Ver Versão Completa : Ranger 2.5 diesel 4x4 sem força
alex de andrade
21/08/2012, 10:13
Amigos peço ajuda de vcs porque não sei por onde começar, vou narrar exatamente o que aconteceu:
Fui do RJ para SP em Campos do Jordão neste final de semana, na ida após uma revisão deu tudo certo, minha velocidade foi de 100,110 e em alguns pontos 120 km/h, subi a serra maravilhosamente bem e todo orgulhoso da minha picape, rápida e forte, rodei a cidade toda muito bem, no domingo,me preparei pra vir embora, abasteci no posto da cidade e comecei descer a serra, até aí tudo certo, cheguei na DUTRA e comecei a acelerar mais um pouco, já estava com 700 km rodados, aumentei a velocidade e fui a 120, 130 e numa reta boa coloquei 140 km/h foi aí que alguma coisa deu ruim, sem acontecer exatamente nada, nenhum estouro, nenhum engasgo, nada, minha velocidade começou a diminuir e por mais que eu acelerasse eu não conseguia aumentar a velocidade, a velocidade chegava a 80km/h e parecia que quanto mais acelerava,mais a velocidade diminuia, nas subidas da dutra eu tinha que encostar pros caminhões passarem, bem, mais quando pegava uma reta boa eu conseguia colocar até mais de 140 km/h se quizesse,mas tinha que ir acelerando conforme o embalo do carro.
Em um primeiro momento desconfiei do diesel que coloquei na cidade, mas acho que se fosse não iria afetar somente na alta velocidade e sim em todas as velocidades, depois desconfiei do turbo, mas não sei se ele faria algo parecido.
Gostaria de um ajuda pra saber por onde começar a procurar o defeito.
Agradeço a todos que colaborarem.
Imperador!
21/08/2012, 11:33
Aumentou a fumaça? Mudou a cor dela?
Quando foi a última revisão dos bicos e da bomba injetora?
alex de andrade
21/08/2012, 12:32
Aumentou a fumaça? Mudou a cor dela?
Quando foi a última revisão dos bicos e da bomba injetora?
A fumaça não aumentou e a revisão que fiz antes de ir pra SP foi superficial, bicos e bomba injetora,acho que mais de um ano não reviso.
Começa pelo tanque, pode alguma coisa ter obstruido a passagem de diesel (aconteceu comigo de um pedaço de estopa entrar no pescador, todo frentista enfia um pedaço de pano pro diesel na derramar no abastecimento), depois mede a pressao do turbo, se estiver baixa, pode ser bomba, bico, filtro de ar sujo, filtro de diesel sujo)
Nao acho que seja coisa dificil nao!!!, se nao ta baixando oleo, nem aumentando o nivel de oleo (agua no oleo), nao mudou barulho, nem ta fumaceando.... deve ser coisa extremamente facil!!!
Boa sorte
alex de andrade
21/08/2012, 15:52
Começa pelo tanque, pode alguma coisa ter obstruido a passagem de diesel (aconteceu comigo de um pedaço de estopa entrar no pescador, todo frentista enfia um pedaço de pano pro diesel na derramar no abastecimento), depois mede a pressao do turbo, se estiver baixa, pode ser bomba, bico, filtro de ar sujo, filtro de diesel sujo)
Nao acho que seja coisa dificil nao!!!, se nao ta baixando oleo, nem aumentando o nivel de oleo (agua no oleo), nao mudou barulho, nem ta fumaceando.... deve ser coisa extremamente facil!!!
Boa sorte
obrigado amigão, vou começar pelo o que vc falou. Um abraço.
robson010203
21/08/2012, 18:44
como já foi dito comece pelo mais simples, se o veículo estiver respondendo bem em baixas velocidades, provavelmente está faltando diesel na bomba, se ele estiver ruim tambem em baixas velocidades existe uma grande chace de ser falta de pressão no turbo, peça para aguem acelerar o motor (pisar fundo no acelerador)NAO FAÇA ISSO POR MAIS DE 2 OU TRES SEGUNDOS e veja se a mangueira que sai da turbina se dilata caso positivo está tudo ok com a turbina (lembrando que isso é um teste "home made") o certo seria levar num bombista e madar medir a pressao do turbo com manometros.
alex de andrade
21/08/2012, 21:07
como já foi dito comece pelo mais simples, se o veículo estiver respondendo bem em baixas velocidades, provavelmente está faltando diesel na bomba, se ele estiver ruim tambem em baixas velocidades existe uma grande chace de ser falta de pressão no turbo, peça para aguem acelerar o motor (pisar fundo no acelerador)NAO FAÇA ISSO POR MAIS DE 2 OU TRES SEGUNDOS e veja se a mangueira que sai da turbina se dilata caso positivo está tudo ok com a turbina (lembrando que isso é um teste "home made") o certo seria levar num bombista e madar medir a pressao do turbo com manometros.
