Ver Versão Completa : Dúvidas na escolha de uma SW4
Marco Dente
20/08/2012, 17:27
Pessoal, estou vendendo meu Vitara para comprar uma SW4.
Por limitação financeira, estou focando em uma à gasolina entre 1993 à 1997.
Minha dúvida é sobre a motorização, 4 ou 6 Cilindros.
Dentro desses anos temos:
2.4 (4 cil. mais velhas) é forte o suficiente para o peso/tamanho da viatura?
2.7 (4 cil. mais novas) deve ser mais forte que o 2.4, mas é suficiente para o peso/tamanho da Viatura?
3.0 (6 cil. mais velhas) tem quem diga que esse motor dá muito problema, é confiável?
3.4 (6 cil. mais novas) seria o melhor dentre essas minhas opções?
E quanto ao consumo deles?
Não que eu tenha o pé muito pesado, mas gosto de poder andar no limite da a estrada (entre 80km/h e 120km/h).
Preciso pisar muito no 2.4 ou no 2.7 para manter uma velocidade de cruzeiro em 120km/h? Eles aguentam? Aumenta muito seu consumo?
Desculpe pela quantidade de perguntas, e agradeço a quem puder ajudar
[]s
elmestizo
20/08/2012, 18:51
Marco, por experiencia.
2.4 - Um dos melhores motores que a toyota já fez, mas para carro pequeno.
2.7 - Motor bem acertado, mas se comparado com o 3.4 é inferior.
3.o - Foge bino, é o pior motor que a toyota já fez
3.4 - Motor mto bom, e de manutenção barata
Eu escolheria a 2.7 ou 3.4. Se preferir carro automático 3.4, se preferir manual a 2.7.
Falando em desenho, eu prefiro as até 95.
Já tive sw4 2.8 diesel, 3.0 diesel, 3.4 auto, 2.8 turbo....
Abraço
Marco Dente
20/08/2012, 19:46
Obrigado pelas informações.
Eu prefiro automático, mas as 3.4 por serem mais novas, estão no teto de minhas possibilidades, ou acima dele...
E quanto ao consumo deles? É parecido?
Marco, por experiencia.
Eu escolheria a 2.7 ou 3.4. Se preferir carro automático 3.4, se preferir manual a 2.7.
Abraço
elmestizo
20/08/2012, 19:58
Consumo = seu vitara. Tudo depende do seu pézinho direito, ou seja entre 5,5 e 8,5.
Dizem que a 2.7 chega a fazer 10... eu nunca vi!!!
Marco Dente
20/08/2012, 20:18
Pois é às vezes vc pega um carro com motor menor e pisa mais e o consumo dele vai lá nas alturas....
Consumo = seu vitara. Tudo depende do seu pézinho direito, ou seja entre 5,5 e 8,5.
elmestizo
20/08/2012, 20:26
Vitara bebe = V6 e anda = 1.0
Venha para o mundo de TOYOTA você também.
Marco Dente
21/08/2012, 08:04
O meu Vitarinha faz 8 na cidade e 11 na estrada, andando sem forçar.....
Marco Dente
21/08/2012, 08:06
Pior é que a maioria das SW4 que estão dentro de minhas possibilidades são 2.4 ou 3.0.
O que acontece com esse motor 3.0??
Valeu
Marco, por experiencia.
Abraço
Pior é que a maioria das SW4 que estão dentro de minhas possibilidades são 2.4 ou 3.0.
O que acontece com esse motor 3.0??
Valeu
Se for o 1kzt, a fama dele é de dar bronca no cabeçote. Nada que com R$ 2.000 a R$ 3.000 não resolva definitivamente! Agora dizer que um motor que já roda, por baixo, desde 1996 e continua na ativa é ruim, discordo. Se houver as trocas de óleo no tempo certo, bem como de elementos cruciais nessa mecânica, como o radiador, é motor pra muito tempo! Pode até ser o pior motor da Toyota por conta desse esquema de queima da junta do cabeçote e consequente perda do mesmo, mas o pior da Toyota ainda é o melhor que a maioria das montadoras!
