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Ver Versão Completa : Pajero TR4 2013 - Vou me arrepender?



RHL
20/08/2012, 08:13
Pessoal, estou praticamente decidido a trocar meu T4 3.0 2006 por uma TR4 zero km.

Não tenho feito trilhas, e gostaria de um jipe um pouco mais confortável para viagens, pois minha filha está com 3 meses :drool:


Usarei a TR4 como uso o T4, dia a dia e longas viagens.

O que acham?

R.Becker
20/08/2012, 08:58
A maior dor vai ser sentido no motor... trocar o diesel por gasolina sempre dá uma dó...

mas em termos de conforto acredito que tu vá ganhar bastante...

boa sorte ai, depois relata aqui, os prós e contras

vai pegar a automática?

RHL
20/08/2012, 09:07
gostaria de pegar uma manual, mas parece que 4x4 só automática agora...

R.Becker
20/08/2012, 09:54
Será que tiraram de linha a manual?

Puxa, até poderiam fazer isso, mas desde que atualizasse essa caixa pra uma 6 marchas e mais rápida.. Acho que não fizeram isso..

Uma pena, mas a tr4 é um carro bem desenvolvido no resto...

edusao
20/08/2012, 14:01
Em conforto de uso diário ganha bastante, não tanto em espaço, mas pela diferença de altura para entrar e sair do carro, compras, cadeirinha de bebe, porta malas, etc...e também pelas 4 portas. Pelo carro em si vai notar muita diferença p usar, o troller vc sente ele maior, mais pesado,mais parrudo, inclusive mecanicamente. A tr4 é mais carro pequeno que camionete nesse sentido (mas não que não seja forte, só é diferente). Outro ponto que vai pegar é autonomia e respectivamente o consumo né, que na tr4 (principalmente automatica) é forte mesmo e não adianta. Tive os dois carros, por isso to opinando p tentar ajudar na sua escolha. E realmente não tem mais tr4 mecanica 4x4, agora mecanica é só 4x2. Boa sorte ao amigo!!

Jorgao
20/08/2012, 19:33
Eu diria, com certeza você vai se arrepender. Normalmente o caminho é exatamente o inverso hehe. Mas, carro zero é carro zero Márcio. Não esqueça de olhar outras opções, que na minha opinião valem mais a pena que a TR4, como Grand Vitara, Tracker, Jimny, e para seu uso, considere também, SX4, ASX, e outros crossovers. Mas, depende da grana que você tem.

fabra1975
20/08/2012, 20:54
Márcio, eu tinha uma tr4 e troquei em má triton, se vc colocar a cadeirinha da sua filha na tr4, sua esposa não pode ter mais que 1,50m pois tem que chegar o banco do carona bem para frente, quanto ao porta malas, cabe bem o carrinho
abs

RHL
21/08/2012, 02:54
Então Jorgao, to muito balançado pelo Jimny, afinal de contas temos uma Megane Grand Tour que dá conta das bagagens aqui em casa!

Sei não, de repente serei mais um suzuqueiro hehehehehehehe

amanhã farei test drives nos 2.

A única coisa que sei é que quero um jipe zero km...

Jorgao
21/08/2012, 03:07
Então Jorgao, to muito balançado pelo Jimny, afinal de contas temos uma Megane Grand Tour que dá conta das bagagens aqui em casa!

Sei não, de repente serei mais um suzuqueiro hehehehehehehe

amanhã farei test drives nos 2.

A única coisa que sei é que quero um jipe zero km...

Se você andar no Jimny DDS (4sport aqui no brasil se não me engano), você sai lá da concessionária com o negócio fechado. Teve um colega meu que me chamou pra ir ver um, amei. Ele quase comprou, mas se endividou e pegou um troller hehe. Mas, pelo uso que você descreveu, não é pecado algum sair do troller pro jimny. Vai fundo!

rica_cj5_6cc
21/08/2012, 09:36
fala galera...então Marcio...eu já tive troller, e estava com uma TR4 no momento, estava com negócio praticamente fechado com um T4 2008, filé...e dai descobrimos que a família ia crescer...heeheh...abortei a idéia do Troller por causa do espaço, mas como não queria perder o estilo e não tenho uma megane grand tour, como 2º carro (tenho uma strada para trabalhar) resolvi partir para ignorância e peguei uma Savana, perfeita para viajar (com espaço de sobra e ainda dá para fazer uma trilhazinha)...e como falaram anteriormente, o problema da TR4 é justamente a autonomia...e tem outro problema, geralmente as esposas gostam bastante e você acaba ficando sem brinquedo no fim de semana...hehehe

