PDA

Ver Versão Completa : Bloqueio de Diferencial para Ranger



Rodolfo CLaudio dos Santo
14/08/2005, 12:17
Ola pessoal, estou a procura de opiniões sobre bloquio de diferencial para Ranger 4X4 2001 dupla Diesel, alguem poderia me ajudar.
Modelo, marca ?
Ande encontrar ?
Ler a respeito?
Vale a pena colocar nos dois ou só no traseiro?

Luizinho
15/08/2005, 10:03
Eu escolhi o Torsen T-2, original de fabrica da Ranger FX 4 Level II (americana, claro) pois entre outras coisas, ela usa o mesmo eixo traseiro (Ford 8.8).
Não posso te dar resultados pois estou esperando no fim do ano minha irmã traze-lo para mim.
Informações: www.torsen.com www.ford.com www.summitracing.com
Vou trazer junto um Kit de Instalação (rolamentos,retentores,arruelas) para evitar problemas.
So vou colocar no eixo traseiro, no dianteiro não colocaria.
Existem outras opções e so questão de pesquisar.Não deixe de ver www.therangerstation.com

Abraço.

Rodolfo CLaudio dos Santo
15/08/2005, 12:20
Luizinho, muito obrigado por responder, mas não tenho ninguém para fazer este tipo de compra para mim, você saberia me dizer se este bloqueio é automático ou pneumático?
E se possível, qual o valor?
Porque você disse que vai trocar o diferencial, é necessario?

Luizinho
15/08/2005, 19:15
Esse bloqueio e um LSD (portanto automatico) de engrenagens, e não discos.
Custa la U$490,00, mais US120,00 do Kit de diferencial (por preucaução).
Não vou trocar o diferencial so a caixa de satelites original pela blocada.
Não tenho conhecimento de nenhum bloqueio nacional para esta Ranger, dizem que algumas 4x2 V6 sairam com LSD, mas eu procurei por aqui e não achei nada (o catalogo Ford e bastante confuso).
Essa peça deve ser igual a mosca branca com um olho verde e outro azul.
Pesquise em outros topicos aqui e nos sites que te indiquei. Talvez voce ache algo que te agrade mais (Lock-Right, por exemplo) tambem mais barato.
So para constar,tenho um carro igual ao seu.

Abraço

Edintruder
15/08/2005, 20:25
Rodolfo, tenta entrar em contato com o Wallace que ele deve ter esse bloqueio, mas esse Torsem é muito bom, eu colocaria também no eixo dianteiro se tivesse Roda-livre e R$ sobrando.

Rodolfo CLaudio dos Santo
16/08/2005, 02:41
Vocês saberiam me dizer alguma coisa sobre o modelo:
ARB Air Locked.
O preço as diferenças com relação LSD, funcionalidade e durabilidade

Luizinho
16/08/2005, 08:57
O ARB não vai te ajudar na condução normal da pick-up (serras,esquinas,etc) coisa que o LSD vai.
Agora se a ideia e ter um bloqueio so para fora de estrada, acredito este tipo ser o mais confiavel e robusto alem de mais caro.
Tem explicações sobre o funcionamento de ambos em varios topicos aqui no forum, a partir destas informações voce podera escolher qual tera o melhor custo-beneficio para sua aplicação.

Abraço.

Wallace
16/08/2005, 15:44
Precisa ver qual é o eixo dela.
Se for um Ford 8.8 tem algumas opções como:
ARB, Detroit, True-trac.
Se explicar mais qual o uso possa ajudar mais.
Mas primeiro coloque só no eixo traseiro.
Depois se for o caso coloque no eixo dianteiro.

Rodolfo CLaudio dos Santo
16/08/2005, 21:57
Como faço para ver isso, aonde devo olhar no diferencial ?
Porque algumas pessoas dizem para trocar o diferencial ?

Luizinho
17/08/2005, 09:09
No proprio eixo (carcaça) tem escrito o tipo e a relação.Mas a 2001 2.5TD, tem eixo Ford 8.8 com relação 4,56 e semi-eixos de 31 estrias.
Provavelmente quem lhe fala para trocar o eixo sugere a instalação do Dana 44.3 das 2002 em diante, que ja conta com LSD.
O problema e que a relação e longa (3,73) e me parece (ainda não pesquisei) que não ha relação 4,56 para este Dana. Mesmo que haja, o preço do eixo mais relação, sera superior a importação e instalação de um bloqueio para o Ford 8.8.

Abraço.

Rodolfo CLaudio dos Santo
17/08/2005, 12:13
O que você me diz de colocar um Guincho em vez de um bloqueio ?

Nando
17/08/2005, 12:47
Rodolfo,

Uma pergunta meio primaria... pra que vc quer o bloqueio?

Rodolfo CLaudio dos Santo
18/08/2005, 12:23
Não estou entrando no mérito do seu conhecimento em 4x4, eu não conheço nada, estou tendo ajuda de algumas pessoas deste forum, mas se apenas pessoas que tem conhecimento superior ao conhecimento primário podem participar, me desculpe, não é a minha intenção atrapalhar os expertes em 4x4 com suas discuções.
Eu vou utilizar apenas em trilhas...

leovalle
18/08/2005, 12:45
Rodolfo,

Acho que o Nando não queria te ofender, mas sim saber que tipo de uso vai fazer.

[]'s

Nando
18/08/2005, 13:25
Acho que vc não entendeu.... a minha pergunta é primária, não a sua, procure entender as mensagens antes de fazer esse tipo de comentário.

Primaria pq não tem como te ajudar se vc não falar porque quer o bloqueio. Exitem pelo menos 4 tipos diferentes de bloqueios e uma infinidade de marcas para cada um. Pelas suas perguntas vc não tem muita ideia nem do que quer nem pra que quer, esse é o melhor jeito de perder dinheiro comprando uma coisa que não vai te ajudar em nada e pode ser até perigosa.

Vamos la, e olha que eu to com paciência hoje:

1) Bloqueios LSD: Funcionam limitando a ação do diferencial automaticamente, ou seja algo em torno de 30-70% (varia bastante) da força da tração no eixo é enviada para ambas as rodas, ao invés de apenas para a que está com menos aderência, estão presentes em algumas pickups 4x2 como a Hilux. O motivo do seu uso é principalmente urbano e em trilhas muito leves, para resolver a falta do 4x4 ja que existe uma grande tendência de pickups patinarem os pneus em subidas ingremes.

2) Bloqueios 100% automáticos: Bloqueiam integralmente a ação do diferencial enquanto sentir um torque significativo no eixo em que está instalado. Ou seja, faz com que as duas rodas girem com a mesma força. O grande problema é que vc vai ter que se acostumar a dirigir de um modo diferente na cidade e em estradas, pisar bem mais de leve, principalmente na chuva pois o carro fica bem mais sucetível a derrapagens quando tem o eixo bloqueado. Ah, e faz uma barulheira incrível de estalos das engrenagens. Agora colocar isso na frente só funcionaria em um carro com roda livre manual ou que é usado 100% do tempo na lama, mas mesmo assim fica bem comlpicado de manobrar o carro na trilha.
ex: Bloqueio Ensimec Fase IV, Detroit locker, LockRight

3) Bloqueios 100% "controláveis". São os melhores para quem faz um uso misto do carro, ja que podem ser ligados e desligados quando convir, ou seja, no asfalto ficam desligados e na trilha, antes de um momento mais crítico, podem ser ligados. E existem controles diferentes para os eixos dianteiros e trazeiros, o que facilita mais ainda as coisas. Estes são os mais caros do mercado, chegando a US$ 1000-2000 pois exitem bem mais componentes a serem instalados, como os controles que podem ser pneumáticos ou elétricos. O maior ponto fraco em relação aos automáticos é o fato de ser mais sucetível a problemas por ter mais componentes envolvidos, e existem relatos deles engriparem na hora H.
ex: Electrac, ARB Air Locker, Micromaq (nacional)

4) O bloqueio mais barato do mundo, soldar o diferencial, sai algo em torno de 50 reais e vc fica com o diferencial boloqueado o tempo todo, bem valido pra quem não quer gastar dinheiro e só fazer trilha. Em geral nesses casos o jipe é levado até a beira da trilha de cambão ou carreta. O maior problema é o esforço que é produzido nos eixos, que podem quebrar com uma certa facilidade.

