Ver Versão Completa : Gaiola 4x4
Boa tarde galera do fórum!! Sou novo aqui no fórum, já fiz 2 gaiola, uma piranha, com motor de CB 400, e uma do estilo da piranha mas adaptada com motor e caixa de fusca..
Agora estou qrendo vender elas e montar uma de dois lugares, mas 4x4....
Peças q tenho: Motor AP 1.6 carburado
Chassi de fusca com caixa
uma caixa de fusca pra fazer a tração dianteira
e estou vendo a aquisição de uma traseira de kombi, ai q entra minha duvida, essa traseira é com redução e cardã, não tem o sistema de homocinética.. gostaria de saber de qm tem experiencia se é forte esse sistema, ou se é facil e possivel a adaptação da homocinética nessa redução... Pretendo colocar a redução nas 4 rodas..
Ps: tenho tornearia Mecânica, adaptação é facil, mas nunca vi como é internamente
Obrigado aguardo idéias
vinijost
21/08/2012, 22:53
Boa tarde galera do fórum!! Sou novo aqui no fórum, já fiz 2 gaiola, uma piranha, com motor de CB 400, e uma do estilo da piranha mas adaptada com motor e caixa de fusca..
Agora estou qrendo vender elas e montar uma de dois lugares, mas 4x4....
Peças q tenho: Motor AP 1.6 carburado
Chassi de fusca com caixa
uma caixa de fusca pra fazer a tração dianteira
e estou vendo a aquisição de uma traseira de kombi, ai q entra minha duvida, essa traseira é com redução e cardã, não tem o sistema de homocinética.. gostaria de saber de qm tem experiencia se é forte esse sistema, ou se é facil e possivel a adaptação da homocinética nessa redução... Pretendo colocar a redução nas 4 rodas..
Ps: tenho tornearia Mecânica, adaptação é facil, mas nunca vi como é internamente
Obrigado aguardo idéias
Cara, se for usar redução nas 4 rodas faz igual eu estou fazendo.
Motor AP e uma caixa do passat 4m
Motor traseiro, com semieixos do passat na caixa e na caixa de redução eu cortei o resto das orelhas que fixam a cruzeta na redução e soldei o miolo do cubo do gol(torneado)
Assim posso usar o semi eixo do gol/passat completo
como se usa redução na roda o semi eixo gira para traz e as rodas para frente(a redução inverte o sentido) podendo usar assim o motor traseiro.
para se fazer 4x4, eu alonguei o eixo do pinhão da caixa de traz para fora da caixa usando a parte do eixo do pinhao do chevette.
usei o cardan do chevette, e na frente mais 2 reduções com somente o parte do diferencial do passat (cortei a capa seca fora e tirei as engrenagens da caixa) deixando somente dif e pinhão
e claro que a caixa tem que ficar de ponta cabeça.
Tem fotos no tópico buggy 4x2 suspensão multilink (que na verdade era pra ser 4x2 mais dai consegui mais 2 reduções e decidi fazer 4x4).
to com o projeto meio parado mais a suspensão já está pronta. com a tração no lugar.
Cara, se for usar redução nas 4 rodas faz igual eu estou fazendo.
Motor AP e uma caixa do passat 4m
Motor traseiro, com semieixos do passat na caixa e na caixa de redução eu cortei o resto das orelhas que fixam a cruzeta na redução e soldei o miolo do cubo do gol(torneado)
Assim posso usar o semi eixo do gol/passat completo
como se usa redução na roda o semi eixo gira para traz e as rodas para frente(a redução inverte o sentido) podendo usar assim o motor traseiro.
para se fazer 4x4, eu alonguei o eixo do pinhão da caixa de traz para fora da caixa usando a parte do eixo do pinhao do chevette.
usei o cardan do chevette, e na frente mais 2 reduções com somente o parte do diferencial do passat (cortei a capa seca fora e tirei as engrenagens da caixa) deixando somente dif e pinhão
e claro que a caixa tem que ficar de ponta cabeça.