abraços
Rica

Walter da Camper
21/08/2012, 11:23
Minha esposa tem uma 2011.
Os únicos problemas que vejo no carro são:
1-pouco espaço interno: tenho 1,73 e meu joelho bate no painel se o banco não estiver quase todo para trás, o que prejudica o espaço no banco traseiro.
2-cambio automático de 4 marchas faz o carro parecer lerdo, mesmo tendo 140 pôneis no motor. Mas isso não é problema, é apenas questão de costume.
De resto o carro é bem robusto e encara bem situações de off-road leve.
Autonomia, se for na gasolina não vejo problema: 72 litros x 8,5 = 600 Km. No álcool 72 x 6,5 = 460Km.
Aconselho, pelo menos entrar em um antes de decidir pela compra. Se tivesse feito isso na época, talvez tivesse dado um Gran Vitara para a patroa. Mas ela está contente e é isso o que interessa.
Abs e boa escolha

AACL
22/08/2012, 15:40
Vc vai se arrepender.

A 2013 4x4 só tem AT, tiraram de linha a 4x4 MT. O cambio automático vai te deixar com raiva e com falta de motor (que no caso da TR4 já não sobra, pelo contrário).

Pras pessoas altas ela é realmente apertada. Pra pessoas de estatura mediana (eu tenho 1,73 e não tenho do que reclamar), o espaço interno é ok. Porta malas vc já está acostumado com o porta luvas do T4, então vai achar que é uma mala enorme a da TR4. Se vc tirar a tampa e os batentes vc tem capacidade até o teto, e isso realmente deixa o portam malas grande. Acho que a TR4 não tem isofix, e vc deve precisar idsso já que disse ter criança.

Tb acho que esse modelo 2013 deve ser o último (ou penúltimo, já que a MIT não tem vergonha na cara). Já passou da hora da TR4 ter um modelo novo.

Eu esperaria sair o modelo novo ou veria o Gran Vitara (se vc realmetne precisa de um carro com reduzida). Se quer um carrinho off road pra passeios, o Jymmi tb é uma boa opção.

Mas se vc quer um carro pr dia a dia e não precisa de reduzida eu aguararia o Eco Esport 4x4 que deve vir no próximo ano. Esse carro está muito moderno e seguro e mesmo com o 4x4 soft que vão colocar nele pode ser uma opção pra quem quer uma SUV que vai andar por "bons" caminhos.

Abs,

Lindóia

RHL
23/08/2012, 09:38
Então pessoal, fiz um test drive no Jimny 4Sport e foi amor a primeira vista!

:D

bem provável que seja meu próximo jipe!

366135

Jorgao
23/08/2012, 16:42
Então pessoal, fiz um test drive no Jimny 4Sport e foi amor a primeira vista!

:D

bem provável que seja meu próximo jipe!

366135

Hahahahah! Falei cara! Também gostei muito! O do test-drive está com pneu mud? Você tem opção de fábrica de sair com BF Mud!
Já te adianto que você pode usar um 235/75R15 ou um 30" mud pra asfalto/trilha. Fiquei sabendo de um caso de um cara que tentou usar 31" e quebrou, voltou pro 30" mud e é só alegria nas trilhas. Tenho certeza que não vai deixar a desejar nem um pouco em comparação com teu troller de 31". O Jimny tem 1/4 do torque do teu troller, mas pesa quase metade do peso, é tão fácil de mexer/preparar quanto qualquer outro jipe (eixo rígido/molas helicoidas/chassi). Só não deixe de investir em bloqueio traseiro (não sei se ele vem com LSD).
E não faça a besteira de colocar o guincho do teu troller nele, compre um bem mais leve!
Só por curiosidade, quanto está saindo um 0 km 4sport?

davidfarhat
23/08/2012, 17:54
Falaí meu amigo Rahal! Vai vender o Mamute é?

Pensando em trilha sobre as opções, mesmo eu sendo proprietário de TR4 indicaria o Jimny, é mais apropriado e tem muito mais facilidade de preparação. Como todo final de semana faço algum passeio e/ou trilha aqui pelo RN, e constantemente vou de Zeca do user Sandro Natal aqui do fórum também (Jimny com Lift, Bloqueio ARB, BF AT, Susp Amortecedor Duplo) posso te dizer que o único defeito dele é ter um motor fraco...O novo agora teve um ganho em torque, mas alongaram a relação de marcha, então ficou quase elas por elas...A TR4 ganha em conforto, espaço interno e potência no motor, mas tem um mercado restrito (em crescimento) de preparação


Sinceramente?! Não vejo ganho expressivo em conforto no Jimny pra valer a troca


Eu ficaria de Troller, mesmo que você não utilize tanto, mesmo que não seja tão confortável...Não vai perder tanto com desvalorização, tem a vantagem do Diesel, potência de sobra, bem montado pra brincar...



