Ver Versão Completa : Lubrificação e troca dos fluidos (ESPECIFICAÇÕES).
Olá pessoal, boa noite!
Finalmente meu carro chegou aos 50.000Km e por isso gostaria de realizar uma boa manutenção no mesmo.
Eu mesmo pretendo fazê-la, sendo que gostaria de iniciar pela lubrificação geral e troca de todos os fluidos.
Não encontrei na internet nenhum tipo de documento técnico contendo as especificações dos fluidos, tais como:
Óleo do motor;
Óleo da caixa e reduzida;
Óleo do diferencial traseiro Trac-lock;
Óleo do diferencial dianteiro;
Fluído do radiador;
Fluido da direção hidráulica;
Fluído de freio;
Sei que exitem diversas marcas com diferentes nomenclaturas, por isso busco a especificação (Densidade, grau API, Dot, etc...) e não o nome de um fluido em específico.
Alguém possui o mapa de lubrificação do Troller T4 3.0 até 2008? Ou mesmo tais especificações técnicas?
Desde já muito grato pela ajuda,
Julio Cesar.
PS: Dicas de lubrificantes e fluidos com bom desempenho e ótimo preço também são muito bem vindas!
Hoje comecei a comprar os filtros (combustível, óleo e ar), assim que encontrar um boa cotação postarei os valores como referência.
homerohermida
22/08/2012, 11:48
Motor: SAE 15W-40 API CH4 OU SUPERIOR (uso Lubrax Top Turbo)
cambio, transferência e direção hidráulica: ATF DEXRON III (uso da ELF)
diferencial dianteiro: SAE 85W-140 API GL-5 (uso Texaco)
diferencial traseiro: SAE 85W-140 LS (uso Texaco)
freio e embreagem: DOT 4 (uso Varga)
radiador: eu uso PARAFLU UP
filtro de óleo e combustível: original na Rebmar (representante MWM na Penha)
fitro de ar: FRAM CA 10221 (parei de usar pois é muito difícil de encontrar, troquei por K&N)
Muito obrigado pela ajuda e atenção Homero!
Vou entrar em contato com a Rebmar e cotar os filtros com eles também.
Quantos aos Óleos e filtros você também possui alguma sugestão de fornecedor local (RJ)?
Novamente grato,
Julio Cesar.
homerohermida
22/08/2012, 23:14
Compro óleos na:
Lubrificantes Aurora R Pacheco (http://inbr.biz/lubrificantes-aurora-r-pacheco)Categoria: Óleos E Combustiveis (http://inbr.biz/oleos-e-combustiveis) › Lubrificantes (http://inbr.biz/oleos-e-combustiveis/lubrificantes)
Rua Cmte Vergueiro Cruz, 127
Rio de Janeiro - RJ - CEP 21021020 (tel:21021020)Bairro: Olaria
Tel.: (21) 2209-4864 (tel:(21)%20%202209-4864)
fitro de ar: FRAM CA 10221 (parei de usar pois é muito difícil de encontrar, troquei por K&N)
K&N é lavável? É o mesmo tamanho do convencional? Melhorou o desempenho? Onde comprou? Quanto pagou?
Estou de olho nesse filtro da K&N!
O que me chamou bastante a atenção e achei bem interessante também foi um filtro de combustível reutilizável. Na verdade o sistema é similar ao do filtro de óleo onde o mesmo pode ser aberto para a troca somente do elemento filtrante.
Esse filtro é MWM original, e de acordo com o vendedor esta saindo de fábrica nos motores mais modernos.
A Carcaça do filtro já com elemento filtrante esta saindo por R$138,00. Enquanto apenas o refil para futuras substituições por pouco menos que R$50,00.
A longo prazo me parece ser um investimento válido!
Alguém já teve alguma experiência com tal produto?
366116366117
homerohermida
23/08/2012, 10:52
K&N é lavável? É o mesmo tamanho do convencional? Melhorou o desempenho? Onde comprou? Quanto pagou?
Estou de olho nesse filtro da K&N!
