Ver Versão Completa : Lubrificação e troca dos fluidos (ESPECIFICAÇÕES).
Olá pessoal, boa noite!
Finalmente meu carro chegou aos 50.000Km e por isso gostaria de realizar uma boa manutenção no mesmo.
Eu mesmo pretendo fazê-la, sendo que gostaria de iniciar pela lubrificação geral e troca de todos os fluidos.
Não encontrei na internet nenhum tipo de documento técnico contendo as especificações dos fluidos, tais como:
Óleo do motor;
Óleo da caixa e reduzida;
Óleo do diferencial traseiro Trac-lock;
Óleo do diferencial dianteiro;
Fluído do radiador;
Fluido da direção hidráulica;
Fluído de freio;
Sei que exitem diversas marcas com diferentes nomenclaturas, por isso busco a especificação (Densidade, grau API, Dot, etc...) e não o nome de um fluido em específico.
Alguém possui o mapa de lubrificação do Troller T4 3.0 até 2008? Ou mesmo tais especificações técnicas?
Desde já muito grato pela ajuda,
Julio Cesar.
PS: Dicas de lubrificantes e fluidos com bom desempenho e ótimo preço também são muito bem vindas!
Hoje comecei a comprar os filtros (combustível, óleo e ar), assim que encontrar um boa cotação postarei os valores como referência.
homerohermida
22/08/2012, 11:48
Motor: SAE 15W-40 API CH4 OU SUPERIOR (uso Lubrax Top Turbo)
cambio, transferência e direção hidráulica: ATF DEXRON III (uso da ELF)
diferencial dianteiro: SAE 85W-140 API GL-5 (uso Texaco)
diferencial traseiro: SAE 85W-140 LS (uso Texaco)
freio e embreagem: DOT 4 (uso Varga)
radiador: eu uso PARAFLU UP
filtro de óleo e combustível: original na Rebmar (representante MWM na Penha)
fitro de ar: FRAM CA 10221 (parei de usar pois é muito difícil de encontrar, troquei por K&N)
Muito obrigado pela ajuda e atenção Homero!
Vou entrar em contato com a Rebmar e cotar os filtros com eles também.
Quantos aos Óleos e filtros você também possui alguma sugestão de fornecedor local (RJ)?
Novamente grato,
Julio Cesar.
homerohermida
22/08/2012, 23:14
Compro óleos na:
Lubrificantes Aurora R Pacheco (http://inbr.biz/lubrificantes-aurora-r-pacheco)Categoria: Óleos E Combustiveis (http://inbr.biz/oleos-e-combustiveis) › Lubrificantes (http://inbr.biz/oleos-e-combustiveis/lubrificantes)
Rua Cmte Vergueiro Cruz, 127
Rio de Janeiro - RJ - CEP 21021020 (tel:21021020)Bairro: Olaria
Tel.: (21) 2209-4864 (tel:(21)%20%202209-4864)
Motor: SAE 15W-40 API CH4 OU SUPERIOR (uso Lubrax Top Turbo)
cambio, transferência e direção hidráulica: ATF DEXRON III (uso da ELF)
diferencial dianteiro: SAE 85W-140 API GL-5 (uso Texaco)
diferencial traseiro: SAE 85W-140 LS (uso Texaco)
freio e embreagem: DOT 4 (uso Varga)
radiador: eu uso PARAFLU UP
filtro de óleo e combustível: original na Rebmar (representante MWM na Penha)
fitro de ar: FRAM CA 10221 (parei de usar pois é muito difícil de encontrar, troquei por K&N)
K&N é lavável? É o mesmo tamanho do convencional? Melhorou o desempenho? Onde comprou? Quanto pagou?
Estou de olho nesse filtro da K&N!
O que me chamou bastante a atenção e achei bem interessante também foi um filtro de combustível reutilizável. Na verdade o sistema é similar ao do filtro de óleo onde o mesmo pode ser aberto para a troca somente do elemento filtrante.
Esse filtro é MWM original, e de acordo com o vendedor esta saindo de fábrica nos motores mais modernos.
A Carcaça do filtro já com elemento filtrante esta saindo por R$138,00. Enquanto apenas o refil para futuras substituições por pouco menos que R$50,00.