Tem fotos no tópico buggy 4x2 suspensão multilink (que na verdade era pra ser 4x2 mais dai consegui mais 2 reduções e decidi fazer 4x4).
to com o projeto meio parado mais a suspensão já está pronta. com a tração no lugar.
Por sorte tenho a caixa do passat 4 marcha ja faz anos guardada... acho q vo faze nesse estilo mesmo, obrigado pela idéia
mali9ski
23/08/2012, 11:35
Por sorte tenho a caixa do passat 4 marcha ja faz anos guardada... acho q vo faze nesse estilo mesmo, obrigado pela idéia
Mais uma 4x4.....hahahaha
boa sorte amigo vou acompanhar...valew.....:torcendo:
ja estou com as 2 caixas de passat 4 marchas, hj começo a lida =D
só me falta 2 redução de kombi
vinijost
23/08/2012, 13:16
ja estou com as 2 caixas de passat 4 marchas, hj começo a lida =D
só me falta 2 redução de kombi
Cara na caixa de traz pega um pinhao de chevette e corta bem rente na engrenagem e solda esta parte que sobrou (o eixo) na ponta do pinhao do passat e refaz a rosca. dai é só fazer um furo na carcaça da caixa e colocar o retentor do pinhao da CG 125.
vou te mandar umas fotos
vinijost
23/08/2012, 13:20
Segue fotos
Eemenda sem rosca e da emenda com rosca.
Usei a mesma porca da ponta de eixo mesmo.
Soldado no torno com mig.
Fiz um pino de um lado e um furo do outro lado e prensei antes de soldar.
Usando o pinhao do chevette é só colocar encaixar aquele eixo maciço na ponta como se fosse em um chevette.
fica plug and play.
e depois do eixo vem o cardan(no meu caso ficou bem pequeno, pois fiz uma caixa para desengatar a tração dianteira.
e no pinhao da frente usei o eixo que dai da caixa do chevette (aquele que liga no cardan) e soldei uma parte dele no pinhao do passat da caixa da frente, para poder também usar o cardan plug and play.
Abraços.
Qualquer coisa da um grito.
366139366140366141366142366143366144366145366146
Segue fotos
Eemenda sem rosca e da emenda com rosca.
Usei a mesma porca da ponta de eixo mesmo.
Soldado no torno com mig.
Fiz um pino de um lado e um furo do outro lado e prensei antes de soldar.
Usando o pinhao do chevette é só colocar encaixar aquele eixo maciço na ponta como se fosse em um chevette.
fica plug and play.
e depois do eixo vem o cardan(no meu caso ficou bem pequeno, pois fiz uma caixa para desengatar a tração dianteira.
e no pinhao da frente usei o eixo que dai da caixa do chevette (aquele que liga no cardan) e soldei uma parte dele no pinhao do passat da caixa da frente, para poder também usar o cardan plug and play.
Abraços.
Qualquer coisa da um grito.
366139366140366141366142366143366144366145366146
Obrigado pela idéia, vo ve o q consigo aqui.. assim q tiver algo eu posto aqui...
a tração dianteira vc cortou a caixa do passat mesmo?? eu pensei em fazer com um cano e colocar 2 tampas dos lados.. como ficou essa com a caixa?
vinijost
23/08/2012, 14:22
Segue fotos da caixa (so diferencial do gol) cortada com a flange quase pronta .
ficou bem bom a caixa na frente.
só que não esqueça que tem que ficar de ponta cabeça..
Abraços.