Marco Dente
21/08/2012, 08:57
Dorderf.
Obrigado pela opinião e esclarecimento.
Se for o 1kzt, a fama dele é de dar bronca no cabeçote. Nada que com R$ 2.000 a R$ 3.000 não resolva definitivamente! Agora dizer que um motor que já roda, por baixo, desde 1996 e continua na ativa é ruim, discordo. Se houver as trocas de óleo no tempo certo, bem como de elementos cruciais nessa mecânica, como o radiador, é motor pra muito tempo! Pode até ser o pior motor da Toyota por conta desse esquema de queima da junta do cabeçote e consequente perda do mesmo, mas o pior da Toyota ainda é o melhor que a maioria das montadoras!
soneca_zzz
21/08/2012, 11:40
Marco Dente, só uma ressalva... o motor 3.0 1KZT que o Dorderf comentou é Diesel e possui 4 cilindros, não é o 3.0 V6 a gasolina.
E, pelo que pesquisei aqui no fórum, esses 3.0 Diesel que davam problema eram até 98, devido ao radiador que era subdimensionado para ela. A partir da 99, o radiador era maior e não ocorria tal problema.
Muita gente daqui que possui essa 3.0 Diesel até 98 trocou o radiador por um maior e não teve problema algum com superaquecimento.
Não tenho Hilux e não tenho experiência alguma com ela, apenas escrevi aqui o que andei lendo aqui no fórum. ;)
Marco Dente
21/08/2012, 12:06
Soneca, obrigado pela observação.
Estou pesquisando um pouco sobre esse motor (3.0 gasolina), mas não tenho encontrado muita coisa a respeito
[]s
Marco Dente, só uma ressalva... o motor 3.0 1KZT que o Dorderf comentou é Diesel e possui 4 cilindros, não é o 3.0 V6 a gasolina.
E, pelo que pesquisei aqui no fórum, esses 3.0 Diesel que davam problema eram até 98, devido ao radiador que era subdimensionado para ela. A partir da 99, o radiador era maior e não ocorria tal problema.
Muita gente daqui que possui essa 3.0 Diesel até 98 trocou o radiador por um maior e não teve problema algum com superaquecimento.
Não tenho Hilux e não tenho experiência alguma com ela, apenas escrevi aqui o que andei lendo aqui no fórum. ;)
Soneca, obrigado pela observação.
Estou pesquisando um pouco sobre esse motor (3.0 gasolina), mas não tenho encontrado muita coisa a respeito
[]s
É um motor raro de se ver. Já vi opiniões boas e más a respeito, nada muito convincente. Agora, peças são mais difíceis de achar no paralelo, fora que bebe bastante.
Em dias úteis eu economizo, num mês, R$ 150,00 em relação ao motor a gasolina. Isso dá R$ 2.000,00, por baixo, o que já dá pra arrumar muita coisa na caranga. Fora que o que paguei no meu carro é praticamente o mesmo de um motor a gasolina V6.
Marco Dente
21/08/2012, 12:36
Eu vou usar pouco, deslocamentos pequenos em São Paulo, e passeios em finais de semana, então essa conta de economia não vai bater para meu uso.
Estou gostando do que achei a respeito das 2.7, mais econômicas e com bom rendimento.
É um motor raro de se ver. Já vi opiniões boas e más a respeito, nada muito convincente. Agora, peças são mais difíceis de achar no paralelo, fora que bebe bastante.
Em dias úteis eu economizo, num mês, R$ 150,00 em relação ao motor a gasolina. Isso dá R$ 2.000,00, por baixo, o que já dá pra arrumar muita coisa na caranga. Fora que o que paguei no meu carro é praticamente o mesmo de um motor a gasolina V6.
