Conectar

Ver Versão Completa : Ranger: Identificando modelos com motor TGV



avenger
21/08/2012, 18:45
Bom pessoal, isso nasceu de um tópico sobre a manutenção do 4x4 das rangers (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/108710-ranger-2005-manutencao-do-4x4-mamao-com-acucar-ou-pimenta-malagueta-2.html), que passou também por ar condicionado e em dicas sobre qual adquirir.

Para um investimento de R$30.000,00 a R$40.000,00, a sugestão que eu recebi (pra ranger) foi pegar uma até 2004 e das que venha com motor TGV 2.8 (HS 2.8L TGV). É um motor com bomba injetora (injeção mecânica, que eu diria que seria correspondente a um motor carburado de carro pequeno), em contraste com os modelos com motor NGD 3.0 (MWM NGD 3.0E -- injeção eletrônica, que seria correspondente a isso mesmo nos carros pequenos).

Não é que o NGD seja ruim ou rabo de foguete; é que o TGV é mais consagrado, simples de achar defeitos quando ocorrem e a manutenção dos bicos não te joga tantos fios de cabelo no espaço... :)

Então daí eu fico com a dúvida: como reconhecer esse motor TGV 2.8 nos carros?

são todos os modelos até 2002
são todas as XLT a partir de 2003 (isso me rendeu uma pulga atrás da orelha!)
Pulga: 365884
Trata-se de um carro 2.8 2004. XL, e não XLT. Buscando no google pelo motor TGV, eu vejo que é bem isso aí:
365885

E então, isso sugeriu que todas as rangers 2.8 usem o TGV. Cheguei a ver em modelos 2006. Nunca 3.0 (que obviamente é o NGD). Se não é verdade, então não é suficiente olhar por cima do motor para identificar se é o desejado TGV. (gostaria de poder editar essa parte para deixar a resposta definitiva quando alguém responder!)

E então, olhando o motor por cima já posso sair falando que é TGV mesmo, ou tem algum "pulo do gato" nisso?

Caio Carvalho
21/08/2012, 21:08
Sabe essa sua duvida também é minha , eu também estava olhando o tópico da manutenção pois to pretendendo comprar uma ranger ( na verdade ja ta feito o negocio mais graças a BV financeira ainda não fui busca o carro ) é uma 2002/03 no painel mostra que ela ta com 60.000 km eu não to acreditando muito né pois um carro com esse ano é essa KM mesmo ela em estado bem inteiro ela é 2.8 XLT no caso ela é TGV ?? tenho outra duvida esse carro tem intercooler é ABS ??

PauloLimited
21/08/2012, 21:13
Sabe essa sua duvida também é minha , eu também estava olhando o tópico da manutenção pois to pretendendo comprar uma ranger ( na verdade ja ta feito o negocio mais graças a BV financeira ainda não fui busca o carro ) é uma 2002/03 no painel mostra que ela ta com 60.000 km eu não to acreditando muito né pois um carro com esse ano é essa KM mesmo ela em estado bem inteiro ela é 2.8 XLT no caso ela é TGV ?? tenho outra duvida esse carro tem intercooler é ABS ??

XLT é TGV sim, tem intercooler e ABS somente nas rodas traseiras.

PauloLimited
21/08/2012, 21:15
Bom pessoal, isso nasceu de um tópico sobre a manutenção do 4x4 das rangers (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/108710-ranger-2005-manutencao-do-4x4-mamao-com-acucar-ou-pimenta-malagueta-2.html), que passou também por ar condicionado e em dicas sobre qual adquirir.

Para um investimento de R$30.000,00 a R$40.000,00, a sugestão que eu recebi (pra ranger) foi pegar uma até 2004 e das que venha com motor TGV 2.8 (HS 2.8L TGV). É um motor com bomba injetora (injeção mecânica, que eu diria que seria correspondente a um motor carburado de carro pequeno), em contraste com os modelos com motor NGD 3.0 (MWM NGD 3.0E -- injeção eletrônica, que seria correspondente a isso mesmo nos carros pequenos).

