PDA

Ver Versão Completa : Ventoinha, bomba de injeção e bico



Claudio2012
21/08/2012, 10:35
Prezados,
Sou novo nesse fórum, desculpem alguma desconformidade...

São três perguntas:
Tenho uma S10 com 111.000Km

para não trocar a ventoinha, que custa 1200, (ela estava aquecendo no fim de serras até o vermelho), o mecânico a "travou". Existe algum inconveniente nisso? Tive que trocar também o eletroventilador e o tensionador.
2. um mecânico da parte de alimentação viu que o 3o bico nao estava injetando bem (eu tb vi) e disse que tem que trocar os 4. É certo isso?
3. Ele abriu um pouco a bomba e viu que ela nunca tinha sido mexida até hoje. Tem um post que diz que ela tem que passar por manutenções periódicas para que o carro nao fumace e não perca força. É certo isso, que ela tem que ter essas manutenções?

mais um ponto - tive que trocar o eixo cardan, já que as (esqueci o nome das peças) são integradas ao eixo. 3 meses antes havia usado a reduzida para ajudar a desatolar um caminhão fossa. Será que uma coisa está ligada à outra, ou a troca foi pelo desgaste mesmo?


Obrigado desde já pelo retorno.

Claudio2012
21/08/2012, 10:36
S10 2.8 cabine dupla turbodiesel, executive, 2004.

Thiago Pereira
21/08/2012, 11:25
Prezados,
Sou novo nesse fórum, desculpem alguma desconformidade...

São três perguntas:
Tenho uma S10 com 111.000Km

para não trocar a ventoinha, que custa 1200, (ela estava aquecendo no fim de serras até o vermelho), o mecânico a "travou". Existe algum inconveniente nisso? Tive que trocar também o eletroventilador e o tensionador.

O ideal é a troca, primeiro pq estando travada aumenta o consumo de combustivel, aumenta o ruido e rouba potencia do motor.
Segundo pq ela não é projetada para receber toda a variação de rotação do motor, já que o acoplamento viscoso acaba funcionando tambem como um "amortecedor", ela pode quebrar e nessa o radiador vai junto e o prejuizo vai ser muito maior.
Se entrar em alagado então é fatal, entrou quebrou.


2. um mecânico da parte de alimentação viu que o 3o bico nao estava injetando bem (eu tb vi) e disse que tem que trocar os 4. É certo isso?

Todos os bicos trabalharam juntos, mesmo combustivel, mesmo tempo, mesmas condicoes, etc., se um já está om problema, logo mais os outros terão.


3. Ele abriu um pouco a bomba e viu que ela nunca tinha sido mexida até hoje. Tem um post que diz que ela tem que passar por manutenções periódicas para que o carro nao fumace e não perca força. É certo isso, que ela tem que ter essas manutenções?

A bomba injetora é um componente mecânico, sofre desgaste e precisa de reparo, 100.000 km é um bom numero para uma manutenção.


mais um ponto - tive que trocar o eixo cardan, já que as (esqueci o nome das peças) são integradas ao eixo. 3 meses antes havia usado a reduzida para ajudar a desatolar um caminhão fossa. Será que uma coisa está ligada à outra, ou a troca foi pelo desgaste mesmo?

Obrigado desde já pelo retorno.

Trancos podem danificar sim as cruzetas.

Claudio2012
21/08/2012, 11:48
Oi Thiago,
Obrigado pela rápida resposta - vou desfazer e refazer tudo baseado nela, pois foi bem convincente e intuitivamente (com um pouco de lógica tb.) eu achava o mesmo.
Trocando os bicos, fazendo a manutenção e fechando ao original a bomba, devo ter economia de combustível?
E em relação à troca de óleo: no manual encontrei informações conflitantes - em um resumo ao fim, fala em 5.000 Km. Já no meio do manual em uma informação mais extensa diz que não havendo uso em situações adversas, pode ser 15.000Km.
Qual será o mais apropriado, já que uso o veículo em Brasília, vazio, quase tudo plano, e sempre em velocidade controlados.
Os excessos, só semestralmente em viagens ao Rio (correndo um pouco mais...).
Claudio

Thiago Pereira
21/08/2012, 12:17
Oi Thiago,
Obrigado pela rápida resposta - vou desfazer e refazer tudo baseado nela, pois foi bem convincente e intuitivamente (com um pouco de lógica tb.) eu achava o mesmo.
Trocando os bicos, fazendo a manutenção e fechando ao original a bomba, devo ter economia de combustível?
E em relação à troca de óleo: no manual encontrei informações conflitantes - em um resumo ao fim, fala em 5.000 Km. Já no meio do manual em uma informação mais extensa diz que não havendo uso em situações adversas, pode ser 15.000Km.
Qual será o mais apropriado, já que uso o veículo em Brasília, vazio, quase tudo plano, e sempre em velocidade controlados.
Os excessos, só semestralmente em viagens ao Rio (correndo um pouco mais...).
Claudio

Aproveite e verifique todo o sistema de arrefecimento, se o radiador estiver muito sujo o aquecimento pode continuar.
Faça uma limpeza e coloque aditivo recomendado na proporção correta.

