Conectar

Ver Versão Completa : Diferencial central Reduzido Só Bloqueado

Wólmer Junqueira
20/08/2012, 13:36
Tenho um TR4 que tem só as opções 4x2, 4x4, 4x4 Bloqueado e 4x4 Bloqueado e reduzido.
Não entendo o motivo de ao usar a reduzida ter que bloquear o diferencial. Ou seja com 4x4BR só se pode andar em linha reta ou em terreno escorregadio.
Alguém conhece quem faça essa alteração no diferencial central do TR4?

Wólmer Junqueira
20/08/2012, 13:53
Todos as vezes que escrevi "diferencial" é do central a que me refiro

Jorgao
20/08/2012, 19:14
Tenho um TR4 que tem só as opções 4x2, 4x4, 4x4 Bloqueado e 4x4 Bloqueado e reduzido.
Não entendo o motivo de ao usar a reduzida ter que bloquear o diferencial. Ou seja com 4x4BR só se pode andar em linha reta ou em terreno escorregadio.

Wolmer, não há nada de errado nas opções de tração da TR4, é isso mesmo. O diferencial central não tem nada a ver com fora de estrada. Ele só serve para se usar uma tração 4x4 em asfalto, que é diferente da tração 4x4 convencional e tradicional de jipes e picapes, justamente pela presença do diferencial central. Ao se usar a TR4 no fora de estrada o certo é bloquear o diferencial central sempre, e pode fazer curvas normalmente pois em terreno escorregadio não há dano algum ao veículo. Quando necessitar, use a reduzida e aí sim, em reduzida, sempre deve-se tomar todo o cuidado com trancos e principalmente acelerações com o voltante esterçado.

Wolmer, talvez lhe ajude a entender melhor assim: Ao se bloquear o diferencial central, é como se ele estivesse ausente, e aí obtêm-se uma tração 4x4 propriamente dita e própria para o fora de estrada. O problema da TR4 é a ausência de um bloqueio traseiro, como um autoblocante positivo como um LSD, por exemplo, que salvaria o veículo de uma situação de X. A alternativa é instalar um bloqueio traseiro. Por não ser muito tradicional para trilhas, tem pouca opção, mas existem ótimas marcas como ARB, se não me engano.

guilhermeabreu
20/08/2012, 19:27
Todos as vezes que escrevi "diferencial" é do central a que me refiro

WÓLMER

Toda vez que vc precisa de REDUZIDA , é pq vc precisa para fazer uma força maior do que o normal e PARA VC FAZER FORÇA MAIOR É PRECISO QUE AS 4 RODAS FAÇAM FORÇA senão se uma só roda fizer a força maior que vc pretende fazer para retirar um outro carro atolado por exemplo , vai quebrar alguma coisa daquela roda , como a COROA/PINHÃO traseiro se só o traseiro estiver fazendo força para uma roda , pode quebrar o semieixo e assim por diante .

O fabricante não fez isto a toa , fez isto para proteger o sistema de tração para que ele não quebre ao vc usar a REDUZIDA para fazer mais força do que o normal , vc pode retirar isto que vc não quer e VAI TER O CARRO QUEBRADO MUITAS VEZES , aí vc decide .

Nas BANDS a reduzida só é engatada se tiver em 4X4 pq se fizer REDUÇÃO sem estar em 4X4 , corre o mesmo rísco que vc quer fazer dno seu TR4 , pois se a BAND vai fazer muita força e sem a tração estar nas 4 rodas , COM CERTEZA VAI QUEBRAR ALGUMA COISA DO EIXO TRASEIRO .

Não faça isto que vc quer fazer .

E outra TODOS OS CARROS QUE TEM DIFERENCIAL CENTRAL , qdo ele esta BLOQUEADO , é sinal de que vai funcionar IGUAL A UM CARRO COM TRAÇÃO NAS 4 RODAS MAIS ANTIGOS QUE NÃO TEM DIFERENCIAL CENTRAL , ou seja todos os carros que tem tração nas 4 rodas sem DIFERENCIAL CENTRAL é como se todos eles tivessem DIFERENCIAL CENTRAL BLOQUEADO , então não tem problema algum vc andar com o seu TR4 BLOQUEADO E REDUZIDO , não te dará problema algum , se fosse assim todas as BANDS , TRLLER , ENGESAS , CAMPER , JEEP WILLYS , LAND ROVER DEFENDER , TOYOTA HILUX 4X4 , S-10 4X4 , RANGER 4X4 e tantos outros por aí teria problema em usar a REDUZIDA . pois todos estes carros funcionam como se tivesem DIFERENCIAL CENTRAL BLOQUEADO .