Eu vou usar pouco, deslocamentos pequenos em São Paulo, e passeios em finais de semana, então essa conta de economia não vai bater para meu uso.
Estou gostando do que achei a respeito das 2.7, mais econômicas e com bom rendimento.
Então se o uso é pouco, vá de V6, pq o pouco que usar vai ser mais que perfeito! Câmbio AT, teto solar... Aí eu encarava. Mas eu preciso de autonomia em viagem, o que a gasolina não me fornece. Fora que aqui, quanto mais se vai pro interior, mais cara fica a gasolina e mais barato fica o diesel, é quase um convite pra se pegar a estrada!
Marco Dente
21/08/2012, 14:38
O problema é saber se esse motor V6 3.0 é uma boa opção....
Então se o uso é pouco, vá de V6, pq o pouco que usar vai ser mais que perfeito! Câmbio AT, teto solar... Aí eu encarava. Mas eu preciso de autonomia em viagem, o que a gasolina não me fornece. Fora que aqui, quanto mais se vai pro interior, mais cara fica a gasolina e mais barato fica o diesel, é quase um convite pra se pegar a estrada!
O problema é saber se esse motor V6 3.0 é uma boa opção....
Separe uns R$ 5.000 pra evitar maiores surpresas, e corra pro abraço! Esse motor é boia nos EUA, mas lá são amantes de gasolina e tudo é mais barato. Se tiveres canal nos states, pode embarcar. Agora, perfeito esse carro não deve ser não, haja vista que aqui em minha cidade já faz uns 6 meses que tem uma 97 V6 à venda e não vende.
elmestizo
21/08/2012, 18:33
Meu comentários foram em cima dos motores citados, ou seja.. todos gasolina.
geovanih
21/08/2012, 19:39
Acho que a viatura do Zluiz tem esse motor, entra em contato com ele
http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/96371-expedicao-seguindo-rotas-de-jeison-krauspenhar.html
Abraço
Marco Dente
22/08/2012, 09:08
Elmestizo, quais são os problemas que esse motor (3.0 Gasolina) costuma apresentar?
Meu comentários foram em cima dos motores citados, ou seja.. todos gasolina.
elmestizo
22/08/2012, 09:13
Começar a queimar oleo e ser beberrão.
De uma googada por 3VZE. Até nos EUA esse motor é caro de se fazer, normalmente o povo acaba trocando o motor todo.
Marco Dente
22/08/2012, 09:50
Obrigado pela diga, mandei uma MP para ele
Acho que a viatura do Zluiz tem esse motor, entra em contato com ele
http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/96371-expedicao-seguindo-rotas-de-jeison-krauspenhar.html
Abraço
[]s
Marco Dente
22/08/2012, 09:57
Opa,com o "código" achei alguns sites gringos falando sobre o 3.0 gasolina
Estou pesquisando
De uma googada por 3VZE. Até nos EUA esse motor é caro de se fazer, normalmente o povo acaba trocando o motor todo.
Valeu
[]s
Marco Dente
22/08/2012, 10:44
Aqui no fórum tbm tem alguma coisa sobre ele:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/54214-sw4-v6-94-gasolina.html
niomarpm
23/08/2012, 00:04
Marco Dente!
A minha é 2.4 95, faço de 6 a 7,5 cidade e 9 a 10 estrada com ar ligado, tudo depende do pé, da carga e o tipo de estrada, tive que fazer o motor por ter dado problema na valvula termostática, gastei R$ 8.000,00 em fevereiro de 2011.
O maior problema era conseguir peças, aqui na minha região quase não tem sw4 gasolina. Até eu descobrir q fora motor e talvez caixa o resto é tudo igual as diesel 2.8.
só trocaria por uma diesel por causa do consumo mesmo.
Abraço
Elmestizo,
Aproveitando da sua experiência: qual melhor motor diesel da sw4?