Sinceramente, de amigo mesmo...


Abs

MkThEbEsT
23/08/2012, 18:20
Fala galera, vou aproveitar o topico.


Estou trocando de carro, possuo um Punto no momento e quero pegar um 4x4, queria gastar no maximo ate 80k.

E vi a Pajero TR4 como sendo uma possivel escolha, não faço trilhas, mas gostaria de um carro em que pudesse andar sem medos em todos os cantos, gosto mto de ir a praia no fds, entao com um carro desses vc pode ir pra beira da praia, tomar umas de boa. Ou seja, 85% do meu tempo seria realmente para cidade os outros seria para uma viagem/praia da vida, nada de trilhas pesadas como a galera que manja mesmo anda hehe.

Desta forma, a TR4 atende bem meus requisitos?ou teriam algum outro carro que me indicam?andei pensando numa hilux também usada, mas na faixa dos 80k so 2006 pra baixo... ja acho bem antigas... meu pai tem uma 2011 e eh uma beleza de carro.

Qualquer ajuda para um iniciante 4x4 sera bem vinda.

Agradeço a atenção de todos.

Abraço!

davidfarhat
23/08/2012, 18:41
A TR4 é um ótimo carro, vai te atender muito bem no que procura...Como já comentado aqui, modelo zero km apenas com transmissão automática, que muitos comentam ser mal escalonada e tornar o carro um pouco gastão...Se você tem condições de comprar algo com orçamento próximo de 80k, consegue comprar um Troller seminovo, se procura um pouco mais de conforto tem os Granvitara´s III que são ao meu ver são superiores a TR4 e bem vendidos aqui no nordeste...


Abs

RHL
23/08/2012, 20:04
Jorgao, tá 63k cachoeiras o 4sport...
não vou colocar o ekron nele não!!!!! kkkkkk
david, estou saindo do mundo diesel, até termos segurança pra rodar sem ser abordado por um FDP com um .38 em uma moto.

RHL
23/08/2012, 20:05
ah, não trocaria meu troller por outro troller, a não ser que fosse um 3.2 modelo novo, mas não tem como $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

jwalker
23/08/2012, 21:16
Olá Pessoal,

Eu tenho uma TR4 2010 MT, já fale dela aqui. Quando meu filho, agora com 1 ano e 7 meses nasceu, já estávamos com ela e é o nosso único carro, porque além de gostar de mato e 4x4, também sou ciclista e faço tudo de bicicleta por Curitiba, mesmo com chuva. O carro fica com a patroa durante a semana e finais de semana sempre fazemos passeios rurais. Além disto, usamos para viajar bastante.

Com relação à criança: cabe tudo na TR4. Já viajamos com carrinho de bebê, tralhas de criança, nossas tralhas e minha mountain bike. Um detalhe que tem este tipo de carro esquece é o teto, que no manual da viatura diz que aguenta até 80 kg de carga. Nele eu sempre coloco minha bike (uns 13 kg, vai no Thule) e o carrinho de bebê (embalado em uma lona de plástico), quando vamos viajar. O resto vai no porta malas e dá de sobra, já que ele é maior do que os de Palio, Uno e Gols da vida. E quantas famílias viajam nestes carros? acho um exagero falar que o porta malas da Tr4 é pequeno. Quem compra um carro desses leva junto um estilo de vida, tal como jogar a bike no teto e enrolar na mão, no plástico, o carrinho do bebê, hahaha... Não quer nada disto e só tem 80 dilmas? Compra uma picape 4x4 (bem) usada. De fato, se colocar a cadeirinha no banco de trás, como manda a lei, fica justo pra patroa no banco do carona, mas minha esposa tem 1,75m e vai na boa. Lógico que num Edge iria mais à vontade...

Quanto aos outros SUVs citados aqui: dias desses, pensando em mais espaço interno, foi ver um Duster 4x4. Fiz um test drive e a sensação que tive, ao comparar com a TR4, foi: parece um desses carrinhos de plástico, de brinquedo. Não se compara. Concordo com os colegas que veem o Jimny e o GVIII como alternativa à TR4, mas Duster, NhecoSport, CRV não são. Nao que sejam ruins, não são, mas são para outro tipo de aplicação. FIz um test drive também no ASX 4x4, achei muito bacana, mas 100 kilodilmas nele é muito. Saí com a impressão que uns 75 mil tava bem pago (assim como 73 paus numa TR4 também é uma aberração). Mas vou falar: já fiz Curitiba-Guaraqueçaba algumas vezes, só de estrada de chão (pedras, buracos, valetas) dá uns 150 km ida e volta. Minha TR4 foi e voltou com um pé nas costas. Não sei se o ASX voltaria tão inteiro!