Na minha opnião um bloqueio é menos importante que um bom guincho e pneus maiores, pq mesmo assim vc vai atolar com o bloqueio e vai precisar do guincho. O bloqueio simplesmente faz com que o carro passe por um atoleiro, ou erosão um pouco mais difícil do que antes. Existem trilhas que o carro, bloqueado ou não, necessariamente vai precisar de guincho para passar.

leovalle
18/08/2005, 13:29
Nando,

Acho que o gincho é mais importante, dependendo do tipo de trilha.

Na nossa região, praticamente não usamos o guincho, mas o bloqueio é essencial, ainda mais pra quem gosta das mais cascudas.

[]'s

Luizinho
18/08/2005, 17:47
O que acontece com o bloqueio de deslizamento limitado por engrenagens (Torsem) com uma roda no ar?

Abraço.

Rodolfo CLaudio dos Santo
19/08/2005, 12:22
FERNANDO ABDALA, gostaria antecipadamente de me DESCULPAR pela interpretação errada que fiz sobre a sua pergunta, em momento algum quiz te ofender.
Após mais esta explicação, somando com as outras várias que tive, acredito que a melhor opção seria o guincho então, na minha região norte do Paraná o que prevalece é o barro, quando chove.... e em algumas localidade cascalho.
Aproveitando a ocasião qual seria uma boa opção de guincho ?
WARN ou os OUTROS....
Tenho uma RANGER dupla 2.5 diesel - 4X4.
O que vocês me dizem ?
Venho novamente deixar bem claro que não tive pretenção de OFENDE-LO....

Wallace
19/08/2005, 20:27
Estes tipos de bloqueio normalmente dão X vezes mais tração na roda com mais tração quando comprarada a roda com menos tração.
O problema que qualquer coisa vezes zero é igual a zero, no caso só a roda no ar vai girar.
Por isso que existe o Electrac, que é um bloqueio assim só que pode bloquear totalmente com o acionamento de um botão.

Luizinho
20/08/2005, 09:31
Obrigado, Wallace.
Eu pensei ter algum problema de quebra ou estalo ou alguma outra caracteristica negativa deste tipo.
Quanto a distribuição de tração e inerente ao tipo de bloqueio.
Para o meu caso o Torsen vai atender 100%.

Abraço.

Walter L. L. Casitta
20/08/2005, 12:32
Com um dif Torsem e uma roda no ar, ainda é existe a possibilidade de usar o freio e o acelerador ao mesmo tempo. Com um câmbio automático fica mais fácil.

Nando
20/08/2005, 14:20
Isso faz um bem pras juntas....

Walter L. L. Casitta
20/08/2005, 18:42
Pode ser, mas esse procedimento é indicado nos manuais, não só dos diferenciais, mas também nos manuais dos veículos que vêem com eles de fábrica.

KONDZ jeep tires
09/07/2009, 22:08
Ola Pessoal!!!

Tenho uma ranger SPORT, e faço alguns passeios, alguns barros!! Nada muito forte, mas as vezes acabo enrroscando devido o eixo traseiro não ser bloqueado e a traseira muito leve!!!

Se puderem me ajudar agradeço!!
Sugestões, ideias, etc..... Ainda não dá pra trocar em uma 4x4!!!


Quero colocar um bloqueio, que não vá prejudicar o desepenho do carro pois uso ele no dia-a-dia. Mas também não quero gastar muito!!!!


Seguem as fotos dela e da Strada Locker de um amigo que recapei os pneus pra ele!!



Boas trilhas!!

Marcos
www.kondz.com.br (http://www.kondz.com.br)

dudu83
10/07/2009, 02:56
ja li relatos de pessoas que instalaram o eixo traseiro das rangers diesel 4x4 2,8 e 3,0 (se nao me engano todas estas tem "track lock"), que juram de pe junto que a ranger apos esta adaptacao ficam melhores no barro...

quando nao estou tracado nao vejo beneficio algum neste track lock, percebo que ele so e util em curvas quando a picape quer rodar, ja no barro so 4x4 mesmo pra ajudar:concordo::concordo:, talvez um bloqueio "de verdade" possa fazer diferenca,tipo 100% so que nao acho que o investimento valha a pena... junta mais grana e compre uma 4x4, ai sim da pra brincar bastante...

a adventure com esses pneus ficou muito bacana..

Anthoniusnikos
10/07/2009, 03:56
Kondz, primeiro, muito bonita essa sua pickup, mas, enquanto não pode adquirir um 4WD, um bom bloqueio, no barro, vai fazer muita diferença, e mesmo com 4WD, o bloqueio melhora 100% em todas as situações no barro. Ainda mais com esses pneuzãos da sua.
Vai ser um bom investimento.
Aquí na página inicial do site, tem patrocinador que tem vários tipos de bloqueios.
Quanto ao desempenho não muda nada, pois você não vai usar o bloqueio no chão duro, então é só desbloquear que volta ao statu quo (anterior).
Abraços
Anthon

linuxhellmaster
10/07/2009, 08:40
As duas 2 opcoes mais baratas sao.

- LSD ou limited slip, como nossos amigos disseram vem original em eixos traseiros ford, principalmente da explorer e algumas rangers novas.
- Bloqueio 100% com "cao", eh uma especie de conjunto de 2 1/2 engrenagens por ponta de eixo... na curva ele desbloqueia sozinho (uma medade "escorrega" p/ fora da outra metade...) e na reta ele bloqueia sozinho (uma metade se encaixa na outra). Apesar de fazer um pouquinho de barulho quando bloqueia ou quando voce faz a curva... nao afeta em nada o teu carro ou funcionamento... e te da um bloqueio de 100% a preco de banana.

fora essas opcoes "populares" vem as mais caras.... todas acima de 1000 R$

meus 20 cents

cheers

CLAUDIO-RIECK
10/07/2009, 14:19
Tb tenho interesse nesses bloqueios de diferencial pra por na minha S10. Quanto custam mais ou menos essas opcoes populares, prezado linuxhellmaster.

E preciso trocar o eixo todo ou so adaptar o mesmo que ja esta no truck......

Estou sem ponto de interrogacao no teclado sorry pessoal......

Obrigado.

Anthoniusnikos
10/07/2009, 14:36
Abração Linux, essa sua observação do escorregamento nas curvas é muito importante, pois é um dos pontos negativos do bloqueio integral, que nessas condições tira a função do diferencial, que é justamente compesar a velocidade das rodas traseiras nas curvas. Se o indivíduo facilitar, com esse tipo de bloqueio, vai para na valeta.
Cláudio, acima de R$ 400,00.
Abs
Anthon

linuxhellmaster
10/07/2009, 15:33
Abração Linux, essa sua observação do escorregamento nas curvas é muito importante, pois é um dos pontos negativos do bloqueio integral, que nessas condições tira a função do diferencial, que é justamente compesar a velocidade das rodas traseiras nas curvas. Se o indivíduo facilitar, com esse tipo de bloqueio, vai para na valeta.
Cláudio, acima de R$ 400,00.
Abs
Anthon

Isso meu mesmo querido,

E algo mais a considerar eh o seguinte... o bloqueio limited slip original... ele eh show de bola, porem nao eh um bloqueio "originalmente" 100% quando em acao... tudo depende do torque q voce tah colocando na hora... se for muito, um lado vai virar mesmo q o outro nao... claro q voce pode ajustar a "pre-carga" de acordo com o uso q voce da... mais off ou mais asfalto... mas ele eh feito p/ ajudar e bastante no uso "como pickup mesmo", em terrenos mais dificeis (tanto q vem de fabrica em muitos carros.. como a ranger e a explorer...)

Um outro ponto importante... que muita gente sabe mais muita tmb nao.... (igual fritar pneu com o automatico :mrgreen:), eh que voce pode conseguir fazer esse bloqueio bloquear em 100% sem causar danos ao mesmo...nem gasto prematuro... basta voce segurar de leve no freio de servico... mesmo na saida de uma curva ou oq seja... o bicho trava em 100%... parece obviu nao?, porem muita gente nao sabe....