Sim, terá redução no consumo, porem pode ser que não seja perceptível, vai depender de quanto o sistema está deteriorado, ou desregulado.

Troque o óleo de 5 em 5 mil km usando a especificação indicada no manual, e evite ao máximo mudanças de marca.
Os filtros de óleo e diesel troque de 10 em 10 mil, porem muita gente diz que não se deve trocar o óleo sem trocar o filtro (eu não concordo, deste que seja exatamente o mesmo óleo), já o filtro de ar é possível checar e ver se a troca é necessária ou não.
O uso em estrada normalmente é mais benéfico do que em cidade, mesmo que em velocidades maiores, pois o motor trabalha mais tempo com a temperatura ideal e menor variação de rotação.

Para vc ter ideia na nova S10 que usa óleo 5w30 sintético a recomendação para quem anda em circuito urbano é de 10 mil km.

Claudio2012
22/08/2012, 09:47
Prezados,
Mudando de assunto: será que essa S10 encara bem uma transoceância, do DF até o Porto de Illo no Peru? Com todas as variações de temperatura e altitude?

Claudio2012
22/08/2012, 21:23
Oi Thiago. Obrigado novamente pela resposta. Vou fazer também a checagem do radiador. Vi em outro tópico aqui a compra de bicos remanufaturados pela rede. Acho que sua opinião vai ser que não vale a pena. Mas pergunto mesmo assim, pois estou estourando minha receita com a fam.. ops! a caminhonete...
Abraço,
Claudio

Thiago Pereira
23/08/2012, 18:46
Oi Thiago. Obrigado novamente pela resposta. Vou fazer também a checagem do radiador. Vi em outro tópico aqui a compra de bicos remanufaturados pela rede. Acho que sua opinião vai ser que não vale a pena. Mas pergunto mesmo assim, pois estou estourando minha receita com a fam.. ops! a caminhonete...
Abraço,
Claudio

Hehehe, não gosto de nada remanufaturado mesmo, mas não posso opinar sobre os bicos, pois não sei o que é feito no processo de remanufatura.
A grande vantagem é que a mão de obra para trocar um bico é pouca, com a grana curta talvez substituir apenas o bico que esta pior por um remanufaturado e em um futuro próximo substituir todos por novos.

tuca Lima
26/08/2012, 21:14
Boa noite a todos !A proveitando o topico sobre s10 vou relatar o que me ocorreu. tenho uma 2.8 ano 2000. no meio de uma viagem o carro comecou a solucar e perder rendimento ate morrer , retirei o ar dos bicos e ela voltou a andar , depois de algum tempo retornou o problema, que foi segundo por vario km e , eu, tirando ar dos bicos, terminando por ser rebocado de volta a Salvador . Defeito.. apos trocar o filtro por seguranca e checar varios itens , como mangueiras de retorno do diesel, tubulacao geral , para ver se nao tinha nenhum furo , constatei que tudo estava ok. so me restava a bomba injetora, qdo comecei a desmontar , percebi na mangueira de entrada ba bomba uma borra que parecia plastico e que estava vedando a passagem do oleo , fazendo com que a bomba trabalhasse forcada ,gerando ar nos bicos . retirado o corpo estranho e montando tudo novamente o carro voltou a normalidade.... Sera que diesel de baixa qualidade pode ter criado a tal borra , ou pode ter vindo de algum filtro novo , se alguem souber algo me avise' ,por favor ...

Claudio2012
15/09/2012, 19:39
Oi Thiago, Fala Tuca,
Bom - gastei mais, mas ficou ótimo agora, o marcador de temperatura não passa de 1/4, tem que ver o teste de subir a serra pesado, mas entendo que vai passar fácil no teste.
Essa questão apontada pelo Tuca, pode ser indicador da necessidade de fazer manutenção preventiva da bomba mesmo a cada 100 mil.
A pergunta agora é: como não tenho dinheiro agora para trocar os bicos, e o mecânico de bomba e injeção tinha falado para trocar os bicos para depois mexer na bomba e voltar a regulagem ao original (fechando o que tinha aberto para eu viajar), se adianta apenas fazer a manutenção preventiva na bomba, para depois, no futuro, trocar os bicos, e aí o cara quando mexer na bomba avaliaria se poderia fechar ou não?
A grande questão é que embora eu tenha visto o bico injetando menos, isso não tem sido perceptível no dia-a-dia, o carro pega de estalo, parece desenvolver normal (talvez com a manutenção da bomba melhore um pouco), mas não tenho muitos parâmetros de comparação em relação ao desenvolvimento, pois é minha 1a caminhonete (antes tinha um Astra), então além do $, fico pouco motivado a fazer essa troca dos bicos.
Valeu,
Claudio