É lavável. É quase do mesmo comprimento, mas o diâmetro da "boca" é. Coloquei uma espécie de "calço" na tampa do filtro para não deixar o K&N balançando lá dentro. Se houve melhoria no desempenho, não percebi. Mas o barulho da turbina aumentou muito e gostei! Comprei na RE-0880 - Filtro de Ar K&N - Troller Ford - 2.8 e 3.0 - Utilitários - Filtros de Ar - Performance (http://www.sobperformance.com.br/kn/filtrosdear/utilitarios/re-0880-filtro-de-ar-k-n-ford-troller.html)
homerohermida
23/08/2012, 11:01
O que me chamou bastante a atenção e achei bem interessante também foi um filtro de combustível reutilizável. Na verdade o sistema é similar ao do filtro de óleo onde o mesmo pode ser aberto para a troca somente do elemento filtrante.
Esse filtro é MWM original, e de acordo com o vendedor esta saindo de fábrica nos motores mais modernos.
A Carcaça do filtro já com elemento filtrante esta saindo por R$138,00. Enquanto apenas o refil para futuras substituições por pouco menos que R$50,00.
366116366117
Um colega aqui do fórum (GustavoD) comprou e está usando sem problema nenhum. Eu já comprei este filtro, ainda não instalei, mas não achei o refil. Onde achaste?
paulosergio
23/08/2012, 11:50
366116366117
Eu estou usando pela primeira vez, ja esta com 7 mil km e por enquanto nada que o desabone, só preciso ver onde encontrar o refil, pois eu troquei em sp e moro em araras e mais 3 mil km tenho que troca-lo novamente, mas fico de olho nos diesel que abasteco do mesmo jeito.
De uma olhadinha só nesse link:
Refil Do Filtro De Combustível Troller/ranger Original Mwm - R$ 64,50 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-433387953-refil-do-filtro-de-combustivel-trollerranger-original-mwm-_JM)
Refil do filtro do combustível MWM por R$64,00 e envio para todo o Brasil. Além disse você também pode encontrá-lo na Tor Off Road (Tor off-road - Comrcio e Servios Ltda (http://www.toroffroad.com.br/))
Um grande abraço.
Murillus
30/08/2012, 16:46
Motor - Motul, Motor - 4000 motion SAE 15W40,
Câmbio/caixa/direção - Dexron III,
Diferencial Traseiro - Gear competition 75W140 API GL-5,
Diferencial dianteiro - Motylgear 75W90
VOVÔ DO TROLLER
30/08/2012, 19:36
366116366117
Olá pessoal. Eu estou usando no meu T4 mod. 2010. Nas autorizadas MWM INTERNACIONAL Distribuidores de Peças - MWM INTERNATIONAL Motores (http://www.mwm.com.br/site.aspx/Rede-no-Mundo-Distribuidores-de-Pecas) , vocês encontram com preço mais interessante ainda e se for PJ ainda tem desconto. A vantagem, além do preço menor, é que antes da troca, dá para abrir e verificar o estado do filtro. Eu mesmo , rodei 7000 km com o meu. Pensava em trocá-lo, mais quando vi que o refil estava praticamente "zerado", abortei a idéia. Acho que é pelo fato de usar o S-50. Com este combustível acredito que dá para usar o refil, pelo menos até os 15.000 km. Abs.Válter.
Olá pessoal. Eu estou usando no meu T4 mod. 2010. Nas autorizadas MWM INTERNACIONAL Distribuidores de Peças - MWM INTERNATIONAL Motores (http://www.mwm.com.br/site.aspx/Rede-no-Mundo-Distribuidores-de-Pecas) , vocês encontram com preço mais interessante ainda e se for PJ ainda tem desconto. A vantagem, além do preço menor, é que antes da troca, dá para abrir e verificar o estado do filtro. Eu mesmo , rodei 7000 km com o meu. Pensava em trocá-lo, mais quando vi que o refil estava praticamente "zerado", abortei a idéia. Acho que é pelo fato de usar o S-50. Com este combustível acredito que dá para usar o refil, pelo menos até os 15.000 km. Abs.Válter.
Idoso,
Vvc é de qual cidade?
Qual o preço que pagou na autorizada MWM?
Eles também tinham o refil?
Obrigado pela ajuda!
Abs.