Ou seja, voce pode ter um bloqueio barato, original e que rende o mesmo (ou muiiiito proximo) do que um bloqueio 100% apenas.... e voce ainda tem as vantagens to bloqueio em trafego normal... com chuva..etc..etc..

sao mais 20 cents....

cheers

linuxhellmaster
10/07/2009, 15:38
Tb tenho interesse nesses bloqueios de diferencial pra por na minha S10. Quanto custam mais ou menos essas opcoes populares, prezado linuxhellmaster.

E preciso trocar o eixo todo ou so adaptar o mesmo que ja esta no truck......

Estou sem ponto de interrogacao no teclado sorry pessoal......

Obrigado.

Bem, eu nao entendo de GM...

Porem nos eixos ford, voce precisa apenas da caixa propria pro limited slip e as pecas do mesmo, usando a mesma relacao q voce tinha na outra caixa... isso para os bloqueios limited slip. tu compra uma caixa jah com a relacao e tudo... pra reformar as pecas do bloqueio (elas gastam com o tempo e uso, porem nao sao caras... e nao influi na durabilidade ou funcionamento normal do eixo... se gastar e voce nao quiser trocar... pode deixar la sem problema algum) por uns 500 paus.. 600 paus...

Para os bloqueios tipo "cao", tem de todo tipo.. tem uns q trocam as planetarias, outros voce troca a caixa inteira... e vai variando... como o Anthonius falou... de uns 350 ~ 2000 paus.. depende se eh novo..usado... o tipo do bloqueio...

Eh isso, o ponto chave eh voce saber qual tipo de diferencial voce tem (e no caso do bloqueio tipo cao, o tipo de ponta de eixo que voce tem, ranhuras..etc..) relacao..etc.., e lutar por um bloqueio do tipo que voce tem interesse.... existem muitas opcoes dependendo exclusivamente do tipo de diferencial q voce tem...

cheers

PS: sendo mais claro.... voce soh trocar o miolo ou pedacos dele... nao precisa trocar o eixo nem pontas de eixo..

CLAUDIO-RIECK
10/07/2009, 17:59
Obrigado pelas explicacoes Linux.....

Disseste que nao entende de GM, mas acho que isso nao influi pois acredito que os eixos das rangers e S10 sao iguais todos DANA 46, se estiver errado alguem me corrija....

Quero instalar esse bloqueio na minha S10 e uns bons pneus Bf 32 ou 33 para nao passar mais sufocos em subidas embarradas......

Agora vou pesquisar algum lugar aqui em porto alegre que venda essas pecas.

Obrigado pelas respostas

KONDZ jeep tires
10/07/2009, 18:09
Valeu galera!!!

To dando uma olhada em bloqueios já, mas quase cai pra trás quando liguei na KAISER!!!!

Eles pediram R$2400,00 fora o que vou gastar com mão-de-obra!!!!

Queria saber se alguém sabe algum mais barato, mas que seja bom tb!!!!

Relamente o ideal seria pegar uma 4x4, mas ainda não cabe no meu bolso, e to investindo na minha loja de pneus Off-road!!!

Obrigado mesmo pela força que estão dando pessoal!!!!


Abraços!!

Boas trilhas!!!


Marcos

Loiro
10/07/2009, 18:26
Valeu galera!!!

To dando uma olhada em bloqueios já, mas quase cai pra trás quando liguei na KAISER!!!!

Eles pediram R$2400,00 fora o que vou gastar com mão-de-obra!!!!

Queria saber se alguém sabe algum mais barato, mas que seja bom tb!!!!

Relamente o ideal seria pegar uma 4x4, mas ainda não cabe no meu bolso, e to investindo na minha loja de pneus Off-road!!!

Obrigado mesmo pela força que estão dando pessoal!!!!


Abraços!!

Boas trilhas!!!


Marcos


Já sabes o modelo do eixo? Se é Dana 44, etc....?
Se positivo pesquise, mas já lhe adianto que o 100% novo não baixará de R$1000,00.
Tem a Ensimec, Macrotorque, Kaiser, empresas nacionais que fabricam bloqueios e tem as gringas, como ARB.
[]´s

linuxhellmaster
10/07/2009, 18:36
Obrigado pelas explicacoes Linux.....

Disseste que nao entende de GM, mas acho que isso nao influi pois acredito que os eixos das rangers e S10 sao iguais todos DANA 46, se estiver errado alguem me corrija....

Quero instalar esse bloqueio na minha S10 e uns bons pneus Bf 32 ou 33 para nao passar mais sufocos em subidas embarradas......

Agora vou pesquisar algum lugar aqui em porto alegre que venda essas pecas.

Obrigado pelas respostas

Eh oq das minhas rangers nao sao dana, sao ford mesmo.

cheers

linuxhellmaster
10/07/2009, 18:39
Valeu galera!!!

To dando uma olhada em bloqueios já, mas quase cai pra trás quando liguei na KAISER!!!!

Eles pediram R$2400,00 fora o que vou gastar com mão-de-obra!!!!

Queria saber se alguém sabe algum mais barato, mas que seja bom tb!!!!

Relamente o ideal seria pegar uma 4x4, mas ainda não cabe no meu bolso, e to investindo na minha loja de pneus Off-road!!!

Obrigado mesmo pela força que estão dando pessoal!!!!


Abraços!!

Boas trilhas!!!


Marcos

Pois eh... eh q esses sao "todo cheios de frescura", no bom sentido...

Veja alguns exemplos de "bons, barato e funcional"...

http://cgi.ebay.com/jeep-dana-35-Powertrax-No-Slip-Locker_W0QQitemZ320394969372QQcmdZViewItemQQptZMot ors_Car_Truck_Parts_Accessories?hash=item4a9907411 c&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=65%3A12%7C66%3A1%7C39%3A1%7C72%3A1171%7C 293%3A1%7C294%3A25

http://cgi.ebay.com/YJ-XJ-locker-Dana-35-Cherokee-wrangler_W0QQitemZ250461421609QQcmdZViewItemQQptZM otors_Car_Truck_Parts_Accessories?hash=item3a50aa0 029&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=65%3A12%7C66%3A1%7C39%3A1%7C72%3A1171%7C 293%3A1%7C294%3A25

http://cgi.ebay.com/dana-44-lock-right-locker-new-ford-chevy-dodge-jeep_W0QQitemZ290330103283QQcmdZViewItemQQptZMotor s_Car_Truck_Parts_Accessories?hash=item439905cdf3&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=65%3A12%7C66%3A1%7C39%3A1%7C72%3A1171%7C 293%3A1%7C294%3A25

E com imposto e entrega... ainda sai em conta....

cheers

cRiPpLe_rOoStEr
10/07/2009, 23:12
o gvogetta, um dos moderadores, usa um bloqueio de acionamento pneumático no jpx dele... só não lembro agora o nome da empresa que fabricou o bloqueio, mas é uma empresa do paraná...

KONDZ jeep tires
11/07/2009, 13:05
Pois eh... eh q esses sao "todo cheios de frescura", no bom sentido...

Veja alguns exemplos de "bons, barato e funcional"...

http://cgi.ebay.com/jeep-dana-35-Powertrax-No-Slip-Locker_W0QQitemZ320394969372QQcmdZViewItemQQptZMot ors_Car_Truck_Parts_Accessories?hash=item4a9907411 c&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=65%3A12%7C66%3A1%7C39%3A1%7C72%3A1171%7C 293%3A1%7C294%3A25

http://cgi.ebay.com/YJ-XJ-locker-Dana-35-Cherokee-wrangler_W0QQitemZ250461421609QQcmdZViewItemQQptZM otors_Car_Truck_Parts_Accessories?hash=item3a50aa0 029&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=65%3A12%7C66%3A1%7C39%3A1%7C72%3A1171%7C 293%3A1%7C294%3A25

http://cgi.ebay.com/dana-44-lock-right-locker-new-ford-chevy-dodge-jeep_W0QQitemZ290330103283QQcmdZViewItemQQptZMotor s_Car_Truck_Parts_Accessories?hash=item439905cdf3&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=65%3A12%7C66%3A1%7C39%3A1%7C72%3A1171%7C 293%3A1%7C294%3A25

E com imposto e entrega... ainda sai em conta....

cheers
Então Linux, acho que vou tentar alguma destas nacionais, e se ficar muito fora do que quero gastar tento trazer de fora!!