Detalhe final que gostaria de lembrar pra quem tem família: a tração 4x4 com diferencial central da TR4 (e as outras Pajeros beeem mais caras também). Já fiz mais de 100 km direto na chuva na BR116 indo ao RS e a segurança, junto com os freios ABS, foi espetacular.

Enfim, quando os amigos perguntam sobre o que penso de minha TR4, costumo tecer dois comentários: 1) é um tanque de guerra, com tudo de bom e ruim que isto tem; 2) é uma calça jeans: resistente, confiável, dá pra usar no mato e também ir em um bom restaurante da moda.

Abraços!

davidfarhat
23/08/2012, 22:18
jwalker, muito bem redigido seu texto, sou paranaense e morei em Curitiba até dezembro do ano passado, amo sua cidade (sou de Ponta Grossa) suas definições para a TR4 são perfeitas...adicionalmente a TR4 ter o part time na tração faz muita diferença pra andar na chuva, coisa que os similares não oferecem...


Asx aqui em Natal foi fazer um passeio em dunas que costumamos fazer na maior tranquilidade, voltou pra casa sem parachoques kkk



Rahal, sendo assim, acho que a TR4 seria mais versátil pra você, se um dia você quiser sair com a família no 4x4, colocar cadeirinha no Jimny vai ser um empenho comparado com a TR4...


Eu particularmente acho espetacular esse Sport novo, mas acho que vai te servir melhor a TR4...


Me passa MP depois os dados de venda do Mamute, dependendo dá jogo kkk



Abs

Jorgao
24/08/2012, 03:21
Jorgao, tá 63k cachoeiras o 4sport...
não vou colocar o ekron nele não!!!!! kkkkkk
david, estou saindo do mundo diesel, até termos segurança pra rodar sem ser abordado por um FDP com um .38 em uma moto.

Márcio, teve algum problema com assalto aí em Cuiabá? Ando tranquilão no troller aqui no Rio, pois não há roubo de troller por aqui. Aí é que nem são paulo e nordeste?

Puts, 63k é meio pesado prum jimny... Acho que com menos de 70k dá pra pegar um T4 08 ou talvez até um T4 09 (melhor acabamento) aqui no sudeste.
Teu troller está novo, 96 mil km não é nada. Pensa bem, pois o conselho do teu amigo davidfarhat aí não é em vão não.

Mas, se quer mesmo um jipe 0 km, vai fundo que o 4sport não tem como desagradar um jipeiro. Agora, realmente, o conforto dele em relação ao troller... sei lá. Já vi comentário de gente que saiu do 4sport para o jimny convencional pois a diferença é brutal entre eles. O 4sport sai preparadinho pra trilha né, o conforto vai pras cucuias... deve ser pouca coisa melhor que um t4 original.

RHL
24/08/2012, 09:59
vou pensar bem a respeito Jorgao

SergioMedeiros
31/08/2012, 22:37
vou pensar bem a respeito Jorgao

Marcio, não faz isso não.... não troca teu T4 por um Jimny por favor.... :-)

JWalker, sou de Curitiba também, e meus passeios rurais já se esgotaram em opções. Por acaso voce não mapeia no GPS seus passeios e teria o .trk para passar???

Abs

jwalker
03/09/2012, 15:18
Marcio, não faz isso não.... não troca teu T4 por um Jimny por favor.... :-)

JWalker, sou de Curitiba também, e meus passeios rurais já se esgotaram em opções. Por acaso voce não mapeia no GPS seus passeios e teria o .trk para passar???

Abs

Olá Sérgio,

Não sou muito de mapear não, até porque os passeios são meio "óbvios", rsss.... Mas vou ver o que tenho no notebook e te passo!

Abraço!

cézão_MTB
18/10/2012, 20:31
acho suficiente o motor do TR4 para o câmbio automático de apenas 4 marchas, afinal, um carro desse tipo tem que privilegiar o TORQUE, não velocidade final.

Estou de olho na TR4 4X2 (lançamento 2012) de câmbio automático. Meu irmão que já teve duas TR4 e agora tem uma TUCSON disse que o carro da Hyundai é muito mais confortável, não sei se é o que você dá preferência hoje em dia; mas a minha preferência ainda é a TR4.

