgf/cm² (ou mais), o desempenho não estava significativamente maior que o atual. Com certeza a falta de alívio também restringia vazão dos gases do escape e o fusível eram má queima, fumaça e desempenho não compatível e com certeza alta geração de calor e a conseqüente fadiga do eixo da turbina.

Concluíndo, antes de qualquer modificação, instale um manômetro, veja como funciona a original (1,4 pico, 1,2 em cruzeiro) e se informe de um limite seguro - a opinião geral é de que 1,6 de pico e 1,5 de trabalho são valores bem seguros para a turbina. Para o motor MWM mais seguro ainda pois é bem robusto.

É isso aí, turma. Historinha longa mas espero que útil. Já rodei mais ded 500 km e a turbina parece saudável. Qualquer novidade contudo, posto aqui, esperando que seja positiva!!!!

PS: sei que não é o fórum, mas aproveito para comentar que inaugurei a Negona na lama e fiquei muito bem impressionado. Achei que seria dura, pelo contrário, mais macia que o Trolão e a SW4 Japinha que tive. Também muito firme nas saídas laterais, rebolando bem menos que a Japa e pick ups. Câmbio e eixos muito fortes. Com PC original, lógico que voltou raspadão, futuro investimento. O que notei pouco pior que o Troller e igual a Japa foi a "caixa de ovos". Pela distância entre eixos e na situação de "caixa de ovos" ela perde a tração - parece que não há bloqueio para o diferencial dianteiro e nem o DANA 46 traseior, descontinudo... Valeu!!!

Excelente contribuição! Fica aí o alerta pra galera, um bom preparador é tudo! Boa Sorte! Com relação ao Parachoque coloque o de ferro que vai ficar bem forte, igual a minha XT.

mane
21/09/2014, 23:17
Amigos, tenho uma Frontier 2013/2014 SV ATACK e estou interessado na colocação de um chip por tracionar um reboque de cavalos. Onde eu faria isso DE FORMA CONFIÁVEL aqui no RJ? Desde já agradeço.

HERICK
22/09/2014, 05:40
Amigos, tenho uma Frontier 2013/2014 SV ATACK e estou interessado na colocação de um chip por tracionar um reboque de cavalos. Onde eu faria isso DE FORMA CONFIÁVEL aqui no RJ? Desde já agradeço.

A maioria das empresas especializadas são de SP, no RJ tem a Fast Break (http://www.fastbreak.com.br) mas não se chipam VTR movidas à diesel, dá uma ligada ok!

sergiopincelli
22/09/2014, 10:58
Mane, o melhor programador é o Mauricio da Reiko em Sampa.

Daniel_Barbosa
22/09/2014, 11:13
Tem uns chips de potencia plug and play no mercadolivre e tal.... sera que esse protuto é bom?

Chip Potencia Diesel - Hilux L200 Triton Frontier S10 Amarok - R$ 949,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-576308182-chip-potencia-diesel-hilux-l200-triton-frontier-s10-amarok-_JM)

sergiopincelli
23/09/2014, 10:48
Esses chips vendidos no mercado livre só alteram a quantidade de diesel injetada para o motor. Ha uma melhora boa mas não se compara com a reprogramação via ECU.