Obrigado pela força!!!

Marcos

linuxhellmaster
11/07/2009, 13:53
Então Linux, acho que vou tentar alguma destas nacionais, e se ficar muito fora do que quero gastar tento trazer de fora!!

Obrigado pela força!!!

Marcos

Se o $$ nao for problema, sao uma boa sim cara... o maior problema ao meu ver, foi oq voce mesmo falou... o "custo total"... pois soh pra o cara (caso voce nao va fazer voce mesmo) abrir o teu diferencial, tirar a caixa e instalar outra e ajustar.... vai ae uns 250 paus + uns 30 paus de oleo... isso sem trocar NADA...

Ae sabe como eh neh... eu jah tiro a caixa de ferramentas pra fora.... e comeco a lutar por algo mais "honesto"...

Uma coisa que eu te sugiro, caso voce va tentar os nacionais.. eh optar por uns com acionamento via cabo ou varao... a nao ser q voce tenha um compressor de ar ou nao se importe de usar um extintor de incendio ou algo assim, p/ ligar o bloqueio... (os ARB sao a ar), e nisso vai aumentando os custos.....

Te sugiro o ensimec tipo "cao" e depois o kaiser.... na ordem inversa de preco e "operacao sem qualquer tipo de ruido"... (o 1o eh mais barato e gera um pouco de ruido em curvas..)....

Sei que assusta um pouco voce dizer "trazer de fora", rsssss.... principalmente se voce nao eh acostumado com isso... mas nao se deixe intimidar... se voce chegar a conclusao q voce pode economizar bastante trazendo de fora (e voce pode),, eh bem tranquilo.... mesmo pq nao rola entregas internacionais sem "seguro", e jah esta embutido nos valores.... entao voce pode perder tempo.. caso algum item nao chegue... mas nunca o $$... e outra vantage maior q eu vejo eh relacionado os materiais..... aqui no brasil essas empresas sao relativamente novas.... e como voce pode comprovar pesquisando por ae... os produtos delas nao sao 100% maduros (eu vejo bloqueio em varias oficinas p/ reparo... mesmo q a fabrica faca de graca.... ainda nao eh um produto 100% maduro.. porem nao vou citar marcas/modelos, mas sao desses nacionais que q citaram).. entao esse eh um outro beneficio aos meus olhos, voce trazendo de la... voce esta comprando uma peca feita em geral pela mesma empresa q faz as pecas do teu carro, ou entao de alguma empresa q jah fabrica "bloqueios" desde quando eramos "ideias de nossos pais"... usando materiais de ultima geracao (muitas vezes usado na aeronautica)... a preco bem inferior do q custaria aqui....

Claro, nao me entenda mal, nao estou desmerecendo nossos produtos.... eu apenas faco aquela "coisa logica" de ver o custo vs beneficio de tudo... e como voce parece ser uma pessoa legal.. eu nao resisti a escrever aqui no seu topico... :mrgreen:

cheers

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 14:04
dá raiva ver que no exterior tem produtos de tecnologia mais avançada que ainda chegam aqui a preços próximos dos nacionais... o (des)governo ao invés de incentivar a cadeia produtiva nacional parece tentar nos empurrar para a idade da pedra... a propósito: será que tem como desabilitar o desligamento automático a 20km/h do eld dos fiat adventure locker?

linuxhellmaster
11/07/2009, 14:14
dá raiva ver que no exterior tem produtos de tecnologia mais avançada que ainda chegam aqui a preços próximos dos nacionais... o (des)governo ao invés de incentivar a cadeia produtiva nacional parece tentar nos empurrar para a idade da pedra... a propósito: será que tem como desabilitar o desligamento automático a 20km/h do eld dos fiat adventure locker?

DISSE TUDO :palmas:

Eu posso parecer uma pessoa chata, mala... e com opnioes estranhas... mas eu falo por experiencia propria.... sabe.. eu daria la 2000 paus num bloqueio nacional... se tivesse a mesma qualidade de um bloqueio original DANA por exemplo... mas nao tem e custa mais caro.....

O nosso "aco" bom, eh exportado... oq fica aqui.. custa caro e vai pra aplicacoes especificas.... (posso estar errado, mas eh minha opniao tosca)

Entao meu querido... sobre o desligamento automatico, ter tem sim... mas infelizmente eu soh mexo com FORD.. e nao saberia te dizer como... mas posso te dar algumas ideias em ordem de "facilidade pra tentar"

- peque os manuais de servico dela e veja como eh ligado a parte eletrica... as vezes voce pode tirar um fio da ECU ou remover um rele... ou muitas vezes voce pode tornar 100% manual o acionamento ou desligamento do mesmo.
- voce pode "adaptar" um relezinho no sensor de velocidade... enquanto o rele estiver desligado... mantem tudo normal.... ligando o relezinho, o carro vai achar q esta parado.. e em teoria nao vai desligar o teu bloqueio.
- idem ao acima, mas voce pode ao acionamento de um botao.. mudar a velocidade qual ele desliga o bloqueio.
- reprogramar a ECU com uma velocidade diferente ou uma q o carro nunca vai chegar.. (ae o bloqueio nao desliga se voce nao desligar ele)

me desculpe nao poder ajudar mais, porem nao entendo nada de nada q nao seja FORD.

cheers

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 14:36
me desculpe nao poder ajudar mais, porem nao entendo nada de nada q nao seja FORD.

nem tem do que se desculpar...






andei vendo o site da dangel, empresa que faz conversão de caminhonetes citroën/peugeot e fiat ducato para 4x4 e vi que só aplicam bloqueio de diferencial dianteiro em modelos sem abs, e a fam-auto, responsável pela "tropicalização" de modelos peugeot e citroën adapta lsd nos modelos vendidos na áfrica e para a polícia francesa... a propósito: não posso deixar de lembrar do "engengênio" joão augusto conrado do amaral gurgel, que incessantemente buscou soluções de baixo custo para melhorar a capacidade off-road em veículos 4x2... agora uma idéia meio doida: será que ia ficar bom um selectraction na ranger???:?:

linuxhellmaster
11/07/2009, 15:01
nem tem do que se desculpar...






andei vendo o site da dangel, empresa que faz conversão de caminhonetes citroën/peugeot e fiat ducato para 4x4 e vi que só aplicam bloqueio de diferencial dianteiro em modelos sem abs, e a fam-auto, responsável pela "tropicalização" de modelos peugeot e citroën adapta lsd nos modelos vendidos na áfrica e para a polícia francesa... a propósito: não posso deixar de lembrar do "engengênio" joão augusto conrado do amaral gurgel, que incessantemente buscou soluções de baixo custo para melhorar a capacidade off-road em veículos 4x2... agora uma idéia meio doida: será que ia ficar bom um selectraction na ranger???:?:


GURGEL!!!! putz cara... sou fa daquelas porrinhas... eu sempre quis ter um daqueles com porta transparente... pra eu andar pelado dentro!, rapaz... eu ia me divertir ate ficar com dor no figado de tanto rir.... (isso me lembra uma vez.. eu parado no pedagio com problemas p/ pagar o mesmo.... encosta um corcel II tudo fudido, cheio de hippies dentro... queimando um baseado.... eu vi o policia olhando la dentro (os caras tudo pelado, mais 2 meninas peladas tmb)... ele perguntou das roupas... os caras disseram q nao precisavam de roupas e nao tinham.... o policia simplesmente mandou eles seguirem em frente....)

Olha, se eh pra viajar mesmo.... pega uma ranger 4x4 e adiciona um diferencial central... com controle total no painel, tudo eletrico ou mecanico (nada de vacuo...) tipo os subaru e alguns audi.... prontinho... isso ia ficar o crime... inclusive com bloqueio 100% na frente e atras.. ambos manual...