Por ser um carro a diesel, o seu Troller T4 mantém o preço (desvaloriza menos) que os carros a gasolina, esse Jimny então deve desvalorizar muuuuuuuito rápido.

Walter da Camper
19/10/2012, 08:11
acho suficiente o motor do TR4 para o câmbio automático de apenas 4 marchas, afinal, um carro desse tipo tem que privilegiar o TORQUE, não velocidade final.

Estou de olho na TR4 4X2 (lançamento 2012) de câmbio automático. Meu irmão que já teve duas TR4 e agora tem uma TUCSON disse que o carro da Hyundai é muito mais confortável, não sei se é o que você dá preferência hoje em dia; mas a minha preferência ainda é a TR4.

Por ser um carro a diesel, o seu Troller T4 mantém o preço (desvaloriza menos) que os carros a gasolina, esse Jimny então deve desvalorizar muuuuuuuito rápido.

Sobre motor x cambio AT, minha percepção é exatamente o contrário. A velocidade final é boa, mas o câmbio tem reações lentas e prejudica muito as retomadas. Mesmo assim, eu prefiro esse câmbio sem muita frescura eletrônica do que um moderno não-sei-oque-tronic, considerando a proposta off-road do carro.

Antes de comprar a TR4, fiz um teste-drive num Suzuki SX4 2.0 AT. Anda muito, mas muiiito mais que a TR. Mas como precisava de um carro com real capacidade off-road, achei a TR4 mais adequada.

Para quem pretende usar só no asfalto, existem outras opções com mais conforto, desempenho e economia. Particularmente não vejo qualquer sentido lógico numa TR4 4x2, exceto a questão de modismo estético (comparável a carregar pranchas de surf no rack e não saber nadar).

cézão_MTB
19/10/2012, 20:11
Motivos para se ter uma TR4 mesmo que seja 4X2:
- A altura (vão livre do solo) é muito boa para estradas esburacadas ou regiões que sofrem com alagamentos (SP p. ex), e, é claro, no off-road;
- Um carro com uma altura maior traz mais segurança em casos de colisões ou acidentes;
- a TR4 mesmo 4X2, é um dos poucos carros vendidos no Brasil que aceita pneus ALL TERRAIN, seja 225/70 ou 235/70 aro 16, o que traz muita vantagem no fora de estrada;
- Esse tipo de carro inibe os condutores de altas velocidades por causa de sua altura e leva a uma condução mais tranquila, pelo fato de serem altos (já tive carro com molas esportivas e aquilo ali te convida a abusar nas curvas); até acho besteira se colocar tanta potência em carros tipo SUV, Jipes e Camionetes, esses carros não são ideais para altas velocidades nem curvas muito rápidas;
- Geralmente o preço do Seguro de um carro 4X2 é menor do que de um 4X4 porque este último é visto como carro de trilha, o que aumenta o "fator risco" do carro (pelo menos é o que DEVIA acontecer);
etc.

SergioMedeiros
19/10/2012, 22:43
Sei não, mas concordo com o Walter. Comprar uma TR4 4x2 é sem sentido algum. A TR4 tem todas as características de um Jipe. Dura, interior extremamente reduzido, sem estabilidade nas curvas, manca.... ela é 2.0, bebe que nem 2.5 e anda que nem 1.0. Sofrível. As qualidades dela, que a deixam cara, são exatamente o conjunto de tração, que é o que faz a diferença em uma TR4. Tem as mesmas configurações de uma Pajero Full. Só isso e a estética que compensam em uma TR4. Agora, uma 4x2???
OffRoad com ela? Estrada de terra somente certo? Ela vai se comportar como qualquer outro carro.
Altura? Não é mais alta do que qualquer outro SUV que temos no mercado com muito mais conforto e economico.
Segurança, mesma resposta que a altura.
Pneus AT? Desconheço um carro 4x4 que não aceite alguma configuração fácil de encaixe para ATs. Aliás, ela é uma das mais chatinhas pra se instalar um AT sem pegar no final de curso.
Ela não inibe a velocidade por ser alta, ela inibe porque não anda mesmo. Quanto a isso até concordo, pois a TR é capaz de arrancar atras de um mileto no sinaleiro.
Cota o seguro da TR4 e compara com um SUV não 4x4 que voce vai se surpreender como ela pode espantar na hora de fechar um seguro... espantar de cara!