A longo prazo me parece ser um investimento válido!
Alguém já teve alguma experiência com tal produto?
366116366117
homerohermida
23/08/2012, 10:52
K&N é lavável? É o mesmo tamanho do convencional? Melhorou o desempenho? Onde comprou? Quanto pagou?
Estou de olho nesse filtro da K&N!
É lavável. É quase do mesmo comprimento, mas o diâmetro da "boca" é. Coloquei uma espécie de "calço" na tampa do filtro para não deixar o K&N balançando lá dentro. Se houve melhoria no desempenho, não percebi. Mas o barulho da turbina aumentou muito e gostei! Comprei na RE-0880 - Filtro de Ar K&N - Troller Ford - 2.8 e 3.0 - Utilitários - Filtros de Ar - Performance (http://www.sobperformance.com.br/kn/filtrosdear/utilitarios/re-0880-filtro-de-ar-k-n-ford-troller.html)
homerohermida
23/08/2012, 11:01
O que me chamou bastante a atenção e achei bem interessante também foi um filtro de combustível reutilizável. Na verdade o sistema é similar ao do filtro de óleo onde o mesmo pode ser aberto para a troca somente do elemento filtrante.
Esse filtro é MWM original, e de acordo com o vendedor esta saindo de fábrica nos motores mais modernos.
A Carcaça do filtro já com elemento filtrante esta saindo por R$138,00. Enquanto apenas o refil para futuras substituições por pouco menos que R$50,00.
A longo prazo me parece ser um investimento válido!
Alguém já teve alguma experiência com tal produto?
366116366117
Um colega aqui do fórum (GustavoD) comprou e está usando sem problema nenhum. Eu já comprei este filtro, ainda não instalei, mas não achei o refil. Onde achaste?
paulosergio
23/08/2012, 11:50
O que me chamou bastante a atenção e achei bem interessante também foi um filtro de combustível reutilizável. Na verdade o sistema é similar ao do filtro de óleo onde o mesmo pode ser aberto para a troca somente do elemento filtrante.
Esse filtro é MWM original, e de acordo com o vendedor esta saindo de fábrica nos motores mais modernos.
A Carcaça do filtro já com elemento filtrante esta saindo por R$138,00. Enquanto apenas o refil para futuras substituições por pouco menos que R$50,00.
A longo prazo me parece ser um investimento válido!
Alguém já teve alguma experiência com tal produto?
366116366117
Eu estou usando pela primeira vez, ja esta com 7 mil km e por enquanto nada que o desabone, só preciso ver onde encontrar o refil, pois eu troquei em sp e moro em araras e mais 3 mil km tenho que troca-lo novamente, mas fico de olho nos diesel que abasteco do mesmo jeito.
De uma olhadinha só nesse link:
Refil Do Filtro De Combustível Troller/ranger Original Mwm - R$ 64,50 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-433387953-refil-do-filtro-de-combustivel-trollerranger-original-mwm-_JM)
Refil do filtro do combustível MWM por R$64,00 e envio para todo o Brasil. Além disse você também pode encontrá-lo na Tor Off Road (Tor off-road - Comrcio e Servios Ltda (http://www.toroffroad.com.br/))
Um grande abraço.
Murillus
30/08/2012, 16:46
Motor: SAE 15W-40 API CH4 OU SUPERIOR (uso Lubrax Top Turbo)
cambio, transferência e direção hidráulica: ATF DEXRON III (uso da ELF)
diferencial dianteiro: SAE 85W-140 API GL-5 (uso Texaco)
diferencial traseiro: SAE 85W-140 LS (uso Texaco)
freio e embreagem: DOT 4 (uso Varga)
radiador: eu uso PARAFLU UP
filtro de óleo e combustível: original na Rebmar (representante MWM na Penha)
fitro de ar: FRAM CA 10221 (parei de usar pois é muito difícil de encontrar, troquei por K&N)
Motor - Motul, Motor - 4000 motion SAE 15W40,
Câmbio/caixa/direção - Dexron III,
Diferencial Traseiro - Gear competition 75W140 API GL-5,
Diferencial dianteiro - Motylgear 75W90
VOVÔ DO TROLLER
30/08/2012, 19:36
O que me chamou bastante a atenção e achei bem interessante também foi um filtro de combustível reutilizável. Na verdade o sistema é similar ao do filtro de óleo onde o mesmo pode ser aberto para a troca somente do elemento filtrante.