Todos os modos possiveis e inclusive o AWD integral... sem crise.. sem quebradeiras.... :mrgreen: (nao custa sonhar neh..... eu to QUASE comprando uma explorer 94, 4x4)

cheers

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 15:11
GURGEL!!!! putz cara... sou fa daquelas porrinhas... eu sempre quis ter um daqueles com porta transparente... pra eu andar pelado dentro!, rapaz... eu ia me divertir ate ficar com dor no figado de tanto rir.... (isso me lembra uma vez.. eu parado no pedagio com problemas p/ pagar o mesmo.... encosta um corcel II tudo fudido, cheio de hippies dentro... queimando um baseado.... eu vi o policia olhando la dentro (os caras tudo pelado, mais 2 meninas peladas tmb)... ele perguntou das roupas... os caras disseram q nao precisavam de roupas e nao tinham.... o policia simplesmente mandou eles seguirem em frente....)

Olha, se eh pra viajar mesmo.... pega uma ranger 4x4 e adiciona um diferencial central... com controle total no painel, tudo eletrico ou mecanico (nada de vacuo...) tipo os subaru e alguns audi.... prontinho... isso ia ficar o crime... inclusive com bloqueio 100% na frente e atras.. ambos manual...

Todos os modos possiveis e inclusive o AWD integral... sem crise.. sem quebradeiras.... :mrgreen: (nao custa sonhar neh..... eu to QUASE comprando uma explorer 94, 4x4)

cheers

tu ia mesmo ter a cara de pau (sem trocadilhos) de andar pelado dentro de um MOTOMACHINE?

ja pensei em adaptar diferencial central num marruá, ja que a caixa de transferência é de velocidade simples não teria que providenciar uma caixa satélite para a reduzida como no caso da ranger e da explorer... a propósito: aquelas explorer 2006 com control trac não tem diferencial central??? a sport trac tem versões awd (tração integral, com diferencial central, sem reduzida) e 4wd (seletiva, com reduzida)...

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 16:28
achei esse tópico justamente falando sobre adaptação de um "selectraction" para a ranger: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37709&highlight=selectraction


não me parece mto difícil fazer tal adaptação com um pouco de arame e duas alavancas de freio de mão do fusca... a propósito: ja viu que os tratores agrale tem 2 pedais de freio, um para a roda traseira esquerda e outro para a direita, que são unidos por uma presilha quando não é necessário usar o "selectraction"?

linuxhellmaster
11/07/2009, 16:42
tu ia mesmo ter a cara de pau (sem trocadilhos) de andar pelado dentro de um MOTOMACHINE?

AHahahahaha, rapaz... eu tenho a cara de pau de passar 1 real no cartao de credito pra tomar um cafe' se eu nao tiver $$$. pq nao ?8)

ja pensei em adaptar diferencial central num marruá, ja que a caixa de transferência é de velocidade simples não teria que providenciar uma caixa satélite para a reduzida como no caso da ranger e da explorer... a propósito: aquelas explorer 2006 com control trac não tem diferencial central??? a sport trac tem versões awd (tração integral, com diferencial central, sem reduzida) e 4wd (seletiva, com reduzida)...


acho q sim... nao me interesso muito por esses modelos mais modernos... mas se eu nao me engano sao "4x4 tracao integral", assim como estvamos comentando....




10characteres

linuxhellmaster
11/07/2009, 18:14
achei esse tópico justamente falando sobre adaptação de um "selectraction" para a ranger: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37709&highlight=selectraction (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37709&highlight=selectraction)


não me parece mto difícil fazer tal adaptação com um pouco de arame e duas alavancas de freio de mão do fusca... a propósito: ja viu que os tratores agrale tem 2 pedais de freio, um para a roda traseira esquerda e outro para a direita, que são unidos por uma presilha quando não é necessário usar o "selectraction"?

Jah tinha visto esse topico.. eh realmente eh uma boa opcao.... uma coisa interessante eh...

Eu tenho na minha stx um "line lock" pra linha do freio de tras.... depende como voce instala da p/ forcar ele freiar soh um lado... se voce instalar 2... voce escolhe... eu gastei 100R$ em cada 1... e voce instala na linha de freio qual voce quer "previnir" de freiar... podendo ser instalado como voce quiser... eu uso mesmo pra fazer burnouts e outras manobras...

Seria uma solucao bem mais interessante que esses cabos e afins...

cheers

Walter L. L. Casitta
11/07/2009, 18:35
Locker não faz milagre. O da Strada funciona porque fica no eixo dianteiro e se colocar peso na traseira não funciona.

Na Sport funcionaria de forma inversa, e então só funcionaria com peso na caçamba...

KONDZ jeep tires
11/07/2009, 20:45
Se o $$ nao for problema, sao uma boa sim cara... o maior problema ao meu ver, foi oq voce mesmo falou... o "custo total"... pois soh pra o cara (caso voce nao va fazer voce mesmo) abrir o teu diferencial, tirar a caixa e instalar outra e ajustar.... vai ae uns 250 paus + uns 30 paus de oleo... isso sem trocar NADA...

Ae sabe como eh neh... eu jah tiro a caixa de ferramentas pra fora.... e comeco a lutar por algo mais "honesto"...

Uma coisa que eu te sugiro, caso voce va tentar os nacionais.. eh optar por uns com acionamento via cabo ou varao... a nao ser q voce tenha um compressor de ar ou nao se importe de usar um extintor de incendio ou algo assim, p/ ligar o bloqueio... (os ARB sao a ar), e nisso vai aumentando os custos.....

Te sugiro o ensimec tipo "cao" e depois o kaiser.... na ordem inversa de preco e "operacao sem qualquer tipo de ruido"... (o 1o eh mais barato e gera um pouco de ruido em curvas..)....

Sei que assusta um pouco voce dizer "trazer de fora", rsssss.... principalmente se voce nao eh acostumado com isso... mas nao se deixe intimidar... se voce chegar a conclusao q voce pode economizar bastante trazendo de fora (e voce pode),, eh bem tranquilo.... mesmo pq nao rola entregas internacionais sem "seguro", e jah esta embutido nos valores.... entao voce pode perder tempo.. caso algum item nao chegue... mas nunca o $$... e outra vantage maior q eu vejo eh relacionado os materiais..... aqui no brasil essas empresas sao relativamente novas.... e como voce pode comprovar pesquisando por ae... os produtos delas nao sao 100% maduros (eu vejo bloqueio em varias oficinas p/ reparo... mesmo q a fabrica faca de graca.... ainda nao eh um produto 100% maduro.. porem nao vou citar marcas/modelos, mas sao desses nacionais que q citaram).. entao esse eh um outro beneficio aos meus olhos, voce trazendo de la... voce esta comprando uma peca feita em geral pela mesma empresa q faz as pecas do teu carro, ou entao de alguma empresa q jah fabrica "bloqueios" desde quando eramos "ideias de nossos pais"... usando materiais de ultima geracao (muitas vezes usado na aeronautica)... a preco bem inferior do q custaria aqui....

Claro, nao me entenda mal, nao estou desmerecendo nossos produtos.... eu apenas faco aquela "coisa logica" de ver o custo vs beneficio de tudo... e como voce parece ser uma pessoa legal.. eu nao resisti a escrever aqui no seu topico... :mrgreen:

cheers
E ai Linux,

Então cara quero fazer mas não tenho tempo pra colocar a mão na graxa!!!

To sempre na correria, e mesmo assim não consigo fazer tudo que preciso!!!

Que vc acha do bloqueio da MACROTORQUE??

Pelo menos no site deles parece interessante??

Quanto acha que gastaria pra fazer contigo esse trabalho??

Quiser me responde por MP, ou por e-mail sem problemas!!!

Porque acabo colocando meus pneus a prova, mas nã adianta nd se atolo por falta de bloqueio!!!!

Abraços!!