Já li em algum lugar que é o 3.0 qua saiu acho que nas 2001 com bomba injetora mecânica, é isso mesmo?
elmestizo
23/08/2012, 06:59
O maior problema era conseguir peças, aqui na minha região quase não tem sw4 gasolina. Até eu descobrir q fora motor e talvez caixa o resto é tudo igual as diesel 2.8.
Se não me engano, o bloco é o mesmo.
elmestizo
23/08/2012, 07:04
Já li em algum lugar que é o 3.0 qua saiu acho que nas 2001 com bomba injetora mecânica, é isso mesmo?
Caveso,
A partir de 99 ou 2000 já são eletronicas. É um bom motor eletronico, confiável e com possibilidade de upgrades , leia-se veneno (UNICHIP), que lhe rende alguns pocotós a mais. Esse motor no Brasil, também é utilizado na Land Cruiser Prado.
Eu gosto do 2.8, com cabeçote de ferro, turbinado posteriormente. Aspirado é um motor de enceradeira... he he he.... isso não quer dizer que é o melhor, apenas um gosto pessoal.
Marco Dente
23/08/2012, 08:03
Marco Dente!
A minha é 2.4 95, faço de 6 a 7,5 cidade e 9 a 10 estrada com ar ligado, tudo depende do pé, da carga e o tipo de estrada, tive que fazer o motor por ter dado problema na valvula termostática, gastei R$ 8.000,00 em fevereiro de 2011.
Niomar obrigado por seu relato.
Com a ajuda de todos vcs estou conseguindo formar uma opinião para a tomada de decisão.
[]s
soneca_zzz
23/08/2012, 08:04
Elmestizo, as EFI são a partir do modelo 2001, ou seja, a partir do ano/modelo 00/01 são eletrônicas.
Marco Dente, eu crie um tópico uns dias atrás com dúvidas sobre a SW4 também, mas meu foco é Diesel. Se quiser dar uma olhada, tem coisas interessantes, julgo eu, para pessoas como nós que pretendemos entrar nesse "mundo"! hehehe
Segue o link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/108409-duvidas-gerais-sobre-sw4.html
Marco Dente
23/08/2012, 10:49
Elmestizo, as EFI são a partir do modelo 2001, ou seja, a partir do ano/modelo 00/01 são eletrônicas.
Marco Dente, eu crie um tópico uns dias atrás com dúvidas sobre a SW4 também, mas meu foco é Diesel. Se quiser dar uma olhada, tem coisas interessantes, julgo eu, para pessoas como nós que pretendemos entrar nesse "mundo"! hehehe
Segue o link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/108409-duvidas-gerais-sobre-sw4.html
Soneca, já estou acompanhando seu tópico tbm.
Só preciso vender o Vitara para garimpar a minha SW4.
Valeu
[]s
Caveso,
A partir de 99 ou 2000 já são eletronicas. É um bom motor eletronico, confiável e com possibilidade de upgrades , leia-se veneno (UNICHIP), que lhe rende alguns pocotós a mais. Esse motor no Brasil, também é utilizado na Land Cruiser Prado.
Eu gosto do 2.8, com cabeçote de ferro, turbinado posteriormente. Aspirado é um motor de enceradeira... he he he.... isso não quer dizer que é o melhor, apenas um gosto pessoal.
Então não existe motor 3.0 com bomba mecânica, é isso??????
Só o 2.8 mesmo?
brunodut
23/08/2012, 18:45
CAVESO de 97 até 00 todas são 3.0 com bomba mecânica, e de 99 para cima com a vantagem do radiador maior. de resto é o mesmo motor o 1kzt
Então, a "melhor" sw4 seria a 2000?
Perguntinha fácil...rsss
elmestizo
24/08/2012, 18:17
As melhores são as que estão em minha garagem:
92/93 - TD
97/98 - V6 Auto
brunodut
24/08/2012, 19:04
elmestizo falou tudo a melhor é aquele que você tem ou pode ter, mas em tese seria as 99/00 que particularmente eu sou suspeito para falar pois são as que eu mais gosto.