Esse filtro é MWM original, e de acordo com o vendedor esta saindo de fábrica nos motores mais modernos.
A Carcaça do filtro já com elemento filtrante esta saindo por R$138,00. Enquanto apenas o refil para futuras substituições por pouco menos que R$50,00.
A longo prazo me parece ser um investimento válido!
Alguém já teve alguma experiência com tal produto?
366116366117
Olá pessoal. Eu estou usando no meu T4 mod. 2010. Nas autorizadas MWM INTERNACIONAL Distribuidores de Peças - MWM INTERNATIONAL Motores (http://www.mwm.com.br/site.aspx/Rede-no-Mundo-Distribuidores-de-Pecas) , vocês encontram com preço mais interessante ainda e se for PJ ainda tem desconto. A vantagem, além do preço menor, é que antes da troca, dá para abrir e verificar o estado do filtro. Eu mesmo , rodei 7000 km com o meu. Pensava em trocá-lo, mais quando vi que o refil estava praticamente "zerado", abortei a idéia. Acho que é pelo fato de usar o S-50. Com este combustível acredito que dá para usar o refil, pelo menos até os 15.000 km. Abs.Válter.
Olá pessoal. Eu estou usando no meu T4 mod. 2010. Nas autorizadas MWM INTERNACIONAL Distribuidores de Peças - MWM INTERNATIONAL Motores (http://www.mwm.com.br/site.aspx/Rede-no-Mundo-Distribuidores-de-Pecas) , vocês encontram com preço mais interessante ainda e se for PJ ainda tem desconto. A vantagem, além do preço menor, é que antes da troca, dá para abrir e verificar o estado do filtro. Eu mesmo , rodei 7000 km com o meu. Pensava em trocá-lo, mais quando vi que o refil estava praticamente "zerado", abortei a idéia. Acho que é pelo fato de usar o S-50. Com este combustível acredito que dá para usar o refil, pelo menos até os 15.000 km. Abs.Válter.
Idoso,
Vvc é de qual cidade?
Qual o preço que pagou na autorizada MWM?
Eles também tinham o refil?
Obrigado pela ajuda!
Abs.
Amigos
Somente contribuindo para a discussão, mas não vi ninguém comentar que a MWM também fornece o aditivo para radiador. Ele vem super concentrado, acho que uma garrafa trata uns 30 litros de água (e o preço é bem legal).
Por ser tão concentrado, o correto é você fazer a mistura *fora*, em um balde. Anexo umas fotos.
[]s
Adenilson
369888369889
Amigos
Somente contribuindo para a discussão, mas não vi ninguém comentar que a MWM também fornece o aditivo para radiador. Ele vem super concentrado, acho que uma garrafa trata uns 30 litros de água (e o preço é bem legal).
Por ser tão concentrado, o correto é você fazer a mistura *fora*, em um balde. Anexo umas fotos.
[]s
Adenilson
369888369889
Adenilson,
Este aditivo também é anticongelante ou somente anticorrosivo?
Obrigado.
Abs,
João Ricardo.
paulosergio
11/09/2012, 20:46
Olá pessoal. Eu estou usando no meu T4 mod. 2010. Nas autorizadas MWM INTERNACIONAL Distribuidores de Peças - MWM INTERNATIONAL Motores (http://www.mwm.com.br/site.aspx/Rede-no-Mundo-Distribuidores-de-Pecas) , vocês encontram com preço mais interessante ainda e se for PJ ainda tem desconto. A vantagem, além do preço menor, é que antes da troca, dá para abrir e verificar o estado do filtro. Eu mesmo , rodei 7000 km com o meu. Pensava em trocá-lo, mais quando vi que o refil estava praticamente "zerado", abortei a idéia. Acho que é pelo fato de usar o S-50. Com este combustível acredito que dá para usar o refil, pelo menos até os 15.000 km. Abs.Válter.
Boa noite, ontem fiz a revisao dos 40000 km no meu 2010, e quando tiraram o refil, ele estava perfeito e quase que nao troquei tambem, mas o mecanico disse que a sujeira só aperece se o diesel estiver bem ruim mesmo. Mandei trocar e peguei mais um de reserva, caso eu nao encontre em minha cidade.