Obrigado amigo, na baixa ele funciona normal,mas quando acelero ele não corresponde, hoje tirei o restante do diesel que tinha no tanque e coloquei outro, mas não adiantou, vou tentar um mecânico amanhã.Abraço.
primeiro troca o filtro de ar e de oleo diesel depois parte pro bombista...
lcdalzoc
22/08/2012, 08:29
Alex, dá uma olhada na haste da waste-gate do turbo.
Certo dia, numa subida de serra, minha jabiraca perdeu quase totalmente a força. Parei, dei uma investigada no cofre do motor, e bingo! vi a tal haste que estava solta. Coloquei no seu devido lugar e resolvido o problema. Chegando em casa, coloquei um pingo de solda na ponta pra não ter mais problema de se soltar novamente.
PauloLimited
22/08/2012, 09:27
Certo dia, numa subida de serra, minha jabiraca perdeu quase totalmente a força. Parei, dei uma investigada no cofre do motor, e bingo! vi a tal haste que estava solta. Coloquei no seu devido lugar e resolvido o problema. Chegando em casa, coloquei um pingo de solda na ponta pra não ter mais problema de se soltar novamente.
x2, na L200 ocorreu algo parecido, so que enves de solta a haste da turbina estrava travada, anda bem em baixa velocida, mas desenvolve devagar em alta.
robson010203
22/08/2012, 21:59
bem lembrado também já passei por isso, a ranger estourava o escapamento como carro carburado fora de ponto e fumaceava como uma locomotiva mas não andava.
alex de andrade
26/08/2012, 21:19
Amigos peço ajuda de vcs porque não sei por onde começar, vou narrar exatamente o que aconteceu:
Fui do RJ para SP em Campos do Jordão neste final de semana, na ida após uma revisão deu tudo certo, minha velocidade foi de 100,110 e em alguns pontos 120 km/h, subi a serra maravilhosamente bem e todo orgulhoso da minha picape, rápida e forte, rodei a cidade toda muito bem, no domingo,me preparei pra vir embora, abasteci no posto da cidade e comecei descer a serra, até aí tudo certo, cheguei na DUTRA e comecei a acelerar mais um pouco, já estava com 700 km rodados, aumentei a velocidade e fui a 120, 130 e numa reta boa coloquei 140 km/h foi aí que alguma coisa deu ruim, sem acontecer exatamente nada, nenhum estouro, nenhum engasgo, nada, minha velocidade começou a diminuir e por mais que eu acelerasse eu não conseguia aumentar a velocidade, a velocidade chegava a 80km/h e parecia que quanto mais acelerava,mais a velocidade diminuia, nas subidas da dutra eu tinha que encostar pros caminhões passarem, bem, mais quando pegava uma reta boa eu conseguia colocar até mais de 140 km/h se quizesse,mas tinha que ir acelerando conforme o embalo do carro.
Em um primeiro momento desconfiei do diesel que coloquei na cidade, mas acho que se fosse não iria afetar somente na alta velocidade e sim em todas as velocidades, depois desconfiei do turbo, mas não sei se ele faria algo parecido.
Gostaria de um ajuda pra saber por onde começar a procurar o defeito.
Agradeço a todos que colaborarem.
Caro amigos, antes de tudo gostaria de agradecer a todos que contribuiram para ajudar a solucionar o problema da minha ranger, como tenho pouco tempo disponível, só consegui detectar o problema hoje, fui trabalhar na rampa de voo livre em niterói, com a picape ainda com o mesmo problema e por volta de 2 da tarde chegou o mecânico que mexe no meu carro e numa conversa sobre o problema do carro ele me vira e diz que esqueceu de me avisar que a mangueira que pega do turbo até o filtro de ar em um certo ponto, pra ser mais exato, bem colado no turbo estava furado. Putz!!! quase matei o cara, eu olhei e não consegui ver, aí ele meteu a mão e me mostrou, o que ele fez... O tubo estava com um rasgo em toda a circunferência, ele colocou um tubo menor por dentro e vedou de um jeito que se não mexesse para retira-lo do lugar não daria pra descobrir.