Não sei se me fiz entender .

Obs : Dei a minha resposta antes de ler a resposta acima , mas a minha é uma complementação da resposta acima , pois o JORGAO falou a mesma coisa do que eu com outras palavras .

ABRAÇO

Walter da Camper
21/08/2012, 11:35
Acho que entendi a necessidade do colega.
Em passeios off road, com a TR4 da patroa já senti falta de poder usar a reduzida em terreno firme.
Explico: Em longas subidas, como estradas que terminam em alto de morro, é prudente usar a reduzida para não fritar o óleo do câmbio automático, mas às vezes a estrada é de terra batida bem firme e não é raro ter piso de concreto nas trechos mais íngremes.
Nessas situações, para não forçar a transmissão, eu procuro jogar, ao menos, uma das rodas em alguma parte mais escorregadia no canto da estrada, para que ela possa patinar um pouco e aliviar a tensão entre os eixos. Na parte concretada não tem jeito, é parar e tirar a reduzida. Às vezes, em comboio esse procedimento irrita quem vem atrás, mas... é o jeito.
Abçs.
Walter

Wólmer Junqueira
21/08/2012, 16:04
O que vocês me passaram foi derrubado pela Amarok que não tem bloqueio de diferencial central, pois tem controle de tração via ABS as avessas.
O Walter acertou em cheio. Tenho um sítio em Lumiar - Friburgo - RJ - RJ que tem uma ladeira de terra íngrime pa ca, com uma curva quase no fim, exatamente na maior aclividade, não sei se para melhorar ou piorar, concretamos, pois é o lugar onde sempre eu e a vizinhança não conseguíamos subir.
Só acho um absurdo obrigar a bloquear antes de reduzir. Tem que ter 4x4, 4x4R, 4x4B e 4x4RB - Super Select 5 com o 4x2.
Não sou trilheiro, mas preciso de torque em baixa velocidade.
Já pensei em colocar diferencial no(s) eixo(s) para outras situações, e aproveitando para desligar o bloqueio de diferencial, pois assim teria o "controle de tração" com reduzida.

Walter da Camper
21/08/2012, 16:30
Fico contente em ter acertado... Mas as considerações do Dr. Guilherme são pertinentes.
Eu mesmo já esfarelei uma caixa satélite do diferencial traseiro subindo pirambeira em reduzida 4x2.
No seu caso, acho que vale à pena subir reduzido e bloqueado parando antes do trecho concretado para mudar para 4x4H.
Mas como jipeiro é inconformado por natureza, tem um jeito de anular a tração com a reduzida engatada na TR4.
Basta estudar o acionamento da roda-livre que deve ser à váculo+elétrico e inventar um jeito de desacoplar através
de uma chave no painel. Seria o mesmo que desligar as rodas livres manuais nas viaturas mais antigas.
Abçs.

Wólmer Junqueira
21/08/2012, 20:45
Obrigado companheiros.

Não falei e nem usarei 4x2R, mas acho besteira não ter a opção 4x4R.
Vocês conhecem alguém que faça esse serviço? Quem fizer vai vender como água.

Quanto ao diferencial auto blocante dos eixos, tenho as seguintes dúvidas e quero o parecer de vocês:

Dianteiro - Posso e devo utilizar o Kaiser, já que será utilizado poucas vezes e sempre quando necessário?
Traseiro - Devo utilizar o de 10% de diferença de giro entre as rodas, já que será 100% utilizado mas que raramente atuará? Digo isso por causa de desgaste e ruído.
Obrigado pelo apoio que me estão dando.

FabioPuhl
21/08/2012, 22:41
Não há problema em usar o 4x4BR em qualquer tipo de terreno pois no maximo vai gastar os pneus, não vai quebrar nada, fiz uma trilha no fim de semana passai por todo o tipo de terreno, inclusive alfalto, e sempre no 4x4BR, o que da para notar que ficar mais pessada, de resto blz, ao que me admire foi com a força dela, sobe muito morro.