Amigo
Sinceramente não sei... pois usei ele no inicio do ano (quando troquei todo o líquido de arrefecimento do radiador) e a metade que sobrou passei para um colega. Pela embalagem, dá a entender que seria somente anticorrosivo.
Embora em todo o Brazil seja dificil você pegar temperaturas abaixo do zero. Me parece que em caso de frio extremo (e.g. -10C a -30C), ou você usa um aditivo específico de inverno (coisa que nem sei se existe no mercado brasileiro) ou então aumenta a concentração. Uma maneira de fazer o teste seria tratar a água com ele e colocar no congelador da geladeira/freezer e ver o que acontece.
Em conversa com meu mecânico, o mesmo comentou que quando visitou o centro de treinamento da MWM, os caras mostraram que com o fluido tratado corretamente segundo o manual, a água do radiador/bloco não deve congelar (coisa que provoca trinca do cabeçote do motor, por conta da expansão do volume da água quando muda de estado).
Vais fazer uma expedição para Ushuaia?
[]s
Adenilson
Amigo
Sinceramente não sei... pois usei ele no inicio do ano (quando troquei todo o líquido de arrefecimento do radiador) e a metade que sobrou passei para um colega. Pela embalagem, dá a entender que seria somente anticorrosivo.
Embora em todo o Brazil seja dificil você pegar temperaturas abaixo do zero. Me parece que em caso de frio extremo (e.g. -10C a -30C), ou você usa um aditivo específico de inverno (coisa que nem sei se existe no mercado brasileiro) ou então aumenta a concentração. Uma maneira de fazer o teste seria tratar a água com ele e colocar no congelador da geladeira/freezer e ver o que acontece.
Em conversa com meu mecânico, o mesmo comentou que quando visitou o centro de treinamento da MWM, os caras mostraram que com o fluido tratado corretamente segundo o manual, a água do radiador/bloco não deve congelar (coisa que provoca trinca do cabeçote do motor, por conta da expansão do volume da água quando muda de estado).
Vais fazer uma expedição para Ushuaia?
[]s
Adenilson
Adenilson,
De qualquer forma, valeu pela dica do aditivo.
Ushuaia? Com certeza, um dia...:concordo:
Abs,
João Ricardo.
Murillus
20/09/2012, 15:47
Embora em todo o Brazil seja dificil você pegar temperaturas abaixo do zero. Me parece que em caso de frio extremo (e.g. -10C a -30C), ou você usa um aditivo específico de inverno (coisa que nem sei se existe no mercado brasileiro) ou então aumenta a concentração. Uma maneira de fazer o teste seria tratar a água com ele e colocar no congelador da geladeira/freezer e ver o que acontece.
isso realmente existe... fica o alerta ao aventureiros... vi uma reportagem sobre o alasca onde as mangueiras se partiam com o frio intenso... e os fluidos ficam mais parecidos com gel... portanto quem for ao frio, pesquise sobre estes fluidos especiais... e pior que eles sao bem baratos la fora...
outra dica é misturar querozene ao diesel... isso facilita ligar a viatura...
MHenrique
25/09/2012, 12:38
Motor: SAE 15W-40 API CH4 OU SUPERIOR (uso Lubrax Top Turbo)
cambio, transferência e direção hidráulica: ATF DEXRON III (uso da ELF)
diferencial dianteiro: SAE 85W-140 API GL-5 (uso Texaco)
diferencial traseiro: SAE 85W-140 LS (uso Texaco)
freio e embreagem: DOT 4 (uso Varga)
radiador: eu uso PARAFLU UP
filtro de óleo e combustível: original na Rebmar (representante MWM na Penha)
fitro de ar: FRAM CA 10221 (parei de usar pois é muito difícil de encontrar, troquei por K&N)
quanto ao freio e embreagem, tente na proxima troca ir de Motul Dot 5.1, a diferença é brutal, o preço é salgado mas o resultado é de brilhar o zoinho!!!kk
homerohermida
25/09/2012, 13:01
quanto ao freio e embreagem, tente na proxima troca ir de Motul Dot 5.1, a diferença é brutal, o preço é salgado mas o resultado é de brilhar o zoinho!!!kk
Peguei este bizú em outro post e já estou usando. Realmente é inacreditável!