Não é que o NGD seja ruim ou rabo de foguete; é que o TGV é mais consagrado, simples de achar defeitos quando ocorrem e a manutenção dos bicos não te joga tantos fios de cabelo no espaço... :)

Então daí eu fico com a dúvida: como reconhecer esse motor TGV 2.8 nos carros?

são todos os modelos até 2002
são todas as XLT a partir de 2003 (isso me rendeu uma pulga atrás da orelha!)
Pulga: 365884
Trata-se de um carro 2.8 2004. XL, e não XLT. Buscando no google pelo motor TGV, eu vejo que é bem isso aí:
365885

E então, isso sugeriu que todas as rangers 2.8 usem o TGV. Cheguei a ver em modelos 2006. Nunca 3.0 (que obviamente é o NGD). Se não é verdade, então não é suficiente olhar por cima do motor para identificar se é o desejado TGV. (gostaria de poder editar essa parte para deixar a resposta definitiva quando alguém responder!)

E então, olhando o motor por cima já posso sair falando que é TGV mesmo, ou tem algum "pulo do gato" nisso?

XL, 2.8 não TGV é WG.
Toma cuidado com essas XL que elas geralmente são carros de empressa.

Imperador!
21/08/2012, 21:18
Vamo lá!

Ranger 01/02 e 02/02 todas são TGV.
Ranger 02/03 a 04/05 (últimas Ranger 2.8): XL e XLS são WG (132cv) e a XLT e Ltd (135cv) são TGV.

A identificação é simples, basta pegar o documento do carro e ver se são 132 ou 135 cavalos.
No mais, o cofre do motor é idêntico, muda apenas a turbina.

Henrique B
21/08/2012, 21:23
É fácil.
* No documento, a TGV marca 141 cavalos, o WG marca menos.
* Andando numa TGV, você sente o "coice" que o motor dá, quando passa dos 2.000 RPM, e o barulho muda um pouco.
* A turbina é maior (o motor é exatamente igual).
Quanto ao barulho que eu disse, veja esse vídeo que eu gravei... num dado momento, a Ranger solta um monte de fumaça e muda o barulho (isso é a brava trabalhando :twisted: kkkkkkkkkkkk)

Ranger 2.8 power stroke com Pente - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=8gWnwKPJm-I)

Saudades dessa máquina... :(


Sabe essa sua duvida também é minha , eu também estava olhando o tópico da manutenção pois to pretendendo comprar uma ranger ( na verdade ja ta feito o negocio mais graças a BV financeira ainda não fui busca o carro ) é uma 2002/03 no painel mostra que ela ta com 60.000 km eu não to acreditando muito né pois um carro com esse ano é essa KM mesmo ela em estado bem inteiro ela é 2.8 XLT no caso ela é TGV ?? tenho outra duvida esse carro tem intercooler é ABS ??

Todas as Rangers são intercooladas, agora ABS na traseira é certeza, mas na dianteira, a minha não tinha (versão XL), agora na XLT eu não sei te informar.

Imperador!
21/08/2012, 21:35
É fácil.
* No documento, a TGV marca 141 cavalos, o WG marca menos.
* Andando numa TGV, você sente o "coice" que o motor dá, quando passa dos 2.000 RPM, e o barulho muda um pouco.
* A turbina é maior (o motor é exatamente igual).
Quanto ao barulho que eu disse, veja esse vídeo que eu gravei... num dado momento, a Ranger solta um monte de fumaça e muda o barulho (isso é a brava trabalhando :twisted: kkkkkkkkkkkk)


Saudades dessa máquina... :(
Corrigindo: a TGV tem 135cv!