CAVESO de 97 até 00 todas são 3.0 com bomba mecânica, e de 99 para cima com a vantagem do radiador maior. de resto é o mesmo motor o 1kzt
só corrigindo, 96 à 00 são 3.0 TD com BI mecânica.
Na minha opinião a melhor que existe é a minha mesmo!!!hehehhe
Minha experiencia com meu ´98 sw4 3.4 V6 Auto - 6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com pneus 31" - 5.5 km/l e 8.5 km/l com pneus 32". Sempre com pé leve.
Motor muito bom, estou muito feliz com este carro (depois de trocar a suspensão - achei o original muito "mole")
Outra diferença entre os anos, pelo menos os carros a gasolina, é a suspensão - até 98 tinha altura "media", 99 foi mais alto e 2000 em diante foi mais baixo.
Marco Dente
10/09/2012, 09:18
Gram, obrigado pelo relato.
Pelos relatos e pelo que tenho lido a respeito, estou gostando bastante da 3.4, mas agora minha esposa quer trocar o 4x2 numa tracker, vamos ver qual vai chegar primeiro.... heheheheh
Valeu
Minha experiencia com meu ´98 sw4 3.4 V6 Auto - 6 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com pneus 31" - 5.5 km/l e 8.5 km/l com pneus 32". Sempre com pé leve.
Motor muito bom, estou muito feliz com este carro (depois de trocar a suspensão - achei o original muito "mole")
Outra diferença entre os anos, pelo menos os carros a gasolina, é a suspensão - até 98 tinha altura "media", 99 foi mais alto e 2000 em diante foi mais baixo.
Caveso,
Fala LM,
Então, as 97/99 ainda tinham bomba mecânica, certo?
Pra quem quer debitar um pouquito mais de óleo isso não é melhor?
E nas 2.8 turbo: meus amigos que têm, reclamam que a embreagem dura pouco (é menor que a da kzt).
elmestizo
16/09/2012, 20:50
Fala LM,
Então, as 97/99 ainda tinham bomba mecânica, certo?
-> Certo
Pra quem quer debitar um pouquito mais de óleo isso não é melhor?
-> é melhor, mas não tenho mta coragem, o cabeçote é de cristal, digo aluminio.
E nas 2.8 turbo: meus amigos que têm, reclamam que a embreagem dura pouco (é menor que a da kzt).
-> Não sinto isso. Tudo depende da referencia. Hilux/Sw4, seja qual for, a embreagem é carro de passeio.
Marco Dente
21/09/2012, 09:35
Mais uma Dúvida:
As SW4 são ou têm opção de 4x4 integral, full time?
fgonelli
21/09/2012, 13:35
Mais uma Dúvida:
As SW4 são ou têm opção de 4x4 integral, full time?
Somente a partir de 2006 já com o motor d4d.
Marco Dente
21/09/2012, 13:57
Fgonelli, obrigado pela informação.
Infelizmente ainda não terei uma SW4 4x4 full time.
Vou à procura de uma mais velha.
Galera se souberem de uma SW4 3.4 à gasolina em bom estado e com bom preço, por favor me avisem.
Somente a partir de 2006 já com o motor d4d.
fgonelli
21/09/2012, 18:03
Fgonelli, obrigado pela informação.
Infelizmente ainda não terei uma SW4 4x4 full time.
Vou à procura de uma mais velha.
Galera se souberem de uma SW4 3.4 à gasolina em bom estado e com bom preço, por favor me avisem.
Na verdade eu estava pensando nas diesel. Eu vi no forum americano que tem umas 4runner full time com 3.4 v6 mas não sei dizer se vieram para o Brasil.
Quem sabe um dia eu pego uma CT dessas mais novas e coloco na minha 97!! Sonhar não custa...
Boa sorte na compra.