Amigos
Somente contribuindo para a discussão, mas não vi ninguém comentar que a MWM também fornece o aditivo para radiador. Ele vem super concentrado, acho que uma garrafa trata uns 30 litros de água (e o preço é bem legal).
Por ser tão concentrado, o correto é você fazer a mistura *fora*, em um balde. Anexo umas fotos.
[]s
Adenilson
369888369889
Amigos
Somente contribuindo para a discussão, mas não vi ninguém comentar que a MWM também fornece o aditivo para radiador. Ele vem super concentrado, acho que uma garrafa trata uns 30 litros de água (e o preço é bem legal).
Por ser tão concentrado, o correto é você fazer a mistura *fora*, em um balde. Anexo umas fotos.
[]s
Adenilson
369888369889
Adenilson,
Este aditivo também é anticongelante ou somente anticorrosivo?
Obrigado.
Abs,
João Ricardo.
paulosergio
11/09/2012, 20:46
Boa noite, ontem fiz a revisao dos 40000 km no meu 2010, e quando tiraram o refil, ele estava perfeito e quase que nao troquei tambem, mas o mecanico disse que a sujeira só aperece se o diesel estiver bem ruim mesmo. Mandei trocar e peguei mais um de reserva, caso eu nao encontre em minha cidade.
Amigo
Sinceramente não sei... pois usei ele no inicio do ano (quando troquei todo o líquido de arrefecimento do radiador) e a metade que sobrou passei para um colega. Pela embalagem, dá a entender que seria somente anticorrosivo.
Embora em todo o Brazil seja dificil você pegar temperaturas abaixo do zero. Me parece que em caso de frio extremo (e.g. -10C a -30C), ou você usa um aditivo específico de inverno (coisa que nem sei se existe no mercado brasileiro) ou então aumenta a concentração. Uma maneira de fazer o teste seria tratar a água com ele e colocar no congelador da geladeira/freezer e ver o que acontece.
Em conversa com meu mecânico, o mesmo comentou que quando visitou o centro de treinamento da MWM, os caras mostraram que com o fluido tratado corretamente segundo o manual, a água do radiador/bloco não deve congelar (coisa que provoca trinca do cabeçote do motor, por conta da expansão do volume da água quando muda de estado).
Vais fazer uma expedição para Ushuaia?
[]s
Adenilson
Amigo
Sinceramente não sei... pois usei ele no inicio do ano (quando troquei todo o líquido de arrefecimento do radiador) e a metade que sobrou passei para um colega. Pela embalagem, dá a entender que seria somente anticorrosivo.
Embora em todo o Brazil seja dificil você pegar temperaturas abaixo do zero. Me parece que em caso de frio extremo (e.g. -10C a -30C), ou você usa um aditivo específico de inverno (coisa que nem sei se existe no mercado brasileiro) ou então aumenta a concentração. Uma maneira de fazer o teste seria tratar a água com ele e colocar no congelador da geladeira/freezer e ver o que acontece.
Em conversa com meu mecânico, o mesmo comentou que quando visitou o centro de treinamento da MWM, os caras mostraram que com o fluido tratado corretamente segundo o manual, a água do radiador/bloco não deve congelar (coisa que provoca trinca do cabeçote do motor, por conta da expansão do volume da água quando muda de estado).
Vais fazer uma expedição para Ushuaia?
[]s
Adenilson
Adenilson,
De qualquer forma, valeu pela dica do aditivo.
Ushuaia? Com certeza, um dia...:concordo:
Abs,
João Ricardo.
Murillus
20/09/2012, 15:47
isso realmente existe... fica o alerta ao aventureiros... vi uma reportagem sobre o alasca onde as mangueiras se partiam com o frio intenso... e os fluidos ficam mais parecidos com gel... portanto quem for ao frio, pesquise sobre estes fluidos especiais... e pior que eles sao bem baratos la fora...
outra dica é misturar querozene ao diesel... isso facilita ligar a viatura...