Thiago Pereira
15/09/2012, 20:15
Oi Thiago, Fala Tuca,
Bom - gastei mais, mas ficou ótimo agora, o marcador de temperatura não passa de 1/4, tem que ver o teste de subir a serra pesado, mas entendo que vai passar fácil no teste.
Essa questão apontada pelo Tuca, pode ser indicador da necessidade de fazer manutenção preventiva da bomba mesmo a cada 100 mil.
A pergunta agora é: como não tenho dinheiro agora para trocar os bicos, e o mecânico de bomba e injeção tinha falado para trocar os bicos para depois mexer na bomba e voltar a regulagem ao original (fechando o que tinha aberto para eu viajar), se adianta apenas fazer a manutenção preventiva na bomba, para depois, no futuro, trocar os bicos, e aí o cara quando mexer na bomba avaliaria se poderia fechar ou não?
A grande questão é que embora eu tenha visto o bico injetando menos, isso não tem sido perceptível no dia-a-dia, o carro pega de estalo, parece desenvolver normal (talvez com a manutenção da bomba melhore um pouco), mas não tenho muitos parâmetros de comparação em relação ao desenvolvimento, pois é minha 1a caminhonete (antes tinha um Astra), então além do $, fico pouco motivado a fazer essa troca dos bicos.
Valeu,
Claudio

Legal que resolveu, mantenha o sistema limpo e aditivado e não teras problemas.
Uma observação é que na GM o marcador de temperatura costuma indicar um variação, ele fica normalmente em 1/4, e quando exigida vai para até 1/2 e não precisa se preocupar, mas dai em diante sim.
Já a maioria das outras marcas trabalham com a temperatura cravada em 1/2. Podemos dizer que na GM ele é mais sensível.

A diferença entre o volume injetado pelos bicos é muito grande? Ele chegou a ver na proveta graduada qual é o percentual?
Se a diferença for muito grande um cilindro vai ficar com a mistura muito mais pobre o que danifica a cabeça do pistão e o assentamento das válvulas, mas se a diferença for pequena vai demorar muito tempo e muitos km para isso acontecer.

Agora não vejo necessidade de trocar os bicos antes de uma manutenção na bomba injetora, o problema é se o mecânico não for muito honesto e jogar a culpa nos bicos caso ele faça alguma me$£¥ na BI.
Procure outro bombista só para ter uma outra opinião.

Outra coisa é que quando a BI e bicos estão muito ruins é perceptível o aumento de fumaça, dificuldade de partida principalmente no frio, perda de desempenho e até castanhar (aumento clec clec característico do diesel).

Claudio2012
16/09/2012, 16:46
A diferença, visualmente, era grande: todos espirravam forte quando desaparafusados e o 3o bico quase não espirrou diesel. E a avaliação foi apenas visual mesmo.
Vou a uma oficina fazer uma avaliação como você sugeriu, já que esse cara é tipo aqueles caras que mexem só em bomba, que fazem socorro e diz que vai levar "para o laboratório". Ele foi indicado e parece honesto, já tendo atendido duas vezes sem cobrar, pois ainda não fiz o serviço que recomendou. O nome dele é Luisão e acho que sua oficina (ou laboratório) fica na Candangolândia (em Brasília).

Em relação aos outros aspectos, ela não fumaça no uso normal, apenas quando coloca a 4a e pisa fundo, aí sai fumaça cinza, me parecer, e, como dizia antes, pega de estalo sempre, mesmo no frio, o que passou a ocorrer após uma revisão com troca de filtro, etc. (antes dessa revisão estava demorando um pouco para pegar).

Curioso que estava vendo as manutenções preventivas no manual são 10 (a cada 15 mil km) e não estava prevista a manutenção da bomba injetora!

como dito, vou conseguir então outra avaliação do sistema de alimentação (bicos + b.i.).
Valeu,
Claudio

rfdex
17/09/2012, 08:16
A diferença, visualmente, era grande: todos espirravam forte quando desaparafusados e o 3o bico quase não espirrou diesel. E a avaliação foi apenas visual mesmo.
Vou a uma oficina fazer uma avaliação como você sugeriu, já que esse cara é tipo aqueles caras que mexem só em bomba, que fazem socorro e diz que vai levar "para o laboratório". Ele foi indicado e parece honesto, já tendo atendido duas vezes sem cobrar, pois ainda não fiz o serviço que recomendou. O nome dele é Luisão e acho que sua oficina (ou laboratório) fica na Candangolândia (em Brasília).

Em relação aos outros aspectos, ela não fumaça no uso normal, apenas quando coloca a 4a e pisa fundo, aí sai fumaça cinza, me parecer, e, como dizia antes, pega de estalo sempre, mesmo no frio, o que passou a ocorrer após uma revisão com troca de filtro, etc. (antes dessa revisão estava demorando um pouco para pegar).

Curioso que estava vendo as manutenções preventivas no manual são 10 (a cada 15 mil km) e não estava prevista a manutenção da bomba injetora!

como dito, vou conseguir então outra avaliação do sistema de alimentação (bicos + b.i.).
Valeu,
Claudio

Cláudio, também sou de Brasília. Existe um mecânico diesel muito bom. A oficina dele fica no Paranoá. E o melhor, como ele é de Formosa-GO, caso necessite fazer algum serviço em bomba ou bico, ele leva e faz em bombistas experientes de lá. Aqui em Brasília é complicado em matéria de diesel. Caso queira o telefone dele, me mande uma mensagem pessoal que passo. Saudações