Eu gosto da TR4, acho ela um jipinho valente... mas o único motivo que considero relevante para justificar sua compra é justamente o sistema de tração excepcional que ela oferece... justamente o item que não vem na 4x4.

Walter da Camper
20/10/2012, 11:31
Respeitando a opinião de quem se interessa pelo 4x2, chamo atenção para mais um fato a ser considerado.
PREÇO DE REVENDA
Modelo que tem muita tradiçao no 4x4 costumam ter baixa aceitação na versão 4x2.
Pesquise por exemplo o preço e facilidade de revenda das primeiras Hilux e L200 4x2.

Walter da Camper
20/10/2012, 11:47
Lembrei de mais 2 coisas importantes.

As TR4 a partir de 2010 utilizam rodas aro 17 para o qual existem poucas opões de pneu AT. Além disso, o espaço existente não permite a utilização de pneus maiores, porque o original 225 fica quase encostado na torre do amortecedor.

A suspensão do TR4 tem um curso muito pequeno. Ao virar esquinas com valeta em subida, a roda traseira sai do chão e o carro fica patinando sem sair do lugar (no asfalto), situação em que é preciso engatar o 4x4H ou dar ré (se não tiver outro carro atrás).
Essa característica torna o 4x2 péssimo para andar em estradas esburacadas. Nessas situações é preferivel um carro com tração dianteira, em que o peso do motor não deixa que uma das rodas dianteiras saia do chão (Ecosport, Duster,...).
Por incrível que possa parecer, tem lugar que eu passava devagarinho de Meriva e que a TR só com tração traseira não passa, ou só passa pegando bastante embalo.

cézão_MTB
20/10/2012, 18:19
Lembrei de mais 2 coisas importantes.
A suspensão do TR4 tem um curso muito pequeno. Ao virar esquinas com valeta em subida, a roda traseira sai do chão e o carro fica patinando sem sair do lugar (no asfalto), situação em que é preciso engatar o 4x4H ou dar ré (se não tiver outro carro atrás).
Essa característica torna o 4x2 péssimo para andar em estradas esburacadas. Nessas situações é preferivel um carro com tração dianteira, em que o peso do motor não deixa que uma das rodas dianteiras saia do chão (Ecosport, Duster,...).
Por incrível que possa parecer, tem lugar que eu passava devagarinho de Meriva e que a TR só com tração traseira não passa, ou só passa pegando bastante embalo.

Realmente essa situação de ter que utilizar a 4x4H frequentemente (até ao subir em rampas!) desanima a compra de uma TR2 (TR4 4X2)!

SergioMedeiros, existem VÁRIOS 4X4 atualmente que utilizam rodas 17", 18" e até 19" que não se acha pneus AT; esses coreanos nas suas versões TOP de linha se gabam de ter tração integral e costumam utilizar pneus para asfalto (acho uma contradição isso).

Muito obrigado Walter pelas dicas das peculiaridades do TR4, realmente seu relato sobre essas características do carro, que poucos conhecem, serão decisivas para um futuro interessado nessas novas versões da TR4. Com essa dica realmente acho que o carro vai "micar"!

SergioMedeiros
21/10/2012, 15:02
SergioMedeiros, existem VÁRIOS 4X4 atualmente que utilizam rodas 17", 18" e até 19" que não se acha pneus AT; esses coreanos nas suas versões TOP de linha se gabam de ter tração integral e costumam utilizar pneus para asfalto (acho uma contradição isso).



Ser 4x4 não quer necessariamente dizer ser carro offroad. Aí não tem problemas em colocar rodas 17 para cima. Comprar um carro 4WD, sem bloqueio de diferencial central, é a mesma coisa que comprar um Audi Quattro. Sua proposta é mais aderência no asfalto e pistas molhadas, distribuindo a tração de forma mais uniforme e melhorando a estabilidade.

Mais uma coisa, roda pode ser trocada. O que impede a colocação de pneus ATs é o curso da suspensão, para-lamas e esterçamento total do volante, não necessariamente o tamanho da roda que pode ser facilmente substituida.

Walter da Camper
21/10/2012, 17:49
Taí o motivo de não caberem pneus maiores, independente de ser AT, MUD ou qualquer outro.


376528376529376530376531

Fotos extraídas do site:
--http://sopajerotr4.blogspot.com.br/2011/05/grande-encrenca-pneus-para-tr4.html--

cézão_MTB
24/10/2012, 21:40
Taí o motivo de não caberem pneus maiores, independente de ser AT, MUD ou qualquer outro.