36614836614936615036615136615236615336615436615536 6156366157
Cezar candelaria
28/08/2012, 21:34
só pra ajudar no tópico...Pura Lama (http://www.puralama.com.br/classificados/70/gaiola-4x4-18i.html)
Cezar candelaria
28/08/2012, 21:35
Pura Lama (http://www.puralama.com.br/classificados/70/gaiola-4x4-18i.html)
Cezar candelaria
28/08/2012, 21:40
Não foi o link...segue as fotos..367037367038
vinijost
28/08/2012, 22:27
Não foi o link...segue as fotos..367037367038
Se a minha ja forçava os amortecedores por causa da redução, imagina essa que o esforço está todo sobre ele. tá loco.. eu que não andaria com uma adaptação assim.
ficou muita alavanca forçando a torre.
vinijost
28/08/2012, 22:29
Se a minha ja forçava os amortecedores por causa da redução, imagina essa que o esforço está todo sobre ele. tá loco.. eu que não andaria com uma adaptação assim.
ficou muita alavanca forçando a torre.
Imagina uma pancada em uma pedra com a roda dianteira.. iria quebrar no meio aquela torre... uasdhasudashdu
Posso estar errado, mais ja tive varias experiências com adaptações absurdas..
vandoartur
29/08/2012, 10:27
Imagina uma pancada em uma pedra com a roda dianteira.. iria quebrar no meio aquela torre... uasdhasudashdu
Posso estar errado, mais ja tive varias experiências com adaptações absurdas..
vini, conversei com o dono da gaiola verde que é alta assim tambem ,na verdade foi ele que fez assim ,ele tem uma tornearia , essas gaiolas sao mais estilo off road ,mais na manha andar dentro d´agua, a dele ele teve que colocar uma barra ,da bandeja ate no chassis ,porque ja aconteceu isso ,ele disse que ela atolou o trator foi puxar e entortou o amortecedor,to mandando um link com video dela ,tente assistir.
vandoartur
29/08/2012, 10:29
vini, conversei com o dono da gaiola verde que é alta assim tambem ,na verdade foi ele que fez assim ,ele tem uma tornearia , essas gaiolas sao mais estilo off road ,mais na manha andar dentro d´agua, a dele ele teve que colocar uma barra ,da bandeja ate no chassis ,porque ja aconteceu isso ,ele disse que ela atolou o trator foi puxar e entortou o amortecedor,to mandando um link com video dela ,tente assistir.
Trilha Jacinto Machado 14/04/12 - Fernando Effting na Lama - 9° Vídeo. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=mTGdV9xwldE&feature=endscreen)
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=mTGdV9xwldE&feature=endscreen
vinijost
29/08/2012, 10:32
vini, conversei com o dono da gaiola verde que é alta assim tambem ,na verdade foi ele que fez assim ,ele tem uma tornearia , essas gaiolas sao mais estilo off road ,mais na manha andar dentro d´agua, a dele ele teve que colocar uma barra ,da bandeja ate no chassis ,porque ja aconteceu isso ,ele disse que ela atolou o trator foi puxar e entortou o amortecedor,to mandando um link com video dela ,tente assistir.
Pois é.. foi o que eu falei..
Manda o vídeo para nós.. hahahah
vinijost
29/08/2012, 10:46
Pois é.. foi o que eu falei..
Manda o vídeo para nós.. hahahah
Olha esse video.. o cara usou uma corrente simples.. e pelo que ele fala encomoda bastante(estoura)..
Tem que usar correntes duplas ASA 80 ou mais dupla dai fica forte.. aguenta 12ton tranquilamente.
Trilha Jacinto Machado 14/04/12 -Desmontando a Gaiola c/1 Metro do Chão -1ª Parte- 10° Vídeo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=MTMnx0-rB2w&feature=channel&list=UL)
mali9ski
29/08/2012, 11:13
Pois é.. foi o que eu falei..
Manda o vídeo para nós.. hahahah
Tem coisa que agente faz pra ve se vai aguantar mas isso é demais os pivozinho e a bandeja do gol ta na cara que vai parti no meio....hahah
vinijost
29/08/2012, 11:31
Tem coisa que agente faz pra ve se vai aguantar mas isso é demais os pivozinho e a bandeja do gol ta na cara que vai parti no meio....hahah
Sem dúvida. Foi o que eu falei desde o começo..
vandoartur
29/08/2012, 11:40
Pois é.. foi o que eu falei..