Amigo
Somente por curiosidade, mas o que muda na embreagem/freio ao usar Motul?
[]s
Adenilson
quanto ao freio e embreagem, tente na proxima troca ir de Motul Dot 5.1, a diferença é brutal, o preço é salgado mas o resultado é de brilhar o zoinho!!!kk
homerohermida
25/09/2012, 15:47
Amigo
Somente por curiosidade, mas o que muda na embreagem/freio ao usar Motul?
[]s
Adenilson
Savago,
no meu caso eu sentia dificuldade de engrenar a primeira marcha. Quando parado em aclives, tinha que, muitas vezes, soltar e apertar novamente. Em engarrafamentos era horrível. Já tinha regulado e "rerregulado" a embreagem infinitas vezes, sangrado o sistema "n" vezes, etc... Coloquei o Motul e não tive mais problemas.
Amigo
Obrigado por responder. Talvez este tópico não seja o local correto para comentar, mas dificuldade de engatar marcha em geral tem 2 motivos:
a) Anéis sincronizadores da caixa: pouco provável no teu caso, um Troller 2008 está com a caixa praticamente nova.
b) Cilindros de embreagem hidráulica desgastados: neste caso, o pedal da embreagem pode baixar e a marcha não entrar. O que pode acontecer ao rodar é o óleo DOT4 ficar quente, mudar a viscosidade e não funcionar como deveria (algo que acredito que o Motul não aconteça, além do que, sendo Dot5 ele vai ser mais denso). De qualquer forma, poderia valer a pena trocar os cilindros (principal e auxiliar), pois se for este mesmo o caso, é somente questão de tempo até eles cederem de vez (e o pedal da embreagem afundar e não voltar mais).
Qual foi a última vez que você efetuou a substituição dos mesmos? Ou ainda são os originais?
[]s
Adenilson
homerohermida
25/09/2012, 17:00
Nunca troquei nada. Só, é claro, o fluido.
MHenrique
26/09/2012, 12:41
Amigo
Obrigado por responder. Talvez este tópico não seja o local correto para comentar, mas dificuldade de engatar marcha em geral tem 2 motivos:
a) Anéis sincronizadores da caixa: pouco provável no teu caso, um Troller 2008 está com a caixa praticamente nova.
b) Cilindros de embreagem hidráulica desgastados: neste caso, o pedal da embreagem pode baixar e a marcha não entrar. O que pode acontecer ao rodar é o óleo DOT4 ficar quente, mudar a viscosidade e não funcionar como deveria (algo que acredito que o Motul não aconteça, além do que, sendo Dot5 ele vai ser mais denso). De qualquer forma, poderia valer a pena trocar os cilindros (principal e auxiliar), pois se for este mesmo o caso, é somente questão de tempo até eles cederem de vez (e o pedal da embreagem afundar e não voltar mais).
Qual foi a última vez que você efetuou a substituição dos mesmos? Ou ainda são os originais?
[]s
Adenilson
é bom que fique claro que o Dot compativel ao 4 é o 5.1; o 5 não é compativel
alem do otimo efeito na embreagem; no freio , a reposta do pedal é mais suave também com o Motul Dot 5.1
homerohermida
26/09/2012, 15:22
é bom que fique claro que o Dot compativel ao 4 é o 5.1; o 5 não é compativel
alem do otimo efeito na embreagem; no freio , a reposta do pedal é mais suave também com o Motul Dot 5.1
No freio não tive coragem de colocar, pois o preço é meio proibitivo. Não sei se nos outros Troller a embreagem é eficiente, mas no meu, sempre achei ruim. Agora está como um "carro" normal!
MHenrique
26/09/2012, 17:26
No freio não tive coragem de colocar, pois o preço é meio proibitivo. Não sei se nos outros Troller a embreagem é eficiente, mas no meu, sempre achei ruim. Agora está como um "carro" normal!
é, concordo o preço daquela embalagezinha de 500ml é meio desproporcional kkkk, mas se vc colocar no freio e sangrar tudo direitinho.... na primeira esquina que vc encostar o pé no freio, verá que é bem barata a embalalezinha!