MHenrique
25/09/2012, 12:38
quanto ao freio e embreagem, tente na proxima troca ir de Motul Dot 5.1, a diferença é brutal, o preço é salgado mas o resultado é de brilhar o zoinho!!!kk
homerohermida
25/09/2012, 13:01
quanto ao freio e embreagem, tente na proxima troca ir de Motul Dot 5.1, a diferença é brutal, o preço é salgado mas o resultado é de brilhar o zoinho!!!kk
Peguei este bizú em outro post e já estou usando. Realmente é inacreditável!
Amigo
Somente por curiosidade, mas o que muda na embreagem/freio ao usar Motul?
[]s
Adenilson
homerohermida
25/09/2012, 15:47
Amigo
Somente por curiosidade, mas o que muda na embreagem/freio ao usar Motul?
[]s
Adenilson
Savago,
no meu caso eu sentia dificuldade de engrenar a primeira marcha. Quando parado em aclives, tinha que, muitas vezes, soltar e apertar novamente. Em engarrafamentos era horrível. Já tinha regulado e "rerregulado" a embreagem infinitas vezes, sangrado o sistema "n" vezes, etc... Coloquei o Motul e não tive mais problemas.
Amigo
Obrigado por responder. Talvez este tópico não seja o local correto para comentar, mas dificuldade de engatar marcha em geral tem 2 motivos:
a) Anéis sincronizadores da caixa: pouco provável no teu caso, um Troller 2008 está com a caixa praticamente nova.
b) Cilindros de embreagem hidráulica desgastados: neste caso, o pedal da embreagem pode baixar e a marcha não entrar. O que pode acontecer ao rodar é o óleo DOT4 ficar quente, mudar a viscosidade e não funcionar como deveria (algo que acredito que o Motul não aconteça, além do que, sendo Dot5 ele vai ser mais denso). De qualquer forma, poderia valer a pena trocar os cilindros (principal e auxiliar), pois se for este mesmo o caso, é somente questão de tempo até eles cederem de vez (e o pedal da embreagem afundar e não voltar mais).
Qual foi a última vez que você efetuou a substituição dos mesmos? Ou ainda são os originais?
[]s
Adenilson
homerohermida
25/09/2012, 17:00
Nunca troquei nada. Só, é claro, o fluido.
MHenrique
26/09/2012, 12:41
Amigo
Obrigado por responder. Talvez este tópico não seja o local correto para comentar, mas dificuldade de engatar marcha em geral tem 2 motivos:
a) Anéis sincronizadores da caixa: pouco provável no teu caso, um Troller 2008 está com a caixa praticamente nova.
b) Cilindros de embreagem hidráulica desgastados: neste caso, o pedal da embreagem pode baixar e a marcha não entrar. O que pode acontecer ao rodar é o óleo DOT4 ficar quente, mudar a viscosidade e não funcionar como deveria (algo que acredito que o Motul não aconteça, além do que, sendo Dot5 ele vai ser mais denso). De qualquer forma, poderia valer a pena trocar os cilindros (principal e auxiliar), pois se for este mesmo o caso, é somente questão de tempo até eles cederem de vez (e o pedal da embreagem afundar e não voltar mais).
Qual foi a última vez que você efetuou a substituição dos mesmos? Ou ainda são os originais?
[]s
Adenilson
é bom que fique claro que o Dot compativel ao 4 é o 5.1; o 5 não é compativel
alem do otimo efeito na embreagem; no freio , a reposta do pedal é mais suave também com o Motul Dot 5.1
homerohermida
26/09/2012, 15:22
é bom que fique claro que o Dot compativel ao 4 é o 5.1; o 5 não é compativel
alem do otimo efeito na embreagem; no freio , a reposta do pedal é mais suave também com o Motul Dot 5.1
No freio não tive coragem de colocar, pois o preço é meio proibitivo. Não sei se nos outros Troller a embreagem é eficiente, mas no meu, sempre achei ruim. Agora está como um "carro" normal!
MHenrique
26/09/2012, 17:26
No freio não tive coragem de colocar, pois o preço é meio proibitivo. Não sei se nos outros Troller a embreagem é eficiente, mas no meu, sempre achei ruim. Agora está como um "carro" normal!
é, concordo o preço daquela embalagezinha de 500ml é meio desproporcional kkkk, mas se vc colocar no freio e sangrar tudo direitinho.... na primeira esquina que vc encostar o pé no freio, verá que é bem barata a embalalezinha!