Pedro Eduardo Patussi
21/08/2012, 21:56
só lembrando...q td isso originalmente.... mas como sabemos q a Turbina TGV é muito mais cara....e o povo geralmente não da devida manutenção em ranger(pelo menos na minha região são td uns kakos q ja tiveram motor retificado...B.I mexida...e turbina estourada) então não é pq saiu de fabrica...q ainda ta original...tem q procurar uma com procedencia...e de preferencia com poucos donos...ai vc tem 100% de ctz q não ta comprando gato por lebre....

Caio Carvalho
21/08/2012, 22:13
só lembrando...q td isso originalmente.... mas como sabemos q a Turbina TGV é muito mais cara....e o povo geralmente não da devida manutenção em ranger(pelo menos na minha região são td uns kakos q ja tiveram motor retificado...B.I mexida...e turbina estourada) então não é pq saiu de fabrica...q ainda ta original...tem q procurar uma com procedencia...e de preferencia com poucos donos...ai vc tem 100% de ctz q não ta comprando gato por lebre....

Isso é verdade tem que ter muito cuidado hj em dia acho que não so com Ranger mais com todo carro usado uma vez eu comprei uma Strada que foi o carro mais novo em ano que ja tive era uma 2008 so que ja tinha sido batida de frente é o cara que arrumou ela so pode te procurado as coisas so lixo porque ate parafuso velho tinha nela de todos os tamanhos é tipos diferentes , essa ranger que eu to negociando me parece ser boa fiz o test drive nela é gostei achei bem inteirona porem nunca andrei em outra ranger pra usar como base de comparação

eduardo1968
21/08/2012, 22:22
só lembrando...q td isso originalmente.... mas como sabemos q a Turbina TGV é muito mais cara....e o povo geralmente não da devida manutenção em ranger(pelo menos na minha região são td uns kakos q ja tiveram motor retificado...B.I mexida...e turbina estourada) então não é pq saiu de fabrica...q ainda ta original...tem q procurar uma com procedencia...e de preferencia com poucos donos...ai vc tem 100% de ctz q não ta comprando gato por lebre....


Com uns R$ 5.000 a mais pode tentar uma ranger 04/05 ou 05/05 já no modelo 06/...09 (externamente) e com motor 2.8 ainda.
Foi isso que eu fiz e estou muito satisfeito com a ranger XLS dessa versão. Aliás, apesar de não ser TGV as XLS andam muito bem, no asfalto vc viaja a 130 com 2600 de giro e o motor levezinho, se quiser botar 160 é só pisar que vai aos 3200 rpm rapidinho.

PauloLimited
21/08/2012, 23:10
Com uns R$ 5.000 a mais pode tentar uma ranger 04/05 ou 05/05 já no modelo 06/...09 (externamente) e com motor 2.8 ainda.
Foi isso que eu fiz e estou muito satisfeito com a ranger XLS dessa versão. Aliás, apesar de não ser TGV as XLS andam muito bem, no asfalto vc viaja a 130 com 2600 de giro e o motor levezinho, se quiser botar 160 é só pisar que vai aos 3200 rpm rapidinho.

x2, TGV é bom d+, mas a diferença é só na cidade e quando carregada, de resta a WG anda igual.

avenger
22/08/2012, 18:44
Importante; eu dei uma olhada no documento de uma ranger 2005/2006 (ano/mod) e nela não constava a potência em cavalos do motor. No campo CAP/POT/CIL. Constava ali (não lembro exatamente bem agora) era / 29xx cil / <algo que me esqueci> ou seja, 5 lugares, um valor entre 2900 e 2999, que não me lembro exatamente qual é, em cilindradas, e não tinha nenhum número entre 70 e 150 ali pra muito menos terminando com 'cv' de cavalos. No documento do meu pequeno lindo fiestinha mk3, tem 05L/060CV.