No freio não tive coragem de colocar, pois o preço é meio proibitivo. Não sei se nos outros Troller a embreagem é eficiente, mas no meu, sempre achei ruim. Agora está como um "carro" normal!
Os 3, 4 e 5.1 baseados em polietileno-glicol e a diferenca entre os 3 é apenas a temperatura de ebulição, que é respectivamente 205, 230, 270 graus C.
O DOT 5 é baseado em silicone e ferve a 260 graus C.
Eu uso 5.1 no meu para o freio.
Pessoal andei acompanhado o link e vossas sugestões e acabei ne animado com o tal do "Motul DOT5.1".
Caso ele realmente seja tão eficiente quanto vocês estão relatando, acho que o investimento será muito válido. Achei o Motul Brake Fluid DOT5.1 por aproximadamente R$35 a R$40 cada frasco de 0.5L.
No entanto ainda estou com algumas dúvidas quanto ao uso na embreagem. De acordo com a embalagem esse flúido é específico para ser usado em freios e não há qualquer recomendação ou aplicação em embreagens. Realmente a embregem fica mais macia? Algo possível de se sentir? Pois atualemente não estou buscando performance e sim conforto. Rssss......
Como uso pneus 35" uma melhora nos freios também seria muito bem vinda!
Desde já grato a todos.
homerohermida
27/09/2012, 08:02
Pessoal andei acompanhado o link e vossas sugestões e acabei ne animado com o tal do "Motul DOT5.1".
Caso ele realmente seja tão eficiente quanto vocês estão relatando, acho que o investimento será muito válido. Achei o Motul Brake Fluid DOT5.1 por aproximadamente R$35 a R$40 cada frasco de 0.5L.
No entanto ainda estou com algumas dúvidas quanto ao uso na embreagem. De acordo com a embalagem esse flúido é específico para ser usado em freios e não há qualquer recomendação ou aplicação em embreagens. Realmente a embregem fica mais macia? Algo possível de se sentir? Pois atualemente não estou buscando performance e sim conforto. Rssss......
Como uso pneus 35" uma melhora nos freios também seria muito bem vinda!
Desde já grato a todos.
Julhos
onde viu estes preços? Só encontrei por R$ 50,00!
Julhos
onde viu estes preços? Só encontrei por R$ 50,00!
Tem dezenas de opções no Mercado Livre, variando entre R$35,00 a R$45,00.
Os 3, 4 e 5.1 baseados em polietileno-glicol e a diferenca entre os 3 é apenas a temperatura de ebulição, que é respectivamente 205, 230, 270 graus C.
O DOT 5 é baseado em silicone e ferve a 260 graus C.
Eu uso 5.1 no meu para o freio.
Se a diferença é apenas essa, será que colocando um dot 3 ou dot 4 mesmo não teríamos o mesmo efeito de colocar um dot5.1?
No meu, ainda não troquei fluido de freio/embreagem. Na verdade, quando peguei o jipe, pedi um aval de um mecânico e ele disse que o fluido estava em perfeitas condiçoes. Afinal, esses fluidos quando perdem a eficiência mudam de coloração ou algo assim? Na minha pajero só troquei 2 vezes, 1 com 100 mil km e outra com 200 mil km, e trocarei novamente quando chegar nos 300 mil km. Nunca tive problemas.
Correção: O de freio eu troco com mais frequencia sim (50 em 50 mil). O da embreagem é que só troquei de 100 em 100 mil km na pajero.
CAPT GOTTLIEB
13/12/2019, 14:48
Como lubrificar os cardans do Troller T4 ano 2011 motor MWM 3.0
1- Vestir um calção, pegar uma mangueira de jardim com boa pressão e esguichar água generosamente nos cardans, cruzetas, luvas e CV. Assim se remove quase toda sujeira e fica muito fácil identificar os bicos.
2- Identificar os bicos para engraxar, no meu caso são apenas sete (7), sendo quatro no cardan dianteiro e três no traseiro.
3- Aplicar a graxa recomendada pela montadora (Lítio - NLGI 2) expulsando a graxa velha até sair a graxa nova.