Manda o vídeo para nós.. hahahah
conseguiu ver o video?
vinijost
29/08/2012, 12:22
conseguiu ver o video?
Sim, sim.. eu mandei essa mensagem sem ver a sua mensagem com o vídeo.
hehehe
postei outro video deles ai também.
vandoartur
29/08/2012, 12:49
a sim blz.
o meu amigo da gaiola verde disse, que a dele nunca partiu a corrente.
vinijost
29/08/2012, 13:25
a sim blz.
o meu amigo da gaiola verde disse, que a dele nunca partiu a corrente.
Mas se forçar parte também.. não tem nenhum vídeo deles dando no porão..
Nem se compara com as reduções de kombi...
Nas de kombi voce pode sentar o pé que é quase impossivel ( ou é impossivel ) quebrar a redução..
Nessa ai eu que não iria forçar para ver o prejuízo..
Abraços.
Cezar candelaria
29/08/2012, 21:30
Não é a toa que as duas estão a venda.rsrsrs
mali9ski
31/08/2012, 15:45
Tem um outro video da branquinha ''bicuda'' pelo geito nunca pasou dos 2000 RPM's...haahah...e com a tração quebrada entrar desse geito ........até fiat uno WAY passa nun lugarzinho desses......:safari-rig:
http://www.youtube.com/watch?v=-ZY55_Q2fLo&feature=related
mas olha tem um topico de um parcero por ahi que fez essas reduções na traseira e parece que funciona bem e é das que eu gosto turbinada:euforico:
mali9ski
31/08/2012, 19:38
mas olha tem um topico de um parcero por ahi que fez essas reduções na traseira e parece que funciona bem e é das que eu gosto turbinada:euforico:
não me refiro exatamente as corretes mas a fragilidade da suspenção, que original do gol já é fraquinha e mais o esforço enorme que aumento com as reduções por corrente.....
valew
aham talvez se elaborar uma suspa com peças mais reforçadas, talvez de alguma camionete ahi fica bom, mas vai de gosto pra mim não serve algo tão alto ia tomba jájá, ando meio que em segunda e terceira ahi já viu a minha que eh td de fusca já virei duas vezes imagina um negocio desses ehheh
vandoartur
01/09/2012, 14:24
aham talvez se elaborar uma suspa com peças mais reforçadas, talvez de alguma camionete ahi fica bom, mas vai de gosto pra mim não serve algo tão alto ia tomba jájá, ando meio que em segunda e terceira ahi já viu a minha que eh td de fusca já virei duas vezes imagina um negocio desses ehheh
ele ja tombou duas vezes,tem uma que esta no you tube.
Olá, sou novato, e estou cheio de dúvidas !!!!!! kkk
Estou pensando em montar um Baja !!!!! Tenho a oportunidade de comprar uma saveiro diesel PORRADA (PT) barata !!!! Com motor bom ... Foi batida na trazeira !!!
Seria uma boa idéia comprar essa saveiro e usar esse AP diesel e peças boas dela pra montar um BAJA ????
Eu conseguiria adaptar uma tração 4X4 ?????
Obrigado
mali9ski
27/09/2012, 12:37
Olá, sou novato, e estou cheio de dúvidas !!!!!! kkk
Estou pensando em montar um Baja !!!!! Tenho a oportunidade de comprar uma saveiro diesel PORRADA (PT) barata !!!! Com motor bom ... Foi batida na trazeira !!!
Seria uma boa idéia comprar essa saveiro e usar esse AP diesel e peças boas dela pra montar um BAJA ????
Eu conseguiria adaptar uma tração 4X4 ?????