A ranger é uma NGD 3.0. Logo, talvez seja útil algum outro macete para identificar o TGV além do ano do carro e da potência no documento.

avenger
22/08/2012, 18:53
essa ranger que eu to negociando me parece ser boa fiz o test drive nela é gostei achei bem inteirona porem nunca andrei em outra ranger pra usar como base de comparação

Então eu tou melhor que você em experiência porque andei em uma que vi um tanto de problemas, logo eu vou -ter- que andar em outra antes de comprar! rsrsrs

p.s.: já é a 3.a vez que eu falo que o primeiro nome da presidente do brasil é Dilma!!!! :freaking:

Pedro Eduardo Patussi
22/08/2012, 19:18
Então eu tou melhor que você em experiência porque andei em uma que vi um tanto de problemas, logo eu vou -ter- que andar em outra antes de comprar! rsrsrs p.s.: já é a 3.a vez que eu falo que o primeiro nome da presidente do brasil é Dilma!!!! :freaking: bem vindo ao clube...dos q acha 1001 defeitos nas ranger... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a + - 1 ano atras...olhei umas 30 ranger diesel 2.5 e 2.8... de tds...só uma tava prestando...puxando com força e talz...e ja tinha sido retificado o motor 2x com menos de 200mil km... kkkkkkkkkkkkkk...dai desisti das diesel...e comprei uma v6.... porem como ja deve ter visto deram pt na minha.... agora estou novamente na procura de outra ranger diesel...=X....e ja estou desanimado... kkkkkkkkkk é tenso achar uma q preste....o motorzinho fragil do caraiu...a maioria aqui ja teve problemas no motor...to a procura de uma originalzinha...

BRAVOECONOVEMBER
22/08/2012, 19:49
Motorzinho não é frágil não... guenta até muito o que fazem com ele. Como diz o meu velho, o que estraga o carro não é estrada, andar rápido (dentro da faixa de giro lógico), são as pessoas...
Complicado de achar inteira mesmo, não vai encontrar. Melhor procurar uma viável e arrumar o que for preciso.

PS: em breve ou botar num tópico o que eu achei na Jabureca hoje quando inventei de tirar a tampa de válvulas e regular as ditas. Por isso que eu digo que não é tão fácil assim de quebrar, ah se fosse um motorzinho fiat ou zetec ou algo assim que ficasse SEM AS CAPAS DE VÁLVULA...

BRAVOECONOVEMBER
22/08/2012, 19:55
só lembrando...q td isso originalmente.... mas como sabemos q a Turbina TGV é muito mais cara....e o povo geralmente não da devida manutenção em ranger(pelo menos na minha região são td uns kakos q ja tiveram motor retificado...B.I mexida...e turbina estourada) então não é pq saiu de fabrica...q ainda ta original...tem q procurar uma com procedencia...e de preferencia com poucos donos...ai vc tem 100% de ctz q não ta comprando gato por lebre....

Então, aproveitando que agora sabes quais modelos devem ter TGV, identificação rápida: as turbinas originais são Garret. (a minha tem uma masterpower instalada... não tenho do que reclamar dela, está funcionando na dela a dois anos sem me dar nenhum sinal... mas evidentemente já foi substituída).

As tgv possuem o atuador pneumático transversal à seu corpo, pois a sua saída atua nas vanes variáveis. As wg possuem o atuador alinhado com o eixo da turbina, pois seu braço comanda a válvula de bypass da turbina. Fácil de ver.

Caio Carvalho
23/08/2012, 17:23
Bem pra não dizer que não achei nenhum problema eu achei um ela tava com um barulho nas cruzetas mais segundo o vendedor era so apertar é ele ja mandou fazer isso

BRAVOECONOVEMBER
23/08/2012, 19:50
Bem pra não dizer que não achei nenhum problema eu achei um ela tava com um barulho nas cruzetas mais segundo o vendedor era so apertar é ele ja mandou fazer isso
Hein? Barulho nas cruzetas que sai apertando?? Pô, alguém me explica aí que essa eu fiquei boiando. Ou o vendedor também não sabe o que está errado...