376528376529376530376531

Fotos extraídas do site:
--http://sopajerotr4.blogspot.com.br/2011/05/grande-encrenca-pneus-para-tr4.html--

O apelo ESTÉTICO das rodas 17" acabou prejudicando as últimas versões do TR4, pois na medida 225/70-R16 existe o excelente pneu Firestone DESTINATION A/T.
Firestone | RADIAL | CAMIONETE | DESTINATION-AT (http://www.firestone.com.br/pneus/Radial/Camionete/destination-at)

Firestone | RADIAL | CAMIONETE | DESTINATION-AT (http://www.firestone.com.br/pneus/Radial/Camionete/destination-at)


Encontrei um TR2 automático 2011/2012 por R$65.000, mas tenho certeza que se oferecer R$60.000 a Agência aceita; por esse preço fica mais barato que um Renault DUSTER Automático 4X2 (custa R$63.000).

yoda
16/01/2013, 15:41
Pessoal, estou praticamente decidido a trocar meu T4 3.0 2006 por uma TR4 zero km.

Não tenho feito trilhas, e gostaria de um jipe um pouco mais confortável para viagens, pois minha filha está com 3 meses :drool:


Usarei a TR4 como uso o T4, dia a dia e longas viagens.

O que acham?

Eu tenho uma Troller T4 2011 e já tive uma TR4 2009. Ando devagar, fazia 9km/l com minha TR4 na estrada. Com a T4, faço 12km/l, nas mesmas condições. A TR4 é mais dura que um carro de passeio comum, afinal, é um jipe, mas é muito mais confortável e segura que a T4 para viajar, pois conta com ABS e Airbag.

Se um dia a TR4 ficar mais econômica, é provável que eu compre novamente.

AACL
16/01/2013, 20:08
Olá Pessoal,

Eu tenho uma TR4 2010 MT, já fale dela aqui. Quando meu filho, agora com 1 ano e 7 meses nasceu, já estávamos com ela e é o nosso único carro, porque além de gostar de mato e 4x4, também sou ciclista e faço tudo de bicicleta por Curitiba, mesmo com chuva. O carro fica com a patroa durante a semana e finais de semana sempre fazemos passeios rurais. Além disto, usamos para viajar bastante.

Com relação à criança: cabe tudo na TR4. Já viajamos com carrinho de bebê, tralhas de criança, nossas tralhas e minha mountain bike. Um detalhe que tem este tipo de carro esquece é o teto, que no manual da viatura diz que aguenta até 80 kg de carga. Nele eu sempre coloco minha bike (uns 13 kg, vai no Thule) e o carrinho de bebê (embalado em uma lona de plástico), quando vamos viajar. O resto vai no porta malas e dá de sobra, já que ele é maior do que os de Palio, Uno e Gols da vida. E quantas famílias viajam nestes carros? acho um exagero falar que o porta malas da Tr4 é pequeno. Quem compra um carro desses leva junto um estilo de vida, tal como jogar a bike no teto e enrolar na mão, no plástico, o carrinho do bebê, hahaha... Não quer nada disto e só tem 80 dilmas? Compra uma picape 4x4 (bem) usada. De fato, se colocar a cadeirinha no banco de trás, como manda a lei, fica justo pra patroa no banco do carona, mas minha esposa tem 1,75m e vai na boa. Lógico que num Edge iria mais à vontade...

Quanto aos outros SUVs citados aqui: dias desses, pensando em mais espaço interno, foi ver um Duster 4x4. Fiz um test drive e a sensação que tive, ao comparar com a TR4, foi: parece um desses carrinhos de plástico, de brinquedo. Não se compara. Concordo com os colegas que veem o Jimny e o GVIII como alternativa à TR4, mas Duster, NhecoSport, CRV não são. Nao que sejam ruins, não são, mas são para outro tipo de aplicação. FIz um test drive também no ASX 4x4, achei muito bacana, mas 100 kilodilmas nele é muito. Saí com a impressão que uns 75 mil tava bem pago (assim como 73 paus numa TR4 também é uma aberração). Mas vou falar: já fiz Curitiba-Guaraqueçaba algumas vezes, só de estrada de chão (pedras, buracos, valetas) dá uns 150 km ida e volta. Minha TR4 foi e voltou com um pé nas costas. Não sei se o ASX voltaria tão inteiro!

Detalhe final que gostaria de lembrar pra quem tem família: a tração 4x4 com diferencial central da TR4 (e as outras Pajeros beeem mais caras também). Já fiz mais de 100 km direto na chuva na BR116 indo ao RS e a segurança, junto com os freios ABS, foi espetacular.