Marcos
kondz@hotmail.com

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 22:47
Eu tenho na minha stx um "line lock" pra linha do freio de tras.... depende como voce instala da p/ forcar ele freiar soh um lado... se voce instalar 2... voce escolhe... eu gastei 100R$ em cada 1... e voce instala na linha de freio qual voce quer "previnir" de freiar... podendo ser instalado como voce quiser... eu uso mesmo pra fazer burnouts e outras manobras... Seria uma solucao bem mais interessante que esses cabos e afins...

acredito que numa trilha fique mais fácil usar um sistema como o selectraction... esse esquema das line-locks pode até servir bem para manobras, mas são outros 500... a propósito: tem quem faça adaptação de freio seletivo no sistema hidráulico original do veículo "doador" para usar em gaiolas... se eu fosse fazer um sistema desses adaptaria 2 manetes de freio de moto junto à alavanca de câmbio, onde em alguns veículos adaptados para deficientes físicos são adaptados comandos de freio e acelerador... ficaria melhor para o caso de usar o selectraction enquanto se muda uma marcha...

linuxhellmaster
12/07/2009, 11:14
acredito que numa trilha fique mais fácil usar um sistema como o selectraction... esse esquema das line-locks pode até servir bem para manobras, mas são outros 500... a propósito: tem quem faça adaptação de freio seletivo no sistema hidráulico original do veículo "doador" para usar em gaiolas... se eu fosse fazer um sistema desses adaptaria 2 manetes de freio de moto junto à alavanca de câmbio, onde em alguns veículos adaptados para deficientes físicos são adaptados comandos de freio e acelerador... ficaria melhor para o caso de usar o selectraction enquanto se muda uma marcha...

Nao vejo pq.. voce aperta um botao.. (escolhe qual roda vai freiar).. da um toque no freio.... e pronto... nem precisa ficar segurando no freio...

tudo eletrico... soh faz um corte na linha q voce quer do freio.. e instala o linelock ali... sem rolo.. sem stres...

ou eu to perdendo alguma coisa no caminho ?

cheers

Renato Fraga
12/07/2009, 11:54
Bom, mais uma vez peço licença pra dar o meu pitaco:

Tô vendo toda uma divagação mas uma resposta concisa ainda não chegou.

Ranger Sport usa eixos Dana 44/3 iguais aos que equipam S10 e Troller 2001. Porém o miolo do diferencial é igual e intercambiável com qualquer outro dana 44 exceto o 44/4 que equipam as Dakotas e Grand Cherokee.

Assim vai encontrar diferenciais tracklock com certa facilidade, basta procurar no lugar certo.

Para melhorar a eficiencia no barro esse diferencial cumpre bem seu papel e não chega a afetar o comportamento do carro nas demais situações.
Portanto ele funciona bem sempre que as duas rodas estão apoiadas no chão e perdem eficiência quando uma delas fica livre de carga.

Bloqueios 100% trazem comprometimentos para o uso comum do veículo no dia a dia.

Um track lock certamente custará bem mais barato que um diferencial Kaiser ou Ensimec.

Se o desejo for de realmente ter algo 100% bloqueável a opção deve ser de um selecionável, tal como macrotorque, ARB, etc etc.

Mas digo por experiência que o track lock traz benefícios até mesmo para a condução no asfalto, onde em algumas situações permite uma dirigibilidade bem mais fácil do veículo.


Abraços

linuxhellmaster
12/07/2009, 12:05
Bom, mais uma vez peço licença pra dar o meu pitaco:

Tô vendo toda uma divagação mas uma resposta concisa ainda não chegou.

Ranger Sport usa eixos Dana 44/3 iguais aos que equipam S10 e Troller 2001. Porém o miolo do diferencial é igual e intercambiável com qualquer outro dana 44 exceto o 44/4 que equipam as Dakotas e Grand Cherokee.

Assim vai encontrar diferenciais tracklock com certa facilidade, basta procurar no lugar certo.

Para melhorar a eficiencia no barro esse diferencial cumpre bem seu papel e não chega a afetar o comportamento do carro nas demais situações.
Portanto ele funciona bem sempre que as duas rodas estão apoiadas no chão e perdem eficiência quando uma delas fica livre de carga.

Bloqueios 100% trazem comprometimentos para o uso comum do veículo no dia a dia.

Um track lock certamente custará bem mais barato que um diferencial Kaiser ou Ensimec.

Se o desejo for de realmente ter algo 100% bloqueável a opção deve ser de um selecionável, tal como macrotorque, ARB, etc etc.

Mas digo por experiência que o track lock traz benefícios até mesmo para a condução no asfalto, onde em algumas situações permite uma dirigibilidade bem mais fácil do veículo.


Abraços

Apenas se for bloqueio 100% , 100% do tempo (solda na caixa)... pois aqueles modelos 100% tipo "engrenagem", apesar de fazer um certo barulho nas curvas... se for de boa qualidade.. nao afeta em nada...

Eh claro q o cidadao vai ter de se acostumar com o "engatar e desengatar" do bloqueio...

minha opniao, como sempre ( =

cheers

Renato Fraga
12/07/2009, 12:18
Meu querido;

Te falo que esse tipo de bloqueio libera numa curva a roda de fora ou seja a que vira mais rápido, mantendo a força apenas na roda interna.

Dessa forma, uma aceleradinha a mais, a roda interna vai escorregar até igualar com a externa fazendo ambas virar na mesma velocidade apesar da curva. Isso já é capaz de fazer o pneu arrastar com mais facilidade, forçando mais os semi eixos internos, desgastando mais os pneus, e deixando a trazeira mais solta e tendendo a frente a ir embora.

É um excelente acessório, mas não pro uso diário.

Abraços

linuxhellmaster
12/07/2009, 14:51
Meu querido;

Te falo que esse tipo de bloqueio libera numa curva a roda de fora ou seja a que vira mais rápido, mantendo a força apenas na roda interna.

Dessa forma, uma aceleradinha a mais, a roda interna vai escorregar até igualar com a externa fazendo ambas virar na mesma velocidade apesar da curva. Isso já é capaz de fazer o pneu arrastar com mais facilidade, forçando mais os semi eixos internos, desgastando mais os pneus, e deixando a trazeira mais solta e tendendo a frente a ir embora.

É um excelente acessório, mas não pro uso diário.

Abraços

Eh.. acho que estou perdendo algo pelo caminho... pois os bloqueios q temos por aqui tipo catraca... eles liberal totalmente a roda externa... fazendo o diferencial agir como se nao tivesse bloqueio....

No caso do LS ele faz oq voce disse, porem sem liberar a roda externa..... o quanto ele deixa cada 1 delas virar em relacao a outra.. tem a ver com o torque atual e a "precarga" das molas do LS...

to doido ?

cheers

cRiPpLe_rOoStEr
12/07/2009, 15:35
Nao vejo pq.. voce aperta um botao.. (escolhe qual roda vai freiar).. da um toque no freio.... e pronto... nem precisa ficar segurando no freio...

tudo eletrico... soh faz um corte na linha q voce quer do freio.. e instala o linelock ali... sem rolo.. sem stres...

ou eu to perdendo alguma coisa no caminho ?

cheers

para funcionar como um selectraction terá que ter umas line-locks nas rodas da frente... mas eu tenho a impressão de ser mais seguro um selectraction convencional, no caso de se precisar frear rápido e as line locks estiverem limitando o freio a atuar como selectraction... até o condutor ter tempo de habilitar o freio a funcionar 100% demanda algum tempo (mesmo que eventualmente uns 2 ou 3 segundos)...

linuxhellmaster
12/07/2009, 15:46
para funcionar como um selectraction terá que ter umas line-locks nas rodas da frente... mas eu tenho a impressão de ser mais seguro um selectraction convencional, no caso de se precisar frear rápido e as line locks estiverem limitando o freio a atuar como selectraction... até o condutor ter tempo de habilitar o freio a funcionar 100% demanda algum tempo (mesmo que eventualmente uns 2 ou 3 segundos)...

Eh.. acho q to meio burro hj... ou nao acordei..ou cherei muita fumaca de plastico.(preciso postar umas fotos do "painel" do oxido nitroso q to fazendo). pq ainda nao saquei a dificuldade....

Simples, ligue o circuito ao pedal de freio.. se o cara (depois do sistema ligado) der um toque no freio... desliga tudo (freiando nas 4 rodas)...assim como o sistema de controle de velocidade do carro.. quando voce pisa no freio ou na embreagem...... nao da 1s de tempo de reacao (no q o freio esta sendo pressionado.. desliga o sistema e na sequencia jah freia tudo... afinal.. voce estava pisando no freio nao ?) ... ainda funciona como sistema de seguranca...