Caio Carvalho
23/08/2012, 19:59
Hein? Barulho nas cruzetas que sai apertando?? Pô, alguém me explica aí que essa eu fiquei boiando. Ou o vendedor também não sabe o que está errado...
Segundo ele era so isso aparecia quando parava de acelerar era embaixo do carro como se fosse um rolamento com areia dentro algo do tipo o barulho mais com certeza antes de receber ela eu vou da outra volta pra ve se o problema foi resolvido
ah esqueci de mencionar ele falou que ela tava com esse problema des de que trouxe ela ou foi no Para ou foi do Piaui não lembro ele falo que ela foi de um caminhoneiro mais eu ainda fico com o pé atraz por ela so ter 60000 km marcados no painel

BRAVOECONOVEMBER
23/08/2012, 21:01
Km de painel esquece. E mesmo que for real o tratamento que o carro teve influi muito mais que sua km. Essa aí se o defeito for cruzeta mesmo (apesar que teu relato diz que definitivamente não e isso) depois concertas. Mas vê isso, rolamento com areia parado em lenta tá mais pra algum rolamento cede acessório, estivador de correia... Quando pisa na embreagem muda?

Caio Carvalho
23/08/2012, 21:09
Km de painel esquece. E mesmo que for real o tratamento que o carro teve influi muito mais que sua km. Essa aí se o defeito for cruzeta mesmo (apesar que teu relato diz que definitivamente não e isso) depois concertas. Mas vê isso, rolamento com areia parado em lenta tá mais pra algum rolamento cede acessório, estivador de correia... Quando pisa na embreagem muda?
É com o carro em movimento , o barulho é muito baixinho quando pisa na embreagem não lembro se muda , eu acho que deve ser coisinha besta ja que ele falou que ia arrumar

avenger
02/09/2012, 21:08
===:offtopic:===
haha achei engraçado como o assunto vai mudando ao longo das mensagens... do turbo TGV vieram os problemas diversos que ranger dá, e chegou numa cruzeta que o cara reaperta.

Cruzeta eu sei bem como é (pelo menos do meu carrinho pequeno, tive uma grande dor de cabeça com uma). É uma articulação como uma homocinética, mas ela tem encaixe nas duas pontas, a do meu carro é essa da Fig. 1.


368263
Fig. 1: Cruzeta da direção (mecânica) do Ford Fiesta MK3/MK3.5

Serve pra transferir o torque de um conector fixo em outro quando a conexão não pode ser reta, é um 'joelho' na barra de direção, por exemplo, quando a caixa não tem o conector alinhado com a barra.
O que essa peça desenvolve é folga, e quando tem no eixo ou coisa assim, vai fazer mesmo uns barulhos tipo "tug-dug-tug" principalmente em calçamentos ou estrada de terra que não é lisinho como asfalto. Resolver a folga dessas, a princípio só trocando mesmo (até onde sei). Acredito que mesmo que tenha algum jeito de tirar essas folgas, seja mais barato uma peça nova do que recondicioná-la dado que pelo menos nessa cruzeta da foto, as peças são bem "fundidas", justamente pelo seu uso crítico, não é algo que pode abrir "do nada", então ela é mesmo super-dimensionada para não "desmontar", mas a folga não tem jeito, com o tempo acontece (atrito). Me corrijam se eu tiver falando besteira.

Da ultima vez que meu carro começou a ter uns barulhinhos desses, era uma folga no braço de direção. Um lugar falou que precisava trocar, e outro lugar (onde deixei o carro pra trocar disco de embreagem) simplesmente disse que faria um ajuste pra tirar a folga, e ela se foi (a barra tem um encaixe, desparafusando, juntando melhor as partes, e reparafusando o 'remendo', a folga se vai -- presumi). Anteriormente tive barulho principalmente ao passar em quebra-molas quando as "buchas" (borrachas que calçam as partes móveis) das bandejas se destruiram por desgaste natural (a borracha, ressecada se desmanchava).