Putz... caraca fiquei P... da vida,mas ao mesmo tempo aliviado, e pra completar, após mexer no tubo engatilhado e no filtro de ar, a bixinha voltou ao normal, e com o mesmo gatilho, porque hoje é domingo e não consegui comprar a mangueira, mas amanhã já vou comprar uma nova pra colocar no lugar.
Obrigado e abraços.
Vilmaralves
06/11/2016, 18:07
Prezado Alex de Andrade e outros com o mesmo problema. ]
Sou proprietário de uma ranger 3.0, 2008, e de repente ela perdeu força e não passava dos 2.200 giros com muita dificuldade, principalmente na 4ª e 5ª marcha, ou seja, não passava de 80 a 100 km/h, vi aqui neste site várias postagens de amigos que tiveram o mesmo problema, abaixo vou relatar alguns dos problemas que tiveram e quando os resolveram a caminhonete voltou a funcionar normalmente, no me caso fiz todos os procedimentos. Vou começar pelos mais fáceis, assim você pode ir eliminando-os:
- verificar o quanto a bomba de combustivel está injetando de diesel no motor (medir a pressão ou pegar uma vasilha, tirar a mangueira do filtro e colocar na vasilha e ligar a chave, precisa injetar pelo menos uns 200 ml de diesel) se tiver sem pressão tem de trocar a bomba, se injetar pouco pode ser sujeira no pre-filtro que fica na bomba dentro do tanque de combustivel)
- Verificar o sensor map que fica no motor na admissão, verificar o chicote dele também
- Verificar o sensor barometrico (esse foi o meu caso e o da maioria das publicações que vi.
O Sensorr barometrico é um chip que fica na central o numero dele é MPXH6115A porém você o encontra mais fácil é no site da Mouser nos Estados Unidos e custa cerca de 10 dolares mais frete. Dai você precisa encontrar um eletronico que troque para você. A minha passou por vários testes, verifiquei os bicos, turbina, diesel, bomba, sensor map, ficou uns 5 dias numa oficina especializada e nada de arrumar, até que consegui essa informação aqui no site, comprei o sensor nos EUA e troquei, foi na hora a pane acabou e a caminhonete voltou a funcionar normalmente. Na última oficina que deixei o carro eles fizeram uma maneira de dar um "corte" no motor sem desliga-lo totalmente, somente um pique. e ela funcionava normalmente até desliga-la novamente, pode ser uma maneira de você testar a sua. No meu caso foi assim que tive certeza que era o sensor, pois dando o corte você "tapeia" a central, então ela funcionava normal.
Espero ajuda-los, pois foi aqui que conseguir essa informação e quem fez a primeira postagem sobre isso, me parece que foi um colega chamado IMPERADOR. Valeu Imperador, obrigado.
-
Pessoal gostaria da ajuda de vocês, é o seguinte, todas as Ranger´s Turbo Diesel que eu vejo dessas da primeira geração até o fim dela que são as 3.0 2012, fazem o grito da turbina quando ela enche, o motor acelera e quando está prestes a passar marcha você escuta o barulho da turbina, na minha é o seguinte, é uma 2.5 Diesel 4x4 99/00 e as vezes percebo a presença da turbina desse barulho e as vezes não, a minha pelo menos sinto presença por esse barulho e também por um apito que ela faz por volta de 2500 e 3000 giros, esse apito ta sempre presente nessas rotações, agora o ronco de verdade da turbina que todas essas ranger´s têm eu não percebo sempre. Será que a turbina está precisando de reparo? Em relação a força ela tem sempre, já percebi que ela começa encher a partir dos 2.000 giros e está totalmente cheia em 2.500 giros a partir desse momento dá pra sentir a força máxima do carro e o desempenho excelente em qualquer circunstância nessas rotações. Gostaria de saber a opinião de vocês, identifiquei que perto da turbina tem óleo espalhado, tipo vazamento na turbina, mas não sei se tá vazando da turbina ou se é do vazamento que ela tem da junta de válvula que vou resolver essa semana e fazer uma lavagem do motor pra ver se tem mais algum vazamento. Outra coisa, sobre a correia dentada, com quantos km´s tem que trocar? Não lembro onde tá o manual dela pra ver essas coisas e percebi que a correia dentada faz um barulho assim que dá a primeira ligada do dia e aumenta mais ainda quando eu ligo o ar condicionado, depois de um tempo ela para, enfim. Agradeço desde já !!!