Obrigado
Amigo a tração 4x4 com mecânica vw não é complicado fazer existe bastante material no forum sobre isso......sobre emendar o pinhão e fazer o diferencial de outra caixa cortada.....
mas com um motor Vw diesel eu não aconselharia, pois normalmente em gaiola o motor sofre e esse motor não gosta muito de trabalhar em giros elevados, e talvez dependendo do tamanho dos pneus não teria um desempenho razoável na trilha sem a reduzida......
Eu aconselharia se quer fazer uma gaiola, não comprar um carro inteiro, mas analisar o que quer, e comprar as peças especificas em um ferro velho.... e fazer toda tubolar do zero
se quer uma 4x4 e esta começando do zero poderia ser mais interessante o que esta se tornando popular que é motor ap caixa do chevette montanha do niva com reduzida e diferenciais do omega, mas gaiola 4x4 sai o dobro de mais caro que a 4x2 e da mais que o dobro de trabalho......
pense bem nos $$$ disponiveis e boa sorte......:torcendo:
fag.online
27/09/2012, 13:53
Fulla, conforme o Mali comentou, a gaiola normalmente dá mais trabalho pra montar e principalmente mais dor de cabeça pra garimpar
as peças...
Se você realmente está decidido por uma, pode ler tópicos como:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/70110-maquina-blue-gaiola-4x4-tracao-integral.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/17085-tracao-4x4-com-mecanica-vw-na-gaiola-como-fazer.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/79981-gaiola-4x4-mecanica-ford.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/104269-buggy-4x4-motor-ap-2-0-mi-mpfi-caixa-do-gol-reducao-kombi-suspensao-multilink.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/46288-gaiola-motor-central.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/91532-gaiola-4x4-agora-sai-carcaca-de-niva-coracao-de-vw.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/97767-buggy-4x4.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/92327-gaiola-off-road-4x4-com-2-caixa.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/1443-fusca-4x4.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/77703-fusca-4x4.html
Alguns com soluções boas, outros nem tanto... porém com vários exemplos de como fazer uma 4x4...
A leitura pode ser intediante as vezes, mais te garando que será um tempo bem "despediçado", pois no final de tudo você vai saber exatamente o que quer.
Abracos
mali9ski
28/09/2012, 11:57
Fulla, conforme o Mali comentou, a gaiola normalmente dá mais trabalho pra montar e principalmente mais dor de cabeça pra garimpar
as peças...
Se você realmente está decidido por uma, pode ler tópicos como:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/70110-maquina-blue-gaiola-4x4-tracao-integral.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/17085-tracao-4x4-com-mecanica-vw-na-gaiola-como-fazer.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/79981-gaiola-4x4-mecanica-ford.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/104269-buggy-4x4-motor-ap-2-0-mi-mpfi-caixa-do-gol-reducao-kombi-suspensao-multilink.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/46288-gaiola-motor-central.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/91532-gaiola-4x4-agora-sai-carcaca-de-niva-coracao-de-vw.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/97767-buggy-4x4.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/92327-gaiola-off-road-4x4-com-2-caixa.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/1443-fusca-4x4.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/77703-fusca-4x4.html
Alguns com soluções boas, outros nem tanto... porém com vários exemplos de como fazer uma 4x4...
A leitura pode ser intediante as vezes, mais te garando que será um tempo bem "despediçado", pois no final de tudo você vai saber exatamente o que quer.
Abracos
HAHA...tem a minha também........http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/87251-gaiola-mudzilla-4x4-27.html)
que é motor ap caixa do chevette montanha do willys mas os diferencias são dana 44 com bloqueio....LSD e relação 43x8
ademirjse
30/09/2012, 19:39
Nesse esquema de só usar o diferencial da caixa dianteira, não quebra fácil a caixa traseira com motor AP? Só com tração traseira já quebra, 4x4 deve forçar bem mais.
Já vi 4x4 com duas caixas completas, uma alavanca troca as marchas nas duas caixas, a ligação entre elas é pelo eixo de entrada.
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