Hoje andei em uma L200 2009. Muito linda, tudo no lugar, pouco detalhe. Fortona, imponente HPE outdoor com seu motor 2.5. Sei lá que turbo ela tem. No asfaltozinho que peguei já senti sua direção 'socando' como se estivesse desbalanceada. Falei com o dono que não aceitou que fosse desbalanceamento. Com a frequencia com que 'socava' (pra esquerda e pra a direita, sem atrapalhar a direção), só podia ser desbalanço de peso nas rodas dianteiras, mas o dono culpou uma bucha da barra de direção. Bom, eu já não vou comprar ela mesmo pelo preço... Mas a HPE realmente é um carrão, e me chamou muito a atenção o botão "R/D Lock" que ajuda em casos onde só se tenha tração em uma das rodas traseiras... não sei se o 4x4 em si já substituiria essa deficiência numa Ranger, por exemplo, que nunca ouvi falar de "R/D Lock".

=====:offtopic:===== (fim do off-topic)

Então, eu concluo agora que TGV não é motor coisa nenhuma, que o motor dessas ranger 2.8 que vêm com o TGV é um HS 2.8L (Fig. 2). TGV então vem apenas a ser a turbina que é acoplada a ele, que trata-se de uma turbina de geometria variável (Fig. 3). A sigla em inglês é mesmo TGV, mas significa 'variable geometry turbo' (Fig. 4).

Os números do HS 2.8L com TGV ou WG (wastegate, inferior) são:


International HS 2.8L TGV (Variable Geometry Turbo)
2,785 cc 135 bhp @ 3,800 rpm
277 lbf ft @ 1,400 rpm

International HS 2.8L WG (Wastegate)
2,785 cc 132 bhp @ 3,800 rpm
262 lbf ft @ 1,600 rpm


368277
Fig 2: HS 2.8L (com TGV escondido atrás)



368278
Fig 3: Turbina TGV em detalhe do motor HS 2.8L
368279
Fig 4: Close up no turbo TGV (em outro motor)

Especificamente pra as ranger então, sendo 2001, 2002, todas 2.8L têm TGV. 2003/2003 a 2004/2005 (ano/mod) têm TGV as XLT 2.8L, e na traseira dessas pode-se ver um decalque dizendo "PowerStroke" (fig. 5). Eu posso estar errado quanto ao decalque, mas pelo que vi têm de fato outras powerstroke, mas são as 3.0i que apareceram em 2004, que não são TGV e têm o sistema de injeção mais caro pra dar manutenção.

368280
Fig 5: Decalque 'powerstroke' na traseira das ranger.

Bom acho que isso tudo é tudo, o suficiente pra achar uma PowerStroke. Estou inclinado a pegar uma rara 2.8L 2004/2005 que é a única versão "cara nova" e instrumentos "novos" com o HS + TGV. =]

Henrique B
02/09/2012, 23:51
===:offtopic:===
haha achei engraçado como o assunto vai mudando ao longo das mensagens... do turbo TGV vieram os problemas diversos que ranger dá, e chegou numa cruzeta que o cara reaperta.

Cruzeta eu sei bem como é (pelo menos do meu carrinho pequeno, tive uma grande dor de cabeça com uma). É uma articulação como uma homocinética, mas ela tem encaixe nas duas pontas, a do meu carro é essa da Fig. 1.