Como é um serviço bruto e sujo a maioria dos Jipeiros prefere levar nos postos de lubrificação (com razão), onde o Troller pode ser colocado num elevador ou valeta. Todavia convém certificar-se se que a graxa a ser usada é mesmo a especificada pela montadora.
570129 570130 570131 570132 570133
3 Cruzetas (1 bico cada), 1 Junta CV (2 bicos), 2 luvas (1 bico cada) - Total sete (7) bicos
Cardan dianteiro = 4 bicos (cruzeta + luva + junta CV)
Cardan traseiro = 3 bicos (cruzeta + luva + cruzeta)
570134 570135
Cardan dianteiro
570136 570137 570138 570139
Cardan traseiro
Gustavo D
16/12/2019, 20:56
Como lubrificar os cardans do Troller T4 ano 2011 motor MWM 3.0
1- Vestir um calção, pegar uma mangueira de jardim com boa pressão e esguichar água generosamente nos cardans, cruzetas, luvas e CV. Assim se remove quase toda sujeira e fica muito fácil identificar os bicos.
2- Identificar os bicos para engraxar, no meu caso são apenas sete (7), sendo quatro no cardan dianteiro e três no traseiro.
3- Aplicar a graxa recomendada pela montadora (Lítio - NLGI 2) expulsando a graxa velha até sair a graxa nova.
Como é um serviço bruto e sujo a maioria dos Jipeiros prefere levar nos postos de lubrificação (com razão), onde o Troller pode ser colocado num elevador ou valeta. Todavia convém certificar-se se que a graxa a ser usada é mesmo a especificada pela montadora.
Cap, complementando seu post, repasso dica que recebi de um amigo aqui do fórum:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/154500-experiencia-com-remocao-da-junta-cv-cardan-dianteiro-t4-2002-2013-a-1.html#post2349560
Aprendi com você! O cardã dianteiro nem se mexe (folga zero) quando está cheio de graxa. E todo troller que vejo, eu checo isso, e sempre eles estão com o cardã vazio de graxa rsrs
522132522133522134
Nenhum posto de lubrificação se dá o trabalho de fazer da maneira correta. Tem que por o dedão, tampar o buraco e mandar graxa pra dentro pra conseguir fazer a graxa chegar até aí no cardan dianteiro.
CAPT GOTTLIEB
23/12/2019, 12:48
Cap, complementando seu post, repasso dica que recebi de um amigo aqui do fórum:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/154500-experiencia-com-remocao-da-junta-cv-cardan-dianteiro-t4-2002-2013-a-1.html#post2349560
Nenhum posto de lubrificação se dá o trabalho de fazer da maneira correta. Tem que por o dedão, tampar o buraco e mandar graxa pra dentro pra conseguir fazer a graxa chegar até aí no cardan dianteiro.
Gustavo, bem lembrado. Esta manobra que você descreveu é importante fazer nas luvas, pois só assim a graxa lubrifica a luva e o estriado por inteiro. O graxeiro aqui em Amparo tem sempre feito assim, mas ele só trabalha com caminhões. Abriu uma exceção para meu Troller e para meus Fuscas, pois podem ser lubrificados no chão e eu sou seu conhecido de longa data. Ele usa sempre graxa à base de lítio.
Abs,
bassjacobass
04/05/2020, 22:13
Boa noite, pessoal, estou querendo trocar o oleo do diferencial traseiro do Touareg 4.2 2008. O PN da VW e G 052 196 A2, mas nao existe na fabrica.
A RAVENOL tem um com a mesma spec, mas nao achei no Brasil. Sao eles RAVENOL MDL MULTI-DISC LOCKING DIFFERENTIALS ou o DGL SAE 75W-85 GL-5 LS.
Alguem poderia sugerir alguma alternativa?
Sergio c
05/05/2020, 10:01
Ótima ideia mesmo Capitão.
Gustavo, bem lembrado. Esta manobra que você descreveu é importante fazer nas luvas, pois só assim a graxa lubrifica a luva e o estriado por inteiro. O graxeiro aqui em Amparo tem sempre feito assim, mas ele só trabalha com caminhões. Abriu uma exceção para meu Troller e para meus Fuscas, pois podem ser lubrificados no chão e eu sou seu conhecido de longa data. Ele usa sempre graxa à base de lítio.
Abs,
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