Walter da Camper
22/08/2012, 07:41
Tem um tópico no Forum Geral onde estão discutindo a utilização de 4x4B em asfalto molhado. Vou transcrever um trecho:

Com pneus iguais e em linha reta, TEORICAMENTE, os eixos girariam igualmente, mas na prática não é bem assim.
A grosso modo, uma diferença 5mm na altura do pneu, seja por desgaste ou diferença de calibragem, acarreta uma diferença de deslocamento de mais de 30mm no raio externo do pneu, ou que representa um ângulo de alguns graus no eixo.
O diferencial multiplica isso por 3 ou 4 (dependendo da relação), então um cardã chega na caixa de transferência com um ângulo considerável de diferença em relação ao outro e isso submete todas as peças exteriores à t-case a uma tensão de esforço mecânico, que só terá alívio com o deslizamento de algum dos pneus.
Por isso acho que o aumento de estabilidade (em reta ?!?) não compensa submeter o sistema a esse esforço todo.
Se vai quebrar ou não, isso pode ser questão de diversos fatores, inclusive de sorte.
Uma maneira prática de comprovar isso é a dificuldade de desengatar o 4x4 quando andamos em estrada de terra batida (boa aderência).
Essa resistência da alavanca é devida à tensão mecânica que dificulta o deslizamento da luva de engate sobre o eixo interno da t-case.
Se a questão é segurança no asfalto molhado, é preferível andar um pouco mais devagar e poupar cruzetas, semi-eixos e afins.

No caso do asfalto seco, é consenso entre os mais experientes que não se deve andar em 4x4 em carros sem diferencial central (ou com ele bloqueado). É claro que a transmissão foi feita para aguentar algumas "cantadas" de pneu aquí e alí, mas andar com pneus esfregando constantemente (mesmo que não se ouça o cantar), estará condenando as homocinéticas da TR4 a uma drástica redução da vida útil. Isso sem falar desgaste inútil de pneus.

Wolmer, se vc não faz trilha, acho desnecessário instalar bloqueio nos dois eixos. Que bloqueio é esse de 10%?

Jorgao
23/08/2012, 05:02

Wolmer, no troller, por ter rodas-livres manuais, é possível engatar 4x4 reduzida sem girar as borboletas das rodas dianteiras, ou seja, você fica reduzido, mas apenas em 4x2. Isso é para ser usado ao se puxar reboques, como meu amigo usa na fazenda dele e não prejudica em nada o jipe, mesmo ele não tendo diferencial central, pois o eixo dianteiro está livre.

Acredito que talvez essa seja a solução para o que você quer, certo? Usar a reduzida NO ASFALTO sem danos ao veículo. Basta trocar por rodas-livres manuais!

O sistema da TR4 de tração é mecânico, bem confiável, mas as rodas-livres são, parte à vácuo e parte elétrica, ou seja nem um pouco confiáveis!
Tanto é, que essa era uma das principais diferenças entre as picapes L200 x L200 savana antigamente, a ineficiência do sistema à vácuo x a confiabilidade do sistema manual.
Colocando roda-livre manual, além de ter um sistema praticamente totalmente confiável, você ainda ganha a possibilidade de fazer uso da sua TR4 como um caminhãozinho, como nos jipes.

Só resta pesquisar opções de roda-livre manual pra tr4. Com certeza deve ter alguma!

Wólmer Junqueira
26/08/2012, 21:24
Estive fora do ar uns dias, por isso não respondi a vocês.

Walter,
Num bate papo com amigos leigos no assunto, como eu, me foi dito que existem bloqueio de diferencial 90/10 e 70/30, ou seja uma das rodas do eixo roda 100% da rotação transmitida ao eixo e a outra roda 70% ou 90%. É isso mesmo?

Jorgão,

A sua ideia é boa, simples e no meu caso é uma boa solução, obrigado pela dica.

Pelo menos parece que há um consenso em ter nós 3, falta nos carros 4x4 a opção 4x4R, para o caso quando se quer força em terreno firme, onde nem é necessário o 4x4, mas é mais seguro para distribuir melhor a força em 4 rodas.

O VW Amarok quebrou este tabu, e me parece que a nova Ranger também. Mas como essas revistas de carros são vendidas não dá para acreditar no que elas escrevem.