368263
Fig. 1: Cruzeta da direção (mecânica) do Ford Fiesta MK3/MK3.5

Serve pra transferir o torque de um conector fixo em outro quando a conexão não pode ser reta, é um 'joelho' na barra de direção, por exemplo, quando a caixa não tem o conector alinhado com a barra.
O que essa peça desenvolve é folga, e quando tem no eixo ou coisa assim, vai fazer mesmo uns barulhos tipo "tug-dug-tug" principalmente em calçamentos ou estrada de terra que não é lisinho como asfalto. Resolver a folga dessas, a princípio só trocando mesmo (até onde sei). Acredito que mesmo que tenha algum jeito de tirar essas folgas, seja mais barato uma peça nova do que recondicioná-la dado que pelo menos nessa cruzeta da foto, as peças são bem "fundidas", justamente pelo seu uso crítico, não é algo que pode abrir "do nada", então ela é mesmo super-dimensionada para não "desmontar", mas a folga não tem jeito, com o tempo acontece (atrito). Me corrijam se eu tiver falando besteira.

Da ultima vez que meu carro começou a ter uns barulhinhos desses, era uma folga no braço de direção. Um lugar falou que precisava trocar, e outro lugar (onde deixei o carro pra trocar disco de embreagem) simplesmente disse que faria um ajuste pra tirar a folga, e ela se foi (a barra tem um encaixe, desparafusando, juntando melhor as partes, e reparafusando o 'remendo', a folga se vai -- presumi). Anteriormente tive barulho principalmente ao passar em quebra-molas quando as "buchas" (borrachas que calçam as partes móveis) das bandejas se destruiram por desgaste natural (a borracha, ressecada se desmanchava).

Hoje andei em uma L200 2009. Muito linda, tudo no lugar, pouco detalhe. Fortona, imponente HPE outdoor com seu motor 2.5. Sei lá que turbo ela tem. No asfaltozinho que peguei já senti sua direção 'socando' como se estivesse desbalanceada. Falei com o dono que não aceitou que fosse desbalanceamento. Com a frequencia com que 'socava' (pra esquerda e pra a direita, sem atrapalhar a direção), só podia ser desbalanço de peso nas rodas dianteiras, mas o dono culpou uma bucha da barra de direção. Bom, eu já não vou comprar ela mesmo pelo preço... Mas a HPE realmente é um carrão, e me chamou muito a atenção o botão "R/D Lock" que ajuda em casos onde só se tenha tração em uma das rodas traseiras... não sei se o 4x4 em si já substituiria essa deficiência numa Ranger, por exemplo, que nunca ouvi falar de "R/D Lock".

=====:offtopic:===== (fim do off-topic)

Então, eu concluo agora que TGV não é motor coisa nenhuma, que o motor dessas ranger 2.8 que vêm com o TGV é um HS 2.8L (Fig. 2). TGV então vem apenas a ser a turbina que é acoplada a ele, que trata-se de uma turbina de geometria variável (Fig. 3). A sigla em inglês é mesmo TGV, mas significa 'variable geometry turbo' (Fig. 4).

Os números do HS 2.8L com TGV ou WG (wastegate, inferior) são:


368277
Fig 2: HS 2.8L (com TGV escondido atrás)



368278
Fig 3: Turbina TGV em detalhe do motor HS 2.8L
368279
Fig 4: Close up no turbo TGV (em outro motor)

Especificamente pra as ranger então, sendo 2001, 2002, todas 2.8L têm TGV. 2003/2003 a 2004/2005 (ano/mod) têm TGV as XLT 2.8L, e na traseira dessas pode-se ver um decalque dizendo "PowerStroke" (fig. 5). Eu posso estar errado quanto ao decalque, mas pelo que vi têm de fato outras powerstroke, mas são as 3.0i que apareceram em 2004, que não são TGV e têm o sistema de injeção mais caro pra dar manutenção.