E no caso da roda da frente, simples... compre 4 line locks... a facilidade de instalacao e praticamente a inexistencia de pecas moveis (e coisas pra darem pau) nao seria bem maior do q os sistemas manuais ?, jah q nem eletronica teria no meio.... eh fio, chave.. rele...

ou eu to perdendo alguma coisa pelo caminho?

cheers

cRiPpLe_rOoStEr
12/07/2009, 15:59
Eh.. acho q to meio burro hj... ou nao acordei..ou cherei muita fumaca de plastico.(preciso postar umas fotos do "painel" do oxido nitroso q to fazendo). pq ainda nao saquei a dificuldade....

Simples, ligue o circuito ao pedal de freio.. se o cara (depois do sistema ligado) der um toque no freio... desliga tudo (freiando nas 4 rodas)... nao da 1s de tempo de reacao (no q o freio esta sendo pressionado.. desliga o sistema e na sequencia jah freia tudo... afinal.. voce estava pisando no freio nao ?) ... ainda funciona como sistema de seguranca...

E no caso da roda da frente, simples... compre 4 line locks... a facilidade de instalacao e praticamente a inexistencia de pecas moveis (e coisas pra darem pau) nao seria bem maior do q os sistemas manuais ?, jah q nem eletronica teria no meio.... eh fio, chave.. rele...

ou eu to perdendo alguma coisa pelo caminho?

cheers

tem certeza que a tal fumaça é mesmo de plástico???:mrgreen:

o pedal de freio não seria usado enquanto se usaria o sistema de freio no modo "selectraction"??? ainda acho que de repente um botão "quick-release" no volante ficaria mais à mão para desarmar o sistema...

tem como adaptar um único line-lock para as duas rodas dianteiras (não que eu seja pão-duro...)? afinal, o selectraction não teria tanta razão de haver caso atuasse junto às rodas dianteiras (a não ser que se quisesse usar o freio como sistema de direção como em alguns tratores de esteiras...

linuxhellmaster
12/07/2009, 16:06
tem certeza que a tal fumaça é mesmo de plástico???:mrgreen:

o pedal de freio não seria usado enquanto se usaria o sistema de freio no modo "selectraction"??? ainda acho que de repente um botão "quick-release" no volante ficaria mais à mão para desarmar o sistema...

tem como adaptar um único line-lock para as duas rodas dianteiras (não que eu seja pão-duro...)? afinal, o selectraction não teria tanta razão de haver caso atuasse junto às rodas dianteiras (a não ser que se quisesse usar o freio como sistema de direção como em alguns tratores de esteiras...


eh, usando a velocidade muito alta do dremel causa fumaca "em excesso" :parede:

Nao seria nao... pensa comigo... voce escolhe q voce quer bloquear a roda tras. esquerda.... pisa no freio (travou as 4 rodas) aperta o botao q voce quer... solte o freio (1 roda soh bloqueada, ou mais.. de acordo com oq voce selecionou...)

Agora voce soh vai usar o freio, quando quiser parar o carro (ou desligar o bloqueio)....

Claro q pode por uma chavinha.. mas nao vejo necessidade... da pra ser tudo automatico.... igualzinho o sistema de controle de velocidade...

Entao.. mas nao sei se estou entendendo... se voce nao quer ter a funcao de bloqueio no diferencial da frente.... (1 line lock p/ os 2 freios... freia junto, concorda?) nao instale nada (os freios frente/tras sao independentes).... agora se voce quiser bloquear uma roda soh na frente... pode instalar 1...

E esse valor de ~ 100R$ eu pago por unidade (sem frete)... se comprasse um lote, acho q sai mais barato... esse valor eh o da moroso....sai com QC de 300.000 psi de teste.. ( = .. pra corrida.


cheers

cRiPpLe_rOoStEr
12/07/2009, 16:12
continuo achando mais fácil usar o selectraction...

linuxhellmaster
12/07/2009, 16:17
E ai Linux,

Então cara quero fazer mas não tenho tempo pra colocar a mão na graxa!!!

To sempre na correria, e mesmo assim não consigo fazer tudo que preciso!!!

Que vc acha do bloqueio da MACROTORQUE??

Pelo menos no site deles parece interessante??

Quanto acha que gastaria pra fazer contigo esse trabalho??

Quiser me responde por MP, ou por e-mail sem problemas!!!

Porque acabo colocando meus pneus a prova, mas nã adianta nd se atolo por falta de bloqueio!!!!

Abraços!!

Marcos
kondz@hotmail.com

Ele eh bem parecido com o kaiser.. em termos de instalacao e funcionamento....(design e teoria de operacao totalmente diferentes...) porem como eu nunca usei nenhum dos 2.... fico te devendo... mas basicamente ambos sao um bloqueio 100% com "on/off" via acionamento interno no carro.... pelo menos esse macrotorque eu nunca vi um quebrado em oficina. ( =

Eu nao trabalho com mecanica p/ clientes "externos" ainda.... hj minha ocupacao eh diferente.. e tenho o mesmo problema q voce "tempo", entao infelizmente soh sobra tempo pra fazer as coisas pra mim (quando sobra...).. quando eu me aposentar.. ae sim.. soh vou mexer com mecanica/eletronica.

Mas posso te indicar aqui alguem extremamente confiavel.... na area de 4x4/diferencial, (regiao de campinas-SP) q deve estar te cobrando p/ instalar um bloqueio desses (caso seja somente instalar, mesmo...) 300 ~ 400 paus no maximo...talvez ate menos...., tudo completo.. incluso oleo e oq mais for "basico" da montagem/desmontagem... voce fornecendo as pecas todas..


cheers

linuxhellmaster
12/07/2009, 16:31
continuo achando mais fácil usar o selectraction...

Eh, gosto eh gosto....

Se eu pegar um CJ ao invez da explorer q estou pensando.. vou instalar esse sistems de linelocks nele, ao inves de gastar com bloqueio na frente.... atras vou instalar um LS e esse sistema de linelock (da pra fazer ele (o LS) bloquear em 100%..) eh oq os gringos usam muito la fora...

rapido, economico.. funciona quando eu quiser.. sem alavancas.. a instalacao ridicula.... e nao tem manutencao...

q mais eu poderia querer? (soh pra ser do contra) :pipoca:

cheers

Renato Fraga
12/07/2009, 17:49
Kondz, se me permitir vou te dar uma resposta mais direta:

Bloqueio Full Lock Ensimec: Eficiente, mínima manutenção, preço mais acessível de todos porém, um tanto barulhento e com os problemas já citados para o uso diário devido o fato de ser um bloqueio de ação permanente.

Bloqueio Kaiser: Eficiente, mínima manutenção, porém o mais caro de todos. Tem a proposta de interferir muito pouco no comportamento do carro e fazer o mínimo de barulho, porém não é bem o que acontece. Oferece os mesmos problemas que o Full Lock já discutidos por aqui.

Bloqueio Macrotorque: O único selecionável, ou seja você só trava o diferencial quando é necessário. Quando destravado, se comporta exatamente como um diferencial aberto. É excelente em termos de durabilidade e o único impecílio é encontrar um local adequado para instalar a alavanca no interior da cabine. Pode ser a melhor opção de todos se você estiver disposto a pagar o que custa.

Bloqueio Track Lock ou qualquer outro LSD (existe o TRPC também da ensimec): Funcionam automaticamente tentando igualar a força que é transmitida às rodas desde que estas estejam em contato com o solo. Os modelos equipados com embreagem requerem uma certa manutenção e quando muito exigidos costumam apresentar defeitos. O TRPC fabricado pela Ensimec tem o mesmo princípio de funcionamento porém não requer manutenção nenhuma e pelo seu projeto dificilmente apresentará problemas quando exigido mais severamente.



Acho que se seu problema for preço, veja que até mesmo os bloqueios utilizados nas F100 e F1000 são compatíveis e custam bem barato. Eu comprei um a pouco tempo para instalar no meu Dodge Charger e paguei exatos R$150,00. Mas tudo depende do que você encontrar por aí.

Abraços

KONDZ jeep tires
13/07/2009, 13:57
REnatão!!!!

Obrigado pelas dicas, acabei fazendo umas bricandeiras este domingo, e percebi que enquanto não tiver 4x4 nela, por mais que eu mexa não vai adiantar quase nd!! rsrsrsrs

O que provavelmente vou fazer é esperar um pouco pra tocar em uma 4x4 mesmo!!!