Os 3, 4 e 5.1 baseados em polietileno-glicol e a diferenca entre os 3 é apenas a temperatura de ebulição, que é respectivamente 205, 230, 270 graus C.
O DOT 5 é baseado em silicone e ferve a 260 graus C.
Eu uso 5.1 no meu para o freio.
Pessoal andei acompanhado o link e vossas sugestões e acabei ne animado com o tal do "Motul DOT5.1".
Caso ele realmente seja tão eficiente quanto vocês estão relatando, acho que o investimento será muito válido. Achei o Motul Brake Fluid DOT5.1 por aproximadamente R$35 a R$40 cada frasco de 0.5L.
No entanto ainda estou com algumas dúvidas quanto ao uso na embreagem. De acordo com a embalagem esse flúido é específico para ser usado em freios e não há qualquer recomendação ou aplicação em embreagens. Realmente a embregem fica mais macia? Algo possível de se sentir? Pois atualemente não estou buscando performance e sim conforto. Rssss......
Como uso pneus 35" uma melhora nos freios também seria muito bem vinda!
Desde já grato a todos.
homerohermida
27/09/2012, 08:02
Pessoal andei acompanhado o link e vossas sugestões e acabei ne animado com o tal do "Motul DOT5.1".
Caso ele realmente seja tão eficiente quanto vocês estão relatando, acho que o investimento será muito válido. Achei o Motul Brake Fluid DOT5.1 por aproximadamente R$35 a R$40 cada frasco de 0.5L.
No entanto ainda estou com algumas dúvidas quanto ao uso na embreagem. De acordo com a embalagem esse flúido é específico para ser usado em freios e não há qualquer recomendação ou aplicação em embreagens. Realmente a embregem fica mais macia? Algo possível de se sentir? Pois atualemente não estou buscando performance e sim conforto. Rssss......
Como uso pneus 35" uma melhora nos freios também seria muito bem vinda!
Desde já grato a todos.
Julhos
onde viu estes preços? Só encontrei por R$ 50,00!
Julhos
onde viu estes preços? Só encontrei por R$ 50,00!
Tem dezenas de opções no Mercado Livre, variando entre R$35,00 a R$45,00.
Os 3, 4 e 5.1 baseados em polietileno-glicol e a diferenca entre os 3 é apenas a temperatura de ebulição, que é respectivamente 205, 230, 270 graus C.
O DOT 5 é baseado em silicone e ferve a 260 graus C.
Eu uso 5.1 no meu para o freio.
Se a diferença é apenas essa, será que colocando um dot 3 ou dot 4 mesmo não teríamos o mesmo efeito de colocar um dot5.1?
No meu, ainda não troquei fluido de freio/embreagem. Na verdade, quando peguei o jipe, pedi um aval de um mecânico e ele disse que o fluido estava em perfeitas condiçoes. Afinal, esses fluidos quando perdem a eficiência mudam de coloração ou algo assim? Na minha pajero só troquei 2 vezes, 1 com 100 mil km e outra com 200 mil km, e trocarei novamente quando chegar nos 300 mil km. Nunca tive problemas.
Correção: O de freio eu troco com mais frequencia sim (50 em 50 mil). O da embreagem é que só troquei de 100 em 100 mil km na pajero.
CAPT GOTTLIEB
13/12/2019, 14:48
Como lubrificar os cardans do Troller T4 ano 2011 motor MWM 3.0
1- Vestir um calção, pegar uma mangueira de jardim com boa pressão e esguichar água generosamente nos cardans, cruzetas, luvas e CV. Assim se remove quase toda sujeira e fica muito fácil identificar os bicos.
2- Identificar os bicos para engraxar, no meu caso são apenas sete (7), sendo quatro no cardan dianteiro e três no traseiro.
3- Aplicar a graxa recomendada pela montadora (Lítio - NLGI 2) expulsando a graxa velha até sair a graxa nova.
Como é um serviço bruto e sujo a maioria dos Jipeiros prefere levar nos postos de lubrificação (com razão), onde o Troller pode ser colocado num elevador ou valeta. Todavia convém certificar-se se que a graxa a ser usada é mesmo a especificada pela montadora.