Enfim, quando os amigos perguntam sobre o que penso de minha TR4, costumo tecer dois comentários: 1) é um tanque de guerra, com tudo de bom e ruim que isto tem; 2) é uma calça jeans: resistente, confiável, dá pra usar no mato e também ir em um bom restaurante da moda.

Abraços!

Sobre segurança tem que lembrar tb da suspensão traseira independente five link, que ninguem fala. O carro cola no chão. O,limite da tr4 nas curvas é dado pela altura dela, pq ela não sai de frente nem de traseira. E na estrada de terra então nem se fala. 80km/h é velocidade deccruzeiro! É diversão do começo ao fim do passeio! Pena que tenham tirado a versão MT de mercado e tenham feitos retoques privilegiando o on road. Com isso mataram o carro na minha opinião.

Walter da Camper
17/01/2013, 08:59
AACL, a qual carro vc está se referindo?:?: Ambos (TR4 e T4) têm eixo rígido na traseira e não suspensão independente. :discordo:


Suspensão independente é aquela que cada um dos lados estão ligados às rodas de forma independente, ou seja, se uma roda passar por um desnivelamento, somente ela será deslocada, não modificando o posicionamento da roda oposta. Já uma suspensão rígida, também chamado de ponte ou eixo rígido, as rodas estão ligadas diretamente por meio de um eixo. Se uma das rodas se deslocar devido a um desnivelamento, a roda oposta também irá se deslocar. fonte: wikipedia


Sobre segurança tem que lembrar tb da suspensão traseira independente five link, que ninguem fala. O carro cola no chão. O,limite da tr4 nas curvas é dado pela altura dela, pq ela não sai de frente nem de traseira. E na estrada de terra então nem se fala. 80km/h é velocidade deccruzeiro! É diversão do começo ao fim do passeio! Pena que tenham tirado a versão MT de mercado e tenham feitos retoques privilegiando o on road. Com isso mataram o carro na minha opinião.

AACL
18/01/2013, 09:34
AACL, a qual carro vc está se referindo?:?: Ambos (TR4 e T4) têm eixo rígido na traseira e não suspensão independente. :discordo:


Suspensão independente é aquela que cada um dos lados estão ligados às rodas de forma independente, ou seja, se uma roda passar por um desnivelamento, somente ela será deslocada, não modificando o posicionamento da roda oposta. Já uma suspensão rígida, também chamado de ponte ou eixo rígido, as rodas estão ligadas diretamente por meio de um eixo. Se uma das rodas se deslocar devido a um desnivelamento, a roda oposta também irá se deslocar.[SIZE=1] fonte: wikipedia

Waletr, vc tem razão. Confundi o 5-link com suspensão independete. Preciso aprender melhor a diferença dos tipos de suspensão. Achava que todo mulhi link era independente, mas pelo andei vendo agora o multi link está relacionado aos pontos de fixação e pode ser independente ou eixo rígido. É isso?

Abs

Walter da Camper
18/01/2013, 13:03
É isso mesmo. Na TR4 são 5 links, sendo 4 longitudinais + 1 barra panhard (braço transversal).
Nas susp. independentes, os braços são transversais, parecido com a susp. dianteira.


Waletr, vc tem razão. Confundi o 5-link com suspensão independete. Preciso aprender melhor a diferença dos tipos de suspensão. Achava que todo mulhi link era independente, mas pelo andei vendo agora o multi link está relacionado aos pontos de fixação e pode ser independente ou eixo rígido. É isso?

Abs

AACL
18/01/2013, 20:29
É isso. Mas sobre a estabilidade eu confirmo o que falei. O carro é colado no chão (guardadas as devidas proporções, é claro).

KlebsonValencio
18/04/2013, 21:07
Também estou cogitando a compra de uma TR4 4x4 AT mas o que anda me preocupando muito é o seguro que vou ter que desembolsar haha.

Veiculo 4x4 e eu com 23 anos rs

SergioMedeiros
18/04/2013, 22:02
Rastreador com garantia de achar o carro e seguro contra terceiros é a tua solução! Só fica descoberto o teu carro em colisões.

KlebsonValencio
18/04/2013, 22:19
Estou pensando nessa possibilidade, ou fazer como fiz com minha Strada Adventure, coloquei tudo em nome do meu pai e coloquei cobertura adicional para condutores de 18-25 anos o seguro foi pela metade :dance:

Sem contar que me quebra um galho danado na hora do IR rs

Jon_offroad
18/04/2013, 22:24
Tenho a Savana e penso seriamente em trocar meu outro carro (PT CRUISER) por um Troller ou uma TR4....