Walter da Camper
27/08/2012, 10:37
Wólmer,
Esses bloqueios parciais, expressos em porcentagem, são chamados de "deslizamento limitado" ou LSD em gringo.
Na prática, eles não bloqueiam realmente, apenas impõe uma resistência ao efeito diferencial, mas em situações limite (um roda no ar e outra escorada num degrau), essa resistência é vencida e uma roda acaba ficando parada enquanto a outra gira.
Mas em lama e subidas com pedras soltas funciona muito bem e em algumas situações ajuda a sair do efeito X, muito comum de acontecer com a TR4 devido ao pouco curso das suspensões (em parte culpa é da barra estabilizadora que alguns arrancam fora para usar o carro em trilhas).
As Pajero iO, antecestral gringa da TR4 vinha com esse bloqueio no dif. traseiro.
Que eu saiba, o único bloqueio disponível (no Brasil) para a TR4 é o Kaiser, que efetivamente bloqueia o eixo, já que não é um diferencial e sim um sistema parecido com uma catraca.
Mas para o seu perfil de utilização não parece ser necessário nenhum tipo de bloqueio. Mesmo assim, caso fosse utilizar, colocaria na dianteira, tomando os devidos cuidados para não estourar uma homocinética.
Na traseira me parece inseguro no asfalto, pois em curvas apenas uma roda (a interna) irá tracionar, já que a catraca libera a outra para girar mais depressa sozinha, sem receber tração.

leobnaval
27/08/2012, 12:21
O VW Amarok quebrou este tabu, e me parece que a nova Ranger também. Mas como essas revistas de carros são vendidas não dá para acreditar no que elas escrevem.
Nem Amarok nem Ranger quebram este tabu e nenhuma delas tem a opção que você deseja 4x4 full com opção de reduzida.

Muito pelo contrário a amarok AT só disponibiliza tração 4x4 full time (pois a versão com câmbio mecânico possui o mesmo sistema de tração tradicional part-time, igual Hilux, L200, Ranger, S-10, etc) e sem opção alguma de alterar ela, e a Amarok AT nem tem disponivel a opção de reduzida, nem de bloqueio central. Ou seja queira ou não ela estará em 4x4 full-time hi.
Porém com divisão-padrão do torque pelos eixos na proporção 40% eixo diant. e 60% eixo tras. (podendo enviar até 80% para um dos eixos).

Já a Ranger ou nova Ranger possui o sistema de tração 4x4 part-time nas versões a diesel, ou seja, as opções de:
4x2;
4x4 (50% para cada eixo);
4x4 reduzida (50% para cada eixo com redução na transmissão);

Ambas diponibilizam bloqueio 100% do diferencial traseiro.

E quanto a Pajero IO ter bloqueio na tras. eu nunca ouvi falar disso, ele tem o bloquio do dif. central como na TR-4, o do dif. tras. acredito que tenha apenas o LSD.

Pessoal a TR-4 e IO, possuem um dos melhores e mais amplos sistemas de tração disponiveis:
4x2
4x4 full-time (dif. central aberto)
4x4 dif. central bloqueado (divisão de torque de 50% para eixo tras. e 50% para o eixo diant.)
4x4 bloqueado com reduzida (divisão de torque de 50% para eixo tras. e 50% para o eixo diant. com redução na transmissão)

E ainda assim você não estão contentes hehehehhe. Se ela em 1ª marcha (no MC ou em Low no AT) e 4x4H não der conta, coloca a 4LLc (só não faça curva em piso com boa aderência: asfalto, cimento, etc.)

[]s

beportela
19/03/2016, 00:14
Exatamente, sou dono de uma TR4 2006 2.0 AT e de uma L200 Triton HPE 3.2 2012 AT e o que eu queria era poder utilizar a reduzida sem ter que bloquear o diferencial central, ou seja, poder usar o 4x4H com a reduzida, para subir ladeiras íngremes e com muitas curvas fechadas em terrenos firmes, asfalto ou paralelo, e ambas as trações não me permitem fazer isso. A ordem de engate da tração da TR4 teria que ser invertida, dessa maneira: 4x2, 4x4H, 4x4H Reduzida e por último o bloqueio do diferencial central. Alguém sabe o porque da necessidade de bloquear o dif. central antes de poder reduzir? Deve haver um motivo porque os engenheiros da MIT não seriam loucos de fazer isso se não houvesse um motivo maior. Do jeito que é só se pode usar a reduzida em terrenos de baixa aderência, o que é um grande desperdício. Se alguém souber responde aeee :) Obrigado