É que ainda to com o carnê então não quero mexer com isso agora!!

A sua pick-up foi vc que colocou tração??
Até queria ver quanto ia gastar pra colocar na minha, derepente ...rsrsrsrs

Linux agradeço bastante a atenção tb cara!!! Gostei das ideias e dicas!!

Com os pneus a minha passou onde a do meu pai com pneus originais parecia com pneu slick!!! rsrsrsrs

Depois coloco umas fotos minhas e da Strada LOCKER!!!!

Não parece mas o sistema da LOCKER é bom sim!! Dá resultado, e ainda agregado aos pneus com 21mm de sulco....

Abração!!

E boa semana!!!

Boas trilhas!!

Marcos

KONDZ jeep tires
13/07/2009, 21:03
Tudo bem que pra descer todo santo ajuda, mas.....


Abraços!!


Marcos

linuxhellmaster
14/07/2009, 08:03
Tudo bem que pra descer todo santo ajuda, mas.....


Abraços!!


Marcos

Te sugiro a "zoar" o numero da placa dos seus carros antes de postar fotos aqui no forum.... por problemas de clonagem...

cheers

andredon
11/07/2015, 21:51
Gente sou novo na área de 4x4, só que estou comprando uma Ranger 4x4 2007 limeted (completa de fabrica) gostaria de saber se ela já vem com o bloqueio de diferencia, ou vou ter que instalar um?

Patrick-MG
19/05/2018, 14:49
Amigos, boa tarde!
Há tempos venho namorando uma ranger xlt 4x4 2013 conseguindo pegar uma bem conservada, com apenas 44 mil rodados e único dono, motor com a aparência de zero. Não tenho nenhuma experiência com veículos 4x4.
Agora vamos aos fatos:
Minha garagem fica localizada em um aclive/declive bem íngrime e quando vou entrar na garagem uma das rodas perde a tração. O portão é bem estreito ficando difícil embalar o veículo para entrar sem utilizar os recursos que ela possui. A dúvida fica quanto ao bloquei do diferencial, posso utilizá-lo no 4x2? Ou só pode ser utilizado no 4x4?

Esse caso é só para ter acesso a garagem.

Obrigado a todos.

RicardoFLN
19/05/2018, 15:44
Amigos, boa tarde!
Há tempos venho namorando uma ranger xlt 4x4 2013 conseguindo pegar uma bem conservada, com apenas 44 mil rodados e único dono, motor com a aparência de zero. Não tenho nenhuma experiência com veículos 4x4.
Agora vamos aos fatos:
Minha garagem fica localizada em um aclive/declive bem íngrime e quando vou entrar na garagem uma das rodas perde a tração. O portão é bem estreito ficando difícil embalar o veículo para entrar sem utilizar os recursos que ela possui. A dúvida fica quanto ao bloquei do diferencial, posso utilizá-lo no 4x2? Ou só pode ser utilizado no 4x4?

Esse caso é só para ter acesso a garagem.

Obrigado a todos.

rsrsrs.....bloqueio de diferencial pra sair da garagem é boa!!! Eu mesmo instalei roda livre na minha, pra poder sair da garagem com a reduzida ligada, consequentemente com o 4x4. Como é um baita cotovelo, se não fosse a RL já teria moído algo!
A princípio o fato de bloquear estando em 4x2 não tem problema. Vai depender do tipo de bloqueio que tu vais colocar, se o piso é firme (acredito que seja), e se é em curva. Um blocante 100% em curva em piso firme não é uma boa pedida!
Tu tens certeza de a suspensão da Ranger não da conta de deixar as rodas todas no chão?

Sds.

Patrick-MG
19/05/2018, 20:46
Ricardo, boa noite!
Obrigado pela opinião...rsrsrs. Pra sair é fácil, difícil está sendo para entrar.
Mas é isso mesmo, ocorre uma boa torção e é mais fácil entrar em marcha ré, ficando a roda traseira esquerda com pouca aderência, fica patinando, e como o portão da garagem é muito estreito fica difícil pegar uma velocidade e entrar sem ter que acionar o bloqueio. Mas aciono o bloqueio quando a pick-up está alinhada com o portão, não realizando curva.

RicardoFLN
20/05/2018, 19:35
Patrick,

E a pressão dos pneus? A grande maioria usa pressão demais nos pneus traseiros. Eu postei um tópico sobre isso esses tempos, de determinar a pressão, cruzando vários métodos.
No meu caso, assim que eu comprei a ranger ela sempre patinava quando eu subia o cotovelo da minha garagem. A primeira melhora nesse quesito se deu quando eu tirei as barras anti-rolagem ("estabilizadoras"), depois quando baixei a pressão dos pneus traseiros. Não patinava mais.
A instalação das RL e uso da reduzida vieram depois, mais no sentido de não exigir muito do motor ainda frio quando da saída da garagem pela manhã!

Sds.

paulorl
21/05/2018, 16:26
Amigos, boa tarde!
Há tempos venho namorando uma ranger xlt 4x4 2013 conseguindo pegar uma bem conservada, com apenas 44 mil rodados e único dono, motor com a aparência de zero. Não tenho nenhuma experiência com veículos 4x4.
Agora vamos aos fatos:
Minha garagem fica localizada em um aclive/declive bem íngrime e quando vou entrar na garagem uma das rodas perde a tração. O portão é bem estreito ficando difícil embalar o veículo para entrar sem utilizar os recursos que ela possui. A dúvida fica quanto ao bloquei do diferencial, posso utilizá-lo no 4x2? Ou só pode ser utilizado no 4x4?

Esse caso é só para ter acesso a garagem.

Obrigado a todos.

Você pode ligar o bloqueio do diferencial tanto em 4x4 quanto em 4x2, mas como um colega já citou, não é ideal usar ele em curva, o ideal é usar ele em linha reta. Você já tentou ligar o 4x4 antes de entrar na garagem? Assim, se uma roda perder a tração, outra irá ajudar. Detalhe, se vc usar o 4x4 para entrar na garagem, tente usar ele em baixa velocidade até acostumar pois você vai sentir que a direção da ranger fica mais "pesada", parece estar puxando pra fora com o 4x4 acionado. Você não conseguiria melhorar o ângulo de entrada, abrir mais para depois embicar o carro?

Patrick-MG
23/05/2018, 09:35
Obrigado a todos pela ajuda.
Reduzi a calibragem do pneu conforme orientação do amigo e peguei um pouco mais de jeito ao entrar na garagem não sendo necessário mais fazer o bloqueio ou acionar o 4x4.

Agora o que está acontecendo e o fato da luz indicadora da vela de aquecimento não está acendendo ao dar partida. Outro problema também é a luz da bateria fica acessa após a partida do motor, um amigo só olhou superficialmente e diz que o alternardor está gerando carga. O antigo proprietário trocou a bateria no mês 08/17. Ainda não procurei um especialista, mas queria saber se alguns dos Senhores já passaram por problemas iguais.

Obrigado

Ranger XLT 3.2

RicardoFLN
23/05/2018, 09:52
Obrigado a todos pela ajuda.Reduzi a calibragem do pneu conforme orientação do amigo e peguei um pouco mais de jeito ao entrar na garagem não sendo necessário mais fazer o bloqueio ou acionar o 4x4. Agora o que está acontecendo e o fato da luz indicadora da vela de aquecimento não está acendendo ao dar partida. Outro problema também é a luz da bateria fica acessa após a partida do motor, um amigo só olhou superficialmente e diz que o alternardor está gerando carga. O antigo proprietário trocou a bateria no mês 08/17. Ainda não procurei um especialista, mas queria saber se alguns dos Senhores já passaram por problemas iguais.Obrigado Ranger XLT 3.2Bingo!! Quer solução mais fácil e barata do que essa?! Pressão correta dos pneus faz milagre!Quanto aos teus outro problemas, aí melhor esperar quem tenha um desses carros vídeo-game que liga em Scanner e coisa e tal pra te ajudar, tenho certa alergia a eletrônica! kkkk
Sds.

Andre W.
05/12/2022, 01:09
Pessoal
O bloqueio do diferencial da minha Ranger 3.2 2014 não está funcionando, aciona as luzes no painel porém não bloqueia. Alguém tem uma dica do que possa ser?