570129 570130 570131 570132 570133
3 Cruzetas (1 bico cada), 1 Junta CV (2 bicos), 2 luvas (1 bico cada) - Total sete (7) bicos
Cardan dianteiro = 4 bicos (cruzeta + luva + junta CV)
Cardan traseiro = 3 bicos (cruzeta + luva + cruzeta)
570134 570135
Cardan dianteiro
570136 570137 570138 570139
Cardan traseiro
Gustavo D
16/12/2019, 20:56
Como lubrificar os cardans do Troller T4 ano 2011 motor MWM 3.0
1- Vestir um calção, pegar uma mangueira de jardim com boa pressão e esguichar água generosamente nos cardans, cruzetas, luvas e CV. Assim se remove quase toda sujeira e fica muito fácil identificar os bicos.
2- Identificar os bicos para engraxar, no meu caso são apenas sete (7), sendo quatro no cardan dianteiro e três no traseiro.
3- Aplicar a graxa recomendada pela montadora (Lítio - NLGI 2) expulsando a graxa velha até sair a graxa nova.
Como é um serviço bruto e sujo a maioria dos Jipeiros prefere levar nos postos de lubrificação (com razão), onde o Troller pode ser colocado num elevador ou valeta. Todavia convém certificar-se se que a graxa a ser usada é mesmo a especificada pela montadora.
Cap, complementando seu post, repasso dica que recebi de um amigo aqui do fórum:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/154500-experiencia-com-remocao-da-junta-cv-cardan-dianteiro-t4-2002-2013-a-1.html#post2349560
Aprendi com você! O cardã dianteiro nem se mexe (folga zero) quando está cheio de graxa. E todo troller que vejo, eu checo isso, e sempre eles estão com o cardã vazio de graxa rsrs
522132522133522134
Nenhum posto de lubrificação se dá o trabalho de fazer da maneira correta. Tem que por o dedão, tampar o buraco e mandar graxa pra dentro pra conseguir fazer a graxa chegar até aí no cardan dianteiro.
CAPT GOTTLIEB
23/12/2019, 12:48
Cap, complementando seu post, repasso dica que recebi de um amigo aqui do fórum:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/154500-experiencia-com-remocao-da-junta-cv-cardan-dianteiro-t4-2002-2013-a-1.html#post2349560
Nenhum posto de lubrificação se dá o trabalho de fazer da maneira correta. Tem que por o dedão, tampar o buraco e mandar graxa pra dentro pra conseguir fazer a graxa chegar até aí no cardan dianteiro.
Gustavo, bem lembrado. Esta manobra que você descreveu é importante fazer nas luvas, pois só assim a graxa lubrifica a luva e o estriado por inteiro. O graxeiro aqui em Amparo tem sempre feito assim, mas ele só trabalha com caminhões. Abriu uma exceção para meu Troller e para meus Fuscas, pois podem ser lubrificados no chão e eu sou seu conhecido de longa data. Ele usa sempre graxa à base de lítio.
Abs,
bassjacobass
04/05/2020, 22:13
Boa noite, pessoal, estou querendo trocar o oleo do diferencial traseiro do Touareg 4.2 2008. O PN da VW e G 052 196 A2, mas nao existe na fabrica.
A RAVENOL tem um com a mesma spec, mas nao achei no Brasil. Sao eles RAVENOL MDL MULTI-DISC LOCKING DIFFERENTIALS ou o DGL SAE 75W-85 GL-5 LS.
Alguem poderia sugerir alguma alternativa?
Sergio c
05/05/2020, 10:01
Ótima ideia mesmo Capitão.
Gustavo, bem lembrado. Esta manobra que você descreveu é importante fazer nas luvas, pois só assim a graxa lubrifica a luva e o estriado por inteiro. O graxeiro aqui em Amparo tem sempre feito assim, mas ele só trabalha com caminhões. Abriu uma exceção para meu Troller e para meus Fuscas, pois podem ser lubrificados no chão e eu sou seu conhecido de longa data. Ele usa sempre graxa à base de lítio.
Abs,