368280
Fig 5: Decalque 'powerstroke' na traseira das ranger.

Bom acho que isso tudo é tudo, o suficiente pra achar uma PowerStroke. Estou inclinado a pegar uma rara 2.8L 2004/2005 que é a única versão "cara nova" e instrumentos "novos" com o HS + TGV. =]

Em partes, você está certo.
Sim, quando falamos em "TGV", estamos nos relacionando à turbina.
E o nome "PowerStroke" se refere ao motor, e não à turbina. Então, pode-se encontrar uma WG com essa adesivo na tampa traseira.
Já que você pretende comprar uma, só uma dica, pra você não confundir e comprar gato por lebre:
As ranger 2001 são todas com motor 2.5, então não temos 2001 TGV. Podemos encontrar a 2001/2002, essa sim, possui o 2.8, com TGV de fábrica.
Esse modelo que você disse, realmente é muito top, pois reúne a mecânica descomplicada, e a robustez do 2.8, e o estilo das mais novas.
Se você já teve ou não uma Ranger, eu não sei, mas caso ainda não, pode ir com confiança, pois se pegar uma picape de procedência, vai ver como ela é boa. Pau pra toda obra.

Vitorugo
15/09/2012, 04:47
Otro tópico q sei o q falo por isso participo... Seguinte... Como podem ver na assinatura aqui é fab 2001 mod 2002 e no papél tá 135 cv... Ou seja é o 8b60... E como falaram anteriormente aqui... 2001/2002 tem 2.8 TGV sim! ;)
Aqui uma ficha q provavelmente já tenha em algum canto aqui no fórum... Mas vale lembra novamente...

ImageShack® - Online Photo and Video Hosting (http://imageshack.us/photo/my-images/713/ficha28ps.jpg/)

http://www.imperioautopecas.com.br/_arquivos/ManualHS28L.pdf PAG 7

avenger
20/10/2012, 04:32
Otro tópico q sei o q falo por isso participo... Seguinte... Como podem ver na assinatura aqui é fab 2001 mod 2002 e no papél tá 135 cv... Ou seja é o 8b60... E como falaram anteriormente aqui... 2001/2002 tem 2.8 TGV sim! ;)
Aqui uma ficha q provavelmente já tenha em algum canto aqui no fórum... Mas vale lembra novamente...

ImageShack® - Online Photo and Video Hosting (http://imageshack.us/photo/my-images/713/ficha28ps.jpg/)

http://www.imperioautopecas.com.br/_arquivos/ManualHS28L.pdf PAG 7

Realmente, a última palavra pra definir o WG/TGV é o 8B60/8B61 no número de série do motor (bom, depois disso se a pessoa arrancou o turbo ou fuçou ele todo). Eu estou torcendo pra não ter surpresas desse tipo mais, com o motor sequinho, tem cara de que tem MUITO tempo que não mexem nele -- exceto lá embaixo no bujão do cárter e talvez algumas polias por ali. Eu nem olhei isso na minha ainda, mas de crente que estou de que é o TGV (ranger, 2004/2005, xlt...).

Já tenho toda a penca de arsenal de manuais e guias, estou estudando bastante pra evitar um pouco só pelo menos, de mecânico me passar a perna, como falar que só precisa dar uma "apertada" numa homocinética (argumento inspirado na -- mas não fiel à -- reclamação que houve neste tópico). "Apertar" uma cruzeta, pra mim, é retífica, e não um ajuste. :P De cruzeta eu tenho noção boa, já que ando sofrendo bastante com uma no meu pequenino carro.

Bom, e o carro tá "urrando" bem, sinal de turbina funcional. A única coisa que tá me preocupando é um barulho de trepidação na 2.a marcha, coisa que eu talvez descubra o que é amanhã mesmo no mecânico (que é alguém bem conceituado na região).

BrunoBrs
06/03/2014, 22:07
Boa Noite, ressuscitando o tópico........alguém sabe onde posso encontrar este motor novo? Estou precisando de 2 motores completo, mas não acho em lugar nenhum.

rodoline
25/02/2018, 22:00
Boa noite pessoal, Sou novo no fórum e acabei de adquirir a minha xlt 2005 e estou preocupado coma manutenção mas relatando a minha estava estralando quando ia sair ou acelerar entrei debaixo e verifiquei que os parafusos do cardan estavam soltos reapertei e acabaram os estelos.